sábado, 16 de março de 2013

Justiça dá prazo de 72 horas para desocupação do antigo Museu do Índio no Rio

Vladimir Platonow
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Uma decisão da Justiça Federal determinou que os índios que ocupam o prédio do antigo Museu do Índio - ao lado do Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã – desocupem o imóvel em 72 horas, contadas a partir da tarde desta sexta-feira (15). O governo do Rio havia entrado na Justiça com um mandado de imissão de posse do prédio, comprado da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Foto - ilustração
O defensor público da União Daniel Macedo ingressou no Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) com um recurso de agravo de instrumento, tentando reverter a situação. Macedo teme que, esgotados os meios jurídicos, possa haver resistência dos índios em sair do imóvel. “A minha leitura é que os índios querem resistir. Se isso acontecer, pode haver um banho de sangue ou até ocorrer a morte de um índio, o que certamente vai macular a imagem do país no exterior”, disse o defensor público, que prega uma saída pacífica e dentro da lei.
O líder indígena Afonso Apurinã confirmou o recebimento da ação judicial, mas disse que não assinou o documento, por falta de garantias do governo. “O governador [Sérgio Cabral] não deu nenhuma garantia para nós. Não tem nenhum documento que garanta a nossa segurança. A gente não aceitou. Neste sábado (16) vamos fazer um protesto, às 10h, com uma caminhada da Praça Saens Peña até o Maracanã. O clima está muito difícil. Se não for houver um acordo, a polícia poderá tirar todo mundo, a partir de segunda-feira (18). Se o governador quiser fazer alguma coisa com a gente, que seja documentado: o que ele quer fazer, onde vai ser e quando as obras começarão”, disse.
Apurinã criticou o fato de ter sido veiculada notícia, na última semana, de que o governo aceitaria dividir o espaço do imóvel entre os índios e o planejado Museu Olímpico, o que depois foi negado. “Semana passada eles falaram uma coisa, agora falaram outra. Por isso a gente não confia em ninguém”, ressaltou.
A Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos negou, por meio de sua assessoria, que tenha sido feita proposta de dividir o prédio com os índios. A proposta para os índios saírem do imóvel inclui um pouso provisório, o transporte dos bens, alimentação, aluguel social, criação de um centro de referência dos povos indígenas e de um conselho estadual de direitos indígenas.
O governo do estado ofereceu alocar provisoriamente os índios em 30 quartos de um hotel no centro. Mas o defensor público da União Daniel Macedo vistoriou o hotel e considerou o local indigno. “Não faz parte da cultura indígena ficar preso em um quarto de hotel de meia estrela, comendo quentinha três vezes por dia”.
O imóvel em disputa foi construído no século 19 e abrigou o Serviço de Proteção ao Índio, comandado pelo marechal Cândido Rondon. Depois foi transformado em Museu do Índio e teve entre seus diretores o antropólogo Darcy Ribeiro. Ficou abandonado e foi ocupado por índios de diversas etnias em 2007, que desejam transformar o local em um centro cultural indígena. O governo do Rio cogitou demolir o prédio, como parte das obras de reforma do Maracanã, mas depois mudou de ideia e planeja instalar no local um Museu Olímpico.
Fonte - Agência Brasil 15/03/2013


sexta-feira, 15 de março de 2013

Rússia e Europa assinam acordo definitivo sobre missão a Marte Módulo orbital será enviado ao Planeta Vermelho em 2016

Um foguete Proton levará o módulo orbital da Roskosmos e da ESA para o espaço
A Agência Espacial Russa (Roskosmos) e a Agência Espacial Europeia (ESA) selaram na quinta-feira, 14, o acordo final sobre o Exo Mars, projeto conjunto de exploração de Marte. O documento foi assinado pelos chefes dos organismos, respectivamente, Vladimir Popovkin e Jean-Jacques Dordain.
As partes planejam enviar um módulo orbital ao Planeta Vermelho em 2016 e um veículo Marte Rover em 2018. Segundo a porta-voz da Roscosmos, Anna Vedisheva, a Rússia fornecerá foguetes Proton para as duas missões.
Inicialmente, o ExoMars foi uma iniciativa conjunta entre a ESA e a NASA, mas os norte-americanos suspenderam sua participação no projeto alegando cortes no financiamento.
Fonte - Diário da Russia 15/03/2013

Metrô de Salvador será responsabilidade do governo estadual

Metrô de Salvador

"Assim que o metrô for transferido para o governo, vai funcionar", afirma Rui Costa.                       
Lindiwe Aguiar
foto - ilustração
Em reunião à portas fechadas entre o prefeito de Salvador, ACM Neto, o governador Jaques Wagner, o secretário de Urbanismo e Transportes, José Carlos Aleluia e da Casa Civil da Bahia, Rui Costa, começou a ser definido os novos rumos do metrô da capital.
É consenso que a responsabilidade do metrô deve ficar com o estado. Ainda não foram definidos detalhes, mas ao que tudo indica o metrô deve integrar o plano de mobilidade estadual e terá a conclusão da linha até a estação Pirajá, além da construção de um novo trecho que ligará Lauro de Freitas a Salvador, pela avenida Paralela. Segundo Aleluia, “o objetivo é melhorar a mobilidade em Salvador”, declarou após o fim da reunião.
Em uma próxima reunião, ainda sem data divulgada, serão definidos os valores das tarifas, inclusive dos ônibus que integrarão as linhas, assim como a definição dos horários. “Assim que o metrô for transferido para o governo, vai funcionar”, afirma Rui Costa.
Fonte - Bahia Alerta 15/03/2013


Economia brasileira inicia o ano em crescimento, mostra índice do Banco Central

Kelly Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A economia brasileira iniciou o ano em crescimento. Em janeiro, o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) ajustado para o período (dessazonalizado), divulgado hoje (15) pela instituição, apresentou expansão de 1,29% na comparação com dezembro de 2012. Esse é o maior percentual de crescimento, nesse tipo de comparação, desde janeiro de 2004, quando a alta, em relação a dezembro de 2003, chegou a 1,99%.
De acordo com os dados revisados, em dezembro comparado com novembro do ano passado, houve queda de 0,45% no IBC-Br.
Na comparação entre janeiro deste ano e o mesmo mês de 2012, houve crescimento de 3,84%, de acordo com o dado sem ajustes para o período, considerado o mais adequado para esse tipo de comparação. Em 12 meses encerrados em janeiro, a atividade econômica apresentou expansão de 0,84% (sem ajustes).
O IBC-Br é uma forma de avaliar e antecipar a evolução da atividade econômica brasileira. O acompanhamento do IBC-Br é considerado importante pelo Banco Central para que haja maior compreensão da atividade econômica. Esse acompanhamento também contribui para as decisões do Comitê de Política Monetária (Copom), responsável por definir a taxa básica de juros, atualmente, em 7,25% ao ano.
Fonte - Agência Brasil 15/03/2013

Metrô de Lisboa ganha obra no Brasil


Economico
Nuno Miguel Silva
A Ferconsult, participada do Metropolitano de Lisboa, ganhou o seu primeiro contrato no Brasil, no valor global de 13,5 milhões de euros.
A participada do Metro de Lisboa foi selecionada para a execução de um dos projetos de expansão do Metro de São Paulo, numa empreitada que engloba a prestação de serviços técnicos especializados para a elaboração dos projetos de arquitetura, engenharia civil, acabamento, comunicação visual e paisagismo.
O contrato abarca as 15 estações e um pátio de máquinas e oficinas da linha 15 – Prata, do Metro de São Paulo, que irá operar em sistema de monotrilho (‘monorail').A Ferconsult ganhou este concurso público internacional integrando um consórcio que inclui outra empresa portuguesa, a consultora Consulgal, e mais duas empresas locais.
"Esta adjudicação surge na continuação da estratégia de internacionalização e de procura de novos mercados por parte da Ferconsult que, recentemente, e também através de concurso internacional, já tinha ganho, a título individual, os estudos e anteprojetos referentes à expansão e extensão do Metro de Argel, na Argélia", sublinha um comunicado oficial do Metropolitano de Lisboa.
O contrato para o metro de Argel tem um valor de 5,3 milhões de euros e respeita a todos os estudos e projetos para a construção de oito novas estações, túneis e viadutos, numa extensão de cerca de oito quilômetros na capital argelina.
Desde 2008 que a Ferconsult faz a gestão da execução de uma das extensões do Metro de Argel e a implementação do ‘tramway' de Oran.
Fonte - São Paulo trem Jeito 15/03/2013

Justiça do Trabalho condena Gol a pagar R$ 1 milhão por demissões na Webjet

Flávia Villela
Repórter da Agência Brasil

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Rio de Janeiro - A companhia aérea Gol foi condenada a pagar R$ 1 milhão por dano moral coletivo pelas demissões em massa realizadas quando a empresa assumiu o controle, no fim do ano passado, da Webjet. A informação é do Ministério Público do Trabalho do estado do Rio de Janeiro (MPT-RJ), que moveu a ação civil pública contra a Gol.
A 23ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro determinou que a Gol faça a reintegração dos cerca de mil funcionários demitidos, sob multa diária de R$ 100, por trabalhador, caso não cumpra a determinação. Em caso de demissões a partir da sentença, a multa diária por trabalhador será R$ 1 mil. Como a sentença é de primeira instância, cabe recurso.
A Gol demitiu 850 funcionários da Webjet em novembro de 2012. Na época a empresa contava com 1,4 mil funcionários. Em 7 de dezembro de 2012, a Justiça do Trabalho concedeu liminar ao Ministério Público do Trabalho em ação civil pública pedindo a nulidade das dispensas e a reintegração dos profissionais demitidos em novembro. A ação também determinava negociação da empresa com os sindicatos das categorias. Em 27 de dezembro de 2012, a Gol reintegrou os profissionais. Tais ações foram mantidas daquela data até 1º de março, quando a empresa voltou a demitir 748 profissionais que haviam sido reintegrados. Em 6 de março, a Gol desligou 84 colaboradores do quadro administrativo em continuidade ao processo de encerramento das atividades.
Na ação civil pública, o MPT-RJ denunciou que a empresa não realizou negociação prévia com o sindicato da categoria, conforme determina o Tribunal Superior do Trabalho (TST), e que não cumpriu um dos termos de compromisso, o de manter os empregos dos funcionários da Webjet.
A assessoria de comunicação da Gol informou, em nota, que a companhia mantém seu posicionamento e recorrerá da decisão. A empresa afirma que cumpriu o primeiro termo da decisão de reintegração e que, após o término do prazo, a empresa deu início imediato ao envio de convites aos sindicatos das categorias envolvidas (aeronautas e aeroviários) para negociar condições compensatórias adicionais às obrigações garantidas por lei nos casos de desligamento.
Ainda segundo a Gol, atas assinadas pelos representantes da empresa e dos sindicatos atestam as tentativas de negociação e respectivas frustrações. “Todas as propostas apresentadas pela companhia foram rejeitadas. Tendo exauridas todas as tentativas, a companhia considerou as negociações encerradas e frustradas”, informou a empresa.
De acordo com a empresa, por se tratar de uma companhia aérea, a negociação prévia não ocorreu para que não houvesse interferência na segurança da atividade fim. “Aeronautas – tripulantes técnicos e comerciais – e profissionais de manutenção desempenham funções que estão diretamente ligadas à segurança de uma operação”, informa a nota.
A presidenta do Sindicato Nacional dos Aeroviários, Selma Balbino, disse que a proposta da Gol para os trabalhadores foi “indecente” e que por isso as reuniões foram frustradas. “Ela [Gol] ofereceu cinco meses de cesta básica, de plano de saúde e 20 dias de aviso prévio. Se posso ter meu salário completo, minha cesta básica, por meio de liminar, como vou aceitar essa proposta?”, argumentou, comemorando a decisão da Justiça. “No Brasil, o setor privado faz o que quer com o trabalhador e, com essa decisão, a Justiça do Trabalho está fazendo valer a lei, a convenção coletiva do trabalho.”
Fonte - Agência Brasil  14/03/2013

quinta-feira, 14 de março de 2013

VLTs em Teresina (PI) - Prefeito discute implantação

Prefeito discute implantação de VLTs em Teresina (PI)



Teresina poderá passar a contar com Veículos Leves Sobre Trilhos (VLTs). O prefeito Firmino Filho esteve reunido, no final da manhã desta quinta-feira, com representantes do Banco do Nordeste, o deputado federal Assis Carvalho, representantes das Prefeituras de Campo Maior e Altos e de uma empresa responsável pela confecção de VLTs.
Essa é a segunda reunião que acontece para discutir o assunto. A ideia é implantar VLTs ligando Teresina, Altos e Campo Maior por meio de Parceria Público Privada. “O objetivo é oferecer um novo modelo de transporte facilitando a vida de estudantes e trabalhadores dos três municípios”, explicou o superintendente de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marco Antônio Ayres.
A linha entre Campo Maior e Altos totaliza 41 Km, enquanto de Altos a Teresina o trecho compreende 46 Km. Segundo estudos preliminares da Prefeitura, cerca de 1500 passageiros de Campo Maior e outros 3500 passageiros de Altos se deslocam diariamente para a capital. O trecho ferroviário do Estado foi construído ainda em 1960 e precisa de uma reforma. Somente na capital, segundo dados da Companhia Metropolitana de Transportes Públicos (CMTP), são realizadas cerca de 20 viagens diárias.
O representante da empresa Bom Sinal, que trabalha na confecção de VLTs, explicou as vantagens do sistema de transporte. Segundo a empresa, um VLT de quatro vagões possui capacidade de transporte de passageiros corresponde à 62 vans, por exemplo, e vida util de 30 anos, enquanto os ônibus convencionais possui vida útil de apenas cinco anos.
As vantagens não param por aí. Segundo o prefeito Firmino Filho a ideia é trabalhar um sistema de transporte que possa auxiliar na redução de emissão de poluentes e também no descongestionamento do trânsito na capital. Um VLT de quatro vagões, por exemplo, possui capacidade de transportar entre 770 a mil passageiros, enquanto um de dois vagões transporta até 500 pessoas.
Agora, a Prefeitura irá amadurecer a proposta e trabalhar de forma articulada com as Prefeituras de Altos e Campo Maior para verificar o melhor modelo de financiamento para a revitalização da linha férrea e confecção dos trens. Um estudo de viabilidade também será realizado para ver a possibilidade de implantação do modelo de transporte.
Os VLTs são movidos a biodiesel, possuem transmissão hidromecância, movimentação bidirecional, duas cabines de comando, ar condicionado, sistema de rádio comunicação, sistema de informação audiovisual para os passageiros, além de salão continuo com gangway (como é conhecida as sanfonas que ligam um vagão a outro). O transporte oferece regularidade e pontualidade aos passageiros, além do menor tempo de espera e percurso para os passageiros.
Fonte - São Paulo Trem Jeito  14/03/2013

Veículos sobre trilhos é setor estratégico para telecom

por Jana de Paula

As fotos estampadas em jornais, web sites e redes sociais não deixam dúvida. Nas grandes cidades, se torna praticamente impossível aos veículos trafegarem pelas ruas e avenidas de maior movimento com os temporais que inundam as vias públicas durante todo o verão. Os chamados veículos sobre trilhos (metrôs, trens, monotrilhos etc.) são encarados como solução para desafogar este tráfego, com velocidade e mais conforto para os passageiros. No início do mês, São Paulo abrigou o LatAm Rail Opportunities 2013, que reuniu ampla cadeia de fornecedores de soluções para este segmento, inclusive as telecomunicações. O e-Thesis escolheu o diretor de Desenvolvimento de Negócios da Nokia Siemens Networks (NSN), Walter Prior, para falar das novas oportunidades que se abrem.
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O mote do evento baseou-se na iminência do leilão pelo governo brasileiro de novas ferrovias regionais e nacionais, nos meses de abril e junho, o que deve gerar investimentos superiores a US$ 44 bilhões. A licitação será aberta também para empresas estrangeiras e deve criar um forte movimento de competição entre os players.
De acordo com a Associação Nacional de Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANP Trilhos), hoje em dia, 7, 7 milhões passageiros são transportados diariamente sobre trilhos no Brasil, sem considerar os usuários de trens turísticos e culturais. A expectativa é de que novas iniciativas injetem R$ 85 bilhões em investimentos nos próximos cinco anos, englobando linhas de metrô, trens regionais e metropolitanos, monotrilhos e os chamados "veículos leves sobre trilhos" (VLT).
Tanto o leilão para a abertura de novas ferrovias quanto a perspectiva de novos investimentos fazem parte do dever de casa do Brasil, como país sede do Mundial 2014 e das Olimpíadas de 2016.
Mas, onde as telecomunicações se inserem neste universo? Foi para descobrir respostas a esta questão que conversamos com Walter Prior, da NSN. Confira neste pingue-pongue:

e-Thesis - Qual sua expectativa sobre a expansão do setor de transportes sobre trilhos no país? Curto, médio prazo?
Walter Prior - Nossa expectativa é de uma demanda imediata. De dois a três anos, o país verá um crescimento bastante significativo nesta área.

e-Thesis - Que regiões devem liderar esta expansão?
Walter Prior - De início, a expansão deve partir de São Paulo e do Rio de Janeiro, em direção a todos os anéis ferroviários que interligam os diversos mercados neste eixo, inclusive por causa dos megaeventos esportivos que estão programados.

e-Thesis - Que contribuição o setor de telecom pode dar ao setor transportes sobre trilhos?
Walter Prior - Nos dois últimos anos, as telecomunicações aumentaram sua importância nos mercados da América do Sul, importância que já é indiscutível na Europa e Japão, por exemplo, tanto no caso de transportes ferroviários de passageiros e de carga, sobre trilhos. Mas ainda há espaço para um crescimento substancial, seja na melhoria de conexão de sistemas heterogêneos, quanto em termos de sinalização. A área de telecom resolve uma barreira comum na área de transporte que ɠa integração de diversos sistemas embarcados de fornecedores diferentes, uniformizando-os e compatibilizando-os entre fronteiras.
Como você sabe, a Nokia integra a GSM-R, plataforma digital de voz e dados operacionais específica para o setor ferroviário, adotada nos quatro continentes. No Brasil, ainda se opera plataformas heterogêneas, mas há um crescente movimento de padronização. A GSM-R além de trazer mais inteligêngia operacional às ferrovias respeita todas as normas atuais de sustentabilidade e ecologia.
Nossas soluções nesta plataforma fornecem um único sistema de rádio digital que substitui todos os sistemas de comunicação existentes. Isto, é claro, visa redução de custos, com maior interoperabilidade e mais segurança. Elas também permitem que os dados de manutenção sejam transmitidos para o depósito, em tempo real, o que reduz o tempo ocioso, aumenta a utilização da capacidade, e, finalmente, reduz o OPEX. A NSN já implantou 30 redes GSM-R em 21 países, o que abrange 50 mil quilômetros de ferrovias na Austrália, China, Europa, Oriente Médio e África.

e-Thesis - Que nível de prioridade este setor tem na estratégia da NSN?
Walter Prior - A Nokia Siemens Networks está focada em setores específicos e o setor é, sim, importante para nós.
Fonte - e-Thesis (Tecnologia e Negócios) 13/03/2013  

Comentário Pregopontocom : Bem...se os empresários até de outros setores acreditam e apostam tanto na expansão e na evolução do sistema de transportes de passageiros sobre trilhos,resta agora os nossos "políticos" e administradores resistentes,retrógrados e essencialmente rodoviaristas  conservadores, começarem a enxergar a nova realidade do nosso pais com a retomada o crescimento e a oxigenação dos investimentos no setor  ferroviário com os inúmeros projetos de transportes sobre trilhos que brotam no Brasil continental e refaçam e evoluam na sua maneira de pensar sobre esse tema clareando a sua visão para enxergar um pais que se transforma e que acredita no futuro andando nos trilhos

CEARÁ planeja trem de passageiros do Metrofor para o Pecém

 O Povo

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A Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) estuda estender a linha Oeste do metrô até o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). Segundo o diretor de Desenvolvimento e Tecnologia do Metrofor, Edilson Aragão, o investimento ficaria na ordem de R$ 160 milhões.
A verba seria referente a adaptação de 57 quilômetros de linha férrea, que hoje servem apenas ao transporte de cargas, além da construção de até dez estações. ”O sistema ferroviário já existe. O Metrofor está desenvolvendo projeto para colocar passageiros nessas linhas. Faltam as estações”. Aragão disse que o projeto já foi levado à Agência de Desenvolvimento Econômico do Ceará (Adece), mas ainda não chegou ao governador Cid Gomes.
O secretário da Infraestrutura do Estado, Adail Fontenele, ressalta que a obra não deve ser iniciada nessa gestão. “Isso é coisa para ser deixada para a próxima administração”, destaca. Ele explica que a ideia de ampliar a linha de passageiros partiu do Governo do Estado, que solicitou o estudo ao Metrofor. “Isso foi demandado, mas ainda não sabemos do resultado”.
A ampliação, diz Fontenele, se justifica pelo aumento na demanda por transporte público na região do Pecém. Ele afirma que diariamente 400 ônibus transitam pelo CIPP. Nos cálculos de Aragão, levar a linha até o Complexo atenderia 30 mil passageiros diariamente. “A mobilidade do sistema fica comprometida com essa demanda. O transporte de trem seria a melhor opção”, diz o diretor do Metrofor.
Segundo o secretário, a facilidade em chegar ao Pecém pode até ser um estímulo para os trabalhadores da região se fixarem em Fortaleza – o que vai na contramão do esperado pelo Estado – mas é imprescindível. “Em poucos meses, aquilo ali vai ser mais de dez vezes o que é hoje. É um sonho que essas pessoas morem na região do Pecém, mas é impossível. Aquelas cidades não vão absorver todo mundo”.
O quê - Entenda a notícia. A linha Oeste do Metrofor faz percurso do Centro de Fortaleza a Caucaia. Ela seria ampliado para levar os trens de passageiros até o Complexo do Pecém. Isso representa 57 Km a mais de linha.
Fonte - Revista Ferroviária 14/03/2013

TCM mantém condenação contra João Henrique

TCM mantém condenação contra João Henrique
Foto: Tiago Melo / Bahia Notícias
O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) negou nesta quarta-feira (13) um pedido de reconsideração feito pelo ex-prefeito João Henrique e, com isso, manteve decisão anterior, que havia determinado “representação ao Ministério Público Estadual, multa no valor de R$ 36 mil e o ressarcimento, com recursos pessoais, de R$ 2.908.200,77 aos cofres municipais, em decorrência do pagamento de publicidade com caráter auto promocional”. Ao avaliarem as despesas de publicidade realizadas pela administração municipal no exercício de 2009, os conselheiros do tribunal apontaram “13 falhas e irregularidades na contratação, veiculação e pagamento dos serviços de publicidade”. O advogado do ex-gestor, Celso Castro, afirmou que recorrerá do resultado na Justiça comum. Informações do jornal A Tarde.
Fonte - Bahia Noticias  14/03/2013

quarta-feira, 13 de março de 2013

O METRÔ DE SALVADOR - Um trem parado a 12 anos na estação do DESCASO

Metrô de Salvador

O PREJUÍZO PARA A CIDADE E A SUA POPULAÇÃO

Da Redação
A MAIS DE UM ANO A LICITAÇÃO DO SISTEMA METROVIÁRIO DE SALVADOR DEPENDE ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE DA "BOA VONTADE" DA PREFEITURA EM DESTRAVAR A TRANSFERÊNCIA DO ATUAL METRÔ DE 6 KM JUNTAMENTE COM A CTS ( CIA DE TRENS DE SALVADOR) RESPONSÁVEL PELA ADMINISTRAÇÃO DO ATUAL METRÔ PARADO,INCOMPLETO E PELO DEGRADADO SISTEMA DE TRENS DO SUBÚRBIO.ESSE PERRENGUE VEM DESDE A "ADMINISTRAÇÃO" MUNICIPAL (se é que assim podemos chama-la) PASSADA E AGORA SE ESTENDE PELA ATUAL . ENQUANTO ISSO OS PROBLEMAS DE TRÂNSITO E TRANSPORTE EM SALVADOR SE AGRAVAM DE MANEIRA ACELERADA SEM QUE SOLUÇÕES SÉRIAS,EFETIVAS E BEM PLANEJADAS SEJAM SEQUER PENSADAS OU MESMO ESTUDADAS PELAS AUTORIDADES "RESPONSÁVEIS"POR ESSAS QUESTÕES.ENQUANTO ISSO A POPULAÇÃO QUE DEPENDE DE UM TRANSPORTE PÚBLICO HORROROSO,DEFICIENTE,ARCAICO,LENTO E DE PÉSSIMA QUALIDADE PARA OS SEUS DESLOCAMENTOS PELA CIDADE E "RMS" SOFRE VITIMA DA FALTA DE BOM SENSO, VISÃO E COMPROMISSO,DAQUELES QUE FORAM ESCOLHIDOS PARA CUIDAR DA NOSSA CIDADE E DA SUA POPULAÇÃO.É INADMISSÍVEL QUE UM TRABALHADOR CHEGUE A GASTAR 2:30 HS EM SEUS DESLOCAMENTOS DA CASA PRO TRABALHO E VICE VERSA PERFAZENDO UM TOTAL DE 5:00 HS (EQUIVALENTE A 2/3 DO TEMPO TRABALHADO), VÍTIMA DE UM TRANSPORTE PÚBLICO SEM CONFORTO, SEM SEGURANÇA,CARO,OBSOLETO E DOS ENGARRAFAMENTOS CONSTANTES CAUSADOS PELO EXCESSO DE VEÍCULOS EM CIRCULAÇÃO EM UMA CIDADE QUE CONVIVE COM A REGÊNCIA DE LEIS MUTANTES (LOUS,PDDU,etc de acordo com a conveniência dos seus administradores) E DA ABSURDA FALTA DE PLANEJAMENTO URBANO AO LONGO DE DÉCADAS. NÃO HÁ MAIS TEMPO PARA ESPERAS,PARA DEMORAS OU MESMOS NOVAS PROMESSAS,PACIÊNCIA TEM LIMITES,OU A POPULAÇÃO DE SALVADOR TOMA CONSCIÊNCIA JÁ,IMEDIATAMENTE,DA GRAVIDADE DA ATUAL SITUAÇÃO QUE SE ENCONTRA A NOSSA CIDADE NA QUESTÃO DA MOBILIDADE URBANA (e em muitas outras questões) E COBRA DE MANEIRA ENÉRGICA, FAZENDO VALER O SEU DIREITO COM CIDADÃO EXIGINDO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA A SOLUÇÃO IMEDIATA DESSA PENDÊNCIA OU EM BREVE AMARGARÃO TODOS,...O PESO E A CULPA PELA OMISSÃO.
Pregopontocom 13/03/13



FAÇA VOCÊ TAMBÉM A SUA PARTE ENTRE NESSA CAMPANHA,AJUDE A MELHORAR A NOSSA CIDADE "VAMOS SALVAR SALVADOR" "VAMOS SALVAR O NOSSO METRÔ"

SISTEMA FERRY BOAT TERÁ NOVA OPERADORA A PARTIR DESTA QUINTA-FEIRA

A empresa Internacional Marítima assume, em caráter emergencial, o Sistema Ferry Boat


Foto: Carol Garcia/GOVBA
Em coletiva de imprensa, Governo declara caducidade do contrato do Ferry-Boat


A empresa Internacional Marítima assume, em caráter emergencial, o Sistema Ferry Boat, a partir desta quinta-feira (14), durante período de 180 dias. A decisão ocorre após o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura, declarar caducidade na concessão da TWB, que cometeu diversas irregularidades ao longo dos seis anos administrando a travessia Salvador – Itaparica.
O anúncio foi realizado em coletiva nesta quarta-feira (13), no auditório da Agerba, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). De acordo com o vice-governador e secretário da Infraestrutura, Otto Alencar, as irregularidades da empresa foram constatadas por meio de auditoria no sistema realizada no ano passado pela Auditoria Geral do Estado em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis e Financeiros (Fipecafi).
O parecer técnico apontou diversos problemas financeiros, trabalhistas e sucateamento das embarcações. Com isso, o governo suspendeu o contrato com a TWB, deixando o sistema sob intervenção do Estado durante seis meses.
O secretário explica que a Internacional Marítima vai ser responsável por toda operação do Sistema Ferry Boat. Entre as responsabilidades da empresa durante os próximos seis meses estão a manutenção das embarcações e pagamento de pessoal.
Durante o período da contratação emergencial, a Seinfra definirá a modelagem da contratação de um novo concessionário para operação do sistema, mediante processo licitatório.
Fonte - Secom Ba  13/03/2013

Dilma Rousseff, Ferroviária do Ano

 Dilma Rousseff
No próximo dia 22 de abril, terá lugar, em São Paulo, a entrega do 24º Prêmio Revista Ferroviária, que este ano vai homenagear, como Ferroviária do Ano, a presidenta Dilma Rousseff.
A escolha foi feita pelo Conselho Editorial da RF, que levou em conta o entusiasmo da presidenta pelo transporte ferroviário, manifestado desde sua passagem pela Casa Civil. Na presidência, o mesmo entusiasmo foi demonstrado através da ação da ANTT, que adequou os contratos de concessão; no acompanhamento do projeto do TAV, que vai a leilão em setembro próximo; no lançamento do Programa de Investimentos em Logística, com o apoio decisivo do BNDES; na criação da Empresa de Planejamento e Logística e em diversas medidas de apoio à indústria ferroviária.
A entrega do troféu servirá este ano para um encontro entre as autoridades responsáveis pelo lançamento dos programas ferroviários e os potenciais investidores do setor privado – bancos de investimentos, grandes clientes, consultores e indústria ferroviária. Será durante um almoço, no Rosa Rosarum, estando prevista apresentações, por parte das autoridades e dos empresários. É deste entendimento que, na verdade, depende o sucesso dos programas governamentais.
Durante o almoço haverá também a entrega dos prêmios setoriais aos melhores do ano, eleitos pelos leitores da Revista Ferroviária e do site www.revistaferroviaria.com.br : Alstom, AmstedMaxion, IAT , Odebrecht, OnixSat, Progen, Randon, Rumo Logística e Siemens. A MRS Logística receberá o prêmio de Melhor Operadora de Carga, escolhida pelos clientes. O prêmio de Melhor Operadora de Passageiros ainda está sendo escolhido por incremento nos indicadores de produtividade. Os nomes do Ferroviário Padrão de Carga e de Passageiros estão sendo escolhidos entre os funcionários das empresas operadoras e serão anunciados durante o almoço.
Fonte - Revista Ferroviária  13/03/2013

São Paulo não atinge meta de reduzir emissões de gás de efeito estufa

Foto ilustração - greenvana
Camila Maciel
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – A meta de reduzir 30% das emissões de gás de efeito estufa na capital paulista entre 2003 e 2012, conforme determina a Lei 14.933 de 1999, não foi cumprida pelo município. O Inventário Municipal de Emissões e Remoções Antrópicas de Gases de Efeito Estufa (GEE), apresentado hoje (12) pela  refeitura, mostra que, além de não alcançar o objetivo, a cidade aumentou a emissão de gás em 2010 e 2011. Foram 16 mil gigagramas de gás carbônico equivalente a mais, o que equivale a um ano de emissões.
No último inventário, divulgado em 2005, mas que analisa dados referentes a 2003, as emissões somavam 15.738 gigagramas de gás carbônico equivalente. De 2009 para 2010, o total de emissão de gases saltou de 15.115 para 16.087 gigagramas de gás carbônico equivalente. Em 2011, o número chegou a 16.430 gigagramas de gás carbônico equivalente.
"Não é aquilo que a gente esperava, apesar de todo o esforço que se está fazendo. É importante deixar claro que a cidade de São Paulo não tem o controle sobre a maioria dessas emissões. A gente tem uma lei muito boa, mas todo esse controle, quase nenhum é nosso. É um início e, apesar de termos um aumento, mostra que a cidade está no caminho certo, que está preocupada com a questão", avaliou o secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, Ricardo Teixeira.
O relatório mostra que a grande maioria dos gases (81,9%) são gerados pela queima de combustível e pelo gases que escapam da rede de gás natural. Esses itens compõem a categoria 'energia' do inventário. Cerca de 60% do item queima de combustível, por sua vez, está relacionada ao sistema de transporte.
Para o secretário, esses dados reforçam a importância de aperfeiçoamentos da lei de inspeção veicular que está em discussão no município. "Você percebe que o foco principal é energético. Você tem que ter uma conscientização da população para mudar esse modelo. A inspeção veicular, que está engatinhando no Brasil, tem que ser aperfeiçoada e ser mais rigorosa. É um erro, por exemplo, só a capital fazer e a região metropolitana não", apontou.
O segundo setor que mais contribui para a emissão de gases de efeito estufa, com 15,6%, é o de 'resíduos', que inclui efluentes líquidos (esgoto doméstico e efluentes industriais) e sólidos (disposição em aterros, compostagem e incineração). Os aterros são destaque nessa categoria, pois representam 14% das emissões.
Os gases de efeito estufa relacionados aos setores de energia e resíduos, portanto, somam quase 100% das emissões de São Paulo. "Não era muito claro até agora o perfil dessas emissões. Achava-se que era o sistema de transporte, mas não havia uma métrica que fazia essa avaliação. Agora tem. Agora é mais fácil de atacar setores específicos. Se eu trabalhar com transporte e resíduos, vamos ter altos ganhos no resultado. Temos uma ferramenta para orientação de política". As demais categorias, que são processos industriais (2,4%) e uso da terra (0,1%), têm pequena parcela de contribuição.
Na comparação com Nova Iorque (EUA), São Paulo, apesar de emitir menos gases, tem uma proporção em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) maior: são gerados mais poluentes para produzir a mesma riqueza. Na cidade americana, a relação é de 20 toneladas de gás carbônico equivalente por real. Na cidade brasileira, a proporção é de 39 toneladas de gás carbônico equivalente por real.
Vilela acredita que para possibilitar avaliações mais criteriosas sobre os efeitos dos gases, o período de produção do inventário, que hoje é de cinco anos, deveria ser encurtado. "Fazendo a aferição ano a ano, você avalia quais são os impactos das políticas públicas para as emissões de gás de efeito estufa e dá para estender isso também para a poluição, porque ela impacta diretamente na qualidade de vida das pessoas", declarou.
Fonte - Agência Brasil - 12/03/2013

Delegados rebatem Gurgel sobre participação do Ministério Público no mensalão

Débora Zampier
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal criticou hoje (12) declarações do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, enaltecendo a participação do Ministério Público no andamento da Ação Penal 470, o processo do mensalão. Ontem, ele disse que o processo terminaria em pizza sem a investigação do órgão.
Por meio de nota, os delegados dizem lamentar a manifestação do procurador, alegando que ela é “desrespeitosa com os policiais federais, ministros do STF [Supremo Tribunal Federal], jornalistas e com a opinião pública, pois ignora a contribuição de cada um para o desfecho da Ação Penal 470”.
A associação diz estar preocupada com a tentativa de se colocar o Ministério Público “acima do bem e do mal”, de modo que não seja preciso prestar contas à sociedade. A entidade lembra que a independência do Ministério Público é limitada pela escolha de seu líder pelo chefe do Poder Executivo.
Os delegados consideram oportuna a discussão motivada pela proposta de emenda à Constituição que pretende limitar os poderes de investigação do Ministério Público, garantindo exclusividade à polícia. O grupo se diz favorável à uma atuação colaborativa. “O Ministério Público não pode sozinho e paralelamente disciplinar quando, quem e como investigar crimes no Brasil”.
Fonte - Agência Brasil   12/03/2013

Bonde de Santa Teresa terá ACESSIBILIDADE para usuários com dificuldades de locomoção


Bonde de Santa Teresa com acesso para portadores de necessidades especiais

Christina Nascimento
O Dia 12/03/2013


Projeto de bondinho de Santa Teresa prevê facilidade para cadeirantes
Rio - Previsto para voltar a circular somente em 2014, o bonde de Santa Teresa promete ser inovador em pelo menos em um quesito: acessibilidade. Se o projeto que prevê um espaço no meio do corredor dos carros para cadeirantes sair do papel, o Rio terá o primeiro bondinho do mundo adaptado para portadores de necessidades especiais.
A ideia é que o cadeirante acesse o bonde por um elevador, que ficará em alguns pontos de embarque e desembarque do bairro. Para isso, seria colocada porta na lateral do carro. A proposta, no entanto, precisa de aprovação do Inepac (Instituto Estadual do Patrimônio Cultural) e do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). A resposta deve ser dada até o fim do mês.
Outra novidade em fase de análise é que, em vez de apenas um bondinho circular, dois fariam o trajeto. Os carros ficariam acoplados. Um teria acessibilidade e outro, não.
“Estamos estudando essa possibilidade de acessibilidade, mas ainda não é algo que foi fechado. O Inepac está nos acompanhando neste processo. Com o elevador, o design do bonde não será afetado tanto. Além disso, eles já circularam acoplados no passado”, explicou o presidente da Central Logística do governo do Estado, Eduardo Macedo.
Para adaptar um bondinho tradicional, será necessário fazer um reforço na sua estrutura. “A acessibilidade não era uma exigência do edital de licitação, mas foi colocada como uma possibilidade para que o veículo seja ‘politicamente correto”. De acordo com Andrea Massimo Giavinna, presidente da TTrans — empresa que ganhou a concorrência pública para fabricar os 14 bondinhos que vão circular em Santa Teresa —, a adaptação não trará nenhum custo adicional ao projeto.
“Assim que os órgãos responsáveis aprovarem as alterações para cadeirantes, entregaremos o primeiro bonde em seis meses. Os restantes vão ficar prontos, um a cada mês”, afirmou Giovanna, que formou equipe multidisciplinar para o projeto pioneiro.
Nesta segunda-feira, o governo do Estado afirmou que não haverá suspensão da revitalização dos bondinhos de Santa Teresa com a perda dos royalties.
Licitação ainda está parada
A licitação para os trilhos do sistema de bonde e para a rede aérea de cabos e fios ainda está parada na Secretaria da Casa Civil. Segundo a assessoria do governo do Estado, a documentação está em fase de análise. Não há previsão para ser concluída.
Duas empresas estão participando da concorrência pública. Quando Santa Teresa começar a receber as obras para a circulação dos bondinhos, muitas ruas ficarão interditadas e vários buracos serão abertos para a instalação da fundação da estrutura férrea. O presidente da Central Logística, Eduardo Macedo, afirmou que os bondinhos vão funcionar por trechos, na medida em que as obras forem sendo concluídas.
Fonte - São Paulo Trem Jeito  12/03/2013

terça-feira, 12 de março de 2013

BILHETE ÚNICO em Salvador

INTEGRAÇÃO FÍSICA E TARIFÁRIA EM SALVADOR - BILHETE ÚNICO POR HORA ABRACE ESSA CAUSA
Modelo
O verdadeiro custo do transporte para o usuário não está no  preço da TARIFA e sim na MANEIRA  como ela é cobrada

A grande discussão sobre o tamanho da tarifa cobrada pelo sistema de transporte publico em Salvador deixa de fora a mais importante e a mais relevante das questões contidas no tema.Enquanto se discute o aumento que todo ano é concedido pela Prefeitura do município as empresas operadoras do sistema, o mais importante de tudo é esquecido e colocada a margem das discussões. A INTEGRAÇÃO FÍSICA E TARIFÁRIA....
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segunda-feira, 11 de março de 2013

BILHETE ÚNICO NO DIA 15 EM FORTALEZA

Foto: Viviane Pinheiro
Nesta primeira fase, o projeto ainda não vai atender aos passageiros de vans e da Região Metropolitana
THIAGO ROCHA
REPÓRTER

Na reunião, que durou quase 12 horas, o titular da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos anunciou data de impLantação do bilhete único
A partir do dia 15 de junho, os usuários de ônibus de Fortaleza poderão começar a utilizar o bilhete único. Com a novidade, eles vão percorrer qualquer direção da cidade pagando apenas uma tarifa durante duas horas, por dia. A data foi anunciada, no último sábado (9), em reunião do prefeito Roberto Cláudio com todos os titulares das secretarias e regionais do município, no Paço Municipal, no Centro.
Durante todo o encontro cada gestor teve cerca de 10 minutos para apresentar as suas propostas que serão prioridades para serem implantadas neste semestre. O evento teve início às 9h30 e chegou ao fim às 21h30.
De acordo com o titular da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, João Pupo, no dia 15 de junho será o início da primeira fase da implementação do bilhete único. A expectativa é de que, pouco tempo depois, os passageiros das vans também possam utilizar esse beneficio, mas ele preferiu ainda não confirmar uma data.
"O que está demorando para iniciarmos a implantação do bilhete único é a concepção que será utilizada nos ônibus. Após chegarmos a um resultado em relação a isso, vamos passar a ideia para as vans", explicou o secretário.
Além disso, ele acrescentou que a terceira fase do projeto consiste em implantar o passe também no Metrô de Fortaleza (Metrofor) e no Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
O objetivo, ressaltou o gestor, é que os usuários do transporte público de Fortaleza possam ter duas horas para viajar em qualquer sentido sem ter que pagar outra passagem. "No dia em que um universitário tiver apenas uma aula, ele poderá ir e voltar pagando uma passagem".
Para que o passe possa ser introduzido no dia a dia sem problemas, Pupo explicou que vem realizando reuniões com as empresas donas dos ônibus que circulam pela Capital.
Segundo o titular da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, os empresários pediram que cada bilhete seja personalizado, pois eles temem que, se esse tipo de personalização não existir, sejam encontradas fraudes no sistema.
"Em São Paulo, por exemplo, a Prefeitura gasta R$ 1 bilhão devido às fraudes no bilhete único. Estamos trabalhando para encontrar a solução para não termos esse tipo de problema aqui em Fortaleza, pois, se isso acontecer, quem vai acabar pagando é a população", comentou.
Ele concluiu dizendo que a novidade será implantada no serviço de transporte metropolitano da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) somente em outro momento. Pois isso terá que ser acordado com os responsáveis pelas linhas que fazem trajetos em outras cidades...
Fonte - Diário do Nordeste  11/03/2013

Petrolina receberá R$ 83 milhões para o VLT

Foto -  Ilustração
A cidade de Petrolina (PE) receberá do Governo Federal um aporte de R$ 111 milhões para obras de mobilidade e pavimentação. A verba faz parte da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), que liberou R$ 33 bilhões para algumas cidades brasileiras.
Do total, R$ 28 milhões serão utilizados em obras de pavimentação e outros R$ 83 milhões para a construção do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) da cidade. O projeto do VLT de Petrolina prevê 4,8 quilômetros de extensão entre a antiga estação da Estrada de Ferro Leste Brasileiro e o Complexo Pedra Linda, que abrigará o terminal rodoferroviário da cidade.
Segundo a prefeitura de Petrolina, o VLT terá seis trens com dois carros cada, que já foram encomendados da Bom Sinal e terá capacidade de transportar 3.140 passageiros por hora.
Fonte - Revista Ferroviária  11/03/2013

Trens de passageiros mais pertos de voltar ao RS

Transportes sobre trilhos

O coordenador da Comissão Especial para o Plano de Revitalização das Ferrovias e Trem Regional da Serra Gaúcha e vice-prefeito de Caxias do Sul, Antonio Feldmann, informa que a audiência pública para a divulgação do estudo quanto ao empreendimento na Serra acontecerá em abril.

Jornal do Comércio

A reativação do transporte ferroviário de passageiros no Rio Grande do Sul está próxima de se tornar realidade. Os estudos sobre as ligações por trens entre os municípios de Caxias do Sul e Bento Gonçalves e entre Pelotas e Rio Grande passarão por fases cruciais nos próximos meses.
O coordenador da Comissão Especial para o Plano de Revitalização das Ferrovias e Trem Regional da Serra Gaúcha e vice-prefeito de Caxias do Sul, Antonio Feldmann, informa que a audiência pública para a divulgação do estudo quanto ao empreendimento na Serra acontecerá em abril. Resta apenas definir o dia. Ele ressalta que será a primeira vez que será apresentado o trabalho de viabilidade técnica realizado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e contratado pelo Ministério dos Transportes.
“Há uma grande expectativa da comunidade sobre o resultado do levantamento que deve apontar a viabilidade e sugerir o traçado, as condições do transporte, tipos de trem etc”, diz Feldmann. O vice-prefeito salienta que o transporte ferroviário de passageiros é uma bandeira histórica da região e acredita que a retomada na Serra possa sinalizar com uma linha até Porto Alegre.
O vice-prefeito prevê que haverá demanda tanto de turistas quanto de passageiros regulares, moradores da redondeza. Ele argumenta que a região tornou-se uma conurbação, com a aproximação da malha urbana de vários municípios. Feldmann detalha que o próximo passo depois da audiência será elaborar o projeto-executivo. Posteriormente, relata o vice- prefeito, a expectativa é de que o governo federal implante a malha férrea, com recursos do Bndes e do plano de revitalização das ferrovias, e ceda a operação à iniciativa privada. Inicialmente, a perspectiva é de que sejam viabilizados 65 quilômetros de ferrovias entre as duas cidades.
Já entre Pelotas e Rio Grande, deverão ser instalados 52 quilômetros de trilhos. De acordo com informação do Ministério dos Transportes, o estudo sobre esse trecho, que também está sendo elaborado pela UFSC, ficará pronto em julho. O deputado federal Fernando Marroni (PT) diz que recentemente conversou com o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Oliveira Passos, e ele adiantou que, com os estudos concluídos, a intenção do governo é dar andamento à licitação da concessão.
Marroni afirma que não tem dúvidas quanto à viabilidade econômica, ambiental e técnica do projeto. Ele enfatiza que os alunos das universidades da região e o grande fluxo de trabalhadores, principalmente com o desenvolvimento do polo naval, garantirão demanda para essa rota. Ainda tratando sobre transportes, o parlamentar revela que o ministro informou que em breve deverá ser feito o estudo de viabilidade da travessia a seco de Rio Grande a São José do Norte.
Fonte - São Paulo Trem Jeito 11/03/2013

TCM julga nova ação contra João Henrique na quarta-feira

Biaggio Talento - A Tarde

Marco Aurélio Martins | Ag. A TARDE
João Henrique responde por gastos em publicidade durante a gestão de 2009

O ex-prefeito de Salvador João Henrique Carneiro (PP) volta a sentar no banco dos réus (simbolicamente) na próxima quarta-feira, 13, em mais uma ação que responde no Tribunal de Contas dos Municípios.
O caso, incluído na pauta da semana, se refere a gastos em publicidade durante a gestão de 2009, que foram considerados irregulares pelo TCM em julgamento realizado no ano passado.
Nessa apreciação anterior João foi condenado, por unanimidade, a uma multa de R$ 36 mil e a ressarcir o erário público, com recursos pessoais, um montante de R$ 2,9 milhões.
Reconsideração - Foi penalizado, segundo o TCM. "Em decorrência do pagamento de publicidade com caráter auto promocional do gestor (R$ 117.324)"; da falta de justificativa para o pagamento de R$ 10 mil a um jornal de outra cidade e "da falta de apresentação do conteúdo das publicidades relativas a 96 processos de pagamento (R$ 1.329.345,07); e apresentação de mídias defeituosas prejudicando a análise material dos respectivos conteúdos (R$ 1.451.531,70)".
Agora, o Tribunal vai julgar o pedido de reconsideração do ex-prefeito.
O relator do caso é o conselheiro Paolo Marconi, o mesmo que votou pela condenação no julgamento anterior e recomendou que o TCM encaminhasse o relatório (aprovado pela corte) para o Ministério Público Estadual.
Fonte - A Tarde  10/03/2013

domingo, 10 de março de 2013

CORREDORES PROGRESSIVOS...O que é isso???...

Mobilidade
Foto - Pregopontocom
A mais nova solução encontrada pelos "gênios" para resolver os problemas do caos no transporte público de Salvador chama-se "CORREDORES PROGRESSIVOS",antes era o BRT,agora "esfregaram a lâmpada" e apareceu o seu mais novo filhote, uma "solução  luminosa" e mais comoda.Mais para quem?????....E a integração física e tarifária do transporte com tarifa única por hora, ninguém fala?...ha um grande temor e uma enorme repulsa a essa prerrogativa,principalmente por parte dos operadores do transporte na cidade.Nenhum sistema de transporte público funciona com eficiência e agilidade sem o uso dessa medida.Para que servirão então esses tais "corredores progressivos" ???...Os corredores de transportes "pregressivos" irão beneficiar muito mais os  donos de ônibus com a redução dos seus custos operacionais por que com certeza reduzirão também o numero de ônibus da frota em operação nesses corredores e isso é uma consequência natural quando os ônibus dispõem de uma faixa restrita para a circulação com horários regulados.Mais para que o sistema funcione de maneira eficiente não basta apenas se desenhar uma faixa branca no chão separando os ônibus do restante do tráfico nas vias de circulação (eliminando-se ciclovias),é preciso que haja um bom planejamento e um rigorosa fiscalização com horários rígidos a serem cumpridos independente da variação do fluxo de passageiros durante todos os horários do dia.A redução do custo operacional do sistema de transporte publico de Salvador e a melhoria geral do serviço devem começar com um planejamento e a reestruturação de todo o sistema atual,criando-se novas linhas,eliminando-se algumas existentes,promovendo-se modificações nos seus trajetos redesenhando os itinerários,eliminando-se a "predatória" sobreposição de linhas,(ostensivamente utilizada pelas próprias empresas de ônibus) eliminando  as linhas "turísticas"(linhas desnecessariamente extensas)encurtando o trajeto das mesmas,fazendo o remanejamento dos pontos de ônibus com alternância de linhas em cada um deles (ai entra a integração física e tarifária)diminuindo a excessiva quantidade de linhas utilizando o mesmo ponto (existem pontos de ônibus na cidade que chegam a atender 60 linhas em média) e o grande numero de ônibus que param ao mesmo tempo em baias e pontos que acolhem apenas 02 veículos por vez causando travamentos constantes no trânsito nesses locais.Ledo engano achar que simplesmente os tais "corredores progressivos" ( mais um achado) irão resolver os problemas do transporte de Salvador sem que haja ainda em funcionamento um sistema estruturante de massa pujante sobre trilhos e sem atacar os seus problemas estruturais mais importantes,como a reestruturação de todo o sistema atual,incluindo a modernização da frota (modernização não é só comprar ônibus novos) com a implantação progressiva de ônibus com piso baixo,equipados com suspensão a ar,cambio eletrônico automático,portas largas requisitos esses que além de oferecerem mais conforto aos usuários,irão tornar a jornada de trabalho dos rodoviários menos desgastante e mais amena,além da melhoria considerável na questão da acessibilidade.A retirada dos currais ( uma imoralidade) que constituem um desrespeito a cidadania e uma afronta aos usuários dos ônibus,sem duvida irá contribuir para a diminuição do tempo de parada dos ônibus nos pontos,um dos fatores que também influenciam negativamente no aumento do tempo gasto em todo o trajeto pelos ônibus.Maquiagem apenas esconde um problema por um curto período,depois de cessado o seu efeito a verdade lamentavelmente vira a tona.
Pregopontocom
Atualizado em 10/03/2013 as 12:15hs