sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Cem mil passageiros devem deixar a capital baiana pelo terminal rodoviário de Salvador durante o Carnaval

Carnaval 🚌

A Agerba estima que aproximadamente 100 mil pessoas saiam de Salvador pela rodoviária. O coordenador do polo de Salvador, Abd-ul Novais, ressalta que caso a procura seja crescente, novos horários extras podem ser disponibilizados. "Se houver necessidade vamos abrir novos horários, para que ninguém deixe de embarcar", afirma.

Da Redação
foto - Ulgo Oliveira/Seinfra
Passageiros de Salvador que pretendem curtir a folia carnavalesca em outras cidades do estado já podem se programar. Neste ano a operação Carnaval acontece entre os dias 27 de fevereiro e 06 de março com 500 horários extras, além dos 540 horários disponibilizados regularmente para o interior da Bahia.
A Agerba estima que aproximadamente 100 mil pessoas saiam de Salvador pela rodoviária. O coordenador do polo de Salvador, Abd-ul Novais, ressalta que caso a procura seja crescente, novos horários extras podem ser disponibilizados. "Se houver necessidade vamos abrir novos horários, para que ninguém deixe de embarcar", afirma.
Os destinos mais procurados são as praias do Litoral Norte (Imbassahy, Praia do Forte, Baixios e outras), as cidades do Litoral Sul (Itacaré, Ilhéus e Porto Seguro), Chapada Diamantina (Lençóis e outras), Barreiras, Vitória da Conquista e Juazeiro, além das cidades do Recôncavo Baiano (Santo Amaro, Cachoeira e outras) e da Região Metropolitana de Salvador (Camaçari, Candeias, Dias D’Ávila e outras).
 A Agerba recomenda que o passageiro compre o bilhete com antecedência, seja presencialmente na rodoviária, pela internet ou por telefone. Além disso, no dia da viagem, os passageiros devem chegar, ao menos, com 20 minutos de antecedência da saída do ônibus para evitar surpresas.
Se for viajar com crianças é importante lembrar que as de até cinco anos, se não ocuparem assentos, não pagam passagem. Todos devem levar documentos de identificação com foto, ou certidão de nascimento (para crianças de até 11 anos). Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestão o posto da Agerba na Rodoviária de Salvador funciona todos os dias da semana, 24 horas por dia.
Com informações da Seinfra Ba  15/02/2019

Metrô de BH terá operação especial no Pré-Carnaval

Transportes sobre trilhos  🚇

A extensão de horário para embarque será válida apenas para a estação Central que permanece aberta até as 23h59 (Horário de Verão). As demais estações operam apenas para o desembarque.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
Para atender aos milhares de foliões que devem participar do pré-carnaval de Belo Horizonte, a CBTU vai ampliar a operação do metrô neste sábado (16/2). A extensão de horário para embarque será válida apenas para a estação Central que permanece aberta até as 23h59 (Horário de Verão). As demais estações operam apenas para o desembarque.
A mesma programação será válida para o sábado (23/2).
Os intervalos programados das viagens seguem sendo os habituais para sábados, de 8 a 10 minutos na parte da manhã e de 10 a 15 minutos até às 23h. Depois das 23h, os intervalos serão realizados entre 15 e 18 minutos.
A CBTU alerta os usuários do sistema para que antecipem a compra dos Bilhetes,para evitar filas e tumultos no embarque.A medida visa orientar os usuários a comprarem antecipadamente sua passagem, evitando aglomerações na volta para casa.
Com informações da CBTU  15/02/2019

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Metrô de Salvador vai operar com esquema especial de funcionamento e segurança para o Carnaval

Transportes sobre trilhos  🚇 

O metrô vai antecipar a abertura da operação, passando a funcionar das 4h à 00h para embarque na Estação Lapa. Até as 4h50, as demais estações funcionam apenas para desembarque. Ao todo, serão 35 trens em operação.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
A CCR Metrô Bahia preparou um esquema especial de funcionamento do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas. De 1º a 06 de março, o metrô vai antecipar a abertura da operação, passando a funcionar das 4h à 00h para embarque na Estação Lapa. Até as 4h50, as demais estações funcionam apenas para desembarque. Ao todo, serão 35 trens em operação.
As estações mais próximas dos circuitos são Lapa e Campo da Pólvora,de onde os usuários poderão seguir de ônibus(integração), táxi, transportes de aplicativos ou a pé para os locais da sua preferência.
Este é o primeiro ano com funcionamento pleno do sistema metroviário e da Estação Aeroporto de no Carnaval. Com isso, os moradores da Região Metropolitana de Salvador podem se deslocar rapidamente até os circuitos da folia, em cerca de 40 minutos. Os terminais de ônibus integrados administrados pela CCR Metrô Bahia - Pirajá, Retiro, Acesso Norte, Rodoviária e Mussurunga – também irão antecipar o início das atividades para as 4h da manhã. Quem quiser integrar o metrô com o carro particular, pode utilizar o estacionamento privado, localizado no Terminal de Ônibus Pituaçu. O local conta com 370 vagas e o acesso é feito pela 4° Avenida ao CAB. Nos dias de Carnaval, o estacionamento vai funcionar 24 horas. A credencial de acesso pode ser adquirida antecipadamente.
A segurança no metrô também ganhará reforço durante a folia de momo. Estações de metrô, trens e terminais de ônibus vão contar com apoio do Grupo de Pronta Resposta, formada por Agentes de Atendimento e Segurança (AASs) treinada para atuar em eventos de grande público, além de reforço do policiamento nas áreas de acesso e entornos do sistema, com o apoio da Polícia Militar. Os usuários também terão a segurança garantida com o monitoramento eletrônico por meio de mais de 2.000 câmeras das estações, trens, passarelas de acesso e terminais de ônibus, integradas ao Centro de Controle Operacional (CCO) da concessionária. Parte das imagens também são monitoradas diretamente pelo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da SSP. A CCR Metrô Bahia também vai utilizar portais de detetores de metal nos acessos às estações estratégicas e vai reforçar a quantidade de trens, de acordo com a demanda.
Com informações da CCR Metrô Bahia  14/02/2019

Justiça suspende aumento das tarifas de ônibus em São Paulo

Transportes  🚌

No pedido, os defensores contestam o reajuste das tarifas por ser superior a inflação e beneficiar empresas que foram contratadas sob regime emergencial.Na decisão, a juíza diz que a administração municipal não apresentou fatos que justifiquem o aumento das tarifas para contratos que foram renovados de forma emergencial poucos meses antes, em julho de 2018.

Daniel Mello - Agência Brasil
foto - ilustração/arquivo
Em decisão liminar, a juíza Carolina Martins Clemêncio Duprat Cardoso, da 11ª Vara de Fazenda Pública, suspendeu o aumento no valor das tarifas das passagens de ônibus na capital paulista de R$ 4 para R$ 4,30. A medida estava em vigor desde 7 de janeiro deste ano. A decisão atende a uma ação civil pública impetrada pela Defensoria Pública de São Paulo.
No pedido, os defensores contestam o reajuste das tarifas por ser superior a inflação e beneficiar empresas que foram contratadas sob regime emergencial. A prefeitura só conseguiu realizar uma nova licitação para o transporte público no último dia 5 de fevereiro. A liminar publicada na noite de ontem (13).
Na decisão, a juíza diz que a administração municipal não apresentou fatos que justifiquem o aumento das tarifas para contratos que foram renovados de forma emergencial poucos meses antes, em julho de 2018.
A magistrada destaca ainda que a prefeitura descumpriu procedimentos previstos no Estatuto da Cidade, como a apresentação prévia do reajusta ao Conselho Municipal de Trânsito e Transporte.
“Por tais fundamentos, e como o Município não demonstrou haver embasamento contratual para o reajuste atacado, nesta fase inicial conclui-se não haver respaldo fático ou legal para se determinar os reajustes de tarifa nos termos da Portaria SMT [Secretaria Municipal de Transportes] 189/2018”, ressalta a juíza Carolina Cardoso sobre a portaria que definiu o reajuste.
Em janeiro, quando houve o reajuste de tarifas, a prefeitura de São Paulo argumentou que o reajuste era baseado na inflação acumulada nos últimos três anos, de acordo com o IPC-Fipe, de 13,06%. Na ocasião, houve aumento também no valor da tarifa da integração ônibus + transporte sobre trilhos (Metrô ou trens metropolitanos) passou de R$ 7,21 para R$ 7,48.
Segundo a administração municipal, a medida foi adotada para recompor as perdas causadas pela falta de reajuste em 2016 e 2017, quando o preço das passgens foi mantido em R$ 3,80.
A prefeitura informou, por meio de nota, que ainda não foi notificada da decisão liminar. No entanto, a administração municipal afirma que caso a determinação judicial seja mantida, seria preciso retirar R$ 576 milhões destinados a outros serviços para pagar os subsídios concedidos às empresas de ônibus. “A decisão, por seu enorme impacto orçamentário e financeiro, desarruma severamente o planejamento orçamentário da municipalidade e trará incalculáveis prejuízos ao povo de São Paulo”, diz o comunicado.
Fonte - Agência Brasil  14/02/2019

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Governador Rui Costa assina contrato para início de obras do Monotrilho do Subúrbio de Salvador

Transportes sobre trilhos  🚄

O sistema de monotrilho que terá trens da BYD,(Build Your Dreams),inicialmente com quatro(04) carros,será semelhante ao sistema já em operação na cidade de Chongqing no interior da China com duas linhas de grande capacidade com quase 90 km de extensão,que usa uma nova tecnologia com estruturas mais leves e mais baixas,irá substituir os trens do Subúrbio com cerca de 20 quilômetros de extensão e 22 estações.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
Nesta quarta-feira (13),o governador Rui Costa após participar da Aula Inaugural da rede estadual de ensino, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), localizado na Avenida Paralela, segue para o Salão de Atos da Governadoria, no Centro Administrativo, onde, às 10h, assinará contrato para início das obras de implantação do sistema de Monotrilho que ligará o bairro do Comercio (Terminal da França) a ilha de São João no município de Simões Filho na RMS.
O sistema de monotrilho que terá trens da BYD,(Build Your Dreams),inicialmente com quatro(04) carros,será semelhante ao sistema já em operação na cidade de Chongqing no interior da China com duas linhas de grande capacidade com quase 90 km de extensão,que usa uma nova tecnologia com estruturas mais leves e mais baixas,irá substituir os trens do Subúrbio com cerca de 20 quilômetros de extensão e 22 estações.
O custo da obra é de R$1.5 bi,e o prazo para o inicio da mesma é de seis(06) meses.
A BYD é também uma das maiores fabricantes chinesas de ônibus elétricos a bateria,carros e painéis solares.
Apesar de ser divulgado como o VLT do subúrbio (projeto inicial) o sistema a ser implantado será na verdade um Monotrilho que correrá em cima de estruturas de trilhos de concreto,montada em pilares, acima do nível do solo.
Pregopontocom 13/02/2019

Veja aqui como será o Monotrilho de Salvador

Primeiro VLT autônomo da Rússia será lançado em Moscou

Transportes sobre trilhos  🚄

O projeto começará com testes de bonde autônomos(VLTs), realizados em instalações fechadas, com um operador situado na cabine. Em seguida, os testes serão realizados em uma das rotas de bonde de Moscou.A Alemanha, Rússia e China são Os três principais países líderes que anunciaram o desenvolvimento de bondes autônomos.

Intelligent Transport
Intelligent Transport
A PC Transport Systems e a Cognitive Technologies anunciaram um projeto conjunto que irá desenvolver um bonde(VLT) totalmente autônomo para os mercados russo e estrangeiro até 2021-2022.
Dentro do projeto, a Cognitive Technologies é responsável pelo desenvolvimento de um complexo sistema de condução autônoma para um VLT. Ao contrário de soluções semelhantes para carros autônomos, o sistema ferroviário tem uma série de simplificações que permitirão que os bondes apareçam nas vias públicas mais cedo.
Apesar dessas simplificações, existem poucos países no mundo que estão prontos para o uso real de VLTs autônomos.
O projeto começará com testes de bonde autônomos, realizados em instalações fechadas, com um operador situado na cabine. Em seguida, os testes serão realizados em uma das rotas de bonde de Moscou.
O sistema de condução autônoma desenvolvido detecta veículos e outros bondes, semáforos, pedestres, paradas de bonde e ônibus, interruptores ferroviários e vários obstáculos. O VLT também é capaz de parar na frente dos obstáculos, manter uma distância segura para os carros à frente, acelerar e parar.
A utilização deste tipo de tecnologia de condução autônoma faz dos Bondes elétricos (VLTs) o tipo de transporte mais seguro; minimizar o número de acidentes e reduzir sua dependência de fatores humanos.
Olga Uskova, presidente da Cognitive Technologies, disse: “A combinação de sensores que inclui câmeras e radares garante uma detecção precisa e confiável de objetos da cena da estrada em quaisquer condições climáticas. A tecnologia Cognitive Low Level Data Fusion, desenvolvida por nossos engenheiros, permite que o modelo de visão computacional use com eficiência todos os dados combinados "brutos" provenientes de câmeras e radares. Esta integração de dados de diferentes dispositivos torna possível preencher as informações que faltam para uma melhor compreensão do cenário atual da estrada. Câmeras,por exemplo,reconhecem objetos corretamente em 80% dos casos, mas com dados adicionais do radar,a precisão da detecção aumenta para 99%."
Além de um sistema de visão por computador baseado em IA, o conjunto de elementos para o bonde autônomo inclui 10 a 20 câmeras de vídeo (localizadas ao redor do perímetro do bonde) e até 10 radares. O VLT também usará sensores de GPS e uma cartografia de alta precisão ao longo da rota.
No primeiro estágio do projeto, o sistema de controle inteligente desempenhará o papel de um assistente de direção ativo em situações perigosas. Durante a próxima etapa, até que as questões legislativas correspondentes sejam resolvidas, um operador permanecerá na cabine como um 'backup'.
Fonte - Intelligent Transport  13/02/2019



terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Novos terminais marítimos vão ligar São Luís a Alcântara 24 horas por dia

Transporte marítimo  🚢

Com a implantação dos Terminais Portuário na Ponta d’Areia, em São Luís e do Terminal Independência, em Alcântara, estima-se a realização de 24 viagens por dia, com embarcações saindo a cada 1 hora, transportando 3.312 passageiros diariamente.O Cais da Praia Grande, recentemente reformado pelo Governo do Maranhão, é o único terminal hidroviário que oferece viagens para Alcântara na capital maranhense.

Da Redação
Terminal Ponta d’Areia em São Luís/Foto - Gilson Teixeira
Divulgação Agem/Gov.Maranhão
O projeto aprovado pelo governador Flávio Dino para a construção de dois Terminais Portuários ligando São Luís à cidade de Alcântara vai mudar radicalmente o transporte entre as duas regiões.
Aguardada há mais de duas décadas pela população alcantarense, a obra vai garantir o transporte de passageiros e de cargas 24 horas por dia, para escoamento da produção, encurtando em mais de 200 quilômetros o trajeto entre São Luís e a Baixada Maranhense.
Os Terminais Portuários terão cais flutuantes capazes de receber embarcações, independentemente das tábuas de marés, que atualmente só permitem a navegação no período da cheia.
O Cais da Praia Grande, recentemente reformado pelo Governo do Maranhão, é o único terminal hidroviário que oferece viagens para Alcântara na capital maranhense. Conta com quatro embarcações, três iates e um catamarã. Atualmente, são duas viagens por dia, transportando 398 passageiros. Ou 11.935 por mês.
Também há as embarcações do Centro de Lançamentos de Alcântara (CLA) que realizam o transporte diário de 246 militares.
Com a implantação dos Terminais Portuário na Ponta d’Areia, em São Luís e do Terminal Independência, em Alcântara, estima-se a realização de 24 viagens por dia, com embarcações saindo a cada 1 hora, transportando 3.312 passageiros diariamente.
O presidente da Agência Executiva Metropolitana (Agem), Lívio Jonas Mendonça Corrêa, explica a importância da obra para o Estado: “esta obra tem alta importância tanto para São Luís quanto para Alcântara. Como sabemos, Alcântara é um importante polo turístico do Estado e precisamos explorar todas as potencialidades”.
“Pensamos este cais para garantir que as pessoas possam se dirigir à cidade com facilidade, 24 horas por dia, independentemente da altura da maré”, acrescenta.

Como vai ser
Com obras de alta complexidade, os terminais contarão com urbanização das regiões do entorno, estacionamento, jardim, passeio, espaços para comercialização de artesanato, lanchonetes, banheiros, área de retroporto, píer e rampas de acesso móveis.
Em São Luís, o Terminal da Ponta d’Areia será construído em uma área próximo ao Espigão Costeiro e contará com área de 6.954,46 m² com capacidade para sete embarcações grandes e 16 pequenas.
Já o Terminal Independência construído em Alcântara será na localidade Sítio da Independência, com área construída de 4.177,52 m².
“Estamos trabalhando para concluir o processo de aquisição das licenças necessárias para que em seguida iniciemos o processo licitatório. Por se tratar de obra de grande envergadura, a previsão é que os dois cais estejam concluídos em 18 meses”, esclarece Lívio Mendonça.

Terminal Independência em Alcântara/Foto - Gilson Teixeira
Divulgação Agem/Gov.Maranhão
Escoamento da Produção
Além de garantir a exploração integral das potencialidades turísticas de Alcântara, os novos Terminais Hidroviários encurtarão em mais de 200 quilômetros o acesso à Baixada Maranhense.
“Considerando que o cais pode aportar pequenas e médias embarcações, haverá também facilidade para carregamento de cargas, facilitando o escoamento da produção, encurtando distâncias e barateando as viagens”, diz o presidente da Agem.
“Para se ter uma ideia, indo-se hoje para Cururupu, passando por Pinheiro, são quase 300 quilômetros. Com a construção do Cais e a implantação da Ponte Bequimão-Mirinzal, esse trajeto reduzirá para no máximo 60 quilômetros”, acrescenta Lívio Mendonça.

Detalhes técnicos
A Agem está apresentando os projetos para instituições envolvidas no projeto. Na semana passada, a Câmara Municipal de Alcântara recebeu a equipe da Agência para conhecer os detalhes técnicos da obra.
O prefeito de Alcântara, Anderson Wilker, também aproveitou a apresentação do projeto para destacar a importância da iniciativa.
“Com essa obra, em pouco tempo, Alcântara ganhará uma via que de ligação com a capital através da Baía de São Marcos sem precisar das tábuas de marés. Isso é fundamental para melhorar a qualidade de vida de nossa população e para incrementar a economia local”, destacou.
Já o vereador da cidade Haroldo Jr. elogiou o esforço do Governo do Maranhão para a realização de mais uma ação importante para o município.
“A construção do cais é uma demanda muito antiga da população, que ampliará o potencial turístico e tirará a cidade da dependência das oscilações da maré. O governador Flávio Dino, desde o seu primeiro mandato, tem dado uma atenção superlativa para a cidade”.
O Projeto dos Terminais Portuários também será apresentado aos vereadores de São Luís e aos dirigentes do Centro de Lançamento de Alcântara, além de instituições da sociedade ligadas ao projeto.
Com informações da Agem/Gov.Maranhão 12/02/2019

Estações do sistema de trens da CBTU João Pessoa passam por reforma

Transportes sobre trilhos  🚄

Desde dezembro do ano passado os serviços de reparo e adequações dessas estações estão sendo efetuados com a única finalidade de atender bem ao cliente dos trens. A previsão é que até o fim deste primeiro semestre todas já estejam prontas. A CBTU investe cerca de R$ 365mil.

CBTU
Divulgação/CBTU
Doze estações do sistema de trens urbanos de João Pessoa estão passando por reforma e melhorias nas suas instalações. Desde dezembro do ano passado os serviços de reparo e adequações dessas estações estão sendo efetuados com a única finalidade de atender bem ao cliente dos trens. A previsão é que até o fim deste primeiro semestre todas já estejam prontas. A CBTU investe cerca de R$ 365mil.
De acordo com a coordenadora de Acompanhamento e Obras (Coaco), Milena Andrade, os serviços passam por melhorias desde a parte elétrica, recuperação de sanitários, pintura interna e externa até a aplicação de revestimento cerâmico em algumas. “Uma série de pequenos serviços está sendo feita nas estações e varia muito de acordo com a necessidade emergencial de cada local, mas estamos dentro do cronograma e esperamos concluir tudo até o mês de junho deste ano”, explica.
As estações de Bayeux e Ilha do Bispo estão recebendo revestimento externo de cerâmica, o que proporcionará maior durabilidade da apresentação externa, haja vista, não haver necessidade de pinturas. As demais, que já são revestidas passam por recuperação da fachada, troca de telhas, colocação de forros em PVC, impermeabilização, entre outros serviços.
Fonte - CBTU  11/02/2019