PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

sexta-feira, 9 de abril de 2021

Governo do Estado libera parte do trânsito da nova extensão da Avenida Litorânea em São Luis

Mobilidade/Infraestrutura   🚘 🚍

A partir de agora, os motoristas já têm acesso ao bairro do Olho D’Água e Araçagi.a Obra de prolongamento da Avenida Litorânea é executada pela MOB Maranhão

Da Redação
foto/divulgação
O Governo do Maranhão, por meio da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), já liberou parcialmente o trânsito de veículos no prolongamento na Avenida Litorânea. A partir de agora, os motoristas já têm acesso ao bairro do Olho D’Água e Araçagi. “Em uma reunião com o governador do Estado, Flávio Dino, e com a equipe técnica da MOB foi possível avaliar e liberar o trânsito da área. Essa ação traz uma melhoria na mobilidade urbana principalmente para os moradores do Araçagi e do Olho D’Água”, destacou Daniel Carvalho, presidente da MOB. Trechos liberados Sentido Araçagi/Centro – liberado 100% do trânsito das Avenidas São Carlos e Avenida Litorânea (nova extensão). Sentindo Litorânea/Araçagi – liberado novo prolongamento até a Avenida Rio Claro. Nas próximas semanas, o trecho que compreende a Avenida Rio Claro até a Avenida São Carlos deve ser liberado. Esse trecho possui alguns pontos interditados para uma obra de saneamento em curso.
Com informações do Gov. do Maranhão  09/04/2021

Sistema Ferry-Boat Salvador/Itaparica não opera neste sábado(10) e no domingo(11)

Boletim Informativo - Transporte hidroviário   🚢

O  sistema Ferry-Boat que opera na travessia marítima entre Salvador e a ilha de Itaparica estará fora de serviço neste sábado(10 e no domingo(11),atendendo ao decreto de restrições do Gov. da Bahia  em função da pandemia. O sistema funciona nesta sexta até as 19h30 com as ultimas viagens saindo de São Joaquim e Bom Despacho respectivamente. Estão operando as embarcações, Dorival Caymmi, Zumbi dos Palmares, Rio Paraguaçu, Pinheiro e Ivete Sangalo. Os horários de funcionamento do serviço de travessia de segunda a sexta saindo a partir do Terminal São Joaquim são: 5h30, 6h, 8h, 10h, 11h, 12h, 14h, 16h, 17h, 18h e 19h30; e a partir do Terminal Bom Despacho, 05:30h, 6h, 8h, 9h, 10h, 12h, 13h, 14h, 16h, 17h, 18h, 19:30h.


foto - ilustração/arquivo





Transportes sobre trilhos notícias internacionais - França e China

 Boletim informativo - Transportes sobre trilhos  🚅

França - A SNCF, operadora de trens francesa, fez um pedido de mais 12 trens movidos a hidrogênio(unidades múltiplas de hidrogênio-elétrico) Coradia Polyvalent H2 para a Alstom para operar em quatro regiões, com opções para compra de mais duas composições.
China - O metrô de Guangzhou e a CRRC Zhuzhou estão realizando testes de funcionamento na Linha 18 de Guangzhou, a velocidades de até 176 km / h ,que foi projetada e construída para operar a 160 km / h.

foto - ilustração/arquivo
metrô de Guangzhou



quinta-feira, 8 de abril de 2021

Primeiro trem do MONOTRILHO do subúrbio de Salvador está pronto e é apresentado na China, por videoconferência

Transportes sobre trilhos  🚄

O equipamento foi construído na sede da BYD, na China, e será o primeiro skyrail sobre o mar do mundo. O Monotrilho do Subúrbio é fruto de uma parceria público-privada entre o Governo da Bahia e a Skyrail Bahia, empresa responsável pela implantação e operação do Monotrilho. Para o governador Rui Costa, a apresentação foi um momento de “profundo orgulho”.

Da Redação
Divulgação/Secom BA
O primeiro dos 28 trens que compõem o Monotrilho(*), equipamento que vai substituir o trem do subúrbio em Salvador, está pronto e foi apresentado durante um evento virtual na manhã desta quinta-feira (8), com a presença do governador Rui Costa, do vice-governador João Leão, do secretário de Desenvolvimento Urbano do Estado, Nelson Pelegrino, e de representantes da empresa BYD, responsável pela construção do trem, e do governo chinês. O equipamento foi construído na sede da BYD, na China, e será o primeiro skyrail sobre o mar do mundo. O Monotrilho do Subúrbio é fruto de uma parceria público-privada entre o Governo da Bahia e a Skyrail Bahia, empresa responsável pela implantação e operação do Monotrilho. Para o governador Rui Costa, a apresentação foi um momento de “profundo orgulho”. “Comemoro junto com todos vocês e com certeza como o povo da Bahia mais uma parceria com o povo chinês. Fica claro que o Brasil é um país com enorme potencial e que, com diplomacia e união entre os povos, nós podemos fazer parceria em várias áreas”. O governador lembrou que teve a oportunidade de visitar a fábrica da BYD, na China, para viabilizar o projeto. “Após colocarmos a Bahia como segundo maior extensão de metrô do Brasil, agora damos um passo largo para a modernização do transporte, com esse veículo que vai substituir um trem da década de 40, e que não apresentava mais condições de conforto nem de velocidade”, declarou. Rui acrescentou que o novo modal é ecologicamente sustentável. “Ganham o meio ambiente e as cidades da Região Metropolitana, com um novo vetor de desenvolvimento social e inclusão, na medida em que vamos gerar renda e emprego para ao população”. Rui Costa expressou o desejo de realizar outras parcerias com empresas chinesas. “Quero destacar a nossa parceria com a Railway, chegamos a instalar câmeras com medição de temperatura nos terminais do metrô e do aeroporto, para monitorar a Covid-19. Ontem fiz uma reunião sobre o vídeo-monitoramento, tecnologia que conheci nas cidades chinesas, a serviço da segurança pública. Tivemos a assinatura do contrato e essa semana já depositamos a primeira parcela de R$ 250 milhões para a construção da Ponte Salvador-Itaparica. Nos próximos dias teremos a licitação da Fiol, que agora finalmente terá sua conclusão junto com o Porto Sul”.

Ônibus elétricos
O governador afirmou que, ainda na sua gestão, pretende iniciar a substituição, em Salvador, da frota de ônibus movidos a diesel por ônibus elétricos. “São equipamentos modernos, que trarão conforto, modernização do modal de transporte, com um sistema tão importante quanto o metrô e o Monotrilho, pois os ônibus elétricos alimentam esses transportes de massa com o mesmo padrão tecnológico e de conforto”. O governador declarou sua admiração pelo avanço tecnológico e social chinês. “A China esta erradicando a pobreza e a fome, um processo que avança na economia, mas que tem foco nas pessoas, na erradicação da pobreza no planeta. É possível o Brasil acompanhar e fazer mais parcerias com a China e com outras nações. Fica aqui expressa a minha admiração e compromisso para que possamos avançar em novas parcerias”. Para o vice-governador e secretário do Desenvolvimento Econômico, João Leão, o Monotrilho é mais uma vitória do Governo da Bahia. “Eu fico muito feliz, isso se iniciou lá atrás, com conversações, diálogos, tivemos uma ajuda muito grande do governo chinês para a implantação do Monotrilho, para o projeto da Ponte Salvador Itaparica. Quero lembrar que o Monotrilho é um exemplo ao Brasil, quando dois países se juntam, querem o desenvolvimento, isso é de uma importância fundamental”.

Cidadania, emprego e renda
Segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano do Estado, Nelson Pelegrino, o Monotrilho vai revolucionar a mobilidade do Subúrbio Ferroviário. “Nós temos em torno de 600 mil pessoas que vivem no Subúrbio Ferroviário, das quais cerca de 200 mil se deslocam todos os dias, principalmente em direção à região do Iguatemi ou à região central da cidade. Quem mora em Paripe, por exemplo, pode demorar até duas horas para chegar à Pituba. Essas pessoas terão a opção de fazer esse percurso em 50 minutos de forma segura e muito confortável. Hoje o metrô dá essa oportunidade a 400 mil pessoas que são deslocadas diariamente e o Monotrilho estenderá isso aos moradores do subúrbio”. Pelegrino destacou que devido à dificuldade e à demora do transporte, atualmente as pessoas chegam a perder empregos nas regiões centrais da cidade. “O Monotrilho vai facilitar a vida de quem trabalha no comércio, nos setores de serviço e doméstico. Com uma tarifa apenas, será possível pegar Monotrilho e ônibus, será uma tarifa integrada. Somente a obra do monotrilho vai gerar cerca de 2.250 empregos diretos e, na operação, mais 600 postos de trabalho, sem falar da modernização urbana. O Monotrilho leva a mobilidade e o parque linear, que vai contar com um traçado paisagístico urbano, com ciclovia, praças, academias da saúde, proporcionando mobilidade e cidadania”. Pelegrino destacou que o Governo da Bahia passou um ano providenciando as licenças, elaborando os projetos executivos e fazendo a sondagem do solo, que no subúrbio é de massapé. “Já fizemos um teste de escavação e de carga, já sabemos o ponto de estabilidade. Já paralisamos o trem do subúrbio e estamos concluindo a retirada da rede elétrica e dos trilhos, para começar o início da fundação. As formas para as vigas já foram adquiridas na Itália pela Skyrail e já estão no Brasil.

Monotrilho 
O Monotrilho funcionará com base em 25 paradas em duas linhas, beneficiando cerca de 600 mil pessoas que vivem na região do Subúrbio. O modal trará agilidade e conforto aos passageiros por meio de um sistema composto por carros elétricos e energia 100% limpa, desenvolvido pela Skyrail Bahia. No total, estão sendo investidos cerca de R$ 2,5 bilhões na construção do sistema.
Com informações da Secom BA  08/04/20121




(*) NOTA DO EDITOR - A sigla VLT usada corriqueiramente de maneira equivocada  pelo Gov.da Bahia foi substituída  nesta matéria pela verdadeiro nome técnico do sistema, Monotrilho, que está  sendo implantado na região do Subúrbio Ferroviário em Salvador BA. Fazemos isso em respeito aos nossos leitores passando para todos a informação de maneira correta e sem distorções.


VLT - Veículo Leve sobre Trilhos
Monotrilho - Monorail


A caminho do túnel submerso do Porto de Santos

Infraestrutura   🚢  🚍  🚄

A travessia a seco do canal de um porto tem papel operacional de aprimorar a sua logística. A sonhada ponte de Prestes Maia é a via Piaçaguera-Guarujá. Agora é hora da ligação a seco Porto e Cidades, de Santos e Guarujá, das mercadorias e das pessoas, com sustentabilidade. 

Portogente
divulgação
O espaço urbano é simultaneamente fragmentado e articulado. Se existe uma conclusão sensata e sem rabo preso com partidarismo político é a da exigência e oportunidade da construção do túnel submerso ligando as margens do Porto de Santos. Por isso, o edital de chamamento público lançado pela Santos Por t Authority (SPA), autoridade portuária do Porto de Santos, para doação de projetos visando a implantação e gestão do túnel, amplia e agrega produtividade ao processo de desestatização em curso. A travessia a seco do canal de um porto tem papel operacional de aprimorar a sua logística. No caso do Porto de Santos, encravado entre duas cidades separadas por suas águas, isto precisa ser tratado na totalidade, como relação Porto e Cidade, ambos no mesmo grau de valor. Esta é a visão do Porto do Futuro, que já desponta no horizonte do comércio mundial. E envolve questões técnicas relevantes, como uma logística ágil. Como bem assinalou Fernando Biral, presidente da SPA, o túnel vai garantir maior segurança à navegação pela redução das travessias do canal por balsas e catraias. Entretanto, a relação Porto e Cidade vai muito além da importante qualidade da travessia, sem demoras dos fluxos lentos e resistentes. Pois essa ligação a seco irá estabelecer nexos entre as duas cidades e o porto, com mobilidade urbana segura e pontual para a força de trabalho portuária. Trata-se do principal porto do Hemisfério Sul, de uma solução tecnológica avançada e competência técnica da Engenharia brasileira para projetar e construir. Bem diferente de um puxadinho em forma de ponte anacrônica e que despreza as relações do porto e seu entorno social. Na sociedade em rede, da Internet, as decisões no contexto da mobilidade do Porto de Santos devem considerar a densidade acadêmica local, talvez a maior do Brasil. A sonhada ponte de Prestes Maia é a via Piaçaguera-Guarujá. Agora é hora da ligação a seco Porto e Cidades, de Santos e Guarujá, das mercadorias e das pessoas, com sustentabilidade. Sem perda de tempo, vamos nos colocar a caminho para construir o túnel submerso.
Fonte - Portogente  08/04/2021



Mais de 50% das empresas de transportes no Brasil avaliam como ruim ou péssima a atuação do Governo Federal no apoio ao setor durante a pandemia, diz pesquisa da CNT

Transportes  🚍

É o que revela pesquisa da CNT (Confederação Nacional do Transporte) divulgada nesta quarta-feira, 07 de abril de 2021. Foram ouvidos donos, gestores e gerentes de transportadoras de cargas e passageiros entre os dias 24 e 30 de março. Segundo o levantamento, 54,5% das empresas avaliam como ruim ou péssima a atuação do Governo Federal no apoio às transportadoras durante a pandemia.

Diário do Transporte*
foto - ilustração/arquivo
A postura do presidente Jair Bolsonaro na condução do contexto da pandemia de covid-19 e a falta de apoio aos sistemas de transportes tem sido reprovada pela maioria dos transportadores de cargas, empresas de ônibus, empresas de trens e metrô, transporte aquático e companhias aéreas. É o que revela pesquisa da CNT (Confederação Nacional do Transporte) divulgada nesta quarta-feira, 07 de abril de 2021. Foram ouvidos donos, gestores e gerentes de transportadoras de cargas e passageiros entre os dias 24 e 30 de março. Segundo o levantamento, 54,5% das empresas avaliam como ruim ou péssima a atuação do Governo Federal no apoio às transportadoras durante a pandemia. Deste total, 18,6% das transportadoras avaliam a gestão de Bolsonaro como ruim e 35,9% como péssima. Já 22,4% classificaram a atuação do Governo Federal como regular; 16% boa e apenas 4,8% entenderam ser ótima a gestão. Um dos exemplos de postura de Bolsonaro que tem desagradado os transportadores foi o veto em 10 de dezembro de 2020 ao projeto de lei (PL) 3364/20 do deputado Fabio Schiochet que propunha um auxílio emergencial de R$ 4 bilhões para sistemas de transportes em cidades acima de 200 mil habitantes e regiões metropolitanas, incluindo ônibus, trens e metrôs. Para a decisão, Bolsonaro seguiu a manifestação do ministro da Economia, Paulo Guedes. Em 17 de março de 2021, o Congresso manteve o veto. Com a situação dos transportes crítica em grande parte do País, havendo o risco de paralisação dos serviços, em 01º de abril de 2021, chefes dos executivos municipais, reunidos pela FNP (Frente Nacional de Prefeitos), apelaram para o presidente do Congresso, Senador Rodrigo Pacheco, a criação de uma MP (Medida Provisória) que estabeleça algum tipo de apoio à mobilidade urbana. Por conta própria, algumas cidades têm tentado encontrar alternativas para manter os serviços. Em 06 de abril de 2021, a Câmara Municipal de Porto Velho (RO) aprovou projeto de lei da prefeitura que prevê a isenção tarifária para todos os passageiros com a retomada gradativa da cobrança nos próximos meses até chegar ao valor de R$ 3,00 no fim do ano. A prefeitura informou, por meio de nota, que a intenção “é fomentar a utilização do serviço de transporte público pela população e, consequentemente, preservar o equilíbrio econômico-financeiro celebrado pelo contrato com a atual responsável pelo sistema, a JTP Transportes, Serviços, Gerenciamento e Recursos Humanos Ltda., empresa paulista que iniciou o atendimento na capital em outubro de 2020.” A cidade de Apucarana (PR) reduziu a tarifa de transporte coletivo em 1º de abril de 2021. O valor passou de R$ 3,60 para R$ 3. O município vai subsidiar a diferença, o que deve gerar um impacto de R$ 2,5 milhões. O valor reduzido vai até o dia 31 de dezembro de 2021. Com isso, a prefeitura acredita que será possível manter o sistema com a ampliação da frota para evitar aglomeração nos ônibus.

Vacinação em massa é a solução
Os empresários e gestores de companhias de transportes que responderam à pesquisa da CNT também acreditam que a solução para a crise econômica nos setor gerada pela pandemia passa pela vacinação em massa da população, aspecto sobre o qual a gestão Bolsonaro recebe críticas por desde o ano passado não se interessar por vacinas e até em declarações públicas menosprezar os imunizantes disponíveis, como a Coronvac, chamada pejorativamente de “Vachina” pelo presidente por ser desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac e por ter sido intermediada no Brasil por seu rival político, o governador de São Paulo, João Doria. De acordo com o Ministério da Saúde, de cada dez pessoas no Brasil, nove são imunizadas pela CoronaVac, distribuída pelo Instituto Butantan, do Estado de São Paulo A pesquisa da CNT mostra que a vacinação em massa, com 73,4% das respostas, é mais esperada pelos empresários de transportes que ações puramente econômicas como linhas de crédito e isenções de impostos federais. Cada empresário poderia escolher três respostas.

Pessimismo ainda impera
O empresário de transportes, em geral, está pessimista com a atual situação e não consegue prever quando o quadro vai melhorar, segundo a pesquisa. Segundo nota da CNT, o levantamento apresenta um alto percentual (97,0%) de respondentes que enfrentam prejuízos causados pela Covid-19 em seus negócios, sendo que, para mais da metade do total (53,4%), não é possível prever quando terminarão esses prejuízos; e somente 1,2% afirmou que os danos causados pela Covid-19 em suas empresas terminaram em 2020. A CNT ainda explicou que hoje, apenas 9,7% dos representantes do setor acreditam que o nível de faturamento já voltou ao patamar registrado antes da pandemia, enquanto a maior parte está com prejuízo financeiro (58,4%). Cerca de 43,4% das empresas que participaram da pesquisa solicitaram crédito a instituições financeiras. Dessas, 46,4% tiveram acesso a crédito negado, agravando o equilíbrio de operações e obrigações. Soma-se a esse panorama a piora no resultado das empresas no mês de março de 2021, quando 68,3% sofreram redução de demanda; 69,0%, de faturamento; 57,4%, de capacidade de pagamento; 44,7%, no quadro de empregados; e 41,2%, no tamanho da empresa, este último ilustrando a necessidade de possível venda de ativos para sua sobrevivência no mercado. Além disso, 52,4% das transportadoras responderam ter aumentado seu nível de endividamento. 
Fonte - Revista Ferroviária  08/04/2021
*https://diariodotransporte.com.br/2021/04/07/mais-de-50-das-empresas-de-transportes-no-brasil-avaliam-como-ruim-ou-pessima-a-atuacao-do-governo-federal-no-apoio-ao-setor-durante-a-pandemia-diz-pesquisa-da-cnt/

quarta-feira, 7 de abril de 2021

Terminais hidroviários de Barra Grande e de Maraú na Bahia passam por recuperação

Transporte hidroviário  🚢

Os equipamentos, muito utilizados por moradores e, principalmente, por turistas passam por recuperação na estrutura. O serviço é realizado pela Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra). O equipamento de Barra Grande está sendo ampliado e recuperado e um novo atracadouro é construído.
 
Da Redação
divulgação/Seinfra BA
Os terminais hidroviários de Barra Grande e de Maraú Sede, ambos localizados no município de Maraú, são considerados um dos mais importantes da Costa do Dendê. A região que recebe uma média de 758 mil visitantes por ano, segundo a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur). Os equipamentos, muito utilizados por moradores e, principalmente, por turistas passam por recuperação na estrutura. O serviço é realizado pela Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra). O equipamento de Barra Grande está sendo ampliado e recuperado e um novo atracadouro é construído. As obras também são feitas no píer fixo e no atracadouro já existente. Os serviços se encontram com 10% de execução. No terminal de Maraú, as ações estão em fase inicial. O píer fixo, o atracadouro flutuante e a passarela articulada para a travessia dos passageiros do sistema passam por requalificação. A previsão de conclusão de ambas é no segundo semestre deste ano. O investimento total é de R$ 2,1 milhões. O secretário estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, destaca mais obras que serão iniciadas em breve em terminais hidroviários baianos. “A construção do receptivo do Atracadouro de Camamu está em processo licitatório. A próxima etapa é a de contratação da empresa que vai realizar o serviço. O edital para a recuperação do Atracadouro de São Tomé de Paripe deve ser publicado ainda neste mês de abril”, ressalta o secretário.
Com informações da Secom BA  07/04/2021

Porto de Santos lança chamamento para implantação de túnel submerso entre Santos e Guarujá com ônibus e VLT

Infraestrutura 🚢  🚄 🚍

Projetos devem contemplar também a ampliação da capacidade das avenidas perimetrais portuárias em Santos e Guarujá. Proposta faz parte da privatização do Porto.Segundo nota da SPA, os estudos devem levar em conta as necessidades de mobilidade urbana entre os dois municípios do litoral paulista para atender pedestres, ciclistas, automóveis e transporte público (ônibus intermunicipal e VLT, por exemplo). 

Diário do Transportes
foto - ilustração/portodesantos.com
A Santos Port Authority (SPA) lançou nesta terça-feira, 06 de abril de 2021, o edital de chamamento público para doação de projetos visando à implantação e gestão do túnel submerso ligando Santos e Guarujá. Com base nestes projetos deve ser elaborado um edital de licitação específico para as obras ou então a construção vai ser incorporada à concessão do Porto. (veja mais abaixo) Segundo nota da SPA, os estudos devem levar em conta as necessidades de mobilidade urbana entre os dois municípios do litoral paulista para atender pedestres, ciclistas, automóveis e transporte público (ônibus intermunicipal e VLT, por exemplo). A Santos Port Authority (SPA), razão social Autoridade Portuária de Santos S.A., é uma empresa pública, de capital fechado, vinculada ao Ministério da Infraestrutura (Minfra), responsável por exercer as funções de autoridade portuária no âmbito do Porto Organizado de Santos. Segundo a empresa, as autorizações emitidas pela SPA devem ser publicadas no site do Porto de Santos (www.portodesantos.com.br ) no prazo de até 15 dias após o recebimento dos requerimentos. Uma vez autorizados, os participantes terão 120 dias para apresentar suas concepções à Autoridade Portuária. Na nota, o diretor-presidente da SPA, Fernando Biral, disse que considera a obra emblemática, tendo em vista a importância para a mobilidade urbana e para o Porto de Santos. “É um empreendimento de mobilidade urbana que, em conjunto com a ampliação da capacidade das avenidas perimetrais portuárias em Santos e Guarujá, exerce um grande efeito positivo nas condições de trafegabilidade de veículos entre as duas cidades. Garantirá maior segurança da navegação, comparado com a opção da balsa e das viagens de catraias, e um maior aproveitamento do canal de navegação, com consequente aumento da eficiência na operação portuária”. 

PRIVATIZAÇÃO
A construção do túnel faz parte das intenções do Governo Federal em conceder para a iniciativa privada para o Porto. O diretor de Desenvolvimento de Negócios e Regulação da SPA, Bruno Stupello, explicou que os projetos recebidos farão parte da modelagem da desestatização da SPA para que o túnel seja feito pelo futuro concessionário, conforme entendimento existente entre o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Ministério da Infraestrutura (Minfra). “O plano A é que o projeto seja investimento obrigatório do concessionário privado do Porto. Mas o processo pode ser desenvolvido separadamente se os estudos demonstrarem que há viabilidade técnica e econômica”, O procedimento de desestatização está sendo elaborado e a estimativa do Minfra é que o leilão ocorra em 2022. Além da melhoria da mobilidade urbana, o executivo disse que o túnel vai possibilitar que a operação dos navios se torne mais segura, já que o fluxo e o tamanho das embarcações aumentou. “Com o aumento do fluxo e do tamanho dos navios no canal de navegação, recém-homologado para embarcações de 366 metros, a perspectiva é de que no médio prazo haja uma redução de intervalo entre as manobras. O túnel submerso desempenhará um papel estratégico, contribuindo, sensivelmente, para garantir a segurança da navegação nesse novo cenário e uma boa relação entre o Porto e as cidades”, disse na nota. 

PARTICIPAÇÃO NO CHAMAMENTO
Podem participar do chamamento público para a doação dos projetos, pessoas físicas ou jurídicas, de direito público ou privado, nacionais ou estrangeiras, individualmente ou em consórcio. Os requerimentos de autorização deverão ser enviados à SPA por meio do endereço eletrônico chamamento.tunel@brssz.com e conter como assunto da mensagem “Chamamento Público para doações de estudos – Túnel Santos-Guarujá”. Os entes públicos ou privados autorizados poderão utilizar em seus projetos informações relacionadas aos estudos técnicos realizados pela empresa Desenvolvimento Rodoviário S/A (Dersa), em 2013, e fornecidos à SPA, mas estes dados não podem ser divulgados publicamente. “Os esclarecimentos acerca do chamamento devem ser solicitados à SPA em até 15 dias corridos, por meio de requerimento encaminhado ao endereço eletrônico chamamento.tunel@brssz.com . As respostas serão disponibilizadas a todos os interessados, por meio de publicação no site do Porto de Santos.” – explica a nota.
Fonte - ANPTrilhos  06/04/2021

terça-feira, 6 de abril de 2021

Horários do sistema Ferry-Boat Salvador/Itaparica

Boletins Informativo  - Transporte hidroviário  🚢 

O sistema Ferry-Boat que faz a travessia marítima entre Salvador e a ilha de Itaparica esta operando de  segunda a sexta-feira, com saídas a partir do Terminal São Joaquim as 5h30, 6h, 8h, 10h, 11h, 12h, 14h, 16h, 17h, 18h e 19h30; e a partir do Terminal Bom Despacho, 05:30h, 6h, 8h, 9h, 10h, 12h, 13h, 14h, 16h, 17h, 18h, 19:30h. Também como prevê o decreto o decreto 20.358 de 01/04 do Gov.do Estado o serviço estará fechado nos dias 10 e 11 de abril (sábado e domingo). A grade de horários permanecerá assim, de acordo com a publicação, enquanto durar a restrição de locomoção noturna e o funcionamento apenas de serviços essenciais determinados pelos Decretos Estaduais.


foto - ilustração/arquivo


Metrô de Salvador tem horário de operação alterado de 05 a 11 de abril

Boletim Informativo - Transportes sobre trilhos  🚇

O Metrô de Salvador tem horário de funcionamento alterado no período de 05 a 11 de abril. A operação do sistema nesse período será das 5h até as 20h30,obedecendo a decreto 20.369 editado pelo Gov. do estado da Bahia.


foto - ilustração/arquivo


segunda-feira, 5 de abril de 2021

Governo da Bahia volta a declarar estado de calamidade no estado

Boletim informativo  😷

O Governo do Estado da Bahia publicará na edição do Diário Oficial do Estado desta terça-feira (6) um novo decreto declarando estado de calamidade pública em todo o território em virtude da pandemia da Covid-19. Este é o terceiro decreto do tipo publicado pelo governo baiano para fins de prevenção e enfrentamento ao novo coronavírus. A medida autoriza a mobilização de todos os órgãos estaduais, no âmbito das suas competências. A publicação do decreto segue normativa do Ministério do Desenvolvimento Regional e viabiliza a liberação de recursos por parte do Governo Federal para que sejam aplicados nas medidas de prevenção, controle, contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública, a fim de evitar a disseminação da doença.


foto - ilustração/arquivo