sábado, 27 de julho de 2019

Tecnologia transforma a mobilidade nas cidades

Tecnologia/Mobilidade  🚗 🚌

Automóveis autônomos também já circulam nas vias de algumas cidades nos Estados Unidos e na Europa.Esse processo de inovação vai transformar as formas de ir e vir nas cidades. Combustível não poluente e inteligência artificial estão a transformar os meios de transporte.

Portogente
foto - ilustração/arquivo
Nova febre, os patinetes se juntam à diversidade de meios de mobilidade nas cidades.
Como a tecnologia e a inteligência artificial podem auxiliar a circulação das pessoas nos perímetros urbanos?
As patinetes que invadiram as ruas do mundo é um sinal da mudança de mobilidade urbana pela tecnologia. Esse processo de inovação vai transformar as formas de ir e vir nas cidades. Combustível não poluente e inteligência artificial estão a transformar os meios de transporte.
Automóveis autônomos também já circulam nas vias de algumas cidades nos Estados Unidos e na Europa. Todavia, viagens por Uber em veículos sem motorista foram suspensas por causa de um acidente com morte de um pedestre por um desses veículos no início do ano passado, em uma cidade americana.
Os carros conduzidos por motoristas terão características inteligentes para otimizar o seu papel como transporte. São compactos, eficientes no consumo de combustível e com muitas facilidades para o seu condutor. O GPS moderno, além do posicionamento, já fornece informações climáticas, de tráfego e otimiza trajeto.
A deficiência no veículo autônomo da Uber já está superada tecnologicamente. Hoje o veículo autônomo freia sem risco de colisão. Em breve teremos veículos sem motorista disputando espaço nas ruas da cidade com outros conduzidos por motorista. É o declínio do automóvel como predomina até hoje.
Fonte - Portogente  27/07/2019

Teatro em Itabuna é inaugurado com apresentações da Osba e Ivete

Arte & Cultura  🎦

Na inauguração do novo espaço, realizada pelo governador Rui Costa, a Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) e a cantora Ivete Sangalo deram as boas vindas aos amantes da música e da cultura, que ocupavam os 600 lugares, e aos profissionais que atuam no equipamento. 

Da Redação
foto - Manu Dias/Gov.BA
Uma nova era para a cultura do sul da Bahia começou na noite desta sexta-feira (26), quando foram abertas as cortinas do Teatro Municipal Candinha Dória, em Itabuna. Na inauguração do novo espaço, realizada pelo governador Rui Costa, a Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) e a cantora Ivete Sangalo deram as boas vindas aos amantes da música e da cultura, que ocupavam os 600 lugares, e aos profissionais que atuam no equipamento.
"O teatro está pronto para o uso da comunidade e já inaugurando com toda a força, com apresentações da Osba e de Ivete. Como há, evidentemente, uma limitação de pessoas dentro do teatro, haverá também uma festa aqui ao lado para que todos possam comemorar essa grande inauguração", afirmou Rui, que ainda assinou no palco uma ordem de serviço para recuperação do Centro de Cultura de Itabuna. 

foto - Manu Dias/Gov.BA
Neta de Candinha Dória, que dá nome ao teatro, a diretora do equipamento, Cláudia Dória, descreveu a noite como "emocionante. Minha avó foi uma pessoa que batalhou pela arte, foi precursora, coordenadora do centro de cultura até 91 anos de idade. Foi uma mulher que lutou pelo teatro na nossa cidade". Sobre o espaço, ela explicou que "a sala principal é recoberta com lã de rocha. Temos iluminação completa, um som muito bom. Itabuna não tinha nenhum teatro e hoje temos essa coisa maravilhosa, que é o Teatro Municipal Candinha Dória".
A entrega do teatro marca ainda os 109 anos de emancipação do município. Para o maestro da Osba, Carlos Prazeres, o momento é histórico na cultura baiana. "Só de chegar a este teatro, vê-lo por fora, a gente já ficou absolutamente extasiado. Eu fico muito honrado de fazer parte desse momento tão importante na Bahia. Eu acredito que essa é a verdadeira revolução, que permite que todos tenham acesso à cultura e à arte. Construir um teatro dessa grandeza em Itabuna, no interior, é algo que define um norte para esse país crescer".
Na plateia, a coordenadora de enfermagem do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Rafaela Caldas, 38 anos, revelou que era a primeira vez que assistia a uma apresentação no Teatro Municipal de Itabuna, que estava fechado há 10 anos. "Este novo teatro é um grande ganho tanto para as artes quanto para encontros científicos da nossa área. Para eventos culturais, a gente tinha que ir para Ilhéus ou até para Salvador. Agora, todos vão poder participar da parte cultural do município. Eu achei tudo muito lindo, tudo encantador, desde a entrada até aqui dentro. Tudo como de uma grande capital".
O equipamento também inspira novas gerações. Ana Clara Caldas e Ana Sofia Brito, ambas com 9 anos, fizeram uma apresentação de dança para os operários que trabalharam na obra. "Este teatro representa Itabuna. Itabuna está crescendo, eu também estou crescendo e, com esse teatro em Itabuna, eu também posso ser uma artista", disse Ana Sofia.

Projeto
foto - Manu Dias/Gov.BA
Com capacidade para receber diversos tipos de espetáculos, o Teatro Municipal Candinha Dória possui um amplo foyer e sistemas modernos de infraestrutura (iluminação, sonorização, acústica, ar-condicionado, etc.), prometendo se transformar em um dos principais cartões postais da cidade. As obras foram concluídas graças a um convênio firmado pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder), com a prefeitura para repasse dos recursos da ordem de R$ 30 milhões.
Com informações da Secom BA  26/07/2019

sexta-feira, 26 de julho de 2019

Elétricos são viáveis no Brasil?

Tecnologia  🚗 🚌

Os sinais são evidentes no País pela presença - maior a cada ano - de produtos e soluções em veículos, eletropostos e subsegmentos eletrificados, como patinetes e bicicletas, além de iniciativas de startups e importadoras que só fazem aumentar com a eletromobilidade.No quesito tecnologias, a eletrificação começa agora avançar para modais como a aviação. Não é de hoje que isso acontece. O programa SORA-e gerou o primeiro avião elétrico tripulado de dois lugares produzido na América Latina, que fez seu primeiro voo sobre São José dos Campos (SP) em 2015. 

RicardoTakahira - Portogente
foto - ilustração/arquivo
Em sintonia com a tendência mundial a evolução do transporte elétrico no Brasil pode ser dada como certa no contexto dos negócios relacionados à mobilidade, em toda a sua abrangência. Os sinais são evidentes no País pela presença - maior a cada ano - de produtos e soluções em veículos, eletropostos e subsegmentos eletrificados, como patinetes e bicicletas, além de iniciativas de startups e importadoras que só fazem aumentar com a eletromobilidade.
No quesito tecnologias, a eletrificação começa agora avançar para modais como a aviação. Não é de hoje que isso acontece. O programa SORA-e gerou o primeiro avião elétrico tripulado de dois lugares produzido na América Latina, que fez seu primeiro voo sobre São José dos Campos (SP) em 2015. Porém, atualmente grandes grupos do segmento anunciaram o início de atividades efetivas para o desenvolvimento de aeronaves elétricas tripuladas.
Possibilidades à parte é preciso considerar que a infraestrutura de recarga para a mobilidade terrestre está entre os desafios a que os veículos elétricos tenham seu uso intensificado no Brasil, na medida da necessidade de uma nação como a nossa, de dimensões continentais. A dificuldade é real, mas iniciativas como o Corredor Elétrico Sul, que estabelece condições de recarga entre Curitiba (PR) e Florianópolis (SC), já estão em prática com o objetivo da criação de uma malha de estações capaz de tornar viáveis as viagens em trechos de longos percursos intermunicipais e interestaduais.
A importância da criação de eletrovias é indiscutível, mas essa é apenas uma parte do complexo universo sinérgico que envolve a eletromobilidade no Brasil, onde, diga-se, faltam usuários. Ainda carecemos de medidas capazes de alavancar a introdução massiva de veículos leves e pesados propelidos por eletrificação na frota local. Nessa ótica o transporte público de passageiros e de cargas é o que se mostra mais propício à criação de rotas e ao uso de estrutura planejada. No entanto, a infraestrutura para recarga de baterias de uma frota de ônibus elétricos é outro desafio a ser resolvido, no mínimo quanto aos seus custos, implicações para o entorno e a própria manutenção do sistema.
Mundo afora, os países que decidiram pela adoção dos propulsores elétricos antes de nós ainda trabalham na tarefa de descobrir soluções locais para fazer do elétrico um negócio rentável. É assim que deve ser. Soluções são sempre o melhor que se pode fazer por um determinado tempo, até que novas saídas sejam necessárias. Enquanto o governo alemão introduziu bônus ambiental para fomentar a compra de carros elétricos para alcançar a meta de 1 milhão de veículos no país até 2020, a qual está longe de conseguir, a Noruega ostenta a maior concentração mundial de carros elétricos em relação ao número de habitantes.
Por aqui a cadência é outra, e as oportunidades também. São imperativas neste momento a discussão, atualização e análise do estado da arte do mercado com as novas iniciativas e lançamentos, perante o panorama industrial e econômico, a política industrial representada no ROTA 2030 e o envolvimento do setor elétrico em projetos e modelos de negócio para eletromobilidade no País. Esse será basicamente o foco do Simpósio SAE BRASIL de Veículos Elétricos e Híbridos, agendado para 13 de agosto, em São Paulo.
Enquanto isso, o movimento brasileiro rumo à eletromobilidade segue seu curso. Duas montadoras presentes no País instalaram suas manufaturas de VE’s por aqui, uma para a fabricação de veículos leves (híbridos-etanol flexfuel) e outra para pesados - ônibus (híbrido-elétrico flexfuel), e caminhão (puro elétrico), já em operação em uma distribuidora de bebidas parceira no projeto. Sim, os elétricos são viáveis no Brasil.
*RicardoTakahira, chairperson do 8º Simpósio SAE BRASIL de Veículos Elétricos e Híbridos, é engenheiro eletricista, consultor sênior na Research & Technology, sócio fundador da Startup Key Advanced Technology, professor Universitário de Pós graduação na Facens e no Instituto Mauá de Tecnologia, nas cadeiras de Veiculos Elétricos, Mobilidade e Conectividade, tendo prestado serviços para o Projeto de Cooperação Internacional em Eletromobilidade em Brasília em parceria com ministérios.
Fonte - Portogente  26/07/2019

Governadores do Nordeste se reúnem em Salvador na segunda-feira

Política  🔍

Estão na pauta da reunião, marcada para começar às 8h30, no Centro de Operações e Inteligência (COI), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), o incremento da oferta de serviços de saúde e o processo único de compras para os estados, entre outros assuntos.

Da Redação
foto - ilustração
Os nove governadores do Nordeste estarão reunidos em Salvador, na próxima segunda-feira (29), em mais uma reunião do Consórcio Nordeste, entidade que reúne os gestores da região e que tem Rui Costa como presidente.
Estão na pauta da reunião, marcada para começar às 8h30, no Centro de Operações e Inteligência (COI), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), o incremento da oferta de serviços de saúde e o processo único de compras para os estados, entre outros assuntos. A reunião também marcará a formalização do Consórcio Nordeste.
Com informações da Secom BA  26/07/2019

Sistema Ferry-Boat opera normalmente nesta sexta(26) a travessia entre Salvador e Itaparica

Travessia marítima  🚢

Nesta sexta (26) o sistema Ferry-Boat que opera a travessia marítima entre Salvador e a ilha de Itaparica mantém em serviço as embarcações, Zumbi dos Palmares, Ivete Sangalo, Dorival Caymmi e Pinheiro, com saídas nos horários regulares (de hora em hora). 

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
A ITS, administradora do sistema Ferry-Boat que opera a travessia marítima entre Salvador e a ilha de Itaparica, informa que estão em serviço as embarcações, Zumbi dos Palmares, Ivete Sangalo, Dorival Caymmi e Pinheiro, com saídas nos horários regulares (de hora em hora). A embarcação Rio Paraguaçu está de reserva e poderá realizar viagens a qualquer momento quando for necessário. O movimento tem fluxo é tranquilo para veículos e passageiros nos dois terminais, São Joaquim e Bom Despacho. O embarque de caminhões e veículos pesados é normal, com fluxo sem filas.
Os usuários do sistema para maior comodidade dispõe do sistema Hora Marcada disponível para reservas no site da ITS, www internacionaltravessias.
Para mais informações os usuários poderão entrar em contato pelo Tel. 0800 028 2723
Com informações da ITS  26/07/2019

Iniciadas obras de requalificação da Avenida dos Holandeses em São Luis MA

Infraestrutura  🚗  🚌

A obra vai permitir melhorias na mobilidade urbana entre os municípios da Grande Ilha (São Luís, Raposa, Paço do Lumiar e São José de Ribamar) possibilitando a implantação do BRT (Ônibus de Trânsito Rápido) que vai diminuir em até 40 minutos o deslocamento entre os municípios.

Da Redação
divulgação/Gov.do Maranhão
O presidente da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), Lawrence Melo e equipe visitaram o Marco Zero das obras de requalificação da Avenida dos Holandeses.
A obra vai permitir melhorias na mobilidade urbana entre os municípios da Grande Ilha (São Luís, Raposa, Paço do Lumiar e São José de Ribamar) possibilitando a implantação do BRT (Ônibus de Trânsito Rápido) que vai diminuir em até 40 minutos o deslocamento entre os municípios.
O BRT vai funcionar em sistema binário, com corredores de mão dupla e corredores de sentido único. Com tecnologia embarcada, os usuários saberão a hora que o ônibus vai passar e ainda terão trânsito livre, visto que os sinais sempre estarão verdes para o BRT.
“Essa obra de mobilidade urbana na Grande Ilha de São Luís vai mudar a vida de milhares de maranhenses que necessitam do transporte público. Vamos criar um novo corredor de transporte e desafogar o trânsito em várias áreas da capital, dando opção para os maranhenses que necessitam se deslocar rumo ao centro da cidade”, disse Lawrence Melo, presidente da MOB.
A previsão de entrega da obra de requalificação da Avenida dos Holandeses e a implantação do BRT é junho de 2021.

Extensão da Litorânea
Primeira etapa do grande projeto de mobilidade urbana, a obra de prolongamento da avenida Litorânea compreende 1.800 metros de extensão e atualmente está na fase de construção dos pilares das pontes sobre o Rio Pimenta e Rio Claro, além de drenagem profunda e terraplenagem.
A previsão de entrega do novo trecho da Avenida Litorânea, que está cumprindo todos os prazos de execução, é dezembro de 2019.
Com informações do Gov. do Maranhão  25/07/2019

quinta-feira, 25 de julho de 2019

ONU convoca todos os níveis de governo a combater poluição do ar e mudanças climáticas

Meio Ambiente/Sustentabilidade  🌆

A ONU lançou nesta semana a ‘Iniciativa Ar Limpo’, que chama governos nacionais e subnacionais a comprometer-se em alcançar uma qualidade do ar segura para os cidadãos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada ano, a poluição do ar causa 7 milhões de mortes prematuras.

Revista Amazônia
foto - ilustração/arquivo
Em preparação para a Cúpula de Ação Climática de 2019, a ONU, a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e a Coalizão Clima e Ar Limpo anunciaram na terça-feira (23) uma nova inciativa para mobilizar países a combater a poluição do ar e o aquecimento global.
A Iniciativa Ar Limpo chama governos nacionais e subnacionais a comprometer-se em alcançar uma qualidade do ar que seja segura para os cidadãos. O projeto também convoca os governos a alinhar as suas políticas de mudanças climáticas e de poluição do ar até 2030.
De acordo com a OMS, a cada ano, a poluição do ar causa 7 milhões de mortes prematuras. Desses óbitos, 600 mil são de crianças. Segundo o Banco Mundial, a poluição do ar custa à economia global estimados 5,11 trilhões de dólares em perdas sociais. Nos 15 países com os maiores volumes de emissões de gases do efeito estufa, os impactos de saúde da poluição do ar são estimados a um custo de mais de 4% do Produto Interno Bruto (PIB).
O cumprimento do Acordo de Paris sobre mudanças climáticas poderia salvar mais de 1 milhão de vidas por ano até 2050. No marco dos esforços para alcançar as metas do acordo, a redução da poluição do ar, por si só, geraria benefícios de saúde estimados em 54,1 trilhões de dólares — o que equivale aproximadamente ao dobro das despesas com mitigação.

Governos em todos os níveis podem aderir à Iniciativa Ar Limpo por meio do compromisso com ações específicas, como:
-Implementar políticas de qualidade do ar e mudança climática que permitam alcançar os valores do --Guia de Qualidade do Ar Ambiente da OMS;
-Implementar políticas de mobilidade elétrica e sustentável, bem como ações com o intuito de gerar impactos decisivos nas emissões do transporte rodoviário;
-Calcular o número de vidas que são salvas, os ganhos de saúde para as crianças e para outros grupos vulneráveis e os custos evitados para os sistemas de saúde devido à implementação dessas políticas;
-Monitorar progressos, compartilhar experiências e as melhores práticas por meio de uma rede internacional apoiada pela Plataforma de Ação Breathelife.

O anúncio da Iniciativa Ar Limpo foi feito na terça-feira, em Nova Déli, na Índia, pelo enviado especial do secretário-geral da ONU para a Cúpula de Ação Climática, o embaixador mexicano Luis Alfonso de Alba. A divulgação do projeto aconteceu após dois dias de reuniões com representantes de governos, empresas e sociedade civil.
“A crise climática e a crise da poluição do ar são causadas pelos mesmos fatores e devem ser combatidas por ações conjuntas. Os governos, em todos os níveis, têm tanto uma necessidade urgente quanto uma oportunidade urgente, não apenas de enfrentar a crise climática, mas também de melhorar a saúde e salvar as vidas de milhões de pessoas em todo o mundo, ao mesmo tempo em que fazem progresso nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável“, afirmou Alba.
“Chamamos governos em todos os níveis a apresentar-se à altura desse desafio e a trazer compromissos poderosos e planos concretos para a Cúpula de Ação Climática.”
“Tedros Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, lembrou que “nove em cada dez pessoas globalmente respiram um ar que não é adequado ao consumo humano”.
“Precisamos concordar, sem equívocos, com a necessidade de um mundo livre da poluição do ar. Precisamos que todos os países e cidades se comprometam a cumprir os padrões da OMS de qualidade do ar”, enfatizou o dirigente.
“A Cúpula Climática do secretário-geral este ano será uma oportunidade importante para assegurar compromissos sólidos e investimentos em intervenções comprovadas para (promover) sistemas de saúde resilientes ao clima e (realizar ações também) no monitoramento e implementação de políticas sobre a qualidade do ar.”
O secretário-geral da ONU, António Guterres, convocou a Cúpula de Ação Climática para 23 de setembro, em Nova Iorque, e chamou líderes de governos, empresas e sociedade civil a trazer ações ousadas e uma ambição muito maior para os debates.
A Iniciativa Ar Limpo foi desenvolvida como parte da Área de Impulsionadores Sociais e Políticos de Ação, da Cúpula de Ação Climática. Essa área é liderada pela ONU, pelos governos do Peru e Espanha, pelo Departamento das Nações Unidas de Assuntos Econômicos e Sociais e pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).
O chamado para melhorar a qualidade do ar é parte de um movimento mais amplo para canalizar mecanismos sociais e políticos, a fim de melhorar a saúde das pessoas, reduzir desigualdades, promover a justiça social e maximizar as oportunidades de trabalho decente para todos, ao mesmo tempo em que se protege o clima para as gerações futuras.
Na Cúpula de Ação Climática, a coalizão para os Impulsionadores Sociais e Políticos vai se comprometer com um futuro mais saudável e mais seguro para todos e chamar governos e instituições a se comprometer com ações pela saúde.
Fonte - Revista Amazônia  25/07/2019

Lições da Bastilha

Ponto de Vista  🔍

A prática da escravidão e da servidão era legal, legitimada e moralmente aceita pelas sociedades e foi elemento constitutivo em quase todas elas ao longo da história.Somente no século XVIII, ou seja, muito recentemente, alguns movimentos foram capazes de promover mudanças na estrutura social que possibilitaram, do ponto de vista formal, a afirmação universal dos princípios da liberdade e da igualdade entre todos os seres humanos.Decorridos pouco mais de 200 anos do movimento francês, parece que as sociedades ainda não conseguiram assimilar o exato significado e a importância daquelas conquistas.

Edi Aparecido Trindade* - Portogente

Há cerca de 10.000 anos o ser humano começou a vivenciar um momento importante no que diz respeito à sua organização social. O domínio das técnicas de plantio e a domesticação de animais foi permitindo a sua fixação e o consequente fim da vida nômade. A Revolução Agrícola criou as condições para o surgimento do que chamamos de civilização: uma estrutura social cada vez mais complexa e que possibilitou a transformação da existência humana em todos os seus aspectos.
Um ponto importante a ser destacado sobre a trajetória humana desde então é que ela não ocorreu de forma linear entre todos os povos que foram, progressivamente, ocupando o globo terrestre. As características e as particularidades de cada região apresentaram diferentes desafios para cada grupo humano, resultando em distintas formas de organização social e, consequentemente, em estruturas culturais absolutamente diversas.
Entretanto, um traço comum em todos os povos foi a prática generalizada da escravidão e da servidão. Pelas mais diversas razões ou sob as mais variadas justificativas, alguns grupos, controladores ocasionais de algum tipo de poder, sentiam-se no direito e tinham força para submeter outros grupos ao seu domínio. Por mais paradoxal que possa parecer, a civilização criou condições para impedir o exercício da liberdade de uma boa parte dos indivíduos.
A prática da escravidão e da servidão era legal, legitimada e moralmente aceita pelas sociedades e foi elemento constitutivo em quase todas elas ao longo da história. Tornou-se uma relação social naturalizada apesar de todos os movimentos de resistência e enfrentamento levados a cabo pelos grupos atingidos diretamente por ela ou por outros grupos que condenavam tais práticas.
Somente no século XVIII, ou seja, muito recentemente, alguns movimentos foram capazes de promover mudanças na estrutura social que possibilitaram, do ponto de vista formal, a afirmação universal dos princípios da liberdade e da igualdade entre todos os seres humanos. Sem entrar no mérito do aspecto formal e do aspecto real, é preciso destacar que foram necessários aproximadamente 10.000 anos para que a humanidade entendesse que era preciso eliminar dos seus ordenamentos legais a anuência à exploração e degradação das pessoas.
Entre os movimentos daquele século, a Revolução Francesa se destaca como um dos mais importantes. Influenciada pelos ideais iluministas, esta revolução guiou-se pela conquista da Liberdade, Igualdade e Fraternidade. "São esses os direitos que vão sintetizar a natureza do novo cidadão e essas as palavras de ordem dos que se amotinaram contra as opressões das quais há século padeciam" (ODALIA, Nilo. Revolução Francesa: a liberdade como meta coletiva. In: PINSKY, Jaime & PINSKY, Carla Bassanezi (org.). História da Cidadania. SP. Contexto. 2008. p. 163).
A tomada da Bastilha (uma fortaleza usada como prisão), em 14 de julho de 1789, constituiu-se como um marco do movimento francês. A partir de então, o curso em direção às mudanças tornou-se irreversível e, no dia 26 de agosto, a Assembleia Nacional aprovou a Declaração dos Direitos do Homem e Cidadão, cujo artigo 1º estabelece que "Os Homens nascem e são livres e iguais em direitos. As distinções sociais só podem fundamentar-se na utilidade comum".
Naturalmente que a Revolução Francesa não é um fato isolado. Ela se insere em um longo processo de lutas pelas garantias à dignidade humana e é uma das referências mais significativas para a construção dos Direitos Humanos. Ainda que por si só insuficientes, foi naquele momento que definitivamente se consolidou no ordenamento jurídico que todos devem ser livres e tratados com igualdade, abrindo caminho para a luta por mecanismos mais amplos de proteção ao ser humano.
Decorridos pouco mais de 200 anos do movimento francês, parece que as sociedades ainda não conseguiram assimilar o exato significado e a importância daquelas conquistas. Vários acontecimentos no mundo todo têm passado a ideia de que práticas antigas de intolerância e discriminação são naturais. Certamente, ainda temos um longo caminho a ser percorrido para construir uma sociedade mais justa, mas um passo fundamental para essa jornada é a aceitação das nossas diferenças.
*Edi Aparecido Trindade é Mestre em Economia Social e do Trabalho. Professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie Campinas
Fonte - Portogente    25/07/2019

quarta-feira, 24 de julho de 2019

BiblioMetrô celebra Dia do Escritor com lançamento de livro e recital poético nesta quinta-feira (25)

Arte&Cultura  🚇

O evento que é promovido pela CCR Metrô Bahia em parceria com a UBESC – União Baiana de Escritores, acontecerá a partir das 18h, e contará com recital poético e com a presença do escritor Roberto Leal que fará uma sessão de autógrafos no local. O espaço multicultural é aberto ao público e está localizado na Estação Acesso Norte de Metrô.

Da Redação
Divulgação/CCR Metrô Bahia
Para celebrar o Dia do Escritor, lembrado na próxima quinta-feira (25), a BiblioMetrô será palco para o lançamento do livro Letras Pretas Cruas & Nuas e da revista Literatura Òmnira. O evento que é promovido pela CCR Metrô Bahia em parceria com a UBESC – União Baiana de Escritores, acontecerá a partir das 18h, e contará com recital poético e com a presença do escritor Roberto Leal que fará uma sessão de autógrafos no local. O espaço multicultural é aberto ao público e está localizado na Estação Acesso Norte de Metrô.
O livro "Letras Pretas Cruas & Nuas" - Poesias com Luta e Contos de Amor, do jornalista, escritor e editor Roberto Leal, é uma obra literária ambientada em Angola e Cabo Verde que traça uma trajetória de luta dentro de uma poesia às vezes revolucionária e outras vezes patriótica e amável saudando a Mãe África. A obra também traz contos de amor vividos com a mulher africana, de caráter forte e de enredo afável e amada de várias formas e despida de todos os preconceitos, dentro de uma linguagem vivida nos prazeres do Amor. O livro tem apresentação dupla, do professor, jornalista, filosofo e escritor soteropolitano Germano Machado (in memoriam) e do jornalista e escritor Valdeck Almeida de Jesus, orelhas do poeta angolano Ismael Farinha e capa do artista plástico cabo-verdiano Moustafa Assem.
A revista de Literatura Òmnira é uma homenagem ao mestre Germano Machado, com capa do artista plástico angolano Elias Jamba Sanjelembi. Na publicação, textos e poesias de baianos como o presidente da Academia de Letras da Bahia, Joaci Góes, e outros autores brasileiros, portugueses e africanos.

Com informações da CCR Metrô Bahia  24/07/2019

Iniciada segunda edição da Festa Literária de Ilhéus

Arte&Cultura  📖

A programação segue até sexta-feira (26).Presente no evento, a secretária de Cultura do Estado, Arany Santana, destacou que o tema da festa é rico e importante pelo momento em que o país está passando. "Diante do avanço, das conquistas que nós mulheres estamos passando ao longo do tempo, ainda encontramos resistência e dificuldade.

Da Redação
foto - FPC
A 2° Festa Literária de Ilhéus começou na noite desta terça-feira (23), com o tema 'O feminino e a leitura do mundo'. Na abertura, a jornalista e influenciadora digital Maíra Azevedo, a Tia Má, dividiu o palco com a jornalista Flávia Oliveira. A programação segue até sexta-feira (26).
Presente no evento, a secretária de Cultura do Estado, Arany Santana, destacou que o tema da festa é rico e importante pelo momento em que o país está passando. "Diante do avanço, das conquistas que nós mulheres estamos passando ao longo do tempo, ainda encontramos resistência e dificuldade. Abordar a mulher no campo da literatura é extraordinário e fundamental", afirmou.
Também participaram da solenidade a secretária de Tecnologia, Ciência e Inovação, Adélia Pinheiro; o prefeito do município, Mário Alexandre; o diretor-geral da Fundação Pedro Calmon (FPC), Zulu Araújo; o vice-reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Elias Lins; e o presidente da academia de Letras de Ilhéus, André Luiz Rosa.
Na ocasião, Tia Má garantiu que "a literatura é feminina, porque somos nós que lemos. As mulheres têm as melhores histórias". Ela também anunciou que está escrevendo seu primeiro livro, com o tema 'como educar uma criança negra numa sociedade racista'. Para a influenciadora digital, a literatura transforma vidas. "Eu tive que entender muito cedo que vivia num ambiente machista e racista e a literatura que me mostrou essa realidade. A literatura não está apenas na academia, existem várias formas de ler", garantiu Maíra.
O diretor-geral da FPC aproveitou a oportunidade para parabenizar os parceiros envolvidos e reforçar o papel da leitura como "ferramenta essencial para o combate da violência. A literatura é um instrumento de paz", concluiu Zulu Araújo.
A Festa Literária de Ilhéus integra dois grandes eventos literários já consagrados na região: a 7ª Feira do Livro da Uesc e o IV Festival Literário de Ilhéus (Flios). É uma co-realização entre a Editora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Editus), a Secretaria Municipal de Cultura, a Academia de Letras de Ilhéus (ALI) e a Fundação Pedro Calmon.
O objetivo do evento é somar esforços para oferecer uma programação diversificada e promover uma maior participação e envolvimento da comunidade regional.
Com informações da Secom BA  24/07/2019

Sistema Ferry-Boat Salvador/Itaparica opera nesta quarta (24) com 04 embarcações

Travessia Marítima  🚢

A Travessia Marítima entre Salvador e a Ilha de Itaparica conta nesta quarta (24) com 04 embarcações em operação: Zumbi dos Palmares, Ivete Sangalo, Dorival Caymmi e Pinheiro, com saídas nos horários regulares (de hora em hora). 

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
A Internacional Travessias Salvador, administradora do sistema Ferry-Boat, que opera a Travessia Marítima entre Salvador e a Ilha de Itaparica mantem em operação nesta quartq (24) as embarcações Zumbi dos Palmares, Ivete Sangalo, Dorival Caymmi e Pinheiro, com saídas nos horários regulares (de hora em hora). A embarcação Anna Nery está em stand by e poderá realizar viagens a qualquer momento. Neste momento, o fluxo é tranquilo para veículos e pedestres nos dois terminais, São Joaquim e Bom Despacho.As informações são da ITS(Internacional Travessias Salvador) empresa que opera e administra a concessão do sistema de transportes aquaviário.
Além das passagens que podem ser adquiridas nos terminais antes do embarque,os condutores de veículos podem verificar a disponibilidade de vagas e fazer a sua reserva antecipada através do sistema Hora Marcada através do site da empresa - internacionaltravessias. com.br. - com até 30 dias de antecedência.
Mais informações através do SAC pelo Tel 0800 028 2723 ou através do e-mail demandastravessias@sollobrasil.com.br
Com informações da ITS 24/07/2019

Governo do Estado debate novos modelos de negócios para Estaleiro Enseada em Magagojipe

Infraestrutura/Logística  🚢

Entre as possibilidades, a utilização do equipamento como terminal de granéis líquidos, para a fabricação de torres eólicas, desmonte de grandes navios e manutenção de embarcações, além do uso como porto para o escoamento de grãos. "Temos um potencial gigantesco para ser indutor de desenvolvimento regional. Essa foi nossa visão quando decidimos implantar o estaleiro mais moderno do Brasil", destacou o presidente do empreendimento.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
A reativação do Estaleiro Enseada, localizado em Maragojipe, no Recôncavo Baiano, foi discutida nesta terça-feira (23), na Secretaria do Planejamento do Estado (Seplan), em Salvador. Durante a reunião, os secretários do Planejamento, Walter Pinheiro, e de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, além do presidente do estaleiro, Maurício Almeida, representantes da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) e de outras secretarias debateram a possibilidade de novos modelos de negócios para o empreendimento.
Entre as possibilidades, a utilização do equipamento como terminal de granéis líquidos, para a fabricação de torres eólicas, desmonte de grandes navios e manutenção de embarcações, além do uso como porto para o escoamento de grãos. "Temos um potencial gigantesco para ser indutor de desenvolvimento regional. Essa foi nossa visão quando decidimos implantar o estaleiro mais moderno do Brasil", destacou o presidente do empreendimento.
Ainda de acordo com Almeida, a crise na construção naval brasileira, nos últimos três anos, abriu possibilidades para novos modelos de negócios. "Acho que essa nova visão, em parceria com o Governo da Bahia, para atuar como desenvolvedor daquela região, vai favorecer a chegada de outras indústrias",acrescentou.
Pinheiro ressaltou o estaleiro como um espaço privilegiado e pronto pra ser um grande canteiro de obras e também uma unidade de produção. "A partir das prospecções que fizemos com algumas empresas, na Espanha, podem ser fabricadas torres e pás eólicas no local, por exemplo. Também com o envolvimento da Fieb, estamos buscando alternativas não somente para atração de investimentos como também para a viabilização da retomada do Estaleiro que, somando Salvador e Rio de Janeiro, já teve mais de 12 mil empregados".
Para Cavalcanti, o enseada é um investimento feito por grupos privados dentro de uma política do Governo Federal de incentivo à indústria da construção naval. "Infelizmente, esta política está sendo desmontada e o Governo do Estado está discutindo, com os investidores, alternativas para o uso da área, já que eles possuem registro e licença ambiental para operar como terminal portuário privativo, tancagem de combustível e terminal regaseificação, por exemplo", afirmou.
Em um terreno próprio, com dois milhões de metros quadrados de área e capacidade de processar 108 mil toneladas de aço por ano, o Estaleiro Enseada é considerado não somente o maior do país, como também o mais moderno. Com investimento privado de R$ 3,2 bilhões e tecnologia Kawasaki Heavy Industries, o estaleiro foi implantado estrategicamente às margens do Paraguaçu, gerando emprego e renda para a região do Recôncavo Baiano, nos anos em que permaneceu ativo.
Com informações da Seinfra BA  24/07/2019

Trecho da Via Expressa será interditado para obras do VLT

Transportes sobre trilhos  🚄

A intervenção é necessária para realizar serviços de drenagem do Riacho Maceió, que fazem parte das obras do VLT Parangaba-Mucuripe. Para executar o serviço, as duas faixas da via no sentido Sertão-Praia serão interditadas

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
Os motoristas que trafegam pela Via Expressa, no sentido Sertão-praia, deverão ficar atentos a um desvio de tráfego que será implantado nas proximidades da Estação Mucuripe do VLT, a partir desta quinta-feira (25). A intervenção é necessária para realizar serviços de drenagem do Riacho Maceió, que fazem parte das obras do VLT Parangaba-Mucuripe.
Para executar o serviço, as duas faixas da via no sentido Sertão-Praia serão interditadas. Os veículos deverão circular por uma faixa do sentido oposto (Praia-Sertão), que será utilizada como desvio. A outra faixa continuará com o fluxo Praia-Sertão. A previsão é que o serviço no trecho seja concluído em 30 dias.

VLT
O VLT está operando de forma assistida, com transporte de passageiros e sem cobrança de tarifa, da Estação Parangaba à Estação Papicu, de ‪6 da manhã‬ às 13 horas e ‪de 16h40‬ ‪às 20h‬, de segunda a sábado. No total, o modal percorre cerca de 10,8 km nesse trecho, passando por 8 estações, das dez previstas no projeto. São elas: Parangaba, Montese, Vila União, Borges de Melo, São João do Tauape, Pontes Vieira, Antônio Sales e Papicu. O restante do trecho, incluindo as duas últimas estações (Mucuripe e Iate), segue em fase final de conclusão.
Com informações da Seinfra CE  24/07/2019

Luta contra a MP 881

Ponto de Vista   🔍

Já a classifiquei de “caldeirão da bruxa” tal a quantidade e a disparidade de ingredientes malévolos que a MP 881 contém. Para dar um exemplo só agora a mídia grande descobriu que entre seus artigos há o que libera os jogos nas corridas de cavalo. Eu mesmo, quando tentei resenhá-la, subestimei a quase completa proibição de fiscalizações das atividades empresariais, fiscalizações trabalhistas, ambientais e todas as outras.

João Guilherme Vargas Netto* - Portogente
João G.V.Neto
Um dos exemplos fortes da confusão que se procura causar em nossas fileiras é a MP 881, dita da “liberdade econômica” e que deverá ser votada logo após terminarem os trâmites da deforma previdenciária na Câmara dos Deputados e no Senado.
Já a classifiquei de “caldeirão da bruxa” tal a quantidade e a disparidade de ingredientes malévolos que ela contém.
Para dar um exemplo só agora a mídia grande descobriu que entre seus artigos há o que libera os jogos nas corridas de cavalo. Eu mesmo, quando tentei resenhá-la, subestimei a quase completa proibição de fiscalizações das atividades empresariais, fiscalizações trabalhistas, ambientais e todas as outras.
Para enfrentar com seriedade o “caldeirão da bruxa” sugiro a hierarquia seguinte de ações que se casam com todas as iniciativas já propostas pelas Centrais Sindicais:
1 - Identificar em cada base, em cada setor, em cada categoria os cinco pontos negativos da Medida Provisória, aqueles que mais agridem os trabalhadores, as trabalhadoras e a ação sindical, bem como os que os desguarnecem de proteção social e sindical;
2 - Referendar nas bases respectivas esta percepção de negatividade obtendo por meio de assembleias e mobilizações a aprovação de um programa mínimo de resistência que reforce a ação das direções;
3 - Mandatadas assim e articuladas entre si as direções devem procurar, desde já, deputados e senadores sensíveis às nossas posições capazes de relacionar os pontos contestados a outros, de interesses diversos, capazes de derrotar aqueles da Medida Provisória lesivos a uma coalizão de nossos interesses.
Registre-se que não será fácil esta luta porque além de “caldeirão da bruxa” a Medida Provisória é uma chuva de granizo disparatada que cai em nossa lavoura já prejudicada pela seca de votos.
*João Guilherme Vargas Netto é analista político
Fonte - Portogente  24/07/2019

terça-feira, 23 de julho de 2019

Seinfra lança licitação para construção de passarelas sobre linha do VLT Parangaba-Mucuripe

Transportes sobre Trilhos  🚄

O edital prevê a construção de passarelas nos seguintes pontos: na altura da rua Paulo Firmeza (São João do Tauape); na altura da rua Eduardo Garcia (Papicu); ao lado do túnel da Av. Alberto Sá (Papicu); e na Av. Vicente de Castro (Abolição), próximo à Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (Mucuripe).

Da Redação
divulgação/Seinfra CE
A Secretaria da Infraestrutura do Ceará abriu licitação para a construção de mais quatro passarelas sobre os trilhos do VLT Parangaba-Mucuripe, no trecho entre os bairros São João do Tauape e Mucuripe. O edital foi publicado nesta segunda-feira (22) e a abertura de propostas está marcada para o dia 12 de agosto, às 09:30h, na Comissão Central de Concorrência da Procuradoria Geral do Estado – PGE.
O edital prevê a construção de passarelas nos seguintes pontos: na altura da rua Paulo Firmeza (São João do Tauape); na altura da rua Eduardo Garcia (Papicu); ao lado do túnel da Av. Alberto Sá (Papicu); e na Av. Vicente de Castro (Abolição), próximo à Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (Mucuripe).
“A construção dessas passarelas atende a demandas das comunidades próximas ao VLT. O Governo do Estado mantém um diálogo permanente com os moradores e, com o avanço da obra, o projeto foi ajustado, e decidimos incluir esses quatro equipamentos, para dar mais comodidade e segurança a essas pessoas que moram próximo da linha e precisam atravessar de um lado para outro, para ter acesso a serviços de saúde, educação e transporte, por exemplo”, explica o Secretário da Infraestrutura, Lucio Gomes.
O projeto original previa a construção de três passarelas. Duas delas, ao lado das estações Pontes Vieira e Papicu, estão prontas, e a terceira, ao lado da estação Mucuripe, está em fase de conclusão. Nos outros pontos do VLT, a travessia de pedestres é garantida por dentro das estações e nas diversas passagens de nível existentes ao longo do trecho. Além das referidas acima, uma outra passarela está em fase de conclusão, facilitando a travessia do Riacho São João do Tauape, na ligação à Comunidade Maravilha, nas proximidades da BR-116.

Mais serviços
A licitação prevê, ainda, serviços de colocação de gradil na faixa de domínio da ferrovia; além da proteção de calçadas no túnel da Av. Borges de Melo. O valor estimado no edital é de R$ 10,3 milhões.
Com informações da Seinfra CE 23/07/2019

Os argumentos de quem defende a ponte e de quem defende o túnel

Infraestrutura  🌉  🚗  🚚

O projeto da ponte da Ecovias que liga as duas margens do Porto de Santos (SP) vem recebendo críticas sobre os possíveis impactos ocasionados. Entre eles estão os danos à natureza, limitações ao futuro do porto e do aeroporto civil, além da real contribuição à sociedade.

Márcia Costa* - Portogente
foto - Marcia Costa/Portogente
Especialistas, Ecovias e Codesp falam prós e contras das duas propostas que impactariam Porto de Santos e sociedade.
O projeto da ponte da Ecovias que liga as duas margens do Porto de Santos (SP) vem recebendo críticas sobre os possíveis impactos ocasionados. Entre eles estão os danos à natureza, limitações ao futuro do porto e do aeroporto civil, além da real contribuição à sociedade.
A concessionária afirmou que o projeto não tem vocação para a mobilidade urbana, mas atenderia ao fluxo de veículos do Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI) e do Porto de Santos, unindo a Anchieta à rodovia Cônego Domênico Rangoni e serviria também de alternativa à Baixada Santista. “Não elimina a balsa, apenas reduz o seu volume. A ponte contribui para a mobilidade urbana, mas foca e agrega à mobilidade logística, que é, na verdade, a vocação dela", argumentou Rui Klein, presidente da Ecovias.
Do outro lado, o setor portuário aponta os prejuízos que o projeto pode trazer ao desenvolvimento econômico, já que há planos de expansão do porto em andamento. Por isso, defende a construção de um túnel.
O engenheiro Tarcísio Barreto Celestino, professor doutor da Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo e presidente da International Tunnelling and Underground Space Association (ITA), afirma que a proposta da ponte não atende à demanda urbana de quase um século por uma travessia para pedestres, ciclistas, automóveis, caminhões. “Cerca de 20 mil veículos atravessavam pela balsa antes da crise econômica. No mundo todo ferry boats já foram solucionados com travessia seca, evitando atrasos, acidentes, mortes, colisões entre balsa e navio, que é motivo de tristeza.”
Para o especialista, existem outras demandas de ligação pelo mar no estuário, e outras soluções são necessárias. “Além da demanda urbana há a demanda rodoviária e portuária de caminhões de contêiner que precisam ir da margem de Santos à margem de Guarujá, e como não são autorizados a trafegar na balsa, dão uma grande volta na Rodovia Cônego Domênico Rangoni, que resulta em uma viagem de 40km, enquanto uma ligação por uma ponte ou túnel representaria uma travessia de 500 m, 1.000 m, que evitaria a atual elevação do custo de operação nos portos.” Por isso, o engenheiro defende a necessidade tanto de uma ponte quanto de um túnel para a região:
“O túnel que foi projetado entre Outeirinhos e Vicente de Carvalho e o projeto da ponte [da Ecovias] próxima à ilha de Barnabé são duas soluções não excludentes, mas complementares. Participei de várias audiências entre 2008, 2009, em que já se falava da travessia necessária no estuário entre Santos e Guarujá. Há três demandas e não há uma obra única que atenda a todas as três.”
O engenheiro Eduardo Lustoza, da Associação dos Engenheiros de Santos, reforça que a quantidade de pistas dos dois projetos é algo importante a se considerar. A localização também é uma questão crucial, segundo ele: “A ponte sai na região da Ilha do Barnabé, longe do urbanismo, sem atrativo para bicicletas e pedestres, longe das zonas residenciais.” Já a construção do túnel seria muito positiva para o porto, afirma. “A ponte vai ligar a rodovia Anchieta à Rodovia Piaçaguera [Cônego Domênico], conectando o cais do Saboó à Ilha do Barnabé. Já o túnel iria da região do Armazém 30, no Macuco, até Vicente de Carvalho, estabelecendo uma ligação entre as perimetrais, da margem esquerda e direita do porto.”
O túnel ligaria as duas cidades, enquanto a ponte ligaria as rodovias. A ponte estabeleceria conexões entre rodovias. É por isso que a Autoridade Portuária tem preferência pelo túnel, explica Lustoza. “Para a Ecovias, o foco está no “amor” ao pedágio. O porto tem foco nas cargas e desoneração dos pedágios. Já o projeto do túnel não acarretaria em pedágio para a população. “Não há muita facilidade da Engenharia viária para se colocar praça de pedágio no túnel nem em Santos nem em Guarujá. São interesses e necessidades diferentes. A população quer royalties portuários e a Ecovias quer pedágios”, alega Lustoza.
Sob o aspecto ambiental, o túnel também seria a melhor opção, observa. “O túnel não promove supressão do mangue e, quanto ao impacto visual, o túnel é muito mais discreto, pois mantém a paisagem sem grandes obstáculos.”
Do ponto de vista da segurança, os dois engenheiros citam o perigo de um navio desgovernado colidir com a ponte. “Além disso, a proposta da ponte tangencia a Ilha do Barnabé, que tem o maior parque de tancagem de combustíveis do porto, o que implica em risco de incêndio e explosão que poderiam afetar a ponte”, alerta Lustoza.

Custo social e econômico
O túnel tem custo social com a questão da desapropriação em Santos e em Guarujá, previne Lustoza. “Em Santos o traçado escolhido não é o melhor possível, pois, ao invés de sair exclusivamente de dentro do porto, sai de dentro de bairro, atraindo caminhões. A alça do projeto antigo não foi bem planejada.”
Para o presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), Casemiro Tércio Carvalho, há dois tipos de ponderações sobre a ligação entre as duas margens do porto: uma é sobre os aspectos de solução de Engenharia, já que hoje, segundo ele, há boas soluções técnicas para o túnel submerso, com base em exemplos internacionais. “O segundo eixo é a solução túnel e ponte como está sendo posto hoje. Não tem projeto básico, só executivo, só conceitual, não tem projeto ambiental e o governador [João] Doria busca com urgência aprovar algo que avalia como mais rápido.”
Casemiro aposta no projeto do túnel por considerá-lo mais amplo, trazendo soluções para o porto e o trânsito das duas cidades, Guarujá e Santos, com a proposta da pista para ciclistas, pedestres e a ligação com o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). Ele ressalta que a ponte afetaria uma área que faz parte de um projeto de ampliação portuária importante, ainda mais necessário após a saída da Libra Terminais. “A obra afetaria o grande terminal de contêiner da margem direita. Temos projeto de ampliar a BTP [Brasil Terminal Portuário], e além disso a ponte vai ficar em cima de uma bacia de evolução para manobra de embarcações.” E acrescenta: “A Engenharia dá solução para o calado aéreo com uma ponte levadiça, que se adequa à passagem dos navios grandes, mas não dá solução pra projeto de ampliação portuária.”
Além disso, argumenta que a ponte pode absorver de 30% a 40% do tráfego de veículos que atravessam as margens, mas exige que o morador de Santos vá até a Anchieta para só então acessá-la. “A ponte só está resolvida porque tem a verba da Ecovias, tem pedágio da Imigrantes.”
O túnel, afirma o presidente da Codesp, já tem licenciamento ambiental e para a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) foi um dos melhores projetos de Relatório de Impacto Ambiental (Rima), tem licença prévia e projeto executivo, e ainda consegue capturar de 70% a 100% do tráfego da balsa, reforça. “A ponte não melhora o problema centenário da travessia Santos-Guarujá”, critica. O valor utilizado em dragagem ao longo de dois anos pelo Porto daria para arcar com a diferença para construir o túnel, acredita. “Estamos propondo abrir a discussão sobre o túnel, e estamos discutindo agora com o governo federal.”

Direito de fala
A Codesp está trabalhando para trazer as perimetrais para o âmbito da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp). A ideia é que as pistas do lado de Guarujá e de Santos possam passar para a concessão da Ecovias, e o túnel também faria parte dela. Para tal, Casemiro está buscando a aprovação de processos jurídicos necessários. “Em três meses consigo aprovar convênios com a Prefeitura, Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Artesp”, acredita.
Enquanto o projeto do túnel não é colocado em discussão, Casemiro propõe que a discussão sobre a ponte traga discussões mais técnicas. Sugeriu, no governo federal, a realização de audiências técnicas, mas não ocorreram. Cita que a única que ocorreu foi obrigatória pelo estudo da Cetesb, de âmbito estadual. Há, portanto, uma demanda visível de diálogo entre as instâncias de poder decisivo.
Há, principalmente, necessidade da participação da sociedade civil nas decisões. A oportunidade parece ser o 1º Fórum de Debates Porto & Negócios - "O Porto e a Ligação Seca entre Santos e Guarujá", em 12 de agosto próximo, promovido pela Santa Cecília TV. Enquanto audiências públicas não ocorrem no âmbito executivo, legislativo e municipal, este é o próximo espaço de debate que a população terá para usufruir do seu direito de fala.

O debate volta essa semana com novo texto nesta quarta-feira (24/07). Mas nossa conversa continua.

*Marcia Costa -  Jornalista, fotógrafa, pesquisadora, docente, pós-doutora em Comunicação e Cultura e diretora da Cais das Letras Comunicação. Contatos: marciacosta@portogente.com.br
Fonte - Portogente  23/07/2018


Quadro comparativo Codesp

segunda-feira, 22 de julho de 2019

Governador do Piaui autoriza projeto para levar metrô de Teresina a Altos

Transportes sobre trilhos  🚄

O chefe do executivo estadual falou sobre as novas propostas para o metrô. “O presidente Paulo Martins e a diretoria trouxeram o projeto de levar o nosso metrô em uma primeira etapa até a cidade de Altos e também a reforma de 11 subestações incluindo a construção também de novas como a subestação no Ceir toda adequada para pessoas com deficiência, que vai permitir uma forma de a população chegar até o seu tratamento através do metrô", declarou Dias.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
VLT de Terezina
Nesta segunda-feira (22), o governador Wellington Dias se reuniu com o presidente da Companhia Metropolitana de Transporte Público, Paulo Martins. Na oportunidade, foram discutidas a viabilização do metro com trecho para altos, a recuperação e construção de subestações além da recuperação e limpeza dos trilhos.
O chefe do executivo estadual falou sobre as novas propostas para o metrô. “O presidente Paulo Martins e a diretoria trouxeram o projeto de levar o nosso metrô em uma primeira etapa até a cidade de Altos e também a reforma de 11 subestações incluindo a construção também de novas como a subestação no Ceir toda adequada para pessoas com deficiência, que vai permitir uma forma de a população chegar até o seu tratamento através do metrô", declarou Dias.
O presidente da Companhia Metropolitana de Transporte Público, Paulo Martins, destacou que a iniciativa irá proporcionar viagens a baixo custo para a população. “Discutimos a viabilização do trecho do metrô até Altos, a fim de baratear o custo do transporte para as pessoas que moram lá. São cinco mil pessoas que vêm para Teresina todos os dias. É um número grande e nós viemos conversar com o governador para ver condições de financiamento”, antecipa.
Ainda na reunião o governador Wellington Dias autorizou a retirada de lixo e entulhos dos trilhos além de recuperação de toda a malha viária. O orçamento estabelecido para as obras é no valor de R$ 20 milhões.
Com informações do Gov. do Piaui 22/07/2019

A ABIFER e Vicente Vuolo participarão de encontro do Movimento Pró VLT

Transportes sobre trilhos  🚄

Vicente Vuolo e Vicente Abate acertam presença da ABIFER em reunião para debater VLT em Cuiabá.O Movimento Pró VLT promove, dia 12 de agosto, nova reunião para discutir o assunto. Segundo o grupo, o governo do Estado de Mato Grosso não pode mais ficar adiando indefinidamente a data do reinício das obras.

Abifer
foto/divulgação
Preocupado com as protelações constantes sobre o reinício das obras do VLT em Cuiabá, o Movimento Pró VLT promove, dia 12 de agosto, nova reunião para discutir o assunto. Segundo o grupo, o governo do Estado de Mato Grosso não pode mais ficar adiando indefinidamente a data do reinício das obras.
O presidente da ABIFER, Vicente Abate, em encontro, em Brasília, no dia 10, com Vicente Vuolo, coordenador do Movimento, confirmou que estará presente na reunião. O Movimento Pró VLT tem trabalhado de forma transparente e suprapartidária, no sentido de incentivar a implantação do VLT em Cuiabá e outras cidades do Mato Grosso.
Fonte - Abifer  22/07/2019

Prefeitura de Taubaté (SP) prevê retorno da Maria Fumaça ainda neste ano

Turismo Ferroviário  🚃

De acordo com a administração municipal, as operações estão previstas para serem realizadas no Parque do Itaim, com início previsto para ocorrer até dezembro.Para viabilizar a retomada da Maria Fumaça, três servidores devem passar os próximos meses por um treinamento na condução da locomotiva junto aos profissionais da EFCJ (Estrada de Ferro Campos do Jordão).

Diário do Transporte
foto - Diário do Transporte
A Prefeitura de Taubaté, no interior de São Paulo, informou em nota que prevê o retorno da Maria Fumaça ainda neste ano. De acordo com a administração municipal, as operações estão previstas para serem realizadas no Parque do Itaim, com início previsto para ocorrer até dezembro.
Para viabilizar a retomada da Maria Fumaça, três servidores devem passar os próximos meses por um treinamento na condução da locomotiva junto aos profissionais da EFCJ (Estrada de Ferro Campos do Jordão).
“Antes de entrar em operação, a locomotiva a vapor alemã da marca Linke Hofmann, com ano de fabricação de 1927, passou por revisão na oficina da ferrovia em Campos do Jordão e por testes na via férrea”, informou a Prefeitura.
O treinamento dos maquinistas e o empréstimo da locomotiva foram definidos em maio deste ano por meio de um convênio assinado entre a prefeitura e a EFCJ. Ao término do empréstimo, caberá à Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo o traslado do equipamento ao Parque do Itaim, para o início das operações.
A Maria Fumaça chegou ao Parque do Itaim em 2004, na ocasião de inauguração das instalações. O passeio pelo parque dura entre 15 e 20 minutos. São transportados 140 passageiros distribuídos em dois vagões.
A Prefeitura informou que promoveu a recuperação dos trilhos após o alagamento de parte do circuito. A recuperação contou com o desassoreamento do rio Itaim.
Fonte - ANPTrilhos  21/07/2019

Projeto de privatização de metrô e CPTM(SP) provoca críticas da FerroFrente

Transportes sobre trilhos  🚄   🚇

O Projeto de Lei nº 777 de 2019, da Assembleia Legislativa de São Paulo, prevê a privatização das linhas do metrô de São Paulo e dos trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). A Frente Nacional pela Volta das Ferrovias (FerroFrente) vê com extrema preocupação a proposição formulada, porque é gritante a falta de estudos técnicos para embasar o projeto de lei, que se limita a autorizar o governo estadual a realizar a outorga das linhas.

Portogente
foto - ilustração/arquivo
Entidade critica fragilidade de argumentos de matéria que propõe a privatização das linhas do metrô de São Paulo e dos trens da CPTM e defende transporte metroferroviário, ecológico, econômico e para todos.
O Projeto de Lei nº 777 de 2019, da Assembleia Legislativa de São Paulo, prevê a privatização das linhas do metrô de São Paulo e dos trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). A Frente Nacional pela Volta das Ferrovias (FerroFrente) vê com extrema preocupação a proposição formulada, porque é gritante a falta de estudos técnicos para embasar o projeto de lei, que se limita a autorizar o governo estadual a realizar a outorga das linhas.
É possível verificar, na matéria, que não existem estudos sobre o patrimônio que será transferido à iniciativa privada e o seu valor atualizado, o número de vagas de trabalho que devem ser encerradas e as condições para a privatização. O alerta é da entidade que está sempre à frente da discussão sobre transporte de passageiros e cargas e mobilidade.
"Depois de longos anos de experiências boas e ruins de privatizações, hoje a sociedade tem condições de olhar com ressalvas para os processos de transferência de serviços essenciais à iniciativa privada, afinal, privatizações mal feitas podem resultar na piora considerável de serviços que hoje já são ruins", observa o presidente da FerroFrente, o engenheiro José Manoel Ferreira Gonçalves.
Assim, é indispensável que o PL contenha a previsão do valor do patrimônio discutido na privatização e dos demais impactos sociais, econômicos e em postos de trabalho. Além disso, qualquer projeto de lei para a privatização das linhas precisa conter a obrigação para a criação de conselhos de usuários e a adoção de indicadores de qualidade para a melhoria contínua da operação.
Para Gonçalves, "a discussão não pode se limiar a privatizar ou não privatizar, em parte isso só responde à insatisfação atual da população com o sistema, e os usuário têm razão: o sistema vai muito mal". Ele indica: "O remédio tem que ser a realização de mais e melhores investimentos no setor ferroviário e na realização do transporte de qualidade das pessoas pela cidade. Nós da Ferrofrente queremos prestigiar o transporte ferroviário, ecológico, econômico e para todos."
Fonte - Portogente  22/07/2019

domingo, 21 de julho de 2019

KC-390 - A maior aeronave militar feita no Brasil entra em fase final de testes

Defesa 

Desenvolvido pela Embraer Defesa e Segurança, o KC-390 poderá atuar em diversos cenários e em pistas não preparadas. Após o término da fase de testes, ele poderá cumprir missões de transporte de cargas e tropa, lançamento de paraquedistas, reabastecimento em voo, apoio a missões humanitárias, combate a incêndios florestais, busca e salvamento e evacuação aeromédica. Sua velocidade máxima é de 870 km/h.

Agência Brasil
foto - ilustração/arquivo
A Força Aérea Brasileira (FAB) está em fase final de testes do KC-390, a maior aeronave militar já desenvolvida e produzida no Brasil. Robusta, a aeronave lembra o clássico C-130 Hércules, avião militar de transporte de tropas e cargas. Mas o KC-390 foi desenvolvido para atender demandas acima das já cumpridas pelo Hércules.
Desenvolvido pela Embraer Defesa e Segurança, o KC-390 poderá atuar em diversos cenários e em pistas não preparadas. Após o término da fase de testes, ele poderá cumprir missões de transporte de cargas e tropa, lançamento de paraquedistas, reabastecimento em voo, apoio a missões humanitárias, combate a incêndios florestais, busca e salvamento e evacuação aeromédica. Sua velocidade máxima é de 870 km/h.
Sua capacidade de transporte é um capítulo à parte. São 18,5 metros de comprimento, 3,45 metros de largura e 2,95 metros de altura reservados ao transporte de até 23 toneladas de cargas. O KC-390 pode receber blindados, peças de artilharia, equipamentos de grandes dimensões, armamentos e até outras aeronaves.
O KC-390 tem autonomia de voo de 2.730 quilômetros de distância com a carga máxima. A elevada autonomia de voo será um trunfo em missões de busca. Sem carga, o avião pode percorrer 5.958 km de distância.
De acordo com a FAB, 28 unidades estão encomendadas para compor a frota. As duas primeiras serão entregues ainda este ano e ficarão em uma base em Anápolis. Antes, porém, as unidades passam por uma inspeção, para garantir que seus equipamentos estão aptos ao pleno funcionamento. No espírito da multifuncionalidade da aeronave, foram escolhidos pilotos de diferentes especialidades, como transporte, caça e patrulha.
“A proposta é que possamos agregar os conhecimentos das aviações e consolidá-los à doutrina da aeronave para que ela esteja preparada para executar as ações que a Força Aérea Brasileira precisar”, disse o Major Aviador Carlos Vagner Veiga, um dos selecionados para atuar na operação do KC-390, em entrevista à FAB.
Fonte - Agência Brasil  20/07/2019