sexta-feira, 31 de julho de 2020

SEU JORNAL DA TVT 31/07/20

Notícias  📺


Bahia tem 390 cidades com transporte suspenso

Boletim Informativo/Infraestrutura  🚧

O transporte intermunicipal será suspenso em Valente a partir de sábado (1º). A medida, que tem o objetivo de conter o avanço do novo coronavírus na população baiana, foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (31). Ficam suspensas nesses municípios, até 14 de agosto, conforme decreto também publicado nesta sexta-feira, a circulação, a saída e a chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans. O decreto também autoriza a retomada do transporte intermunicipal em Ibipitanga e Novo Horizonte, cidades com 14 dias ou mais sem novos casos de Covid-19.


foto - ilustração/arquivo

quinta-feira, 30 de julho de 2020

Decreto que proíbe aulas e eventos em toda a Bahia é prorrogado por mais 15 dias

Educação/Prevenção   📖   😷

O decreto proíbe todas as atividades que envolvem aglomeração de pessoas, como eventos desportivos, religiosos, shows, feiras, apresentações circenses, eventos científicos, passeatas, aulas em academias de dança e ginástica, bem como abertura e funcionamento de zoológicos, museus, teatros, dentre outros.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
Válido até esta sexta-feira (31), o decreto estadual n° 19.586, que proíbe a realização de eventos com mais de 50 pessoas e atividades em escolas das redes pública e privada em toda a Bahia, será prorrogado por mais 15 dias. O governador Rui Costa deu a notícia no início da noite desta quinta-feira (30), durante mais uma edição do #PapoCorreria.
De acordo com Rui, as medidas restritivas são fundamentais para a redução do número de novos casos de Covid-19. “Por isso, precisamos prorrogar por mais 15 dias o decreto que proíbe atividades letivas e também a promoção de eventos que reúnam mais de 50 pessoas. Como vem ocorrendo desde o início do pandemia, voltaremos a avaliar a situação quando o prazo de vencimento do decreto estiver acabando”, garantiu.
O decreto proíbe todas as atividades que envolvem aglomeração de pessoas, como eventos desportivos, religiosos, shows, feiras, apresentações circenses, eventos científicos, passeatas, aulas em academias de dança e ginástica, bem como abertura e funcionamento de zoológicos, museus, teatros, dentre outros.
A determinação envolve ainda a suspensão do transporte coletivo intermunicipal em cidades baianas com registros recentes — menos de 14 dias — de casos da Covid-19. “Faremos um novo balanço de como se comportou a doença no estado, inclusive porque algumas cidades estão reabrindo o comércio, para avaliar a liberação do transporte intermunicipal”, explicou.

Testes em JequiéCom o intuito de monitorar a realidade dos alunos da rede baiana de ensino e embasar o plano de retomada das aulas, o Estado vem testando estudantes, professores e funcionários de escolas instaladas em cidades com alta incidência do vírus. O governador anunciou que a testagem será iniciada em Jequié, na próxima segunda-feira (3). Até 14 de agosto, 10.771 pessoas vão passar pelos testes no município, sendo 9.964 estudantes, 560 professores e 247 funcionários, de 17 unidades escolares.
“Já fizemos a testagem em Ipiaú, Itajuípe e Uruçuca, e agora chegou a vez de Jequié. O objetivo é obter um diagnóstico da situação dos alunos da rede no que se refere ao coronavírus, tendo acesso a dados como quantos tiveram e quantos estão contaminados, de modo a gerar uma pequena amostra do que está ocorrendo com esses estudantes, bem como com os servidores. Esses e outros dados vão embasar e viabilizar um planejamento mais assertivo de retomada das aulas”, finalizou Rui.
Com informações da Secom BA  30/07/2020

Sem controle da covid-19, América Latina não vai recuperar economia

Saúde/Economia  😷 

Não se equivoquem, não há dilema entre economia e saúde. Primeiro é a saúde”, disse a secretária-executiva da Cepal, Alicia Bárcena, durante a apresentação do documento em videoconferência.O relatório conjunto Saúde e economia: uma convergência necessária para enfrentar a covid-19 e retomar o caminho para o desenvolvimento sustentável na América Latina e no Caribe destaca que “vida, saúde e bem-estar são fundamentais e constituem pré-requisitos para reativar a economia.

Andreia Verdélio
Repórter da Agência Brasil

Agência Brasil
Relatório da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) aponta que se a curva de transmissão de covid-19 não for controlada, as economias dos países da região das Américas não poderão se recuperar.
“Não se equivoquem, não há dilema entre economia e saúde. Primeiro é a saúde”, disse a secretária-executiva da Cepal, Alicia Bárcena, durante a apresentação do documento em videoconferência.
O relatório conjunto Saúde e economia: uma convergência necessária para enfrentar a covid-19 e retomar o caminho para o desenvolvimento sustentável na América Latina e no Caribe destaca que “vida, saúde e bem-estar são fundamentais e constituem pré-requisitos para reativar a economia”.
“Do ponto de vista dos direitos humanos, a proteção da saúde é um imperativo ético. No entanto, é também um imperativo prático, uma vez que, quando a vida é protegida, a capacidade produtiva é fortalecida”, diz o documento.
Para as entidades, a convergência e coordenação entre as políticas de saúde, econômicas, sociais e produtivas são essenciais para o controle da pandemia, a reativação da economia com proteção e a reconstrução das sociedades de maneira sustentável e inclusiva. Para isso, os Estados devem demonstrar liderança e gestão eficazes e dinâmicas por meio de planos nacionais que incorporem essas políticas.
Medidas sanitárias devem ser direcionadas para controlar a pandemia, como a testagem da população, quarentenas ou distanciamento social e o fortalecimento dos sistemas de saúde, com enfoque na atenção primária.
A Opas recomenda que os recursos sejam incrementados e que os gastos com saúde pública sejam de, pelo menos, 6% do Produto Interno Bruto (PIB - soma de todos os bens e serviços produzidos pelos países). Atualmente, esse valor chega, em média, a 3,7% do PIB na região.
Por outro lado, as famílias financiam mais de um terço dos gastos com atenção à saúde com pagamentos diretos do próprio bolso. Nesse sentido, cerca de 95 milhões de pessoas devem enfrentar gastos catastróficos em saúde e quase 12 milhões ficarão empobrecidas devido a esses gastos.
De acordo com o relatório, as medidas de saúde devem ser acompanhadas pelas políticas de renda básica emergencial, contra a fome e de proteção do setor produtivo.
“Juntamente com essas medidas imediatas, é delineado um conjunto de abordagens estratégicas para a reconstrução com o reconhecimento da saúde como direito humano e bem público garantido pelo Estado, o fortalecimento da saúde pública, a consolidação de sistemas de proteção social universais e integrais, a implementação de uma política fiscal progressiva e um gasto público suficiente, eficiente, efetivo e equitativo, aceleração na transformação digital, a redução da dependência regional de produtos médicos importados e mudanças na matriz produtiva, juntamente com um impulso no investimento verde”, destacaram as entidades.

Crise alimentar e humanitária
De acordo com Cepal e Opas, a pandemia desencadeou uma inédita crise econômica e social, e, se medidas urgentes não forem tomadas, poderá se transformar em uma crise alimentar e humanitária.
O relatório aborda os altos níveis de informalidade do trabalho, urbanização, pobreza e desigualdade e os fracos sistemas de saúde e proteção social dos países da região, além do fato de possuírem grandes grupos populacionais vivendo em condições vulneráveis e que requerem atenção especial. Essas condições, segundo as entidades, explicam os altos custos sociais que a pandemia está causando na América Latina e no Caribe.
De acordo com as projeções da Cepal, a pandemia implicará em uma queda 9,1% do PIB da região em 2020, acompanhada de um aumento do desemprego em cerca de 13,5% e um aumento da taxa de pobreza de 7 pontos percentuais, que deve alcançar 231 milhões de pessoas (37,3% da população da região), sendo que 98 milhões estarão na pobreza extrema.
Alguns países têm levado a região a se tornar o atual epicentro da pandemia e, de acordo com o documento, enquanto os países do Caribe conseguiram controlar a doença mais rapidamente, os países da América Latina não conseguiram reduzir os níveis de infecção.
Até ontem (29), América Latina e Caribe já haviam registrado mais de 4,5 milhões de casos de covid-19 e quase 190 mil mortes. O Brasil lidera o número de casos e mortes.
O relatório apresentado hoje está disponível nos sites da Cepal e da Opas, bem como na página do Observatório covid-19 da América Latina e do Caribe.
Fonte - Agência Brasil 30/07/2020

Sistema Ferry-Boat Salvador/Itaparica tem movimento tranquilo nesta quinta(30) nos dois terminais

Boletim Informativo/Travessia marítima  🚢

O sistema Ferry-Boat que opera na travessia marítima entre Salvador e a ilha de Itaparica tem nesta quinta(30) movimento com fluxo tranquilo para veículos e passageiros nos dois terminais,São Joaquim e Bom Despacho.O sistema mantem em serviço 4 embarcações na travessia, Zumbi dos Palmares, Dorival Caymmi, Pinheiro e Anna Nery. A operação nesse período de pandemia acontece conforme resolução da AGERBA, que determina a realização das travessias de segunda a sexta, sempre às 6h, 8h, 10h, 12h, 14h, 16h, 18h e 20h, de ambos os terminais. Permanecem suspensas as travessias aos sábados, domingos e feriados.

foto - ilustração/arquivo

quarta-feira, 29 de julho de 2020

Novo esquema de circulação de trens de Recife cria mais 146 mil lugares

Transportes sobre trilhos  🚇

Atualmente, 128 mil pessoas utilizam o Metrô do Recife por dia e para atender este aumento será colocado em operação a partir de amanhã, 30, um novo esquema de circulação dos trens. O aumento no número de lugares disponíveis significa menos aglomeração de pessoas.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
Com as novas etapas de abertura na circulação de pessoas, a CBTU Recife contabiliza, a cada dia, mais passageiros voltando a utilizar o sistema diariamente. Atualmente, 128 mil pessoas utilizam o Metrô do Recife por dia e para atender este aumento será colocado em operação a partir de amanhã, 30, um novo esquema de circulação dos trens. O aumento no número de lugares disponíveis significa menos aglomeração de pessoas.
As Linhas elétricas passarão a operar das 5h30 às 21h ininterruptamente. Já a Linha Diesel terá o ramal Cajueiro Seco/Cabo reativado. As viagens de VLT ocorrerão entre as 5h30 e as 20h de segunda a sexta; e até as 14h no sábado.
O incremento no número de viagens e, consequentemente no número de lugares disponíveis, será de 49% na Linha Sul e 48% na Linha Centro. Em termos de números brutos a Linha Centro passará das 141 viagens atuais para 208 viagens diárias, com acréscimo de 80 mil lugares; já a Linha Sul passará de 111 viagens atuas para 165 viagens diárias, com acréscimo de 66 mil lugares para suprir o aumento da demanda.
Com informações da CBTU  29/07/2020

Mais duas cidades têm transporte suspenso na Bahia; total chega a 391

Boletim Informativo/Transportes  🚌

O transporte intermunicipal será suspenso em Ibitiara e Jussiape a partir de quinta-feira (30). A medida, que tem o objetivo de conter o avanço do novo coronavírus na população baiana, foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta (29). Ficam suspensas nesses municípios, até 31 de julho, a circulação, a saída e a chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de van.

foto - ilustração/arquivo

Maiores turbinas eólicas flutuantes do mundo entram em atividade gerando energia em Portugal

Energia/Sustentabilidade 💡

O Windfloat Atlantic conta com três turbinas com potência de 8,4 megawatts (MW) cada, as maiores do mundo já instaladas em plataformas flutuantes."Juntas,as turbinas,têm uma capacidade total de 25 MW, o suficiente para fornecer energia a 60 mil pessoas durante um ano. O local em que o parque foi instalado foi escolhido tendo em conta os bons recursos eólicos do mar alto naquela região

Sputnik
© Foto / Divulgação / EDP Renováveis
O maior parque eólico flutuante semissubmerso do mundo está em operação em Portugal, em pleno oceano Atlântico, a uma distância de 20km da costa da cidade de Viana do Castelo, no norte do país. O Windfloat Atlantic conta com três turbinas com potência de 8,4 megawatts (MW) cada, as maiores do mundo já instaladas em plataformas flutuantes.
"Juntas,as turbinas,têm uma capacidade total de 25 MW,o suficiente para fornecer energia a 60 mil pessoas durante um ano.O local em que o parque foi instalado foi escolhido tendo em conta os bons recursos eólicos do mar alto naquela região",diz à Sputnik Brasil uma fonte oficial da EDP Renováveis,empresa que lidera o projeto.
A instalação do parque começou em outubro do ano passado. As turbinas ficam em cima de torres semissubmersas, que têm distância de 50 metros uma da outra, e estão em águas com aproximadamente 100 metros de profundidade.
A energia gerada é conduzida das turbinas até uma base em terra, na costa de Viana do Castelo, através de um cabo submerso.
"A tecnologia Windfloat permite a instalação de plataformas flutuantes em águas profundas, anteriormente inacessíveis para produção de energia eólica, e também porque tira partido dos abundantes recursos eólicos aí existentes, tornando-se assim mais competitiva. Esta tecnologia permite ainda poupar quase 1,1 milhões de toneladas de CO2 (dióxido de carbono), tornando-se por isso mais amiga do ambiente", diz a EDP Renováveis.

Avanço no setor
Os parques eólicos offshore, como são chamadas as instalações flutuantes, são uma tendência em crescimento. De acordo com o último relatório da associação WindEurope, a Europa bateu um recorde em 2019 na implantação desse tipo de tecnologia. Foram instaladas 502 novas turbinas, em 10 centrais em alto mar, somando 3,6 gigawatts (GW) de potência.
Projetos no Reino Unido, Alemanha, Dinamarca, Bélgica e Portugal foram os responsáveis pelo incremento da rede.
A associação também alerta para a necessidade de mais investimentos no setor. "A Comissão Europeia diz que a Europa precisa de 230 a 450 GW de energia eólica offshore até 2050 para descarbonizar o sistema de energia e cumprir o Green Deal. Isso exige que a Europa construa 7 GW de novos parques offshore por ano até 2030 e aumente para 18 GW por ano até 2050. Mas o nível atual de novas instalações e investimentos está muito longe disso", lê-se no comunicado de divulgação do relatório.
O Green Deal, ou Pacto Ecológico Europeu, apresentado em dezembro de 2019, prevê diversas ações para minimizar alterações climáticas. No início de 2020, a Associação de Energias Renováveis de Portugal avaliou a existência de um grande "desafio" no cumprimento das políticas nacionais. "Este panorama coloca o país com uma maior responsabilidade em alcançar os objetivos estipulados no Plano Nacional de Energia e Clima 2030", lê-se no comunicado da entidade.
De acordo com a EDP Renováveis, a tecnologia do parque eólico flutuante português poderá ser replicada em outros países.
"Para áreas marítimas perto da costa, mas com águas profundas, a tecnologia utilizada no Windfloat Atlantic é absolutamente inovadora e disruptiva. Por ter um custo competitivo, o nosso objetivo é replicar o projeto em outros locais com as mesmas características geográficas de Viana do Castelo, como Espanha, França, Japão, entre outros", diz a empresa.
Fonte - Sputnik  29/07/2020

Prioridade é o bem-estar da população

Ponto de Vista  🔍

O desemprego já atinge metade da população economicamente ativa e as empresas, especialmente as micro, pequenas e médias, enfrentam enormes dificuldades para seguir atuando neste cenário de paralisação geral.Sem margem de manobra, tendo em vista que o desempenho econômico do País já era muito ruim mesmo antes da pandemia, nos vemos numa situação extremamente delicada. 

Murilo Pinheiro* - Portogente
Murilo Pinheiro
O Brasil enfrentará neste ano, conforme tudo indica, a pior recessão de sua história, com retração estimada de até 10% no Produto Interno Bruto (PIB). O desemprego já atinge metade da população economicamente ativa e as empresas, especialmente as micro, pequenas e médias, enfrentam enormes dificuldades para seguir atuando neste cenário de paralisação geral.
Sem margem de manobra, tendo em vista que o desempenho econômico do País já era muito ruim mesmo antes da pandemia, nos vemos numa situação extremamente delicada. Em meio a tudo isso, seguimos com a necessidade premente de manter como prioridade o combate à pandemia, a assistência à saúde pública e a garantia de sobrevivência da população durante esse período. Ou seja, é com esse pacote extremamente complexo que precisamos lidar.
Este é o momento portanto de Estado e sociedade terem compreensão plena do que é relevante. Completamente equivocado desde sempre, o teto de gastos implantado em 2016 pela Emenda Constitucional 95 deve ser revogado. Não será possível fazer frente às urgências da sociedade brasileira, que inclui todos os 211 milhões de habitantes, seguindo uma cartilha financista que só interessa a uma minoria. O Estado deve cumprir seu papel e agir, sem demagogia ou irresponsabilidade, mas com coragem e seriedade.
É hora de lançar mão dos mecanismos existentes para estimular a atividade onde ela é possível desde já. Há, por exemplo, milhares de obras paralisadas a serem retomadas. A reversão do parque industrial também está na pauta e vem sendo apontada como forma de suprir demandas importantes, como de equipamentos médico-hospitalares, e recuperar um setor fundamental ao desenvolvimento. A engenharia nacional tem amplas condições de contribuir com esse processo e seus profissionais estão a postos para atuar.
Imprescindível ainda que tais prioridades sejam levadas em conta na reforma tributária que se encontra em discussão no Congresso. Essa deve gerar um sistema que priorize a produção sobre o rentismo e promova a justiça social, cobrando mais dos mais ricos. A crise sanitária tornou ainda mais evidente a gravíssima desigualdade social existente no Brasil, que relega enorme parcela da população à exclusão. Se o objetivo é algum dia sermos verdadeiramente uma nação desenvolvida, não é possível transigir com essa realidade chocante. Um bom caminho para mudar esse quadro é alterar o padrão de arrecadação e de gasto do Estado.
A mudança seria bem-vinda até porque a parcela que se beneficia de medidas de austeridade, ainda que essas custem vida de tantos, vai muitíssimo bem. Levantamento da Oxfam aponta crescimento de US$ 34 bilhões no patrimônio líquido de 42 bilionários brasileiros entre março e meados de julho deste ano. Na América Latina e Caribe como um todo, o aumento foi de US$ US$ 48,2 bilhões, equivalente a 38% do total dos pacotes de estímulo de todos os países da região durante a quarentena. Segundo a organização, isso representa ainda nove vezes os empréstimos de urgência do Fundo Monetário Internacional (FMI) a essas nações.
* Presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (Seesp)
Fonte - Portogente  29/07/2020  

Aracaju ganha voo direto para Salvador

Turismo 

O início da operação do voo está previsto para o mês de agosto e será operado pela Passaredo linhas Aéreas,com voos de ida e volta.

Da Redação
foto -  Arthuro Paganine/ Gov.Sergipe
O Inicio do voo que será operado pela Passaredo no Aeroporto Internacional de Santa Maria, tem data prevista para o dia 31 de agosto. O trecho operado será Aracaju-Salvador, com voos de ida e volta.
Em Sergipe, a Passaredo atuará em parceria com a Gol Linhas Aéreas e as venda de passagens e chek-ins serão realizados através dos balcões de atendimento da Gol.
De acordo com o secretário de Estado do Turismo, Sales Neto, o início das operações da Passaredo em Sergipe é visto com otimismo, pois garante a demanda turística no processo de retomada. “O setor aéreo é fundamental para o turismo, atraindo demanda para o destino. A entrada da Passaredo é mais um indicativo da confiança do mercado aéreo no destino Sergipe, fruto também do esforço do governador Belivaldo Chagas em manter o desconto de ICMS do querosene de aviação para novos voos, demonstrando que o setor é prioridade em sua gestão. O turismo de Sergipe ganha muito com essa conexão com a Bahia, o principal mercado emissor de turistas para Sergipe, fortalecendo o nosso destino, que estará cada vez mais preparado assim que a pandemia permitir a atividade de turismo de lazer em nosso estado”, comemora Sales.
Com informações da ASN/GOV. SE  28/07/2020

terça-feira, 28 de julho de 2020

Metrô do Recife amplia funcionamento a partir de 30/07

Boletim Informativo/Transportes sobre trilhos  🚇

A partir desta quinta, dia 30/07, o Metrô terá seu horário de operação ampliado. As Linhas Centro e Sul funcionarão das 05h30 às 21h (segunda à domingo). A Linha Diesel (VLT) terá o ramal Cajueiro Seco/Cabo reativado, com funcionamento das 5h30 às 20h (segunda à sexta; sábado até às 14h). Já o ramal Cajueiro Seco/Curado continuará sem funcionar. A ampliação no horário de circulação dos trens visa atender ao aumento da demanda após a implantação de novas etapas do Plano de Monitoramento e Convivência com a Covid-19 do Governo de Pernambuco.


divulgação/CBTU

Bahia tem mais dois municípios com transporte suspenso; total chega a 389

Boletim Informativo/Transportes  🚌

O transporte intermunicipal será suspenso em Ibipeba e Wagner a partir de quarta-feira (29). A medida, que tem o objetivo de conter o avanço do novo coronavírus na população baiana, foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça (28). Ficam suspensas nesses municípios, até 31 de julho, a circulação, a saída e a chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans. O decreto também autoriza a retomada do transporte intermunicipal em Formosa do Rio Preto, Ichu, Ipupiara e Itaguaçu da Bahia, cidades com 14 dias ou mais sem novos casos de Covid-19.

foto - ilustração/arquivo

Metroviários de São Paulo suspenderam a greve programada para hoje

Curtas/Transportes sobre trilhos  🚇

O Sindicato dos Metroviários  de São Paulo decidiu na madrugada desta terça-feira(28) suspender a greve nas 4 linhas do Metrô que deveria ser iniciada nas primeiras horas da manhã. Em uma nova assembleia virtual, os metroviários decidiram pela suspensão, após serem informados por telefone pelo  secretário de Transportes Metropolitanos de São Paulo, da retomada das negociações. Os metroviários haviam decidido em assembleia anterior pela paralisação,das linhas,  1)Azul, 2)Verde, 3)Vermelha e 15)Prata do Metrô, todas estatais. As Linhas do Metrô iniciaram a sua operação integral a partir das 7h30 da manhã.As linhas 4) Amarela e 5) Lilás não sofreram interrupção.

foto - ilustração/arquivo

Estação Parangaba do Metrô de Fortaleza oferece acesso gratuito à Internet sem fio (Wi-Fi) aos passageiros

Transportes sobre trilhos   🚇

O serviço – que é gratuito – já está liberado para o público. Para iniciar, é necessário fazer um cadastro, no qual serão solicitados alguns dados, como nome e e-mail.Por enquanto, a rede Wi-Fi está disponibilizada, em fase de testes, na Estação Parangaba da Linha Sul.

Da Redação
foto - ilustração/Seinfra CE
Passageiros que utilizam a Estação Parangaba da Linha Sul do Metrô de Fortaleza já podem acessar Internet por Wi-Fi, enquanto aguardam a chegada do Metrô. O serviço – que é gratuito – já está liberado para o público. Para iniciar, é necessário fazer um cadastro, no qual serão solicitados alguns dados, como nome e e-mail.
Por enquanto, a rede Wi-Fi está disponibilizada, em fase de testes, na Estação Parangaba da Linha Sul. Mas, segundo a Diretora de Desenvolvimento Estratégico da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos, Giselle Secundino, a expectativa é que, após esta etapa inicial, o serviço possa ser ampliado para demais estações. “Queremos oferecer aos usuários, cada vez mais, um serviço confortável, agradável e uma experiência de viagem diferenciada. É interesse do Metrô fornecer um acesso à Internet, via Wi-Fi, com qualidade”, explica.
A Parangaba é um dos pontos de integração do sistema metroviário da capital, onde se encontram as linhas Sul e VLT Parangaba-Mucuripe, que juntas formam um dos pontos de maior fluxo de passageiros do sistema metroviário. Além de integradas, as estações são localizadas ao lado de outros importantes polos de movimentação de pessoas, como terminal de ônibus e centros de compras.
Com informações da Metrofor  27/07/2020

segunda-feira, 27 de julho de 2020

Bahia tem mais três cidades com transporte suspenso; total chega a 391

Curtas/Transportes  🚗 🚌 🚚

O transporte intermunicipal será suspenso em Caculé, Malhada de Pedras e Matina a partir deste domingo (26). A medida, que tem o objetivo de conter o avanço do novo coronavírus na população baiana, foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (25). Ficam suspensas nesses municípios a circulação, a saída e a chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans. O decreto ainda autoriza a retomada do transporte intermunicipal em Santana e Valente.

foto - ilustração/arquivo

Os cinco dedos da mão

Ponto de Vista/Trabalho  👷

Os resultados da greve na Renault serão decisivos para os próximos episódios da luta sindical em todo o país e em todas as categorias.O sindicato tem trabalhado com cinco orientações principais que são como os cinco dedos da mão.

João Guilherme Vargas Netto* - Portogente
foto - ilustração/arquivo
Quem é preocupado pelas lutas sociais no Brasil de hoje deve voltar seus olhos ao que está acontecendo no Paraná com a greve dos metalúrgicos da Renault e apoiá-la com força.
A empresa, sob uma nova direção e depois de numerosos episódios de desprezo às negociações e propostas do sindicato, apresentou um pacote de medidas lesivas aos trabalhadores cujo ponto alto (ou cujo ponto baixo) é a demissão de 747 empregados.
A reação dos metalúrgicos foi imediata e, dirigidos pelo sindicato (cuja diretoria com a presidência de Sérgio Butka tem agido unitariamente e efetivamente), decretaram greve e a mantém com a exigência de que a empresa volte a negociar, modifique sua abusiva proposta e suspenda as demissões. Houve episódios emocionantes filmados com as luzes dos celulares das maciças assembleias que decretaram a greve e sustentaram as posições do sindicato.
Os resultados da greve na Renault serão decisivos para os próximos episódios da luta sindical em todo o país e em todas as categorias.
O sindicato tem trabalhado com cinco orientações principais que são como os cinco dedos da mão.
A primeira orientação implica a adesão maciça dos metalúrgicos à greve, com a determinação de que fiquem em casa e com a vigilância permanente dos ativistas nos portões da empresa.
A segunda orientação é a disputa de narrativas, com a empresa tentando fazer passar sua versão de uma intransigência sindical e a comunicação do sindicato demonstrando a justeza da luta e o apoio dos trabalhadores.
João G.Vargas Neto
A terceira orientação é o apelo ao governador para neutralizar os arreganhos da empresa, já que ele próprio quando deputado foi o autor da lei de incentivo fiscal estadual com o compromisso de manutenção de empregos pelas empresas beneficiadas.
A quarta orientação é a de convocar o Ministério Público do Trabalho para que intervenha considerando as agressões aos direitos dos trabalhadores (com demitidos mesmo doentes e licenciados) e faça a mediação cabível.
E a quinta orientação é a de buscar a mais ampla solidariedade das entidades sindicais, aqui no Brasil e no exterior, de políticos e de personalidades – o que tem sido conseguido com êxito.
Quando os cinco dedos da mão se fecham com o punho levantado a luta pela vida e pelos direitos é pra valer!
* Analista político
Fonte - Portogente  27/07/2020

Ferry-Boat Salvador/Itaparica tem movimento intenso de veículos no terminal de Bom Despacho

Boletim Informativo/Travessia marítima  🚢

Nesta segunda (27), o sistema Ferry-boat que opera na travessia marítima entre Salvador e a Ilha de Itaparica,mantem em serviço 4 embarcações,Pinheiro, Dorival Caymmi e Anna Nery.Segundo informações da ITS,o movimento até agora apresenta-se com fluxo moderado para veículos em São Joaquim e intenso em Bom Despacho na ilha.O movimento de passageiros transcorre tranquilo nos dois terminais.O sistema voltou a operar nesta segunda após a paralisação programada durante o período da pandemia nos finais de semana,sábados e domingos,seguindo as determinações da Agerba,agencia que regula o serviço de transportes do estado.A operação prossegue de segunda a sexta,exceto nos feriados, sempre as 6h, 8h, 10h, 12h, 14h, 16h, 18h e 20h, partindo de ambos os terminais. 

foto - ilustração/arquivo

Metroviários de São Paulo ameaçam iniciar uma greve na terça (28),depois de cortes nos salários

Curtas/Transportes sobre trilhos  🚇

Em reunião realizada na sexta(24),os metroviários de São Paulo,exceto as linhas 4 Amarela e 5 Lilás decidiram paralisar suas atividades a partir da terça(28).A greve dos metroviários deverá acontecer caso aconteça uma recusa do Metrô de São Paulo em apresentar uma nova proposta relativo ao acordo da categoria.Nesta segunda(27),deverá acontecer no TRT(Tribunal Regional do Trabalho)  uma nova proposta de acordo a ser debatida pela categoria em assembleia na mesma data.Se a nova proposta apresentada não for aceita,ou se a mesma não acontecer,a greve terá início a partir da 0h de terça(28).Os metroviários tentaram junto a diretoria do Metrô,prorrogar o acordo coletivo que terminaria no dia 30/04,durante o período da pandemia devido ao coronavírus, mas a proposta não foi aceita.

foto - ilustração/Pregopontocom

Obras da Linha Azul,ligação da orla Atlântica a orla Ferroviária, seguem em andamento

Infraestrutura  🚗  🚌  🚚

Com o investimento de aproximadamente R$ 640 milhões do Governo do Estado, a Linha Azul é um corredor de tráfego com extensão de aproximadamente 12 quilômetros que interliga a orla atlântica, na altura de Patamares, até a Avenida Suburbana, na altura do Lobato, compreendendo a Avenida Pinto de Aguiar, já executada em etapa anterior, a Avenida Gal Costa, em fase de duplicação, e a ligação Lobato Pirajá, também concluída. 

Da Redação
foto - Carol Garcia/GOV.BA
Av. Gal Costa/Salvador BA
As obras da Linha Azul, que compreendem a ligação Lobato Pirajá, a duplicação da Avenida Gal Costa e a ligação com a Avenida Pinto de Aguiar, estão em andamento e já valorizam os imóveis no entorno. Além dos canteiros de obras da própria via, já há às margens da Avenida Gal Costa um posto de gasolina pronto, aguardando para ser inaugurado, e outras construções.
Com o investimento de aproximadamente R$ 640 milhões do Governo do Estado, a Linha Azul é um corredor de tráfego com extensão de aproximadamente 12 quilômetros que interliga a orla atlântica, na altura de Patamares, até a Avenida Suburbana, na altura do Lobato, compreendendo a Avenida Pinto de Aguiar, já executada em etapa anterior, a Avenida Gal Costa, em fase de duplicação, e a ligação Lobato Pirajá, também concluída.
O diretor de Infraestrutura e Edificações Públicas da Conder, Francisco Fonseca, explica que a obra foi dividida em seis etapas. “Estamos agora em execução simultânea das etapas dois, três, quatro e cinco. A etapa cinco, que é a de maior extensão, tem aproximadamente 3,5 quilômetros e nós estamos na fase de movimentação de terra, com macrodrenagem e terraplanagem. Nós já concluímos a etapa seis, que é a interligação entre a Avenida Pinto de Aguiar e a Avenida Gal Costa, e também já executamos a etapa um, que é a ligação Lobato Pirajá, que interliga o Terminal Pirajá à Avenida Suburbana”.
São três faixas por sentido em uma pista dupla na Avenida Gal Costa, sendo uma exclusiva para transporte coletivo. Temos também oito túneis e nove elevados. O percurso entre a Orla Atlântica e o Subúrbio,com a obra pronta,será feito em aproximadamente 15 minutos.
Com informações da Secom BA  27/07/2020

domingo, 26 de julho de 2020

Computadores quânticos: uma realidade inacreditável

Ciência & Tecnologia  💻

Os computadores quânticos são baseados na mecânica quântica, que é base teórica e experimental de vários campos da física e química. Ou seja, trabalha com conceitos tão complexos quanto o funcionamento do nosso cérebro. Daí ser quase impossível imaginar o computador quântico comparado com os computadores atuais que nos surpreendem com sua capacidade de processar dados.

Portogente
divulgação/Portogente
Há pouco tempo falar de computadores quânticos era como falar de disco voador. Uma realidade de livro de ficção científica. Hoje, quem busca no Google vai encontrar na página da IBM as explicações sobre essa nova tecnologia de processamento de dados, a uma velocidade que transcende a imaginação.
Os computadores quânticos são baseados na mecânica quântica, que é base teórica e experimental de vários campos da física e química. Ou seja, trabalha com conceitos tão complexos quanto o funcionamento do nosso cérebro. Daí ser quase impossível imaginar o computador quântico comparado com os computadores atuais que nos surpreendem com sua capacidade de processar dados.
O salto que demos da máquina de calcular à manivela para os computadores, será um pequeno pulo, comparado em relação a mudança dos atuais computadores aos quânticos. Ou seja, dos computadores em bits para os quânticos em qubits ou bits quânticos. Coisas que o computador de hoje não é capaz de resolver, o computador quântico resolve.
Os computadores quânticos podem estimular o desenvolvimento de novas descobertas científicas, medicamentos para salvar vidas, métodos de aprendizado de máquina para diagnosticar doenças mais cedo, materiais para criar dispositivos e estruturas mais eficientes, estratégias financeiras para viver bem na aposentadoria e algoritmos para direcionar recursos rapidamente, como ambulâncias. Eles já existem.
Fonte - Portogente  25/07/2020