sábado, 20 de março de 2021

Monotrilho de Salvador - Por que ser contra ele?

Transportes sobre trilhos/Ponto de Vista  🚅

O Monotrilho não será apenas um novo modal que chegará a toda região do Subúrbio Ferroviário de Salvador e parte da RMS, o monotrilho será um indutor de progresso e de novas oportunidades, trará com ele uma grande e radical mudança, principalmente para grande parte da população que atualmente se desloca através de um sistema de transportes por ônibus precário e muito ruim  pagando atualmente uma tarifa de $4,20

Pregopontocom
foto - ilustração/arquivo
A implantação do Monotrilho de Salvador não pode ser taxada como uma ação para destruir uma ferrovia. Desde quando foram privatizadas as ferrovias brasileiras nos anos 90, todo sistema ferroviário do estado iniciou a sua faze de declínio, o ramal de cargas da FCA que chegava até o porto de Salvador, foi desativado por ser considerado "economicamente inviável" pela concessionária operadora da ferrovia. A maioria do sistemas de trens de passageiros pertencentes a malha ferroviária federal, foram transferidos para a CBTU, que ao longo dos anos sofreu um processo de desinvestimento por parte governo Federal. No sistema de Salvador nunca houve uma renovação ou modernização da frota de trens ao longo de décadas, a não ser um punhado de carros usados remanejados de outra praça para o sistema local. A CBTU no início dos anos 2000,transferiu a administração dos trens de passageiros de Salvador para a prefeitura local(Gov.JH) sendo então criada a CTS, Cia de Trens de Salvador, com muito menos recursos e disposição para melhorar as condições do serviço e a operação dos trens. A CBTU no Nordeste continuou operando os sistemas de Recife PE, Maceió AL, João Pessoa PB e Natal RN(com 56 km de extensão e duas linhas). Em Recife renovou parte da frota do Metrô com composições novas de trens da CAF, (mais atualmente boa parte desses novos trens estão parados sem manutenção por falta de recursos), e na linha diesel do Cabo de Santo Agostinho incorporou algumas composições de VLTs(diesel) da Bom Sinal fabricados em Barbalha no estado do Ceará. Em Maceió AL, João Pessoa PB, Natal RN, renovou parte da frota de trens, também com VLTs, diesel da Bom Sinal, Em Maceió recentemente a linha foi ampliada para outra zona da cidade. No Ceará todos os sistemas de trens de passageiros foram transferidos para o Gov. do estado, com a criação da Metrofor, estatal que administra as linhas de VLTs do Cariri, de Sobral e de Fortaleza além da linha Sul do Metrô já em operação e a linha Norte ainda em construção.  Em BH, capital do estado de Minas, opera o Metrô local com a maior parte das composições antigas e tecnologia defasada. Em Salvador um sistema com equipamentos antigos e sucateados, trens ACF/GE(carros motrizes)com reboques Pidner adquiridos e tendo entrado em operação em 1961,e os Toshibas(amarelinhos) da antiga Ferrovia Sorocabana de SP, que entraram em operação em 1948,e já estavam fora de serviço quando foram doados pela CPTM/SP(herdeira da Sorocabana) três composições, com 3 carros cada uma a prefeitura de Salvador depois de passarem por reformas no Rio de Janeiro, começaram a operar aqui a partir de 2007. A CTS juntamente com a 1ª linha inacabada do Metrô foi repassada para o Gov. do estado dando lugar a CTB(Cia de Transportes da Bahia) que hj administra os trens do Subúrbio, a concessão do Metrô de Salvador e agora também a concessão do Monotrilho. Quanto a opção de manter um sistema de trens no subúrbio, não basta apenas colocar composições novas na linha, seria mesmo que calçar meias novas e um sapato sem sola, tudo terá que ser refeito, reconstruído e modernizado, toda via permanente, com troca de bitola e trilhos,(para aumentar a velocidade média do trem com mais estabilidade e segurança), dormentes, sistemas de drenagens, modernização da rede elétrica, incluindo novas subestações, a ampliação e construção de pátios de manobras (para receber um maior numero de composições), depósitos de trens, modernização e ampliação de oficinas de manutenção, implantação de um novo moderno CCO, e um avançado SSC(sistema de sinalização e controle) imprescindível para uma operação segura e eficaz, um sistema de bilhetagem eletrônica, além de reforma das atuais estações e implantação de mais outras. Além disso a construção da extensão da via permanente (via férrea) até a ilha de São João em Simões Filhos. Outra questão seria a inviabilidade do trem, por se tratar de um sistema pesado, chegar até o T.da França circulando em tráfico urbano, pois não existe mais as mínimas condições, devido alta densidade ocupacional urbana de se criar uma via totalmente segregada para a circulação dos trens, a alternativa seria através da construção de um extenso elevado saindo da Calçada até o T.da França, o que encareceria mais ainda o custo da obra. Ainda que o monotrilho em questão,(diferentemente dos sistemas tradicionais existentes) use um elevado com baixa altitude,(em média 3 metros de altura), o custo será bem menor em função de serem apenas duas vigas/trilho vazadas de concreto sobre os pilares, sem um vão de viaduto onde seria implantada a via permanente com cama de britas, drenagens, dormentes ,trilhos e rede aérea, passarela de fuga no caso do trem pesado. O custo da implantação de um novo sistema de trens ultrapassaria e muito o custo do Monotrilho a ser implantado. Com a implantação do novo complexo rodoferroviário, já em construção em Águas Claras, Estação Rodoviária, Terminais de ônibus urbanos e Metropolitanos, estação de Metrô e projetos futuros de linhas de VLTs para localidades da RMS, ou trens metropolitanos, todos os sistemas de transportes estarão conectados, incluído o Monotrilho através da linha 2 (Estação São Joaquim/Ferry-Boat a Estação Acesso Norte - Metrô/ônibus).

A tarifa
Quanto a questão tarifária, e o reflexo que poderá causar aos antigos usuários do trem e aos reflexos  já  sentidos a muito pela imensa maioria da população da região do Subúrbio Ferroviário que já paga uma tarifa de R$4,20 por um péssimo e lastimável serviço de transportes por ônibus, como solução duradoura e eficaz, é preciso colocar o mais breve possível em debate a questão do financiamento público da tarifa do transporte público em Salvador, que a partir da sua implantação, trará benefícios para os clientes(usuários) de todos os sistemas de transportes  da cidade e RMS o que implicara na redução dos valores das tarifas atualmente praticadas. A redução do custo da tarifa sem dúvida traria de volta uma parcela significativa dos 40% da população que atualmente está fora do sistema(andando a pé) aumentando o percentual de passageiros transportados por/Km percorrido, e consequentemente diminuindo o custo operacional do transporte com o aumento do fluxo de passageiros. Melhorar a qualidade e o serviço do sistema de transportes por ônibus além de extremamente necessário, também ajudaria atrair mais clientes para o serviço.

Outra providências para melhoria da operação dos sistemas de transportes em Salvador e na RMS
A expl. do que já ocorre nos países desenvolvidos, é preciso também se pensar e por em prática a criação da AMT(Autoridade Metropolitana de Transportes), entidade autônoma (Não se trata de mais uma Agência) com representação exclusivamente "técnica" de todos os entes envolvidos, sejam eles, o  Gov. do estado e prefeituras, da capital e cidades da RMS participantes, para unificar a  administração, licitar, operar e coordenar de maneira integrada todos os sistemas urbanos e metropolitanos de transportes, ônibus, Metrô, Monotrilho, Ferry-Boat lanchas de Mar Grande e outros sistemas existentes além da criação do ITS (Intelligent Transport System),um "grande CCO" , que coordenará e supervisionará toda a operação unificada dos sistemas urbanos e Metropolitanos, garantindo assim a eficiência funcional de todos o modais de maneira integrada e organizada. De nada adianta ficar tentando criar "soluções" fantasiosas, para questões relacionadas diretamente a mobilidade urbana, principalmente quando os resultados atingem diretamente as camadas da população mais afetadas pelo custo da tarifa e a prestação de um serviço muito ruim. Soluções paliativas e picuinhas políticas, de origem de possíveis interesses contrários, ou contrariados com a implantação do monotrilho(alguns supostamente "defensores dos trens" e da população), não trarão nenhum benefício prático e construtivo. O Monotrilho não será apenas um novo modal que chegará a toda região do Subúrbio Ferroviário de Salvador e parte da RMS, o monotrilho será um indutor de progresso, desenvolvimento e de novas oportunidades, trará com ele uma grande e radical mudança, principalmente para grande parte da população que atualmente se desloca através de um sistema de transportes por ônibus precário e muito ruim  pagando  uma tarifa de $4,20,e com a entrada em operação integrada do novo sistema poderá ser usada em múltiplas viagens, Monotrilho/Metrô/ônibus. E preciso também, e isso é imprescindível, que a chegada do Monotrilho seja agregada a uma agenda de projetos e programas de inclusão social que deverão ser colocados em prática pelos governos do estado e municipal respectivamente, criando geração de emprego e renda, melhorando a qualidade de vida da população local, com melhorias na educação, saneamento básico, saúde e lazer, garantindo e assegurando assim a fixação da população do subúrbio nos seus territórios, para que possam ser eles, os maiores benificiários da mudança que ocorrerá em toda região com a chegada do novo modal. O Monotrilho chegará a toda região do Subúrbio, trazendo a bordo muitas mudanças, esperanças, oportunidades e benefícios para a população, mais também, como um "trio elétrico" que chega na Av., trará atrás dele muita gente disposta a disputar com a população local todos os benefícios que serão gerados a partir da sua implantação. Por isso torna-se indispensável a adoção das "medidas protetivas de cunho econômico e social"* em favor da população da região do Subúrbio Ferroviário para que usufruam prioritariamente e potencialmente dos benefícios que forem gerados com a implantação do novo modal.. A população do subúrbio por direito e prioridade, deve ser a detentora de todos os benefícios que chegarão a bordo do novo e moderno sistema de transportes. Nivela-la por baixo, por $0,50, não parece ser uma solução racional, lógica, justa e muito menos social.
Pregopontocom 20/03/2021

Governo do Estado(BA) e prefeituras da capital e RMS prorrogam medidas restritivas

Saúde & Prevenção  😷

Com a medida, apenas o funcionamento das atividades consideradas essenciais continuará permitido até as 5h de 29 de março. Também será antecipado o início do toque de recolher, em todo o território baiano, que passa a valer a partir das 18h. 

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
O decreto que determina a prorrogação de medidas mais restritivas para a capital baiana e alguns municípios inseridos na Região Metropolitana de Salvador (RMS) será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (20). Com a medida, apenas o funcionamento das atividades consideradas essenciais continuará permitido até as 5h de 29 de março. Também será antecipado o início do toque de recolher, em todo o território baiano, que passa a valer a partir das 18h. A medida tem validade até o dia 1º de abril. Apenas Itaparica, Vera Cruz, Madre de Deus, Pojuca e Mata de São João não vão aderir à prorrogação do decreto e os serviços não-essenciais poderão funcionar até as 17h durante a semana. Entre os dias 22 e 26 de março, após as 17h, será permitido somente o funcionamento dos serviços essenciais nesses municípios. Em Salvador, Camaçari, Candeias, Dias D’Ávila, Lauro de Freitas, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé e Simões Filho, somente as atividades relacionadas à saúde e ao enfrentamento da pandemia, à comercialização de gêneros alimentícios e feiras livres, à segurança e a atividades de urgência e emergência poderão ser realizadas. Supermercados, hipermercados e atacadões poderão comercializar apenas gêneros alimentícios e produtos de limpeza e higiene. Já as farmácias somente poderão comercializar medicamentos e produtos voltados à saúde. A medida vale até as 5h do dia 29 de março para os seguintes municípios: Salvador, Camaçari, Candeias, Dias D’Ávila, Lauro de Freitas, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Simões Filho, Itaparica, Vera Cruz, Madre de Deus, Pojuca e Mata de São João. Os estabelecimentos que funcionem como supermercados, hipermercados e atacadões deverão isolar seções, corredores e prateleiras nos quais estejam expostos os produtos não enquadrados como gêneros alimentícios ou produtos de limpeza e higiene. A medida tem validade até as 05h do dia 29 de março. Os estabelecimentos comerciais que funcionam como bares e restaurantes poderão operar apenas de portas fechadas, na modalidade de entrega em domicílio, até as 24h. A medida vale para Salvador, Camaçari, Candeias, Dias D’Ávila, Lauro de Freitas, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé e Simões Filho Em Itaparica, Vera Cruz, Madre de Deus, Pojuca e Mata de São João, os bares e restaurantes deverão encerrar o atendimento presencial até as 17h. A circulação dos meios de transporte metropolitanos será suspensa das 19h as 5h até o dia 29 de março. A circulação dos meios de transporte metropolitanos aquaviários, como ferry boat e lanchinhas, deverá ser suspensa nos dias 20 e 21 de março. A suspensão também vale das 20h30 às 5h de 22 de março a 29 de março, ficando vedado o funcionamento nos dias 27 e 28 de março. Também continuam suspensos, no período de 15 de março até as 5h do dia 29 de março, os atendimentos presenciais do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) em Salvador, Camaçari, Candeias, Dias D’Ávila, Lauro de Freitas, Madre de Deus, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé e Simões Filho. A retomada escalonada das atividades econômicas fica condicionada à manutenção, por cinco dias consecutivos, da taxa de ocupação dos leitos de UTI em percentual igual ou abaixo de 80%. Medidas válidas para toda a Bahia Com exceção de deslocamentos por motivos de saúde ou em situações em que fique comprovada a urgência, segue proibida a circulação de pessoas entre 18h e 5h, até o dia 1º de abril, em todos os 417 municípios baianos. O funcionamento dos serviços não essenciais está proibido em toda a Bahia entre as 18h de 19 de março até 5h do dia 22 de março. A medida também terá validade das 18h de 26 de março às 5h de 29 de março. A restrição da venda de bebidas alcoólicas seguirá valendo, em todo o estado, a partir das 18h de 19 de março até 5h de 22 de março, inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery). A mesma medida terá validade a partir das 18h de 26 de março às 5h de 29 de março. Também segue vedada em todo o estado a prática de atividades esportivas coletivas amadoras até 1º de abril, sendo permitidas as práticas individuais, desde que não gerem aglomeração. O funcionamento de academias e estabelecimentos voltados para a prática de atividades físicas está proibido até 29 de março. Os atos religiosos litúrgicos podem ocorrer na Bahia, respeitados os protocolos sanitários estabelecidos, especialmente o distanciamento social adequado e o uso de máscaras, bem como com capacidade máxima de lotação de 30%, desde que o espaço seja amplo e tenha ventilação cruzada. Ficam vedados, até 29 de março, também em todo o estado, os procedimentos cirúrgicos eletivos não urgentes ou emergenciais nas unidades hospitalares públicas e privadas. Segue proibida ainda, até 1º de abril, a realização de eventos e atividades que envolvam aglomeração de pessoas, independentemente do número de participantes, como cerimônias de casamento, solenidades de formatura, feiras, circos, passeatas, eventos desportivos, científicos e religiosos, bem como aulas em academias de dança e ginástica.
Com informações da Secom BA 19/03/2021

quinta-feira, 18 de março de 2021

Metrô de Salvador amplia opções de compra de créditos para o cartão de integração por aplicativo

Transportes sobre trilhos  🚇

Agora, quem possui o Cartão de Integração do Metrô tem mais uma opção para compra de créditos diretamente do celular. Através do Quicko APP, disponível para plataformas Android e IOS, é possível comprar crédito para seu cartão integração com o pagamento via cartão de crédito, sem taxas adicionais, no valor mínimo de R$ 3,90.

Da Redação
foto/divulgação
A CCR Metrô Bahia e a Quicko APP acabam de se juntar para oferecer mais uma facilidade para os clientes do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas. Agora, quem possui o Cartão de Integração do Metrô tem mais uma opção para compra de créditos diretamente do celular. Através do Quicko APP, disponível para plataformas Android e IOS, é possível comprar crédito para seu cartão integração com o pagamento via cartão de crédito, sem taxas adicionais, no valor mínimo de R$ 3,90. Inicialmente, a facilidade da compra pelo aplicativo está permitida apenas para a plataforma Android e será lançada em breve para IOS. Para efetuar a compra, o cliente deverá clicar no botão “Meu Bilhete” no menu inferior do app e cadastrar as informações do cartão CCR Metrô Bahia. Depois, basta escolher o valor da compra e cadastrar o cartão de crédito de preferência. A transação é realizada em pouco minutos, de maneira simples e prática. O novo recurso se soma aos vários serviços de mobilidade e conveniência que o Quicko App oferece aos baianos como a consulta do saldo do cartão. O aplicativo sugere rotas combinando os diversos modais disponíveis e permite o acesso a informações sobre o transporte público na cidade, como a localização dos pontos de embarque, os trajetos dos coletivos e a situação das linhas. O aplicativo também tem uma Central de Notificações, com notícias relevantes sobre o funcionamento do transporte público, e envia alertas quando há alterações importantes que afetem o deslocamento das pessoas. Outra opção de compra de créditos para o cartão da CCR Metrô Bahia via aplicativo é pelo RecargaPay. A recarga também pode ser feita presencialmente nas estações de metrô: nas máquinas de autoatendimento (que aceitam cartões de débito e crédito) ou nas bilheterias. Também é possível fazer a compra do crédito em mais de 2 mil pontos de vendas, na Rede Credenciada que conta com lojas, farmácias e restaurantes espalhados por toda Salvador e Região Metropolitana. A compra do crédito nesta rede credenciada é fácil e rápida, e não há cobrança de taxa extra. Para encontrar o ponto de venda mais próximo, basta acessar o site www.rvgo.com.br pelo computador ou smartphone que o sistema rastreia os locais mais próximos do cliente, além da rota de como chegar. A identificação da RVGO é a garantia de que o estabelecimento é parceiro e realiza a recarga. A carga adquirida pelo aplicativo e na rede credenciada precisa ser ativada antes da utilização.

Ativação dos créditos
Assim como acontece com as compras dos créditos no RecargaPay e na Rede Credenciada, as compras efetuadas no Quicko APP também precisam ser ativadas para o uso. Após a transação ser confirmada, o sistema enviará, imediatamente, uma ordem para o cartão, a qual estará disponível para carga em até dois minutos em qualquer estação do metrô. Para ativar os créditos adquiridos, basta passar o cartão no validador de consulta e carga presente em todas as estações, antes de se dirigir às catracas de acesso. O sistema presente nas catracas de acesso também ajudam no gerenciamento do saldo, todas as vezes que o seu cartão integração ficar com saldo inferior a duas tarifas integradas (R$ 8,40), o display da catraca do metrô apresenta a mensagem “Recarregue o seu Cartão”. Desta forma, é possível programar o melhor momento para uma nova recarga e ainda escolher a opção mais prática.

Mais ferramentas do Quicko App
O Aplicativo Quicko também oferece diversas outras ferramentas com o objetivo de facilitar a vida do usuário de transporte público em Salvador. Com o App, as pessoas podem favoritar as linhas que mais utilizam e acessam as informações de forma rápida e fácil. Outra ferramenta que ajuda na movimentação diária é a "Reportagem do Usuário", em que as pessoas podem reportar problemas como: lotação, atraso ou lentidão, parada inesperada, além da possibilidade de avaliar o motorista e as condições do veículo, entre outras categorias, ajudando, de forma colaborativa, os outros usuários. Mais um diferencial do aplicativo é a Central de Benefícios, em que os usuários do Quicko APP podem aproveitar ofertas e descontos exclusivos de parceiros. Com foco na segurança, o aplicativo conta ainda com a função de compartilhamento de rota. Com ele, você pode enviar para parentes ou amigos como informações de seu trajeto, como horário e local de embarque, o modal utilizado e lugar e a hora de chegada.
 
SOBRE A QUICKO (http://www.quicko.com.br )
A Quicko é uma Startup de Mobilidade Urbana que oferece diversas soluções para a pessoa integrar, de forma fácil e simples, diferentes meios de transporte, como táxis, carros de aplicativo, bicicletas, ônibus, trens, Metrô etc., para garantir uma jornada mais rápida e conveniente. O aplicativo traça rotas a partir de diversos modais disponíveis e do comportamento dos próprios usuários. Além disso, a empresa ajuda o usuário a definir trajetos por meio de transportes e serviços baseados em suas próprias preferências, também alertando-os em tempo real sobre acontecimentos no caminho e modais escolhidos.
Com informações da CCR Metrô Bahia  18/03/2021

Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Carajás faz 35 anos

Transportes sobre trilhos  🚂🚃🚃🚃🚃

O Trem de Passageiros é o único modo de locomoção de várias comunidades próximas à ferrovia. Um exemplo é a história de Andreia Andrade, que associa o transporte aos almoços de família aos domingos. 

Vale
Registro da família
viajando no trem em 1987
Com mais de 350 mil passageiros atendidos por ano, o Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Carajás completa 35 anos neste 17 de março. Com 15 pontos de parada entre os estados o Maranhão e Pará, o serviço contempla 27 municípios em 16 horas totais de viagem. O Trem de Passageiros é o único modo de locomoção de várias comunidades próximas à ferrovia. Um exemplo é a história de Andreia Andrade, que associa o transporte aos almoços de família aos domingos. “Nas histórias da minha família temos sempre o Trem de Passageiros como um dos principais cenários para ilustrar as boas risadas dos almoços de domingo. Sempre viajamos nas férias para Marabá ou Imperatriz. Isso era uma realidade das entranhas maranhenses com a oportunidade de cruzar de norte a sul, cortando o MA ao PA por cidades que só ele (o trem) passava.” O trem também foi parte marcante da vida de Ailde Morais, que guarda boas lembranças do seu período de gestação nas viagens da EFC. “Em 2008 quando engravidei fiz uma visita técnica ao longo da ferrovia e foi nele que comecei a sentir os primeiros desejos de gestante. No retorno da visita, lembrei que vendiam uma cocada deliciosa na parada do km 315, em Altamira. Começou a minha agonia em querer experimentar a cocada tão famosa. Completei a viagem de retorno até São Luís com o desejo realizado. Nunca mais as comi, mas ainda sinto o gosto em minha boca quando lembro”. Com, 892 quilômetros de extensão, a Estrada de Ferro Carajás, liga a maior mina de minério de ferro a céu aberto do mundo, em Carajás, no sudeste do Pará, ao Porto de Ponta da Madeira, em São Luís (MA). São cerca de 35 composições, entre os quais um dos maiores trens de carga em operação regular do mundo, com 330 vagões e 3,3 quilômetros de extensão. A Estrada de Ferro Carajás também lidera o ranking das ferrovias mais eficientes do Brasil, devido aos constantes investimentos em tecnologia. Atualmente, os trens carregam granéis sólidos (soja e outros grãos), líquidos (combustíveis e fertilizantes, entre outros), além do minério de ferro. Seu papel vai além do serviço de transporte. Pelo grande número de pessoas que circulam pela ferrovia, as entidades públicas costumavam realizar ações sociais e de saúde durante as viagens. Com a parceria, é possível atingir um maior número de pessoas, muitas delas vindas de comunidades com pouco acesso a informação. A EFC está ainda interligada com outras duas ferrovias: a Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN) e a Ferrovia Norte-Sul. A primeira atravessa, principalmente, sete estados da região Nordeste e a segunda corta os estados de Goiás, Tocantins e Maranhão, facilitando a exportação de grãos produzidos no norte do estado do Tocantins pelo Porto de Ponta da Madeira, no Maranhão.
Fonte - ANPTrilhos  17/03/2021

quarta-feira, 17 de março de 2021

SEU JORNAL DA TVT - 17/03/2021

Notícias   📺

Brasil vive o pior momento da pandemia

Metrô de Salvador adota sistema de desinfecção com névoa seca para combate ao coronavírus nos carros das composições

Transportes sobre trilhos/Prevenção  🚇 😷

A novidade consiste na aplicação de uma névoa seca com resistência para eliminar microorganismos como o novo coronavírus num período de até 72 horas. Embora o tempo de duração da proteção seja longo, o produto é aplicado todos os dias nas quatro estações de transbordo do metrô entre uma viagem e outra.

Da Redação
foto - Mateus Pereira/GOV.BA
O sistema metroviário de Salvador e Lauro de Freitas adotou uma nova tecnologia para a desinfecção dos 40 carros que transportam os usuários diariamente. A novidade consiste na aplicação de uma névoa seca com resistência para eliminar microorganismos como o novo coronavírus num período de até 72 horas. Embora o tempo de duração da proteção seja longo, o produto é aplicado todos os dias nas quatro estações de transbordo do metrô entre uma viagem e outra. Segundo o coordenador de tráfego da CCR Metrô Bahia, Rodrigo Oliveira, o produto aplicado é hipoalergênico, não é tóxico e nem agride a natureza. A aplicação da névoa seca leva em média cinco minutos, sendo dois para a aplicação e mais três para que o produto se dissipe no ar. “Essa é uma inovação que a CCR trouxe para Salvador e para complementar o processo de limpeza diário que já é realizado. A desinfecção consiste na aplicação de um a névoa, que é um produto natural, que se dissipa por todo o ambiente e que tem um poder de penetração muito alto. A névoa chega a locais que um pano, por exemplo, não alcança. O produto adere às superfícies e mata o novo coronavírus, germes e outras bactérias”. Ainda de acordo com o coordenador, o produto já foi atestado pelo Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e teve sua utilização aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “Todos os trens passam por essa higienização. Nos horários de menor movimento é realizado no próprio terminal e os usuários têm a possibilidade de ver esse trabalho de limpeza. Para nós é importante, pois transmite confiança às pessoas para utilizar o nosso sistema. Temos um transporte seguro para ser utilizado todos os dias”, acrescentou Rodrigo Oliveira. A demonstração da aplicação do produto foi acompanhada pelo secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Nelson Pelegrino, que pontuou a prioridade em garantir a segurança dos usuários do transporte público. “A população continua sendo transportada e queremos que esse deslocamento ocorra com segurança. Desde o início da pandemia, adotamos medidas como disponibilização de álcool gel nas estações. Essa é uma novidade que reforça e aumenta a segurança desse meio de transporte”, ressaltou.

Outras medidas 
Os cuidados com a higienização também foram reforçados nas estações do metrô, como a limpeza de áreas comuns, corrimãos de escadas rolantes e fixas, linhas de bloqueios, elevadores, bilheterias, catracas, máquinas de autoatendimento, disponibilização de álcool gel 70°C e reposição contínua de sabonete líquidos em todas as estações de metrô e terminais de ônibus administrados pela CCR Metrô Bahia.
Com informações da Secom BA 17/03/2021

terça-feira, 16 de março de 2021

Governo da Bahia prorroga medidas restritivas em Salvador e RMS

Saúde & Prevenção  😷  💉

O decreto que determina a prorrogação de medidas mais restritivas para a capital baiana e alguns municípios inseridos na Região Metropolitana de Salvador (RMS) está publicado na versão online do Diário Oficial do Estado (DOE). Com a medida, apenas o funcionamento das atividades consideradas essenciais continua permitido ate as 5h de 22 de março. 

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
Apenas Itaparica, Vera Cruz, Pojuca e Mata de São João não vão aderir à prorrogação do decreto e terão serviços não-essenciais funcionando a partir desta segunda-feira (15), até as 17h. Em Salvador, Camaçari, Candeias, Dias D’Ávila, Lauro de Freitas, Madre de Deus, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé e Simões Filho, somente as atividades relacionadas à saúde e ao enfrentamento da pandemia, à comercialização de gêneros alimentícios e feiras livres, à segurança e a atividades de urgência e emergência poderão ser realizadas. Os estabelecimentos comerciais que funcionam como bares e restaurantes poderão operar apenas de portas fechadas, na modalidade de entrega em domicílio, até as 24h. A circulação de meios de transporte metropolitanos aquaviários, como ferry boat e lanchinhas, deverá ser suspensa das 20h30 às 5h de 15 de março a 19 de março, ficando vedado o funcionamento nos dias 20 e 21 de março. Também continuam suspensos, até as 5h do dia 22 de março, os atendimentos presenciais do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) em Salvador, além de Camaçari, Candeias, Lauro de Freitas, Simões Filho e Guarajuba, na RMS. No interior, o funcionamento do postos é normal, exceto em Guanambi, que fica fechado até quarta-feira (17), em função de decreto municipal.

Região de Guanambi
O funcionamento dos serviços não essenciais pode ser retomado a partir desta segunda-feira (15) em Guanambi e outros 21 municípios da região que estavam com medidas mais restritivas até este domingo (14). A determinação é válida para Caculé, Caetité, Candiba, Carinhanha, Feira da Mata, Guanambi, Ibiassucê, Igaporã, Iuiu, Jacaraci, Lagoa Real, Licínio de Almeida, Malhada, Matina, Mortugaba, Palmas de Monte Alto, Pindaí, Riacho de Santana, Rio do Antônio, Sebastião Laranjeiras, Tanque Novo e Urandi.
Medidas válidas para toda a Bahia
Com exceção de deslocamentos por motivos de saúde ou em situações em que fique comprovada a urgência, segue proibida a circulação de pessoas entre 20h e 5h, até o dia 1º de abril, em todos os 417 municípios baianos. O funcionamento dos serviços não essenciais está proibido em toda a Bahia das 18h de 19 de março ate as 5h de 22 de março. A restrição da venda de bebidas alcoólicas seguirá valendo, em todo o estado, a partir das 18h de 19 de março até 5h de 22 de março, inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery). Também segue vedada em todo o estado a prática de atividades esportivas coletivas amadoras até 1º de abril, sendo permitida as práticas individuais, desde que não gerem aglomeração. O funcionamento de academias e estabelecimentos voltados para a prática de atividades físicas está proibido até 22 de março. Os atos religiosos litúrgicos podem ocorrer na Bahia, respeitados os protocolos sanitários estabelecidos, especialmente o distanciamento social adequado e o uso de máscaras, bem como com capacidade máxima de lotação de 30%. Ficam vedados, até 22 de março, também em todo o estado, os procedimentos cirúrgicos eletivos não urgentes ou emergenciais nas unidades hospitalares públicas e privadas. Segue proibida ainda, até 1º de abril, a realização de eventos e atividades que envolvam aglomeração de pessoas, independente do número de participantes, como cerimônias de casamento, solenidades de formatura, feiras, circos, passeatas, eventos desportivos, científicos e religiosos, bem como aulas em academias de dança e ginástica. Estão fora do decreto as atividades ligadas ao funcionamento dos terminais rodoviários, metroviários, aquaviários e aeroviários, bem como o deslocamento de funcionários e colaboradores que atuem na operacionalização destes. O mesmo vale para os serviços de limpeza pública e manutenção urbana e os serviços de entrega em domicílio (delivery) de farmácia e medicamentos, além das atividades profissionais de transporte privado de passageiros.
Com informações da Secom BA  16/03/2021

Onde Foram Parar os TRENS do Brasil? Por Que o Brasil não tem Trens?

Transportes sobre trilhos  🚂🚃🚃🚃🚃 

Ministro A.Moraes do STF, suspende redução de parque para obra da Ferrogrão

Notícias Ferroviárias  🚂🚃🚃🚃🚃

Moraes, do STF, suspende redução de parque para obra da Ferrogrão.- A decisão cautelar de Moraes será levada ao plenário virtual do STF – em que os ministros depositam seus votos no sistema eletrônico – a partir de sexta-feira. A ação foi movida pelo Psol. O partido argumentou que não se poderia excluir hectares de área de preservação ambiental por medida provisória. 

Valor Econômico*
Mapa da Ferrogrão desenvolvido pelo
Ministério de Infraestrutura
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu suspender a lei que altera os limites do Parque Nacional do Jamanxim, no Pará, e os processos relacionados à concessão da ferrovia EF-170, a Ferrogrão, projeto com 933 quilômetros de extensão que deve ligar Sinop (MT) a Miritituba (PA). A decisão cautelar de Moraes será levada ao plenário virtual do STF – em que os ministros depositam seus votos no sistema eletrônico – a partir de sexta-feira. A ação foi movida pelo Psol. O partido argumentou que não se poderia excluir hectares de área de preservação ambiental por medida provisória. Também afirmou que as mudanças realizadas no Parque Nacional do Jamanxim afetam os povos indígenas da região. Para Moraes, “considerada a aparente redução do patamar de proteção ambiental decorrente da exclusão de cerca de 862 hectares do Parque Nacional do Jamanxim, bem como o fato de que a edição de medidas provisórias não satisfaz a exigência de lei em sentido formal para a alteração ou modificação de matéria que a Constituição Federal submeteu a regime mais rígido e estável, afigura-se necessário reconhecer a plausibilidade do risco de que a Medida Provisória 758/2016, convertida na Lei 13.452/2017, venha a produzir efeitos irreversíveis”. Em manifestação enviada ao Supremo, o procurador-geral da República, Augusto Aras, havia se manifestado contra o pedido do Psol. “A redução de 0,054% da área do parque para a construção de ferrovia destinada ao escoamento de produção agrícola, além de diminuir a emissão de poluentes por caminhões de transporte de cargas, ajusta-se com fidelidade ao princípio constitucional do desenvolvimento sustentável”, defendeu. Prioridade na carteira do Ministério da Infraestrutura, a Ferrogrão tem investimento estimado em R$ 8,4 bilhões. O governo pretende fazer o leilão no fim deste ano. O edital está em análise no Tribunal de Contas da União O ministério afirmou que ainda não foi ouvido e aguarda notificação para que possa se manifestar, mas se disse confiante em seus argumentos. A pasta informou que o balanço da lei é positiva, pois inclui na unidade de conservação área maior do que a “desafetada” para viabilizar a Ferrogrão.
*https://valor.globo.com/empresas/noticia/2021/03/16/moraes-do-stf-suspende-reducao-de-parque-para-obra-da-ferrograo.ghtml
Fonte - Revista Ferroviária  16/03/2021

segunda-feira, 15 de março de 2021

Governo da Bahia e russos celebram compra de 9,7 milhões de doses da Sputnik V

Saúde & Prevenção  💉

O ato ocorreu na tarde desta segunda-feira (15), por meio de reunião virtual, entre o governador Rui Costa, o CEO do Fundo Soberano, Kirill Allexandrovich Dmitriev, e o presidente do Consórcio Nordeste e governador do Piauí, Wellington Dias.
 
Da Redação 
foto - divulgação
O Governo da Bahia e o Fundo Soberano Russo celebraram o contrato para a compra de 9,7 milhões de doses da vacina Sputnik V. O ato ocorreu na tarde desta segunda-feira (15), por meio de reunião virtual, entre o governador Rui Costa, o CEO do Fundo Soberano, Kirill Allexandrovich Dmitriev, e o presidente do Consórcio Nordeste e governador do Piauí, Wellington Dias. O primeiro lote com doses do imunizante chegará à Bahia no mês de abril. Na reunião, o governador Rui Costa agradeceu o apoio para viabilizar a chegada das vacinas de forma célere. “Foram seis meses de muito trabalho, com ação na Suprema Corte brasileira para viabilizar essa compra tão importante da Sputnik V e finalmente tudo deu certo. Estamos passando por uma crise muito profunda do sistema de saúde neste pior momento da pandemia. As vacinas nos ajudarão a passar por este momento tão difícil. O povo baiano e nordestino agradece muito essa ajuda e esperamos que, a partir dessa parceria, possamos concretizar outras parcerias com a Rússia e o laboratório”. O CEO do Fundo Soberano Russo também agradeceu a parceria com o Governo da Bahia. “Esta parceria é muito importante para o nosso país, nesse contexto de acordos para a produção de vacinas contra o coronavírus. Nossa parceria começou no primeiro dia em que assinamos o protocolo de intenções e estamos à disposição executar a aquisição das vacinas da melhor forma possível. Lembramos que a Sputnik V já foi vendida para 51 países”, afirmou Kirill Allexandrovich Dmitriev.
Com Informações da Secom BA  15/03/2021

Portugal: voos com Brasil e Reino Unido ficam suspensos até dia 31

Internacional 

Em nota, o Ministério da Administração Interna diz que as medidas restritivas do tráfego aéreo vão continuar em vigor até o último dia deste mês, devido à situação epidemiológica provocada pela covid-19. Como no estado de emergência anterior, continuam a ser permitidos apenas os voos de natureza humanitária

Agência Brasil
foto - ilustração/arquivo
Os voos, comerciais ou privados, com origem ou destino no Brasil e no Reino Unido vão manter-se suspensos até dia 31 de março, anunciou hoje (15) o governo de Portugal. Em nota, o Ministério da Administração Interna diz que as medidas restritivas do tráfego aéreo vão continuar em vigor até o último dia deste mês, devido à situação epidemiológica provocada pela covid-19. Como no estado de emergência anterior, continuam a ser permitidos apenas os voos de natureza humanitária, para repatriamento de cidadãos nacionais, da União Europeia e de países associados ao Espaço Schengen, e seus familiares, bem como de cidadãos de outros países com residência legal em território português. Contudo, esses cidadãos têm de comprovar a realização de teste laboratorial (RT-PCR) para rastreio da infecção por SARS-CoV-2, com resultado negativo, feito nas 72 horas anteriores ao momento do embarque, exceto crianças com menos de dois anos, além de cumprir 14 dias de isolamento. Os voos de ligação para os seus países têm de ser aguardados em um local próprio, no interior do aeroporto. São ainda permitidos voos de repatriamento de cidadãos estrangeiros que se encontrem em Portugal continental. Os passageiros de países que tenham taxa de incidência igual ou superior a 500 casos por 100 mil habitantes devem, além do teste, cumprir período de isolamento profilático de 14 dias, exceto quando a permanência em território nacional não exceda 48 horas. Os passageiros que chegarem a Portugal sem o comprovante do teste devem fazê-lo no interior do aeroporto, pagando por ele, e aguardar o resultado no local.
Fonte - Agência Brasil  15/03/2021

Ferry-Boat Salvador Itaparica com movimentação intensa de veículos no terminal de Bom Despacho

Boletim Informativo - Travessia marítima  🚢

O sistema Ferry-Boat que opera hoje na travessia marítima entre Salvador e a ilha de Itaparica das 5h30 até as 19h.Estão em operação nesta segunda(15) 6 embarcações, Zumbi dos Palmares, Pinheiro, Dorival Caymmi, Anna Nery, Ivete Sangalo e Rio Paraguaçu. O movimento tem sido intenso para veículos e tranquilo para passageiros no terminal Bom Despacho. Em São Joaquim, o fluxo é tranquilo para as duas modalidades de embarque.

foto - ilustração/arquivo


CCR Metrô Bahia e Help oferecem escuta ativa e afetiva em estações de metrô

Transportes sobre trilhos/Ação Social   🚇

A iniciativa que tem o objetivo de levar apoio emocional e acolhimento aos clientes do metrô, terá início na Estação Rodoviária e Metrô e segue de forma itinerante até o dia 29. O plantão de acolhimento também vai percorrer as estações Aeroporto, Lapa, Mussurunga, Pirajá e Imbuí, conforme programação.

CCR Metrô Bahia
foto - ilustração/arquivo
A partir desta quinta-feira (11), a CCR Metrô Bahia em parceria com o projeto Help, vai ofertar escuta ativa e afetiva gratuitamente nas estações de metrô da capital. A iniciativa que tem o objetivo de levar apoio emocional e acolhimento aos clientes do metrô, terá início na Estação Rodoviária e Metrô e segue de forma itinerante até o dia 29. O plantão de acolhimento também vai percorrer as estações Aeroporto, Lapa, Mussurunga, Pirajá e Imbuí, conforme programação. A abordagem acontece nas plataformas e mezaninos das estações de metrô, com voluntários devidamente identificados prestando um atendimento acolhedor e humanizado, dispostos a conversar de forma anônima e sem julgamentos. Todos os envolvidos no projeto são preparados tanto para ouvir pessoas, sem preconceitos ou juízo de valor, como para doarem seu tempo numa conversa afetuosa. O atendimento é feito respeitando os protocolos de segurança e de distanciamento físico e social.
A ação integra o programa Vem pra Cá, que promove eventos e ações que reforçam a pluralidade cultural, diversidade, inclusão e ofertas de serviços à população durante todo o ano nas estações de metrô da cidade.

Serviço:
O quê: Atendimento de acolhimento e escuta afetiva
11/03 – Estação Rodoviária – Das 17h às 19h
13/03 – Estação Aeroporto – Das 9h às 11h
18/03 - Estação Rodoviária – Das 17h às 19h
23/03 – Estação Lapa – Das 15h às 17h
25/03 – Estação Mussurunga – Das 18h às0h
25/03 – Estação Rodoviária - Das 17h às 19h
26/03 – Estação Pirajá – Das 16h às 18h
27/03 – Estação Aeroporto - Das 9h às 11h
29/03 – Estação Imbuí - Das 17h às 19h
Com informações da CCR Metrô Bahia  13/03/2021

domingo, 14 de março de 2021

Governo da Bahia prorroga decreto que proíbe eventos; aulas remotas começam segunda-feira

Boletim Informativo  😷
 
O Governo do Estado atualizou o decreto que suspende os eventos e atividades, independentemente do número de pessoas, em toda a Bahia. A publicação, que venceria neste domingo (14), passa a valer até 1º de abril de 2021. A prorrogação foi publicada em edição online do Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (13). Segue proibida a realização de atividades que envolvam aglomeração de pessoas, como cerimônias de casamento, solenidades de formatura, feiras, circos, passeatas, eventos desportivos, científicos e religiosos, bem como aulas em academias de dança e ginástica. O decreto também estabelece a volta às aulas na rede estadual de ensino, exclusivamente de forma remota, a partir de segunda-feira (15)

Foto - Pedro Moraes/Arquivo Gov.BA