sábado, 18 de abril de 2020

Sobe para 80 o numero de cidades da Bahia com transporte intermunicipal suspenso

Transportes/Prevenção  🚌

A medida, que visa conter o avanço da pandemia do novo coronavírus na Bahia, foi publicada no Diário Oficial do Estado deste sábado (18). Com a decisão do governador Rui Costa, o estado alcançou a marca de 80 municípios com a restrição, válida até o dia 3 de maio.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
A cidade de Valença terá o transporte intermunicipal suspenso a partir de domingo (19). A medida, que visa conter o avanço da pandemia do novo coronavírus na Bahia, foi publicada no Diário Oficial do Estado deste sábado (18). Com a decisão do governador Rui Costa, o estado alcançou a marca de 80 municípios com a restrição, válida até o dia 3 de maio.
A determinação considera circulação, saída e chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans.
Também estão com transporte suspenso outras 79 cidades: Abaíra, Adustina, Aiquara, Alagoinhas, Amélia Rodrigues, Araci, Aurelino Leal, Barra, Barra do Choça, Barra do Rocha, Belmonte, Brumado, Buerarema, Cachoeira, Camacã, Camaçari, Campo Formoso, Canavieiras, Cansanção, Capim Grosso, Catu, Coaraci, Conceição do Coité, Conceição do Jacuípe, Curaçá, Euclides da Cunha, Eunápolis, Feira de Santana, Floresta Azul, Gandu, Gongogi, Ibirataia, Ibotirama, Ilhéus, Ipiaú, Irecê, Itabuna, Itacaré, Itagi, Itagibá, Itajuípe, Itaparica, Itapé, Itapebi, Itapetinga, Itarantim, Itatim, Itororó, Ituberá, Jaguaquara, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Luís Eduardo Magalhães, Palmeiras, Paramirim, Piripá, Porto Seguro, Prado, Rio do Pires, Salvador, Santa Cruz Cabrália, Santa Luzia, Santa Maria da Vitória, Santa Teresinha, São Félix, São Francisco do Conde, Serra do Ramalho, Serrinha, Simões Filho, Taperoá, Teixeira de Freitas, Ubatã, Una, Uruçuca, Utinga, Valente, Vera Cruz e Vitória da Conquista. 
Não houve mudança em relação aos 14 municípios que tiveram o transporte intermunicipal restabelecido. Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Canarana, Candeias, Conde, Correntina, Dias D’Ávila, Entre Rios, Guanambi, Itamaraju, Medeiros Neto, Nova Soure, Pojuca e São Domingos estão com circulação normal do transporte intermunicipal porque não apresentaram novos registros da Covid-19 há 14 dias ou mais.
Com informações da Secom BA  16/04/2020

sexta-feira, 17 de abril de 2020

Mais cinco cidades têm transporte suspenso na Bahia; total chega a 79

Transportes/Prevenção  🚌

A partir desta sexta (17) mais cinco municípios entram na lista de cidades com transporte suspenso até 3 de maio.Nestes municípios, a medida entra em vigor a partir deste sábado (18).A medida entra em vigor a partir deste sábado (18). Com a decisão do governador Rui Costa, a Bahia alcança a marca de 79 cidades com a restrição.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
O Diário Oficial do Estado acrescentou, nesta sexta-feira (17), Aiquara, Amélia Rodrigues, Buerarema, Conceição do Jacuípe e Curaçá à lista de cidades com transporte suspenso até 3 de maio. Nestes municípios, a medida entra em vigor a partir deste sábado (18). Com a decisão do governador Rui Costa, a Bahia alcança a marca de 79 cidades com a restrição.
Também estão com transporte suspenso: Abaíra, Adustina, Alagoinhas, Araci, Aurelino Leal, Barra, Barra do Choça, Barra do Rocha, Belmonte, Brumado, Cachoeira, Camacã, Camaçari, Campo Formoso, Canavieiras, Cansanção, Capim Grosso, Catu, Coaraci, Conceição do Coité, Euclides da Cunha, Eunápolis, Feira de Santana, Floresta Azul, Gandu, Gongogi, Ibirataia, Ibotirama, Ilhéus, Ipiaú, Itabuna, Itacaré, Itagi, Itagibá, Itajuípe, Itaparica, Itapé, Itapebi, Itapetinga, Itarantim, Itatim, Itororó, Ituberá, Jaguaquara, Juazeiro, Lauro de Freitas, Luís Eduardo Magalhães, Palmeiras, Piripá, Porto Seguro, Prado, Rio do Pires, Salvador, Santa Cruz Cabrália, Santa Luzia, Santa Maria da Vitória, Santa Teresinha, São Félix, São Francisco do Conde, Serra do Ramalho, Serrinha, Simões Filho, Teixeira de Freitas, Ubatã, Una, Uruçuca, Utinga, Vera Cruz e Vitória da Conquista.
A determinação considera circulação, saída e chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans.
Quatorze municípios que já tiveram a restrição durante a pandemia, mas não apresentam novos casos de Covid-19 há 14 dias ou mais, continuam com transporte autorizado, segundo o Diário Oficial de hoje. São elas: Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Canarana, Candeias, Conde, Correntina, Dias d’Ávila, Entre Rios, Guanambi, Itamaraju, Medeiros Neto, Nova Soure, Pojuca e São Domingos. A cidade de Conceição do Jacuípe, que fazia parte desta lista até ontem, voltou a ter o transporte suspenso.
Com informações da Secom BA  17/04/2019

quinta-feira, 16 de abril de 2020

Nova linha de ônibus liga Mapele/Ilha de São João ao Terminal Pirajá

Transporte/metropolitano 🚌

A nova linha atende à área da nova ligação Lobato-Pirajá, entregue à população no dia 7 de abril. "Esta nova linha dará muito mais conforto aos passageiros destes bairros e do Subúrbio Ferroviário, já que, por meio da integração ao metrô, poderão seguir ate à Lapa, Iguatemi ou ao Aeroporto em poucos minutos

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
A linha de ônibus que liga os bairros de Mapele e Ilha de São João, em Simões Filho, ao Terminal Pirajá em Salvador foi inaugurada nesta quinta-feira (16). A nova linha atende à área da nova ligação Lobato-Pirajá, entregue à população no dia 7 de abril. "Esta nova linha dará muito mais conforto aos passageiros destes bairros e do Subúrbio Ferroviário, já que, por meio da integração ao metrô, poderão seguir ate à Lapa, Iguatemi ou ao Aeroporto em poucos minutos. O trecho maior, que durava duas horas, poderá ser feito em menos de 40 minutos", comemorou o secretário de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur), Nelson Pelegrino.
A linha Mapele/Ilha de São João x Terminal Pirajá surge da aglutinação das linhas 822 - Mapele/Ilha de São João x Terminal da França, via Av. Suburbana; e 872 - Mapele/Ilha de São João x Terminal Retiro. Com frequência de 30 minutos e com seis veículos em operação, ela terá dois ramais, que cobrem os atendimentos atuais: um com itinerário Mapele, Ilha de São João, Av. Suburbana, ligação Lobato/Pirajá, Terminal Pirajá, BR 324, Estrada do Derba, Ilha de São João, Mapele; e o outro, Mapele, Ilha de São João, Estrada do Derba, BR 324, Terminal Pirajá, ligação Lobato/Pirajá, Av. Suburbana, Ilha de São João, Mapele.
Fonte - Seinfra BA  16/04/2020

Funcionários da CTB da linha de frente do sistema ferroviário de Salvador seguem atentos às normas de saúde e higienização

Transportes sobre trilhos  🚄

Para a prevenção e não propagação do Coronavírus e em respeito à saúde de todos, medidas de segurança e higiene estão sendo adotadas diariamente nas Estações e Vagões. Funcionários devidamente fardados, utilizando luvas e máscaras, estão trabalhando arduamente para que as normas da Organização Mundial de Saúde (OMS) e as determinações das autoridades públicas da área de Saúde sejam cumpridas.

ANPTrilhos
foto/divulgação
A Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) segue com operação normal do Sistema ferroviário de Salvador, funcionando de segunda a sábado, das 06h às 20h, atendendo a população que utiliza os trens como meio de transporte.
Para a prevenção e não propagação do Coronavírus e em respeito à saúde de todos, medidas de segurança e higiene estão sendo adotadas diariamente nas Estações e Vagões. Funcionários devidamente fardados, utilizando luvas e máscaras, estão trabalhando arduamente para que as normas da Organização Mundial de Saúde (OMS) e as determinações das autoridades públicas da área de Saúde sejam cumpridas.
No momento em que os vagões de trem chegam à Estação da Calçada, em Salvador, funcionários e agentes de limpeza, munidos de borrifadores contendo agua sanitária diluída, agua e sabão, prontamente, vão em direção às cadeiras e todos os acessórios para a viagem que os passageiros têm acesso, para efetuar a devida higienização. De acordo com a agente de limpeza, Vania Brito, 32 anos, que há seis anos faz a higienização de toda a Estação e dos vagões, “O objetivo é cuidar para que os passageiros não tenham contato com ambientes que possam estar contaminados”.
Na linha de frente para garantir a segurança de todos os usuários e funcionários da CTB, o Segurança de 25 anos, Lucas dos Santos, se diz atento sempre às rotinas de higiene em casa, e garante que “os sapatos têm de ficar do lado de fora da casa e só abraço a minha noiva depois de terminar todo o processo de higienização imposto e orientado pela OMS. Já fazíamos isso antes da pandemia, agora estamos mais atentos do que nunca”. O segurança que trabalha há dois anos da Estação, ainda reforça a importância de estar à linha de frente, cuidando da segurança, para que todos possam seguir suas viagens sem preocupação.
Visando sempre a segurança no transporte dos usuários dos trens e de seus funcionários, o Diretor Presidente da CTB, José Eduardo Copello, enfatiza que o sistema metroferroviário “transporta vidas, e é essencial numa metrópole como Salvador”. Copello explica que, “neste momento em que o mundo está às voltas com essa pandemia, o trabalho precisa ser realizado de forma ainda mais segura, por isso, a importância da compreensão dos nossos passageiros e a dedicação dos nossos colaboradores em relação à higienização dos trens e estações, uso de máscaras e outras práticas recomendadas pelas autoridades de Saúde. Ratificamos o nosso compromisso com a Sociedade e vamos juntos vencer o coronavírus.”

EstatisticasDiante do cenário de preocupação com a disseminação e contágio da Covid-19, a população tem atendido, em parte, à solicitação da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB), bem como do Ministério da Saúde Federal, e utilizado com menor frequência os transportes públicos. Com isso, o sistema ferroviário de Salvador tem apresentado queda média de 50% no número de passageiros.
A CTB preza sempre pela manutenção e segurança dos serviços ferroviários de seus clientes a fim de garantir transporte de qualidade e ratifica o seu compromisso com a prevenção contra a Covid-19.
Fonte - ANPTrilhos  16/04/2020

quarta-feira, 15 de abril de 2020

Governo da Bahia prorroga para 3 de maio suspensão das aulas e do transporte intermunicipal em 69 cidades do estado

Quarentena/Bahia  💉

O Governo do Estado da Bahia publicou no Diário Oficial desta quarta-feira (15) alteração de decretos anteriores, prorrogando de 15 de abril para o dia 3 de maio, a suspensão do transporte intermunicipal em 69 municípios baianos, e a suspensão das aulas em todo estado.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
O Governo do Estado publicou no Diário Oficial desta quarta-feira (15) alteração do decreto de 27 de março de 2020, prorrogando de 15 de abril para o dia 3 de maio a suspensão do transporte intermunicipal em 69 municípios baianos. Passaram a integrar a lista as cidades de Floresta Azul, Santa Teresinha e Una, onde a suspensão terá início a partir de quinta-feira (16).
Ainda de acordo com a publicação de hoje, as cidades de Candeias e Medeiros Neto estão autorizadas a retomar o transporte intermunicipal, por não terem casos confirmados de Covid-19 há 14 dias ou mais. Com a medida, agora são 16 cidades com a circulação de transportes rodoviários e hidroviários restabelecida: Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Canarana, Candeias, Conceição do Jacuípe, Conde, Correntina, Dias d’Ávila, Entre Rios, Guanambi, Itamaraju, Jequé, Medeiros Neto, Nova Soure, Pojuca e São Domingos.
Já as 69 cidades com transporte suspenso até 3 de maio são: Abaíra, Adustina, Alagoinhas, Araci, Aurelino Leal, Barra, Barra do Choça, Barra do Rocha, Belmonte, Brumado, Cachoeira, Camacã, Camaçari, Campo Formoso, Canavieiras, Cansanção, Capim Grosso, Catu, Coaraci, Conceição do Coité, Euclides da Cunha, Eunápolis, Feira de Santana, Floresta Azul, Gandu, Gongogi, Ibirataia, Ibotirama, Ilhéus, Ipiaú, Itabuna, Itacaré, Itagi, Itagibá, Itajuípe, Itaparica, Itapé, Itapebi, Itapetinga, Itarantim, Itatim, Itororó, Ituberá, Jaguaquara, Juazeiro, Lauro de Freitas, Luís Eduardo Magalhães, Palmeiras, Piripá, Porto Seguro, Prado, Rio do Pires, Salvador, Santa Cruz Cabrália, Santa Luzia, Santa Maria da Vitória, Santa Teresinha, São Félix, São Francisco do Conde, Serra do Ramalho, Serrinha, Simões Filho, Teixeira de Freitas, Ubatã, Una, Uruçuca, Utinga, Vera Cruz e Vitória da Conquista.
A determinação considera circulação, saída e chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans.

Suspensão das aulas na BahiaO Governo do Estado prorrogou até o dia 3 de maio a suspensão das aulas em toda a Bahia. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (15), que altera o Decreto n° 19.586, e visa o isolamento social para conter a disseminação do novo coronavírus na Bahia.
A medida também prorroga, até o dia 3 de maio, em toda a Bahia, a suspensão de eventos e atividades com a presença de público superior a 50 pessoas, sejam religiosos, shows, feiras, circos, eventos científicos, passeatas e afins. Da mesma forma, continuam suspensos a abertura e o funcionamento de zoológicos, museus e teatros, bem como a realização de jogos de campeonatos de futebol, profissionais e não profissionais.
Com informações da Secom BA  15/04/2020

Sistemas metroferroviários têm prejuízo de R$ 933 milhões com crise do covid-19

Transportes sobre trilhos  🚇

A conclusão é de estudo feito pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), que analisou o período a partir de 16 de março e o mesmo período de 2019.Em março do ano passado, os sistemas metroviários transportaram 250 milhões de passageiros. Em março deste ano, o número caiu para 98 milhões

Agência Brasil
foto - ilustração/Pregopontocom
A redução de passageiros no sistema metroferroviário do país, por causa da pandemia de coronavírus, provocou um déficit de R$ 933 milhões na receita tarifária de metrôs, trens urbanos e Veículo Leve sobre Trilhos. A conclusão é de estudo feito pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), que analisou o período a partir de 16 de março e o mesmo período de 2019.
Em março do ano passado, os sistemas metroviários transportaram 250 milhões de passageiros. Em março deste ano, o número caiu para 98 milhões, informou o presidente do Conselho da ANPTrilhos, Joubert Flores, à Agência Brasil.
Para abril, a projeção é que sejam transportadas apenas 50 milhões de pessoas. “Quer dizer, 79% a 80% a menos do que normalmente transportamos. O impacto é direto na receita”. O cenário deverá se repetir no mês de maio.
Segundo Flores, as operadoras têm características diferentes. “Algumas são estatais e dependem de subsídio do próprio Estado, o que vai necessitar de um incremento grande de recursos, em uma hora difícil. Outras são privadas, desoneraram bastante o Estado, mas vão precisar de capital de giro. Essa é a maior preocupação neste momento”, disse.

NegociaçõesA ANPTrilhos está em articulação com diversos órgãos do governo para ver se consegue reduzir a perda. De acordo com Flores, isso gera um desequilíbrio no contrato para as operadoras privadas, que terá de ser tratado no futuro. Agora, o que importa é manter a operação e o atendimento à população, afirmou.
“Até porque é um serviço essencial e hoje ele é mais importante por transportar pessoas de outros serviços essenciais: segurança, saúde, quem trabalha com alimentação e mercado."
Já foram feitas reuniões com os ministérios da Economia e do Desenvolvimento Regional e com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Caixa Econômica Federal, que serão os possíveis financiadores.
A ideia é buscar um mecanismo de financiar capital de giro nos meses de crise, para que a situação possa ser retomada depois.
Flores disse ter encontrado receptividade dos ministérios, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Caixa Econômica Federal. “Eles entenderam que é um serviço essencial e que não pode correr risco de paralisação.”
Os bancos, segundo ele, estão dispostos a ajudar na compensação do desequilíbrio causado pela pandemia.
Com o BNDES, em particular, Flores disse que já foram realizadas duas reuniões e que algumas operadoras já estão negociando diretamente com o banco desde a última segunda-feira (13).

CustoDe acordo com a associação, as empresas e seus empregados têm feito um esforço muito grande para permitir que as pessoas fiquem em casa.
No caso específico da operação metroferroviária, a dificuldade é o custo feito para operar um trem, resultante da soma de mão de obra, energia e manutenção. “Você não consegue fugir desse tripé e, mesmo oferecendo uma grade reduzida, o seu custo fixo é alto e, sem a receita, fica mais difícil manter”.
Como se trata de um serviço público essencial, a preocupação é que ele seja mantido e consiga suporte financeiro para se manter no período de pandemia e não ter prejuízo, além de manter a qualidade e a segurança do serviço.
Para o presidente da associação, é muito difícil prever quando o transporte regular será retomado. “As pessoas não vão voltar no dia seguinte, nem terão o mesmo comportamento de antes, até porque, é muito provável que a economia não volte a funcionar 100%."
Fonte - Agência Brasil   15/04/2020

GDF(Brasília) calcula que construção do VLT na W3 custará R$ 2 bilhões

Transportes sobre trilhos  🚄

Estima-se que o valor de R$2 bilhões serviria para construir a linha, pavimentar e instalar os trilhos e deve ser pago com dinheiro de iniciativa privada.Nesta terça-feira (14/04), a Semob-DF realizou audiência pública para ouvir a opinião dos brasilienses sobre a construção do novo sistema de transporte

Metrópoles
foto - ilustração/arquivo
A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) estima que a construção do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) ligando as W3 Norte e Sul custe R$ 2 bilhões aos cofres públicos.
O montante serviria para construir a linha, pavimentar e instalar os trilhos e deve ser pago com dinheiro de iniciativa privada.
Nesta terça-feira (14/04), a Semob realizou audiência pública para ouvir a opinião dos brasilienses sobre a construção do novo sistema de transporte.
Segundo a pasta, mais de 500 pessoas acessaram o canal de transmissão da secretaria entre 10h e 12h15. Do total, 35 participantes opinaram sobre o projeto.
Faixa exclusivaO Governo do Distrito Federal (GDF) calcula que, para o projeto sair do papel, seja preciso instalar uma faixa exclusiva com 22 km de extensão.
O VLT viria para substituir todas as linhas de ônibus do trecho. Os trens ligariam o final da Asa Norte ao Aeroporto Internacional de Brasília, trafegando pelas faixas mais próximas ao canteiro central das vias da W3. Seriam mantidas duas faixas para os demais veículos.
Cada trem tem 45 metros com sete vagões e seis articulações. A capacidade total é de até 560 passageiros.
O projeto também prevê a instalação de 24 pontos de embarque e desembarque para o VLT, sem contar com um terminal rodoviário no Aeroporto. Não haverá qualquer tipo de parada semafórica ao longo do trajeto.
Fonte - Revista Ferroviária 15/04/2020

Não temos tempo a perder com desinformação

Ponto de Vista  🔍

"Não temos tempo a perder com desinformação, ilações e muito menos com as famosas “fake news”, lamentável tendência que se estabeleceu entre nós. Se o fenômeno é nefasto quando presente na política ou até no universo das fofocas sobre celebridades, pode ser trágico quando a questão é saúde pública."(Presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo, Murilo Pinheiro)

Portogente
foto - ilustração/arquivo
Mais uma vez, vem da área técnica, a engenharia, mais especificamente, a boa reflexão sobre o momento conturbado em que o Brasil e o mundo passam.
Em mais uma artigo publicado, nesta semana, o presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo, Murilo Pinheiro, nos provoca, de forma saudável, é bom esclarecer, a uma boa reflexão sobre os dias atuais, de tantas tragédias anunciadas. Como diz, "nessa crise econômica e sanitária causada pela pandemia do novo coronavírus e a multiplicação dos casos diagnosticados de Covid-19, são muitas e enormes as demandas. São necessários recursos bilionários para a saúde (incluindo leitos, equipamentos, material de proteção, apoio à pesquisa de vacinas e medicamentos eficazes etc.) e para garantir a sobrevivência da população e das empresas afetadas pela paralisação da atividade produtiva. Porém, há também um item essencial que se mostra a cada dia mais relevante, necessário e vital: informação de qualidade".
Por isso, destaca a liderança, necessário se faz que as "autoridades e sociedade ajam e tomem decisões com base em dados corretos, e que as informações de utilidade pública cheguem a todos rapidamente e de forma clara". Murilo é taxativo: "[...]não temos tempo a perder com desinformação, ilações e muito menos com as famosas “fake news”, lamentável tendência que se estabeleceu entre nós. Se o fenômeno é nefasto quando presente na política ou até no universo das fofocas sobre celebridades, pode ser trágico quando a questão é saúde pública."
Murilo sabiamente diz, e concordamos: "Informação correta faz bem à saúde."
Fonte - Portogente  15/04/2020

terça-feira, 14 de abril de 2020

Em formato on-line, audiência pública debate projeto de VLT de Brasília

Transportes sobre trilhos  🚄

Em formato on-line, o evento terá transmissão ao vivo, entre as 10h e as 12h, por meio do canal do YouTube da Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (Semob).Na audiência, aberta ao público, haverá apresentação dos estudos e das minutas de edital e contrato que subsidiarão a futura licitação da parceria público-privada (PPP).

Revista Ferroviária
foto - ilustração/arquivo
Está marcada para esta terça-feira (14) a audiência pública referente à concessão patrocinada do Sistema Integrado de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na Via W3. Em formato on-line, o evento terá transmissão ao vivo, entre as 10h e as 12h, por meio do canal do YouTube da Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (Semob).
A Semob mantém disponível, para contato, o número de WhatsApp (61) 99228-0824, por meio do qual qualquer pessoa pode enviar dúvidas ou pedidos de informações em texto, áudio ou vídeo. As manifestações devem conter a identificação do interessado, sendo automaticamente desconsideradas contribuições impertinentes ou impróprias.
Na audiência, aberta ao público, haverá apresentação dos estudos e das minutas de edital e contrato que subsidiarão a futura licitação da parceria público-privada (PPP).

Novo formatoA realização da audiência pública em formato on-line está de acordo com o Plano de Contingência Distrital do GDF, que determinou a suspensão de todos os eventos no Distrito Federal como forma de prevenção e combate à pandemia da Covid-19.
A Semob estendeu o prazo para apresentação de contribuições escritas até o dia 30 deste mês. Com exceção dos prazos e da forma de participação, ficam valendo todos os demais critérios previstos no Aviso de Consulta e Audiência Públicas publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) em 12 de março deste ano.s informações sobre consultas e audiências públicas.
Fonte - Revista Ferroviária  14/04/2020

Estados suspendem viagens interestaduais nos terminais rodoviários

Transportes/prevenção  🚌

Mais da metade dos estados decretaram a suspensão completa ou parcial das operações rodoviárias interestaduais até pelo menos o dia 07 de abril de 2020. É o que mostra levantamento da ClickBus, plataforma de venda online de passagens rodoviárias. Os 63% correspondem a um total de 17 estados, dos quais 14 suspenderam totalmente as viagens e 3 estão operando parcialmente. Os outros 10 continuam operando sem suspensões.

Portogente
foto - ilustração/arquivo
Medida é por conta do combate ao novo coronavírus, levantamento da ClickBus mostra que 63% dos estados pausaram viagens para outros estados parcialmente ou completamente até, no mínimo, a semana da Páscoa
Mais da metade dos estados decretaram a suspensão completa ou parcial das operações rodoviárias interestaduais até pelo menos o dia 07 de abril de 2020. É o que mostra levantamento da ClickBus, plataforma de venda online de passagens rodoviárias. Os 63% correspondem a um total de 17 estados, dos quais 14 suspenderam totalmente as viagens e 3 estão operando parcialmente. Os outros 10 continuam operando sem suspensões.
São Paulo, Rio de Janeiro e Sergipe são os estados operando parcialmente. No estado de São Paulo, por exemplo, a operação na Baixada Santista continua, mas restringiu o uso dos terminais rodoviários somente para profissionais da saúde, segurança e serviços essenciais. Minas Gerais suspendeu as viagens interestaduais, e também restringiu a oferta de 50% das poltronas dos ônibus intermunicipais para promover o distanciamento social nos ônibus que estão circulando. Os estados que continuam operando normalmente são Amapá, Amazonas, Distrito, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Piauí, Rondônia e Tocantins. Já as viagens internacionais de ônibus estão suspensas.
De acordo com Fernando Prado, CEO da ClickBus, oferecer todas as informações aos viajantes rodoviários neste momento é essencial. "Entendemos a situação delicada e é importante que as pessoas que fariam viagens a lazer neste período fiquem em casa para retomarem os planos de viagens quando for seguro. Mas existem profissionais de trabalhos essenciais, por exemplo, que precisam ter uma forma de se locomoverem. É importante ressaltar que as rodoviárias e empresas de ônibus estão reforçando medidas de higienização, passando orientações para os passageiros e incentivando possíveis viajantes que tenham algum sintoma que fiquem em casa. Os clientes da ClickBus que já tem passagens compradas podem cancelar as passagens por meio de reembolso integral ou receber créditos e um bônus para marcarem suas passagens no futuro", conta.
A ClickBus compilou essas informações baseada nos anúncios de decretos estaduais referentes ao setor rodoviário e em pesquisa com empresas de ônibus de cada estado. As informações são atualizadas nesta página da ClickBus.

Confira, abaixo, os números atualizados em 02/04/2020 dos Estados:
Acre (AC)
O Governo do Estado do Acre decretou a suspensão por um período de 15 dias a partir de 23/03/2020 do transporte rodoviário intermunicipal de passageiros.

Alagoas (AL)
O Governo do Estado de Alagoas, que decretou a suspensão por um período de 10 dias a partir de 20/03/2020, anunciou a prorrogação do transporte rodoviário intermunicipal e municipal de passageiros por mais 8 dias, isto é, até 07/04/2020.

Amapá (AP)
Sem restrições de viagens

Amazonas (AM)
Sem restrições de viagens

Bahia (BA)
O Governo do Estado da Bahia decretou a suspensão do transporte intermunicipal rodoviário de passageiros com saída/chegada para 73 cidades até 15/04/2020. Também suspendeu integralmente o transporte rodoviário interestadual de passageiros.

Ceará (CE)
O Governo do Estado do Ceará decretou a suspensão do transporte rodoviário intermunicipal de passageiros até 08/04/2020. O transporte interestadual está paralisado por tempo indeterminado em função de bloqueios nas rodovias.

Distrito Federal (DF)
Sem restrições de viagens

Espírito Santo (ES)
Sem restrições de viagens

Goiás (GO)
O Governo do Estado de Goiás decretou a suspensão por tempo indeterminado a partir de 20/03/2020 do transporte rodoviário interestadual de passageiros.

Maranhão (MA)
O Governo do Estado de Maranhão decretou a suspensão por um período de 15 dias a partir de 21/03/2020 do transporte rodoviário intermunicipal de passageiros.

Mato Grosso (MT)
Em decreto de 31/03/2020 o Governo do estado do Mato Grosso liberou o transporte intermunicipal e interestadual de passageiros, que foi considerado um dos itens de serviços essenciais.

Mato Grosso do Sul (MS)
Sem restrições de viagens

Minas Gerais (MG)
O Governo do Estado de Minas Gerais decretou por período indeterminado a partir de 23/03/2020 a proibição da circulação de ônibus interestaduais de passageiros, restringindo ainda à 50% a oferta de poltronas nos ônibus intermunicipais.

Pará (PA)
O Governo do Estado do Pará decretou a suspensão pelo período de 15 dias a partir de 22/03/2020 do transporte rodoviário interestadual de passageiros.

Paraíba (PB)
Sem restrições de viagens

Paraná (PR)
O Governo do Estado do Paraná decretou a suspensão, por um período de 14 dias a partir de 20/03/2020, do transporte rodoviário interestadual de passageiros com saída/chegada deste estado para qualquer unidade federativa do país. Fica restrita também a circulação desses ônibus no estado do Paraná.

Pernambuco (PE)
O Governo do Estado de Pernambuco decretou a suspensão por um período indeterminado a partir de 22/03/2020 do transporte rodoviário intermunicipal de passageiros.

Piauí (PI)
Sem restrições de viagens

Rio de Janeiro (RJ)
O Governo do Estado do Rio de Janeiro, que havia decretado a suspensão pelo período de 15 dias a partir de 13/03/2020, anunciou nesta segunda-feira (30) a prorrogação do bloqueio do transporte rodoviário de passageiros em linhas intermunicipais entre a região metropolitana do Rio de Janeiro e qualquer município desta unidade federativa por mais 15 dias a partir de 31/03/2020. Também suspendeu o transporte rodoviário interestadual de passageiros nas linhas oriundas em estados com casos confirmados de transmissão comunitária do COVID-19.

Rio Grande do Norte (RN)
O Governo do Estado do Rio Grande do Norte decretou a suspensão por tempo indeterminado a partir de 24/03/2020 do transporte rodoviário interestadual de passageiros.

Rio Grande do Sul (RS)
O Governo do Estado do Rio Grande do Sul decretou a suspensão por um período de 15 dias a partir de 19/03/2020 do transporte rodoviário interestadual de passageiros.

Rondônia (RO)
Sem restrições de viagens

Roraima (RR)
O Governo do Estado de Roraima decretou a suspensão por um período indeterminado a partir de 23/03/2020 do transporte rodoviário interestadual de passageiros.

Santa Catarina (SC)
O Governo do Estado de Santa Catarina prorrogou até o dia 07/04/2020 a proibição de circulação de veículos de transporte intermunicipal e interestadual de passageiros.

São Paulo (SP)
Restrições de viagem em alguns municípios/regiões, com destaque a Baixada Santista que restringiu o uso dos terminais rodoviários somente para profissionais da saúde, segurança e serviços essenciais.

Sergipe (SE)
O Governo do Estado de Sergipe decretou a suspensão até 17/04/2020 do transporte rodoviário interestadual de passageiros oriundos de estados com casos de COVID-19.

Tocantins (TO)
Sem restrições de viagens
Fonte  Portogente  14/04/2020

segunda-feira, 13 de abril de 2020

Bahia suspende transporte intermunicipal em mais quatro cidades

Transportes/Quarentena  🚌

O Governo do Estado suspende, em mais quatro cidades, a circulação, a chegada e a saída de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans.A medida preventiva do governador Rui Costa passa a abranger 73 cidades baianas.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
Em decreto publicado no Diário Oficial desta sexta-feira (10) o Governo do Estado suspende, em mais quatro cidades, a circulação, a chegada e a saída de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans. A decisão vale a partir deste sábado (11) nos municípios de Itapebi, Ituberá, Santa Luzia e Ubatã.
A medida preventiva do governador Rui Costa passa a abranger 73 cidades baianas: Salvador, Feira de Santana, Porto Seguro, Prado, Lauro de Freitas, Simões Filho, Vera Cruz, Itaparica, Itabuna, Ilhéus, Itacaré, Camaçari, Luís Eduardo Magalhães, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Guanambi, Vitória da Conquista, Santa Maria da Vitória, Correntina, Entre Rios, Jequié, Brumado, Conceição do Jacuípe, Juazeiro, Teixeira de Freitas, Nova Soure, São Domingos, Canarana, Ipiaú, Itagibá, Itamaraju, Itororó, Pojuca, Dias D’Ávila, Alagoinhas, Barra, Candeias, Coaraci, Itajuípe, Medeiros Neto, Santa Cruz Cabrália, Barra do Rocha, Eunápolis, Belmonte, Conde, Uruçuca, Itapetinga, Conceição do Coité, Utinga, Adustina, Cachoeira, São Félix, Gandu, Ibirataia, Itarantim, Palmeiras, Piripá, Barra do Choça, Campo Formoso, Catu, Ibotirama, São Francisco do Conde, Araci, Aurelino Leal, Euclides da Cunha, Gongogi, Itagi, Itatim, Serrinha, Itapebi, Ituberá, Santa Luzia e Ubatã.
Em algumas cidades sem casos confirmados de coronavírus, o sistema de transporte intermunicipal foi suspenso porque está integrado ao de municípios com registros da doença.
Com informações da Seinfra BA  13/04/2020

Operação do Ferry-Boat Salvador/Itaparica nesta segunda (13)

Travessia marítima  🚢

O sistema Ferry-Boat, que realiza a travessia marítima entre a ilha de Itaparica e Salvador durante o período da quarentena,opera em horários especiais, atendendo à resolução nº 22/2020, publicada pela AGERBA. Viagens estão ocorrendo, de forma simultânea, às 6h, 7h, 8h, 12h, 14h, 18h, 19h e 20h, saindo dos dois terminais. Nesta segunda(13) encontram-se em operação as seis (06) embarcações, Zumbi dos Palmares, Maria Bethânia, Anna Nery, Pinheiro, Ivete Sangalo e Rio Paraguaçu. Como previsto na resolução, o sistema não funcionará aos sábados, domingos e feriados. Durante o dia o movimento de veículos apresenta um fluxo moderado em Bom Despacho e tranquilo em São Joaquim. O fluxo de passageiros é tranquilo nos dois terminais.


foto - ilustração/arquivo

Piauí fica em 1º lugar do país em ranking de isolamento social

Quarentena 

Além de comemorar o primeiro lugar no índice de isolamento social dos estados, o Piauí ganhou destaque com as cidades Lagoinha do Piauí e Juazeiro do Piauí, que atingiram a taxa de isolamento social de 78%, bem acima da média estabelecida.

Da Redação
imagem/ilustração
O estado do Piauí finalizou a última sexta-feira (10) ocupando o primeiro lugar, de todo o Brasil, no índice de isolamento social. A meta estabelecida pelas organizações de saúde de 73%, taxa considerada mínima para impedir a alta disseminação do coronavírus, não foi atingida em nenhum estado, porém o Piauí se destacou com a taxa de 61,70%.
Além de comemorar o primeiro lugar no índice de isolamento social dos estados, o Piauí ganhou destaque com as cidades Lagoinha do Piauí e Juazeiro do Piauí, que atingiram a taxa de isolamento social de 78%, bem acima da média estabelecida. Outras cidades como São Lourenço (75,80%), Jatobá do Piauí (74,60%), Sebastião Leal (73,70%), Tamboril do Piauí (73,60%), Capitão Gervásio Oliveira (73,60%) e Caxingó (73,50%) também se mantiveram acima da média estabelecida.
O comandante da Polícia Militar no Piauí, Coronel Lindomar Castilho, explica como é realizado o monitoramento. “A pesquisa divulgada é baseada nos dados do site Inloco, que possui a base de dados (geolocalização) das pessoas de acordo com seus smartphone. Quando a pessoa se desloca daquele ponto onde ele passa mais tempo do seu dia, que é considerado pelo app como moradia, o movimento é entendido pelo app como uma violação a política de isolamento”, explica.
A agência In Loco possui uma tecnologia que monitora a localização de 60 milhões de aparelhos smartphones em todo o país, sem identificar pessoas, garantindo assim sua privacidade e anonimato. Tal inteligência é utilizada em todo o território nacional como uma ferramenta de vigilância e de suporte na coleta de dados que auxiliem as autoridades a guiar o isolamento social e conter o avanço da covid-19.
Ainda segundo Lindomar Castilho, o monitoramento é feito todos os dias e serve como ferramenta auxiliar para que as Secretárias de Segurança, Saúde e Polícia Militar possam detectar possíveis locais de aglomeração. “O aplicativo tem acesso ao ranqueamento de 204 municípios piauienses e, através desses dados, galgamos identificar possíveis locais de aglomeração. Como os dados não são transmitidos em tempo real, mas sim de um dia para o outro, o app ganha a função de nos munir com informações, afim de fazermos nosso planejamento de atividades, muito mais do que uma ferramenta de combate instantâneo a possíveis violações”, pontua.
Com informações do Governo do Piaui  11/04/2020