sábado, 8 de agosto de 2020

14 empresas vão elaborar estudos para geração de energia renovável para o Metrô de São Paulo

Transportes sobre trilhos   🚇

O projeto deve contemplar a produção de ao menos 120 Megawatts (MW) por mês, dos quais 60 MW serão fornecidos ao Metrô para utilização na tração dos trens e alimentação elétrica das estações das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata. O excedente poderá ser vendido no mercado de energia, possibilitando novas receitas ao Metrô e ao parceiro comercial que será selecionado para a execução do projeto.

Metrô de São Paulo
foto - ilustração/Pregopontocom
O Metrô de São Paulo autorizou que 14 empresas e consórcios desenvolvam estudos inéditos para a implantação de um sistema de geração de energia limpa e renovável para alimentação das linhas e estações da Companhia. O objetivo é ter fontes mais sustentáveis, reduzindo o valor pago pelo insumo, que atualmente é o segundo maior gasto da empresa.
O projeto deve contemplar a produção de ao menos 120 Megawatts (MW) por mês, dos quais 60 MW serão fornecidos ao Metrô para utilização na tração dos trens e alimentação elétrica das estações das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata. O excedente poderá ser vendido no mercado de energia, possibilitando novas receitas ao Metrô e ao parceiro comercial que será selecionado para a execução do projeto.
A Companhia também pode disponibilizar cerca de 200 mil m² de área das coberturas das estações e pátios de manutenção, que poderão receber células fotovoltaicas para geração de energia solar, contribuindo assim para reforçar a oferta de energia do projeto. Os estudos poderão propor outras áreas na cidade de São Paulo, de propriedade do Metrô, como terrenos remanescentes de obras de expansão da rede, para instalação de células fotovoltaicas, ou até mesmo a implantação de unidades geradoras em outras regiões do país.
Agora, as empresas têm 120 dias para concluir seus projetos que devem apresentar soluções para a geração e fornecimento desse tipo de energia, em acordo com as normas da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O Melhor estudo poderá compor o futuro edital para a contratação do serviço e para seleciona-lo, o Metrô vai considerar o melhor resultado econômico financeiro, impacto socioambiental, além das melhores técnicas de elaboração.
Fonte - ANPTrilhos  07/08/2020

sexta-feira, 7 de agosto de 2020

Flexibilização do transporte intermunicipal é iniciada na Bahia

Transportes  🚌 🚢

O ponto de partida será a liberação da circulação de ônibus e embarcações entre cidades distantes até 100 quilômetros de Salvador. Para tornar o processo o mais seguro possível e evitar a contaminação pela COVID-19, alguns protocolos serão exigidos, como a testagem periódica dos funcionários que atuam nos transportes e terminais, e a ocupação da capacidade em 50%. 

Da Redação
foto- ilustração/arquivo
O Governo do Estado vai iniciar a flexibilização do sistema de transporte intermunicipal na Bahia. Para isso, a taxa de ocupação dos leitos de UTI precisa permanecer abaixo de 70%. Caso isso ocorra, a retomada será iniciada no começo da próxima semana. O ponto de partida será a liberação da circulação de ônibus e embarcações entre cidades distantes até 100 quilômetros de Salvador. Para tornar o processo o mais seguro possível e evitar a contaminação pela COVID-19, alguns protocolos serão exigidos, como a testagem periódica dos funcionários que atuam nos transportes e terminais, e a ocupação da capacidade em 50%. A Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) e a Agerba estão acompanhando e fiscalizando as determinações para a reabertura.
“A partir de agora iremos realizar o retorno progressivo, lento e gradual da retomada do transporte intermunicipal. Estamos no terceiro dia seguido com taxa de ocupação dos leitos de UTI abaixo de 70% em Salvador. Usamos o parâmetro de ocupação dos leitos para retomar o transporte. Se continuarmos até o final de semana com esse índice abaixo dos 70%, iremos liberar o transporte metropolitano de Salvador e o transporte intermunicipal em cidades que estão até 100 quilômetros de distância da capital. Para as demais regiões ainda iremos aguardar mais um pouco em função da taxa de ocupação de leitos voltados para a covid-19”, explicou o governador Rui Costa durante o programa Papo Correria em suas redes sociais na ultima quinta-feira (6).
No sistema hidroviário (Lanchinhas e Ferry Boat) continua valendo a ocupação máxima em 50%. A novidade será o cumprimento do quadro de horário regular, incluindo sábados, domingos e feriados. Lanchinhas voltam a funcionar a partir das 5h00 até as 21h, e os ferries com saídas de hora em hora, de 5h às 23h30. A operação de Catamarãs para Cairu (Morro de São Paulo) será retomada, cumprindo o quadro de horário regular e também com restrição de embarque de 50% da capacidade das embarcações.
Os ônibus intermunicipais vão poder circular com 50% de ocupação, venda de passagens antecipadas e testagem dos funcionários. Fazem parte desta categoria 42 municípios, que terão os transportes liberados entre si, a exemplo estão as cidades de Salvador, Feira de Santana, Alagoinhas e Santo Antônio de Jesus, não podendo operar fora do raio definido. As saídas e chegadas de transporte interestadual também poderão ser retomadas apenas nas 42 cidades listadas a seguir, cumprindo todos os protocolos citados, a exemplo de Salvador X Aracaju. Não podendo sair linhas interestaduais de municípios que não estão na lista.
Já as operações das linhas metropolitanas serão retomadas em todas as cidades com ligação rodoviária. Salvador, Lauro de Freitas e Simões Filho, que mantinham linhas operando devido à ligação física entre os municípios, passam a operar linhas também com Camaçari, Candeias, Dias D’Ávila, Madre de Deus, Mata de São João, Pojuca, São Francisco do Conde e São Sebastião do Passé.
Além das novas regras, continuam em vigor medidas de higienização regular e proibição de entrada e permanência de passageiros sem máscara facial em embarcações, veículos e terminais. Nos terminais, o funcionamento dos guichês deverá cumprir os protocolos impostos pelos órgãos de saúde e fazer cumprir medidas de distanciamento entre passageiros e funcionários. As medidas serão adotadas em todo o plano de retomada dos serviços em transportes, e foram definidas a partir de critérios técnicos.

Confira como fica a retomada gradativa de cada categoria:TRANSPORTE HIDROVIÁRIO
Ferry-boat (Salvador – Itaparica)
Saídas de hora em hora, nos dois sentidos, das 5h00 às 23h30

Lanchas (Salvador – Vera Cruz)
Saídas de Vera Cruz: 5h00 às 18h30
Saídas de Salvador: 6h30 às 20h00

Catamarãs (Salvador - Morro de São Paulo)
Saídas de Salvador: 9h00, 10h30, 13h30 e 14h30
Saída de Morro de São Paulo: 9h00, 11h30 e 15h00

TRANSPORTE METROPOLITANO
Retorno das operações de linhas entre as cidades de:Camaçari,Candeias,Dias D’Ávila,Madre de Deus,Mata de São João ,Pojuca,São Francisco do Conde,
São Sebastião do Passé,(incluindo Salvador, Simões Filho e Lauro de Freitas, que estavam operando entre si)
foto - ilustração/arquivo
TRANSPORTE RODOVIÁRIO INTERMUNICIPAL - 42 cidades
Autorizado retorno de mais de 100 linhas de longa distância, intermunicipais, distantes de Salvador em até 100 km. Cidades fora deste raio não estão autorizadas a retomar os transportes, com quadro de horário regular.

Retorno das operações de linhas entre as cidades de:
ALAGOINHAS,AMÉLIA RODRIGUES,ANTONIO CARDOSO,ARAÇAS,ARAMARI,ARATUÍPE,CACHOEIRA,CATU,CONCEIÇÃO DA FEIRA
,CONCEIÇÃO DO ALMEIDA,CONCEIÇÃO DO JACUIPE,CORAÇÃO DE MARIA,CRUZ DAS ALMAS,DOM MACEDO COSTA,FEIRA DE SANTANA,GOVERNADOR MANGABEIRA,IPECAETÁ,IRARÁ,ITANAGRA,JAGUARIPE,MARAGOGIPE,MUNIZ FERREIRA,MURITIBA,NAZARÉ,PEDRÃO,SALINAS DA MARGARIDA,SANTO AMARO,SANTO ANTÔNIO DE JESUS,SANTO ESTEVÃO,SÃO FELIPE,SÃO FELIX,SÃO GONÇALO DOS CAMPOS,SAUBARA,TEODORO SAMPAIO,CAMAÇARI,CANDEIAS,DIAS D'ÁVILA,MADRE DE DEUS,MATA DE SÃO JOÃO,POJUCA,SÃO FRANCISCO DO CONDE,SÃO SEBASTIÃO DO PASSÉ
Com informações da Secom BA  07/08/2020

SEU JORNAL DA TVT

Notícias  📺

Queiroz depositou R$72 mil na conta de Michele Bolsonaro


CBTU amplia numero de viagens dos trens de João Pessoa a partir desta segunda, 10

Transportes sobre trilhos  🚄

Com a ampliação dos horários, os trens começam a circular a partir das 05h25 para Cabedelo e das 05h29 para Santa Rita até às 10h45, encerrando na estação João Pessoa. No período da tarde, os Vlt’s reiniciam as viagens às 13h19 para Cabedelo e às 13h33 para Santa Rita, terminando a operação comercial às 18h55 em João Pessoa.Serão seis viagens a mais.

Da Redação
divulgação/CBTU
A partir desta segunda feira, 10 de agosto, a população paraibana contará com mais seis viagens dos Veículos Leves sobre Trilhos (Vlt’s) na Região Metropolitana da Capital. Assim, os trens passam a realizar 20 viagens diárias, atendendo também ao horário de funcionamento do comércio.
Com a ampliação dos horários, os trens começam a circular a partir das 05h25 para Cabedelo e das 05h29 para Santa Rita até às 10h45, encerrando na estação João Pessoa. No período da tarde, os Vlt’s reiniciam as viagens às 13h19 para Cabedelo e às 13h33 para Santa Rita, terminando a operação comercial às 18h55 em João Pessoa. O funcionamento dos trens aos sábados permanece suspenso.
A CBTU João Pessoa avisa que o uso de máscaras de proteção facial permanece obrigatório no sistema de trens e nas composições. Para evitar a contaminação no sistema, a Companhia realiza desinfecção e sanitização periódica das estações e trens, disponibilizou pias com água, sabão e papel toalha na Estação Central, dispenser com álcool em geral no ingresso ao sistema, sinalizou áreas de filas com marcação de dois metros de distância, abriu as janelas do Vtl para garantir a circulação de ar no interior do trem, entre outras medidas
Além disso, a CBTU continua adotando todas as recomendações do Ministério da Saúde e dos Governos Estadual e Municipais, e junto com as operadoras de trens do Brasil, através da ANPTrilhos, está monitorando a atuação do vírus com um comitê estratégico onde são discutidas ações de informações e medidas necessárias para minimizar os riscos de transmissão nos sistemas.
Com informações da CBTU  07/08/2020

O sistema Ferry-Boat Salvador/Itaparica tem movimento tranquilo nesta sexta(07) nos dois terminais

Boletim Informativo - Travessia marítima  🚢

O sistema Ferry-Boat que opera na travessia marítima entre Salvador e a ilha de Itaparica,mantem em serviço nesta sexta(07) três embarcações: Zumbi dos Palmares, Dorival Caymmi e Anna Nery. O movimento tem fluxo tranquilo para veículos e passageiros nos dois terminais,São Joaquim e Bom Despacho. A operação nesse período de pandemia acontece de segunda a sexta, sempre às 6h, 8h, 10h, 12h, 14h, 16h, 18h e 20h, de ambos os terminais.O sistema encerra a sua operação com a ultima viagem as 20h nos dois sentidos.Continuam suspensas as travessias aos sábados, domingos e feriados.


foto - ilustração/arquivo

Mais duas cidades têm transporte suspenso na Bahia; total chega a 395

Boletim Informativo/Transportes/Prevenção  🚌

O transporte intermunicipal será suspenso em Caraíbas e Tanque Novo a partir de sábado (8). A medida, que tem o objetivo de conter o avanço do novo coronavírus na população baiana, foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta (7). Ficam suspensas nesses municípios, até 14 de agosto, a circulação, a saída e a chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans. O decreto também autoriza a retomada do transporte intermunicipal em Barra da Estiva e Ibiquera, cidades com 14 dias ou mais sem novos casos de Covid-19.
foto - ilustração/arquivo

Anac autoriza venda de assentos por empresas de táxi aéreo

Transporte aéreo 

A decisão foi aprovada em reunião deliberativa da diretoria colegiada da Anac nessa terça-feira (4).Com a permissão, as empresas de táxi aéreo certificadas pelo RBAC n.º 135 (Regulamento Brasileiro de Aviação Civil) poderão ofertar bilhetes aéreos para até 15 voos por semana e em aeronaves com até 19 assentos.

ANAC
foto - ilustração/arquivo
Em caráter emergencial, a Anac aprovou novas regras para que empresas de táxi aéreo, que executam transporte aéreo não regular, possam vender assentos individuais para passageiros. A decisão foi aprovada em reunião deliberativa da diretoria colegiada da Anac nessa terça-feira (4).
Com a permissão, as empresas de táxi aéreo certificadas pelo RBAC n.º 135 (Regulamento Brasileiro de Aviação Civil) poderão ofertar bilhetes aéreos para até 15 voos por semana e em aeronaves com até 19 assentos.
Essas operações – limitadas ao número de frequências semanais – ocorrem sob regime de autorização prévia e devem seguir todos os requisitos de segurança previstos nos RBACs n.º 135 e n.º 119.
Para as empresas que pretendem operar com capacidade superior a 15 voos semanais, serão necessários também o cumprimento de outros requisitos operacionais e o registro dos serviços de transporte aéreo na Anac, conforme dispõe a resolução n.º 440/2017. Em ambos os casos, os operadores devem garantir os direitos e deveres dos passageiros dispostos na resolução n.º 400/2016, como o reembolso do valor pago pelo passageiro caso o serviço não seja prestado.
A Anac entende que a ampliação da capacidade de oferta pelas empresas de táxi aéreo é mais uma iniciativa de apoio ao enfrentamento da crise que o setor vem passando, além de possibilitar o incremento de novas rotas regionais aos passageiros e profissionais que precisem de deslocamento em cidades com restrição de malha aérea.
Fonte - Agência CNT   06/08/2020

quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Bahia chega a 395 municípios com transporte suspenso

Boletim Informativo/Transportes  🚌

O transporte intermunicipal será suspenso em Boninal, Cravolândia e Sítio do Mato a partir de sexta-feira (7). A medida, que tem o objetivo de conter o avanço do novo coronavírus na população baiana, foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta (6). Ficam suspensas nesses municípios, até 14 de agosto, a circulação, a saída e a chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans. O decreto também autoriza a retomada do transporte intermunicipal em Botuporã e Iramaia, cidades com 14 dias ou mais sem novos casos de Covid-19.


foto - ilustração/arquivo


VLT de Sobral voltou a operar na quarta-feira(05) com protocolo de biossegurança

Transportes sobre trilhos/Prevenção  🚄

Trens e estações reabrem com um toque diferente também no visual, pois as paredes, o chão e também os assentos ganharam sinalizações para que as pessoas respeitem o distanciamento social e as demais regras contra o coronavírus. No chão foram colocados adesivos para que os passageiros não façam fila muito próximos uns aos outros.

Da Redação
divulgação/Seinfra CE
O VLT de Sobral, na Região Norte do Ceará, voltou a operar a partir de quarta-feira (05), em seus horários regulares (de 5h30 às 23h), seguindo protocolo de biossegurança para proteção de funcionários e passageiros. Entre as mudanças, serão obrigatórios o uso de máscaras e a manutenção do distanciamento social. Além disso, foi estabelecida uma intensa rotina de higienizações nos trens e estações.
O gerente operacional de Sobral, Modoaldo Hélio, explica que as higienizações irão ocorrer no intervalo entre as viagens e durante a madrugada, após encerramento das atividades.
“No intervalo, será feita desinfecção com álcool líquido 70% nas superfícies mais tocadas pelas pessoas, como bilheterias, corrimãos, cadeiras e barras de apoio. Após a operação, realizaremos pulverização nos trens e estações com quaternário de amônia, que reduz as chances de presença do coronavírus”, explica ele.
Trens e estações reabrem com um toque diferente também no visual, pois as paredes, o chão e também os assentos ganharam sinalizações para que as pessoas respeitem o distanciamento social e as demais regras contra o coronavírus. No chão foram colocados adesivos para que os passageiros não façam fila muito próximos uns aos outros.
As marcações respeitam uma distância de 2 metros, segundo Modoaldo. Nas paredes há cartazes que informam todas as regras sanitárias. E os assentos, dentro dos trens, também estão marcados, deixando algumas cadeiras livres, para evitar a proximidade entre as pessoas. Além disso, haverá álcool em gel disponível para os passageiros dentro dos trens e estações.
O retorno do VLT é autorizado pelos decretos estadual nº 33.700, de 1º/8/2020, e municipal nº 2.477, 3/8/2020. O VLT de Sobral ficou suspenso desde 21 de março, como medida para reduzir o fluxo de pessoas no período mais crítico da pandemia de Covid-19. (04/08/2020)
Com informações da Metrofor  06/08/2020

Metrô de BH tem novo horário com a retomada gradual do comércio na cidade

Transportes sobre trilhos   🚇

A CBTU-BH informa que o Metrô vai ampliar a grade de horários, válida a partir desta quinta-feira (6/8). A alteração visa garantir a expansão da oferta de transporte público a todos os trabalhadores essenciais, ao mesmo tempo que promove o redimensionamento do número de trens em circulação para os dias em que não houver funcionamento do comércio na capital. 

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
Com a publicação do Decreto Municipal 17.406/20, que determinou a reabertura gradual e segura do comércio na Capital, a CBTU Belo Horizonte informa que o Metrô vai ampliar a grade de horários, válida a partir desta quinta-feira (6/8). A alteração visa garantir a expansão da oferta de transporte público a todos os trabalhadores essenciais, ao mesmo tempo que promove o redimensionamento do número de trens em circulação para os dias em que não houver funcionamento do comércio na capital.
Considerando ainda a decisão judicial do TRT/MG que determina o diálogo constante da CBTU-BH com a categoria metroviária, em face de qualquer alteração no programa horário do Metrô, a CBTU aproveita para esclarecer que promoveu reunião com a categoria na tarde desta quarta (5), a fim de definir conjuntamente a nova escala e de promover o cumprimento adequado do novo Decreto Municipal. Os representantes da categoria manifestaram-se favoravelmente à implantação da nova escala. Para atender às fases previstas pela PBH, a circulação de trens se dará de acordo com os seguintes dias e horários:

Fases
Horários
Fase Controle: Segunda e terça
Das 5h40 às 9h e das 16h10 às 20h
Fase 1: Quarta, quinta, sexta e sábado
Das 5h40 às 20h30, com circulação Ininterrupta
Fase Controle: Domingo
Das 5h40 às 9h e das 16h10 às 20h

Uso obrigatório de máscara: vale destacar que permanece obrigatório o uso de máscaras ou cobertura sobre o nariz e boca, conforme determina o Decreto Municipal 17.322/20. A medida é válida para todas as dependências do metrô e ficará em vigor por tempo indeterminado. O cumprimento da medida é fundamental para conter a proliferação do coronavírus na Capital e a CBTU-BH aproveita para solicitar aos usuários que fiquem atentos ao cumprimento rigoroso da norma, durante a circulação do sistema, posto que o decreto prevê que os estabelecimentos de serviços deverão impedir a entrada e a permanência em seu interior de pessoas sem máscaras ou cobertura no rosto.
A Companhia seguirá acolhendo com presteza todas as recomendações dos órgãos judiciais, do Ministério da Saúde, da Organização Mundial da Saúde e demais autoridades estaduais e municipais que trabalham a favor do combate à pandemia e seguirá promovendo esforços para que a população cumpra as determinações de distanciamento social previstas, até segunda ordem, das autoridades. Tão logo houver novas recomendações no enfrentamento à Covid-19, a CBTU
Com informações da CBTU  06/08/2020

quarta-feira, 5 de agosto de 2020

Incêndio e explosões em mercado nos EMIRADOS ÁRABES

Notíca/Internacional  📺


Depois do Líbano Incêndio e explosões em mercado nos EMIRADOS ÁRABES  na cidade de Ajman




Do YouTube  05/08/2020

Travessia marítima Salvador/Mar Grande encontra-se suspensa desde a sexta feira(31/07) devido as chuvas e mar agitado

Boletim Informativo-Travessia Marítima   🚤

A travessia marítima Salvador/Mar Grande operada pelo sistema de lanchas encontra-se suspensa desde a sexta feira(31/07) passada,e permanece até esta quarta(05), em virtude das chuvas que ocorrem em Salvador além das condições adversas de navegação na BTS(Baia de Todos os Santos),que impedem que o sistema realize as viagens em segurança.Ainda não existe previsão para o retorno do serviço entre a Capital e Mar Grande

foto - ilustração/arquivo

Aracaju tem redução de 82% de casos de roubos a ônibus na cidade e na RM

Transportes/Segurança  🚌

Levantamento do Setransp reforça nova redução dos casos de roubos a ônibus na Grande Aracaju.Diminuição é de 82% e é referente ao comparativo feito entre o primeiro semestre de 2016 e o de 2020.

ASN
divulgação/ASN
O primeiro semestre deste ano registrou nova redução nos registros de roubos a ônibus do transporte coletivo da capital e da Região Metropolitana. Os dados são divulgados mensalmente pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp) e atestam o comprometimento da Segurança Pública de Sergipe para diminuir essa modalidade de crime.
Em comparativo realizado entre os seis primeiros meses de 2016 [ano com altas taxas desse tipo de crime] e os de 2020, houve uma retração de pouco mais de 82% na incidência da prática criminosa. Segundo o levantamento do Setransp, no primeiro semestre de 2016 foram 1.628 investidas criminosas contra o transporte coletivo da capital e da Região Metropolitana.
Já nos seis primeiros meses deste ano, foram 89 casos. Os dados apontam para uma queda de 82,85% nos roubos a ônibus. No mesmo período de 2017, foram 991 ocorrência. Em 2018, 508. E, em 2019, 303 roubos a ônibus.
O secretário da Segurança Pública, João Eloy, explicou que a queda na incidência dessa prática criminosa é decorrente do trabalho integrado entre o sindicato e as Polícias Militar e Civil. “É um trabalho estratégico que envolve a ação operacional da Polícia Militar, avaliando pontos estratégicos da capital e Região Metropolitana, onde os casos eram mais recorrentes”, avaliou o secretário.
Segundo ele, há uma constante avaliação dos locais de maior incidência desse crime, reforçando a atuação do policiamento ostensivo e cobrando da Polícia Civil resultados dos inquéritos policiais que avaliam essa modalidade criminosa. Apesar da redução, a SSP registrou casos recentes de violência contra trabalhadores do transporte coletivo e usuários. “Estamos com investigações importantes que darão uma resposta rápida a respeito desses casos”, adiantou o secretário João Eloy.
Além das medidas operacionais para a contenção desse tipo de crime, houve desde 2016 uma troca de parceria consistente com o Setransp. “Pedimos ao sindicato que adotasse medidas como melhoria nas câmeras de segurança dos veículos e que fornecesse essas imagens para a SSP com a maior brevidade, além de diminuir a quantidade de dinheiro dentro dos ônibus”, destacou.
Com informações da ASN/Gov SE  05/08/2020

Governo do Estado estabelece toque de recolher em mais 33 cidades

Saúde/Prevenção  😷

Com validade até 11 de agosto, a medida passa a vigorar, das 18h às 5h, em Alagoinhas, Almadina, Barreiras, Ibirataia, Itaberaba, Jaguarari, Jitaúna, Luís Eduardo Magalhães, Salinas da Margarida, Tucano, Uauá e Várzea da Roça.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
Alagoinhas BA
Mais 33 cidades baianas terão toque de recolher a partir desta terça-feira (4), de acordo com decretos publicados no Diário Oficial do Estado (DOE) que visam conter o avanço da contaminação pelo novo coronavírus no interior da Bahia. Fica estabelecida a restrição de locomoção noturna, vedados a qualquer indivíduo a permanência e o trânsito em vias, equipamentos, locais e praças públicas.
Com validade até 11 de agosto, a medida passa a vigorar, das 18h às 5h, em Alagoinhas, Almadina, Barreiras, Ibirataia, Itaberaba, Jaguarari, Jitaúna, Luís Eduardo Magalhães, Salinas da Margarida, Tucano, Uauá e Várzea da Roça.
Já nos municípios de América Dourada, Barra do Mendes, Barro Alto, Bonito, Cafarnaum, Canarana, Central, Gentio do Ouro, Ibipeba, Ibititá, Irecê, Itaguaçu da Bahia, João Dourado, Jussara, Lapão, Morro do Chapéu, Mulungu do Morro, Presidente Dutra, São Gabriel, Tapiramutá e Uibaí, a medida vale das 20h às 5h.
Durante os horários de restrição, estão autorizados, excepcionalmente, os serviços necessários ao funcionamento das indústrias e centros de distribuição e o deslocamento dos seus trabalhadores e colaboradores.
Com informações da Secom BA  04/08/2020

terça-feira, 4 de agosto de 2020

VLTs de João Pessoa param nesta quarta (05)

Boletim Informativo - Transportes sobre trilhos  🚄

Trens param nesta quarta, 5, dia da Fundação de João Pessoa.Os trens e Vlts de João Pessoa não irão funcionar nesta quarta feira, 05 de agosto, dia da Padroeira da Paraíba, Nossa Senhora das Neves e da Fundação da cidade Joao Pessoa, que completa 435 anos. Os transporte ferroviário de passageiros retorna na quinta feira, 06, em horário especial de pandemia.

divulgação/CBTU

Bahia tem mais seis municípios com transporte suspenso,agora são 394

Boletim Informativo - Transportes/Prevenção  🚌  😷

O transporte intermunicipal será suspenso em Abaíra, Gavião, Guajeru, Itaguaçu da Bahia, Lagoa Real e Uibaí a partir de quarta-feira (5). A medida, que tem o objetivo de conter o avanço do novo coronavírus na população baiana, foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça (4). Ficam suspensas nesses municípios, até 14 de agosto, a circulação, a saída e a chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans.O decreto também autoriza a retomada do transporte intermunicipal em Cravolândia, Mulungu do Morro e Rodelas, cidades com 14 dias ou mais sem novos casos de Covid-19.


foto - ilustração/arquivo

Grande explosão em Beirute deixa dezenas de mortos e milhares de feridos

Internacional  📺

Segundo uma reportagem publicada pela CNN, a explosão teve como fonte um grande incêndio em um armazém de fogos de artifício e atingiu diversos prédios, incluindo o prédio onde o ex-primeiro-ministro Saad Hariri vive.

Sputnik
imagem - YouTube
Uma forte explosão foi registrada neta terça-feira (4) próximo ao porto da cidade de Beirute, capital do Líbano.
Duas fontes da área de segurança ouvidas pela agência Reuters disseram que a explosão ocorreu em uma área do porto usada para depósito. Segundo autoridades, há registro de cerca de 3 mil feridos e de pelo menos 70 mortos.
Segundo uma reportagem publicada pela CNN, a explosão teve como fonte um grande incêndio em um armazém de fogos de artifício e atingiu diversos prédios, incluindo o prédio onde o ex-primeiro-ministro Saad Hariri vive.
O chefe da segurança interna do Líbano negou a versão sobre os fogos de artifícios para a agência Al Jazeera e disse que a explosão ocorreu em um local com material de alto potencial explosivo, mas não necessariamente explosivos em si.
De acordo com a rede de TV Al Arabiya, ao menos seis corpos foram encontrados nas proximidades da explosão. Ainda de acordo com a emissora, o secretário-geral do partido Kataeb, Nazar Najarian, morreu em decorrência dos ferimentos causados pelo incidente.
Fonte - Sputnik  04/08/2020

segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Mais de um milhão de passageiros já foram monitorados por câmeras de temperatura em estações de Metrô de Salvador

Transportes sobre trilhos/Prevenção  🚇

De acordo com o Diretor Presidente da CTB, Eduardo Copello, "esta iniciativa do Estado da Bahia, em implantar o monitoramento de temperatura corporal no metrô, foi pioneira em todo o Brasil. Os resultados apresentados levaram outros metrôs e municípios a também implantarem. É a tecnologia sendo usada no combate à transmissão do coronavírus". 

Da Redação
foto - Mateus Pereira GOV. BA
As câmeras de medição de temperatura corporal implantadas nas estações da Lapa e de Pirajá, do Sistema Metroviário, já alcançaram o total de 1.025.917 passageiros monitorados, até o último sábado (1º/8). Os equipamentos foram inaugurados no dia 1º de junho, como estratégia de combate à disseminação do novo coronavírus. Do total de pessoas monitoradas, 1.902 delas apresentaram temperatura maior ou igual a 37,8º C e 384 passageiros mantiveram a alteração na contraprova, o que pode indicar a infecção pela Covid-19.
As pessoas suspeitas de infecção pela Covid-19 foram abordadas por agentes de saúde devidamente capacitados para a ação e encaminhados para testagem, nas próprias estações, onde a CCR Metrô Bahia disponibilizou salas. Ao todo, foram realizados 400 testes rápidos, com 49 resultados positivos, e 298 pessoas realizaram o exame RT-PCR. Os resultados dos exames coletados em PCR, que identifica a causa da infecção, são encaminhados para análise na Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e os passageiros recebem os resultados em 48 horas.
O monitoramento da temperatura dos passageiros por câmeras foi implementado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur), por meio da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) e com o apoio da CCR Metrô Bahia. De acordo com o Diretor Presidente da CTB, Eduardo Copello, "esta iniciativa do Estado da Bahia, em implantar o monitoramento de temperatura corporal no metrô, foi pioneira em todo o Brasil. Os resultados apresentados levaram outros metrôs e municípios a também implantarem. É a tecnologia sendo usada no combate à transmissão do coronavírus".
O secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas Boas, explicou a importância do monitoramento nas estações. "Este monitoramento, além de ser uma tranquilidade para as pessoas que testam negativo, também oferece a oportunidade para quem testou positivo se cuidar e se isolar. Muitas pessoas nem percebem que estão febris, não apresentam outros sintomas, e por isso relaxam no isolamento. Esses passageiros que testaram positivo têm potencial de contaminar muitas outras pessoas, em casa ou indo ao supermercado, por exemplo. Agora, elas já sabem que estão contaminadas e que devem se isolar, e podem inclusive ser acompanhadas pelo sistema de monitoramento da Covid-19 pela Sesab".
Com informações da Secom BA  03/08/2020

Briga política vira obstáculo para construção da linha 2 do metrô de Belo Horizonte

Transportes sobre trilhos   🚇

A multa paga pela mineradora Vale que viria diretamente para os cofres de Minas,estado responsável pela execução da obra, foi parar nos cofres da união.Prefeituras do interior de Minas e também do Rio de Janeiro questionaram junto ao Ministério Público Federal qual o critério para que Belo Horizonte recebesse R$ 1,2 bilhão e as prefeituras não fossem contempladas de alguma maneira.

Rádio Itatiaia MG
foto - ilustração/arquivo
Uma briga política fez a futura construção da linha 2 do metrô de Belo Horizonte (Barreiro - Calafate) voltar alguns passos . O dinheiro que era certo para as obras, agora não é mais.
A multa paga pela mineradora Vale que viria diretamente para os cofres de Minas,estado responsável pela execução da obra, foi parar nos cofres da união. Com o recurso na conta do governo federal, a situação se complicou e um novo acordo terá que ser feito, como explica o senador Carlos Viana (PSD).
"Nós passamos por um processo de desunião, em que prefeituras do interior de Minas e também do Rio de Janeiro questionaram junto ao Ministério Público Federal qual o critério para que Belo Horizonte recebesse R$ 1,2 bilhão e as prefeituras não fossem contempladas de alguma maneira. O Ministério Público fez, portanto, um questionamento ao Ministério da Infraestrutura, responsável pelo acordo, e o ministro Tarcísio de Freitas, diante da possibilidade que a questão se tornasse uma disputa judicial, fez com o que o dinheiro esteja sendo encaminhado todo ao tesouro nacional", disse o senador.
Carlos Viana informa que a vale pagou cinco parcelas, totalizando R$ 100 milhões. "Esse dinheiro já foi para o caixa único do tesouro. Tirá-lo de lá é uma dificuldade muito grande, porque tem que passar pelo orçamento da União, isso tem que ter toda uma aprovação, um trabalho conjunto e se tornou muito mais difícil dessa maneira".
Após voltar à estaca zero, a bancada mineira no Congresso, que luta pela volta do dinheiro, espera que um novo acordo possa colocar o dinheiro novamente em uma conta específica para o metrô de Belo Horizonte. Para isso, precisará de uma composição entre Ministério da Economia e Tribunal de Contas da União, para evitar um problema jurídico.
Além do acordo, que pode fazer com que o dinheiro volte, e o possível financiamento da obrar pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES,) há uma terceira possibilidade: o valor ser colocado no orçamento do ano de 2021.
Fonte - Revista Ferroviária  03/08/2020

Supremacia dos computadores quânticos é uma realidade

Ciência e Tecnologia  💻

Hoje os computadores quânticos ainda não têm as dimensões que associamos às maquinas modernas de processar dados. Além disso, por seu conceito físico no processamento, eles operam em temperaturas próximas ao zero absoluto (-273.15°C). Dado este, suficiente para mostrar a concepção complexa dessa máquina.

Portogente
foto - ilustração/arquivo
Assim como um computador que processa operações complexas e um notebook já tiveram a dimensão de uma sala. Hoje os computadores quânticos ainda não têm as dimensões que associamos às maquinas modernas de processar dados. Além disso, por seu conceito físico no processamento, eles operam em temperaturas próximas ao zero absoluto (-273.15°C). Dado este, suficiente para mostrar a concepção complexa dessa máquina.
Esta máquina é a porta de uma Nova Era, como foram os computadores que hoje pairam sobre nossas mesas e carregamos em nossos bolsos. O Google que no último dia 23 anunciou a sua supremacia quântica, explica que, ao contrário da computação tradicional, encontrada nos dispositivos eletrônicos atuais – de celulares a computadores, a computação quântica é baseada em propriedades da mecânica quântica. O que isso significa?
Dessa forma, ela tem o potencial de desenvolver baterias melhores, aprimorar a eficiência de algumas medicações ou minimizar as emissões de carbono provenientes da fabricação de fertilizantes, exemplifica o Google. Em tempo de processamento, esse computador realiza cálculos em 3 minutos e 20 segundos que no computador mais avançado hoje, levaria 10.000 anos. Alcançar esse limite, deu o titulo de supremacia quântica ao computador do Google.
Mesmo essa realidade próxima não garante o uso desses computadores para solucionar problemas práticos tão cedo. Entretanto, o potencial desses computadores também ajudarão no seu desenvolvimento, com avanços muito mais rápidos do que foi a evolução dos atuais. O sistema binário de bits nos atuais computadores são operados simultaneamente no qubit, do quântico.
Está provado que o computador quântico processa dados com velocidades exponencialmente maiores que as atuais. Por enquanto é o que se pode dizer. Entretanto, as possibilidades certamente irão surpreender imaginações. Computadores quânticos serão capazes de burlar e abrir sistemas criptografados. Problema à vista.
Fonte - Portogente  01/08/2020

domingo, 2 de agosto de 2020

Minério baiano tipo exportação começa a ser escoado pelo terminal portuário da Enseada

Economia  🚢

O estaleiro Enseada é o maior  do país, e já gerou mais de 7 mil empregos.A operação de carregamento está prevista para ocorrer até o próximo dia 5 e marca o início das operações portuárias no TUP da Enseada.

Da Redação
foto - ilustração
Na manhã de deste sábado (1º), o navio Star Athena, de bandeira Norueguesa, atracou no Terminal de Uso Privativo (TUP) da Enseada para receber o carregamento de 44 mil toneladas de minério de ferro baiano. A operação de carregamento está prevista para ocorrer até o próximo dia 5 e marca o início das operações portuárias no TUP da Enseada.
O navio Star Athena é um transportador de granéis construído em 2012 e com capacidade de carga de 57809 toneladas. Possui calado de 6,5 metros, comprimento total de 189,99 metros e largura de 32,26 metros. Após o carregamento, a embarcação segue com as 44 mil toneladas de minério baiano para a China. “Esta retomada das operações do Estaleiro Enseada é muito importante para a economia baiana, gerando impacto positivo na nossa balança comercial.
Com informações da Secom BA  01/08/2020