sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Mudança: ponto final de quatro linhas metropolitanas é transferido para o Terminal Aeroporto em Lauro de Freitas

Boletim Informativo - Transportes 🚌

A partir do próximo domingo (30), quatro linhas de ônibus metropolitanos que tinham como ponto final o Terminal de Integração de Mussurunga agora terão o Terminal do Aeroporto como última parada. As linhas são: 138.URB – Terminal Mussurunga x Praia do Forte, 807.URB – Terminal Mussurunga x Monte Gordo, 847.URB – Terminal Mussurunga x Barra do Pojuca, 857I.URB – Terminal Mussurunga x Arembepe. Vale ressaltar que o atendimento ao bairro de São Cristóvão será mantido nos dois sentidos.Os usuários devem ficar atentos às mudanças que fazem parte da reestruturação das linhas de ônibus metropolitanos e do projeto do Governo do Estado para melhorar a mobilidade da capital baiana. Dúvidas e reclamações podem ser registradas junto a Ouvidoria da Agerba através do telefone 0800 071 0080 ou e-mail agerba.ouvidoria@agerba.ba.gov.br.


foto - ilustração/arquivo

Bahia prorroga até 13 de setembro decreto que proíbe aulas, eventos e aglomerações no estado

Educação /Transportes  📖  🚌

O decreto estadual n° 19.586, que determina a proibição das atividades e venceria neste domingo (30), ficará em vigor até o dia 13 de setembro.A prorrogação envolve ainda a suspensão do transporte coletivo intermunicipal em diversas cidades baianas com registros recentes (menos de 14 dias) de casos da Covid-19. 

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
Aulas nas unidades de ensino das redes pública e privada e eventos com mais de 50 pessoas seguem proibidos em toda a Bahia. O decreto estadual n° 19.586, que determina a proibição das atividades e venceria neste domingo (30), ficará em vigor até o dia 13 de setembro.
A prorrogação será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (29). O decreto proíbe as atividades que envolvem aglomeração de pessoas, como shows, feiras, apresentações circenses, eventos científicos, passeatas, bem como abertura e funcionamento de zoológicos, museus, teatros, dentre outros.

Transporte intermunicipalA prorrogação envolve ainda a suspensão do transporte coletivo intermunicipal em diversas cidades baianas com registros recentes (menos de 14 dias) de casos da Covid-19. Continuam suspensas nesses municípios a circulação, saída e chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans.
Com informações da Secom BA  28/08/2020

Metrô não descarta compra de novos trens para o monotrilho da Linha 15-Prata

Transportes sobre trilhos  🚄

O eixo de transporte que liga a Vila Prudente até São Mateus conta com 27 trens, contando a frota operacional e reserva. Há planos de compra de pelo menos 10 composições, segundo o Relatório de Empreendimentos do Metrô datado de fevereiro.

Via Trolebus
foto - ilustração/Pregopontocom
O presidente do Metrô, Silvani Pereira, em resposta a um seguidor na rede social, disse que não está descartada a compra de novos trens para o monotrilho da Linha 15-Prata, e que a frota atual é o suficiente para atender a demanda.
O eixo de transporte que liga a Vila Prudente até São Mateus conta com 27 trens, contando a frota operacional e reserva. Há planos de compra de pelo menos 10 composições, segundo o Relatório de Empreendimentos do Metrô datado de fevereiro.
Com a entrega de Jardim Colonial, a previsão é atender 400 mil passageiros por dia. Com a abertura de São Mateus, a previsão era que esse número já chegasse a 300 mil. Mas a pandemia acabou reduzindo o fluxo de usuários nos transportes, e com o monotrilho não foi diferente.
A linha 15-Prata transportou em julho, 1161 milhões de passageiros, e nos dias úteis, a média diária foi de apenas 44 mil, segundo relatório de demanda do Metrô.
Previsão de 54 trensO projeto original da Linha 15-Prata, entre Hospital Cidade Tiradentes e Ipiranga prevê 54 trens. O Metrô de São Paulo realizou uma licitação internacional para atender a demanda de 550 mil passageiros por dia. Quatro consórcios se apresentaram para a disputa, sendo a Hitachi, Intamin, Scomi e Bombardier. A última foi a vencedora do certame.
A Bombardier utiliza a plataforma Innovia, já utilizada no monotrilho de Las Vegas, e desenvolveu o maior trem para monotrilho do mundo, com 85 m de comprimento, divididos em 7 carros, tendo a composição a capacidade de transportar mais de mil passageiros.
Os testes foram iniciados na unidade da Bombardier em Kingston, Canadá. A construção dos carros iniciais foi feita na unidade da companhia em Pittsburgh (EUA), e os carros subsequentes foram construídos na fábrica da Bombardier em Hortolândia, no interior de São Paulo.
Fonte - Revista Ferroviária  28/08/2020

quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Mais quatro cidades baianas têm transporte intermunicipal suspenso

Boletim Informativo - Transportes  🚌

Barra da Estiva, Ipupiara, Ribeirão do Largo e Tabocas do Brejo Velho terão o transporte suspenso a partir de sexta-feira (28). A medida, que tem o objetivo de conter o avanço do novo coronavírus na população baiana, foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta (27).Ficam suspensas nesses municípios a circulação, a chegada e a saída de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans.O decreto ainda autoriza a retomada do transporte intermunicipal em Guajeru, Itaguaçu da Bahia, Jiquiriçá e Palmas de Monte Alto, cidades com 14 dias ou mais sem novos casos de Covid-19.

foto - ilustração/arquivo

Sistema Ferry-Boat Salvador / Itaparica tem movimento tranquilo nesta quinta (27) e opera com 4 embarcações

Boletim informativo - Travessia marítima  🚢

Nesta quinta(27) o sistema Ferry-Boat que opera na Travessia Marítima entre Salvador e a ilha de Itaparica,mantém em serviço 4 embarcações, Zumbi dos Palmares, Pinheiro, Dorival Caymmi e Anna Nery. O movimento tem fluxo tranquilo agora para veículos e passageiros nos dois terminais,em São Joaquim e Bom Despacho. Os horários das viagens todos os dias, incluindo finais de semana e feriados,saindo de Salvador, ocorrem às 5h, 6h, 8h, 10h, 11h, 12h, 14h, 15h, 16h, 18h, 19h, 20h e 22h. A partir da Ilha de Itaparica, embarques são realizados às 5h, 6h, 8h, 9h, 10h, 12h, 13h, 14h, 16h, 17h, 18h, 20h e 22h.

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Relatório: queimadas e desmatamento ameaçam povos indígenas isolados

Direitos humanos/Meio ambiente  🌱🔥

“A perda territorial, causada pelo desmatamento e incêndios, causa deslocamento em busca de locais mais seguros, mas traz outros perigos: abordagem involuntária às populações vizinhas e possível contágio de doenças. A situação é ainda mais complicada pela presença da covid-19, uma pandemia cujo crescimento exponencial compromete seriamente a vida desses povos, a herança viva da América e da humanidade”, concluiu o documento.

Camila Boehm
Repórter da Agência Brasil

foto - ilustração/arquivo
O Informe Trinacional Queimadas e Desmatamento em Territórios com Registros de Povos Indígenas em Situação de Isolamento, divulgado hoje (26), faz um alerta sobre a ameaça que essas ações representam à sobrevivência dos povos isolados da Bolívia, do Brasil e do Paraguai, que habitam regiões da Amazônia, do Grande Chaco Americano e do Cerrado brasileiro.
“A perda territorial, causada pelo desmatamento e incêndios, causa deslocamento em busca de locais mais seguros, mas traz outros perigos: abordagem involuntária às populações vizinhas e possível contágio de doenças. A situação é ainda mais complicada pela presença da covid-19, uma pandemia cujo crescimento exponencial compromete seriamente a vida desses povos, a herança viva da América e da humanidade”, concluiu o documento.
O informe resulta de iniciativa de mais de 20 organizações indígenas e da sociedade civil que integram o Grupo de Trabalho Internacional sobre os Povos Indígenas em Situação de Isolamento e Contato Inicial (GTI PIACI) e que representam essas três regiões, diante do aumento na incidência de incêndios florestais e na taxa de desmatamento no ano passado.
Segundo o relatório, esse cenário começa a repetir-se em 2020, na medida em que as queimadas se estendem novamente pela Amazônia e pelo Grande Chaco Americano. A conclusão é que essa situação agrava a condição de extrema vulnerabilidade dos grupos isolados, porque os incêndios e o desmatamento destroem os territórios com os quais os povos têm dependência e são base de sua sobrevivência e de sua cultura.

RiscosPara o especialista regional em questões de Povos Indígenas em Isolamento, consultor da organização Land Is Life e autor principal do relatório, Antenor Vaz, há ações evidentes dos Estados-Nação em uma perspectiva de exterminar esses povos, diante do que chamou de falta de providência dos governos diante de alertas antecipados. Entre os problemas que avançam sobre os territórios dos povos isolados estão a ação do garimpo e de madeireiras ilegais, grilagem de terra, narcotráfico e construção de grandes empreendimentos.
“Existe uma ausência não só de definição de políticas e implementação de políticas, mas também existe uma presença do estado por meio de um modelo de desenvolvimento, em que promovem a construção de hidrelétricas, o agronegócio, que avança sobre os territórios, queima e invade os territórios dos isolados. E existe uma ausência total do Estado para coibir as ações ilícitas”, declarou.
Ele alerta para o risco de genocídio dos povos indígenas isolados. Segundo ele, o que caracteriza um genocídio é o extermínio deliberado, parcial ou total, de um grupo indígena, de uma etnia, de uma seção religiosa, seja ela qual for. “O que temos observado nos três países [do relatório] e podemos dizer, de maneira geral, dos sete países [da América do Sul] com povos indígenas isolados, é que esses povos dependem fundamentalmente do seu território. Se você impacta esse território, você está criando condições para que esses povos não sobrevivam”, advertiu.
Outro resultado apresentado é que um elemento comum na origem do aumento das queimadas é a ação humana, impulsionada por situações como as práticas expansivas do agronegócio e da indústria extrativa – como a madeireira e a garimpeira. Essa situação, aliada à falta de marcos regulatórios efetivos para a proteção dos povos indígenas isolados, faz com que a situação deles seja cada vez mais precária, conforme avaliação no documento.

DadosForam analisados 99 Territórios Indígenas (TI) com registros de povos indígenas em situação de isolamento (PIA, na sigla em inglês) nos três países, constatando-se em 2019 um aumento de focos de calor na ordem de 258% na Bolívia, 259% no Brasil e 185% no Paraguai, na comparação com 2018. Os focos de calor detectados nas 32 unidades de conservação (áreas protegidas) também com presença de PIA em 2019, subiram 744% na Bolívia, 347% no Brasil e 44.150% no Paraguai, na comparação com 2018.
Para as análises, foram usados dados de fogo ativo – conhecidos também como focos de calor ou focos de queimada – de satélite do Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Com base nesses dados, foram elaborados informes locais de incêndios pela Coordenação de Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) no Brasil, a Iniciativa Amotocodie (IA) no Paraguai, e a Central Indígena de Comunidades Tacana II do Rio Madre de Dios (CITRMD) na Bolívia.
Com base nos dados da Fundação Nacional do Índio (Funai), foram identificados 114 registros de presença de povos indígenas em situação de isolamento (PIA), incluindo confirmados, em estudo ou em informação. Destes, 81 estão em áreas protegidas (em terras indígenas ou em unidades de conservação) e foram considerados para este informe. Um total de 33 registros não estão em áreas legalmente delimitadas e, por isso, não foram avaliados.

RecomendaçõesO documento propõe recomendações para a implementação de medidas de proteção desses povos e de seus territórios. Para as Casas Legislativas dos três países, recomenda-se que legislem sobre uma proposta de Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo, que resulte em um plano de prevenção e combate aos desmatamentos na Amazônia, no Grande Chaco e no Cerrado.
Para a sociedade civil e Estados-Nações, a sugestão é que apoiem as iniciativas de povos indígenas com histórico de contato e suas organizações, fortalecendo, por exemplo, a formação de brigadas indígenas de combate e prevenção a incêndios, além de apoiar a autoproteção dos territórios. Em relação aos organismos multilaterais, pede-se uma atuação mais incisiva em relação aos Estados em uma perspectiva de combate a incêndios e destruição de territórios indígenas e unidades de conservação
Questionada sobre o alerta de ameaça de genocídio contra os povos indígenas isolados constante no relatório, a Fundação Nacional do Índio (Funai) disse, em nota, desconhecer o teor do documento citado e informou que, em parceria como Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo-Ibama), atua na execução de atividades de Manejo Integrado do Fogo (MIF) em terras indígenas, adotando atividades de prevenção e de combate a incêndios florestais nessas áreas.
A Agência Brasil pediu posicionamento dos Ministérios do Meio Ambiente e da Justiça, que destinaram a demanda à Funai e ao Conselho da Amazônia da Vice-Presidência. A reportagem aguarda resposta do conselho.
Fonte - Agência Brasil  26/08/2020

quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Colapso de abastecimento de água no Brasil é questão de tempo, diz especialista

Meio ambiente/Água  🌊

Segundo engenheiro sanitarista e professor da UERJ, Adacto Ottoni, a crise de abastecimento de água no país é inevitável com a contínua degradação das bacias hidrográficas brasileiras.O professor da UERJ apontou para o aumento do desmatamento e da poluição dos rios em todo país, o que coloca em risco o acesso à água. Para Adacto Ottoni, falta às autoridades uma visão estratégica do tema e por isso o governo somente se mobiliza para "apagar o incêndio", em vez de pensar na prevenção.

Sputnik
foto - ilustração/arquivo
O Instituto Trata Brasil, especializado em estudos de saneamento e proteção ambiental divulgou uma pesquisa, revelando que o aquecimento global, o crescimento do país e o desperdício de recursos naturais poderão provocar um aumento da demanda por água potável no Brasil, até 2040, em 80%.
Sputnik Brasil conversou sobre o tema com Adacto Ottoni, engenheiro sanitarista, professor associado do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
O especialista classificou a pesquisa como "preocupante", em função dos fatores opostos relatados pelo estudo.
"Ao mesmo tempo que a demanda por água está aumentando no Brasil, e vai aumentar ainda mais até 2040, podendo chegar em até 80% do valor atual, do outro lado os mananciais de água que vão sustentar esse abastecimento de água estão, de forma oposta, sendo cada vez mais degradados", alertou o engenheiro sanitarista.
O professor da UERJ apontou para o aumento do desmatamento e da poluição dos rios em todo país, o que coloca em risco o acesso à água. Para Adacto Ottoni, falta às autoridades uma visão estratégica do tema e por isso o governo somente se mobiliza para "apagar o incêndio", em vez de pensar na prevenção.
"Temos que nós preocupar seriamente com essas informações que o Instituto Trata Brasil já está projetando para que a gente possa ter políticas públicas adequadas no sentido de garantir a sustentabilidade no abastecimento de água no Brasil", disse Ottoni à Sputnik Brasil.
O engenheiro considera a degradação das bacias hidrográficas brasileiras um dos principais problemas relacionados ao futuro do abastecimento de água no país. Segundo ele, o estudo do Instituto Trata Brasil abordou o tema de forma indireta, ao apontar o desmatamento e o desmatamento como vilões.
Bacias Hidrográficas são áreas ou regiões de drenagem de um rio principal e seus afluentes. Também pode-se dizer é um território, no qual as águas das chuvas, das montanhas, subterrâneas ou de outros rios escoam em direção a um determinado curso d'água.
"Crise hídrica não é só falta de água. Crise hídrica é também excesso de água, como aconteceu agora no Rio de Janeiro, em janeiro deste ano, com o problema da geosmina. Tinha água sobrando e a CEDAE não conseguia tratar a poluição. É o que está acontecendo hoje em dia. Durante o período chuvoso você coloca em risco o abastecimento porque a água fica mais suja em função da poluição da bacia hidrográfica que a chuva leva. E quando não há mais a floresta, porque a floresta segura 80% da chuva e filtra, quando chega o período de estiagem há o risco de não ter água, como aconteceu no sistema de Cantareira [em São Paulo], com 70% da bacia hidrográfica desmatada", explicou Ottoni.
Para o interlocutor da Sputnik Brasil, o colapso do sistema de abastecimento de água "é uma questão de tempo". Segundo ele, a sociedade, como um todo, precisa encarar o problema com ações concretas para evitar uma verdadeira crise ambiental, como a fiscalização do desmatamento e da poluição e reutilização do esgoto.
"O grande problema do nosso país é a falta de sustentabilidade nas políticas públicas. Você pensar no crescimento do país sem pensar na infraestrutura para suportar esse crescimento é a mesma coisa que dar um tiro no pé", concluiu.
As opiniões expressas nesta matéria podem não necessariamente coincidir com as da redação da Sputnik
Fonte - Soputinik  26/08/2020

Bahia tem mais cinco municípios com transporte suspenso

Boletim Informativo - Transportes   🚌

América Dourada, Canápolis, Paramirim, Piatã e Sebastião Laranjeiras terão o transporte suspenso a partir de quinta-feira (27). A medida, que tem o objetivo de conter o avanço do novo coronavírus na população baiana, foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta (26).Ficam suspensas nesses municípios a circulação, a chegada e a saída de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans.O decreto ainda autoriza a retomada do transporte intermunicipal em Gavião, Ituaçu, Jaborandi e Jussiape, cidades com 14 dias ou mais sem novos casos de Covid-19.

foto - ilustração/arquivo

terça-feira, 25 de agosto de 2020

Trem de passageiros da Vale,Vitória a Minas, voltará a circular em setembro

Transportes sobre trilhos  🚄🚃🚃🚃

O veículo estava fora de operação desde 24 de março, justamente por causa da pandemia do novo coronavírus.Segundo a Vale, a venda de passagens será feita a partir desta terça-feira (25). A empresa destaca a necessidade de o passageiro optar pela compra dos bilhetes pela internet, já que não haverá venda a bordo. 

Estado de Minas
foto - ilustração/arquivo
A mineradora Vale informou nesta segunda-feira (24) que o trem que circula pela Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) voltará a circular a partir de 1º de setembro (terça-feira). O veículo estava fora de operação desde 24 de março, justamente por causa da pandemia do novo coronavírus.
Segundo a Vale, a venda de passagens será feita a partir desta terça-feira (25). A empresa destaca a necessidade de o passageiro optar pela compra dos bilhetes pela internet, já que não haverá venda a bordo.
Ainda de acordo com a mineradora, o embarque de passageiros nas estações Pedro Nolasco, em Cariacica (ES), e em Belo Horizonte, será encerrado 15 minutos antes do horário de partida do trem.
A circulação também será retomada no trecho entre Nova Era e Itabira, em ambos os sentidos, e o horário de partida será mantido.
A Vale informa, ainda, que haverá necessidade de distanciamento social durante a venda de passagens, embarque e desembarque. Não haverá cobrança de multa para remarcação e cancelamento das viagens.
A companhia também esclareceu que "não serão vendidos bilhetes nas estações nos horários de passagem de trens" nem "para o mesmo dia da viagem".
Quanto à bagagem, cada passageiro poderá transportar uma mala e uma bolsa no máximo. A bordo, a circulação será restrita ao vagão indicado no bilhete.
Para mais informações, os passageiros podem entrar em contato com o canal de atendimento 0800 285 7000
Fonte - Revista Ferroviária 25/08/2020

Sistema de lanchas Salvador/Mar Grande continua com operação suspensa desde o domingo,Ferry-Boat opera normalmente

Boletim Informativo - Travessia marítima  🚢 🚤

Lanchas de Mar Grande - A travessia marítima entre Salvador e Mar Grande na ilha de Itaparica permaneceu suspensa nesta terça(25), em virtude do mau tempo,com ventos fortes e mar agitado.A operação do sistema está suspensa desde o domingo a partir das 10h30,seguindo recomendação da Capitania dos Portos.Ainda não existe previsão para volta da operação normal do serviço de lanchas que atua nessa travessia.
Ferry-Boat - O sistema opera nesta terça(25) com 4 embarcações,Zumbi dos Palmares, Pinheiro, Anna Nery e Dorival Caymmi.O movimento durante o dia esteve com fluxo moderado para passageiros em Bom Despacho e tranquilo em São Joaquim. O movimento de veículos esteve tranquilo nos dois terminais.

foto - ilustração/arquivo

Primeiro trem movido a ímã permanente entra em operação no metrô de Xiamen

Transportes sobre trilhos  🚄

O sistema de tração síncrona de ímã permanente pesa menos que o equipamento de tração convencional, é mais eficiente e gera menos ruído. Como resultado, o metrô de Xiamen espera que os novos trens consumam menos energia do que os trens que operam atualmente.

IRJ
foto -  divulgação/IRJ
Os trens são fabricados pela CRRC Tangshan, enquanto o sistema de tração síncrona de ímã permanente é produzido pela CRRC Times Electric. Esta é a segunda aplicação da tecnologia em trens do metrô na China, depois do Metrô de Changsha.
O sistema de tração síncrona de ímã permanente pesa menos que o equipamento de tração convencional, é mais eficiente e gera menos ruído. Como resultado, o metrô de Xiamen espera que os novos trens consumam menos energia do que os trens que operam atualmente.
A linha 2 tem 41,6 km de comprimento e vai de Wuyuanwan no oeste, passando pelo centro da cidade, que está localizado em uma ilha, até Tianzhushan no leste. A linha 2 foi inaugurada em 25 de dezembro de 2019.
Fonte - International Railway Journal 24/08/2020

segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Câmeras no Metrô de Salvador já monitoraram temperatura de quase 1,4 milhão de passageiros

Transportes sobre trilhos/Prevenção  😷 🚇

Os equipamentos foram inaugurados no dia 1º de junho, como estratégia de combate à disseminação do novo coronavírus. Do total de pessoas monitoradas, 2.614 apresentaram temperatura maior ou igual a 37,8º C e 504 passageiros mantiveram a alteração na contraprova, o que pode indicar a infecção pela Covid-19. 

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
As câmeras de medição de temperatura corporal implantadas nas estações de metrô da Lapa e de Pirajá, em Salvador, já alcançaram o total de 1.397.475 passageiros monitorados, até o último dia 15 de agosto. Os equipamentos foram inaugurados no dia 1º de junho, como estratégia de combate à disseminação do novo coronavírus. Do total de pessoas monitoradas, 2.614 apresentaram temperatura maior ou igual a 37,8º C e 504 passageiros mantiveram a alteração na contraprova, o que pode indicar a infecção pela Covid-19.
As pessoas suspeitas de infecção pela Covid-19 foram abordadas por agentes de saúde devidamente capacitados para a ação e encaminhadas para testagem, nas próprias estações, onde a CCR Metrô Bahia disponibilizou salas. Ao todo, foram realizados 518 testes rápidos, com 58 resultados positivos, e 397 pessoas realizaram o exame RT-PCR, padrão ouro na detecção do coronavírus.
Os resultados dos exames coletados em PCR, que identificam a causa da infecção, são encaminhados para análise no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), e os passageiros recebem os resultados em 48 horas. O monitoramento da temperatura dos passageiros por câmeras foi implementado pela Sesab e pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur), por meio da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), com o apoio da CCR Metrô Bahia.
"Agora, mais do que nunca, este monitoramento é importante, porque, com a reabertura do comércio, o volume de pessoas nas ruas aumenta, crescendo também a possibilidade de se disseminar a Covid-19. Quando uma pessoa é identificada com a temperatura alterada, esse já é um indicativo. E com os testes sendo realizados e os casos confirmados, essas pessoas vão reforçar o isolamento, evitando contaminar outras pessoas, e se cuidar melhor", afirma o diretor-presidente da CTB, Eduardo Copello.
O secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, explica a importância do monitoramento nas estações. "Este monitoramento, além de ser uma tranquilidade para as pessoas que testam negativo, também oferece a oportunidade para quem testou positivo se cuidar e se isolar. Muitas pessoas nem percebem que estão febris, não apresentam outros sintomas, e por isso relaxam no isolamento. Esses passageiros que testaram positivo têm potencial de contaminar muitas outras pessoas, em casa ou indo ao supermercado, por exemplo. Sabendo que estão contaminadas e que devem se isolar, elas podem inclusive ser acompanhadas pelo sistema de monitoramento da Covid-19 pela Sesab".
Com informações da Seinfra BA  24/08/2020

Metrô do Recife retoma operação regular das 05h às 23h

Boletim Informativo - Transportes sobre trilhos  🚇

A partir desta segunda-feira, 24, a operação das Linhas Centro e Sul do Metrô retornará aos horários regulares, de 05h às 23h, diariamente. Na Linha Diesel (VLT), a circulação continua a atual: no ramal Cajueiro Seco – Cabo, das 05h30 às 20h de segunda a sexta; no sentido Curado – Cajueiro Seco, das 05h30 às 20h30 de segunda a sexta; e no sentido Cajueiro Seco – Curado, das 06h às 20h de segunda a sexta. Nos sábados, a operação comercial do VLT se encerra às 14h e aos domingos não há operação da Linha Diesel.

divulgação/CBTU

Fundo climático para nações pobres promete liderar recuperação verde

Meio ambiente/Sustentabilidade  🌱🌴

Em reunião virtual de quatro dias, o fundo acrescentou o Afeganistão e o Sudão a uma lista de mais de 100 países a receber um total de US$ 6,2 bilhões para reduzir as emissões que estão aquecendo o planeta.O diretor executivo do GCF, Yannick Glemarec, afirmou que o fundo tem “papel chave a desempenhar para manter a ambição pelo clima na era da covid-19”

Revista Amazônia
foto - ilustração/arquivo
O Fundo Verde para o Clima (GCF, na sigla em inglês) prometeu às nações em desenvolvimento que intensificará seus esforços para ajudá-las a atacar as mudanças climáticas enquanto tentam se recuperar da pandemia do novo coronavírus, aprovando US$ 879 milhões em apoio a 15 novos projetos no mundo.
Em reunião virtual de quatro dias, o fundo acrescentou o Afeganistão e o Sudão a uma lista de mais de 100 países a receber um total de US$ 6,2 bilhões para reduzir as emissões que estão aquecendo o planeta.
O Fundo Verde para o Clima foi estabelecido sob discussões climáticas da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2010 para ajudar nações em desenvolvimento a lidar com o aquecimento global, e começou a alocar recursos em 2015.
O diretor executivo do GCF, Yannick Glemarec, afirmou que o fundo tem “papel chave a desempenhar para manter a ambição pelo clima na era da covid-19” e que buscaria melhorar a velocidade e eficiência de sua resposta às necessidades dos países em desenvolvimento.
O co-presidente da instituição, Nauman Bashir Bhatti, do Paquistão, disse que o financiamento climático será crucial para a recuperação da pandemia e que o fundo precisava aumentar seu apoio “mesmo durante estes momentos difíceis”.
As promessas chegam depois de pequenas ilhas criticarem o ritmo e o tamanho da assistência dada pelo fundo, afirmando que estavam sofrendo com os efeitos econômicos da pandemia e com os impactos das mudanças climáticas, como a elevação de mares e as tempestades mais fortes.
Fonte - Revista Amazônia 24/08/2020

VLT de Teresina volta a circular no início de setembro

Transportes sobre trilhos  🚄

Os VLTs voltam a circular no início de setembro,medidas de segurança sanitária serão adotadas tanto nas estações como dentro dos trens.O Piauí está retomando gradualmente as atividades seguindo medidas de segurança e protocolos sanitários.

Da Redação
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O governador Wellington Dias tratou, na sexta-feira (21), sobre a retomada das atividades do Metrô de Teresina. Ao lado da diretora-presidente da Companha Metropolitana de Transporte Público (CMTP), Josiene Marques, ficou definido que os VLTs voltam a circular no início de setembro. O Piauí está retomando gradualmente as atividades seguindo medidas de segurança e protocolos sanitários.
Desde o dia 20 de março, com a pandemia do novo coronavírus, o metrô de Teresina teve que parar para evitar a propagação do novo coronavírus. “Já estamos trabalhando com todos nossos protocolos específicos, com nosso plano sanitário para que possamos voltar nossas atividades o quanto antes. Nosso governador sabe da importância desse sistema para a capital e nos pediu celeridade nesse processo. A previsão ficou para o início de setembro. Todas as medidas preventivas e obrigatórias da Anvisa e OMS serão adotadas tanto nas estações como também dentro dos VLTs”, afirmou a diretora-presidente da CMTP.
Ainda segundo a gestora, toda a estrutura será higienizada e sanitizada. Quanto à segurança dos funcionários, todos receberão vestimentas adequadas e serão ainda submetidos a testes da Covid-19. Vagões terão comunicados visuais e sonoros para continuar conscientizado a população sobre uso de máscara e álcool em geral.(21/08/2020)
Com informações da CMTP  24/08/2018

Sistema Ferry-Boat salvador / Itaparica opera normalmente nesta segunda (24)

Boletim informativo - Travessia marítima  🚢 🚤

O sistema Ferry-Boat que opera na travessia entre Salvador e a ilha de Itaparica opera nesta segunda (24) com 4 embarcações,Zumbi dos Palmares, Pinheiro, Anna Nery e Dorival Caymmi. O movimento tem fluxo moderado para veículos e intenso para passageiros no terminal Bom Despacho. Em São Joaquim, movimento é tranquilo para veículos e passageiros.Já as lanchas que operam na travessia entre Salvador e Mar Grande tiveram a sua operação suspensa nessa manhã em virtude do mau tempo em Salvador e na BTS.

foto - ilustração/arquivo