sábado, 27 de junho de 2020

Monotrilho(de Salvador) em "disputa"?"!....Que disputa?

Transportes sobre trilhos  🚄

Concentrar parte do debate em tentar desqualificar o sistema,sempre presos numa discussão "saudosista",comparando pneus de borrachas com rodeiros de ferro,ou trilhos de ferro com um trilho central de concreto é inócua,independentemente do pneu de borracha ou do rodeiro de ferro, o Monotrilho queiram ou não é um veículo "ferroviário".A pergunta é..... o que interessa isso para a população do subúrbio,que diferença fará isso?.....se a roda do trem é de ferro ou de borracha?....São questões técnicas subjetivas fora do alcance da população.

Luis Prego Brasileiro
Salvador Sobre Trilhos
foto - ilustração/arquivo
Farei aqui alguns comentários sobre questões e conteúdos abordados na maioria dos debates em torno da polêmica do Monotrilho a ser implantado no Subúrbio da orla ferroviária de Salvador.
Muitos debatedores, pretensiosamente,criticam um sistema do qual não tem o mínimo conhecimento técnico sobre o assunto e sem ter sequer,experimentado pelo menos uma única vez a oportunidade de andar,ou mesmo conhecer de perto um sistema de Monotrilho.
A insistência em concentrar parte do debate para tentar desqualificar o sistema,sempre presos numa discussão "saudosista",comparando pneus de borrachas com rodeiros de ferro,ou trilhos de ferro com um trilho central de concreto é inócua,independentemente do pneu de borracha ou do rodeiro de ferro, o Monotrilho queiram ou não é um veículo "ferroviário".A pergunta é..... o que interessa isso para a população do subúrbio,que diferença fará isso?.....se a roda do trem é de ferro ou de borracha?....São questões técnicas subjetivas fora do alcance da população.
O que importa na verdade é que seja um sistema de qualidade,seguro,confortável,rápido,confiável com boa frequência (trens com intervalos de tempo -headway- curto) chegando a 3 minutos nos horários de pico,a certeza de que não ficará mofando numa estação de trem ou num ponto de ônibus de beira de rua,a espera do próximo trem ou ônibus para o embarque,um sistema integrado assim como no Metrô com bilhete único,conectados aos sistemas de ônibus urbano,metropolitano e complementar,além da redução expressiva do tempo de viagem,isso é o que realmente importa.Essa é a questão principal, mais relevante e mais importante.
De repente,nos debates, dividiram o subúrbio em duas partes,o Subúrbio Ferroviário,das 6 mil pessoas, ida e volta = 12 mil,que pagam R$0,50, e que com monotrilho passariam a pagar uma tarifa maior,(supostamente R$4,00) embora integrada,e o Subúrbio "Buzoviário" do restante das 584 mil pessoas que já pagam R$4,20 para andar num sistema de transportes por ônibus,ruim,arcaico,deficitário,inseguro,sem conforto,com horários desregulados,expostos a assaltos,acidentes,panes nos veículos e os costumeiros engarrafamentos,com viagens longas, massacrantes e demoradas.Quanto a essa população de 584 mil do Subúrbio "Busoviário" nada se fala,muito pouco ou quase nunca são lembrados na maioria dos debates.
Claro que não se pode desprezar a população carente que ainda usa um sistema deficitário de trens obsoletos,que se quer vale os R$0,50 pagos pelos seus usuários,alternativas tem que ser estudas discutidas e implementadas para essa parte da população,para que possa também desfrutar do Monotrilho.Mais não se pode desprezar o grosso da população(584 mil) do subúrbio acrecida de uma parte da população da RMS que engrossara esse contingente após a implantação do novo sistema.
Discutir se o pneu do trem é de fero ou de borracha é perda de tempo,é inócuo.
Questiona-se a troca do VLT pelo Monotrilho e fala-se da tarifa do monotrilho que (ainda não definida) chegaria a R$4,00,mais ai cabe uma pergunta: e se fosse o VLT,também um sistema novo implantado, continuaria com a tarifa atual de R$0,50?....seria possível isso?,a tarifa do VLT não seria também reajustada?....porque sonegar esse fato?.
Todas as questões sociais em torno da implantação do Monotrilho tem e devem ser debatidas e bem ajustadas,nenhuma questão relativa a esse tema deve ser colocada a margem do debate entre a população do subúrbio, amplamente representada e não apenas por um pequeno grupo,e o poder público para que haja um consenso satisfatório e aceitável para ambos os lados.
Porem existe ainda uma questão social relevante que passa despercebida,para qual já estamos chamando atenção desde o início de todos os debates,a questão "pós monotrilho"."A especulação imobiliária predatória",que certamente se fará presente.Assim como já era esperado após a implantação da linha 2 do Metrô de Salvador,todo área a sua borda,principalmente na Av. Paralela foi alvo de uma grande valorização imobiliária,imóveis,terrenos,todos tiveram uma valorização muito rápida e acima da expectativa normal logo após a entrada em operação da linha 2 em todo seu percurso chegando até Lauro de Freitas e ao Aeroporto de Salvador. Logicamente isso também se repetira com a implantação do Monotrilho no Subúrbio Ferroviário e Buzoviário,todas as atenções do setor imobiliário e comercial se voltaram para lá,e é precioso que a população local esteja atenta e se empodere e se apodere do seu território,não caindo no chamado "canto da sereia" ,com ofertas aparentemente generosas que certamente aparecerão,cedendo a pressões da especulação imobiliária e comercial desfazendo-se dos seus imóveis e terrenos,iludidas, supondo estarem fazendo um bom negócio.O "BOM NEGÓCIO" é manterem-se no seu território e poder desfrutar dos benefícios que por décadas almejaram,é poder ter a oportunidade de concretizar a expectativa da sua melhoria da qualidade de vida.O que poderão esperar mudando-se para um novo local?,talvez a repetição de tudo pelo que já passaram no local anterior antes do Monotrilho chegar. O "BOM NEGÓCIO" é tronarem-se micro e médios empresários,empreendedores, nas áreas de gastronomia,hospedagem,cooperativas diversificadas,
(artesanatos,turismo,confecções,alimentação),a expansão e melhoria na qualidade e aprimoramento dos seus negócios já existentes em geral, com acompanhamento técnico de órgãos oficiais que oferecem serviços de aprimoramento e gestão,com geração de emprego e renda para toda a comunidade, beneficiada com a implantação do novo sistema.O Subúrbio ferroviário se tornará uma região próspera e promissora,e a sua população tem e deve ser a maior beneficiária desse movimento.Mais para isso,é preciso pensar e agir antecipadamente,olhando e preparando-se para um futuro bem próximo. O Monotrilho não é um problema, é uma solução,uma mudança,um evolução,um salto para o futuro.

- O monotrilho não será nenhum impedimento para a expansão do "sistema ferroviário de transportes de passageiros",para localidades da RMS e outras cidades do interior pois, claramente farão parte e estarão totalmente integrado a todo sistema.
Salvador Sobre Trilhos  27/06/2020

China inicia testes dinâmicos com protótipo maglev de ultra alta velocidade

Transportes sobre trilhos  🚅

O veículo era um dos três carros intermediários de um protótipo de engenharia planejado para cinco carros. Os outros quatro veículos deverão ser concluídos pelo CRRC Qingdao Sifang até o final deste ano, marcando um grande passo nos planos da China de lançar uma aplicação comercial de sua tecnologia maglev de ultra alta velocidade  até 2025.

Railway Gazette
Railway Gazette
O primeiro dos cinco veículos protótipos maglev de ultra alta velocidade concluiu seu primeiro teste em uma linha de trilhos de 1,5 km, na Universidade Tonghi, em Xangai.
O veículo era um dos três carros intermediários de um protótipo de engenharia planejado para cinco carros. Os outros quatro veículos deverão ser concluídos pelo CRRC Qingdao Sifang até o final deste ano, marcando um grande passo nos planos da China de lançar uma aplicação comercial de sua tecnologia maglev de ultra alta velocidade  até 2025.
Especialistas da equipe de pesquisa e desenvolvimento do fabricante relataram que o teste em 21 de junho confirmou a estabilidade do veículo e o desempenho de sua suspensão. Embora o teste tenha sido realizado em velocidades bem abaixo de 600 km / h, todos os principais indicadores técnicos foram atendidos, disseram eles, acrescentando que o teste produz uma grande quantidade de dados e prova os principais conceitos do projeto. De acordo com o vice-engenheiro-chefe do CRRC Qingdao Sifang, Ding Sansan, que chefia a equipe de pesquisa, "durante o teste de várias condições, o veículo mostrou uma orientação estável da suspensão e um bom estado de operação".
Testes abrangentes são planejados em uma seção mais longa de trilhos, com o objetivo de desenvolver veículos comercialmente viáveis. É provável que a primeira aplicação esteja em um link maglev de alta velocidade proposto entre Xangai e Hangzhou. Esta linha de 175 km é um dos 10 'super projetos de transporte' incluídos nos planos anunciados na província de Zhejiang em abril. Isso permitiria que passageiros de Hangzhou chegassem a Xangai em cerca de 20 minutos. Se for bem-sucedida, a linha poderá ser estendida por mais 150 km de Hangzhou a Ningbo.
O desenvolvimento da tecnologia maglev de ultra alta velocidade  é um dos vários projetos-chave do programa 'Advanced Rail Transit' da China, lançado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia. Engenheiros e especialistas de mais de 30 universidades e institutos estão envolvidos no programa; especialistas de indústrias e universidades da Alemanha também estão apoiando o projeto.
A única linha de maglev operacional de alta velocidade do mundo foi aberta para tráfego comercial nos 31 km entre o Aeroporto Internacional de Pudong e os subúrbios a leste de Xangai em outubro de 2003. Ele usa a tecnologia Transrapid da Alemanha, onde os veículos ficam no meio da pista. Atualmente, eles viajam a 300 km / h ou 430 km / h, sendo a velocidade mais alta permitida apenas em determinados períodos do dia devido ao alto consumo de energia.
Fonte - Railway Gazette  26/06/2020

sexta-feira, 26 de junho de 2020

Bahia tem mais 11 municípios com transporte suspenso; total chega a 306

Transportes/Prevenção  🚍

O transporte intermunicipal será suspenso Anguera, Caculé, Ibicoara, Ibipitanga, Malhada, Malhada de Pedras, Ourolândia, Rio do Pires, Serra do Ramalho, Sítio do Quinto e Tapiramutá a partir de sábado (27). A decisão, que foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta sexta (26), tem o objetivo de conter o avanço do coronavírus na população baiana. Ficam proibidas nesses municípios a circulação, a saída e a chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans. Também continuam suspensas, até o dia 6 de julho, a circulação, a saída e a chegada de ônibus interestaduais no território baiano. O decreto ainda autoriza a retomada do transporte intermunicipal em Aracatu, Boquira, Canudos, Cipó, Cordeiros, Marcionílio Souza, Mirangaba, Palmas de Monte Alto, Palmeiras e Santa Rita de Cássia, cidades com 14 dias ou mais sem novos casos de Covid-19.


foto - ilustração/arquivo

Túnel entre Aeroporto de Congonhas e estação do monotrilho da Linha 17 é concluído

Transportes sobre trilhos  🚄

O túnel de ligação entre a futura estação Congonhas do monotrilho da Linha 17-Ouro, e o terminal de embarque no Aeroporto de mesmo nome, teve suas “obras brutas” finalizadas, de acordo com uma publicação nas redes sociais do presidente do Metrô, Silvani Alves Pereira.

Via Trolebus
Foto - Metrõ
Com entregas prometidas para 2022, dez anos após os inícios das construções, disputas na justiça e paralisações, o túnel de ligação entre a futura estação Congonhas do monotrilho da Linha 17-Ouro, e o terminal de embarque no Aeroporto de mesmo nome, teve suas “obras brutas” finalizadas, de acordo com uma publicação nas redes sociais do presidente do Metrô, Silvani Alves Pereira.
De acordo com Silvani, na área externa, os trabalhos são de impermeabilização para um posterior reaterro e reconstrução do pavimento.
A estação final da Linha 17 vai permitir a conexão de um dos aeroportos mais movimentados do país, com a malha metroferroviária. A Estação Congonhas ficará localizada em uma confluência entre a Avenida Washington Luís com a Rua Rafael Lório, no bairro da Vila Congonhas, no distrito do Campo Belo, na Zona Sul de São Paulo.
Fonte - Abifer  26/06/2020

TCE aponta superfaturamento de R$ 1,5 bi em obra da Linha 4 do Metrô no Rio de Janeiro

Transportes sobre trilhos  🚇

Os auditores do TCE analisaram os contratos até outubro de 2015, encontrando como divergência apontada pelo Corpo Técnico, o valor acima mencionado, mas abrindo outros processos em paralelo para apurar dentre os valores, a quantia de pouco mais de 99 milhões de reais.

Diário do Tansporte
foto - ilustração/arquivo
O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), em sessão online nesta quarta-feira, 24 de junho de 2020, reafirmou o superfaturamento nas obras da Linha 4 do Metrô (Barra da Tijuca a Ipanema) na capital fluminense no valor de R$ 1,5 bilhão.
Os auditores do TCE analisaram os contratos até outubro de 2015, encontrando como divergência apontada pelo Corpo Técnico, o valor acima mencionado, mas abrindo outros processos em paralelo para apurar dentre os valores, a quantia de pouco mais de 99 milhões de reais.
As multas aplicadas e seus valores reafirmados foram destinados a Concessionária Rio Barra S.A, Consórcio Linha 4 Sul e Consórcio Construtor Rio Barra e outros 10 gestores envolvidos nos contratos analisados.
O objetivo do Tribunal de Contas estadual era verificar por meio de fiscalização se não há irregularidades nos contratos de concessão da linha, identificando pagamentos indevidos em quantidades superiores aquelas efetivamente executadas, gerando prejuízos ao Estado, seja por pagamento em dobro ou materiais não entregues/não utilizados.
No final de 2018, multas já foram aplicadas e restrições para gestores de exercerem cargos na administração pública do Rio de Janeiro, depois de uma auditoria do Governo do Estado realizada entre junho e dezembro de 2015 na Companhia de Transportes sobre Trilhos do Estado do Rio de Janeiro (Riotrilhos).
O TCE ainda informou que outros processos de investigação e auditoria estão em andamento paralelamente a este, com relatório final e decisões ainda a serem definidas pela Corte.
Em nota, o Consórcio Construtor Rio Barra informou à mídia local "que não vai se manifestar sobre o assunto".
Fonte - Revista Ferroviária  26/06/2020

Portugal volta a implementar medidas de lockdown em Lisboa

Internacional/Prevenção  😷

As medidas valem a partir da próxima semana.Pessoas que vivem em áreas afetadas da capital - que representam um total de 19 regiões que não incluem o centro de Lisboa - poderão deixar suas casas apenas para comprar produtos essenciais, como alimentos e medicamentos, e para se deslocarem ao trabalho.

Catarina Demony e Sergio Goncalves
Repórteres da Reuters - Agência Brasil

foto - ilustração/Twiter
Moradores de diversas regiões da grande Lisboa terão de voltar para dentro de casa a partir da semana que vem, enquanto autoridades portuguesas lidam com uma preocupante onda do novo coronavírus nas periferias da cidade, anunciou o governo nessa quinta-feira (25).
Pessoas que vivem em áreas afetadas da capital - que representam um total de 19 regiões que não incluem o centro de Lisboa - poderão deixar suas casas apenas para comprar produtos essenciais, como alimentos e medicamentos, e para se deslocarem ao trabalho.
"A única forma eficiente de controlar a pandemia é ficar em casa sempre que possível, manter o distanciamento social a todo tempo e manter os padrões de proteção e higiene", disse o primeiro-ministro, Antonio Costa, a jornalistas.
A medida estará em vigor de 1º a 14 de julho, quando será revisada, de acordo com documento do governo.
Nas 19 áreas definidas, haverá limite de até cinco pessoas para reuniões, de dez na grande Lisboa e de 20 no resto do país.
O anúncio é feito depois de o governo estabelecer restrições na terça-feira (23), que incluíram uma ordem para que a maioria dos espaços comerciais da região metropolitana da capital, excluindo os restaurantes, seja fechada às 20h todos os dias.
Com 40.415 casos de infecções e 1.549 mortes pelo novo coronavírus, Portugal é considerado caso de sucesso na luta contra doença. O país começou a suspender as medidas de lockdown em 4 de maio.
Fonte - Agência Brasil 26/06/2020

quinta-feira, 25 de junho de 2020

Mais oito municípios têm transporte suspenso na Bahia; total chega a 305

Transportes/Prevenção  🚍

O transporte intermunicipal será suspenso Abaíra, Cristópolis, Formosa do Rio Preto, Maiquinique, Nova Redenção, Nova Soure, Uibaí e Utinga a partir de sexta-feira (26). A decisão, que foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta quinta (25), tem o objetivo de conter o avanço do coronavírus na população baiana. Ficam proibidas nesses municípios a circulação, a saída e a chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans. Também continuam suspensas, até o dia 6 de julho, a circulação, a saída e a chegada de ônibus interestaduais no território baiano. O decreto ainda autoriza a retomada do transporte intermunicipal em Iramaia, Itanagra, Itiruçu, Jucuruçu, Pé de Serra, São José do Jacuípe e São Miguel das Matas 7, cidades com 14 dias ou mais sem novos casos de Covid-19.


foto - ilustração/arquivo

Criada parceria para desenvolver TAV de 400 km/h para a Rússia

Transportes sobre trilhos  🚅

A parceria anunciada em 25 de junho abrange a prestação de serviços de engenharia, consultoria e design e o desenvolvimento de documentação operacional e de reparo para trens de alta velocidade(TAV) e sua produção na Rússia

Railway Gazette - Internacional
foto - ilustração/Pinterest
As Ferrovias Russas, o Centro de Engenharia para Transporte Ferroviário e Knorr-Bremse formaram uma parceria para desenvolver trens de alta velocidade que poderiam ligar grandes cidades da Rússia por TAVs a velocidade de até 400 km / h. A previsão é que o primeiro dos trens de alta velocidade possa entrar em serviço em 2026.
A parceria anunciada em 25 de junho abrange a prestação de serviços de engenharia, consultoria e design e o desenvolvimento de documentação operacional e de reparo para material rodante de alta velocidade e sua produção na Rússia.
O centro de inovação em engenharia de material rodante ECRT foi estabelecido no ano passado pela RZD, Sinara Transport e Siemens Mobility, com o objetivo de desenvolver uma composição de trens capaz de atingir velocidades de até 400 km / h.
A Knorr-Bremse trará sua experiência em subsistemas de material circulante para ajudar a definir as especificações técnicas para as futuras composições.
A empresa forneceu subsistemas para os 16 trens da Sapsan da família Velaro da Siemens Moblity, que atualmente operam serviços de Moscou a São Petersburgo e Nizhny Novgorod a velocidades de até 250 km / h, e mais 13 desses trens são encomendados.
Fonte - Railway Gazette 25/06/2020

Ferry-Boat Salvador/Itaparica opera com 03 embarcações nesta quinta(25)

Travessia marítima  🚢

O sistema Ferry-Boat que opera na travessia marítima entre Salvador e a ilha de Itaparica opera nesta quinta 25 com 03 embarcações, Zumbi dos Palmares, Anna Nery e Rio Paraguaçu.As saídas acontecem sempre às 6h, 8h, 10h, 12h, 14h, 16h, 18h e 20h, de ambos os terminais, São Joaquim e Bom Despacho. As travessias aos sábados, domingos e feriados continuam suspensas. O fluxo esteve tranquilo para veículos e para pedestres nos dois terminais, em Salvador e Itaparica.O embarque  continua limitado ao equivalente a 50% da capacidade de lotação dos barcos.


foto - ilustração/arquivo

quarta-feira, 24 de junho de 2020

Bonde de Santa Teresa volta a funcionar no Rio

Transportes sobre trilhos  🚃

Nesta primeira fase de retomada, o funcionamento vai ocorrer de segunda a domingo, das 10h às 16h. Segundo nota da secretaria, o horário pode ser estendido de acordo com a demanda. Os bondes partem a cada hora da estação Carioca, intercalando os trajetos para o Largo dos Guimarães e para o Dois Irmãos.

Akemi Nitahara
Repórter da Agência Brasil

Tânia Rêgo/Agência Brasil
A operação do sistema de bondes de Santa Teresa, bairro da região central do Rio de Janeiro, foi retomada hoje (24). O serviço vai funcionar seguindo os protocolos de segurança sanitária da Secretaria de Estado de Saúde, Organização Mundial de Saúde e Ministério da Saúde.
A circulação dos bondinhos tinha sido suspensa no dia 21 de março, devido à pandemia de covid-19.
A portaria da Secretaria Estadual de Transportes determinando o retorno foi publicada na edição de hoje (24) do Diário Oficial do estado.
Nesta primeira fase de retomada, o funcionamento vai ocorrer de segunda a domingo, das 10h às 16h. Segundo nota da secretaria, o horário pode ser estendido de acordo com a demanda. Os bondes partem a cada hora da estação Carioca, intercalando os trajetos para o Largo dos Guimarães e para o Dois Irmãos.
Será permitida a lotação de metade da capacidade de cada bonde, com no máximo 16 passageiros. O uso de máscara é obrigatório e a concessionária deverá fornecer álcool em gel 70% para os passageiros e funcionários.
Foi instalado um box para desinfecção viral na Estação Carioca, que borrifa uma solução antisséptica do pescoço para baixo, acionado por sensor de presença.
Fonte - Agência Brasil  24/06/2020

A importância de manter disciplina nos horários durante a quarentena

Ponto de Vista  🔍

Rotina é essencial para preservar a saúde, ajudar a diminuir estresse e aumentar a produtividade. Veja como criar hábitos saudáveis.O funcionamento do corpo humano é regulado pelo ritmo circadiano. Isso significa que o nosso ciclo biológico tem como base o período de 24 horas. Então, falar sobre disciplina de horários não é mera imposição social, mas uma necessidade para o bom funcionamento do metabolismo

Portogente
Portogente
Se, no início da quarentena, as pessoas tinham expectativas em voltar para a vida normal em 15 dias ou, até mesmo, um mês, isso se mostrou irreal. No Brasil, o isolamento está completando um trimestre, apesar de ser mais rígido em algumas regiões em comparação a outras.
Por isso, aprender a viver nesse novo regime é essencial para a saúde física e mental de todos. A rotina e a disciplina ajudam na tarefa de juntar as prioridades e criar um plano para realizá-las de maneira efetiva.

Funcionamento do corpo
O funcionamento do corpo humano é regulado pelo ritmo circadiano. Isso significa que o nosso ciclo biológico tem como base o período de 24 horas. Então, falar sobre disciplina de horários não é mera imposição social, mas uma necessidade para o bom funcionamento do metabolismo.
O ciclo também é responsável por reger o funcionamento dos hormônios. A melatonina, substância responsável pelo sono, começa a ser liberada às 20h. Para despertar, o corpo libera o cortisol. Fazer uma inversão nos horários, por exemplo, bagunça esse sistema hormonal.

Rotina não é mesmice
Muitas pessoas possuem uma aversão a palavra rotina porque acreditam que isso significa um dia a dia entediante, mas não funciona assim. A rotina é uma boa aliada para ajudar na organização de tarefas, tornando o dia mais produtivo.
Além disso, o corpo se adapta ao ritmo de fazer exercícios pela manhã, trabalhar ao longo do dia e relaxar no período da noite, por exemplo. Ao definir horários para as atividades, fica mais fácil desempenhar essas funções de maneira efetiva.

Rigidez na medida certa
A rotina não precisa ser uma lista infinita de atividades que devem ser cumpridas rigidamente, sem nenhuma flexibilidade. A definição de horários é uma ferramenta para não se perder ao longo do dia e conseguir cumprir as tarefas principais.
Os pais que estão tendo que lidar com o trabalho remoto e as crianças em casa não devem se cobrar para ter a mesma produtividade que possuem no escritório. O momento é atípico, as crianças não compreendem a situação completamente e demandam mais atenção.
O importante é que cada um faça o seu melhor dentro de um cenário possível. Nesse sentido, a rotina é muito eficiente, pois ajuda na organização dos afazeres de todos na casa. Ao criar essa previsibilidade, o estresse diminui.

Pausas e atividades restaurativas
Criar uma programação muito cheia pode aumentar a ansiedade e gerar frustração ao não conseguir cumpri-la. Uma dica muito conhecida para elevar a produtividade é a realização de pausas. Assim como no trabalho, faça pausa para um café, dê uma volta pela casa ou observe o movimento pela janela.
Quando o profissional se dedica ininterruptamente por longas horas, acaba perdendo a noção do tempo. Consequentemente, fica mais cansado e pode demorar mais nas atividades. Então, ao definir os horários para cada tarefa, também deve-se criar pausas estratégicas.
Além disso, é importante colocar atividades restaurativas dentro da programação. Ler um livro, fazer jardinagem e cuidar dos animais são alguns exemplos. Não se cobre para ler o máximo possível ou mexer na maior quantidade de vasos. A função dessas atividades também é relaxar e diminuir a pressão diária.

Atividades físicas
Além das pausas e das atividades restaurativas, fazer exercícios físicos com frequência também deve ser algo constante. Quando há uma inversão de horários e as pessoas pulam refeições, a imunidade do corpo diminui, deixando-o mais exposto a doenças.
Por isso, acrescentar alguns minutos na rotina para fazer exercícios físicos é fundamental. A prática também deixa a pessoa mais disposta e focada, possuindo diversas vantagens para o metabolismo e a saúde.

Benefícios da disciplina
Um dos efeitos da quarentena é a desorientação atencional, que deixa as pessoas confusas, com falta de concentração e muito mais cansadas. Por isso, fazer uma reorganização do cotidiano é necessário e benéfico. Veja as vantagens:
Diminuição dos níveis de estresse;
Formação de hábitos diários bons;
Cuidado com a própria saúde,
Produtividade e foco.
Fonte - Portogente  24/06/2020

terça-feira, 23 de junho de 2020

Sistema Ferry-Boat Salvador/Itaparica funcionará amanhã (24) normalmente

Travessia marítima  🚢

O sistema Ferry-Boat que opera na travessia Salvador/Itaparica funcionará amanhã, dia 24 de junho,  excepcionalmente, já que o feriado de São João em Salvador foi antecipado. As saídas estão acontecendo sempre às 6h, 8h, 10h, 12h, 14h, 16h, 18h e 20h, em ambos os terminais, São Joaquim e Bom Despacho. Nesta terça(23) estão em operação os ferries Zumbi dos Palmares, Pinheiro, Anna Nery e Rio Paraguaçu. O fluxo esteve  tranquilo para veículos e para passageiros nos dois terminais, São Joaquim e Bom Despacho.O embarque de passageiros segue reduzido para 50% da capacidade de lotação dos barcos.Como prevenção a ITS reduziu a venda de passagem para apenas uma por pessoa.

foto - ilustração/arquivo

Bahia tem mais 14 municípios com transporte suspenso; total chega a 300

Transportes/prevenção  🚍

O transporte intermunicipal será suspenso em Abaré, América Dourada, Andaraí, Apuarema, Caém, Capela do Alto Alegre, Dom Basílio, Ipecaetá, Morpará, Queimadas, Quixabeira, Santa Teresinha, São Felipe e Várzea Nova a partir de quarta-feira (24). A decisão, que foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta terça (23), tem o objetivo de conter o avanço do coronavírus na população baiana. Ficam proibidas nesses municípios a circulação, a saída e a chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans. Também continuam suspensas, até o dia 6 de julho, a circulação, a saída e a chegada de ônibus interestaduais no território baiano. O decreto ainda autoriza a retomada do transporte intermunicipal em Angical, Anguera, Barra do Mendes, Belo Campo, Carinhanha, Chorrochó, Correntina, Formosa do Rio Preto, Guajeru, Ibipitanga, Jacaraci, Jussari, Malhad

foto - ilustração/arquivo

Por causa da pandemia, metroviários de BH entram em greve a partir desta quarta

Transportes sobre trilhos  🚇

A decisão foi tomada em assembleia on-line convocada pelo Sindicato dos Empregados em Transportes Metroviários e Conexos de Minas Gerais (Sindimetro/MG) nesta segunda-feira (22).O motivo da redução da operação, segundo a categoria, é preservar funcionários e usuários do metrô de BH.

O Estado de Minas
foto - ilustração/arquivo
O metrô de Belo Horizonte vai operar em escala reduzida a partir desta quarta-feira (24). Haverá operação apenas nos horários de pico: das 6h às 9h e das 16h30 às 20h.
A decisão foi tomada em assembleia on-line convocada pelo Sindicato dos Empregados em Transportes Metroviários e Conexos de Minas Gerais (Sindimetro/MG) nesta segunda-feira (22).
O motivo da redução da operação, segundo a categoria, é preservar funcionários e usuários do metrô de BH.
"Tivemos três casos confirmados na última semana, entre funcionários da área operacional e do administrativo. Tentamos várias vezes articular com a empresa (a Companha Brasileira de Trens Urbanos - CBTU) uma escala de trabalho, mas não houve acordo. Eles só querem acompanhar a demanda", afirma o presidente do Sindimetro, Romeu Machado.
Essa escala reduzida funcionou no metrô de BH até 24 de maio.
Depois que a Prefeitura de BH flexibilizou o comércio pela primeira vez, contudo, a CBTU optou por operar das 5h45 às 20h.
"Quando eles adotaram esse horário, todo o administrativo, com exceção de quem faz parte do grupo de risco, voltou a trabalhar. Acabou também o revezamento na escala das equipes de manutenção. Cerca de 70 a 80% dos 1,7 mil empregados do metrô voltaram a trabalhar", garante Romeu Machado.
"A população precisa entender que o que queremos fazer é proteger ela e os metroviários. A empresa faz tudo, mas não inibe o principal: a circulação e concentração de pessoas nos trens. A gente sabe que não tem receita para resolver o problema (da proliferação do novo coronavírus), mas o transporte público é vetor da doença", avalia o sindicalista.

Outro lado A reportagem procurou a CBTU para que a companhia se manifestasse sobre a decisão do sindicato, mas ainda não obteve resposta. Esse texto será atualizado quando a empresa se manifestar.
Fonte - Revista Ferroviária  23/06/2020

Terremoto de magnitude 7,4 atinge sul do México e provoca tsunami no Pacífico

Internacional  🌊

Uma pessoa morreu em Oaxaca, relatou o governador local, Alejandro Murat, depois que o tremor atingiu o Estado na costa do Pacífico no meio da manhã.O serviço sismológico mexicano disse que existe um tsunami em curso no litoral de Oaxaca e que o nível do mar subiu 60 centímetros na praia de Huatulco, um destino popular entre turistas norte-americanos e canadenses.

Agência Brasil/Reuters
foto - ilustração/Google Maps
Um terremoto forte de magnitude 7,4 atingiu o litoral sul do México nesta terça-feira, matando ao menos uma pessoa, danificando estradas pavimentadas e desencadeando um tsunami em áreas litorâneas próximas do Pacífico.
Uma pessoa morreu em Oaxaca, relatou o governador local, Alejandro Murat, depois que o tremor atingiu o Estado na costa do Pacífico no meio da manhã.
O serviço sismológico mexicano disse que existe um tsunami em curso no litoral de Oaxaca e que o nível do mar subiu 60 centímetros na praia de Huatulco, um destino popular entre turistas norte-americanos e canadenses.
A agência de proteção civil do país recomendou que os moradores se afastem do litoral. Vídeos publicados em redes sociais mostraram a água do mar recuando em Oaxaca, um estado montanhoso que abriga plantações de café e resquícios da arquitetura colonial espanhola.
Terremotos de magnitude superior a 7 são sismos de grande dimensão capazes de provocar danos grandes e generalizados. Um terremoto de magnitude 7,1 que atingiu a região central do México em 2017 matou 355 pessoas na Cidade do México e em Estados vizinhos.
O tremor desta terça-feira provocou um alerta de tsunami nas costas do Pacífico do México e das Américas Central e do Sul. Ondas de até um metro de altura podem surgir no litoral mexicano, alertou a Agência Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos.
Edifícios tremeram na Cidade do México, localizada a centenas de quilômetros.
Fonte - Agência Brasil  23/06/2020

segunda-feira, 22 de junho de 2020

Funcionamento dos trens de Natal(RN) e João Pessoa(PB)

Transportes sobre trilhos  🚄

Linha Norte dos trens urbanos de Natal em operação normalizada.A CBTU informa que, a partir das 17h, desta segunda-feira (22), a Linha Norte (Natal/Ceará-Mirim) terá suas viagens normalizadas, partindo da Estação Central de Natal, no bairro da Ribeira, em conformidade com a grade horária vigente.Trens urbanos de João Pessoa param nesta quarta, 24, feriado do dia de São João.A CBTU informa que os trens não irão funcionar nesta quarta feira, 24 de junho, feriado do dia de São João. Os trens retomam a operação comercial na próxima quinta feira, 25, a partir das 7h, em horário especial de pandemia do Covid-19.


divulgação/CBTU

divulgação/CBTU

Linha 15 Prata do Monotrilho de São Paulo volta a operar normalmente

Transportes sobre trilhos  🚄

Paralisada em 29 de fevereiro de 2020 em função de problemas técnicos nos pneus,a linha 15 Prata do Monotrilho de São Paulo,voltou a funcionar normalmente a partir de 18/06 ao longo de todo o seu percurso incluindo todas estações. A linha  opera com "operação monitorada" com a frota sendo ajustada de acordo com a demanda de passageiros.A retomada da operação da linha 15 Prata, deu-se após o Consórcio CEML ( Bombardier, Queiroz Galvão e OAS) efetuarem as devidas correções necessárias para o restabelecimento do funcionamento em condições seguras e normal do monotrilho.


foto - ilustração