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Reunião da Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo da Região Metropolitana de Goiânia, ocorrida na tarde de segunda-feira, resultou na aprovação unânime dos termos finais do edital que possibilitará a construção do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) na capital. O prefeito Paulo Garcia acompanhou a discussão do projeto, junto ao governador Marconi Perillo, e informou que a administração municipal participa do processo de implantação do VLT com recursos do PAC da Mobilidade. "Foram-nos destinados R$ 430 milhões e o município de Goiânia destinou 50% desse recurso ao Estado para que desenvolvesse o projeto inicial do VLT", disse o prefeito.
Segundo Paulo Garcia, o que era de responsabilidade da prefeitura foi realizado da forma mais rápida possível, e a próxima participação do Executivo municipal será na homologação do edital de licitação. "Fizemos a reunião, aprovamos essa modalidade inédita para nós. É uma experiência nova - da concessão patrocinada - e agora cabe ao governo do Estado a execução e o desenvolvimento do projeto", ressaltou Garcia.
Para iniciar a efetiva construção do VLT, o edital do projeto passará ainda pela avaliação do Tribunal de Contas do Estado (TCE) para que posteriormente possa ocorrer a publicação e consequente seleção da empresa responsável pela obra. De acordo com o secretário estadual das Cidades e de Desenvolvimento da Região Metropolitana, Silvio Sousa, estima-se que a conclusão do VLT ocorrerá em dois anos, a partir do início das obras.
O secretário informou ainda dados sobre a tecnologia que será utilizada na construção do VLT, que diminuirá os transtornos causados na cidade. "A obra vai ser implantada a partir das pontas e a partir do meio encontrando com as pontas, em quatro frentes de trabalho. Serão 200 metros a cada 15 dias, liberando o tráfego para veículos e pessoas onde o trilho já esteja implantado". Para Silvio Sousa, o modelo usado resultará em uma redução dos impactos causados no comércio, na vida das pessoas e no trânsito de veículos.
VLT
O Veículo Leve Sobre Trilhos unirá o Terminal Padre Pelágio e o Terminal Novo Mundo, fazendo a ligação leste-oeste de Goiânia, em um percurso de 13 quilômetros de extensão. Haverá 12 estações, com distância de 850 metros entre uma e outra, e cinco terminais.
Os trens serão de modelo francês, com motores individuais por roda, ocasionando a diminuição do consumo de energia. Serão 13 composições, com dois carros, e cada uma delas terá capacidade para 750 passageiros.
Na região do VLT, serão construídas ainda inserções urbanas de alto impacto, como calçadões, ciclovias, equipamentos urbanos de última geração, piso tátil - que tem função de orientar pessoas com deficiência visual ou com baixa visão, atendendo as normas internacionais de mobilidade e acessibilidade.
Fonte - São Paulo Trem Jeito 15/02/2013
Comentário Pregopontocom :
ESSE DEVE SER UM EXEMPLO A SER RIGOROSAMENTE SEGUIDO AQUI EM SALVADOR PELA PREFEITURA LOCAL,QUE FAZ EXATAMENTE O CONTRÁRIO E CAMINHA NO SENTIDO INVERSO BUSCANDO SEMPRE DE TODAS AS MANEIRAS DIFICULTAR E ATRASAR AS OBRAS DE IMPLANTAÇÃO DO NOSSO METRÔ. - AINDA NÃO DESISTIRAM DA INFELIZ IDEIA DO ATRASO QUE ANDA SOBRE PNEUS CHAMADO " BRT". "SALVADOR TEM OU NÃO TEM UMA CAVEIRA DE BURRO???"