sábado, 25 de abril de 2020

Cruz das Almas, Maragogipe e Sátiro Dias na Bahia têm transporte suspenso

Transportes/Prevenção  🚌

O decreto também autoriza a retomada do transporte em Brumado e Cansanção, municípios com 14 dias ou mais sem novos casos de Covid-19 confirmados. No total, 81 cidades baianas estão com restrição no transporte intermunicipal até o dia 3 de maio.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
A partir deste domingo (26), Cruz das Almas, Maragogipe e Sátiro Dias passam a integrar a lista de municípios baianos com transporte suspenso. A decisão, que visa conter o avanço da pandemia do novo coronavírus na Bahia, foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (25).
O decreto também autoriza a retomada do transporte em Brumado e Cansanção, municípios com 14 dias ou mais sem novos casos de Covid-19 confirmados.
No total, 81 cidades baianas estão com restrição no transporte intermunicipal até o dia 3 de maio. A medida considera a circulação, saída e chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans.
Os outros municípios com transporte suspenso são: Abaíra, Acajutiba, Água Fria, Aiquara, Alagoinhas, Almadina, Amélia Rodrigues, Barro Preto, Buerarema, Camacã, Camaçari, Campo Alegre de Lourdes, Canavieiras, Candeias, Capim Grosso, Castro Alves, Catu, Coaraci, Conceição do Jacuípe, Coração de Maria, Cravolândia, Curaçá, Dias D'Ávila, Eunápolis, Feira de Santana, Floresta Azul, Gongogi, Ibicaraí, Ibirataia, Ilhéus, Ipiaú, Ipirá, Irecê, Itabela, Itaberaba, Itabuna, Itacaré, Itagibá, Itajuípe, Itamari, Itaparica, Itapé, Itapebi, Itapetinga, Jaguaquara, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Licínio de Almeida, Luís Eduardo Magalhães, Mirante, Morpará, Mucugê, Paramirim, Paulo Afonso, Porto Seguro, Ribeira do Pombal, Rio do Pires, Rio Real, Salvador, Santa Cruz Cabrália, Santa Luzia, Santa Teresinha, São Francisco do Conde, São José da Vitória, Serra do Ramalho, Serra Preta, Serrinha, Simões Filho, Taperoá, Teixeira de Freitas, Ubatã, Una, Uruçuca, Valença, Valente, Vera Cruz e Vitória da Conquista.
Com informações da Secom BA  25/04/2020

sexta-feira, 24 de abril de 2020

O maior iceberg do mundo, o A-68, ficou um pouco menor.

Meio ambiente  🌊

Atualmente, o iceberg está se movendo para o norte da Península Antártica. Tendo entrado em águas mais quentes e mais ásperas – agora estão montando correntes que devem levá-lo ao Atlântico Sul.As evidências da divisão de quinta-feira vieram através de uma imagem de radar adquirida pelo satélite Sentinel-1 da União Europeia.

Revista Amazônia
foto - ilustrção/Pinterest
Com cerca de 5.100 km2, o gigante tem sido o maior bloco de gelo flutuante na Antártida desde que se separou do continente em julho de 2017.
Porém na quinta-feira, caiu um pedaço considerável, que media cerca de 175 quilômetros quadrados.
Atualmente, o iceberg está se movendo para o norte da Península Antártica. Tendo entrado em águas mais quentes e mais ásperas – agora estão montando correntes que devem levá-lo ao Atlântico Sul.
O professor Adrian Luckman, que acompanha o progresso da A-68, disse que a nova fratura pode marcar o início do fim deste gigante gelado.
“Estou continuamente surpreso que algo tão fino e frágil tenha durado tanto tempo em mar aberto”, disse o pesquisador da Universidade Swansea à BBC News.
“Suspeito que o rompimento final esteja começando agora, mas os fragmentos seguintes provavelmente estarão conosco por anos”.
As evidências da divisão de quinta-feira vieram através de uma imagem de radar adquirida pelo satélite Sentinel-1 da União Europeia.
O nome do A-68 vem de um sistema de classificação administrado pelo Centro Nacional de Gelo dos EUA, que divide a Antártica em quadrantes. Como o iceberg partiu da plataforma de gelo Larsen C no mar de Weddell, recebeu a designação “A”. “68” foi o número mais recente da série de grandes partos nesse setor.
Devidamente, devemos nos referir ao iceberg como A-68A – isso ocorre porque quebras subsequentes também recebem seu próprio nome relacionado. O A-68B foi descartado no início da vida do icebergue principal. Esse novo pedaço quase certamente receberá a designação A-68C.
Havia indicações de que esse canto em particular sairia? “Não que eu tenha visto. Eu tenho estado de olho no progresso, mas principalmente tem sido o desgaste de pequenos flocos de todos os lados”, disse o professor Luckman.
Quando pariu pela primeira vez em 2017, o A-68 tinha cerca de 6.000 km2 de área, com uma espessura média de cerca de 190m.
Durante meses, pareceu pegar no fundo do mar e não se afastou muito. Mas, eventualmente, deu uma volta e acelerou ao seguir para o norte. No verão austral passado, o gigante se libertou do gelo marinho persistente que obstrui o mar de Weddell – um desenvolvimento significativo porque expôs o A-68 a ondas muito maiores. Sua estrutura está agora sob mais estresse e outras divisões devem ser esperadas.
Atualmente, está passando pelas Ilhas Órcades do Sul, que formam a ponta mais distante da Península Antártica. As correntes devem jogá-lo na direção geral das Ilhas Geórgia do Sul e Sandwich do Sul.
Quanto tempo mais o A-68 pode manter sua integridade atual é uma incógnita. Mas mesmo que sofra um grande evento de fragmentação, os blocos de gelo individuais podem persistir até a década de 2020 antes de derreter.
Fonte - Revista Amazônia  24/04/2020

Metrô de Salvador terá câmeras de medição de temperatura para combater contaminação pelo coronavírus

Transportes sobre trilhos  🚇

As pessoas que foram consideradas febris não poderão embarcar, devido ao risco de contaminação pelo coronavírus. Os equipamentos, que conseguem medir a temperatura de diversas pessoas ao mesmo tempo, já foram adquiridos e devem entrar em funcionamento na próxima semana.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
O governador Rui Costa anunciou que vai instalar câmeras para medição de temperatura nas estações do metrô. As pessoas que foram consideradas febris não poderão embarcar, devido ao risco de contaminação pelo coronavírus. Os equipamentos, que conseguem medir a temperatura de diversas pessoas ao mesmo tempo, já foram adquiridos e devem entrar em funcionamento na próxima semana.
A informação foi divulgada nesta sexta-feira (24), durante o programa #PapoCorreria, transmitido nas redes sociais do governador. Rui falou ainda sobre a possibilidade de lockdown nos municípios de Itabuna e Ilhéus, por conta do aumento acelerado dos casos da doença, e comentou a saída do ex-ministro da Justiça Sérgio Moro.
Outra novidade apresentada pelo governador é a implantação de túneis de desinfecção, projetado e desenvolvido pelo Senai Cimatec, em mais unidades de saúde. O equipamento é uma ferramenta importante para evitar a transmissão da doença, especialmente entre os profissionais de saúde, e já está sendo utilizado no Hospital de Espanhol, que foi reaberto esta semana pelo Estado, com 240 leitos para atender pacientes com o coronavírus.
“Já tem outro túnel de desinfecção no Hospital Couto Maia. A prioridade é instalar nos hospitais que estão atendendo pacientes com a Covid-19. Os três próximos equipamentos serão instalados no Hospital Costa do Cacau, Hospital de Base, em Itabuna, e Santa Casa, também de Itabuna”, disse.
Com relação ao aumento exponencial de casos em Ilhéus e Itabuna, Rui informou que, se for mantido este crescimento até domingo (26), pretende editar um decreto estadual proibindo a circulação total de pessoas nas ruas. “Se isso não for feito, haverá dezenas de mortes em Ilhéus e Itabuna. Não há condição de manter essa taxa de 20% e até 30% de crescimento de casos em um dia”.

Ministério da Justiça
Sobre as declarações do ex-ministro da Justiça, Rui afirmou foi que praticamente uma delação premiada. “Saiu afirmando que o presidente da República quer botar na Superintendência da Polícia Federal pessoas para quem ele possa ligar e obter informações sobre investigações que estão em andamento e interferir. Isso é gravíssimo. É uma confissão de que o presidente pretende cometer crime de responsabilidade”, destacou Rui.
“Num momento em que governadores e prefeitos que estão focados em salvar vidas humanas têm que gastar parte do tempo para responder milicianos digitais. Espero que as autoridades competentes tomem providência com relação a isso. Parece que o foco do presidente não é pensar na vida humana, é pensar nas investigações que estão sendo feitas com amigos ou parentes, empresários que estão financiando ataques à democracia", acrescentou.
Com informações da Secom BA  24/04/2020

Demanda por voos domésticos cai 32,8% em março

Transporte aéreo 

O volume de passageiros transportados em voos domésticos recuou 35,5% em março, diante de igual período do ano passado. Ao todo, foram transportadas 4,9 milhões de pessoas, a menor quantidade para um mês de março desde 2009. O total de decolagens registrou retração de 28,3%, para 47,1 mil, o pior resultado desde março de 2005.

CNT
foto - ilustração/Pregopontocom
A demanda por viagens aéreas domésticas caiu 32,8% em março, em relação ao mesmo mês de 2019. A oferta de assentos também teve retração acentuada de 24,6% na mesma comparação. Em termos de volume, os dois indicadores são os menores registrados em um mês de março desde 2009, refletindo o impacto da pandemia do novo coronavírus na aviação comercial.
O volume de passageiros transportados em voos domésticos recuou 35,5% em março, diante de igual período do ano passado. Ao todo, foram transportadas 4,9 milhões de pessoas, a menor quantidade para um mês de março desde 2009. O total de decolagens registrou retração de 28,3%, para 47,1 mil, o pior resultado desde março de 2005.
O aproveitamento das aeronaves também registrou números negativos, baixando 8,8 pontos percentuais a 72% de ocupação, resultado mais fraco desde março de 2013. É importante lembrar que a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou pandemia mundial no dia 11 de março e que as iniciativas dos governos estaduais de isolamento social tiveram início a partir da segunda quinzena de março.
Os dados são da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e foram compilados pela Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas). Incluem as operações de suas associadas (Gol, Latam, Map, Twoflex e Voepass) e trazem números agregados das demais empresas atuantes no mercado nacional.

Mercado internacionalA demanda por viagens aéreas internacionais entre as companhias aéreas nacionais recuou 45,4%, na comparação com o mesmo mês de 2019. Foi o menor volume de demanda para março desde 2010. A oferta de assentos diminuiu 34,4% – mais baixo patamar desde março de 2014. No total, foram transportados 438,7 mil passageiros, uma queda de 45,2%, a menor quantidade desde março de 2010. O aproveitamento dos aviões teve redução de 13,59 pontos percentuais, levando a ocupação dos voos a 67,8%, pior desempenho desde março de 2009.

CargasO transporte aéreo de cargas e correios, no segmento doméstico, teve redução de 17,5%, na comparação com o mesmo mês de 2019. No mercado internacional, a queda foi de 21,1%, na mesma comparação.
Fonte - CNT  23/04/2020

quinta-feira, 23 de abril de 2020

Travessia Marítima Salvador/Itaparica pelo sistema Ferry-Boat nesta quinta (23)

Travessia Marítima/Informe  🚢

O sistema Ferry-Boat, que opera na travessia marítima Salvador/Itaparica está realizando as viagens em horários especiais, atendendo à resolução nº 22/2020, publicada pela AGERBA. A travessia está ocorrendo, de forma simultânea, saindo dos dois terminais, às 6h, 7h, 8h, 12h, 14h, 18h, 19h e 20h. Durante a tarde dessa quinta feira(23), a operação contou com as embarcações: Pinheiro, Ivete Sangalo, Zumbi dos Palmares, Rio Paraguaçu, Maria Bethânia e Anna Nery. O  movimento esteve tranquilo para veículos e passageiros nos dois terminais, São Joaquim e Bom Despacho.O funcionamento do sistema fica suspenso aos sábados,domingos e feriados.


foto - ilustração/arquivo

Bahia tem mais 7 cidades com transporte intermunicipal suspenso

Transporte/Prevenção 🚌

A medida, que visa conter o avanço da pandemia do novo coronavírus na Bahia, foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (23) e é válida até 3 de maio. Com a decisão, a Bahia passa a ter de 83 municípios com a restrição no transporte intermunicipal

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
Os municípios de Acajutiba, Candeias, Cravolândia, Ibicaraí, Paulo Afonso, Rio Real e Serra Preta terão o transporte intermunicipal suspenso a partir de sexta-feira (24). A medida, que visa conter o avanço da pandemia do novo coronavírus na Bahia, foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (23) e é válida até 3 de maio.
Com a decisão, a Bahia passa a ter de 83 municípios com a restrição no transporte intermunicipal. A determinação considera a circulação, saída e chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans.
O decreto também autoriza a retomada do transporte em Barra, Barra do Choça, Campo Formoso, Ibotirama e Santa Maria da Vitória, cidades com 14 dias ou mais sem novos casos de Covid-19 confirmados.

Os outros municípios com transporte suspenso são:
 Abaíra, Aiquara, Alagoinhas, Amélia Rodrigues, Araci, Aurelino Leal, Barro Preto, Belmonte, Brumado, Buerarema, Camacã, Camaçari, Canavieiras, Cansanção, Capim Grosso, Castro Alves, Catu, Coaraci, Conceição do Coité, Conceição do Jacuípe, Coração de Maria, Cravolândia, Dias D'Ávila, Euclides da Cunha, Eunápolis, Feira de Santana, Floresta Azul, Gongogi, Ibirataia, Ilhéus, Ipiaú, Ipirá, Irecê, Itabela, Itaberaba, Itabuna, Itacaré, Itagi, Itagibá, Itajuípe, Itamari, Itaparica, Itapé, Itapebi, Itapetinga, Itatim, Ituberá, Jaguaquara, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Luís Eduardo Magalhães, Mirante, Morpará, Mucugê, Paramirim, Porto Seguro, Ribeira do Pombal, Rio do Pires, Salvador, Santa Cruz Cabrália, Santa Luzia, Santa Teresinha, São Francisco do Conde, Serra do Ramalho, Serrinha, Simões Filho, Taperoá, Teixeira de Freitas, Ubatã, Una, Uruçuca, Valença, Valente, Vera Cruz e Vitória da Conquista
Com informações da Secom BA  23/04/2020

CBTU registra queda de 70% de passageiros nos trens de João Pessoa

Transportes sobre trilhos  🚄

A queda de mais de 70% no número de passageiros transportados, foi registrada nos primeiros 30 dias de funcionamento dos Veículos Leves Sobre Trilhos (Vlt’s) em horários especiais.É o que revela um levantamento sobre o sistema, durante a quarentena em virtude da pandemia do Coronavírus.

Da Redação
Foto - Divulgação/CBTU
A CBTU João Pessoa registrou uma queda de mais de 70% no número de passageiros transportados nos primeiros 30 dias de funcionamento dos Veículos Leves Sobre Trilhos (Vlt’s) em horários especiais. É o que revela um levantamento sobre o sistema, durante a quarentena em virtude da pandemia do Coronavírus, realizado pela Gerência de Operações da Cia, na Capital, divulgado na manhã desta quinta-feira, 23.
Neste período de quarentena e isolamento social com a finalidade de evitar a propagação do Coronavírus, os trens da CBTU João Pessoa estão operando em horários especiais para garantir o deslocamento de profissionais que necessitam do transporte, incluindo os que estão na linha de frente contra a pandemia do Covid-19. Ao todo, estão sendo realizadas 12 viagens, das 7h01 às 9h41 e das 14h às 16h41.
Para tentar manter o sistema livre do Coronavírus, a CBTU está realizando a limpeza dos trens ao final de cada viagem. Os sanitários, bancos, bilheterias e áreas de embarque e desembarque estão sendo desinfectadas após cada saída dos trens. Além disso, todos os trabalhadores da Companhia estão desempenhando suas funções com uso obrigatório do Equipamento de Proteção Individual (EPI) e em cada setor foram disponibilizados borrifadores com álcool em gel e álcool 70º.
Com informações da CBTU  23/04/2020

Bombardier reconhce erro de projeto nos trens do monotrilho, diz Baldy

Transportes sobre Trilhos  🚄

A informação foi passada pelo Secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, durante entrevista na manhã desta quarta-feira, 22 de abril de 2020, para a Rádio Bandeirantes.Ao ser questionado sobre a demora para retomar a operação do monotrilho, Baldy disse que a linha já pode voltar a funcionar parcialmente.

Diário do Transporte
foto - ilustração/Pregopontocom
A Bombardier reconheceu que o monotrilho da Linha 15-Prata do Metrô de São Paulo tem um erro de projeto nos trens quanto à possibilidade de suportar a demanda.
A informação foi passada pelo Secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, durante entrevista na manhã desta quarta-feira, 22 de abril de 2020, para a Rádio Bandeirantes.
Ao ser questionado sobre a demora para retomar a operação do monotrilho, Baldy disse que a linha já pode voltar a funcionar parcialmente. Entretanto, com as medidas de contingenciamento social e afastamento de funcionários do Metrô causados pelo coronavírus, esta ação foi adiada, conforme já noticiado pelo Diário do Transporte.

Relembre: Governo diz que monotrilho da Linha 15-Prata está pronto para voltar a funcionar parcialmenteO secretário explicou também que a Bombardier, fabricante dos trens, já emitiu um relatório preliminar das causas do estouro de um pneu que provocou a interrupção de toda a linha.
Relembre: Estouro de pneus do monotrilho foi real motivo de paralisação da linha 15-Prata no fim de semana, diz sindicato.
No documento, a empresa constatou uma falha de projeto no sistema de rodas dos trens, não preparados para a demanda crescente de passageiros, que só em dezembro de 2019, atingiu a marca de 130 mil pessoas transportadas por dia.
Além disso, também foram encontrados 195 pontos na via que precisaram sofrer intervenções. Por isso, foi necessária a troca de peças que compõem o jogo de rodas dos 27 trens da linha, reconhecendo que o projeto não estava "adequado".
"Foi necessário fazer a troca de parte de peças do jogo de rodas que não suportaram o volume de passageiros neste sentido. Portanto houve sim o reconhecimento que o projeto não estava adequado", explicou Alexandre Baldy.
O monotrilho está com as operações paralisadas há quase dois meses. Um jogo de pneus da composição M20 estourou no dia 27 de fevereiro de 2020, uma quinta-feira.
O Metrô paralisou a linha no fim de semana e "a incidência de danos em outros pneus dos trens do monotrilho", suspendendo assim as operações por tempo indeterminado.

Histórico de problemas do Monotrilho)Adamo Bazani)O monotrilho da linha 15-Prata coleciona uma série de problemas, além do atraso na conclusão das obras, que deveriam ter sido entregues em 2014, ainda para a Copa do Mundo.
27 de fevereiro de 2020: Um jogo de pneus da composição M20 estourou no dia 27 de fevereiro de 2020, uma quinta-feira. O Metrô paralisou a linha no fim de semana e"a incidência de danos em outros pneus dos trens do monotrilho", suspendendo assim as operações por tempo indeterminado. O Metrô disse que cobrou da Bombardier e do Consórcio CEML - que construiu a via - providências urgentes para a identificação da causa da ocorrência, a sua correção e que eles arquem com todos os prejuízos decorrentes desta paralisação junto ao Metrô de São Paulo.
A Bombardier disse, por sua vez, que recomendou a paralisação de toda a linha por excesso de cautela para as análises. Ônibus atenderam aos passageiros do monotrilho.
No dia 03 de março de 2020, o Sindicato dos Metroviários de São Paulo, em entrevista coletiva, reiterou que sempre se mostrou contrário à escolha de monotrilho para São Paulo. A entidade trabalhista disse que estuda acionar juridicamente os responsáveis pela implantação do monotrilho no sistema.
"O monotrilho é uma aventura mal planejada para esta demanda. Além da escolha do modal, não concordamos com o modelo de licitação do Metrô. O Estado compra produtos e não tecnologia. Não se pode fazer nada. Até para apurar um problema como este do estouro do pneu, não dá nem pra investigar de forma autônoma. Sempre tem de depender do fornecedor", disse o coordenador-geral do Sindicato dos Metroviários, Wagner Fajardo.
Também diretor do sindicato, Altino dos Prazeres afirmou que umas das recomendações da entidade é que, mesmo com impactos para os passageiros, por segurança, a velocidade das composições na operação comercial deve ser reduzida.
"Essa ligação tinha de ser metrô, sempre defendemos isso. Mas agora não tem como demolir as vigas, é necessário respeitar as limitações do monotrilho. Não pode circular com alto carregamento e velocidade nas condições atuais. Não temos garantia que todos os problemas da linha 15 serão sanados", disse.
Fonte - Revista Ferroviária  23/04/2020

Agentes de saúde dos EUA denunciam descaso no combate à COVID-19 - 'Todas as regras são ignoradas'

Internacional/Saúde  😷

Sputnik conversou com agentes de saúde dos EUA que confirmam os dados divulgados pela Comissão de Fiscalização do Congresso dos EUA que estima que 90% do estoque nacional de equipamentos de proteção pessoal (EPI) já foram utilizados.Uma enfermeira da cidade de Cleveland, Ohio, contou que os agentes de saúde estão trabalhando "com as mãos atadas". A falta de EPI faz com que agentes trabalhem com o medo constante de serem infectados pelo novo coronavírus.

Sputnik
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Agentes de saúde dos EUA contam como a falta crônica de equipamentos médicos e de planejamento estratégico comprometem a reposta dos EUA à propagação da COVID-19.
A Sputnik conversou com agentes de saúde dos EUA que confirmam os dados divulgados pela Comissão de Fiscalização do Congresso dos EUA que estima que 90% do estoque nacional de equipamentos de proteção pessoal (EPI) já foram utilizados.
Uma enfermeira da cidade de Cleveland, Ohio, contou que os agentes de saúde estão trabalhando "com as mãos atadas". A falta de EPI faz com que agentes trabalhem com o medo constante de serem infectados pelo novo coronavírus.
"Temos vários membros da nossa equipe da área de UTI neonatal que testaram positivo. É estranho, porque não sabemos como eles podem ter sido infectados", contou a enfermeira.
"Estamos usando máscaras cirúrgicas comuns durante o nosso turno de 12 horas. Estamos quase sem lenços umedecidos, por isso eu uso lenços com cloro e álcool em spray para me proteger. Luvas, máscaras e protetores faciais que temos que usar para interagir com os pacientes estão quase acabando."
A enfermeira, que conversou com a Sputnik em condição de anonimato, diz ter medo de ser despedida por falar com a imprensa. Mas, como ela e seus colegas têm muito medo de ser infectados, a pressão psicológica do trabalho está cada vez mais insustentável.
"Eu fico me perguntando se é realmente seguro. Você não pode dizer para um paciente que a enfermeira que está cuidando do filho dele pode ter sido exposta [ao novo coronavírus]", disse.
"Meu maior medo é adoecer, porque nem sempre vou saber que estou doente, e posso acabar infectando pacientes e colegas."
Quando o turno da enfermeira acaba, ela deixa suas roupas do lado de fora de casa, com medo de que o vírus entre também.
"Todo o sistema de saúde está sob pressão. Eles dizem que os EUA têm o melhor sistema de saúde do mundo, mas isso não é verdade", desabafou. "Há três meses, vimos como a pandemia se espalhou na China. O governo federal [dos EUA] sabia e não fez nada. O planejamento foi terrível."
Ela conta que os estados norte-americanos estão tentando obter equipamentos, mas o governo federal faz ofertas melhores e fica com as mercadorias.
"Eles precisam delinear um plano. Eu sinto que eles não estão levando a questão a sério."
Relatório do Congresso dos EUA informou que o Departamento de Saúde e Recursos Humanos fez a sua última encomenda de respiradores N95, máscaras cirúrgicas, protetores faciais e luvas no início de abril. O restante dos estoques está sendo reservado para agentes de saúde do sistema federal e não deve ser redistribuído aos estados, informou o relatório.
Uma enfermeira aposentada que vive no oeste dos EUA contou como a pandemia está afetando a sua categoria.
"Quando coisas assim acontecem, todas as regras são ignoradas. É como pedir para um policial ir combater o crime sem um colete à prova de balas", disse.
A enfermeira, que é veterana da Força Aérea dos EUA, afirmou que as consequências de enviar agentes de saúde sem proteção para a linha de frente são duradouras.
"O sistema de saúde não vai se recuperar. As pessoas terão sintomas por anos, como aconteceu com o agente laranja", lembrou.
A Organização Nacional de Médicos e Enfermeiros dos EUA está se mobilizando para solicitar melhores condições de trabalho durante a pandemia.
A União Nacional das Enfermeiras (NNU, na sigla em inglês), o maior sindicato da categoria nos EUA, já havia alertado as autoridades sobre os riscos que os agentes de saúde estão correndo.
A NNU reagiu contra a decisão do Centro de Controle de Doenças de diminuir o padrão de proteção de agentes de saúde, permitindo aos hospitais que seus funcionários usem cachecóis ou mesmo bandanas para se proteger durante o atendimento aos pacientes.
Os EUA são o país mais afetado pela COVID-19 mundialmente, com mais de 842 mil casos e 14.785 vítimas fatais.
Fonte - Sputnik  23/04/2020

quarta-feira, 22 de abril de 2020

A floresta urbana do futuro: como tornar as cidades mais verdes

Meio ambiente/Sustentabilidade  🌱

O século 21 é o século urbano. Foi previsto que as áreas urbanas em todo o mundo terão expandido em mais de 2,5 bilhões de pessoas até 2050.A criação de florestas urbanas fará com que as cidades valerem a pena viver, capazes de funcionar e apoiar suas populações.

Revista Amazônia*
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A escala e a velocidade da urbanização criaram problemas ambientais e de saúde significativos para os moradores urbanos. Esses problemas geralmente são agravados pela falta de contato com o mundo natural.
Com o grupo de pesquisa Tree Urbanistas, estive pensando e debatendo como resolver esses problemas. Até 2119, é somente através do restabelecimento do contato com o mundo natural, principalmente as árvores, que as cidades poderão funcionar, ser viáveis ​​e apoiar suas populações.

Cidades Futuras
A criação de florestas urbanas fará com que as cidades valerem a pena viver, capazes de funcionar e apoiar suas populações.
Esse novo design incluirá o plantio de mais árvores e outras vegetações – e o uso de métodos novos e mais criativos. Embora não tivéssemos percebido completamente na época, o Hundertwasserhaus de 1986 em Viena, um edifício que incorporava 200 árvores em seu design, foi o começo de um pensamento mais criativo sobre silvicultura urbana.
Isso foi realizado nos apartamentos Bosco Verticale, de Stefano Boeri, no centro de Milão, que incorporam mais de 800 árvores como parte do edifício. Estruturas semelhantes estão sendo desenvolvidas em todo o mundo, como em Nanjing, na China, e Utrecht, na Holanda.
A floresta urbana precisa ser projetada como um primeiro princípio, parte da infraestrutura crítica de toda a cidade, e não apenas como uma reflexão posterior cosmética. Sabemos, por exemplo, que em 2015, a floresta urbana no Reino Unido salvou o NHS em mais de 1 bilhão de libras ajudando a reduzir o impacto dos poluentes do ar. Em 2119, podemos considerar o presente como o equivalente à favela vitoriana.
As árvores podem criar lugares que podem melhorar muito nossa saúde e bem-estar. Nossa floresta urbana pode nos dar os espaços e lugares para ajudar a gerenciar nossa saúde mental e melhorar nossa saúde física. A pesquisa indicou, por exemplo, que aumentar a cobertura da copa de um bairro em 10% e criar locais seguros e tranquilos pode reduzir a obesidade em até 18%.

Cidades construídas em árvores
À medida que as áreas rurais se tornam menos produtivas como resultado das mudanças climáticas, as cidades – que antes consumiam bens e serviços de um grande interior – devem se tornar produtivas internamente. As árvores estarão no centro disso, contribuindo para o equilíbrio energético da cidade através do resfriamento, regulação e limpeza de nossos fluxos de ar e água, e assegurando que nossos solos urbanos anteriormente negligenciados funcionem saudavelmente.
O crescimento econômico ainda é considerado o símbolo principal da eficácia de uma cidade, mas precisamos estar igualmente conscientes de outros valores invisíveis. Isso abrirá novas abordagens para a governança. O Governo precisa abraçar todas as formas de valor de maneira equilibrada e facilitar uma nova visão, considerando como as árvores podem ajudar a criar cidades habitáveis.

Novas oportunidades
À medida que a população urbana aumenta, precisamos entender melhor a amplitude e a diversidade dos valores contidos em nossa floresta urbana. Pessoas individuais podem ter alguns valores distintos, pois as florestas urbanas podem contribuir para o bem-estar de diferentes maneiras.
Os atuais guardiões de nossa floresta urbana, principalmente oficiais de árvores das autoridades locais, passam grande parte do tempo gerenciando riscos, em vez de maximizar as oportunidades das árvores. Eles costumam receber reclamações sobre árvores e manejo de árvores, e às vezes pode ser difícil lembrar que as pessoas se preocupam com as árvores. Precisamos desenvolver parcerias viáveis ​​entre gerentes de árvores, membros da comunidade e empresas para apoiar árvores em nossas cidades.
Embora a cobertura da copa das cidades em todo o mundo esteja caindo atualmente, esse não é o caso na Europa, onde está aumentando. Muitos países europeus estão reconhecendo o fato de termos projetado demais as nossas vilas e cidades para acomodar o carro, e agora é hora de recuperar o domínio público para o nosso povo – seja pedestres a pé ou de bicicleta.
Desenvolvimentos criativos como o Hundertwasserhaus não são a única resposta para a criação desse projeto. Nós somos e continuaremos a plantar mais árvores de rua, bosques urbanos e aglomerados informais de árvores em nossos parques e espaços verdes. Treetopia começou.
*Alan Simson é professor de arquitetura paisagística e silvicultura urbana na Leeds Beckett University.
Declaração de divulgação: Alan Simson não trabalha, consulta, possui ações ou recebe financiamento de qualquer empresa ou organização que se beneficiaria com este artigo

Fonte - Revista Amazônia  22/04/2020

Equipamento inédito,túnel de desinfecção desenvolvido pelo Senai Cimatec(BA),já está no Hospital Espanhol

Saúde/Tecnologia  😷

O Hospital Espanhol em Salvador(BA) começou a funcionar nesta quarta-feira (22) com um equipamento inovador, para dar mais segurança aos profissionais de saúde. Trata-se do Túnel de Desinfecção, projetado e desenvolvido pelo Senai Cimatec.

Da Redação
Foto/Ascom
Com 220 leitos, sendo 80 leitos clínicos e 140 de UTI para acolher, exclusivamente, pacientes que tenham sintomas graves da Covid-19, o Hospital Espanhol começou a funcionar nesta quarta-feira (22) com um equipamento inovador, para dar mais segurança aos profissionais de saúde. Trata-se do Túnel de Desinfecção, projetado e desenvolvido pelo Senai Cimatec.
De acordo com o diretor de Operações do Senai Cimatec, Luis Alberto Breda, o equipamento possui estrutura de alumínio, com tubulação de PVC e bicos aspersores que fazem o processo de nebulização de uma solução de hipoclorito. “O profissional de saúde, ao final do seu turno de trabalho, antes de sair do hospital, passa pelo túnel, que é um corredor de 2,5 metros, ainda com o Equipamento de Proteção Individual, para que possa retirar este EPI com uma maior margem de segurança”, explica Breda.
O secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro, destaca que “este equipamento é mais uma significativa contribuição do nosso Senai Cimatec nesta guerra que estamos travando contra o novo Coronavírus. O túnel de desinfecção é uma solução prática e inovadora para fornecer mais segurança para as equipes de saúde que estão tratando os pacientes”.
O equipamento foi desenvolvido sob a supervisão do infectologista Roberto Badaró, pesquisador chefe do Instituto de Tecnologia da Saúde do Senai Cimatec. O Hospital Espanhol foi cedido pela justiça federal para o governo baiano em março, e as obras de adequação foram imediatamente iniciadas.
Com informações da Secom BA  22/04/2020


Uso obrigatório de máscaras no Metrô de BH começa nesta quarta

Transportes sobre trilhos  🚇

A medida publicada no Diário Oficial do Município é válida para todas as 19 estações e permanecerá em vigor por tempo indeterminado.A ação adotada pela Companhia, a partir da determinação do Executivo Municipal, é mais esforço coletivo para conter a proliferação do Coronavírus na Capital.

Da Redação
Divulgação/CBTU
A CBTU Belo Horizonte passará a exigir nesta quarta-feira (22) o cumprimento do Decreto Municipal 17.322/20, que tornou obrigatório o uso de máscaras ou cobertura sobre o nariz e boca em todos os espaços públicos e equipamentos de transporte público coletivo. A medida publicada no Diário Oficial do Município é válida para todas as 19 estações e permanecerá em vigor por tempo indeterminado.
A ação adotada pela Companhia, a partir da determinação do Executivo Municipal, é mais esforço coletivo para conter a proliferação do Coronavírus na Capital. A CBTU aproveita para solicitar aos usuários do metrô que fiquem atentos ao cumprimento rigoroso da norma durante a circulação pelas estações do sistema, posto que o decreto prevê que os estabelecimentos de serviços deverão impedir a entrada e a permanência em seu interior de pessoas sem máscaras ou cobertura no rosto.
Visando à segurança de todos, a CBTU-BH também já realizou a distribuição de cerca de 4 mil máscaras individuais e mais de 500 litros de álcool 70% para o uso de seus empregados. Todas as medidas adotadas têm como diretriz a proteção integral dos colaboradores da Companhia, bem como aos milhares de usuários que utilizam o sistema, diariamente.
A Companhia também está providenciando a instalação de cartazes informativos sobre o uso adequado de máscaras, bem como de medidas de autoproteção recomendadas aos usuários, a fim de evitar a disseminação da Covid-19. Respeite as normas e ajude a CBTU a cuidar bem da saúde e segurança de todos!
Com informações da CBTU  22/04/2020

Sérgio: resgate da dignidade brasileira

Direitos humanos  👐

Com apenas 21 anos de idade, Sérgio Vieira de Mello iniciou sua trajetória trabalhando com ajuda humanitária. Sua carreira começou na Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), cuja principal missão é proteger pessoas que foram forçadas a deixar tudo para trás para escapar de guerras, conflitos e perseguições.

Portogente
Sergio Vieira de Mello, o brasileiro,
o humanitário, que lutou pela paz.
Um resgate necessário para tempos brasileiros tão sombrios feitos de desrespeitos, humilhações, falta de inteligência, é conhecer o gigante brasileiro Sérgio Vieira de Mello.
Quem traz documentário e filme com o mesmo nome, "Sérgio", em momento tão oportuno é a plataforma de streaming Netflix. Conhecer a trajetória brilhante deste brasileiro pode nos redimir de alguns pecados de injúria e nula altivez.
Com apenas 21 anos de idade, Sérgio Vieira de Mello iniciou sua trajetória trabalhando com ajuda humanitária. Sua carreira começou na Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), cuja principal missão é proteger pessoas que foram forçadas a deixar tudo para trás para escapar de guerras, conflitos e perseguições.
Sérgio Vieira de Mello nasceu no Rio de Janeiro e mudou-se para a França, no início dos anos 60, para estudar filosofia em Paris, onde participou das manifestações de maio de 68. Tornou-se funcionário da ONU no ano seguinte, quando tinha apenas 21 anos. Passou a maior parte de sua carreira servindo missões pelo ACNUR. Atuou em crises humanitárias em Bangladesh, Sudão, Chipre, Moçambique e Camboja, trabalhando com refugiados e em contextos de guerra.
No Sudão, Sérgio participou diretamente das operações do ACNUR para o transporte aéreo de bens domésticos e alimentos para refugiados sudaneses e repatriados após a assinatura de um acordo de paz que pôs fim a 17 anos de guerra civil.
No Camboja, uma das operações mais complexas do ACNUR até então, Vieira de Mello coordenou a repatriação de 360 mil cambojanos refugiados. Também foi responsável pela operação de repatriação e reintegração de moçambicanos que deixaram o país durante a guerra. Foi então que, aos 28 anos, Sérgio assumiu o comando do escritório do ACNUR em Moçambique, tornando-se um dos mais jovens representantes do ACNUR em operação de campo.
Entre 1999 e 2002, Sérgio liderou a missão da ONU que acompanhou a transição do Timor Leste para a independência. O então secretário-geral da ONU, Kofi Annan, afirmava que Sérgio era “a pessoa certa para resolver qualquer problema”. O compromisso do brasileiro com as causas humanitárias o levou ao cargo de Alto Comissário das Nações Unidas para Direitos Humanos em 2002.
Em 2003, enquanto atuava como representante oficial do Secretário-geral das Nações Unidas para o Iraque, buscando solucionar o violento conflito que assolava o país, Sérgio foi vítima de um ataque fatal à sede da ONU em Bagdá. No dia 19 de agosto, o atentado que feriu mais de cem pessoas e matou 22, incluindo Sérgio Vieira de Mello, brasileiro diplomata humanitário das Nações Unidas.
A memória e legado de Sérgio Vieira de Mello está viva em todos que dedicam suas vidas às causas humanitárias e em todos que cultivam valores de paz, tolerância e cooperação. Sua história é um marco para o ACNUR, para o Brasil e para o mundo, e as lições que sua vida inspira sempre trarão a esperança de um mundo melhor.
Desde 2003, o ACNUR implementa a Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM) em cooperação com centros universitários de todo o Brasil e com o Comitê Nacional para Refugiados (Conare). Ao longo dos anos, a Cátedra tem se revelado um ator fundamental para garantir que pessoas refugiadas e solicitantes de refúgio tenham acesso a direitos e serviços no Brasil, oferecendo ainda apoio ao seu processo de integração local.
Fonte - Portogente  22/04/2020

terça-feira, 21 de abril de 2020

Bahia tem mais 12 cidades com transporte intermunicipal suspenso

Transporte/Prevenção  🚌

Mais 12 cidades estão com transporte intermunicipal suspenso.A medida, que visa conter o avanço da pandemia do novo coronavírus na Bahia, foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (21). Com a decisão, a Bahia passa a ter de 81 municípios com a restrição no transporte intermunicipal, válida até o dia 3 de maio. 

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
Os municípios de Barro Preto, Castro Alves, Coração de Maria, Dias D'Ávila, Ipirá, Itabela, Itaberaba, Itamari, Mirante, Morpará, Mucugê e Ribeira do Pombal terão o transporte intermunicipal suspenso a partir de quarta-feira (22). A medida, que visa conter o avanço da pandemia do novo coronavírus na Bahia, foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (21).
Com a decisão, a Bahia passa a ter de 81 municípios com a restrição no transporte intermunicipal, válida até o dia 3 de maio. A determinação considera a circulação, saída e chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans.
O decreto ainda autoriza a retomada do transporte em Adustina, Barra do Rocha, Cachoeira, Gandu, Itarantim, Itororó, Palmeiras, Piripá, Prado, São Félix e Utinga, municípios com 14 dias ou mais sem novos casos de Covid-19 confirmados.

Os outros municípios com transporte suspenso são: 
Abaíra, Aiquara, Alagoinhas, Amélia Rodrigues, Araci, Aurelino Leal, Barra, Barra do Choça, Belmonte, Brumado, Buerarema, Camacã, Camaçari, Campo Formoso, Canavieiras, Cansanção, Capim Grosso, Catu, Coaraci, Conceição do Coité, Conceição do Jacuípe, Curaçá, Euclides da Cunha, Eunápolis, Feira de Santana, Floresta Azul, Gongogi, Ibirataia, Ibotirama, Ilhéus, Ipiaú, Irecê, Itabuna, Itacaré, Itagi, Itagibá, Itajuípe, Itaparica, Itapé, Itapebi, Itapetinga, Itatim, Ituberá, Jaguaquara, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Luís Eduardo Magalhães, Paramirim, Porto Seguro, Rio do Pires, Salvador, Santa Cruz Cabrália, Santa Luzia, Santa Maria da Vitória, Santa Teresinha, São Francisco do Conde, Serra do Ramalho, Serrinha, Simões Filho, Taperoá, Teixeira de Freitas, Ubatã, Una, Uruçuca, Valença, Valente, Vera Cruz e Vitória da Conquista.
Com informações da Secom BA  21/04/2020

Alexandre Moraes autoriza que PGR investigue atos contra Congresso e STF

Política  👀

O procurador-geral da República, Augusto Aras, fez o pedido ontem (20), informando que pretende apurar possíveis violações à Lei de Segurança Nacional pelos atos. O suposto envolvimento de deputados federais atrai a competência do Supremo para a investigação, justificou o PGR."O Estado brasileiro admite única ideologia que é a do regime da democracia participativa. Qualquer atentado à democracia afronta a Constituição e a Lei de Segurança Nacional”, escreveu Aras no pedido.

Agência Brasil 
foto - ilustração stf.jus.br
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes autorizou hoje (21), a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), a abertura de um inquérito para manifestações que, no domingo (19), pediram a intervenção militar e o fechamento do Congresso e do próprio Supremo.
O procurador-geral da República, Augusto Aras, fez o pedido ontem (20), informando que pretende apurar possíveis violações à Lei de Segurança Nacional pelos atos. O suposto envolvimento de deputados federais atrai a competência do Supremo para a investigação, justificou o PGR.
"O Estado brasileiro admite única ideologia que é a do regime da democracia participativa. Qualquer atentado à democracia afronta a Constituição e a Lei de Segurança Nacional”, escreveu Aras no pedido.
Ao autorizar a investigação, Moraes manteve a investigação sob sigilo, como havia solicitado Aras. Segundo nota divulgada pelo Supremo, o ministro escreveu que os fatos narrados pelo PGR são “gravíssimos”, ao atentarem conta o Estado Democrático de Direito e as instituições republicanas.
Moraes destacou ainda que a Constituição não permite o financiamento e a propagação de ideias contrárias à ordem constitucional e ao Estado Democrático de Direito, nem a realização de atos visando o rompimento do regime.
Segundo o ministro do STF, a decisão concluiu “ser imprescindível a verificação da existência de organizações e esquemas de financiamento de manifestações contra a Democracia e a divulgação em massa de mensagens atentatórias ao regime republicano, bem como as suas formas de gerenciamento, liderança, organização e propagação que visam lesar ou expor a perigo de lesão os Direitos Fundamentais, a independência dos Poderes instituídos e ao Estado Democrático de Direito, trazendo como consequência o nefasto manto do arbítrio e da ditadura”.

AtosNo domingo (19), quando foi comemorado o Dia do Exército, manifestações em diferentes cidades pediram a reabertura do comércio e o fim de medidas de isolamento por conta da pandemia do novo coranavírus.
Em Brasília, manifestantes carregaram faixas e gritaram palavras de ordem pedindo o fechamento do Congresso, do STF e a volta do Ato Institucional n° 5 (AI-5), usado durante o regime militar para punir opositores ao regime e cassar parlamentares.
O presidente Jair Bolsonaro compareceu ao ato em Brasília e discursou aos manifestantes. “Eu estou aqui porque acredito em vocês. Vocês estão aqui porque acreditam no Brasil. Nós não queremos negociar nada. Nós queremos é ação pelo Brasil. O que tinha de velho ficou para trás. Nós temos um novo Brasil pela frente. Todos, sem exceção no Brasil, têm que ser patriotas e acreditar e fazer a sua parte para que nós possamos colocar o Brasil no lugar de destaque que ele merece. Acabou a época da patifaria. É agora o povo no poder”, disse no ato.
Ontem (20), ao ser questionado em frente ao Palácio da Alvorada por apoiadores, o presidente defendeu Supremo Tribunal Federal (STF) e o Congresso Nacional "abertos e transparentes". Na ocasião, ele afirmou que a pauta do ato do domingo era a volta ao trabalho e a ida do povo para a rua. Bolsonaro também responsabilizou “infiltrados” na manifestação por gritos e faixas que pediam fechamento do Congresso, STF e pediam a volta do AI-5.
O Ministério da Defesa emitiu nota na noite de ontem (20) destacando que as Forças Armadas trabalham na manutenção da paz e da estabilidade no país, "sempre obedientes à Constituição Federal". O texto destaca que o momento atual "exige entendimento e esforço de todos os brasileiros."
Fonte - Agência Brasil  21/04/2020

Estudos sobre viabilidade do VLT de Cuiabá e Várzea Grande são concluídos e Governo receberá relatório da União

Transportes sobre trilhos  🚌

A decisão definitiva sobre o VLT deve ser tomada em conjunto entre Estado e União. Os relatórios técnicos e os estudos complementares estão, no momento, em processo de revisão final no âmbito do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para apresentação e entrega ao Governo.

PNB Online
foto - ilustração/arquivo
Após nove meses, o grupo de trabalho da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana finalizou o estudo a respeito do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e vai entregá-lo ao Governo do Estado de Mato Grosso.
Após esse relatório ser entregue, a Secretaria deve marcar uma audiência com o governador Mauro Mendes (DEM) para discutir o que deve ser feito a respeito do modal de transportes que já consumiu R$ 1 bilhão de verbas públicas.
A decisão definitiva sobre o VLT deve ser tomada em conjunto entre Estado e União. Os relatórios técnicos e os estudos complementares estão, no momento, em processo de revisão final no âmbito do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para apresentação e entrega ao Governo.
O grupo tem por objetivo estudar e analisar alternativas de solução para a reestruturação do empreendimento, por meio da elaboração de cinco relatórios técnicos: de serviços, equipamentos e obras entregues; de alternativas técnicas ao empreendimento; de gestão financeira da execução contratual e custos adicionais; de perspectiva jurídica; e de gestão de risco.
O Grupo de Trabalho Mobilidade Cuiabá foi criado pela Portaria n° 1.674, de 11 de julho de 2019, com prazo de conclusão dos trabalhos em 7 de março de 2020, após prorrogação indicada na Portaria n° 2574, de 31 de outubro de 2019.
Os estudos complementares de demanda foram contratados pelo governo estadual para atualizar as informações sobre o sistema de transporte da Região Metropolitana de Cuiabá.
Em nota enviada ao PNB Online, o Ministério do Desenvolvimento Regional afirmou que foram realizadas seis reuniões ordinárias com os membros do Grupo de Trabalho. “Além destas, outras reuniões específicas foram realizadas para levantamento e atualização de informações sobre a mobilidade de toda a Região Metropolitana. Até a apresentação e entrega, os relatórios e estudos não são públicos”, diz trecho da nota enviada pela assessoria de comunicação.

O VLT
O Governo do Estado prevê que ainda deverá investir cerca de R$ 1 bilhão caso decida por implantar o VLT. Uma das principais consequências negativas que a Copa do Mundo de 2014 trouxe para Cuiabá e Várzea Grande foi a escolha do modal.
Seis anos após a paralisação, as obras mal saíram do papel e a Avenida da FEB, em Várzea Grande, ainda permanece com o canteiro em toda sua extensão completamente destruído, com pontos de obras inacabadas e diversos blocos de concreto que permaneceram abandonados por conta do VLT.
O modal foi idealizado na gestão do ex-governador Silval Barbosa (sem partido), em 2012. Silval deixou o governo sob fortes denúncias de corrupção e chegou a ser preso por desvios milionários. Atualmente, cumpre pena restritiva de liberdade com tornozeleira eletrônica.
Pedro Taques (PSDB) também comandou o Estado de 2015 a 2019, no entanto, não apresentou soluções para o VLT. Mauro Mendes, que tomou posse em 1º de janeiro de 2020, já afirmou em diversas entrevistas que “nunca prometeu” viabilizar o modal, mas que espera dar uma solução definitiva para o VLT.
Fonte - Abifer  21/04/2020

segunda-feira, 20 de abril de 2020

Mangues de Santo Amaro recebem 850 mil filhotes de caranguejos

Meio ambiente  🐟

Na quarta-feira (22), a Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), realizará o repovoamento de 850 mil megalopas (filhotes de caranguejo na segunda fase de desenvolvimento) nos manguezais da região. Os animais serão colocados no manguezal do Porto de Acupe às 14h.

Da Redação
foto - ilustração/Pregopontocom
Os mangues do distrito de Acupe, em Santo Amaro, vão ganhar mais vida nesta semana. Na quarta-feira (22), a Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), realizará o repovoamento de 850 mil megalopas (filhotes de caranguejo na segunda fase de desenvolvimento) nos manguezais da região. Os animais serão colocados no manguezal do Porto de Acupe às 14h.
As megalopas foram cultivadas no laboratório da Bahia Pesca, na Fazenda Experimental Oruabo, em Santo Amaro, onde também são realizadas as principais atividades de pesquisa da empresa. As fêmeas utilizadas para a reprodução foram capturadas no próprio manguezal e serão devolvidas ao habitat natural durante o repovoamento.
“Durante sua estada em nosso laboratório, as fêmeas foram nutridas com alimentos à base de peixes e camarão até a eclosão dos ovos. É neste momento que ‘nasce’, em forma de larva, a iguaria tão apreciada por baianos e turistas. As larvas então são colocadas em tanques onde se alimentam de microalgas e microcrustáceos e vão se desenvolvendo até atingir o estágio de megalopas”, explica a técnica da Bahia Pesca, Eliane Hollunder.
Com informações da Secom BA  20/04/2020

Operação do Sistema Metroviário do Ceará segue suspensa até o dia 5 de maio

Transportes sobre trilhos  🚇

A operação do sistema metroviário do Ceará, seguirá suspensa em todas as linhas do transporte  de passageiros,até o dia 5 de maio. Portanto, seguem sem operação, durante período de distanciamento social, as linhas Sul, Oeste, VLT Parangaba-Mucuripe e os VLTs do Cariri e de Sobral.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
Em atendimento à prorrogação das medidas restritivas para combater o novo coronavírus, prevista no Decreto estadual n° 33.544, de 19/4/2020, informamos que seguirá suspensa a operação de todas as linhas do transporte metroviário de passageiros no Ceará, até o dia 5 de maio. Portanto, seguem sem operação, durante período de distanciamento social, as linhas Sul, Oeste, VLT Parangaba-Mucuripe e os VLTs do Cariri e de Sobral.
A prorrogação das medidas restritivas é baseada em critérios técnicos, apontados por especialistas, com objetivo de reduzir a proliferação do novo coronavírus, através do distanciamento social. Durante esse período, é necessário que as pessoas permaneçam em suas casas, saindo apenas para executar as tarefas essenciais e, nestes casos, que adotem todas as medidas de proteção individual, antes, durante e após a saída, tais como: lavagem das mãos, uso de máscaras e desinfecção de objetos pessoais – como chaves e telefone celular.
Com informações do Metrofor  20/04/2020

Ferry-Boat Salvador/Itaparica continua operando em horários especiais

Travessia marítima  🚢

O sistema Ferry-Boat,que opera na travessia marítima entre Salvador e a ilha de Itaparica,segue com operação em horários especiais durante o período da crise do coronavírus, atendendo à resolução nº 22/2020, publicada pela AGERBA. As viagens ocorrem de forma simultânea, sendo a 1ª viagem as 6h,e as demais as 7h, 8h, 12h, 14h, 18h, 19h e a ultima as 20h, saindo dos dois terminais. Nesta segunda (20) operam os Ferry-Boats, Zumbi dos Palmares, Maria Bethânia, Anna Nery, Pinheiro, Ivete Sangalo e Rio Paraguaçu com movimento intenso de veículos durante o dia em São Joaquim e Bom Despacho. Como previsto na resolução, a operação do sistema nos sábados, domingos e feriados.


foto - ilustração/arquivo