sexta-feira, 21 de junho de 2019

VLT é sucesso no mundo

Transportes sobre trilhos  🚄

Observando o que está sendo feito no mundo, fica mais claro quais caminhos devemos seguir. Todos os países desenvolvidos estão construindo ou ampliando suas redes urbanas de VLT associado com facilidades e incentivos para que as pessoas caminhem e pedalem.Por isso, é muito importante que a gente insista na continuidade do VLT Várzea Grande e Cuiabá como parte de um projeto mais arrojado de transformação das cidades em lugares mais saudáveis e criativas.

MidiaNews - Vicente Vuolo
foto - ilustração/arquivo
VLT de Cuiabá/Várzea Grande
As principais cidades do mundo caminham a passos largos para o desenvolvimento sustentável. É um novo ciclo de desenvolvimento de cidades inteligentes dotadas de alta tecnologia para melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Só a Alemanha investiu R$ 500 bilhões em 2017 em tecnologias verdes, de turbinas eólicas e prédios com energia solar até veículos elétricos e incineradores de lixo. Lá a prioridade é o caminho sobre trilhos. Só em Berlim, a ferrovia é uma das mais extensas do mundo com 200 quilômetros e transporta por ano mais de 160 milhões de passageiros. A sua rede de transportes de massa é composta por trens de superfície (S-Bahn) e trens subterrâneos (U-Bhan), sendo complementada pelos Trans (VLT) com 22 linhas.
Outras cidades europeias, também, utilizam o metrô + VLT + bicicleta como uma das melhores formas de se locomover, ainda mais que existem bicicletários em todas as estações. O raciocínio é simples: o ônibus é poluente, tem pneus que rodam no asfalto, que é petróleo. Os veículos que rodam a combustível fóssil estão sendo retirados das cidades inteligentes.
O VLT em Madri, operado pela empresa de transporte público "Metro Ligero" tem 3 linhas e 35 estações do Veículo Leve sobre Trilhos que alcançam a extensão de 27,7 quilômetros, sendo que o metrô possui 283 km com 300 estações. A cidade do Porto, em Portugal, com apenas 250 mil habitantes possui um total de 70 km de linhas comerciais duplicadas do VLT.
O crescimento do número de passageiros do VLT de Barcelona tem sido constante desde o início das operações, tendo transportado 26,8 milhões de passageiros durante 2016. Em quase 13 anos de serviço do TRAM, mais de 277 milhões de passageiros tem utilizado o VLT de Barcelona. Já o VLT de Paris, inaugurado em 2012, cerca de 170 mil usuários usam diariamente o VLT que contorna a capital francesa com 22 km de extensão. É o modal complementar ao sistema metroviário (um dos mais antigos do mundo) com 303 estações, espalhadas por 214 quilômetros de trilhos que transportam mais de 1,5 bilhões de passageiros por ano.
A visão estratégica dos ingleses merece ser registrada. Com mais de 150 anos, o metrô tem capítulos de pioneirismo em tecnologia sobre trilhos. O metrô de Londres foi o primeiro sistema metroviário do planeta. Atualmente, é o terceiro maior em extensão (depois do metrô de Xangai, na China) com números impressionantes: 400 km de extensão, 270 estações, 11 linhas, 4.070 veículos e mais de 2 milhões de passageiros diários.
Mesmo com toda essa infraestrutura ferroviária, Londres decidiu investir no VLT por várias razões: permite percorrer curvas apertadas; poupam energia, visto que não precisam de iluminação de estações (plataformas e corredores) durante o dia; podem-se aproveitar velhas redes de caminho de ferro, que estejam em serviço quer estejam abandonadas. Um belo exemplo é o moderno "trem da Costa" de Buenos Aires ou o TRAM Metropolitano de Alicante (Espanha) no trecho de Luceros a Benidorm.
Observando o que está sendo feito no mundo, fica mais claro quais caminhos devemos seguir. Todos os países desenvolvidos estão construindo ou ampliando suas redes urbanas de VLT associado com facilidades e incentivos para que as pessoas caminhem e pedalem.
O modelo das cidades cheias de automóveis, ônibus e caminhões já chegou ao fim. Esse modelo prejudica o meio ambiente e faz muito mal à saúde física e mental das pessoas.
Vicente Vuolo
Por isso, é muito importante que a gente insista na continuidade do VLT Várzea Grande e Cuiabá como parte de um projeto mais arrojado de transformação das cidades em lugares mais saudáveis e criativas. Do contrário, o seu sepultamento será, com certeza, o maior retrocesso da história de Mato Grosso.
*VICENTE VUOLO é economista e cientista político
Fonte - Revista Ferroviária  21/06/2019

Engenheira da Vale conhecia problemas em Brumadinho, denuncia funcionário

Noticias  📣

Começou a brotar lama na grama da barragem, no talude. Não foi pouca, não. Foi muita. Do centro para a ombreira esquerda. Se vazou, era porque, por dentro, já estava tudo comido", disse Fernando Barbosa.Cristina Malheiros teria mandado corrigir essa corrosão da barragem com areia, brita e manta geotêxtil. Olavo comentou com os filhos que a solução era insuficiente e que a barragem estava definitivamente condenada. 

Agência Câmara de Notícias
Divulgação/Portogente
Em depoimento à CPI de Brumadinho nesta terça-feira (18), Fernando Henrique Barbosa, que trabalha há 18 anos na Vale, contou que, sete meses antes do rompimento da barragem, seu pai, com mais de 40 anos de serviços em mina, foi chamado às pressas, quase de madrugada, para ajudar a engenheira geotécnica Cristina Malheiros a corrigir problemas estruturais na barragem. O pai dele, Olavo Coelho, foi soterrado pela lama de rejeitos de minério de ferro, em 25 de janeiro.
"Começou a brotar lama na grama da barragem, no talude. Não foi pouca, não. Foi muita. Do centro para a ombreira esquerda. Se vazou, era porque, por dentro, já estava tudo comido", disse Fernando Barbosa.
Cristina Malheiros teria mandado corrigir essa corrosão da barragem com areia, brita e manta geotêxtil. Olavo comentou com os filhos que a solução era insuficiente e que a barragem estava definitivamente condenada. Segundo Fernando Barbosa, a partir daí a Vale intensificou as simulações de emergência com a comunidade do Córrego do Feijão, mas não removeu o refeitório nem a parte administrativa, onde morreu a maior parte das vítimas.
"Foi a Cristina Malheiros que deu o treinamento. Ela mostrou para nós o mapa certinho de onde a lama iria passar. E ela falou: 'se estourar agora, aqui não sobra nenhum'. Por que não mudou o pessoal lá para cima, em Jangada, sendo que lá já tinha escritório e tudo?”, questionou ele. E completou: “Não sei porque ainda não prenderam essa Cristina. Por que ela não comunicou isso e isolou o pessoal do Córrego do Feijão?”.
Fernando Barbosa passou à CPI os nomes de outros funcionários que trabalharam com o pai dele na tentativa de corrigir a corrosão da barragem e sugeriu à CPI uma acareação entre eles e Cristina Malheiros.
A engenheira chegou a ser presa provisoriamente em fevereiro. Ela depôs à CPI em maio, disse que vistoriou a barragem dois dias antes do rompimento e negou a existência de sinais iminentes de desastre.
Para o presidente da CPI, deputado Júlio Delgado (PSB-MG), não será preciso fazer acareação entre os funcionários porque a situação de Cristina Malheiros já está definida. Falta apenas provar a corresponsabilidade de gerentes e diretores da Vale.
"Aqui, a gente já chegou à conclusão de que a Cristina está enrolada até o fundo do poço e vai ser presa de novo. Só que a Vale está querendo jogar a bucha só para cima dela. Ela vai ser indiciada. O problema é que ela não é responsável sozinha", disse.
Fonte - Portogente  21/06/2019

quinta-feira, 20 de junho de 2019

Festejos juninos começam nesta quinta nos largos do Pelourinho em Salvador

São João  🎆

O evento, que segue até segunda-feira (24), com programação diversificada, é promovido pelo Governo do Estado, através da Bahiatursa.Com shows simultâneos, as apresentações começam a partir das 18h.

Da Redação
foto - Rosilda Cruz/BAHIATURSA
Os festejos de São João na capital já começam nesta quinta-feira (20), nos largos do Pelourinho. O evento, que segue até segunda-feira (24), com programação diversificada, é promovido pelo Governo do Estado, através da Bahiatursa.
Com shows simultâneos, as apresentações começam a partir das 18h. No Largo Tereza Batista, as atrações deste primeiro dia de festa são Filomena Bagaceira (18h), A Patroa (20h), Gereba (22h), Forró Passa Pé (0h) e Viny Brasil (1h30). No Largo Quincas Berro D’Água, a animação fica por conta do Forró Sobepoeira (18h), Norberto Curvêllo (22h), Xote de Anjo (0h) e Carlos Villela (1h30). Já no Largo Pedro Arcanjo, se apresentam Tio Barnabé (18h), Rebeca Tarique (20h), Lucas Melo (22h) e Edd Bala (0h).
O São João da Bahia 2019 ainda vai reunir grandes nomes do forró, como Elba Ramalho, Simone e Simaria, Geraldo Azevedo, Solange Almeida e Alceu Valença, de sexta (21) a domingo (23), em apresentações que se dividem entre o Largo do Pelourinho, Cruzeiro de São Francisco e em Paripe, no subúrbio
Com informações da Secom BA  20/06/2019

Scania NXT - O novo veiculo flexível autônomo elétrico a bateria

Mobilidade/Tecnologia  🚌

O novo veículo elétrico urbano autônomo com bateria da Scania foi projetado com a flexibilidade de mudar de carroceria para diferentes trabalhos,um pela manhã e outro pela noite.É um veículo elétrico autônomo que pode mudar da forma de um ônibus para um caminhão de distribuição ou para um coletor de lixo.




A Scania apresentou em Estocolmo durante a Conferência Global de Transportes Público, UITP, o NXT, o novo veículo autônomo elétrico a bateria.Trata-se de um veículo conceitual elétrico e autônomo com um design modular,adequado para operações diversas, de cargas e transporte público urbano.
O veículo autônomo é equipado com sistemas de sensores integrados de ponta para condução e detecção de tráfego. Câmeras frontais,laterais e na traseira,são complementadas por sistemas de radar e de detecção de luz e alcance.
O sistema integrado de sensores do veículo permite escanear todo o ambiente a sua volta proporcionando uma visão de 360 ​​graus.
Pregopontocom 20/06/2019



scania.com

Metrô de Salvador antecipa festejos juninos com quarteto de forró nas estações

Transportes sobre trilhos  🎆 🎇

Quarteto de forró antecipa festejos juninos nas estações de metrô. - Os festejos juninos antecipados contarão com apresentações da Banda Forró Bambu para animar os usuários do sistema que passarem por algumas estações de metrô. O quarteto de forró vai se apresentar nesta quarta-feira (19), na Estação Rodoviária de Metrô, das 16h às 18h. Na sexta-feira (21), o arrasta-pé será na Estação Acesso Norte de Metrô.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
Para entrar no clima do São João e não deixar ninguém de fora do arraiá, o Metrô de Salvador entra no clima de São João.Os festejos juninos antecipados contarão com apresentações da Banda Forró Bambu para animar os usuários do sistema que passarem por algumas estações de metrô. O quarteto de forró vai se apresentar nesta quarta-feira (19), na Estação Rodoviária de Metrô, das 16h às 18h. Na sexta-feira (21), o arrasta-pé será na Estação Acesso Norte de Metrô. A partir das 18h, o grupo vai se apresentar e fazer um esquenta junino para baianos e turistas que forem ao jogo da Copa América, na Arena Fonte Nova.
Os torcedores que forem assistir o jogo da Copa América poderão adquirir o cartão do metrô para ida e volta, com antecedência. A tarifa é de R$ 3,70. O cartão avulso, que dá direito a uma única passagem, também pode ser comprado antecipadamente em qualquer bilheteria.
O Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas está integrado com os ônibus urbanos e metropolitanos e os usuários também podem utilizar os cartões de integração Metropasse e SalvadorCARD no metrô. O São João no Metrô integra o projeto Vem pra Cá, que promove eventos durante todo o ano nas estações de metrô da cidade.
Com informações da CCR Metrô Bahia  20/06/2019

quarta-feira, 19 de junho de 2019

Metrô de Salvador - Obra da extensão da linha 1 começará neste 2º semestre

Transportes sobre Trilhos  🚇

O novo Tramo(03) com quase 5 km de extensão, será uma extensão da linha 1 saindo da estação Pirajá, passando pela estação Brasilgás e chegando a Águas Claras/Cajazeiras,a principal delas.A futura estação do metrô de Águas Claras,fará parte de um grande complexo logístico de transportes de passageiros,juntamente com a nova estação Rodoviária,que também será construída no local,integrando o Metrô aos ônibus municipais e intermunicipais.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
Estação Pirajá
A Linha 1 do Metrô de Salvador/Lauro de Freitas,terá a obra de ampliação iniciada a partir do começo do segundo semestre deste ano, segundo a expectativa da CTB (Companhia de Transportes da Bahia) (CTB).
A licitação foi assinada entre o governador Rui Costa e o consórcio liderado pela empresa Camargo Corrêa,no dia 30 de abril. O Consorcio está finalizando o projeto de execução para iniciar obras e a vigência de contrato é de 30 meses.
O novo Tramo(03) com quase 5 km de extensão, será uma extensão da linha 1 saindo da estação Pirajá, passando pela estação Brasilgás e chegando a Águas Claras/Cajazeiras,a principal delas.
A futura estação do metrô de Águas Claras,fará parte de um grande complexo logístico de transportes de passageiros,juntamente com a nova estação Rodoviária,que também será construída no local,integrando o Metrô aos ônibus municipais e intermunicipais.
O novo trecho da Linha 1 começará a ser implantado no lado esquerdo da Rodovia BR-324, no sentido Águas Claras/Salvador, tendo início em Pirajá no km 622, e próximo ao viaduto de Águas Claras no km 616. 

foto - ilustração/Pregopontocom
Estação Lapa
Lapa/Barra
Após a conclusão do Tramo 3,existe expectativa de que a linha 1 também possa ser estendida em mais 3 km,saindo da Lapa passando pelo Politeama,Campo Grande,Graça chegando até a Barra.
Os primeiros estudos realizados pela Casa Civil, Sedur e CTB foram apresentados em maio e a ampliação, se acontecer, será a partir da estação Lapa,com até quatro estações subterrâneas, sendo que a última ficará localizada próxima ao Shopping Barra.
Pregopontocom 18/06/2019

Governo do Estado e BYD discutem impactos da Ponte SSA-Itaparica no Monotrilho de Salvador

Infraestrutura/Monotrilho  🚄 

O encontro, iniciado por volta das 9h, foi comandando pelo secretário da Sedur, Sérgio Brito e serviu para discutir questões de traçado das fases 1 e 2 do Monotrilho, além das interferências que o modal terá a partir da implantação do Sistema Viário Oeste, que contará com a Ponte Salvador- Itaparica, cuja licitação será feita no segundo semestre desse ano. 

Da Redação
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Uma reunião técnica, na manhã desta quarta-feira (19) na Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), entre representantes do Governo do Estado e da empresa chinesa BYD, discutiu ações ligadas à implantação do Monotrilho, que vai substituir o trem do Subúrbio e ligará a região do Comércio, em Salvador, à Ilha de São João, em Simões Filho, na RMS, além da ligação com o metrô, a chamada fase 2 do projeto. A empresa chinesa será responsável pela implantação do modal.
O encontro, iniciado por volta das 9h, foi comandando pelo secretário da Sedur, Sérgio Brito e serviu para discutir questões de traçado das fases 1 e 2 do Monotrilho, além das interferências que o modal terá a partir da implantação do Sistema Viário Oeste, que contará com a Ponte Salvador- Itaparica, cuja licitação será feita no segundo semestre desse ano.
O secretário Sérgio Brito destacou a importância do encontro para o andamento do projeto. “Essa é mais uma reunião que indica o bom andamento dessa parceria, e onde podemos discutir e apontar juntos, Governo do Estado e BYD, caminhos para que essa obra saia do papel da melhor forma possível. A Ponte Salvador-Itaparica já é uma realidade, com a licitação que em breve estará na rua, por isso é fundamental discutirmos esses impactos”, disse Brito.
O encontro faz parte do calendário de análise de ações e desenvolvimento de projeto do contrato assinado entre o Governo do Estado e a BYD. Além do secretário Sérgio Brito e de representantes da BYD, o encontro também contou com a presença de técnicos da Superintendência de Mobilidade da Sedur, do presidente da Companhia de Transporte da Bahia (CTB), Eduardo Copello, e de representantes das secretarias estaduais de Infraestrutura e Desenvolvimento Econômico, além da Casa Civil.
Com informações da Sedur  19/06/2019

Rodoviária e Ferry Boat em Salvador operam com sistema especial neste São João

Festejos Juninos/Transportes 🚌  🚢

A previsão da Agerba é de que até o próximo dia 24 de junho, cerca de 180 mil passageiros utilizem a rodoviária para deixar a capital com destino a cidades do interior do estado. Para atender a demanda foram disponibilizados 1.800 horários extras saindo do terminal rodoviário, além dos 540 que já são oferecidos normalmente.Já o sistema ferry boat, mais de 21 mil veículos e 180 mil passageiros devem realizar a travessia  São Joaquim/Bom Despacho, entre os dias 19 e 25 de junho.

Da Redação 
foto - ilustração/arquivo
Para as pessoas que irão aproveitar os festejos juninos no interior do estado, um esquema especial de transporte foi montado para atender a demanda do público no Terminal Rodoviário de Salvador e no Sistema Ferry Boat.  A previsão da Agerba é de que até o próximo dia 24 de junho, cerca de 180 mil passageiros utilizem a rodoviária para deixar a capital com destino a cidades do interior do estado. Para atender a demanda foram disponibilizados 1.800 horários extras saindo do terminal rodoviário, além dos 540 que já são oferecidos normalmente.

Rodoviária
foto - ilustração/arquivo
Segundo o coordenador de fiscalização da Agerba, Abdul Ramid, nesta quarta-feira (19), que antecede o feriado de Corpus Christi, a rodoviária deve registrar o maior número de usuários, chegando a 55 mil passageiros. “Além dos horários extras que disponibilizamos, nós também estamos prontos para ampliar essa oferta caso se faça necessário. Entre as cidades mais procuradas estão Amargosa, Cruz das Almas, Santo Antônio de Jesus, Irecê e todo o extremo sul e sudoeste do estado de forma geral. Para maior comodidade os usuários deverão chegar na rodoviária com 30 minutos de antecedência e devem estar atento para as regras de despacho de bagagens. Cada pessoa poderá levar uma mala de mão de até cinco quilos no interior do ônibus. As bagagens maiores serão transportadas no bagageiro e podem pesar até 20 quilos. Os adolescentes menores de 16 anos só poderão viajar acompanhados pelos pais e/ou responsáveis ou com autorização especial do Juizado de Menores.

Ferry Boat
De acordo com a Internacional Travessias, empresa responsável pela administração do sistema ferry boat, entre os dias 19 e 25 de junho, mais de 21 mil veículos e 180 mil passageiros devem realizar a travessia entre o Terminal de São Joaquim e Bom Despacho. O sistema irá operar com seis ferries e as embarcações farão viagens extras. As saídas devem ocorrer a cada 30 minutos e entre os dias 19 e 21 de junho o sistema funciona 24 horas, a partir do terminal de São Joaquim. Nos dias 24 e 25 de junho o sistema irá funcionar de forma ininterrupta, mas a partir de Bom Despacho.
O sistema foi reforçado na manhã desta quarta-feira (19), com o retorno do ferry Zumbi dos Palmares. A embarcação é a maior do sistema e estava em processo de docagem, por três meses. O ferry tem capacidade de transportar 1.098 passageiros e 150 veículos. Nos dias de festas juninas a previsão é de que o sistema opere com tempo de espera entre 2 e 4 horas levando em consideração o pico no número de usuários.
Com informações da Secom BA  19/06/2019

Metrô de Salvador bate recorde de embarques em dia de jogo do Brasil na Copa América

Transportes sobre trilhos  🚇

Em Salvador, o metrô foi um dos meios mais utilizados por baianos e turistas. Somente nesta terça-feira (18), dia do jogo do Brasil contra a Venezuela, o modal bateu o recorde de embarques, transportando 396.157 clientes. Acréscimo de mais de 20 mil pessoas em relação à marca anterior de 370 mil usuários que utilizam o metrô diariamente.

Da Redação
Divulgação/CCR
A Copa América tem movimentado a economia, o turismo e o comércio nas cidades-sede. Com o setor de transportes não foi diferente. Em Salvador, o metrô foi um dos meios mais utilizados por baianos e turistas. Somente nesta terça-feira (18), dia do jogo do Brasil contra a Venezuela, o modal bateu o recorde de embarques, transportando 396.157 clientes. Acréscimo de mais de 20 mil pessoas em relação à marca anterior de 370 mil usuários que utilizam o metrô diariamente. Ontem, o metrô transportou cerca de 26% das 39.622 pessoas que foram à Arena Fonte Nova. Nenhuma ocorrência foi registrada nos dias da operação especial da Copa.
No último dia 16, quando a Arena Fonte Nova recebeu o primeiro jogo da Copa América, o metrô baiano também ultrapassou as marcas de embarques aos sábados. Mais de 260 mil clientes utilizaram o modal para acompanhar a disputa, um incremento de cerca de 50 mil usuários em um sábado. A proximidade da Estação Campo da Pólvora, que fica a 400 metros do estádio, foi a principal responsável por esse impulsionamento.
Com informações da CCR Metrô Bahia  19/06/2019

terça-feira, 18 de junho de 2019

Desafios dos japoneses para por nos trilhos o serviço de trens do Rio

Transportes sobre trilhos  🚄

O sistema, que transporta cerca de 600 mil passageiros diariamente, arrasta antigos problemas pelos mais de 270 quilômetros de trilhos. Os desafios do conglomerado japonês, à frente da empresa que terá a concessão do serviço até 2048, incluem a redução do intervalo, a melhoria da frota para atender horários de pico, combatendo a superlotação, e a garantia da acessibilidade.

O Dia
O Dia/RF
O conglomerado de empresas japonesas que assumiu, há menos de um mês, o controle dos trens da Supervia vai dar de frente com a insatisfação dos usuários. O sistema, que transporta cerca de 600 mil passageiros diariamente, arrasta antigos problemas pelos mais de 270 quilômetros de trilhos. Os desafios do conglomerado japonês, à frente da empresa que terá a concessão do serviço até 2048, incluem a redução do intervalo, a melhoria da frota para atender horários de pico, combatendo a superlotação, e a garantia da acessibilidade.
Eram 7h quando o gestor de logística Douglas Mendonça, 31 anos, saiu ontem da estação de trem de Saracuruna, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, para ir trabalhar em Copacabana, na Zona Sul do Rio. Por causa de um defeito numa composição em Jardim Gramacho - onde é obrigado a fazer uma baldeação - perdeu 20 minutos na estação e chegou às 9h30 no trabalho. Meia hora atrasado.
"Mais uma manhã de normalidade na baldeação da Supervia, em Gramacho. Desde que o ramal deixou de ser direto até a Central do Brasil, em 2015, a viagem passou a durar entre 95 a 100 minutos. antes, levava 63 minutos", reclamou Douglas.
A falta de acessibilidade é uma barreira para Sônia Maria Lima, de 54 anos, que é cadeirante e precisa da ajuda do filho para José Henrique de Lima, 40, para ir de Santíssimo, Zona Oeste do Rio, à Estação São Francisco Xavier, na Zona Norte. Ela faz o percurso três vezes por semana para sessões de hemodiálise.
"Em Santíssimo tem estação, mas é só com escada. A rampa fica só do lado de fora. Para chegar à plataforma, tem que descer escada. Por isso, nós andamos até a estação de Bangu, que tem um elevador que só vive quebrado, mas tem rampa até a plataforma", disse Sônia.
O filho José Henrique reclama da falta de assistência nas estações: "Nós acordamos às 3h30 e pegamos o trem às 4h45. Os elevadores sempre quebram. Quando pedimos ajuda para os funcionários da Supervia, nem sempre eles nos atendem. No Maracanã, por exemplo, eles nem colocam a mão", contou, enquanto esperavam a composição na estação do Engenho de Dentro. Lá eles fazem a baldeação com o ramal de Deodoro, que é parador. Quando o trem deles chegou, rumo a Santa Cruz, José Henrique se deparou com um desnível de cerca de um palmo e meio entre a plataforma e o vagão.
Na última quarta-feira, uma composição expressa enguiçou no ramal de Japeri, entre as estações de Madureira e Engenho de Dentro. Passageiros tiveram de andar 300 metros pelos trilhos, até Piedade,e pegar um trem parador vindo de Deodoro. O intervalo chegou a 22 minutos, pouco depois das 10h. Os usuários também relatam falta trens sem refrigeração fora dos horários de rush.
Segundo a Agência Reguladora de Serviços públicos de Transporte do Estado (Agetransp), no ano passado, foram registradas 701 reclamações contra a Supervia, sendo a maioria em relação à refrigeração (112), seguidas do atraso na partida (86), e falhas no atendimento (75). De janeiro até 31 de maio, foram registradas 288 reclamações. A maior parte por atraso na partida (61), seguida de queixas em relação à manutenção (26), e em terceiro, atraso no percurso (24).
Fonte - Revista Ferroviária  18/06/2019

Tecnologia impactando trânsito e economia

Transito/Ponto de Vista  🚗

O Brasil é o quinto país no mundo com maior taxa de acidentes de trânsito. Entre 2010 e 2016, foram mais de 300 mil mortes e 2,5 milhões de inválidos permanentes, dos quais metade está na faixa entre 18 e 34 anos. Além das mortes e sequelas em decorrência dos ferimentos, essas ocorrências impactam diretamente a economia nacional.

Sheila Borges* - Portogente
foto - ilustração/arquivo
Todos os dias nos deparamos com notícias sobre tragédias no trânsito. No mundo todo, o número de vítimas fatais nas vias tem aumentado. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2009, por exemplo, foram contabilizados mais de 1,2 milhão de óbitos, e no ano passado o registro foi de 1,35 milhão.
O Brasil é o quinto país no mundo com maior taxa de acidentes de trânsito. Entre 2010 e 2016, foram mais de 300 mil mortes e 2,5 milhões de inválidos permanentes, dos quais metade está na faixa entre 18 e 34 anos. Além das mortes e sequelas em decorrência dos ferimentos, essas ocorrências impactam diretamente a economia nacional. Afinal, os gastos públicos com atendimento médico, aposentadorias por invalidez e pensões por óbito chegam a R$ 52 bilhões, com impacto anual total de R$ 199 bilhões – o equivalente a mais de 3% do PIB.
Em meio a tantos fatores negativos, o que pode ser feito para mudar este cenário? Transformar a cultura do brasileiro no trânsito é a resposta mais simples. Porém, para que essa adequação aconteça é necessário considerar três pontos: educação, campanhas preventivas regulares e fiscalização. Em comum, todos esses elementos podem se apoiar em recursos tecnológicos.

Tripé
A melhor alternativa para a diminuição de acidentes nas vias é a educação, que deve estar presente em todas as etapas da vida do cidadão. Primeiro, o tema trânsito poderia ser inserido de forma transversal em escolas do ensino médio, assim, a tecnologia teria papel importante com simuladores de direção promovendo a experiência de condução nas vias em um ambiente seguro, e até por meio de plataformas digitais que proporcionam mais dinamismo e interatividade às aulas. Considerando que a geração atual é muito mais conectada e ligada à tecnologia que as anteriores, seria um acerto. Desta forma, os adolescentes seriam estimulados a pensarem em soluções relacionadas ao tráfego e mobilidade, gerando debates em casa, fazendo com que os pais reflitam sobre as boas práticas ao dirigir e, de quebra, também estariam mais preparados para encarar as aulas em CFCs para obtenção de CNH – passando novamente pela experiência em simuladores, antes das aulas práticas. Além da segurança pelo fato de estarem em ambiente controlado, esta prática traria mais preparo aos futuros condutores.
Paralelamente, é fundamental que haja um calendário de ações e campanhas efetivas online e offline. O ideal é que atividades preventivas ocorram regularmente com o intuito de causar uma mudança no comportamento das pessoas e não de forma reativa como são realizadas hoje. Já a fiscalização poderia atuar com mais rigidez, pois nos últimos anos este ato tem ajudado a inibir os infratores. O maior exemplo é a aplicação da Lei Seca, que com auxílio do aparelho de bafômetro, em 10 anos ajudou a reduzir significativamente a quantidade de acidentes decorrentes da combinação álcool e direção. Dados do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM), indicam que houve redução em mais de 14% do número de óbitos por acidentes de trânsito no país. Em 2008, o registro foi de 38.273 óbitos e, em 2017, o índice caiu para 32.615 casos . Novamente, a tecnologia foi determinante - quando aplicada de forma conjunta nas blitzes.
Conectar esses três pontos seria importante para uma mudança de comportamento a todos os envolvidos no trânsito, sendo que os impactos positivos não atingiram somente a redução de acidentes e óbitos, como também a economia brasileira.
*Sheila Borges é diretora da ProSimulador
Fonte - Portogente  18/06/2019

Não podemos abrir mão do VLT, diz presidente da Câmara de Cuiabá (MT)

Transportes sobre trilhos  🚄

Agora é a vez do Estado(MT) lidar com a pressão da Câmara de Vereadores de Cuiabá pela retomada das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Para o presidente da Câmara, Misael Galvão (PSB), a população não pode abrir mão da obra, na qual já foram feitos muitos investimentos.Os vereadores de Cuiabá pretendem fazer uma inspeção aos trens e trilhos.Para o presidente da Câmara, Misael Galvão (PSB), a população não pode abrir mão da obra, na qual já foram feitos muitos investimentos.

Midia News
foto - ilustração/arquivo
Depois da decisão do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) sobre a legalidade da rescisão do contrato com o consórcio VLT, agora é a vez do Estado lidar com a pressão da Câmara de Vereadores de Cuiabá pela retomada das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Para o presidente da Câmara, Misael Galvão (PSB), a população não pode abrir mão da obra, na qual já foram feitos muitos investimentos.
Os vereadores da Capital pretendem fazer uma inspeção aos trens e trilhos que estão armazenados próximo ao aeroporto Marechal Rondon ainda em junho. “Vamos oficializar o convite para os vereadores de Várzea Grande, o Ministério Público, o Tribunal de Contas e os deputados. A gente não sabe como está a situação e vamos cobrar também o governo”, afirma o presidente da Câmara.
O VLT foi anunciado como salvação para o trânsito de Cuiabá e Várzea Grande, com edital lançado em 2012, mesmo ano de início das obras. A promessa era de que o modal ficaria pronto até a Copa do Mundo de 2014, no entanto em dezembro de 2014, com suspeitas de desvios, a obra foi paralisada. Nesse período mais de R$ 1 bilhão foi gasto para que o VLT circulasse, o que nunca ocorreu.
“Muito dinheiro foi investido e o resultado é zero. Não dá para assistirmos de camarote e não fazer nada. A Câmara tem legitimidade e deve entrar nessa discussão. Pelo investimento que foi feito, a gente não pode abrir mão do VLT”, enfatiza Misael.
O presidente da Câmara enfatiza que as cidades sofrem até hoje com as consequências da paralisação da obra. “Os prejuízos estão para as nossas cidades. Até para o meio ambiente o VLT é a melhor opção. Quem não quer o VLT?”.
Fonte - Abifer  18/06/2019

segunda-feira, 17 de junho de 2019

Governo da Bahia apresenta projeto da ponte Salvador-Itaparica para investidores

Infraestrutura viária  🌉  🚗

O encontro reuniu nesta segunda feira (17),representantes das empresas interessadas, do Governo do Estado e dos organismos financiadores nacionais e estrangeiros, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.O projeto, que inclui a construção da Ponte Salvador-Itaparica, está orçado em R$ 5,34 bilhões, com aporte de R$ 1,51 bilhão do Governo do Estado.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
Chineses, italianos, espanhóis e franceses participaram de discussão sobre o Sistema Viário Oeste (SVO) nesta segunda-feira (17), na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. O encontro reuniu representantes das empresas interessadas, do Governo do Estado e dos organismos financiadores nacionais e estrangeiros.
O projeto, que inclui a construção da Ponte Salvador-Itaparica, está orçado em R$ 5,34 bilhões, com aporte de R$ 1,51 bilhão do Governo do Estado. Além disso, a iniciativa abrirá perspectiva para que a região diretamente impactada receba, durante a concessão, investimentos públicos e privados três vezes maiores que os recursos gastos na obra.
No encontro, o gerente de Mobilidade Urbana, Portos e Aeroportos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Rafael Ferraz, destacou que a Bahia oferece segurança institucional para grandes investimentos. "Nós temos na Bahia um caso de bastante sucesso, que é o Metrô de Salvador. O projeto da ponte também foi bem feito. A expectativa é por uma concorrência boa no leilão", disse. 
Para o secretário da Casa Civil, Bruno Dauster, a presença dos empresários e organismos financiadores demonstra a importância do projeto. “Esta talvez seja a última reunião com interessados não apenas na construção da ponte, mas também no financiamento. Além do BNDES e da Desenbahia, estão presentes bancos e agências de fomento internacionais. Nós vamos lançar o edital no máximo até 30 de julho e vamos abrir o edital na Bolsa de São Paulo até o fim de setembro", afirmou. 
Já o vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, João Leão, informou que o Governo do Estado garante, no projeto, um número mínimo de tráfego para a viabilidade econômica da ponte Salvador-Itaparica. “O nosso projeto é de desenvolvimento econômico para o estado. Esta não é uma ponte que vai servir apenas para Salvador e Itaparica, mas será um novo vetor de desenvolvimento para todo o estado, da mesma maneira que foram o Polo Petroquímico e o Centro Industrial de Aratu, nas décadas de 70/80”. 
Nesse sentido, o diretor-comercial da empresa italiana Salini Impreglio, Massimo Guala, ressaltou que a Bahia desponta como um estado que oferece segurança aos investidores. “Agora estamos chegando a um ponto interessante, com garantias apresentadas, como volume mínimo de trânsito e proteção cambial. São aspectos positivos". Os secretários estaduais do Planejamento, Walter Pinheiro, e de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, também participaram do evento. 

Sistema Viário do Oeste
O sistema beneficiará 10 milhões de pessoas, que vivem em cerca de 250 municípios da Bahia. Com a construção da ponte e demais intervenções viárias do projeto, a Ilha de Itaparica, o sul do Recôncavo e o território do Baixo Sul terão o crescimento socioeconômico estimulado, como ocorreu no Litoral Norte após a construção da Estrada do Coco e da Linha Verde.
O plano de desenvolvimento prevê o estímulo a nove setores: educação, saúde, segurança pública, logística, indústria naval, turismo, agricultura, comércio e construção civil. Em 30 anos, a expectativa é que o crescimento dessas atividades crie 100 mil novos postos de trabalho. A ponte Salvador-Ilha de Itaparica será a segunda maior da América Latina, com 12,4 quilômetros de extensão e ocupará a 23ª posição no ranking mundial de pontes.
Com informações da Casa Civil do Gov. da Bahia