sábado, 6 de junho de 2020

Bahia tem mais nove municípios com transporte suspenso; total chega a 294

Transportes/Prevenção   🚍

Bonito, Formosa do Rio Preto, Guaratinga, Ibicuí, Ibipitanga, Jussara, Pé de Serra, Poções e Presidente Tancredo Neves terão o transporte intermunicipal suspenso a partir de sábado (6).A medida de suspensão de transporte, que foi prorrogada até o dia 21 de junho, tem o objetivo de conter o avanço do coronavírus na população baiana. Ficam proibidas nesses municípios a circulação, saída e chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans.A decisão foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (5). O decreto ainda autoriza a retomada do transporte em Apuarema, Caém, Capela do Alto Alegre, Itororó e Laje, cidades com 14 dias ou mais sem novos casos de Covid-19.


foto - ilustração/arquivo


sexta-feira, 5 de junho de 2020

Fachin suspende operações policiais em comunidades do Rio

Direitos humanos  ✋


Pela decisão, as operações poderão ser deflagradas somente em casos excepcionais. A polícia ainda deverá justificar as medidas por escrito e comunicá-las ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, órgão responsável pelo controle externo da atividade policial. 

Agência Brasil
foto - ilustração/arquivo
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin decidiu hoje (5) suspender a realização de operações policiais em comunidades do Rio de Janeiro durante o período da pandemia do novo coronavírus. Fachin atendeu a um pedido liminar feito pelo PSB.
Pela decisão, as operações poderão ser deflagradas somente em casos excepcionais. A polícia ainda deverá justificar as medidas por escrito e comunicá-las ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, órgão responsável pelo controle externo da atividade policial.
“Defiro a medida cautelar incidental pleiteada para determinar que, nos casos extraordinários de realização dessas operações durante a pandemia, sejam adotados cuidados excepcionais, devidamente identificados por escrito pela autoridade competente, para não colocar em risco ainda maior a população, a prestação de serviços públicos sanitários e o desempenho de atividades de ajuda humanitária”, decidiu o ministro.
A ação foi protocolada pelo partido em novembro do ano passado. Uma das motivações foi a morte da menina Ágatha Vitória Sales Félix, de 8 anos, na comunidade da Fazendinha, Complexo do Alemão, no dia 20 de setembro de 2019. No mês passado, o partido voltou a pedir uma liminar para suspender as operações devido ao “agravamento do cenário fático de letalidade da ação policial em pleno quadro da pandemia da covid-19".
Fonte - Agência Brasil  05/06/2020

Alstom e Snam fazem parceria para projeto de trens de hidrogênio na Itália

Transportes sobre trilhos  🚅

Após um estudo de viabilidade a ser concluído no outono, as empresas lançarão um projeto até o início de 2021 para desenvolver trens movidos a hidrogênio e a infraestrutura associada, juntamente com serviços de gerenciamento e manutenção.

IRJ
foto - ilustração/arquivo
A ALSTOM assinou um contrato de cinco anos com a empresa de infraestrutura energética Snam para desenvolver trens de hidrogênio na Itália.
Após um estudo de viabilidade a ser concluído no outono, as empresas lançarão um projeto até o início de 2021 para desenvolver trens movidos a hidrogênio e a infraestrutura associada, juntamente com serviços de gerenciamento e manutenção.
Como parte do acordo, a Alstom fabricará e manterá trens de hidrogênio recém-construídos ou convertidos, enquanto a Snam desenvolverá a infraestrutura necessária para a produção, transporte e reabastecimento de hidrogênio.
A cooperação decorre do compromisso de ambas as empresas em desenvolver soluções de hidrogênio.
A Alstom lançou na Baixa Saxônia na Alemanha em setembro de 2018 o Coradia iLint, o primeiro trem de passageiros movido a hidrogênio do mundo . A Snam é uma das primeiras empresas do mundo a experimentar uma injeção de 10% de hidrogênio na rede de transporte de gás natural.
Fonte -  International Ralway Journal  05/06/2020

quinta-feira, 4 de junho de 2020

Mais 10 municípios têm transporte suspenso na Bahia; total chega a 290

Transportes   🚍

O transporte intermunicipal será suspenso em Almadina, Banzaê, Barro Preto, Canarana, Firmino Alves, Licínio de Almeida, Matina, Ouriçangas, Sento Sé e Sítio do Quinto a partir de sexta-feira (5). A medida tem o objetivo de conter o avanço do coronavírus na população baiana. Ficam proibidas nesses municípios a circulação, a saída e a chegada de qualquer transporte intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans.A decisão foi publicada em decreto na edição desta quinta-feira (4) do Diário Oficial do Estado (DOE), que também autoriza a retomada do transporte em Serra Dourada, cidade com 14 dias ou mais sem novos casos de covid-19.


foto - ilustração/arquivo

Metrofor(CE) doará trens da frota antiga à CBTU

Transportes sobre trilhos  🚎

O Metrofor optou pela doação da frota antiga à empresa estatal, devido à modernização das linhas de transporte sobre trilhos no Ceará, nos últimos anos, e à aquisição de trens mais modernos – que estão em uso atualmente. 

Metrofor
divulgação/Metrofor
A Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos – Metrofor doará 3 locomotivas a diesel e 30 vagões de passageiros, modelo Pidner, que não são mais compatíveis para uso no sistema metroviário do Ceará. Os trens serão doados para a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), empresa pública vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional, que ainda possui sistemas de transporte compatíveis com os modelos disponibilizados pelo Metrofor. A mensagem nº 8515, de 15 de maio de 2020, de autoria do Governador do Ceará, Camilo Santana, que autoriza a doação, foi aprovada nesta quarta-feira (3/6) pela Assembleia Legislativa.
O Metrofor optou pela doação da frota antiga à empresa estatal, devido à modernização das linhas de transporte sobre trilhos no Ceará, nos últimos anos, e à aquisição de trens mais modernos – que estão em uso atualmente. Dessa forma, a Companhia dá utilidade ao patrimônio público e continua beneficiando a população, ao tempo em que reforça a parceria com a CBTU e o próprio MDR.
A frota que será doada possui piso de PVC e bancos com assentos individuais. Os trens também possuem ar-condicionado, iluminação e revestimentos interno e externo compostos por fibra de vidro e materiais em plástico de alta resistência, que protegem as estruturas mais sensíveis dos veículos.

divulgação/Metrofor
Sobre a frota do Metrofor
As cinco linhas operadas atualmente pelo Metrofor circulam com Unidades de Trens Elétrico (TUEs) – no caso da Linha Sul – e Veículos Leve sobre Trilhos (VLTs) – no caso das linhas Oeste, Parangaba-Mucuripe, Cariri e Sobral. Os atuais modelos demandam menores custos de utilização – menor consumo de combustível, por exemplo. A frota total no estado é de 25 TUEs e 21 VLTs.
Com informações do Metrofor  04/06/2020


A poluição do ar na China volta aos níveis Pré-Covid e a Europa pode seguir o exemplo

Sustentabilidade/Meio ambiente  🌁  🚇  

Dados do Centro de Pesquisa em Energia e Ar Limpo (Crea) mostram que as concentrações de partículas finas (PM2,5) e dióxido de nitrogênio (NO2) na China estão agora nos mesmos níveis de um ano antes. No auge da resposta do país ao coronavírus no início de março, os níveis de NO2 caíram 38% em relação a 2019 e os níveis de PM2,5 caíram 34%. 

Revista Amazônia
Revista Amazônia
A poluição do ar causa pelo menos 8 milhões de mortes precoces por ano, e céus mais limpos eram vistos como um dos poucos revestimentos de prata do Covid-19. Os especialistas pediram medidas para ajudar a reter os benefícios da qualidade do ar dos bloqueios, e as medidas tomadas até o momento incluem a expansão de ciclovias e espaço para caminhadas nas cidades.
Dados do Centro de Pesquisa em Energia e Ar Limpo (Crea) mostram que as concentrações de partículas finas (PM2,5) e dióxido de nitrogênio (NO2) na China estão agora nos mesmos níveis de um ano antes. No auge da resposta do país ao coronavírus no início de março, os níveis de NO2 caíram 38% em relação a 2019 e os níveis de PM2,5 caíram 34%.
“A rápida recuperação dos níveis de poluição do ar e de consumo de carvão na China é um alerta precoce sobre como poderia ser uma recuperação liderada pela indústria da chaminé”, disse Lauri Myllyvirta, analista de Crea. “As indústrias altamente poluentes foram mais rápidas em se recuperar da crise do que o resto da economia. É essencial que os formuladores de políticas priorizem a energia limpa. ”
O grupo de consultoria em energia Wood Mackenzie prevê que a demanda de petróleo da China se recuperará para níveis quase normais no segundo trimestre de 2020.
Em Wuhan, cidade no centro da epidemia, os níveis de NO2 estão agora 14% mais baixos que no ano passado, tendo caído brevemente pela metade. Em Xangai, os níveis mais recentes são 9% superiores aos do ano passado.
As cidades européias também sofreram um grande mergulho na poluição do ar durante o surto de vírus. Dados do Serviço de Monitoramento de Atmosfera Copernicus (Cams), que rastreia a poluição em 50 cidades europeias, mostram que 42 deles registraram níveis abaixo da média de NO2 em março. Londres e Paris tiveram reduções de 30% no NO2, um poluente produzido principalmente por veículos a diesel.
“Esperamos que a poluição se recupere, mas ainda não conseguimos demonstrar isso”, disse Vincent-Henri Peuch, diretor da Cams. Ele observou que os dados do Cams mostraram níveis médios de poluição do ar nas cidades. “Ao lado de uma estrada movimentada, o efeito da redução de tráfego será maior – até 70% ou 80% [poluição reduzida] em alguns locais”, disse ele.
É difícil distinguir as mudanças de poluição causadas pelos bloqueios e seus relaxamentos subsequentes de outros fatores, como o clima e a interação química dos poluentes. A primavera é a estação mais poluída da Europa Ocidental nos anos normais, devido ao início do ciclo agrícola, que causa emissões de amônia que formam partículas nas cidades.
A equipe do Cams agora está trabalhando com o Centro de Supercomputação de Barcelona para desvendar esses fatores e produzir estimativas robustas do efeito do coronavírus.
Peuch disse que o que acontece depois da qualidade do ar nas cidades europeias continua a ser visto. “Não sabemos como o comportamento das pessoas mudará, por exemplo, evitando o transporte público e, portanto, confiando mais em seus próprios carros ou continuando a trabalhar em casa”.
Gary Fuller, especialista em poluição do ar do Kings College London, disse: “Em vez de deixar esse tempo ser esquecido, as Nações Unidas e os ativistas ambientais estão pedindo aos governos que ‘recuperem melhor, invistam no futuro e não no passado’, para garantir que nossa recuperação global tem legado sustentável. ”
A poluição do ar tem sido associada a danos no coração e nos pulmões e em muitas outras condições, incluindo diabetes e inteligência danificada. É provável que afete praticamente todos os órgãos do corpo.
Há evidências crescentes que vinculam a exposição ao ar sujo ao aumento do risco de morte por Covid-19, levando a pedidos para manter a poluição do ar baixa para ajudar a evitar os perigos de uma segunda onda de infecção.
Fonte - Revista Amazônia   03/06/2020

Transporte semiurbano de São Luis(MA) volta a operar com 100% da frota

Transportes  🚍

A portaria(284/2020) da MOB determinando a circulação de 100% da frota do sistema de transporte coletivo semiurbano de São Luis a partir do dia 08 de junho,estabelece ainda que os passageiros devem utilizar máscaras de proteção e que as viagens sigam somente com passageiros sentados. 

Da Redação
divulgação/MOB Maranhão
A Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) publicou portaria (284/2020) determinando a circulação de 100% da frota do sistema de transporte coletivo semiurbano a partir do dia 08 de junho. A portaria estabelece ainda que os passageiros devem utilizar máscaras de proteção e que as viagens sigam somente com passageiros sentados. O sistema de transporte coletivo intermunicipal semiurbano abrange os municípios de São Luís, Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Raposa.
As empresas que operam no sistema de transporte semiurbano devem, também, manter e intensificar todos os procedimentos de prevenção ao COVID -19 estabelecidos na Portaria n.º 250 da MOB de 18 de março de 2020, onde se destaca a necessidade de higienização dos veículos com água e sabão e/ou álcool a 70%, nas superfícies que são tocadas com mais frequência, como barras, assentos, portas, antes de cada viagem.
“Com a volta de algumas atividades comerciais, o número de pessoas circulando no sistema de transporte semiurbano aumentou e a determinação da operação de 100% da frota objetiva maior disponibilidade de ônibus para a população e com isso menos aglomeração dentro dos ônibus, permitindo que sejam cumpridas as regras da portaria 284 da MOB”, esclareceu Lawrence Melo, presidente da MOB.

Higienização e fiscalização
O transporte Aquaviário de passageiros também segue os protocolos de prevenção ao coronavírus de acordo com a portaria 250 da MOB.
As empresas que operam os ferry boats realizam a pulverização das embarcações com produtos saneantes a cada viagem, onde é feita ainda a limpeza dos assentos e corrimões com água e sabão.
Já nos terminais de integração de São Luís, a MOB em conjunto com a Superintendência de Vigilância Sanitária (Suvisa/SES), Polícia Militar do Maranhão e Corpo de Bombeiros continua as fiscalizações. Hoje os agentes estiveram nos Terminais do Bairro da Cohab e do São Cristóvão.
Durante a ação foi realizado trabalho de conscientização da importância e obrigatoriedade do uso de máscara de proteção e da necessidade de evitar a superlotação no transporte coletivo. Também foi verificado o processo de higienização dos ônibus.
Com informações da MOB Maranhão   04/06/2020

quarta-feira, 3 de junho de 2020

Bahia tem mais 22 municípios com transporte suspenso; total chega a 281

Transportes/Prevenção  🚍

Água Fria, Andaraí, Aramari, Aurelino Leal, Caldeirão Grande, Candeal, Caravelas, Correntina, Dom Basílio, Itapitanga, Ituberá, Jandaíra, Lafaiete Coutinho, Lapão, Maetinga, Palmas de Monte Alto, Ribeirão do Largo, Ruy Barbosa, Santanópolis, Serra Dourada, Serrolândia e Wanderley terão o transporte intermunicipal suspenso a partir de quinta-feira (4). A medida de suspensão de transporte, que foi prorrogada até o dia 21 de junho, tem o objetivo de conter o avanço do coronavírus na população baiana. Ficam proibidas nesses municípios a circulação, saída e chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans. A decisão foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (3). O decreto ainda autoriza a retomada do transporte em Aracatu, Barro Preto, Caculé, Medeiros Neto e Pedrão, cidades com 14 dias ou mais sem novos casos de Covid-19.

foto - ilustração/arquivo

Balanço indica aumento no número de passageiros no Metrô do Recife

Transportes sobre trilhos   🚇

Os dados apontam que houve um acréscimo de 3,61% nos passageiros transportados pelo metrô, o que representa um aumento de 2.520 pessoas. O relatório – que compara a demanda do dia 25/05, quando ainda estava em vigor o decreto, com o dia 01/06, data imediatamente posterior ao fim das medidas restritivas – também indica um acréscimo de 20,13% de passageiros pagantes, o que representa um aumento de 2.508 pessoas.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
Um balanço divulgado pela Gerência Regional de Planejamento (GIPLA) e Coordenação Operacional de Planejamento de Transporte (COPET), nesta terça, 02, indica que mais pessoas voltaram a utilizar mais o metrô em seus deslocamentos após a suspensão do Decreto nº. 49.017, de 11/05/2020, que intensificava as medidas restritivas de circulação em cinco municípios da RMR, dentre os quais três estão inseridos no translado do Metrô: Recife, Jaboatão dos Guararapes e Camaragibe. Os dados apontam que houve um acréscimo de 3,61% nos passageiros transportados pelo metrô, o que representa um aumento de 2.520 pessoas. O relatório – que compara a demanda do dia 25/05, quando ainda estava em vigor o decreto, com o dia 01/06, data imediatamente posterior ao fim das medidas restritivas – também indica um acréscimo de 20,13% de passageiros pagantes, o que representa um aumento de 2.508 pessoas.
Em relação às linhas operadas pela CBTU Recife, na Linha Centro houve um aumento percentual de 2,18% ou 1.266 passageiros na demanda total do dia 01/06 quando comparada à do dia 25/05. A demanda de pagantes também aumentou em 23,27% ou 1.905 passageiros pagantes nesse mesmo dia.
Já na Linha Sul, houve comportamento semelhante à Linha Centro, sendo o acréscimo um pouco maior. A demanda total de passageiros transportados subiu 10,78%, quando comparada ao dia 25/05, e a demanda de passageiros pagantes para 14,13%, representando, respectivamente, um aumento de 1.254 passageiros transportados e 603 passageiros pagantes.
A CBTU Recife está com um horário reduzido de operação desde o dia 22 de março, funcionando com as linhas Centro e Sul das 06h às 09h e das 16h30 às 20h e sem a circulação da linha Diesel (VLT). A adoção do horário foi devido à pandemia do coronavírus. Os dados do dia 01 de junho demonstram uma redução total de 72,7% na demanda de passageiros, sendo 69,9% na Linha Centro e 81,5% na Linha Sul, em relação ao dia 09 de março, considerado como marco inicial por ser o primeiro dia útil após o aumento da tarifa, que ocorreu em 07/03 (sábado), e o COVID-19 ainda não estava tão presente.
Com informações da CBTU  03/06/2020

Engenheiro exorta: DEMOCRACIA É A ÚNICA SAÍDA

Ponto de Vista  🔍

O Brasil, que já enfrentava gravíssima crise econômica e política, vê-se agora no epicentro de uma pandemia que, oficialmente, até o momento matou aproximadamente 30 mil pessoas no País. A população, especialmente a mais pobre, sofre duplamente, pelo risco à saúde e pelas imensas dificuldades econômicas".

Portogente
Portogente
A liderança dos engenheiros paulistas, Murilo Pinheiro, em sua mais nova avaliação do cenário nacional, salienta "os momentos mais difíceis da nossa história, por uma série de motivos. O Brasil, que já enfrentava gravíssima crise econômica e política, vê-se agora no epicentro de uma pandemia que, oficialmente, até o momento matou aproximadamente 30 mil pessoas no País. A população, especialmente a mais pobre, sofre duplamente, pelo risco à saúde e pelas imensas dificuldades econômicas".
Ele reforça medidas que entidades nacionais ligadas à engenharia vêm pontuando há muito tempo. Entre as propostas, diz Murilo, "apontamos a retomada das obras paralisadas, que foi inclusive cogitada pelo governo federal, e a reversão da indústria nacional para a produção de equipamentos médico-hospitalares. É necessário que essas e outras boas propostas sejam levadas em conta pelos dirigentes do País, tendo em vista nosso objetivo comum de superar os gigantescos e múltiplos obstáculos".
Todavia, defende que "seja defendido e preservado o Estado democrático de Direito, fora do qual só existe a barbárie. Isso pressupõe respeito às regras e às instituições por todos: poderes públicos e sociedade civil. Lamentavelmente, ainda estamos distantes do Brasil que desejamos construir e que o seu povo merece: próspero e desenvolvido, justo e soberano, em que todos tenham condições dignas de vida, em paz e segurança, com acesso a saúde, educação, moradia, saneamento ambiental, cultura, esporte e lazer. No entanto, por mais que essa nação ideal pareça por vezes inalcançável, ela só existirá algum dia dentro da democracia".
Murilo vaticina: "Não há atalhos fora desse rumo, apenas desvios cujos destinos não nos servem como sociedade. Cabe a todos nós contribuirmos para que possamos seguir a vereda que nos leve ao bem-estar coletivo efetivo. Nesta hora de tensão, sejamos responsáveis, solidários e verdadeiramente democráticos."
Fonte - Portogente  03/06/2020

terça-feira, 2 de junho de 2020

Bahia tem mais 23 municípios com transporte suspenso; total chega a 264

Transportes/Prevenção  🚍

Alcobaça, Antas, Araçás, Barra, Cabaceiras do Paraguaçu, Candiba, Filadélfia, Ibipeba, Ibitiara, Inhambupe, Ituaçu, Jaguarari, Livramento de Nossa Senhora, Macaúbas, Malhada de Pedras, Mansidão, Milagres, Mulungu do Morro, Pedrão, Pindaí, Pindobaçu, Santa Cruz da Vitória e Santa Luzia terão o transporte intermunicipal suspenso a partir de quarta-feira (3). A medida tem o objetivo de conter o avanço do coronavírus na população baiana. Ficam proibidas nesses municípios a circulação, saída e chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans. A decisão foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (2). O decreto ainda autoriza a retomada do transporte em Bom Jesus da Serra, Caldeirão Grande, Itaquara, Mundo Novo, Poções e Tanhaçu, cidades com 14 dias ou mais sem novos casos de Covid-19.


foto - ilustração/arquivo

Destruição da natureza expõe ser humano a doenças e epidemias

Ponto de Vista/Sustentabilidade  🌴

De acordo com o fundador e presidente da ONG SaveCerrado, Paulo Bellonia, quando o homem destrói uma floresta para abrir terras, constrói barragens ou elimina a biodiversidade de forma desenfreada, acaba desencadeando problemas que podem afetá-lo diretamente.As mudanças climáticas, causadas pelo desmatamento humano, também exercem seu papel no surgimento de novas doenças, segundo cientistas. 

Portogente
foto - ilustração/arquivo
Especialistas destacam a importância de preservar o ecossistema para reduzir as chances de contato com males ainda desconhecidos
O novo coronavírus já matou mais de 16 mil pessoas no Brasil e, apesar de vacinas para sua cura ainda estarem em fases iniciais de testes, ecologistas defendem que vírus como estes podem ser evitados, se a população tiver mais conscientização ambiental.
De acordo com o fundador e presidente da ONG SaveCerrado, Paulo Bellonia, quando o homem destrói uma floresta para abrir terras, constrói barragens ou elimina a biodiversidade de forma desenfreada, acaba desencadeando problemas que podem afetá-lo diretamente. “Agora, estamos entrando mais em contato com patógenos de animais silvestres quando alteramos seu habitat, em um contexto pior para nós: a densidade populacional dos seres humanos é muito mais alta, e estamos muito mais conectados, o que favorece o espalhamento da doença.”, completa Bellonia.
As mudanças climáticas, causadas pelo desmatamento humano, também exercem seu papel no surgimento de novas doenças, segundo cientistas. “Há outras maneiras pelas quais nossas atividades humanas podem facilitar o surgimento ou transmissão de doenças, como o desmatamento, isso não pode ser ignorado”, alerta o fundador da SaveCerrado.
Como contribuir com a preservação?
Agora que todas as nações estão sofrendo os impactos causados por um único vírus, Paulo acredita que muitas pessoas estão abrindo suas mentes e enxergando além de sua própria rotina nas cidades. “Defender o equilíbrio do ecossistema é preservar a saúde e o bem-estar humano. Tudo está inserido dentro de um importante ciclo”, alerta. Por isso, fundou a SaveCerrado, uma ONG que atua exclusivamente no Cerrado, bioma com uma das maiores riquezas de biodiversidade do planeta.
“Nossas ações estão relacionadas com áreas específicas e de altíssima relevância de preservação para a sociedade brasileira e mundial, tanto pela abundância das águas quanto pelo fato de se tratar de um hotspot, tudo com total transparência de onde exatamente os recursos estão sendo aplicados”, informa. Hotspots são áreas com grande biodiversidade, ricas principalmente em espécies endêmicas, e que apresentam alto grau de ameaça. Elas se concentram em apenas 2,3% da superfície do planeta e detém cerca de 60% de patrimônio biológico do mundo.
Durante a pandemia, a SaveCerrado iniciou uma campanha que vai destinar parte dos recursos captados às entidades e projetos que estejam atuando no combate aos impactos sociais da doença.
Fonte - Portogente  02/05/2020

Mobilidade Urbana,direito do cidadão.Qual será o futuro?

Mobilidade  🚇

Mobilidade Urbana,direito do cidadão.Qual será o futuro?Artigo 5º inciso XV da Constituição Federal de 1988 (consagra o direito de ir e vir) - Sendo o transporte público considerado como o 2º maior transmissor do vírus, perdendo apenas para a área da saúde, as restrições às movimentações das pessoas são drásticas e infelizmente necessárias, segundo as orientações da ciência.

Abifer*
foto - ilustração/arquivo
Vivemos momentos muito difíceis no Brasil com a pandemia da COVID 19, com muita gente perdendo suas vidas e setores da sociedade impactados duramente com a repentina queda da atividade econômica.
Um dos setores mais duramente atingido pela pandemia foram os serviços da mobilidade das pessoas, não poupando nenhum modal de transporte e nem classe social, sejam ricos, pobres, sejam clientes dos serviços de ônibus, trens ou aviões, incluindo até a mobilidade ativa, seja por bicicletas ou mesmo pedestres. Sendo o transporte público considerado como o 2º maior transmissor do vírus, perdendo apenas para a área da saúde, as restrições às movimentações das pessoas são drásticas e infelizmente necessárias, segundo as orientações da ciência. Vale observar que as restrições atingiram reduções de faturamento médio de 70% para sistemas de trens e coletivos (ônibus) e 90% para aviões.
Com relação aos serviços de ônibus e trens, para manter as condições de distanciamento adequadas, a redução da frota não pode ser proporcional à redução da demanda, o que implicará em maiores custos.
Nesse cenário, os sistemas sobre trilhos, sob gestão dos governos, sejam Federais (sistemas CBTU e Trensurb) ou Estaduais (CPTM, Metrô SP – Linhas 1, 2 e 3 e Metrofor), têm condições mais favoráveis de assimilar esse período, visto que as transferências de recursos públicos já fazem parte da gestão dessas empresas, alterando logicamente o volume dos recursos que deverão impactar sobremaneira os cofres públicos. Várias MPs do governo Federal, com aprovação do Congresso, já foram aprovadas ou estão em curso, para compensar os governos Estaduais e Prefeituras das perdas das receitas e reforço de caixa.
De outro lado, as empresas privadas do setor trilhos (Linhas 4 e 5 – Serviços metropolitanos de SP, Linhas 1 e 2 do Metrô de Salvador, Linhas 1, 2 e 4 do Metrô RJ, Supervia, VLT Carioca e VLT da Baixada Santista) passam por situação econômica muito difícil, especialmente aquelas em que a fonte de receita é a arrecadação tarifária sem nenhuma compensação do setor público.
O sistema coletivo, por ter uma grande parte do sistema operado por empresas privadas sob regime de permissão, autorização ou concessão municipal, salvo exceções, como exemplo o município de São Paulo e Brasília, não dispõe de subsídios e depende unicamente da tarifa.
É importante citar que dos 5.570 municípios brasileiros, 2.604 dispõem de serviços de ônibus e 62 são servidos por sistemas sobre trilhos, esses praticamente nas regiões metropolitanas.
As empresas privadas do sistema trilhos, até pela grandeza e extensão das malhas, são geridas por grupos econômicos fortes, que têm suportado a manutenção dos empregos e que, além da preservação e integridade das pessoas, são compostas de serviços especializados, em que suas demissões implicariam em dificuldades da retomada no pós-pandemia. Entretanto, mesmo essas empresas têm seus limites e também irão depender da injeção de recursos do governo Federal, caso a pandemia persista nos próximos meses.
Já as empresas de ônibus, infelizmente, estão reduzindo salários, reajustando contratos de trabalho, demitindo pessoas e sendo fechadas. O cenário atual é desolador e, sem auxílio do governo em socorrer as empresas (a exemplo do que vem sendo feito para o setor aéreo), o setor seguirá em muitos municípios para o caos. De fato, o socorro aos municípios dificilmente irá chegar para os serviços de mobilidade urbana, mesmo sendo previstos na Constituição, porque pela carência de recursos, esses deverão se destinar à saúde, segurança e educação.
Apresentada essa situação real, como ficará o setor de mobilidade no pós-pandemia?
O momento é de ação e não de reflexão! Passamos dois meses discutindo o tema, em incontáveis lives e webinars, com muitos especialistas, autoridades de governos e acadêmicos, que apresentaram várias propostas do que fazer, as quais apresento algumas:

-Cumprir a PNMU – Política Nacional de Mobilidade Urbana com prioridade, pela ordem, para   pedestres, bicicletas, transporte público, carga nas cidades e por último o automóvel
-Financiar o transporte público, através de recursos do individual (zona azul, pedágio urbano,         estacionamento, etc)
-Estruturar a autoridade metropolitana de transporte nas regiões metropolitanas
-Investir pesado na infraestrutura de mobilidade urbana (calçadas regulares, ciclofaixas, corredores     de  ônibus, BRT’s, VLT’s, Trens e Metrôs)
-Adotar conceitos de TOD (Desenvolvimento Orientado pelo Transporte) e receitas acessórias na   etapa de concepção do projeto
-Mais tecnologia embarcada nos ônibus, na infraestrutura e terminais dos sistemas

-Incentivar a Intermodalidade

-Enfim, as soluções existem, é hora de agir! Sejamos proativos!

Bons projetos têm recursos financeiros!
Nem todos os negócios foram impactados pela pandemia (nosso agronegócio cresceu e vai crescer mais esse ano!)
Existem, no mundo e no Brasil, fundos de investimentos capitalizados
Existem empreendedores querendo investir no Brasil.
*Jean Carlos Pejo - Secretário Geral da ALAF Brasil
Fonte - Abifer  01/06/2020

Metrô e VLTs em Fortaleza e Região Metropolitana voltam a operar a partir de 1º/6

Transportes sobre trilhos   🚇

A reabertura das linhas na Região Metropolitana de Fortaleza está de acordo com as políticas estaduais que definem a preservação da vida e o combate ao novo coronavírus, como prioridade. Por isso, os trens funcionam em horários reduzidos, e as viagens são destinadas às necessidades indispensáveis de deslocamento, como a ida e volta para o trabalho de profissionais que exercem funções essenciais ou de categorias autorizadas a funcionar, parcialmente, nesta Fase de Transição.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
As linhas Sul, Oeste e VLT Parangaba-Mucuripe voltam a operar, parcialmente, a partir desta segunda-feira (1º/6), com horários reduzidos e rigorosas regras sanitárias, como parte da Fase de Transição para retomada gradual das atividades econômicas do estado. São obrigatórios, por exemplo, o uso de máscaras, a higienização das mãos e o distanciamento de, pelo menos, 2 metros, entre os passageiros. OS VLTs do Cariri e de Sobral continuam suspensos.
A reabertura das linhas na Região Metropolitana de Fortaleza está de acordo com as políticas estaduais que definem a preservação da vida e o combate ao novo coronavírus, como prioridade. Por isso, os trens funcionam em horários reduzidos, e as viagens são destinadas às necessidades indispensáveis de deslocamento, como a ida e volta para o trabalho de profissionais que exercem funções essenciais ou de categorias autorizadas a funcionar, parcialmente, nesta Fase de Transição.
A Cia Cearense de Transportes Metropolitanos criou uma página especial em seu site, para concentrar as informações sobre a retomada parcial das operações. Nela, você pode consultar a lista completa de regras sanitárias que são obrigatórias, a grade especial de horários, conferir os procedimentos administrativos adotados para a higienização de trens e estações, e ainda ter acesso a materiais gráficos informativos sobre a operação dos trens e sobre o combate à Covid-19.
O retorno das operações das linhas de Metrô e VLTs está previsto no Plano Responsável de Abertura das Atividades Econômicas e Comportamentais, anunciado pelo governador Camilo Santana, na última quinta-feira (28/5) e regulamentado pelo decreto estadual nº 33.608, publicado neste sábado (30/5). O plano determina a retomada parcial da cadeia produtiva de ‘logística e transportes’, na qual se insere a Cia Cearense de Transportes Metropolitanos, com suas cinco linhas em operação.
Com informações do Metrofor 01/06/2020 

segunda-feira, 1 de junho de 2020

Câmeras monitoram temperatura de passageiros no Metrô de Salvador

Transportes sobre trilhos/Prevenção  🚇

Os equipamentos, que começaram a operar nesta segunda-feira (1º), têm capacidade de identificar, em tempo real e em meio à movimentação de um grande número de passageiros, aqueles que estão com a temperatura corporal acima de 37,8º C, a partir da qual os protocolos de saúde apontam como possíveis portadores do novo coronavírus

Da Redação
fotos - Mateus Pereira/GOV.BA
Câmeras capazes de identificar pessoas em estado febril estão monitorando os passageiros do metrô nas estações da Lapa e Pirajá. Os equipamentos, que começaram a operar nesta segunda-feira (1º), têm capacidade de identificar, em tempo real e em meio à movimentação de um grande número de passageiros, aqueles que estão com a temperatura corporal acima de 37,8º C, a partir da qual os protocolos de saúde apontam como possíveis portadores do novo coronavírus.
Os passageiros identificados pelas câmeras são abordados e levados para a sala de primeiros socorros das estações, onde recebem informações de segurança e isolamento e também fazem o teste rápido para a detecção da Covid-19. Sugerida pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), que adquiriu os equipamentos, a instalação foi realizada pela Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), com o apoio da CCR Metrô Bahia.
Segundo o diretor presidente da CTB, Eduardo Copello, uma equipe de 16 pessoas, entre técnicos de enfermagem e de informática, passou por treinamento para a utilização do equipamento. Ele explica que as estações da Lapa e Pirajá foram escolhidas por serem as de mais movimento do sistema.
“O metrô, embora com uma redução muito expressiva do movimento por causa das medidas de restrição social, ainda é um lugar muito importante, com concentração alta de pessoas”, afirma Copello. A previsão é que os equipamentos funcionem das 7h às 19h, período que concentra cerca de 90% da demanda. “Após as 19h, quase não há movimento, especialmente porque os shoppings e faculdades não estão funcionando, que são as maiores demandas do metrô no horário da noite”.
A administradora de estacionamentos Hosana Ribeiro pega ônibus e metrô todos os dias, passando pela estação Pirajá. Para ela, o monitoramento representa "uma segurança a mais. Se alguém apresentar febre, o enfermeiro vem e faz o teste. É uma ótima iniciativa”.

Equipes especializadas
Segundo o diretor presidente da CTB, as pessoas identificadas com a temperatura a partir dos 37,8º C são abordadas por equipes especializadas na área de saúde, como enfermeiros e técnicos de enfermagem. “Esses passageiros vão participar de uma pequena entrevista, para o serviço de saúde poder monitorar a pessoa, trabalho que já vem sendo feito quando se identifica algum caso suspeito. Também serão passadas para ela informações necessárias sobre cuidados como higiene e isolamento”.
Além do monitoramento da temperatura dos passageiros, o uso de máscaras é obrigatório no metrô. “Se alguém está sem máscara, é impedido de entrar. E se está utilizando de maneira errada, no queixo, por exemplo, é abordada para que conserte”, finaliza Copello.
Com informações da Secom Ba   01/06/2020

Bahia tem mais 20 municípios com transporte suspenso; total chega a 247

Transportes/Prevenção  🚍

Buritirama, Caculé, Canudos, Casa Nova, Irecê, Itaquara, Muniz Ferreira, Novo Triunfo, Ourolândia, Paripiranga, Pedro Alexandre, Poções, Rafael Jambeiro, Santa Rita de Cássia, São Gonçalo dos Campos, São José da Vitória, São José do Jacuípe, Tanhaçu, Tanquinho e Uauá terão o transporte intermunicipal suspenso a partir de domingo (31). A medida tem o objetivo de conter o avanço do coronavírus na população baiana. Ficam proibidas nesses municípios a circulação, saída e chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans. A decisão foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (30). O decreto ainda autoriza a retomada do transporte em Abaíra, Água Fria, Arataca, Aurelino Leal, Banzaê, Barra, Caetanos, Cravolândia, Jaguarari, Lafaiete Coutinho, Lajedo do Tabocal, Livramento de Nossa Senhora, Maracás, Mirangaba, Morpará, Mucugê, Nova Ibiá, Piatã e Taperoá, cidades com 14 dias ou mais sem novos casos de Covid-19.


foto - ilustração/arquivo

Travessia marítima Salvador/Itaparica pelo sistema Ferry-Boat nesta segunda(01)

Travessia marítima  🚢

A travessia marítima entre Salvador e a ilha de Itaparica pelo sistema Ferry-Boat nesta segunda(01) esta sendo realizada com viagens  a cada duas horas, cumprindo a resolução da Agerba com horários de segunda a sexta às 6h, 8h, 10h, 12h, 14h, 16h, 18h e 20h, nos dois terminais, São Joaquim e Bom Despacho.Estão em operação nesta segunda as embarcações Zumbi dos Palmares, Anna Nery,Ivete Sangalo, Pinheiro e Rio Paraguaçu.No momento, o movimento é intenso para veículos e tranquilo para passageiros nos dois terminais, São Joaquim e Bom Despacho.Como prevenção seguem obrigatórios o uso de máscara pelos passageiros e o embarque equivalente a 50% da capacidade de lotação dos barcos. As travessias aos sábados, domingos e feriados continuam suspensas. 



Após acidente, monotrilho completa três meses paralisado em São Paulo

Transportes sobre trilhos  🚅

O acidente no monotrilho que liga a Vila Prudente a São Mateus, na zona leste, fez a fabricante canadense Bombardier recomendar o recolhimento da frota de 23 trens para inspeção.Segundo o Metrô, o problema foi causado por uma falha nos dispositivos run flat, sistema que permite que as composições continuem se movimentando mesmo com os pneus murchos ou furados.

Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil

foto - ilustração/Pregopontocom
A Linha 15-Prata do Metrô de São Paulo completa três meses paralisada, após o rompimento de um pneu no final de fevereiro. Pedaços do pneu chegaram a cair na rua embaixo da via elevada. O acidente no monotrilho que liga a Vila Prudente a São Mateus, na zona leste, fez a fabricante canadense Bombardier recomendar o recolhimento da frota de 23 trens para inspeção.
Segundo o Metrô, o problema foi causado por uma falha nos dispositivos run flat, sistema que permite que as composições continuem se movimentando mesmo com os pneus murchos ou furados.
O monotrilho é uma linha elevada de trens que liga a Vila Prudente, no limite entre as zonas sul e leste, ao extremo da zona leste da capital paulista, chegando até São Mateus. Ao todo, são dez estações, além da possibilidade de interligação com a Linha Verde do Metrô.

Realização de testes
Em nota divulgada hoje (1º), o Metrô informou que continua realizando testes e que aguarda o recebimento do relatório de segurança da Bombardier para liberar o funcionamento.
Em abril, o secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, chegou a anunciar a divulgação de um cronograma de retomada das operações no monotrilho. A expectativa, entretanto, não se concretizou. “O Metrô está pronto para operar parcialmente o Monotrilho da Linha 15-Prata. Com a equipe reduzida e intervenções para melhorias sendo realizadas na via e testes nos trens para avaliar conjunto de peças do jogo de rodas, decidimos adiar. Divulgarei o cronograma ainda nesta semana”, disse, pelo Twitter, no dia 13 de abril.
Os passageiros do monotrilho usando provisoriamente ônibus gratuitos do Plano de Atendimento entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência (Pae
Fonte - Agência Brasil  01/06/2020