sexta-feira, 8 de maio de 2020

Corpo de Bombeiros distribui máscaras e orienta público nas estações do Metrô de Salvador

Transportes sobre trilhos/Prevenção 😷  🚇

As máscaras distribuídas foram adquiridas a partir de um edital da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), que habilitou 603 empreendimentos em toda a Bahia, para a produção de nove milhões de máscaras.A distribuição nas estações de metrô prossegue até domingo (10), com a entrega, apenas para quem não tem o acessório, e orientações sobre a importância do uso da máscaras.

Secom BA
foto - Fernando Vivas/GOV.BA
Máscaras para evitar a contaminação pela Covid-19 estão sendo distribuídas, gratuitamente, pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), em todas as estações de metrô em Salvador. Conforme estabelece a Lei Estadual 14.261, sancionada pelo governador Rui Costa, a obrigatoriedade do uso do acessório passa a vigorar nesta sexta-feira (8). As máscaras distribuídas foram adquiridas a partir de um edital da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), que habilitou 603 empreendimentos em toda a Bahia, para a produção de nove milhões de máscaras.
A distribuição nas estações de metrô prossegue até domingo (10), com a entrega, apenas para quem não tem o acessório, e orientações sobre a importância do uso da máscara. A ação faz parte da força-tarefa coordenada pelas secretarias estaduais do Planejamento (Seplan) e Desenvolvimento Econômico (SDE). O coronel do Corpo de Bombeiros, Adson Marchesini, responsável pela execução da operação, afirmou que o objetivo é alertar a população. “Estamos informando aos que não estão respeitando a obrigação do uso da máscara sobre a necessidade do acessório para se proteger e para proteger o próximo. Em todas as estações, estamos distribuindo máscara para aqueles usuários que não tiverem”.
O coronel do Corpo de Bombeiros, Adson Marchesini, responsável pela execução da operação, afirmou que o objetivo é alertar a população. “Estamos informando aos que não estão respeitando a obrigação do uso da máscara sobre a necessidade do acessório para se proteger e para proteger o próximo. Em todas as estações, estamos distribuindo máscara para aqueles usuários que não tiverem”.
Ainda segundo o coronel Marchesini, “os bombeiros assumiram essa tarefa devido a uma necessidade que foi apresentada à corporação, que, prontamente se colocou à disposição para ajudar, uma vez que nós representamos o Estado. A utilização da máscara é obrigação de qualquer passageiro que usa o sistema de transporte público para proteger a si próprio e ao próximo”.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano, Nelson Pelegrino, o Governo do Estado tem um comitê, constituído por diversas secretarias, que está implementando e monitorando, diariamente, todas as medidas de prevenção e combate ao coronavírus. “A partir de hoje, a Lei Estadual 14.261 passa a vigorar e estabelece que ninguém vai poder sair de casa sem estar com a máscara de proteção. A lei também proíbe quem não esteja de máscara adentrar a estabelecimentos comerciais e utilizar serviços. Então, a partir de hoje, ninguém entra mais aqui no metrô, por exemplo, sem a máscara. A pessoa pode ser retirada do transporte ou do estabelecimento, caso desobedeça a norma”.
A assistente de odontologia, Juci França, entrou na estação de metrô Acesso Norte já usando sua máscara. “Nesses dias de isolamento social, eu tenho pego o metrô pelo menos quatro vezes por semana . Esse trabalho dos Bombeiros é muito importante, porque, na realidade, a gente se previne de pegar a doença e também previne de contaminar o próximo. É muito bom que o Governo do Estado se prontifique a distribuir a máscaras para que haja essa proteção, isso é uma valorização do cidadão, que também precisa fazer a sua parte”, destacou.
O secretário do Planejamento, Walter Pinheiro, ressaltou que ,“muito mais do que uma obrigação em obediência a uma lei, o uso de máscaras é uma necessidade vital para preservar vidas humanas. Estamos enfrentando uma pandemia de um vírus extremamente contagioso que também é transmitido por pessoas sem sintomas. A melhor forma de prevenção para quem está em circulação é através do uso de máscaras. Então, estamos buscando, cada vez mais, sensibilizar as pessoas da necessidade desta proteção”.
Com informações da Secom BA  08/05/2020

Composição do monotrilho da linha 17 terá 5 carros e fluxo diário pode chegar a 185 mil passageiros, diz BYD

Transportes sobre trilhos  🚄

A BYD,irá fornecer 14 composições (trens) do sistema Skyrail, com cinco carros cada um, projetado para atingir um fluxo diário de até 185 mil passageiros com a conclusão total da linha.O contrato engloba ainda a instalação de portas de plataforma nas oito estações da linha, equipamentos para o sistema de alimentação elétrica, aparelhos de mudança de via e de manutenção dos trens e sistema de controle central.

Diário do Transporte
foto - ilustração/arquivo
O Metrô de São Paulo e a BYD SkyRail São Paulo assinaram o contrato para o fornecimento dos trens do Projeto Linha 17 (Ouro).
Caberá agora à empresa o fornecimento de 14 composições (trens) do sistema Skyrail, com cinco carros cada um, projetado para atingir um fluxo diário de até 185 mil passageiros com a conclusão total da linha.
Segundo comunicado da gigante chinesa, o contrato engloba ainda a instalação de portas de plataforma nas oito estações da linha, equipamentos para o sistema de alimentação elétrica, aparelhos de mudança de via e de manutenção dos trens e sistema de controle central.
A primeira fase do projeto da Linha 17 prevê a ligação do Morumbi ao aeroporto de Congonhas, trajeto com 7.7 Km e oito estações. Com as outras duas fases, o projeto alcança 17,7 km.
Este contrato é o segundo grande projeto da BYD de Skyrail no Brasil. O primeiro está em curso na Região Metropolitana de Salvador.
O SkyRail da BYD é um sistema de monotrilho suspenso, projetado para auxiliar na solução do congestionamento do tráfego urbano.
O investimento da empresa foi de 1 bilhão de dólares (cerca de R$ 5,86 bilhões).
O modelo foi desenvolvido por uma equipe de P&D com mais de mil profissionais.
A BYD garante que o SkyRail traz custos mais baixos, menor período de construção e maior adaptabilidade do terreno quando comparado às tecnologias concorrentes, "além de ser eficiente em termos energéticos, com emissão zero de poluentes e operação silenciosa".
Tyler Li, Presidente da BYD Brasil, destacou que a obra é aguardada há anos pela população de São Paulo. "Teremos um enorme prazer em realizar este projeto de suma importância para a mobilidade da maior cidade do Brasil", comemora.
O processo de licitação, segundo a empresa, levou em consideração a experiência da BYD Skyrail em fornecer uma solução integrada, incluindo veículos, pistas, estações e controle automático de sistemas de sinais de comunicação; e capacidade de fornecer soluções personalizadas com base em diferentes terrenos e localidades.
Fonte - Revista Ferroviária   08/05/2020

Sistema Ferry-boat Salvador/Itaparica passa a operar a cada duas horas

Travessia marítima  🚢

O quadro de horário de travessias entre Salvador e Itaparica sofre alteração. Os oito horários diários do sistema Ferry-Boat continuam sendo ofertados, contudo as viagens passam a acontecer a cada duas horas.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
A partir da manhã desta quinta-feira (7), o quadro de horário de travessias entre Salvador e Itaparica sofre alteração. Os oito horários diários do sistema Ferry-Boat continuam sendo ofertados, contudo as viagens passam a acontecer a cada duas horas. De segunda a sexta-feira os horários são: às 06:00h, 08:00h, 10:00h, 12:00h, 14:00h, 16:00h, 18:00h e 20:00h. A medida original foi alterada com o intuito de diminuir o tempo médio de espera nos terminais entre os horários da manhã e o do meio dia, bem como das 14h e início da noite. O embarque de passageiros e veículos continua limitado a 50% da capacidade das embarcações, e o sistema de travessias segue suspenso aos sábados, domingos e feriados. A resolução Agerba nº 26/2020 foi publicada no Diário Oficial do Estado e edita a primeira resolução de 20 de março, que definia outros horários de travessia.
Com informações da Seinfra BA  07/05/2020

A Bahia já chega a 115 cidades com transportes suspenso

Transportes/Prevenção 🚌

Bahia tem mais quatro cidades com transporte suspenso,no total, a Bahia possui 115 municípios com transporte suspenso. A restrição envolve a circulação, saída e chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans.

Da Redação
foto - ilustração
Itapé, Jacobina, Jitaúna e Tucano terão o transporte intermunicipal suspenso a partir de sexta-feira (8). A restrição envolve a circulação, saída e chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans.
A medida, que tem como objetivo conter o avanço do coronavírus na população baiana, foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (7). O decreto também autoriza a retomada do transporte intermunicipal em Acajutiba, Ipirá e Serra Preta, cidades com 14 dias ou mais sem novos casos de covid-19.
No total, a Bahia possui 115 municípios com transporte suspenso. A lista inclui Abaíra, Água Fria, Alagoinhas, Almadina, Amélia Rodrigues, Aracatu, Arataca, Barra do Choça, Barro Preto, Buerarema, Caetanos, Caldeirão Grande, Camacã, Camaçari, Camamu, Campo Alegre de Lourdes, Canavieiras, Candeias, Castro Alves, Catu, Coaraci, Conceição do Coité, Cruz das Almas, Curaçá, Dário Meira, Dias D'Ávila, Eunápolis, Feira de Santana, Gandu, Governador Mangabeira, Guaratinga, Ibicaraí, Ibirapitanga, Ibirataia, Ibotirama, Ilhéus, Ipiaú, Itaberaba, Itabuna, Itacaré, Itagibá, Itajuípe, Itamari, Itaparica, Itapetinga, Itatim, Ituberá, Jaguaquara, Jaguarari, Jequié, Juazeiro, Jussari e Jussiape.
Também estão com transporte suspenso as cidades de Laje, Lajedo do Tabocal, Lauro de Freitas, Licínio de Almeida, Livramento de Nossa Senhora, Madre de Deus, Maracás, Maragogipe, Maraú, Mata de São João, Morpará, Mucugê, Nazaré, Nilo Peçanha, Nordestina, Nova Soure, Oliveira dos Brejinhos, Paramirim, Pau Brasil, Paulo Afonso, Pilão Arcado, Pojuca, Porto Seguro, Rafael Jambeiro, Remanso, Retirolândia, Ribeira do Pombal, Rio Real, Salvador, Santa Bárbara, Santa Cruz Cabrália, Santa Luzia, Santa Teresinha, Santaluz, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, São Felipe, São Francisco do Conde, São Gonçalo dos Campos, São José da Vitória, São Sebastião do Passé, Sátiro Dias, Saubara, Seabra, Serra do Ramalho, Serrinha, Simões Filho, Taperoá, Teixeira de Freitas, Ubaitaba, Ubatã, Una, Uruçuca, Valença, Valente, Várzea Nova, Vera Cruz e Vitória da Conquista.
Com informações da Secom BA - 07/05/2020 

quinta-feira, 7 de maio de 2020

Brasil, um olho no peixe e outro no gato

Ponto de Vista   🔍

Seguramente, nem o mais pessimista dos brasileiros poderia imaginar, quando da virada do ano, que teríamos um 2020 tão atípico. No momento atual, o foco deve ser o combate ao Coronavírus, para assim tentar evitar a multiplicação das milhares de mortes já contabilizadas. Trata-se, sim, de um momento de união global em torno de um mesmo objetivo.Entretanto, dentro desse contexto, o Brasil parece ser um “ponto fora da curva”, infelizmente. 

Euro Bento Maciel Filho* - Portogente
Euro Bento Maciel Filho
Estamos prestes a entrar no quinto mês do ano e, ao menos até agora, é possível dizer que o ano de 2020 ainda não começou.
Seguramente, nem o mais pessimista dos brasileiros poderia imaginar, quando da virada do ano, que teríamos um 2020 tão atípico. Daquela ideia inicial de retomada da economia, de novos planos para a vida, de esperança em dias melhores após um longo período de absoluta recessão, passamos para um contexto totalmente diverso, de desesperança, aflição e luta pela vida.
É evidente que toda essa situação tem uma razão de ser, qual seja, o tal Coronavírus, que começou na China e, ao depois, espraiou-se mundo afora.
Contudo, se serve de consolo, cumpre dizer que o Brasil não está sozinho. Esse ambiente negativo possui escala mundial, na exata medida em que tanto a derrocada econômica quanto a lamentável perda de vidas humanas atingiram todo o planeta.
Dessa forma, sendo certo que os problemas que atravessamos são, em grande parte, comuns aos dos demais países, é forçoso concluir que, obviamente guardando as devidas diferenças entre o poderio econômico/financeiro de cada um, a recuperação pós-pandemia também deverá seguir um padrão minimamente comum.
Afinal, da mesma forma que as medidas para combater a Covid-19 têm sido comuns ao redor do globo (salvo algumas poucas exceções, notadamente em países totalitários), é esperar que aquelas adotadas para resgatar a economia também acabem sendo “copiadas” e seguidas pelas diversas Nações atingidas.
No momento atual, o foco deve ser o combate ao Coronavírus, para assim tentar evitar a multiplicação das milhares de mortes já contabilizadas. Trata-se, sim, de um momento de união global em torno de um mesmo objetivo.
Entretanto, dentro desse contexto, o Brasil parece ser um “ponto fora da curva”, infelizmente. De fato, só aqui tivemos a proeza de criar uma super crise em meio a outra, misturando-as de tal forma que o cidadão comum já não consegue distingui-las com precisão.
De uns tempos para cá, todos dormem pensando no Coronavírus e acordam assustado com a crise de credibilidade do Governo. Isso porque, ao mesmo tempo em que as estatísticas apontam para o aumento expressivo do número de doentes/mortes, as trapalhadas de Brasília também têm ocorrido com frequência endêmica.
Ora, durante essa pandemia, em qual outro lugar do mundo há a notícia de que o presidente tenha promovido verdadeiro “cabo de guerra” contra a política pública adotada pelo seu próprio Ministro da Saúde?
Além disso, qual outro país teve o seu Ministro da Saúde, normalmente o “comandante supremo” no combate à Covid-19, demitido bem no meio do problema?
Como se tudo isso não bastasse, eis que, num repente, o Ministro da Justiça, seguramente uma das principais escoras do Governo, porque descontente com a açodada troca do “chefe” da Policia Federal, simplesmente pede demissão e, ao explicar as razões da sua saída, imputa supostas práticas pouco ortodoxas ao presidente, assim dando início à (mais uma) grave crise política.
9Para piorar, já no dia seguinte, o presidente, ao tentar recompor a vaga deixada na chefia da Polícia Federal, simplesmente nomeia um “amigo antigo” para o cargo, assim deixando claro que as acusações feitas pelo ex-Ministro da Justiça tinham, no mínimo, plausibilidade.
Mas, como no Brasil “crise pouca é bobagem”, menos de 24 horas depois, o STF – sem aqui entrar no mérito da decisão –, adentrando numa seara que (aparentemente) não é sua, suspende, liminarmente, a nomeação do indicado para o comando da PF; o que enseja, agora, uma (outra) crise entre os Poderes.
Nesse ponto, tal qual foi dito, de forma infeliz, pelo nosso presidente, faz-se preciso indagar: “E daí?”
Ora, as consequências dessa “crise por cima da crise” são terríveis, eis que essa balbúrdia toda abala, de um lado, as já combalidas pilastras da nossa economia e, de outro, afeta a (pouca) credibilidade do Governo.
De um dia para o outro, por conta dessas recentes (e graves) acusações mencionadas pelo ex-Ministro da Justiça, foram apresentados quase uma dezena de pedidos de impeachment. Aliás, é bom salientar que, proporcionalmente ao tempo de governo, Bolsonaro já detém o recorde nesse quesito, e, como consequência dos seus inúmeros mandos e desmandos, vê a sua popularidade cair a cada dia que passa.
Enfim, enquanto a classe política faz as suas lambanças, o dólar dispara, o mercado de ações despenca, o número de mortes causadas pela Covid-19 aumenta e, com tudo isso, a sociedade vê-se aturdida e confusa, sem entender o que fazer (se sai à rua ou se fica em casa), para quem bater panela (a favor ou contra o Governo) ou em quem acreditar (no Presidente ou no ex-Ministro da Justiça).
Lamentavelmente, vivemos tristes tempos de desgoverno e descrédito. Lutar pela vida, nos dias atuais, não tem sido tarefa fácil, contudo, por incrível que pareça, se não tivermos o Governo para atrapalhar, já estaremos no lucro.
* Mestre em Direito Penal pela PUC/SP. Também é professor universitário, de Direito Penal e Prática Penal, advogado criminalista e sócio do escritório Euro Maciel Filho e Tyles – Sociedade de Advogados.
Fonte - Portogente  06/05/2020

Linhas de Metrô e VLTs de Fortaleza seguem suspensas até o dia 20 de maio

Transportes sobre trilhos  🚄

Continua suspensa a operação de todas as linhas do transporte metroviário de passageiros, até o dia 20 de maio.durante o período de distanciamento social.Continuam sem operação as linhas Sul, Oeste, VLT Parangaba-Mucuripe e os VLTs do Cariri e de Sobral.

Da Redação
Adicionar legenda
Em atendimento à prorrogação das medidas restritivas para combater a pandemia pela Covid-19, previstas nos decretos estaduais nº 33.574 e 33.575, de 5/5/2020, informamos que continua suspensa a operação de todas as linhas do transporte metroviário de passageiros, até o dia 20 de maio. Por isso, durante o período de distanciamento social, continuam sem operação as linhas Sul, Oeste, VLT Parangaba-Mucuripe e os VLTs do Cariri e de Sobral.
A Cia Cearense de Transportes Metropolitanos destaca a importância da adesão da sociedade às determinações previstas nos decretos editados pelo poder público, que estabelecem as condutas necessárias para reduzir os danos provocadas pelo novo coronavírus. A prorrogação – e o endurecimento – das medidas restritivas é baseada em critérios técnicos, apontados por especialistas, com objetivo de reduzir a proliferação da doença e minimizar os impactos negativos.
Com informações do Metrofor  06/05/2020

quarta-feira, 6 de maio de 2020

Mais quatro municípios baianos têm transporte suspenso

Transporte/Prevenção  🚌

Barra do Choça, Conceição do Coité, Madre de Deus e São Sebastião do Passé terão o transporte intermunicipal suspenso a partir de quinta-feira (7). A decisão, que visa conter o avanço da pandemia do novo coronavírus na Bahia, foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (6).

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
O decreto também autoriza a retomada do transporte em Coração de Maria, Cravolândia e Mirante, municípios que completaram 14 dias ou mais sem novos casos de Covid-19 confirmados. No total, 114 cidades baianas estão com restrição no transporte intermunicipal. A medida considera a circulação, saída e chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans.
Outros municípios com transporte suspenso são: Abaíra, Acajutiba, Água Fria, Alagoinhas, Almadina, Amélia Rodrigues, Aracatu, Arataca, Barro Preto, Buerarema, Caetanos, Caldeirão Grande, Camacã, Camaçari, Camamu, Campo Alegre de Lourdes, Canavieiras, Candeias, Castro Alves, Catu, Coaraci, Cruz das Almas, Curaçá, Dário Meira, Dias D'Ávila, Eunápolis, Feira de Santana, Gandu, Guaratinga, Governador Mangabeira, Ibicaraí, Ibirapitanga, Ibirataia, Ibotirama, Ilhéus, Ipiaú, Ipirá, Itaberaba, Itabuna, Itacaré, Itagibá, Itajuípe, Itamari, Itaparica, Itapetinga, Itatim, Ituberá, Jaguaquara, Jaguarari, Jequié, Juazeiro, Jussari e Jussiape.
Também estão com transporte suspenso as cidades de Laje, Lajedo do Tabocal, Lauro de Freitas, Licínio de Almeida, Livramento de Nossa Senhora, Maracás, Maragogipe, Maraú, Mata de São João, Morpará, Mucugê, Nazaré, Nilo Peçanha, Nordestina, Nova Soure, Oliveira dos Brejinhos, Paramirim, Pau Brasil, Paulo Afonso, Pilão Arcado, Pojuca, Porto Seguro, Rafael Jambeiro, Remanso, Retirolândia, Ribeira do Pombal, Rio Real, Salvador, Santa Bárbara, Santa Cruz Cabrália, Santa Luzia, Santa Teresinha, Santaluz, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, São Felipe, São Francisco do Conde, São Gonçalo dos Campos, São José da Vitória, Sátiro Dias, Saubara, Seabra, Serra do Ramalho, Serra Preta, Serrinha, Simões Filho, Taperoá, Teixeira de Freitas, Ubaitaba, Ubatã, Una, Uruçuca, Valença, Valente, Várzea Nova, Vera Cruz e Vitória da Conquista.
Com informações da Secom BA  06/05/2020

terça-feira, 5 de maio de 2020

As cidades e seus rios: pelo resgate da riqueza fluvial

Ponto de Vista/Meio ambiente  🌊

Estamos no século XXI, com muita evolução. Mas a que preço e que evolução é essa? Se os nossos rios estão poluídos e dizimados? Serviram para o desenvolvimento das cidades, mas a que preço? É um bom momento para refletir sobre o retrato feio que está disponibilizado para a nova geração. Urgentemente, precisamos mudar o caminho e minimizar os danos.

Sílvio dos Santos* - Portogente
Pintura de Felizberto Ranzini do Rio Tietê
próximo a Ponte do Anastácio, na Freguesia do Ó,
 cuja igreja se destaca a esquerda.
(Figura da postagem original)
Historicamente, as cidades de todo o planeta sempre tiveram em seus rios aliados importantes para o abastecimento. Por meio de seu leito, a navegação permite a distribuição de produtos agrícolas, pescados, água como alimento e, além disso, propicia o transporte como fator de desenvolvimento econômico e social.
Em 1825, o mundo registrou um marco importante na história: a construção da primeira estrada de ferro na Inglaterra. Mesmo com esse fator importante, a navegação fluvial não deixou de ter relevância. Continuava com importância nas mais importantes cidades pelo mundo. Nas margens eram mantidas as principais atividades comerciais, portuárias, administrativas, esportivas e recreativas. Enfim, o rio continuava a ser um estruturador urbano, oportunizando atividades em suas margens. O historiador Adam Smith relata que os rios e os mares eram locais que se destacavam na evolução das cidades, devido às vantagens que a navegação possibilitava, lembrando que não havia nada motorizado, apenas a tração animal. Na Europa ficou evidente essa utilização e muitas cidades foram fundadas às margens de rios.
A revolução industrial trouxe inovações e algumas situações críticas. Apareceram as primeiras manchas de despejos nas águas, causados por indústrias e por esgotos dos centros urbanos. Após o período industrial, começaram os primeiros sinais de alerta sobre o perigo dessas práticas poluidoras. Imediatamente, na França e na Alemanha ações despoluidoras foram realizadas nos rios Reno e Sena. Também foram organizadas ações dessa natureza no Rio Tamisa, na Inglaterra.
Reforçando a importância dos rios, Paris, a capital da França, tem seus principais monumentos e construções localizados nas margens do Rio Sena. A Torre Eiffel está na rive gauche (margem esquerda). O Museu do Louvre está na rive droite (margem direita) e a Catedral de Notre Dame na ilha fluvial, Île de la Cité, interligada pelas duas margens por magníficas pontes. Rio Sena inspirador de arte de Monet, demonstrada em sequência na figura 01.
Londres, cidade relevante para a Europa, tem pontos marcantes como o Big Ben, o Parlamento e a Abadia de Westminster localizados nas margens do Rio Tamisa. Lá também se destacam a Ponte de Londres, como um marco histórico, e a London Eye, roda gigante colossal que marca a modernidade.
Ainda podemos citar o importantíssimo Rio Reno que cruza a Basileia, na Suíça, banha Estrasburgo, cidade Francesa; Frankfurt, Colônia e Bonn, na Alemanha, como um eixo de transporte e desenvolvimento.
Continuando, é relevante citar cidades como Hamburgo, Roterdã, Budapeste, Nova Iorque e Buenos Aires. Emolduradas pelos seus rios, todas elas os têm como aliados no crescimento sustentável.
Nesse contexto, percebe-se que cidades do exterior têm grandes exemplos de boa convivência e harmonia com os seus rios importantes. No Brasil, muitas cidades tiveram a fundação, o desenvolvimento e sustentabilidade em margens de rios. Como exemplo, podemos citar a grande metrópole brasileira, São Paulo.
Às margens do rio Tamanduateí foi construído o histórico Pátio do Colégio, que em seu espaço serviu como ponto estratégico de organização dos bandeirantes. Por meio da bacia fluvial do Rio Tietê, os bandeirantes iniciaram as navegações e utilizavam as correntezas em direção ao sertão, interior do Brasil. Tiveram grande êxito e as bandeiras ultrapassaram os limites do Tratado de Tordesilhas. Na ladeira Porto Geral, ponto importante desse rio, cresceu o Velho Mercado Público. Local em que havia comércio de produtos em larga escala e, como consequência, movimentava a economia.
Não eram apenas a mobilidade e o comércio que aconteciam nas margens do Rio Tietê, mas também recreação, socialização e esporte. O rio apresentava vasta área fluvial, margeada por bosques e águas límpidas. A localização estratégica permitiu a instalação de importantes agremiações sociais como os clubes esportivos Espéria, Tietê, São Bento, Estrela, São Paulo (no antigo Canindé), Corinthians e Palmeiras, como pode-se observar na figura a seguir.

Prova de natação realizada no Rio Tietê
(Figura da postagem original)
Essa riqueza fluvial sadia à cidade, fez com que São Paulo passasse a organizar competições de natação e de remo no rio Tietê, conforme ilustra a figura 03. A escolha era pela excelente qualidade - na época! - das águas dos rios. Além desses clubes, na cidade de São Paulo, também o Clube Pinheiros, antigo Germânia, sediava provas de remo no Rio Pinheiros. Esporte em destaque na época e com muitos bons resultados para os atletas do País.
A economia agropecuária também tinha o seu êxito em torno dos rios. O transporte de animais, principalmente o gado, era realizado de forma terrestre. Nessa região tinha lugar propício para o translado de gado vindo do sul. Passou a ser conhecido como o caminho do gado, ou seja, a Estrada das Boiadas.
E assim, evoluiu a maior metrópole brasileira chamada, como embrião, de Vila de São Paulo de Piratininga. Tornou-se grande por diversos fatores e, principalmente, em função de fontes ricas propiciadas por grandes rios e suas margens.
Nesse crescimento, ao longo do século passado, a cidade virou de costas para seu berço natal. Utilizou as bacias fluviais como reservatório de esgoto e depósito de lixo e as margens fluviais como eixos viários congestionados. Aquele ambiente limpo, saudável e navegável passou a exalar odor irrespirável, ruído ensurdecedor e paisagem árida.
Temos outras situações parecidas, como em Recife o Rio Capibaribe e em Porto Alegre o Rio Guaíba. Ambos estão poluídos e muito mal cuidados! Estamos no século XXI, com muita evolução. Mas a que preço e que evolução é essa? Se os nossos rios estão poluídos e dizimados? Serviram para o desenvolvimento das cidades, mas a que preço? É um bom momento para refletir sobre o retrato feio que está disponibilizado para a nova geração. Urgentemente, precisamos mudar o caminho e minimizar os danos. Buscar alternativas para salvar as nossas águas; começar a resgatar nossos rios!
Felizberto Ranzini, autor da imagem na figura 04, e Claude Monet (figura 01) tiveram a oportunidade de inspirar grandes obras, como arte imortal, colhidas pelos olhos diante a uma vista real.
É necessário um resgate da riqueza fluvial para que a geração atual possa imortalizar e disponibilizar para gerações futuras. Que a simbiose das cidades e rios seja harmônica. Vamos nos empenhar ao menos para tornar límpidas as águas de nossos rios!

Referências bibliográficas
François Beaudouin em “Paris à gré d éau” – Musée de la Batelerie
Tietê O Rio Do Esporte - Henrique Nicolini – Editora Phorte – 2000
(artigo originalmente publicado na ONG Águas Limpas do Rio Pinheiros e revisado por Ortenila Chaise)


*Silvio dos Santos é engenheiro civil, opção transportes, formado pela Escola Politécnica da Universidade de SãoPaulo (USP). Desde 2003 é engenheiro do Laboratório de Transportes e Logística da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde trabalhou em convênios desenvolvidos com a Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT) e com a Secretaria Nacional de Portos para a realização do Plano Nacional de Logística Portuária
Fonte - Portogente  05/05/2020

Bahia tem mais 21 municípios com transporte suspenso

Transportes/Prevenção 🚌

Mais 21 municípios tem transportes suspensos a partir desta quarta feira (06).A decisão, que tem como objetivo conter o avanço do coronavírus na população baiana.Confira aaqui a relação dos novos municípios com transporte intermunicipal suspenso

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
O transporte intermunicipal será suspenso em Abaíra, Governador Mangabeira, Ibirapitanga, Ituberá, Jussari, Jussiape, Nazaré, Nordestina, Nova Soure, Pau Brasil, Pilão Arcado, Pojuca, Rafael Jambeiro, Remanso, Retirolândia, Santo Antônio de Jesus, São Gonçalo dos Campos, Saubara, Serra do Ramalho, Serrinha e Várzea Nova a partir desta quarta-feira (6). 
A decisão, que tem como objetivo conter o avanço do coronavírus na população baiana, foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (5). A restrição considera a circulação, a saída e a chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans.
O decreto também autoriza a retomada do transporte intermunicipal em Capim Grosso, Floresta Azul, Gongogi, Irecê, Itabela, Itapebi e Rio do Pires, cidades com 14 dias ou mais sem novos casos de covid-19.
No total, a Bahia possui 113 municípios com transporte suspenso. A lista inclui Acajutiba, Água Fria, Alagoinhas, Almadina, Amélia Rodrigues, Aracatu, Arataca, Barro Preto, Buerarema, Caetanos, Caldeirão Grande, Camacã, Camaçari, Camamu, Campo Alegre de Lourdes, Canavieiras, Candeias, Castro Alves, Catu, Coaraci, Coração de Maria, Cravolândia, Cruz das Almas, Curaçá, Dário Meira, Dias D'Ávila, Eunápolis, Feira de Santana, Gandu, Guaratinga, Ibicaraí, Ibirataia, Ibotirama, Ilhéus, Ipiaú, Ipirá, Itaberaba, Itabuna, Itacaré, Itagibá, Itajuípe, Itamari, Itaparica, Itapetinga, Itatim, Jaguaquara, Jaguarari, Jequié e Juazeiro. j
Também estão com transporte suspenso as cidades de Laje, Lajedo do Tabocal, Lauro de Freitas, Licínio de Almeida, Livramento de Nossa Senhora, Maracás, Maragogipe, Maraú, Mata de São João, Mirante, Morpará, Mucugê, Nilo Peçanha, Oliveira dos Brejinhos, Paramirim, Paulo Afonso, Porto Seguro, Ribeira do Pombal, Rio Real, Salvador, Santa Bárbara, Santa Cruz Cabrália, Santa Luzia, Santa Teresinha, Santaluz, Santo Amaro, São Felipe, São Francisco do Conde, São José da Vitória, Sátiro Dias, Seabra, Serra Preta, Simões Filho, Taperoá, Teixeira de Freitas, Ubaitaba, Ubatã, Una, Uruçuca, Valença, Valente, Vera Cruz e Vitória da Conquista.
Com informações da Secom BA  05/05/2020

Vaidade e piração: Brasil na pandemia

Ponto de Vista  🔎

No meio de uma crise mundial na área da saúde, criada pelo novo coronavírus (Covid-19), temos a instabilidade de um quadro político para gerir. Levará muito tempo para que o País reconquiste a confiança e a respeitabilidade do mundo.

Editorial Portogente
foto - ilustração
O Brasil se tornou o País mais crítico e instável para os negócios - inclusive para os pares nacionais. No meio de uma crise mundial na área da saúde, criada pelo novo coronavírus (Covid-19), temos a instabilidade de um quadro político para gerir. Levará muito tempo para que o País reconquiste a confiança e a respeitabilidade do mundo.
Ao invés de todos dos poderes republicanos - Legislativo, Judiciário e Executivo - estarem unidos e fazendo todos os esforços políticos para conter a propagação do vírus e para salvar sim a vida das pessoas, vemos um ringue montado. Sobrando socos para todos os lados.
Quem sofre com isso? Em primeiríssimo lugar, os brasileiros e brasileiras que estão morrendo aos milhares por causa do vírus. Depois, vemos a economia nacional sendo ferida gravemente porque aqui estamos preocupados com a eleição de 2022.
A vaidade e a piração de uns e outros não têm tamanho e vai, como um elefante numa loja de cristal, passando por cima do bom-senso, da dignidade, da coisa pública, da Constituição. Somos um navio a Deus dará, sem boas e sábias mãos no timão.
Numa terra sem lei, todos saem perdendo. Ninguém ganha.
Fonte - Portogente  05/05/2020

Uso de máscara obrigatório para embarque nos trens de João Pessoa começou na 2ª feira 04 de maio

Transportes sobre trilhos 

A partir  de segunda feira, 04 de maio,passou a ser obrigatório, aos passageiros, o uso de máscara de proteção facial  como mais uma medida para combater a transmissão do Covid-19. Os usuários do sistema que não estiverem com a proteção não poderão adentrar ao sistema. 

Da Redação
Divulgação/CBTU
A CBTU João Pessoa tornou obrigatório, aos passageiros, o uso de máscara de proteção facial durante a permanência nas estações e trens a partir de segunda feira, 04 de maio, como mais uma medida para combater a transmissão do Covid-19. Os usuários do sistema que não estiverem com a proteção não poderão adentrar ao sistema. Para isso, a Companhia orientou sua segurança para comunicar aos passageiros a exigência do uso da máscara. Os trens já estão operando em horários reduzidos com a finalidade de transportar as pessoas que estão trabalhando no combate ao Coronavírus.
Segundo o superintendente da CBTU João Pessoa, Paulo Barreto, essa medida atende as determinações do Governo do Estado da Paraíba, em seu Decreto nº 40.127, publicado neste sábado, de 02 de maio de 2020. “ E de acordo com o decreto, a obrigatoriedade do uso de máscara de proteção facial de qualquer tipo irá vigorar até o fim do Estado de Emergência, decretado no dia 13 de março”, explica Barreto.
A Companhia vem seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, e junto com as operadoras de trens do Brasil, através da ANPTrilhos, está monitorando o crescimento do vírus com um comitê estratégico onde são discutidas ações de informações e medidas necessárias para minimizar os riscos de transmissão nos sistemas.
Com informações da CBTU 04/05/2020

segunda-feira, 4 de maio de 2020

Antártica e Groenlândia aumentaram os níveis do mar mais de meia polegada em apenas 16 anos, mostram novos dados da NASA

Meio ambiente  

De acordo com dados do laser mais avançado que a Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA) já lançou no espaço para observar a Terra,o nível do mar global aumentou em mais de meia polegada nos últimos 16 anos,

Revista Amazônia
divulgação/Revista Amazônia
A Groenlândia e a Antártica aumentaram o nível do mar global em mais de meia polegada nos últimos 16 anos, de acordo com dados do laser mais avançado que a Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA) já lançou no espaço para observar a Terra.
Embora os números sejam consistentes com outros estudos, como apontou o The New York Times, o laser de satélite permite aos pesquisadores uma imagem muito mais precisa de como o gelo polar está mudando ao longo do tempo, o que ajuda a determinar o papel da crise climática e planejar o futuro aumento do nível do mar.

“Todos esperamos por este novo conjunto de dados”, disse Robin Bell, professor de pesquisa do Observatório da Terra Lamont-Doherty.O estudo, publicado na Science Thursday, combina dados de dois satélites da NASA: o satélite original de elevação de gelo, nuvens e terra (ICESat), que mediu de 2003 a 2009, e o ICESat-2, lançado em 2018. Os dois satélites permitiram que os pesquisadores para medir mudanças na massa de gelo de 2003 a 2019 e calcular que a Groenlândia e a Antártica contribuíram com 0,55 polegadas para o aumento do nível do mar durante esse período. Isso representa cerca de um terço do total global, que também foi impulsionado pela expansão dos oceanos à medida que aquecem, explicou a NPR.
“Se você observar uma geleira ou uma camada de gelo por um mês ou um ano, não aprenderá muito sobre o que o clima está fazendo com isso”, disse o glaciologista da Universidade de Washington e principal autor do estudo, Ben Smith, na imprensa da NASA. lançamento. “Agora temos um período de 16 anos entre o ICESat e o ICESat-2 e podemos estar muito mais confiantes de que as mudanças que estamos vendo no gelo têm a ver com as mudanças de longo prazo no clima”.
Os dados também revelaram que o manto de gelo da Groenlândia perdeu uma média de 200 gigatoneladas de gelo por ano e a Antártica perdeu uma média de 118. São mais de 5.000 gigatoneladas no total, informou a NPR. Para colocar isso em perspectiva, basta um gigatonel para preencher 400.000 piscinas de tamanho olímpico.
Mas os dados de satélite também ajudaram a mostrar como o gelo estava sendo perdido. Na Antártica, o Oriente ganhou massa, provavelmente por causa do aumento da precipitação, informou o New York Times. Mas isso foi compensado pelas perdas na Antártica Ocidental e na Península Antártica. Na Antártida Ocidental, 30% dessa perda foi devido ao gelo flutuante, que retira icebergs ou derrete por baixo devido à água quente do oceano. Embora esse gelo não possa contribuir diretamente para a elevação do nível do mar porque já está flutuando, sua perda desestabiliza o chamado “gelo moído” que pode.
“É como uma torta de maçã e as prateleiras de gelo são como a parede de massa ao redor das bordas da torta”, explicou à NPR a Scripps Institution of Oceanography da Glaciologist da Universidade da Califórnia-San Diego e coautora do estudo Helen Fricker. “E se essas paredes forem muito finas ou se não forem assadas o suficiente, o recheio vazará”.
Na Groenlândia, dois terços da perda de gelo se devem ao derretimento da superfície, algo que raramente ocorre na Antártica, disse o New York Times. A Groenlândia também perdeu muita massa de suas geleiras costeiras, segundo a NASA. Suas geleiras Kangerdulgssuaq e Jakobshavn encolheram de 5 a 6 metros por ano.

A NASA explicou por que seus satélites foram capazes de fornecer um retrato tão detalhado:O instrumento do ICESat-2 é um altímetro a laser, que envia 10.000 pulsos de luz por segundo para a superfície da Terra e calcula quanto tempo leva para retornar ao satélite – até um bilionésimo de segundo. A taxa de pulso do instrumento permite um mapa denso de medição sobre a camada de gelo; sua alta precisão permite que os cientistas determinem quanto uma camada de gelo muda ao longo de um ano para uma polegada.
Os pesquisadores acompanharam as medições anteriores do ICESat e sobrepuseram as medições do ICESat-2 a partir de 2019 e coletaram dados de dezenas de milhões de sites nos quais os dois conjuntos de dados se cruzaram. Isso deu a eles a mudança de altitude, mas para obter a quantidade de gelo perdida, os pesquisadores desenvolveram um novo modelo para converter a mudança de volume em mudança de massa. O modelo calculou densidades através das camadas de gelo para permitir o cálculo da perda de massa total.
Esse nível de detalhe é essencial para ajudar os moradores e os governos costeiros a planejar o aumento do nível do mar, que deve atingir de 2 a 6 pés até 2100, de acordo com a CNBC.
“Nosso objetivo é poder dizer a todas as comunidades costeiras o que elas podem planejar nas próximas décadas”, disse Bell à NPR. “Para fazer isso, nós dois precisamos medir como o gelo está mudando, mas também entender melhor por que ele está mudando”.
Fonte - Revista Amazônia  04/05/2020

Uso de máscaras no Metrô de Salvador será exigido a partir desta sexta-feira (8)

Transportes sobre trilhos/Prevenção  🚇

A exigência passa a valer na sexta-feira, dia 8 de maio.A concessionária estará promovendo campanha educativa durante toda a semana com alertas sonoros, banners e reforço realizado pelos Agentes de Atendimento e Segurança em estações de metrô, trens e terminais de ônibus

Da Redação
divulgação/CCR
A CCR Metrô Bahia esclarece que a Lei Estadual 14.261, de 29 de abril de 2020, prevê a obrigatoriedade do uso das máscaras nas dependências do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas após oito dias da sua publicação. Sendo assim, a exigência passa a valer na sexta-feira, dia 8 de maio. Para orientar os clientes neste período, a concessionária estará promovendo campanha educativa durante toda a semana com alertas sonoros, banners e reforço realizado pelos Agentes de Atendimento e Segurança em estações de metrô, trens e terminais de ônibus. A CCR Metrô Bahia ressalta que trabalha para a manutenção dos seus serviços a fim de garantir transporte público de qualidade e com segurança para quem necessita se deslocar durante a pandemia e ratifica o seu compromisso com a prevenção da Covid-19.
Com informações da CCR Metrô Bahia  04/05/2020

Uso de máscara passa a ser obrigatório na Ceasa e Mercados do Estado

Saúde/Prevenção

O uso da máscara de proteção nas dependências do Centro de Abastecimento do Estado (Ceasa) e Mercados do Estado - Rio Vermelho, Paripe, Ogunjá e 7 Portas, passa a vigorar a obrigatoriedade a  partir do dia 7 de maio

Da Redação
foto - ilustração/MSN
A partir do dia 7 de maio, passa a vigorar a obrigatoriedade do uso da máscara de proteção nas dependências do Centro de Abastecimento do Estado (Ceasa) e Mercados do Estado - Rio Vermelho, Paripe, Ogunjá e 7 Portas, conforme Lei Estadual 14.261, de 29 de abril de 2020. A medida, assim como as anteriores, tem o intuito de conter a disseminação da Covid-19.
De acordo com o vice-governador João Leão, secretário de Desenvolvimento Econômico, a partir do dia 7, durante 8 dias, a fiscalização será no sentido de orientar. “Depois deste prazo será proibido a entrada sem máscara. A regra é válida sem exceções para clientes, permissionários, funcionários e fornecedores”, afirma
A regra vale para todas as pessoas em circulação externa, inclusive em deslocamento nos veículos. Os estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços foram orientados a atender somente ao cliente que esteja devidamente protegido com o uso de máscara.
Com informações da Secom BA  04/05/2020