sexta-feira, 28 de maio de 2021

Horário de funcionamento de Metrô de Salvador

 Boletim Informativo  🚇

O sistema metroviário de Salvador e Lauro de Freitas terá horário de operação de 28 a 30/05 (de sexta a domingo) das 05h as 20h30


foto - ilustração/arquivo


Toque de recolher em Salvador e RMS neste fim de semana começa às 20h

Saúde & Prevenção  😷

A partir desta sexta-feira (28) até domingo (30), a restrição da locomoção noturna de pessoas será das 20h às 5h. Também neste fim de semana, tanto na capital quanto na RMS, o funcionamento dos bares e restaurantes deve estar restrito à comercialização de alimentos e bebidas não alcoólicas

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
De acordo com o decreto publicado no último domingo (23) no Diário Oficial do Estado, o toque de recolher em Salvador e região metropolitana começará mais cedo, neste final de semana. A partir desta sexta-feira (28) até domingo (30), a restrição da locomoção noturna de pessoas será das 20h às 5h. Também neste fim de semana, tanto na capital quanto na RMS, o funcionamento dos bares e restaurantes deve estar restrito à comercialização de alimentos e bebidas não alcoólicas, pois das 20h desta sexta (28) até as 5h de segunda-feira (31), fica proibida a venda de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos, inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery).

Transporte
Desta sexta (28) até domingo (30), o funcionamento dos meios de transporte metropolitanos fica suspenso no período das 20h30 às 5h, mesmo horário de suspensão do ferry-boat nesta sexta-feira. Já no sábado (29) e no domingo (30), o ferry não irá funcionar.

Governo adota medidas mais restritivas em 15 municípios do nordeste do estado
Apenas os serviços essenciais devem funcionar em 15 municípios da região Nordeste da Bahia, a partir deste sábado (29). Fica determinada também a restrição de locomoção noturna das 19h às 5h. As medidas, que têm o objetivo de conter a disseminação da Covid-19 na região, foram publicadas em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (28). As restrições valem até o dia 4 de junho, nos municípios de Adustina, Antas, Banzaê, Cícero Dantas, Cipó, Coronel João Sá, Fátima, Heliópolis, Nova Soure, Novo Triunfo, Olindina, Paripiranga, Ribeira do Amparo, Ribeira do Pombal e Sítio do Quinto. Nesses 15 municípios, fica proibida também a venda de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos, inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery) ou em depósitos e distribuidoras, até as 5h de 4 de junho. Restaurantes, bares e congêneres poderão operar somente de portas fechadas, na modalidade de entrega em domicílio (delivery), até as 24h. Já os estabelecimentos que funcionem como mercados poderão comercializar apenas gêneros alimentícios, bebidas não alcoólicas e produtos de limpeza e higiene, sendo vedada a venda de bebidas alcoólicas. 

SAC 
Ficam suspensas também as atividades presenciais nos órgãos e entidades da Administração Pública Estadual não enquadrados como serviços públicos essenciais. O decreto suspende ainda os atendimentos presenciais do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC). Eventos proibidos Seguem proibidos, nos 15 municípios, os eventos e as atividades, independentemente do número de participantes, ainda que previamente autorizados, que envolvam aglomeração de pessoas. As festas e os shows permanecem suspensos em toda a Bahia. 
Com informações da Secom BA  28/05/2021

A novela do VLT de Cuiabá

Transportes sobre trilhos  🚄

A novela de Cuiabá - Governo de MT quer substituir VLT por BRT; entidades do setor se unem para manter o modal ferroviário.O empreendimento, idealizado na esteira de projetos de mobilidade para as cidades-sede da Copa de 2014, já demandou mais de R$ 1 bilhão de verba pública em serviços e materiais

Revista Ferroviária 
Divulgação/Cuiaba/RF
Iniciadas em 2012 e paralisadas desde 2015, as obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) Cuiabá-Várzea Grande ainda se encontram em um emaranhado de processos judiciais e administrativos sem previsão de solução. O empreendimento, idealizado na esteira de projetos de mobilidade para as cidades-sede da Copa de 2014, já demandou mais de R$ 1 bilhão de verba pública em serviços e materiais, entre eles 40 trens e 22 km de trilhos, que até hoje não possuem qualquer serventia para a população das duas cidades. O capítulo mais recente dessa história é a decisão do governador do Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), anunciada em dezembro passado, de substituir o VLT por um Bus Rapid Transit (BRT). O objetivo é lançar a licitação do projeto, que incluirá a compra de 54 ônibus articulados elétricos, até julho deste ano. “A previsão para concluir a obra, após ser dada a ordem de serviço, é de 24 meses”, disse o governador.
Fonte - Revista Ferroviária  28/05/2021

Senado precisa impedir a privatização da Eletrobras

Ponto de Vista   🔍

A oportunidade e a responsabilidade de impedir que o equívoco se confirme está agora nas mãos do Senado, onde a MP já chegou para apreciação. Pelo modelo adotado, para a desestatização serão emitidas novas ações da Eletrobras, a serem vendidas no mercado, resultando na perda do controle acionário pelo governo federal.

Murilo Pinheiro* - Portogente 
foto - ilustração/arquivo
A Medida Provisória 1.031/2021, que viabiliza a privatização da Eletrobras, foi aprovada na Câmara dos Deputados, na madrugada de quinta-feira (20/5). A oportunidade e a responsabilidade de impedir que o equívoco se confirme está agora nas mãos do Senado, onde a MP já chegou para apreciação. Pelo modelo adotado, para a desestatização serão emitidas novas ações da Eletrobras, a serem vendidas no mercado, resultando na perda do controle acionário pelo governo federal. Está previsto que a União terá ação de classe especial, a chamada golden share, que lhe garante poder de veto em decisões da assembleia de acionistas. Na prática, o Estado brasileiro, com objetivo míope, de curto prazo, pensando meramente em fazer caixa, abre mão da principal holding de energia da América Latina, responsável por 31% da geração e 47% da transmissão no País, que deu origem ao bem-sucedido sistema interligado brasileiro. Trata-se, portanto, de fundamental instrumento para planejar o desenvolvimento nacional, garantir a sua soberania e o fornecimento de energia à população com modicidade tarifária. Justificadamente apelidada de “MP do Apagão”, a medida provisória em tramitação pode ter como efeito negativo imediato o aumento do custo da energia para os consumidores, tendo em vista que será extinto o regime de cotas que estabelece valores mais baixos na geração das usinas da empresa. Estudos indicam elevação de 14% na tarifa, somando, nos 30 anos das concessões que serão estabelecidas a partir da privatização, prejuízo da ordem de R$ 450 bilhões nas contas de luz. Dadas todas as questões de monta envolvidas nesta desestatização, causa perplexidade que tal processo seja encaminhado por meio de medida provisória, mecanismo que deve ser utilizado em situações de urgência. Não tem cabimento que a entrega da Eletrobras seja decidida sem um amplo e transparente debate sobre suas consequências, com a participação da engenharia nacional, do setor produtivo e da sociedade como um todo. O governo e o parlamento têm o dever de prestar contas à cidadania brasileira sobre seus atos. Não têm mandato para promover ações de forma açodada sem informar adequadamente o que significam; pelo contrário, foram eleitos para servir à população, trabalhando pelo interesse público. É desse compromisso que os senadores precisam se lembrar agora para agir à altura do voto de confiança que receberam dos eleitores. Aos técnicos do setor, ao movimento sindical, à sociedade organizada cabe mobilização para que essa MP não prospere. Aqueles que defendem a privatização da Eletrobras devem estar dispostos a discutir a proposta de forma aberta e democrática.
* Presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (Seesp)
Fonte - Portogente 27/05/2021

quarta-feira, 26 de maio de 2021

Transporte de passageiros é suspenso no trem da Vale da EFC

Transportes sobre trilhos  🚄🚃🚃🚃  😷

A empresa Vale anunciou que está suspenso, a partir desta segunda-feira (24), a circulação do Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Carajás (EFC), como medida preventiva no enfrentamento da pandemia da Covid-19. No documento, o Governo do Pará considerou a atual situação do Estado do Maranhão, que se encontra com registros da nova cepa indiana da Covid-19. 

Diário Online (PA)*
foto - ilustração/arquivo
Após solicitação do Governo do Estado do Pará, por meio de ofícios enviados neste domingo (23), a empresa Vale anunciou que está suspenso, a partir desta segunda-feira (24), a circulação do Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Carajás (EFC), como medida preventiva no enfrentamento da pandemia da Covid-19. No documento, o Governo do Pará considerou a atual situação do Estado do Maranhão, que se encontra com registros da nova cepa indiana da Covid-19. Atualmente, o Trem de Passageiros possui 15 pontos de parada, em 27 municípios localizados entre os estados do Pará e do Maranhão. De acordo com a Vale, os passageiros que tiverem suas viagens canceladas poderão solicitar o reembolso do bilhete, sem custo adicional ou aguardar o retorno do trem para remarcar no prazo de um ano da data de emissão. Mais informações podem ser obtidas por meio do canal de atendimento Alô Ferrovias (0800 285 7000). A Vale informou, ainda, que “continua acompanhando a situação e reitera o seu compromisso com a segurança dos passageiros, de suas operações e das comunidades ao longo da ferrovia”. “A Vale está em contato com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), órgão federal responsável por regular e fiscalizar a concessão ferroviária”, declarou a empresa, por meio de nota.

Outras medidas contra o alastramento da nova cepa
Por meio das suas redes sociais, neste domingo (23), Helder Barbalho informou, ainda, que foram enviados pedidos de informações aos diretores presidentes da Companhia das Docas do Pará (CDP) e da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), assim como também aos superintendentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Aeroporto Internacional de Belém, sobre as medidas de prevenção tomadas em portos, aeroportos e nos postos localizados nas divisas do Estado do Pará com o Maranhão, para combater, em território paraense, a proliferação da cepa indiana. “Já emitimos, através da Secretaria de Saúde (Sespa), nota de alerta para que os serviços de saúde do Estado fiquem atentos à identificação de possíveis casos da variante aqui no Pará. Todas as providências estão sendo tomadas, mas nós pedimos que a população continue se protegendo, usando máscara, não descuidando das medidas de segurança e, para quem puder, que fique em casa. Se proteja, proteja sua família”, reforçou o governador do Pará.

Nova Cepa
O Maranhão confirmou, na quinta-feira (20), os primeiros casos da variante indiana do coronavírus (B.1.617) no Brasil. Os seis casos da nova cepa no país foram detectados em tripulantes do navio MV Shandong da Zhi, que saiu da Malásia e chegou ao litoral maranhense, no último dia 14 de maio. Um dos infectados foi internado em um hospital particular de São Luís. Os outros, estão isolados dentro do navio, em alto mar.

Recomendações
Na sexta-feira (21), a Sespa emitiu nota de alerta para que os serviços de saúde do Estado estejam atentos para identificação de casos no território paraense. Também foram feitas recomendações, durante reunião realizada com representantes do Centro de Operações Emergenciais (COE-Covid-19/PA), técnicos da vigilância sanitária do Estado, técnicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) além de representantes dos centros regionais de saúde da área de fronteira, para que haja intensificação da vigilância em portos, rodoviárias e aeroportos, sendo solicitado a ANVISA que notifique de forma imediata a ocorrência de casos suspeitos identificados durante as fiscalizações para a investigação e adoção das medidas de isolamento. O Pará não possui, até o momento, registro de casos confirmados da nova cepa indiana. No entanto, no sábado (22), foram analisadas amostras de dois pacientes do município de Primavera, no nordeste paraense, pelo Laboratório Central (Lacen – PA), os quais testaram positivo para COVID-19. Por se tratar de pessoas que estiveram no Porto de Itaqui, no litoral do Maranhão, onde há casos confirmados da nova variante do coronavírus, os pacientes estão em isolamento e sendo monitorados. As amostras dos pacientes foram encaminhadas para sequenciamento genético no Instituto Evandro Chagas, para confirmar ou descartar a nova variante.
*https://www.diarioonline.com.br/noticias/para/654538/transporte-de-passageiros-e-suspenso-no-trem-da-vale
Fonte - Revista Ferroviária  25/05/2021

terça-feira, 25 de maio de 2021

Governo do Estado(BA) vai leiloar componentes do trem do Subúrbio Ferroviário

Transportes sobre trilhos  🚂🚃

Os 177 lotes do Edital Saeb 002/2021 estão disponíveis para visitação dos interessados a partir dessa segunda-feira (24), mediante agendamento prévio.Avaliado em um montante total de R$ 5,3 milhões, o certame também vai leiloar outros bens públicos como veículos, móveis, material de informática, itens eletrônicos.

Secom BA
divulgação/Secom BA
A Secretaria da Administração (Saeb) vai leiloar, no dia 4 de junho, 19 lotes contendo componentes do trem do Subúrbio Ferroviário, avaliados em R$ 4,3 milhões. Serão levados a leilão itens como vagões, painéis de controle, motores de tração, prancha ferroviária, materiais diversos de cobre, dentre outros equipamentos. Os 177 lotes do Edital Saeb 002/2021 estão disponíveis para visitação dos interessados a partir dessa segunda-feira (24), mediante agendamento prévio. Verifique os locais e horários para visita no edital, acessando site www.comprasnet.ba.gov.br. Avaliado em um montante total de R$ 5,3 milhões, o certame também vai leiloar outros bens públicos como veículos, móveis, material de informática, itens eletrônicos. O leiloeiro oficial Oscar de Menezes Palmeira foi designado para comandar o certame. A sessão pública será realizada exclusivamente de forma eletrônica, pelo sítio na Internet www.oscarleiloes.com.br, a partir das 9h30. Os interessados em participar podem fazer suas inscrições pelo mesmo site, no prazo de até 48 horas antes do início do certame. Os lances do leilão podem ser iniciados até 10 dias antes da sessão pública, oferecidos pelo site do leiloeiro oficial, sem prejuízo das ofertas posteriores, feitas no dia e horário marcados para o início do certame. Os licitantes vencedores serão aqueles que oferecerem maior lance ou oferta. O lote mais barato do certame é composto por materiais de escritório e tem lance mínimo de R$ 400,00. Já o lote com maior valor foi avaliado em R$ 850 mil, formado por itens ferroviários como motores de tração, geradores e outros. O certame vai levar a leilão 11 vagões pertencentes ao trem do subúrbio, além de diversos componentes de cobre como bobinas, cabos e fios. O leilão também vai apregoar 105 lotes com veículos diversos como automóveis, utilitários, caminhões e motocicletas. As fotos e descrições dos bens a serem leiloados também estão disponíveis no portal do leiloeiro oficial (www.oscarleiloes.com.br). No entanto, para avaliar os lotes, os interessados poderão visitá-los, mediante agendamento prévio, realizado pelo endereço eletrônico comissão.leilao@saeb.ba.gov.br ou pelo telefone (71) 3115-3191. O pagamento dos bens arrematados deverá ser feito à vista, por transferência ou depósito bancário, conforme orientações do leiloeiro que serão enviadas ao arrematante através do e-mail informado no cadastro, no prazo de 24 horas. O licitante vencedor pagará ainda ao leiloeiro a comissão de 5% sobre o valor da arrematação. O não pagamento do valor integral do bem arrematado implicará no cancelamento da arrematação. Os bens deste Leilão são isentos de ICMS, de acordo com a Instrução Normativa número 021, da Secretaria da Fazenda. Além da prevenção contra o Coronavírus, ao ser realizado pela internet, o Leilão pode fomentar uma participação maior de licitantes, já que eles não precisam se deslocar para estar presencialmente na sessão pública. Interessados de qualquer lugar do Estado da Bahia e de todo território nacional podem participar, via web. Uma maior participação de licitantes pode gerar uma competição mais acirrada, trazendo vantagem econômica para o Estado.
Com informações da Secom BA  25/05/2021

Horário de funcionamento do Metrô de Salvador

 Boletim Informativo - Metrô   🚇

O Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas estará operando do dia 24/05 a 31/05 das 5h as 22h30,seguindo o Decreto do Governo do Estado de nº 20.481


foto - ilustração/arquivo


Sistema Ferry-Boat Salvador/Itaparica funciona até 19h30 na próxima sexta(28) e na segunda-feira (31/05)

Boletim Informativo - Ferry-Boat  🚢 

O horário de funcionamento do Sistema Ferry-Boat que opera na travessia marítima entre Salvador e a ilha de Itaparica, segue das 05h30 às 21h30, até quinta-feira (27/05). Na sexta-feira (28/05) e também na segunda-feira (31/05), o sistema encerra  mais cedo, operando das 05h30 às 19h30. Não haverá funcionamento nos dias 29 e 30 de Maio, sábado e domingo. O Ferry-Boat vai funcionar até quinta-feira com viagens às 05h30, 6h, 8h, 10h, 11h, 12h, 14h, 16h, 17h, 18h, 19h30, 20h30 e 21h30, saindo do Terminal São Joaquim; e 05h30, 6h, 8h, 9h, 10h, 12h, 13h, 14h, 16h, 17h, 18h, 19h30, 20h30 e 21h30, a partir do Terminal Bom Despacho. Já na sexta-feira e segunda-feira, as travessias ocorrem às 05h30, 6h, 8h, 10h, 11h, 12h, 14h, 16h, 17h, 18h e 19h30, a partir do Terminal São Joaquim; e 05h30, 6h, 8h, 9h, 10h, 12h, 13h, 14h, 16h, 17h, 18h e 19h30, saindo do Terminal Bom Despacho. A partir de terça-feira (01/06), o sistema volta a operar entre 05h30 e 21h30.

foto - ilustração/arquivo


segunda-feira, 24 de maio de 2021

CBTU apresenta projeto de trem turístico Maria Fumaça de Maceió a Rio Largo

Trem Turístico  🚂🚃

O projeto da Maria Fumaça é discutido em reunião com secretários de Rio Largo. O encontro teve como pauta o projeto do Trem Turístico, iniciativa da CBTU de Maceió, que colocará em circulação a Maria Fumaça. O trem será uma jardineira, que levará moradores e turistas para conhecer belezas naturais, arquitetônicas e outros atrativos entre o bairro de Bebedouro, em Maceió, de onde sairão os passeios, até a sede do Instituto de Preservação da Mata Atlântica, em Rio Largo

Da Redação
Divulgação/CBTU
O superintendente de Trens Urbanos de Maceió, Carlos Jorge, recebeu em seu gabinete, na sexta-feira, 21, os secretários municipais de Rio Largo, Thyago Melo, do Planejamento, e Douglas Costa, de Esporte e Turismo. O encontro teve como pauta o projeto do Trem Turístico, iniciativa da CBTU – Companhia Brasileira de Trens Urbanos, de Maceió, que colocará em circulação a Maria Fumaça. Carlos Jorge ressaltou a importância da participação dos municípios de Rio Largo e Satuba na programação do passeio com a Maria Fumaça, entretanto destacou que todos os projetos de percurso e programação serão analisados pela equipe técnica da CBTU, que está cuidando da reforma e manutenção da Maria Fumaça. “A locomotiva a vapor tem 92 anos e necessita de muitos cuidados e reparos específicos para voltar a circular. Todo o percurso precisa ser analisado para verificar se a Maria Fumaça apresenta condições de segurança para operar”, disse.

Maria Fumaça
A locomotiva a vapor, adquirida pela CBTU em 2008 dos proprietários da Usina Utinga, é de origem alemã, e vai se transformar num trem turístico com capacidade inicial para 52 pessoas. Será uma jardineira, com bancos de ferro originais, movida a madeira que levará moradores e turistas para conhecer belezas naturais, arquitetônicas e outros atrativos entre o bairro de Bebedouro, em Maceió, de onde deve sair os passeios, até a sede do Instituto de Preservação da Mata Atlântica, em Rio Largo, passando por Fernão Velho e pelo município de Satuba. O projeto da Maria Fumaça está na fase de apresentação a instituições da área pública e privada para viabilizar parcerias que permitam a operação. Deve começar a circular no final deste ano.
Com informações da CBTU  24/05/2021

Toque de recolher é prorrogado até 1º de junho em toda a Bahia

Saúde & Prevenção  😷

Nas regiões da Chapada, Oeste, Sudoeste e Extremo-Sul, as medidas de restrição de locomoção tem validade das 20h às 5h. Nos municípios integrantes das regiões de saúde em que a taxa de ocupação de leitos de UTI vier a se manter igual ou inferior a 75%, por cinco dias consecutivos, a restrição na locomoção será válida das 22h às 5h. O funcionamento de bares e restaurantes deve ficar limitado às 19h todos os dias, até 1º de junho. 

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
O Governo do Estado decidiu manter a restrição da locomoção noturna de pessoas das 21h às 5h, em toda a Bahia e em conformidade com as condições estabelecidas nos respectivos decretos municipais, até o dia 1º de junho. Nas regiões da Chapada, Oeste, Sudoeste e Extremo-Sul, as medidas de restrição de locomoção tem validade das 20h às 5h. Nos municípios integrantes das regiões de saúde em que a taxa de ocupação de leitos de UTI vier a se manter igual ou inferior a 75%, por cinco dias consecutivos, a restrição na locomoção será válida das 22h às 5h. O funcionamento de bares e restaurantes deve ficar limitado às 19h todos os dias, até 1º de junho. No final de semana, o funcionamento dos bares e restaurantes deve estar restrito à comercialização de alimentos e bebidas não alcoólicas, pois das 18h de 28 maio até as 5h de 31 de maio, a venda de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos fica proibida, inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery), com exceção apenas para as regiões de saúde que alcancem a taxa de 75% ou menos de ocupação de leitos de UTI, durante cinco dias consecutivos A circulação das lanchinhas deve ser suspensa das 22h30 às 5h, limitada a ocupação ao máximo de 50% da capacidade da embarcação durante o fim de semana. Região Metropolitana O toque de recolher nas cidades da região metropolitana tem validade das 20h do dia 28 às 5h de 31 de maio. Com isso, o funcionamento dos meios de transporte metropolitanos e ferry boat fica suspenso no período das 20h30 às 5h, de 28 até 30 de maio, sendo proibido o funcionamento do ferry boat nos dias 29 e 30. De acordo com o decreto, a comercialização de bebidas alcoólicas nos municípios desta região fica proibida das 20h do dia 28 às 5h do dia 31 de maio. Aulas As unidades de ensino públicas e particulares podem manter as atividades de forma semipresencial. Para que isso ocorra, é necessário que a taxa de ocupação de leitos de UTI Covid esteja abaixo de 75%, por cinco dias consecutivos, nas regiões de saúde. Além disso, as atividades letivas devem ficar condicionadas à ocupação máxima de 50% da capacidade de cada sala de aula e ao atendimento dos protocolos sanitários estabelecidos. Eventos e shows Os eventos e atividades que envolvam aglomeração de pessoas continuam proibidos, em todo o território da Bahia, independentemente do número de participantes, ainda que previamente autorizados. Segue suspensa ainda a realização de shows, festas, públicas ou privadas, e afins, independentemente do número de participantes, além de atividades esportivas amadoras em todos os municípios baianos, até 1º de junho. A atualização do decreto determina ainda a permissão de eventos profissionais e científicos com até 50 pessoas; além de atos religiosos litúrgicos desde que esses ocorram com 25% da ocupação dos espaços. Academias também podem manter o funcionamento, desde que limitem a 50% da capacidade.
Com informações da Secom BA  24/05/2021

Estação do VLT de Sobral(CE) é reaberta com novos acessos para os passageiros

Transportes sobre trilhos  🚇

Estação Boulevard do Arco do VLT de Sobral no Ceará, é reaberta com novos acessos para os passageiros. Nos últimos meses, a Estação passou por uma realocação, sendo remontada a cerca de 50 metros da localização anterior.

Da Redação
Divulgação/Metrofor
Os passageiros do VLT de Sobral, que utilizam a estação Boulevard do Arco, já podem contar novamente com esse equipamento, que foi reaberto ao público nesta segunda-feira (24/5). Nos últimos meses, a Estação passou por uma realocação, sendo remontada a cerca de 50 metros da localização anterior. Atualmente, o VLT de Sobral está em horário especial de operação, funcionando de segunda a sexta-feira, de 6h às 17h, atendendo aos decretos municipais de combate à pandemia de Coronavírus. Com a mudança, a Estação Boulevard do Arco não fica mais localizada no canteiro central da Avenida Dr. Guarany. Os novos acessos para embarque e desembarque estão localizados na Rua Othon de Alencar, e contam com todos os itens de sinalização para pedestres. Os passageiros não precisam mais atravessar a Avenida Dr. Guarany, na entrada ou saída da estrutura. “O tamanho da estação e o formato continuam os mesmos de antes, mudamos apenas os acessos para os passageiros. Por dentro da estação, mantivemos todas as estruturas. A mudança maior é no exterior, na urbanização do entorno”, destacou o gerente operacional do VLT de Sobral, Modoaldo Hélio. Ele informa que a intervenção foi realizada por iniciativa da Prefeitura de Sobral, em parceria com o Metrofor e a Secretaria da Infraestrutura do Governo do Estado, visando também a melhoria do fluxo de veículos na Avenida Dr. Guarany. A rotatória que existia no local foi transformada em um cruzamento.

Nova pintura
Em março e abril, durante pausa operacional imposta pelo combate à pandemia, os 5 VLTs passaram por reforma em seu acabamento externo, ganhando nova pintura e correções de pequenos arranhões e danos na carenagem.
Com informações do Metrofor 24/05/2021


Metrofor

Pinheiro defende plebiscito para escolha entre VLT e BRT,em Cuiabá,: “Vamos ouvir o povo, que é o maior interessado”

Transportes sobre trilhos  🚇

Segundo o gestor, o cidadão é quem vai utilizar o sistema escolhido diariamente e, por isso, deve ter voz ativa na escolha entre Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e Bus Rapid Transit (BRT). “Não vou aceitar que seja feito nada de goela abaixo sem que a população seja ouvida. Queremos assegurar o que for melhor. Qualquer mudança, qualquer discussão contrária, vale a proposta do deputado federal Emanuelzinho que é a realização do plebiscito. 

O Documento (MT)
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, defendeu mais uma vez que a população seja ouvida na definição sobre qual o modal do transporte coletivo deve ser implantado na Capital. Segundo o gestor, o cidadão é quem vai utilizar o sistema escolhido diariamente e, por isso, deve ter voz ativa na escolha entre Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e Bus Rapid Transit (BRT). “Não vou aceitar que seja feito nada de goela abaixo sem que a população seja ouvida. Queremos assegurar o que for melhor. Qualquer mudança, qualquer discussão contrária, vale a proposta do deputado federal Emanuelzinho que é a realização do plebiscito. Vamos ver se Várzea Grande concorda e também pede plebiscito lá”, enfatizou. Nesse sentido, o chefe do Executivo municipal também destacou que a realização de um plebiscito é a melhor alternativa para contemplar toda a população. Emanuel argumentou que essa medida está, inclusive, prevista na Constituição Estadual de Mato Grosso e causa estranheza o fato de não ser utilizada. A proposta de convocar a população às urnas para decidir sobre o melhor modal de transporte para a capital e a cidade vizinha Várzea Grande, foi apresentada pelo deputado Federal Emanuel Pinheiro Neto (Emanuelzinho) e lida pelo prefeito Emanuel Pinheiro em audiência pública no último dia 08 de fevereiro, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). Quando indagado sobre a afirmação por parte do Governo do Estado em relação aos custos, o prefeito sugeriu que a votação fosse feita no mesmo ato do pleito eleitoral em 2022. “Um ano a mais para definir um futuro de uma nação. Existe alternativa para quem quer dialogar, para quem trabalha com respeito à população que utiliza do transporte coletivo. Enquanto eu for prefeito da capital, vou defender o povo cuiabano. Mexeu com Cuiabá, mexeu comigo”, observou. Pinheiro lembrou ainda que quando foi realizada a nova licitação do transporte coletivo em 2016, já constava no planejamento de execução das empresas vencedoras, que o sistema a ser instalado fosse híbrido, pronto tanto para o VLT como o BRT. “Vamos ser democráticos, vamos ser responsáveis, corretos com a população. Quer mudar? Vamos mudar, mas não sem ouvir a população de Cuiabá e Várzea Grande, ninguém tem essa autoridade e legitimidade. Nem o Estado sozinho, nem Cuiabá sozinha e nem Várzea Grande sozinha. Então vamos ouvir o povo, que é o maior interessado, ele deve dizer se quer VLT ou BRT, e a decisão popular tirada de um plebiscito eu acato”, finalizou.
*https://odocumento.com.br/pinheiro-defende-plebiscito-para-escolha-entre-vlt-e-brt-vamos-ouvir-o-povo-que-e-o-maior-interessado/
Fonte - Revista Ferroviária 24/05/2021