PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

Sistema Ferry-Boat,Salvador/Itaparica opera com 6 embarcações nesta sexta(10)

Travessia marítima   🚢

Nesta sexta (10) o fluxo de passageiros é moderado em São Joaquim e tranquilo em Bom Despacho. O movimento de veículos é moderado em São Joaquim e tranquilo em Bom Despacho.O sistema opera com 6 embarcações.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
A travessia marítima entre Salvador e a ilha de Itaparica pelo sistema Ferry-Boat, tem em operação nesta sexta(10) 6 embarcações, Rio Paraguaçu, Zumbi dos Palmares, Anna Nery, Pinheiro, Ivete Sangalo e Maria Bethânia.As saídas estão dentro dos horários regulares (de hora em hora) e com viagens extras. O fluxo de passageiros é moderado em São Joaquim e tranquilo em Bom Despacho. O movimento de veículos é moderado em São Joaquim e tranquilo em Bom Despacho.
Hora Marcada: para verificar a disponibilidade de vagas do serviço exclusivo aos condutores de veículos é necessário acessar o site internacionaltravessias. As passagens são disponibilizadas no site com 30 dias de antecedência.
Para mais informações a ITS,operadora e administradora do sistema, disponibiliza o número 0800 028 2723 e através do e-mail demandastravessias@sollobrasil.com.br.
Com informações da ITS  10/01/2020

Taxação de energia solar

Energia  💡

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), informou que vai pautar um projeto de lei para assegurar que não haverá taxação da energia solar que é produzida por usuários individuais em suas próprias residências e posteriormente compartilhada com a rede local – a chamada geração distribuída.

Portogente*
foto - ilustração/arquivo
O ano de 2020 começa com uma boa polêmica à mesa de parlamentares e também da sociedade brasileira. O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), informou que vai pautar um projeto de lei para assegurar que não haverá taxação da energia solar que é produzida por usuários individuais em suas próprias residências e posteriormente compartilhada com a rede local – a chamada geração distribuída.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) iniciou, em 2019, uma série de consultas públicas para reformar o sistema. Na prática, a agência estuda cobrar uma taxa sobre o compartilhamento da energia excedente produzida por usuários que contam com estrutura própria de geração solar fotovoltaica.
A ideia é que o Congresso aproveite o início do ano legislativo para discutir um texto que impeça qualquer criação de tributo sobre a geração de energia solar fotovoltaica compartilhada.
* Com informações da Agência Câmara de Notícias
Fonte - Portogente  10/01/2020

quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

Cidade do México elimina uso de sacolas plásticas

Sustentabilidade  🌱

A nova lei proíbe ainda a distribuição de plásticos de uso único como talheres, copos e pratos descartáveis. As únicas sacolas que serão permitidas nos estabelecimentos comerciais serão as compostáveis, fabricadas com amido de vegetais.

Revista Amazônia
Revista Amazônia
Desde o último dia 1o de janeiro, estão proibidas a produção e a distribuição de sacolas plásticas, na capital do México.
“O mais importante para nós é ter uma cidade melhor e um planeta melhor; nessa lógica, faremos tudo em nossas mãos. Estamos apostando tudo nessa mudança e estamos muito felizes porque acreditamos que daremos um exemplo ao mundo, o que não é esperado da Cidade do México”, afirmou Lilian Guigue Pérez, diretora de Avaliação de Impacto e Regulamentação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente.
Até então, eram produzidas 13 mil toneladas de lixo por dia na Cidade do México, das quais 8.600 toneladas eram enviadas para aterros sanitários e apenas 1.900 toneladas acabavam sendo recicladas.
A nova lei proíbe ainda a distribuição de plásticos de uso único como talheres, copos e pratos descartáveis. As únicas sacolas que serão permitidas nos estabelecimentos comerciais serão as compostáveis, fabricadas com amido de vegetais.
Quem não cumprir as determinações da Lei de Resíduos Sólidos na Cidade do México poderá pagar multa de 42 mil a 170 mil pesos (entre 9 mil e 36 mil reais).
A capital mexicana entra na lista de diversas cidades e países no mundo que aderiram ao combate ao lixo plástico, que vem poluindo, de maneira sem controle, os oceanos do planeta, e matando milhares de animais marinhos.
Fonte - Revista Amazônia  09/01/2020

Passarela do VLT de Sobral está em fase de conclusão

Transportes sobre trilhos  🚄

Executado pelo Detran-CE, em parceria com a Cia Cearense de Transportes Metropolitanos, órgãos vinculados à Secretaria da Infraestrutura do Ceará, o novo equipamento está em fase final de conclusão. O equipamento será bastante útil para os moradores de Sobral, em especial, aos que residem tanto do lado do bairro Alto do Cristo quanto do lado da antiga estação ferroviária

Da Redação
divulgação/Seinfra CE
A obra de construção da passarela localizada próxima à estação Dom José, do VLT de Sobral, deve ser entregue à população em fevereiro. Executado pelo Detran-CE, em parceria com a Cia Cearense de Transportes Metropolitanos, órgãos vinculados à Secretaria da Infraestrutura do Ceará, o novo equipamento está em fase final de conclusão. Esta semana, a empresa responsável pela obra está fixando as peças do “guarda-corpo” e corrimão de todo o vão de travessia e, posteriormente, fará o mesmo serviço nas rampas de acesso.
O equipamento será bastante útil para os moradores de Sobral, em especial, aos que residem tanto do lado do bairro Alto do Cristo quanto do lado da antiga estação ferroviária, já que ampliará e facilitará o acesso ao VLT. Além disso, a passagem de pedestres dessas localidades em direção ao Centro e vice-versa também será mais rápida e segura.
“Quando tivemos que mudar a Estação Dom José do VLT, de um lado para o outro dos trilhos, para eliminar o conflito com o pátio de manobras e estacionamento dos trens de carga da FTL, constatamos a oportunidade de disponibilizar acesso à estação para os moradores de ambos os bairros, Alto do Cristo e Centro, através de uma passarela. Estamos concretizando esse objetivo agora, o que vem em boa hora, com a inauguração, pela Prefeitura, da belíssima urbanização do Alto do Cristo. Sobral está de parabéns!”, disse o Secretário da Infraestrutura do Ceará, Lucio Gomes.
O superintendente do Detran, Igor Ponte, também comemora o avanço dos trabalhos. “Estamos entregando grandes obras em Sobral que trarão mais mobilidade e segurança viária para os cidadãos. Além da passarela, a terceira maior entre as já entregues pelo Detran no Ceará, também estamos finalizando toda a sinalização vertical e horizontal da segunda etapa da Perimetral de Sobral, em parceria com a Seinfra, SCidades e SOP”, afirmou o superintendente.
Com informações da Seinfra CE  09/01/2020

Embarque de bicicleta no Metrô de BH durante as férias

Transportes sobre trilhos  🚇 <> 🚲

Para facilitar os deslocamentos pela capital, a Companhia permite que os ciclistas embarquem com as bicicletas no metrô. Em cada trem, podem ser embarcadas quatro bicicletas, sempre no primeiro carro. Para garantir a segurança nas plataformas, os demais usuários têm prioridade no embarque

Da Redação
foto - divulgação/CBTU
As férias de janeiro chegaram e passear de bicicleta é um ótimo lazer. A CBTU Belo Horizonte estimula o uso da bike como transporte e também como uma opção saudável para aproveitar o tempo livre. Para facilitar os deslocamentos pela capital, a Companhia permite que os ciclistas embarquem com as bicicletas no metrô.
Em cada trem, podem ser embarcadas quatro bicicletas, sempre no primeiro carro. Para garantir a segurança nas plataformas, os demais usuários têm prioridade no embarque. Dentro das instalações do metrô, a bicicleta deve ser empurrada pelo ciclista. O acesso à plataforma é feito pelas escadas fixas ou rampas. A entrada da bicicleta é realizada pelo portão ao lado das roletas, já o ciclista deve comprar seu bilhete e passar pela catraca.
A CBTU Belo Horizonte recomenda aos ciclistas para que tenham cuidado ao entrar e sair dos trens, a fim de não causar incômodos aos demais usuários. Uma distância de segurança também deverá ser mantida das portas, visando não impedir o fechamento ou obstruir a entrada e saída de passageiros das composições.

Dias da semana e horários para o transporte de bicicletas nos trens do Metrô 
Dias úteis (segunda a sexta) 20h30 às 23h. Sábados 14h00 às 23h. Domingos e feriados nacionais 5h15 às 23h.
Obs: As bicicletas dobráveis, devidamente embaladas, podem ser transportadas como volume durante toda a operação.
Com informações da CBTU  09/01/2020

quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

O novo trem-bala da Central Japan Railway chegara ao Japão em julho

Transportes sobre trilhos  🚅

A primeira aparição de um trem-bala Shinkansen, surgiu por meados de 1964, um pouco antes da capital japonesa sediar os jogos olímpicos do ano.Segundo a Central Japan Railway, o trem-bala N700S(Supreme) será o primeiro modelo a ser lançado em cinco anos.

Mundo Nipo
foto - ilustração/tinn.ir
A Central Japan Railway, companhia ferroviária do Japão, anunciou o lançamento do novo modelo do trem-bala e disse que entrará em funcionamento para a linha Tokaido Shinkansen, no dia 1º de julho deste ano, durante o início dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tokyo.
A primeira aparição de um trem-bala Shinkansen, surgiu por meados de 1964, um pouco antes da capital japonesa sediar os jogos olímpicos do ano.
Segundo a Central Japan Railway, o trem-bala N700S(Supreme) será o primeiro modelo a ser lançado em cinco anos.
A empresa disse que planeja continuar introduzindo novos trens antes dos Jogos de verão e mais 35 unidades até 2023.
twiter.com
O N700S tem uma série de novas medidas de segurança, equipado com 6 câmeras de vigilância. 
O novo modelo também usará energia de baterias embutidas de íon-lítio, caso algum apagão aconteça na região.
Com a introdução dos novos trens-bala, os antigos modelos da série 700, que tem operado por mais de 20 anos, serão retirados de circulação.
Fonte - Revista Ferroviária  08/01/2020



Prefeitura de São Luis retira 25 ônibus do sistema de transporte da capital com mais de 10 anos de circulação

Mobilidade  🚌

A Prefeitura de São Luís, por meio SMTT, fez a retirada de 25 ônibus com mais de 10 anos de circulação do sistema de transporte urbano da capital.A intervenção consiste numa ação em favor dos passageiros do transporte público, visto que, com a retirada dos veículos, novos ônibus estão sendo inseridos para substituir aqueles que estão fora do padrão, mantendo o atendimento regular do serviço prestado à população

Da Redação
divulgação/Agência São Luis
Renovação da frota faz parte das políticas implantadas na gestão do prefeito da cidade para melhorar a qualidade do transporte urbano na capital
A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), fez a retirada de 25 ônibus com mais de 10 anos de circulação do sistema de transporte urbano da capital. A intervenção consiste numa ação em favor dos passageiros do transporte público, visto que, com a retirada dos veículos, novos ônibus estão sendo inseridos para substituir aqueles que estão fora do padrão, mantendo o atendimento regular do serviço prestado à população. A renovação da frota faz parte das políticas implantadas na gestão Edivaldo Holanda Junior para melhorar a qualidade do transporte urbano na capital.
O secretário da SMTT, Canindé Barros explicou que o cronograma de retirada vem ocorrendo de forma gradativa para não afetar os usuários das linhas atingidas. As retirada e substituições ocorrem sempre que chegam ônibus novos de outras concessionárias. “Estamos retirando os ônibus, conforme os outros consórcios possam suprir as necessidades de substituir os ônibus que estão sendo retirados por estarem com mais de 10 anos de uso”, esclareceu Canindé Barros sobre o processo de intervenção.
divulgação/Agência São Luis
Nessa última intervenção, por exemplo, em substituição aos ônibus aos 25 ônibus retirados, foram inseridos cinco ônibus novos nas linhas dos bairros Angelim e nove ônibus novos na linha Circular São Francisco (14 ao todo); os outros 11 ônibus retirados por vencimento de prazo foram substituídos: dois na linha Cidade Operária-Recanto dos Pássaros e nove na linha Circular 02 que atende a região do bairro do Anil.
Segundo a licitação, todos os ônibus que completam 10 anos de uso têm de sair do sistema de transporte municipal. Essa ação de retirada é feita de forma automática, através do Centro de Controle de Operações (CCO), setor que além de operar nas ações diárias de trânsito da SMTT, realiza o controle e fiscalização das atividades das linhas e rotas de ônibus da capital.

Frota RenovadaNa última inserção feita em dezembro de 2019, foram colocados 19 novos ônibus para atender passageiros da capital, contabilizando cinco inserções só no ano passado, totalizando 720 novos veículos em circulação incluídos no sistema de transporte desde o início da gestão do prefeito Edivaldo. Desse total, cerca de metade da frota operante tem ar-condicionado, garantindo mais conforto aos passageiros. Atualmente, 343 ônibus que circulam em São Luís têm ar-condicionado.
Com informações da Agência de Notícias São Luis  08/01/2020

CBTU João Pessoa tem melhor desempenho dos últimos 8 anos em 2019

Transportes sobre trilhos  🚄

No ano passado foram transportados 2.138.464 de passageiros, o que significa que 136.372 pessoas foram transportadas a mais do que em 2018. Para 2020 a expectativa é o crescimento ainda maior no número de passageiros.

Da Redação
divulgação/CBTU
A CBTU João Pessoa registrou em 2019 o seu melhor desempenho nos últimos oito anos. De acordo com o superintendente Paulo Barreto, no ano passado foram transportados 2.138.464 de passageiros, o que significa que 136.372 pessoas foram transportadas a mais do que em 2018. ‘A boa notícia se completa com a informação de havermos superado, em 9.287 passageiros, a meta estabelecida, que era o ano de 2012 (no qual transportamos 2.129.177 passageiros) ’, completou Barreto.
E para 2020 a expectativa é o crescimento ainda maior no número de passageiros. No início deste ano já foram criadas viagens extras, e com a implantação e automação de novos desvios ferroviários junto com a construção da estação IFPB, a perspectiva é ter resultados mais positivos.
Com informações da CBTU  07/01/2020

terça-feira, 7 de janeiro de 2020

Rodoviária de Salvador registra 218 mil embarques em operação especial

Notícias  🚌

Cerca de 218 mil pessoas deixaram a capital baiana entre 17 e 31 de dezembro, através da rodoviária de Salvador, mil a mais que no mesmo período do ano de 2018, superando a estimativa da Agerba que era de aproximadamente 210 mil passageiros.

Da Redação  
foto - Ulgo Oliveira/Seinfra BA
Durante o período de 17 a 31 de dezembro, 218 mil pessoas deixaram a capital baiana através da rodoviária de Salvador, mil a mais que no mesmo período do ano de 2018, superando a estimativa da Agerba que era de aproximadamente 210 mil passageiros. Para atender a demanda, a Agerba disponibilizou 750 horários extras, além dos 540 horários regulares diários. Os dias com maior movimento foram o sábado (21) com 27.009 embarques e a segunda-feira (30) com 15.569 pessoas embarcadas. Os destinos mais procurados foram: Chapada Diamantina, Lençóis, Irecê, Xique-Xique, Barreiras, Vitória da Conquista, Juazeiro e as cidades do Litoral Sul da Bahia, como Itacaré, Ilhéus e Porto Seguro.
Com informações da Seinfra BA  07/01/2020

VLT de Cuiabá vai custar R$ 118 milhões aos cofres em 2020 Gov. do estado ainda estuda destino do modal

Transportes sobre trilhos  🚄

Conforme estimado no projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LOA), R$ 66,3 milhões serão destinados para pagar os dois contratos que o Estado possui com a Caixa Econômica Federal, enquanto que R$ 52 milhões serão para despesas administradas pela Secretaria de Infraestrutura (Sinfra).

O Bom da Notícia
foto - ilustração/arquivo
Há cinco anos as obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) estão paradas, mesmo assim, o VLT irá 'coçar o bolso' do Estado, mais uma vez, neste ano. O empacado modal vai custar R$ 118 milhões em 2020 à Mauro Mendes (DEM). Conforme estimado no projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LOA), R$ 66,3 milhões serão destinados para pagar os dois contratos que o Estado possui com a Caixa Econômica Federal, enquanto que R$ 52 milhões serão para despesas administradas pela Secretaria de Infraestrutura (Sinfra).
A dívida de Mato Grosso referente ao VLT corresponde a 9,87% do montante da dívida consolidada do Estado, tanto interna - com bancos nacionais - quanto externa com o Banco Mundial, que em 2020 soma R$ 7,1 bilhões. Ao todo, o Estado ainda deve R$ 710 milhões referentes aos empréstimos com a Caixa.
Nos últimos cinco anos, Mato Grosso já pagou mais de R$ 500 milhões referentes aos empréstimos.
O secretário Marcelo de Oliveira, titular da pasta, aponta que o VLT passará a ser uma prioridade a partir de março deste ano. O prazo foi estabelecido pelo governador Mauro Mendes (DEM) para dar uma resposta sobre a continuidade ou não do modal.
Mauro chegou a estabelecer prazo em novembro de 2019 para dar uma resposta sobre o VLT, mas ao final do prazo estipulado, pediu desculpas por não ter cumprido a meta e justificou que a situação do modal é complexa, e tem como grande complicador a judicialização.
Em uma de suas últimas entrevistas em 2019, o governador se desculpou com a população pelo fato de não conseguir cumprir a promessa de oferecer uma solução definitiva quanto ao destino do Veiculo Leve Sobre Trilhos, com obras paralisadas desde 2014, em Cuiabá e Várzea Grande.
Mendes apontou uma série de entraves no andamento dos estudos realizados pela Grupo de Trabalho sobre o Sistema de Mobilidade Urbana da Região Metropolitana de Cuiabá, que conta com técnicos do Governo do Estado e da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana e ainda de especialistas na área das duas prefeituras.
"[...] Realmente eu disse que em até um ano daria uma solução. Peço desculpas, mas não foi possível. Criamos uma comissão, teve que colocar o Governo Federal porque tem verba federal. Tem financiamento feito pela Caixa Econômica. Houve problemas no meio do caminho. Descobrimos coisas analisadas no passado que não estavam corretas [...]".
"Tivemos que contratar um novo estudo de tráfego de passageiros para tomar uma decisão correta em cima de dados corretos. Não foi possível [...] Apertei muito a minha equipe. Isso não é uma decisão que o governador toma, que ele acorda inspirado e resolve tomar essa decisão. Isso tem que ter um estudo técnico, tem que conversar com a Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana [...]".
Anunciando, entretanto, que deve se posicionar quanto ao destino do VT ainda no primeiro semestre de 2020.
"É uma solução complexa. Estamos trabalhando, estamos estudando o problema e quero o mais rapidamente possível tomar uma decisão. Seguramente no primeiro semestre do ano que vem teremos uma decisão sobre o VLT".
Fonte - Revista Ferroviária   07/01/2020

segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

CBTU João Pessoa lança horários extras de viagens nesta segunda(06)

Transportes sobre trilhos  🚄

Serão seis viagens extras, entre João Pessoa/Santa Rita e Santa Rita/João Pessoa, nos horários de pico, quais sejam 05h25, 7h00, 17h22 e 06h24, 07h45, 18h21, respectivamente.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
A CBTU João Pessoa para atender o crescente aumento da demanda de passageiros, ampliou o número de viagens nesta segunda-feira, 06, visando o maior conforto dos seus clientes. Serão seis viagens extras, entre João Pessoa/Santa Rita e Santa Rita/João Pessoa, nos horários de pico, quais sejam 05h25, 7h00, 17h22 e 06h24, 07h45, 18h21, respectivamente.
Esses horários extras começam agora em janeiro, pois é historicamente o mês com o maior número de passageiros. Contudo, essas novas viagens devem integrar a grade horária permanente da CBTU João Pessoa, que com novos estudos pode ainda criar mais viagens, sempre pensando no bem estar dos seus usuários.
Com informações da CBTU  06/01/2020

divulgação/CBTU

Impacto de mineração em cidade maranhense desperta atenção da ONU - Entrevista

Entrevista/Meio Ambiente  🎤

O relator especial da ONU Baskut Tuncak, sobre Direitos Humanos e Substâncias Tóxicas (FIDH),veio verificar, pessoalmente, as consequências da mineração e da siderurgia sobre a saúde dos habitantes e o meio ambiente da cidade maranhense de Piquiá. A situação é denunciada há anos pelas Organizações Não Governamentais (ONGs) Justiça Global e Justiça nos Trilhos.

Vera Gasparetto
Especial Portogente

Baskut Tuncak, ao centro, relator especial da ONU
sobre direitos humanos e substâncias
e resíduos tóxicos. Foto/Idayane Ferreira.
Em meados de dezembro último, o relator especial das Nações Unidas sobre Direitos Humanos e Substâncias Tóxicas (FIDH), Baskut Tuncak, esteve no Brasil, no estado do Maranhão. Ele veio verificar, pessoalmente, as consequências da mineração e da siderurgia sobre a saúde dos habitantes e o meio ambiente da cidade maranhense de Piquiá. A situação é denunciada há anos pelas Organizações Não Governamentais (ONGs) Justiça Global e Justiça nos Trilhos. Após sua visita na área, o relator interpelará as autoridades estaduais e federais sobre o caso do Piquiá.
A expectativa é que as empresas Vale, Viena Siderúrgica, Gusa Nordeste, Aço Verde Brasil e Cimento Verde Brasil sejam notificadas para que reparem os danos causados às comunidades e que passem a cumprir as regulamentações acordadas para a exploração das atividades na região.
A jornalista e ativista Idayane Ferreira atua, desde 2016, na assessoria de comunicação da Justiça nos Trilhos, uma organização que assessora comunidades impactadas pelo setor de mineração e siderurgia no corredor de Carajás. A ONG tem pressionado o Estado brasileiro e as empresas a assumirem suas responsabilidades e repararem integralmente as violações dos direitos humanos e do meio ambiente que atingem a comunidade de Piquiá há três décadas. Ela contou ao Portogente as controvérsias sobre o modelo de desenvolvimento na região.

Por onde passa o Corredor de Carajás?
O Corredor de Carajás é uma região cortada pela Estrada de Ferro Carajás (EFC), que vai da Floresta Carajás, localizada em Parauapebas, no Pará - de onde é extraído o minério -, até o porto Ponta da Madeira, em São Luís, no Maranhão, totalizando cerca de 900 quilômetros de extensão. A EFC corta 27 municípios, sendo 24 no Maranhão e três no Pará, em geral territórios rurais, quilombolas e indígenas.

O que é o Projeto Grande Carajás (PGC)?
Vivemos numa região de exploração de recursos naturais, onde predomina o setor de mineração e siderúrgico, além do cultivo da monocultura, o que de certa forma está tudo interligados ao Projeto Grande Carajás (PGC). Esses projetos tiveram sua origem no período de ditadura no Brasil, baseados em uma lógica de "desenvolvimento" econômico para a região amazônica.

Como essa atividade impacta a população local?
A empresa Vale está instalada na região e é a figura que melhor representa o PGC, pois faz parte de toda a cadeia produtiva. Ela explora os recursos minerais, transporta e os comercializa. Ela transporta também os grãos produzidos pela monocultura, principalmente milho e soja. Outra consequência desse processo é que os produtores da monocultura aproveitam o empobrecimento dos territórios para se instalarem, além de utilizarem da logística de transporte de minérios para o transporte da sua produção.
Independente do empreendimento que se instale ou tente se instalar na região, o discurso desenvolvimentista é muito forte e o discurso de mais empregos é sempre utilizado. Na minha avaliação e o que acontece de fato é que esses empreendimentos causam muitos impactos, como o inchaço populacional e o aumento da violência, sem benefícios efetivos para as comunidades locais.
Fonte - Portogente  06/01/2018