sábado, 24 de março de 2018

Governo do Estado anuncia recuperação de 27 quilômetros da BA-878

Infraestrutura  🚗 🚌

Serão recuperados 27,5 quilômetros da rodovia, com investimento de R$ 15,6 milhões. O prazo para conclusão da obra é de 10 meses. A ordem de serviço foi assinada pelo governador Rui Costa, que foi recepcionado com festa pela população saubarense, nesta sexta-feira (23). 

Da Redação
foto - ilustração/ferias.tur
O acesso ao município de Saubara e suas praias, falésias e manguezais, no Recôncavo Baiano, vai ficar mais rápido e seguro após a conclusão das obras de recuperação e pavimentação da BA-878. A ordem de serviço foi assinada pelo governador Rui Costa, que foi recepcionado com festa pela população saubarense, nesta sexta-feira (23). O trecho a ser recuperado fica no entroncamento da BA-420, entre a sede da cidade e o distrito de Bom Jesus dos Pobres.
Serão recuperados 27,5 quilômetros da rodovia, com investimento de R$ 15,6 milhões. O prazo para conclusão da obra é de 10 meses. "Eu quero dar um detalhe sobre essa estrada. Ao longo dos anos, ela foi sendo feita e refeita, com a mesma base. Esse terreno é úmido, tem muito massapê. Então, nós vamos demorar mais um pouco para fazer bem feito. Vamos consertar a base para durar mais", afirmou Rui.
Durante a visita, o governador ainda entregou uma ambulância para o município, além de atender ao pedido de construção de um Mercado Municipal, uma nova praça para Saubara e um sistema de abastecimento de água.
Com informações da  Seinfra BA  23/03/2018

sexta-feira, 23 de março de 2018

Ferry-Boat deverá transportar mais de 99 mil pessoas e mais de 14 mil veículos na travessia Salvador/Itaparica neste feriado

Travessia Marítima  🚢

Durante esses cinco dias, a expectativa é de que circulem entre os dois terminais, São Joaquim e Bom Despacho, mais de 14 mil veículos e mais de 99 mil passageiros, volume igual ao registrado no mesmo feriado ano passado. As embarcações à disposição são: Zumbi dos Palmares, Dorival Caymmi, Juracy Magalhães Júnior, Rio Paraguaçu e Ivete Sangalo.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
Para atender a demanda aguardada neste feriado de Semana Santa a ITS,operadora do sistema Ferry-Boat,vai realizar viagens nos horários regulares (de hora em hora) e saídas extras, sempre que acontecer o aumento da  demanda,entre os dias 29 de março e 2 de abril. Nos dias em que é esperado  um movimento maior, o sistema funcionará 24 horas - de 28/03 (quarta) até 30/03 (sexta), prioritariamente para o terminal São Joaquim; e novamente, de 1/04 (domingo) para 2/04 (segunda), a partir do terminal Bom Despacho.
Durante esses cinco dias, a expectativa é de que circulem entre os dois terminais, São Joaquim e Bom Despacho, mais de 14 mil veículos e mais de 99 mil passageiros, volume igual ao registrado no mesmo feriado ano passado. As embarcações à disposição são: Zumbi dos Palmares, Dorival Caymmi, Juracy Magalhães Júnior, Rio Paraguaçu e Ivete Sangalo.A ITS ressalta que durante a operação podem ocorrer intervalos para manutenção obrigatória.

Hora Marcada
Além das vagas de Hora Marcada nos horários regulares, a ITS abriu 650 vagas extras distribuídas para o trecho Salvador-Ilha de Itaparica nos dias 29 e 30 de março,A venda deste serviço é feita exclusivamente pelo site da ITS,e o pagamento pode ser feito por meio dos cartões de crédito e débito. A disponibilidade pode variar bastante devido a possíveis remarcações por parte dos próprios clientes.

Bilheteria
Os bilhetes de embarques para passageiros podem ser adquiridos nos dois terminais,em Salvador e Bom Despacho.Também são disponibilizados totens de autoatendimento para recarga do cartão Ferry Card e Tarifa Social.
Com informações da Seinfra  23/03/2018

Inaugurado nesta sexta(23) o Terminal de ônibus de Pituaçu integrado ao Metrô de Salvador

Mobilidade  🚌<> 🚇

Com capacidade para 280 mil passageiros, terminal de Pituaçu é inaugurado nesta sexta(23). O equipamento inaugurado pelo Gov. do Estado Rui Costa,contou com um investimento de 81 milhões e está localizado na marginal da Paralela, entre as avenidas Gal Costa, Pinto de Aguiar e São Rafael.

Da Redação
foto - Mateus Pereira/GOVBA
Infraestrutura completa em 42.900 metros quadrados de área construída, com quatro pavimentos, diversas lojas, praça de alimentação e serviços, e acessibilidade total. Assim é o novo Terminal de Ônibus de Pituaçu, inaugurado na manhã desta sexta-feira (23), pelo governador Rui Costa. O equipamento, que contou com um investimento de 81 milhões, está localizado na marginal da Paralela, entre as avenidas Gal Costa, Pinto de Aguiar e São Rafael.
“Esse equipamento muda a acessibilidade das pessoas. O que queremos é facilitar a vida do povo de Salvador e do entorno. Além das seis linhas metropolitanas de ônibus já existentes, que fazem o trajeto via orla, e que terão este terminal como destino final, vamos acrescentar novas linhas, vindas de Candeias, Madre de Deus e São Sebastião do Passé, via BR-324, que passarão pela Avenida Gal Costa, para chegar até aqui”, explicou o governador.

foto - Manu Dias/GOVBA
Rui também destacou outros benefícios que o novo terminal traz à população. “Quero registrar que esses terminais estão gerando emprego. Aqui no de Pituaçu, por exemplo, várias lojas já estão funcionando, oferecendo oportunidades de trabalho para os baianos”.
O novo terminal complementa a série de medidas tomadas pelo Governo do Estado para otimizar a mobilidade urbana em Salvador, e se soma às linhas 1 e 2 do metrô, às respectivas passarelas e estações, bem como às novas avenidas inauguradas, a exemplo da Via Barradão e da Linha Azul.
"A cada dia avançamos com um equipamento novo em mobilidade na capital. Esse que estamos inaugurando hoje é um dos principais, pois ao se integrar ao sistema metropolitano, ele possibilita uma mudança total no comportamento da população de Salvador e da região metropolitana", afirmou a titular da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado, Jusmari Oliveira.

Estrutura
foto - Mateus Pereira/GOVBA
No terminal, que possui 25 baias para ônibus, irão circular, de imediato, linhas metropolitanas, como a 849 URB (Vilas de Abrantes), 857 URB (Arembepe) e 860I (Portão via Pinto de Aguiar), e, num segundo momento, linhas urbanas. O equipamento tem capacidade para a circulação de 280 mil passageiros por dia e até 175 coletivos por hora. Os usuários poderão contar com elevadores, escadas rolantes, rampas, passarelas, piso tátil, sala de primeiros socorros, dentre outros.
"Esse terminal tem a função de congregar todos os passageiros que vêm das linhas urbanas e metropolitanas para a Estação de Metrô de Pituaçu, da Linha 2", explicou Luis Valença, diretor-geral da CCR, empresa que gere o sistema metroviário.
A variedade de lojas contempla a parte de alimentação e de serviços. Uma clínica, com 22 especialidades médicas, também está situada no local. Toda a área será coberta por rondas constantes, efetuadas por agentes de atendimento e segurança, além de 139 câmeras, supervisionadas pelo Centro de Controle Operacional.
Inicialmente, o terminal vai funcionar das 5h às 22h30, mas, quando as linhas que rodam apenas na capital passarem a entrar no equipamento, o horário será estendido, indo de 4h30 às 00h30.

Estação Aeroporto
Na ocasião, o governador Rui Costa falou sobre a inauguração da Estação Aeroporto do metrô. “No próximo dia 14 de abril, iremos entregar a estação aeroporto, já com o funcionamento dos ônibus especiais gratuitos, bate e volta, para o aeroporto. Lá, também teremos um terminal de ônibus, para integrar os passageiros de Camaçari e de Lauro de Freitas. Com isso, vamos dar rapidez ao deslocamento das pessoas, com conforto e segurança. Com certeza, com todos esses investimentos que o Governo está fazendo, Salvador terá a melhor mobilidade urbana do Brasil”, afirmou.
Com informações da Secom BA  23/03/2018

Qual Brasil potência queremos?

Ponto de Vista  🔍

A história recente já nos ensinou que formas autoritárias no Brasil não garantem desenvolvimento econômico em harmonia com avanços sociais tão característicos do mundo desenvolvido e, muitos menos, transparência dos negócios nacionais entre mercado e Estado.

Rafael da Silva Barbosa - Portgente
Rafael da Silva Barbosa/Economista
Em resposta ao site The Intercept, o Centro de Comunicação do Exército Brasileiro, mais especificamente, por meio do acompanhamento do coronel Nador Serrano Brandão, afirmou que, entre outras posições, “existe, hoje, no Brasil, uma excessiva compreensão com direitos” e “atualmente, a falta de um projeto nacional tem impedido que a sociedade convirja para objetivos comuns. Isso inclui, até mesmo, a necessidade de referências claras de liderança política que nos levem a bom porto”.
Ainda: “Mas observa-se, hoje em dia, que a toda hora se levantam bandeiras dos direitos, mas para que possamos usufruir desses direitos há necessidade de que cumpramos nossos deveres. Nessas horas lembramos as palavras do ex-presidente norte-americano, John F. Kennedy, ‘Não perguntes o que a tua pátria pode fazer por ti. Pergunta o que tu podes fazer por ela’”.
A posição oficial da instituição é extremamente preocupante e traz consigo importantes reflexões sobre a história geral e recente do Brasil. A primeira, que dentro do contexto dos estados nação modernos, o Brasil foi o país que mais preservou uma sociedade dos deveres. Ou seja, o princípio do “dever” foi o valor mais presente ao longo da história do país, onde a maior parte dos habitantes, por um bom período, tinha o “dever” de trabalhar compulsoriamente sem qualquer direito, sendo o país do mundo que mais conservou o regime escravista por longos 350 anos.
A segunda é que mesmo restrito a segurança pública, o país tem baixo cumprimento dos 18 tratados de direitos humanos. Embora o Brasil assine todos os tratados, a sua execução e acreditação é baixa. Ao comparar com os Estados Unidos, por exemplo, o país citado assina entre 10 a 14 tratados, mas sua execução é quase plena. Em outras palavras, diferentemente do Brasil, que na lei registra uma quantidade satisfatória de garantias, mas que, ao fim ao cabo, se torna letra morta legal, nos EUA o que está em lei é razoavelmente cumprido.
Logo, a questão não parece ser a quantidade, que está de acordo com os padrões internacionais, mas sim a execução. Assim, na prática, a quantidade de “direitos” tem pouco impacto na proteção do cidadão em relação a possíveis abusos de autoridade no Brasil.
E as críticas desconstrutivas à Magna Carta: “como repleta de direitos”, não fazem sentido, seja em termos práticos ou históricos.
Isto porque, grande parte das suas determinações não é posta em prática e, historicamente, em função do nosso grande passivo histórico, a Constituição Cidadã de 1988 apenas conferiu os direitos básicos secularmente negados à população brasileira. Direitos esses conquistados pelos países desenvolvidos no início do século passado.
O que implicou, em última instância, na qualificação dos “deveres” nacionais, visto que o “direito” não elimina a noção do “dever”, apenas o qualifica em outra dimensão. Quer dizer, o “direito” na verdade ratifica o “dever” de cada agente social no modo de agir, assegurando, assim, de forma ética e civilizada as ações perante aos desafios nacionais, promovendo o aspecto democrático do desenvolvimento para sua maior legitimação.
Com relação à segunda afirmação, a instituição apresenta certa razão, mas não há como negar que tanto no governo Fernando Henrique Cardoso quanto nos períodos Lula e Dilma houve projetos claros. No primeiro, era nítido a promoção do Estado mínimo como projeto de desenvolvimento de país, enquanto para os últimos colocavam-se em prática um reformismo do Estado de bem-estar com reforço das políticas sociais. Em ambos, houve protagonismos e lideranças evidentes, a questão é que diante do desenvolvimento democrático e avanço social consistente, forças do atraso desferiram um golpe interrompendo nossa jovem democracia.
A história recente já nos ensinou que formas autoritárias no Brasil não garantem desenvolvimento econômico em harmonia com avanços sociais tão característicos do mundo desenvolvido e, muitos menos, transparência dos negócios nacionais entre mercado e Estado. A tese de doutorado de Pedro Henrique Campos, “A Ditadura dos Empreiteiros”, é reveladora nesse sentido. Segundo ele:
Já na ditadura, principalmente nos anos mais fechados, foram vistas poucas acusações contra impropriedades cometidas por construtoras, o que evidencia obviamente não o menor número de casos, mas o amordaçamento dos mecanismos de fiscalização e divulgação das irregularidades, que, crê-se, eram até mais frequentes que nos períodos de maior abertura política. (Campos, 2012, p. 493).
Dessa forma, em períodos de obscurantismo, os órgãos fiscalizatórios que garantem transparência aos processos públicos entre o mercado e Estado não funcionam, o que dá uma falsa sensação de legalidade a processos não auditados de forma independente.
Por isso, diante disto, ficam as perguntas: Qual Brasil potência queremos? Aquele em que todos participam ou apenas um grupo? Que persiste na democracia ou abdica?
Ainda é um debate...
*Rafael da Silva Barbosa é economista e doutorando em Desenvolvimento Econômico da Unicamp
Fonte - Portogente   23/03/2018

quinta-feira, 22 de março de 2018

Justiça manda CPTM pagar R$ 50 mil à passageira abusada sexualmente em carro de trem

Direitos Humanos 

De acordo com a decisão do juiz André Augusto Salvador Bezerra, da 42ª Vara Cível da capital, o fato foi confirmado por testemunhas e não foi negado pela companhia. O juiz diz na sentença que o assédio gerou na vítima “irreparável trauma”. “Cabe salientar que tais sofrimentos são evidentes e a demonstração de existência dos mesmos independe, realmente, de maiores comprovações, além das constantes nos autos”, acrescentou o magistrado.

Camila Maciel
Repórter da Agência Brasil

foto - ilustração/arquivo
A Justiça paulista condenou a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) a indenizar por danos morais uma passageira que foi abusada sexualmente em um vagão. Um homem ejaculou em direção à mulher. O valor foi fixado em R$ 50 mil. A companhia informou, por meio de nota, que vai recorrer da decisão e que “repudia o abuso sexual dentro e fora dos trens”.
De acordo com a decisão do juiz André Augusto Salvador Bezerra, da 42ª Vara Cível da capital, o fato foi confirmado por testemunhas e não foi negado pela companhia. O juiz diz na sentença que o assédio gerou na vítima “irreparável trauma”. “Cabe salientar que tais sofrimentos são evidentes e a demonstração de existência dos mesmos independe, realmente, de maiores comprovações, além das constantes nos autos”, acrescentou o magistrado.
A nota da CPTM informa ainda que “em cerca de 80% dos processos semelhantes, a Justiça considera que a CPTM não é responsável pelo ato doloso de terceiros”. Disse também que intensificou treinamento de empregados das áreas de segurança e operação para atendimento às vítimas de abuso sexual, além de campanhas de conscientização.
O telefone de denúncia para os usuários de trem é (11) 97150-4949. O serviço garante o anonimato do denunciante. Segundo a companhia, em 99% dos casos comunicados à CPTM no ano de 2017, os assediadores foram detidos e encaminhados à autoridade policial.
Fonte - Agência Brasil  22/03/2018

"Investir em energia limpa é a saída para evitar crises energéticas", diz secretário de Infraestrutura da Bahia

Infraestrutura  💡

A Bahia possui a maior capacidade de energia solar do Brasil, e está em segundo lugar na geração de energia eólica. O estado conta com 93 parques eólicos e 15 parques de energia com fonte solar em operação comercial. A estimativa é de que a potência gerada pelos ventos seja capaz de abastecer cerca de 6,4 milhões de residências, levando em consideração um consumo médio mensal de 110kWh. 

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
O apagão ocorrido nesta quarta-feira (21), que afetou o Norte e o Nordeste do País, reacende a necessidade de ampliar os investimentos no setor de energia renovável. Aqui na Bahia, mais de 15 milhões de habitantes ficaram às escuras. E é também aqui no Estado que há o maior potencial elétrico de fonte sustentável, com mais de 84%, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
A Bahia possui a maior capacidade de energia solar do Brasil, e está em segundo lugar na geração de energia eólica. O estado conta com 93 parques eólicos e 15 parques de energia com fonte solar em operação comercial. A estimativa é de que a potência gerada pelos ventos seja capaz de abastecer cerca de 6,4 milhões de residências, levando em consideração um consumo médio mensal de 110kWh.
A expectativa é de crescimento para o setor, pois há uma previsão de ampliação na capacidade de geração para o Estado a partir da implantação de 89 parques eólicos, já em andamento, e mais 69 que vão entrar em construção.
A importância de realizar investimentos nesta área é destacada como essencial pelo secretário de Infraestrutura (Seinfra), Marcus Cavalcanti. "Investir em energia limpa é a saída para evitar crises energéticas. A Bahia tem sido protagonista no fomento de energia limpa e em pesquisas neste setor, inclusive, ampliando projetos híbridos, que contemplam a geração de energia a partir de fonte solar e eólica".

Atlas Solar
A expansão do uso de energias renováveis no estado e a viabilidade comercial estão mapeadas no novo atlas solar da Bahia, previsto pra ser lançado neste primeiro semestre. Nesta edição, estão apresentadas pesquisas de projetos híbridos em cidades como Bom Jesus da Lapa e Tabocas do Brejo Velho, que possuem capacidade de gerar energia solar (de dia) e eólica (à noite). "Os números da Bahia são positivos e precisam ser vistos com entusiasmo", explica o gestor da Seinfra. Somente na geração de energia solar são investidos mais de três bilhões de reais, segundo a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).
Com informações da Seinfra BA  22/03/2018

Novo terminal de integração entre ônibus e o Metrô de Salvador será inaugurado no dia 23

Mobilidade  🚌<> 🚇

O terminal tem capacidade para receber 280 mil passageiros por dia e 175 ônibus por hora – entre linhas urbanas e metropolitanas, e vai funcionar das 4:30 às 00:30. Com 42.900,68 m² de área construída, a estrutura é 100% acessível e um dos maiores terminais de ônibus de Salvador. Para chegar ao local, os pedestres poderão utilizar duas passarelas que ligam a parada de ônibus à Estação Pituaçu de Metrô, e à Avenida São Rafael, passeios e elevadores.

Da Redação
Divulgação CCR Metrô Bahia
Um novo terminal de integração com o metrô, o Terminal de Ônibus Pituaçu, será entregue à Salvador nesta sexta-feira, 23, num presente antecipado à capital baiana pelos seus 469 anos. A estrutura, dividida em quatro pavimentos, está localizada às margens da Avenida Paralela (sentido Centro), entre as avenidas do Centro Administrativo da Bahia (CAB), Professor Pinto de Aguiar, São Rafael e Gal Costa e vai integrar diversos bairros à Estação Pituaçu de Metrô, facilitando o acesso a todo o entorno. O terminal tem capacidade para receber 280 mil passageiros por dia e 175 ônibus por hora – entre linhas urbanas e metropolitanas, e vai funcionar das 4:30 às 00:30. Com 42.900,68 m² de área construída, a estrutura é 100% acessível e um dos maiores terminais de ônibus de Salvador.
Para chegar ao local, os pedestres poderão utilizar duas passarelas que ligam a parada de ônibus à Estação Pituaçu de Metrô, e à Avenida São Rafael, passeios e elevadores. Os usuários do Terminal Pituaçu contarão ainda com área de serviço, que vai reunir 24 lojas e quiosques, praça de alimentação com grandes marcas de fast food, além de policlínica com 22 especialidades médicas. 370 vagas de estacionamento também estarão disponíveis aos usuários do novo terminal.
Com informações da CCR Metrô Bahia  22/03/2017

Aeroporto de Salvador mantém liderança entre capitais do Nordeste

Turismo 

Somando janeiro e fevereiro, a capital baiana registrou 1,5 milhão de embarques/desembarques, enquanto o Aeroporto de Recife teve movimentação de 1,4 milhão, no mesmo período.

Da Redação
foto -  Tatiana Azeviche
Com movimento de 644 mil pessoas, o Aeroporto Internacional de Salvador manteve a liderança entre os terminais aeroportuários da região Nordeste, no mês de fevereiro, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Somando janeiro e fevereiro, a capital baiana registrou 1,5 milhão de embarques/desembarques, enquanto o Aeroporto de Recife teve movimentação de 1,4 milhão, no mesmo período.
Para o secretário estadual do Turismo, José Alves, o incremento do fluxo de passageiros se deve a uma série de fatores, entre os quais, a política de promoção da Bahia e as ações voltadas à ampliação da malha aérea. “A redução do imposto sobre o combustível de aviação foi uma das medidas que permitiram a captação de novos voos”, afirmou.
Com informações da Secom BA  22/03/2018

Nota do Blog - O Aeroporto Internacional de Salvador é "Dois de Julho"

Ferrovias: cadê a boa regulação?

Ponto de Vista  🚄🚃🚃🚃

Um sinal inequívoco de que a agência regula mal e não atende satisfatoriamente aos interesses nacionais.É nesse clima que se discute a renovação das concessões ferroviárias cujo contrato ainda restam seis anos para concluir. Sem perguntar o que farão com as linhas que as concessionárias abandonaram. Hoje utilizam somente 15.000 km dos quase 30.000 km concessionados.

Portogente
foto - ilustração
O relatório da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) sobre a Evolução do Transporte Ferroviário parece o mito da pílula dourada quando comparada com a realidade das ferrovias brasileiras. Um sinal inequívoco de que a agência regula mal e não atende satisfatoriamente aos interesses nacionais.
É nesse clima que se discute a renovação das concessões ferroviárias cujo contrato ainda restam seis anos para concluir. Sem perguntar o que farão com as linhas que as concessionárias abandonaram. Hoje utilizam somente 15.000 km dos quase 30.000 km concessionados.
Contratos simples, sem investimentos previstos, contribuem para quase metade dos trechos de linha concessionados estarem abandonados. Como meta têm que aumentar o transporte e reduzir o acidente, fins que vêm sendo perseguidos por meios sem controle nem regulamentação. Dobraram o transporte sobrecarregando as linhas principais.
Reduziram o número de acidentes nos cruzamentos com as rodovias, mas não se conseguiu a redução dos acidentes em razão da má conservação da via sobrelotada. Dessa forma, desgastam as linhas principais até o sabugo, razão pela qual as velocidades caíram bastante. O que aponta a falta de manutenção.Se chineses e russos podem sinalizar uma alternativa de competitividade e de investimentos, são poucas as chances de conseguirem entrar nesse hermético mercado. Recente episódio envolvendo outra agência reguladora, a Antaq, alerta para se investigar porque a ANTT fecha os olhos ao abandono de linhas e permitiu que se delapidasse o patrimônio da antiga Rede Federal Ferroviária (RFFSA).
Parece que a lei do movimento e da renovação encontra pouca aplicabilidade às agências reguladoras brasileiras. Falta regulação e sobeja poder político. E toda vez que se põe luz na produtividade nacional, aparece anarquizada a relação entre produção, circulação e distribuição. Até quando?
Fonte - Portogente  22/03/2018

quarta-feira, 21 de março de 2018

Japão revela protótipo de trem-bala que atinge 300 quilômetros por hora

Transportes sobre trilhos  🚅

Trata-se do modelo N700S, uma atualização do N700 que consegue atingir até 300 quilômetros por hora. A velocidade, porém, não é inédita, como explica o The Verge. Outros modelos de trem-bala no Japão já são capazes de atingir a mesma máxima.

Olhar Digital/Abifer   

O sistema de transporte público do Japão já conta com trens de altíssima velocidade há alguns anos, mas, nesta semana, o país anunciou o protótipo de uma versão melhorada do seu trem-bala mais veloz, batizado de “Supremo”.
Trata-se do modelo N700S, uma atualização do N700 que consegue atingir até 300 quilômetros por hora. A velocidade, porém, não é inédita, como explica o The Verge. Outros modelos de trem-bala no Japão já são capazes de atingir a mesma máxima.
O diferencial do trem “Supremo” está por dentro. A CJR, companhia de transporte sobre trilhos do Japão, atualizou os assentos, incluindo um novo tecido, entrada para carregadores e 15% mais espaço livre para as pernas dos passageiros.
Além disso, o bagageiro também foi atualizado, com mais espaço para bagagens leves e iluminação automática. No total, o N700 Supremo consegue transportar até 1.323 pessoas acomodadas em 16 carros, dos quais 14 são reservados para passageiros.
Por fora, o nariz do trem também foi redesenhado para reduzir os efeitos do “tunnel boom”, o alto estrondo causado por trens em alta velocidade na saíde de túneis, que se assemelha ao “sonic boom”. Ou seja, o novo trem-bala é também mais silencioso.
Por enquanto, o novo trem-bala ainda está em fase de testes. Quando estiver pronto, ele será usado no transporte de passageiros entre Tóquio e Osaka. A inauguração será em 2020, a tempo dos Jogos Olímpicos de Tóquio.
Fonte - Abifer  20/03/2018

terça-feira, 20 de março de 2018

Cármen Lúcia pode ter "cobrança inédita" sobre 2ª instância, diz Celso de Mello

Política  👀

O objetivo da reunião informal sugerida pelo Ministro Celso de Melo, segundo o decano, seria evitar que ela sofresse “cobrança inédita” na história do Supremo, feita por um de seus colegas em plenário, para que a ação sobre o tema seja julgada. Isso ocorreria porque ela tem afirmado que não vai pautar o assunto, por não ver motivos para tal, embora alguns de seus pares tenham defendido publicamente um novo julgamento.

Felipe Pontes
Repórter da Agência Brasil

foto - ilustração
O ministro Celso de Mello, o mais antigo membro do Supremo Tribunal Federal (STF), confirmou hoje (20) ter sugerido à presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, uma reunião informal entre os 11 ministros, nesta terça-feira, para discutir um possível novo julgamento sobre a prisão de condenados em segunda instância da Justiça.
O objetivo, segundo o decano, seria evitar que ela sofresse “cobrança inédita” na história do Supremo, feita por um de seus colegas em plenário, para que a ação sobre o tema seja julgada. Isso ocorreria porque ela tem afirmado que não vai pautar o assunto, por não ver motivos para tal, embora alguns de seus pares tenham defendido publicamente um novo julgamento. A pauta de julgamentos da Corte é definida pela presidência do STF.
A sugestão para a reunião foi feita e acatada na quarta-feira passada, no gabinete dele, afirmou Celso de Mello. No entanto, o encontro não deve ocorrer, pois até o momento não houve convite de Cármen aos demais ministros. “Se não houve convite por parte da presidência, isso significa que ela não se mostrou interessada”, disse o decano.
Os ministros Marco Aurélio Mello, Luís Roberto Barroso e Gilmar Mendes também disseram não terem sido convidados, após serem questionados por jornalistas nesta terça. Segundo a assessoria do STF, em nenhum momento Cármen Lúcia entendeu que deveria fazer os convites. Ontem (19) o encontro foi confirmado pelo tribunal.
Celso de Mello confirmou haver a possibilidade de que uma questão de ordem seja chamada no plenário do STF, de modo a constranger Cármen a colocar as duas ações diretas de constitucionalidade (ADC) sobre a prisão em segunda instância em votação. Questionado se poderia ser ele a chamar tal questão de ordem, o decano respondeu: “Não sei. Vamos aguardar amanhã”.
“Isso nunca aconteceu na história do Supremo. Ao menos nos quase 29 anos que estou aqui. É para evitar um constrangimento inédito que se sugeriu e a presidente aceitou esse encontro [informal entre os ministros]”, disse Celso de Mello.
O cumprimento de pena após condenação na segunda instância da Justiça é tema que vive impasse no Supremo e alguns ministros, principalmente os mais antigos, manifestaram diversas vezes o desejo de que o assunto volte a ser discutido em plenário.
O tema voltou a ser alvo de polêmica após a confirmação pela segunda instância da Justiça Federal da condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex no Guarujá (SP).
O ministro Marco Aurélio Mello liberou, em dezembro, duas ações declaratórias de constitucionalidade (ADC) sobre o tema, uma delas aberta pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Até o momento, foi julgada apenas uma decisão liminar (provisória) sobre o assunto, em 2016, quando o plenário permitiu, por 6 votos a 5, a execução provisória de pena após condenação em segunda instância.
“O Supremo ficou em uma posição que eu diria precária, por 6 votos a 5, uma discussão que agora se propõe uma vez mais”, disse Celso de Mello, que defende a posição de que, para que uma pessoa comece a cumprir sua pena, é necessário aguardar o trânsito em julgado, quando não cabem mais recursos também nas Cortes Superiores.
Ao menos um ministro, Gilmar Mendes, já anunciou que irá modificar seu voto anterior, mudando o placar final no sentido de que se aguarde ao menos o recurso no Superior Tribunal de Justiça (STJ) antes que uma pessoa comece a cumprir pena.
Fonte - Agência Brasil  20/03/2018

O 1º sistema de Metrô automático da Austrália em Sydney,recebe os primeiros trens

Transportes sobre trilhos  🚇

Sydney é a primeira cidade na Austrália a implementar um sistema de metrô,Driverless,totalmente automatizado, fornecendo uma solução moderna de transporte que atenderá às necessidades da cidade em crescimento. O serviço está programado para começar no primeiro semestre de 2019.

Da Redação
foto - ilustração/Sydney Metro
O maior projeto de transporte público da Austrália,um sistema de metrô totalmente automatizado em Sydney, recebeu seus primeiros trens (Driverless) automáticos da Alstom. Sydney é a primeira cidade na Austrália a implementar um sistema de metrô totalmente automatizado, fornecendo uma solução moderna de transporte que atenderá às necessidades da cidade em crescimento. O serviço está programado para começar no primeiro semestre de 2019.
Os três(03) primeiros dos 22 trens com seis(06) carros cada,foram entregues na Estação de Trens do Metrô de Sydney, em Rouse Hill, e estarão sendo testados nos próximos meses. O projeto de € 5,2 bilhões fornecerá um novo sistema capaz de fornecer um alto nível de serviço,com um trem a cada quatro minutos por sentido,durante o horário de pico.
Em 2024, espera-se que os serviços se estendam pela cidade e operem com intervalos de tempo de dois minutos por sentido,entre cada viagem, atingindo a sua capacidade máxima de transporte na cidade.
Os trens incluem três portas duplas em cada lado por carro para melhorar o acesso de passageiros, grandes janelas e iluminação de ambiente por LED. Os trens incluem sistema CFTV de monitoramento,intercomunicadores de emergência e os mais recentes recursos para informações sobre viagens em tempo real. 
Os trens serão operados com o sistema (CBTC), o Urbalis 400 da Alstom, que minimiza o tempo parado nas estações e os horários entre cada serviço.
Com informações do Itelligent Transport  20/03/2018

Prefeita de Paris quer transporte público gratuito para combater poluição

Mobilidade 🚌 🚇

Uma comissão especializada foi constituída para examinar nas próximas semanas um modelo econômico que torne o projeto viável.A prefeita de Paris considerou necessário buscar alternativas para tornar o transporte público mais atraente, o que inclui também melhorar este serviço prestado aos cidadãos.

Alexandre Pelegi
Diário do Transporte*

foto - ilustração/Pregopontocom 2009
A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, quer estudar a tarifa zero na cidade. A medida faz parte dos planos de proteção ao meio ambiente.
Anne apresentará hoje ao Conselho da capital francesa um projeto de estudo sobre a viabilidade de tornar gratuito o transporte público na capital francesa.
Uma comissão especializada foi constituída para examinar nas próximas semanas um modelo econômico que torne o projeto viável.
Em declarações a agência de notícias, Anne Hidalgo afirmou:
‘O tema da gratuidade do transporte é uma das questões chaves na mobilidade urbana, na qual o lugar do automóvel contaminante já não é central’.
Anne afirmou ainda que todas as grandes cidades do mundo estão comprometidas com a questão ambiental, pois ‘está em jogo a necessidade de melhorar a qualidade do ar e proteger a saúde dos cidadãos‘.

Gratuidade
Ela considerou necessário buscar alternativas para tornar o transporte público mais atraente, o que inclui também melhorar este serviço prestado aos cidadãos.
Dados divulgados pela imprensa francesa indicam que o transporte público na região parisiense gera um faturamento de 3,8 bilhões de euros/ano. O desafio do projeto será descobrir como sua gratuidade poderá se sustentar.
Com o projeto de Hidalgo, Paris acompanha outros lugares como a Alemanha, onde já se discute a possibilidade do transporte público gratuito de cinco cidades.
*Publicado em 20 de Março de 2018 por blogpontodeonibus 
Fonte - Diário do Transporte  20/03/2018

Especialista revela qual recurso crucial o Brasil corre o risco de perder

Sustentabilidade  🌊

A cidade de Brasília recebe desde o último domingo (18) até a próxima sexta-feira (23) o 8º Fórum Mundial da Água. Considerado o principal encontro para debater o uso de recursos hídricos no planeta, essa é a primeira vez que o evento acontece no Hemisfério Sul. A expectativa é que cerca de 40 mil pessoas passem pela cidade durante o fórum.

Sputnik
foto - ilustração/arquivo
Para debater justamente o uso de recursos hídricos no planeta, a Sputnik Brasil conversou com o Marcus Vinicius de Freitas, especialista em políticas públicas e professor de Relações Internacionais da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP).
Freitas afirma que temos que usar os recursos de forma que garanta que as próximas gerações continuem fazendo uso deles.
"O que nós vemos em toda essa história é que as gerações atuais têm deixado o mundo pior do que encontraram, tem deixado uma fatura de cartão de crédito para o futuro. A gente deveria estar usando os recursos como se fossem no cartão de débito, no sentido de que nós gastamos agora para repor agora. Essa preocupação que sempre deve permear a nossa cabeça", disse o professor.
Além da água como um recurso de uso pessoal, ela também é um importante componente econômico e político para os países. Marcus Vinicius de Freitas destacou, por exemplo, que a escassez de água no caso do Brasil pode prejudicar diretamente o agronegócio, uma dos principais componentes do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.
"Quando a gente olha para grande produção do Brasil, que é centrada em agricultura e a agropecuária, nós estamos basicamente falando de três recursos: terra, que nós temos em abundância, Sol que felizmente o Brasil também tem muito Sol e o terceiro fator é a água. Então se não cuidarmos deste terceiro elemento, nós corremos o risco de só termos terra e sol e não conseguirmos manter a produtividade que nos permita continuar como um país competitivo numa área que nós temos uma grande vantagem", afirmou.
Durante o 8º Fórum Mundial da Água a diretora-geral da Unesco, Audrey Azoulay, lembrou que 90% da população mundial depende de recursos hídricos transfronteiriços e que há risco de haver conflitos no mundo em decorrência da escassez de água.
Marcus Vinicius de Freitas alertou para o fato do Brasil não fazer o uso correto da água por conta do alto índice de desmatamento e poluição.
"No caso brasileiro a questão da água é complicada pelo fato de que existe muita poluição, um problema enorme de falta de saneamento básico e isso vai causando um estresse hídrico em todo o cenário brasileiro. Além disso, o desmatamento que tem ocorrido no Brasil também é um fator de preocupação porque com o desmatamento vão as nascentes e toda essa questão de surgimento de água potável no Brasil vai de alguma forma diminuindo", completou.
Fonte - Sputnik  20/03/2018

segunda-feira, 19 de março de 2018

Hotéis de Salvador registram 84% de ocupação durante Fórum Social Mundial

Turismo  ✈

Os mais de 60 mil participantes de outros estados e de 120 países contribuíram para a boa ocupação em hotéis da cidade. Durante os cinco dias do evento, a média de ocupação foi de 84%.Durante o evento, muitos turistas circularam pelos pontos históricos e turísticos da cidade, impactando também positivamente mais de 50 segmentos do turismo.

Da Redação
foto - ilustração
A realização do Fórum Social Mundial (FSM) em Salvador, entre os dias 13 e 17 de março, gerou ótimos resultados para a cadeia produtiva do turismo na capital baiana. Os mais de 60 mil participantes de outros estados e de 120 países contribuíram para a boa ocupação em hotéis da cidade. Durante os cinco dias do evento, a média de ocupação foi de 84%.
De acordo com o presidente da Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação (Febha), Sílvio Pessoa, a realização do fórum na capital baiana foi muito boa para os hotéis e outros meios de hospedagem, em um mês de baixa movimentação. “Durante o evento, muitos turistas circularam pelos pontos históricos e turísticos da cidade, impactando também positivamente mais de 50 segmentos do turismo”, disse.
Para dar apoio aos visitantes, a Secretaria do Turismo do Estado (Setur) ofereceu o serviço de receptivo especial dos Guias e Monitores no Aeroporto Internacional de Salvador, no Terminal Rodoviário e nos locais de grande concentração de participantes do fórum. “Para bem receber os visitantes, oferecemos simpatia e profissionalismo”, afirmou o secretário estadual José Alves. O atendimento dos guias foi prestado em inglês, espanhol, francês e alemão.
Com informações da Secom BA  19/03/2018

Trens de passageiros de João Pessoa registram crescimento de 6,2% em fevereiro

Transportes sobre trilhos  🚄

De acordo com a Gerência de Operações(Giope) da CBTU, no mês passado o trens cumpriram 100% das viagens programas, registrando uma pontualidade nas partidas na casa dos 85%. A Giope aponta os serviços de manutenção na via férrea como o principal motivos para atrasos nas viagens. 

CBTU
Divulgação/CBTU
O transporte ferroviário de passageiros continua atraindo novos usuários. Em fevereiro deste ano, a CBTU João Pessoa registrou um aumento de 6,2% em relação ao mesmo mês em 2017. Com isso, a Companhia chegou a transportar mais 155 mil/usuários contra 146 mil do ano passado. Nos dois primeiros meses de 2018, todos os indicadores têm superado os números contabilizados nos mesmos períodos de 2017. A média diária de passageiros chega a 8 mil.
De acordo com a Gerência de Operações (Giope), no mês passado o trens cumpriram 100% das viagens programas, registrando uma pontualidade nas partidas na casa dos 85%. A Giope aponta os serviços de manutenção na via férrea como o principal motivos para atrasos nas viagens. “Sempre há algo para se fazer na linha e isso acaba obrigando o Centro de Controle Operacional (CCO) a reduzir, temporariamente, a velocidade dos trens onde os serviços estão sendo executados”, explica o Engenheiro de Operações, Rômulo Gouveia.
Com informações da CBTU  19/03/2018

domingo, 18 de março de 2018

Notícias ferroviárias - internacional

Ferrivias/Infraestrutura  🚄

Mercado mundial de infra-estrutura ferroviária em março de 2018

Railway Gazette
foto - ilustração/arquivo
Brasil: a  CPTM concedeu à Alstom um contrato de € 11 milhões para modificar a sinalização na Linha 9 de São Paulo para a extensão Varginha.

China:  China Railway Construction Corp ganhou um contrato de 18,4 bilhões de yuans para construir uma linha de metro em Shenzhen.
Shanghai Shentong Metro Group concedeu o contrato de sinalização Line 14 à joint venture Thales SEC Transport da Thales e da Shanghai Electric.

Dinamarca:  Strukton deve renovar 30 km de trilhos entre Valby e Frederikssund.

França:  Autoridade do túnel de Lyon - Torino, a TELT adjudicou um contrato ao consórcio S2IP dos engenheiros suíços Setec, Systra, Italferr e Pini para gerenciamento de projetos dos túneis de acesso entre Saint-Martin-La-Porte e La Praz, pista de furos de 22 · 1 km.

Grécia:  Evraz ZSMK entregou o seu primeiro lote de trilhos para um cliente da UE, que inclui 1 650 toneladas para a extensão do metro de Atenas Linha 3 para o Piraeus.

Indonésia: a  Teltronic deve fornecer comunicações da Tetra para a rede ferroviária ligeira que está sendo desenvolvida em Palembang.

Países Baixos:  Em nome do ProRail, VolkerRail e Arcadis realizaram o trabalho para adaptar a estação Rotterdam Centraal para acomodar o serviço Amsterdam Eurostar em Londres (p28). Isso inclui realinhar trilhas e ampliar uma plataforma para criar áreas seguras para passageiros selecionados.

Polônia: a  PKP PLK escolheu o lance de 99kg de Trakcja PRKiI para um contrato de projeto e construção para reabrir a estação Warszawa Główna, atualmente utilizada como museu. O término revivido deve ser usado para alguns serviços de longa distância durante o fechamento para a modernização de duas das quatro faixas entre as estações de Zachodnia e Wschodnia e, em seguida, seria usado pelo encerramento de serviços que impedem o uso de Centralna devido a restrições de capacidade.
A PKP PLK concedeu à Thales um contrato de 102 m złoty para instalar o ETCS Level 2 na linha de 135 km Kraków - Rzeszów.
Serso ganhou um contrato złoty de 25m para renovação civil, renovação de eletrificação e trabalhos de plataforma na linha Munina - Żurawica de 24 km.
O PPM-T encomendou uma manipulação dinâmica de Plasser & Theurer Unimat 09-32 / 4S para entrega em 2020.
AŽD Praha apresentou o lance mais baixo de 149m złoty para se resignar à rota Poznań - Wronki até dezembro de 2020.
Porr ganhou um contrato de 61 milhões de złoty para modernizar a filial de trilhas únicas Katowice Ligota da PKP PLK - Tychy, de 15 km, e Ekocentrum e Wudimeks, um contrato de 3 m złoty para supervisão.
A PKP PLK escolheu um consórcio de Budimex e KZA PAiT Lublin para um contrato de zloty de 158 m para aumentar a velocidade da linha na Idzikowice na linha tronco CMK.

Rússia: o  CRRC concordou em trabalhar com a concessionária de PPP VIS Construction para projetar e construir a linha de Bovanenkovo ​​- Sabetta de 170 km na península de Yamal. A abertura está prevista para o final de 2019.
A Evraz assinou um acordo de cinco anos para fornecer RZD com 3,2 milhões de toneladas de trilho valendo 111,6 bilhões de rublos. O contrato especifica volume e tipos para cada ano, permitindo um planejamento mais preciso.

Cingapura: a  LTA concedeu a Meiden Singapore dois contratos totalizando S $ 500 milhões para atualizar os suprimentos de energia nas linhas de metro Norte-Sul e Leste-Oeste, e um consórcio da Siemens e da Engie Services Singapore ganhou um contrato de S $ 73 milhões para substituir os circuitos de trilha.

Tailândia: o  MRTA selecionou as fixações de trilhos VIPA DRS da Pandrol para a extensão norte de 19 km da linha verde elevada de Bangkok Skytrain. O VIPA DRS será instalado em plintos de concreto fundido no local, com as placas de base montadas penduradas no trilho e o concreto instalado diretamente na parte inferior da placa de base em uma operação.

Reino Unido:  após a insolvência de Carillion, em 30 de janeiro, o Transporte para Londres anunciou sua intenção de nomear os Serviços de Contrato Cleshar para assumir a manutenção da infraestrutura na East London Line a partir de 1 de abril.
A Network Rail nomeou Balfour Beatty para operar e manter sua frota de Stoneblowers, que injeta o lastro sob as travessas para preencher vazios e restaurar a geometria da trilha. O contrato de quatro anos vale mais de £ 40 milhões.

EUA: a  Wabtec Corp assinou um contrato de US $ 62 milhões para projetar, instalar, testar e comandar o Controle de Trem Positivo para o Corredor Ferroviário da Flórida Central, de 100 km, usado pelos serviços de passageiros SunRail em Orlando.
Nova York  A MTA concedeu ao consórcio de 3º Trilhos de Trilhos de Dragados EUA, John P Picone CCA Civil, Halmar International e Stantec um contrato para adicionar uma terceira faixa de 16 km na Long Island Rail Road entre Floral Park e Hicksville.
Fonte - Railway Gazetten   18/03/2018