sábado, 12 de abril de 2025

Transporte sobre trilhos cresce e transporta 2,57 bilhões de passageiros

Transportes sobre trilhos 🚇

Balanço Metroferroviário 2024: transporte sobre trilhos cresce e transporta 2,57 bilhões de passageiros - Além disso, o segmento registrou a inauguração de três novas estações e a ampliação da malha metroferroviária, que agora soma 1.137,5 km de trilhos, reforçando sua relevância para a mobilidade urbana no país.

ANPTrilhos 
foto ilustração - Pregopontocom
O setor metroferroviário brasileiro encerrou 2024 com números expressivos. Os sistemas urbanos de transporte de passageiros sobre trilhos transportaram 2,57 bilhões de pessoas ao longo do ano, um crescimento de 3,6% em relação a 2023. Além disso, o segmento registrou a inauguração de três novas estações e a ampliação da malha metroferroviária, que agora soma 1.137,5 km de trilhos, reforçando sua relevância para a mobilidade urbana no país. Os dados são do Balanço Metroferroviário da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), que reitera que o transporte de passageiros sobre trilhos é a solução mais eficiente para os desafios da mobilidade urbana.

“Os números mostram que o setor metroferroviário continua crescendo, garantindo mais eficiência e qualidade para os passageiros. Apesar do crescimento contínuo do setor, ainda há a necessidade de mais incentivos regulatórios e maior priorização de investimentos para garantir sua expansão e modernização. O transporte sobre trilhos não apenas reduz congestionamentos, mas também gera impactos ambientais positivos, como a diminuição na emissão de poluentes e a economia de combustíveis fósseis”, destaca Ana Patrizia Lira, Diretora Executiva da ANPTrilhos.

Benefícios econômicos e ambientais
Os dados do balanço mostram que o setor gerou uma economia de R$ 11,7 bilhões ao reduzir a circulação de veículos individuais e ônibus nos centros urbanos, o que também resultou na diminuição dos custos com manutenção das vias. Além disso, foram evitadas 2,4 milhões de toneladas de emissões de poluentes, contribuindo diretamente para a qualidade do ar das cidades, melhorando a vida das pessoas. A mobilidade mais eficiente também trouxe ganhos expressivos no tempo de deslocamento da população. O uso dos trilhos permitiu a economia de 1,5 bilhão de horas no transporte diário, além de reduzir o consumo de 1,2 bilhão de litros de combustíveis fósseis. “A melhoria do transporte público sobre trilhos impacta diretamente a qualidade de vida das pessoas e promove um desenvolvimento urbano mais sustentável. Precisamos continuar incentivando investimentos no setor para ampliar esses benefícios para ainda mais brasileiros”, acrescenta Ana Patrizia Lira.

Perspectivas e expansão da rede
Apesar dos desafios estruturais e da necessidade de aprimoramento regulatório, 2024 foi um ano marcado por importantes avanços. A entrada em operação da Linha 4-Laranja do VLT do Rio de Janeiro e a expansão do Metrô de Teresina são alguns exemplos desses avanços. O crescimento do setor reflete o esforço contínuo para modernizar o transporte público e ampliar sua cobertura. O Balanço do Setor Metroferroviário 2024 também destaca a evolução das concessões como ferramenta essencial para a expansão do setor. A concessão do Trem Intercidades São Paulo-Campinas, firmada em 2024, e os investimentos no VLT de Salvador e na ampliação do Metrô de Belo Horizonte são exemplos do potencial de crescimento do transporte sobre trilhos no Brasil.
Fonte - ANPTrilhos 25/03/2025
Pregopontocom 12/04/2025

sexta-feira, 11 de abril de 2025

Conheça a linha Vermelha de Salvador-Ba - Mobilidade

Mobilidade 🚇 🚄 🚍 🚘

O Corredor Transversal II (Linha Vermelha) é uma ligação viária entre a BR-324, no bairro de Águas Claras, e a Orla Atlântica de Piatã, passando pelas Avs.Orlando Gomes 29 de Março.

Da Redação
foto - ilustração/Conder Ba
Concebidos para realizar a integração com a linha 2 do Metrô de Salvador, os corredores transversais
contam com pista dupla e três faixas por sentido para o tráfego urbano, além de ciclovias, passeios e urbanização. O conjunto de intervenções combinam modais de transporte complementares, transformando a Linha Vermelha (Corredor Transversal II) na primeira ligação viária entre a BR-324, no bairro de Águas Claras, e a Orla Atlântica de Piatã, com a duplicação da Av. Orlando Gomes e Implantação da Av. 29 de Março. A Linha vermelha é um sistema viário que liga a Av. Otávio Mangabeira (Orla) à BR-324,conectando também as áreas do Miolo e do Subúrbio Ferroviário, passando pela Av. Orlando Gomes, Av. Luís Viana Filho, Baixo do Rio Jaguaribe e Av. Regional. Pista dupla - 13 km de vias com 3 faixas em cada sentido, sendo 1 faixa exclusiva para o transporte coletivo; 6 viadutos e cinco pontes; 4 km de canal; Ciclovias e passeios em toda a extensão; Canteiro central; Urbanização e paisagismo. As obras foram projetadas e realizadas pelo Gov. do Estado da Bahia através da Conder.
Pregopontocom 11/04/2025


Benefícios socioambientais gerados pelo Metrofor equivalem a 81% do subsídio anual

Transportes sobre trilhos  🚄  🚇

Os benefícios considerados no estudo decorrem da redução do fluxo de carros, ônibus e outros veículos rodoviários, o que contribui para a diminuição da poluição, dos acidentes e dos gastos com manutenção de vias rodoviárias, veículos e combustível; e também da economia de tempo que o deslocamento mais rápido proporciona, possibilitando mais tempo para produtividade ou lazer, favorecendo a economia e a qualidade de vida.

Metrofor
foto - ilustração/Metrofor
A operação do metrô e dos VLTs em Fortaleza e na Região Metropolitana gerou, em 2024, benefícios sociais e ambientais que, quando monetizados, correspondem a 81,3% do subsídio público anual destinado ao transporte sobre trilhos. O cálculo consta no Relatório Socioambiental 2024, divulgado este mês no site do Metrofor.

Balanços Socioambientais
Segundo o documento, os milhares de deslocamentos por trilhos ao longo do ano resultaram em R$ 174,8 milhões em benefícios para as cidades, valor próximo dos R$ 215 milhões destinados pelo Governo do Ceará como subsídio ao transporte público sobre trilhos. Os benefícios considerados no estudo decorrem da redução do fluxo de carros, ônibus e outros veículos rodoviários, o que contribui para a diminuição da poluição, dos acidentes e dos gastos com manutenção de vias rodoviárias, veículos e combustível; e também da economia de tempo que o deslocamento mais rápido proporciona, possibilitando mais tempo para produtividade ou lazer, favorecendo a economia e a qualidade de vida. Para o diretor-presidente do Metrofor, Plínio Saboya Neto, tais benefícios fazem do transporte sobre trilhos a solução mais eficaz para a mobilidade da população de Fortaleza e outros centros urbanos do Ceará.

Monetização
Anualmente, técnicos calculam o impacto financeiro dos benefícios sociais e ambientais gerados pelo transporte sobre trilhos. A metodologia utilizada na monetização considera dados oficiais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) e do próprio Metrofor. O modelo aplicado é semelhante ao desenvolvido em 2001 pelo Metrô de São Paulo e publicado na revista da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos). O Relatório Socioambiental do Metrofor é dividido em seis categorias. Confira, a seguir, a estimativa financeira em cada uma delas:
Fonte - Metrofor  09/04/2025


foto - Metrofor