PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Temporada de Cruzeiros deve levar mais de 70 mil visitantes a Ilhéus

Turismo  🚢

Para atender a demanda, Governo do Estado, prefeitura local e trade turístico estarão alinhados para melhorar a qualidade dos serviços aos turistas.De acordo com a associação dos navios, cada turista de cruzeiro, gasta mais de R$500 quando está visitando uma cidade.A expectativa de movimentação do Porto de Ilhéus durante a temporada de navios 2019/ 2020, que começa em dezembro é de mais de 14 mil tripulantes e 70 mil visitantes. 

Da Redação
foto - ilustração/Prefeitura de Ilhéus
A expectativa de movimentação do Porto de Ilhéus durante a temporada de navios 2019/ 2020, que começa em dezembro é de mais de 14 mil tripulantes e 70 mil visitantes. Para atender a demanda, Governo do Estado, prefeitura local e trade turístico estarão alinhados para melhorar a qualidade dos serviços aos turistas.
Nesta quinta-feira (22), o secretário do Turismo do Estado, Fausto Franco se reuniu com o comandante da capitania dos porto, Giovane Andrade, com o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, com o presidente da Codeba, José Alfredo, comandante da 68º Companhia de Polícia Militar, representantes dos cruzeiros, secretários de turismo e cultura, infraestrutura, mobilidade e ordem pública e demais representantes do segmento.
Entre os assuntos tratados estão a segurança do passageiro, desde o atracamento do navio, até a ida dos turistas à cidade e o retorno à embarcação. De acordo com o Presidente da Codeba, José Alfredo, essa iniciativa é fundamental para que "tudo corra bem, pois em um único dia vamos receber 8.500 turistas, com a chegada de dois navios no dia 3 de dezembro".
De acordo com Franco, esta é uma oportunidade para o turismo local, pois essas pessoas movimentam toda a cadeia produtiva, desde alimentação, bebidas, taxis, aluguel de vans, aquisição de souvenir, dentre outros. De acordo com a associação dos navios, cada turista de cruzeiro, gasta mais de R$500 quando está visitando uma cidade.
Com informações da Secom BA  23/08/2019

Ferry-Boat,Salvador/Itaparica, opera tranquilho nesta sexta(23)

Travessia marítima  🚢

Quatro embarcações estão em serviço nesta sexta (23) ,  Ivete Sangalo, Anna Nery, Dorival Caymmi e Zumbi dos Palmares, sempre com saídas nos horários regulares com intervalos de 1h (Uma hora) entre cada partida.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
O sistema Ferry-Boat,que opera na travessia marítima entre Salvador e a ilha de Itaparica mantem nesta sexta (23) 04 embarcações em serviço, Ivete Sangalo, Anna Nery, Dorival Caymmi e Zumbi dos Palmares, sempre com saídas nos horários regulares com intervalos de 1h (Uma hora) entre cada partida.A embarcação Rio Paraguaçu encontra-se na reserva (stand by) e poderá realizar viagens a qualquer momento caso seja necessário.Nesta manhã, o movimento foi tranquilo para veículos e passageiros nos dois terminais,em São Joaquim e Bom Despacho. O embarque de caminhões e veículos pesados segue normal, com fluxo sem filas.
Para consultar o serviço de Hora Marcada os usuários devem faze-lo através do site www.internacionaltravessias.com.br
Para mais informações a ITS disponibiliza através do seu SAC o Tel - 0800 028 2723  e o e-mail demandastravessias@sollobrasil.com.br.
Com informações da ITS  23/08/2019

Amazônia! Amazônia!

Meio Ambiente  🌱🌴🐒 🐦

Diante dos dados alarmantes recolhidos pelos sistemas de satélite sobre o aumento na devastação em várias porções da floresta amazônica, o Ministério Público Federal (MPF) no Pará conduz investigações em três municípios e na capital paraense, para apurar a diminuição no número de fiscalizações ambientais na região, a ausência da Polícia Militar do estado no apoio às equipes de fiscalização e o anúncio, veiculado em um jornal de Novo Progresso (sudoeste do estado) convocando fazendeiros para promoverem um “Dia do Fogo”, na semana passada.

Portogente
Fumaça das queimadas na Amazônia registrada do espaço.
Imagem do dia no site da Agência Espacial Americana:
 NASA Worldview,
Earth Observing System Data and Information System(EOSDIS)
Brasil chama, em chamas, a atenção do mundo. Ministério Público Federal no Pará investiga atos criminosos e até um anúncio em jornal local convocando fazendeiros para promoverem o "Dia do Fogo".
Diante dos dados alarmantes recolhidos pelos sistemas de satélite sobre o aumento na devastação em várias porções da floresta amazônica, o Ministério Público Federal (MPF) no Pará conduz investigações em três municípios e na capital paraense, para apurar a diminuição no número de fiscalizações ambientais na região, a ausência da Polícia Militar do estado no apoio às equipes de fiscalização e o anúncio, veiculado em um jornal de Novo Progresso (sudoeste do estado) convocando fazendeiros para promoverem um “Dia do Fogo”, na semana passada.
Como o País sairá desse desastre inconcebível? Ainda mais desacreditado em termos políticos, acima de tudo. Perdemos todos! Ficamos pobres. Ficamos mais indecentes. Ficamos mais pequenos e apequenados.
Os procuradores da República em Santarém, Itaituba, Altamira e Belém apuram a relação entre a redução da fiscalização ambiental e o crescimento, registrado em dados oficiais do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), de 50% no desmatamento e de 70% nas queimadas.
Para o MPF, “o enfrentamento do desmatamento ilegal é uma política de Estado, não de governos específicos”, está previsto em inúmeros compromissos nacionais e internacionais do Brasil e é imposto pela Constituição brasileira e pela Política Nacional de Meio Ambiente que diz: “a ação governamental na manutenção do equilíbrio ecológico, considerando o meio ambiente como um patrimônio público a ser necessariamente assegurado e protegido, tendo em vista o uso coletivo”.
O procurador Camões Boaventura destacou “a existência de diversos estudos científicos que correlacionam o desmatamento e as queimadas à perda expressiva da biodiversidade, ao aquecimento global, à desregulação hidrológica dos regimes de chuvas, à insegurança alimentar (sobretudo dos povos da floresta) e à ampliação de doenças de origem ambiental, como as cardiorrespiratórias”. “Em suma, o enfrentamento do desmatamento e das queimadas não é faculdade do Poder Público. É dever!”, diz no documento que deu início ao procedimento de apuração em Santarém.
O procurador afirma que, apesar dos dados oficiais mostrarem aumento no desmatamento e dos relatos recebidos de povos da floresta confirmarem a emergência de crimes ambientais, o MPF tem recebido cada vez menos autos de infração – documentos que resultam da fiscalização ambiental – lavrados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Viramos o mito da vergonha.
* Com informações da assessoria de comunicação do MPF.
Fonte - Portogente  23/08/2019

Governo do Piauí e BNDES firmam parceria para projetos de transportes

Mobilidade  🚄

Equipes do governo e técnicos do BNDES especializados nas respectivas áreas, vão desenvolver em conjunto os estudos, entre eles o de viabilidade econômica, do VLT e dos aeroportos. Depois de concluídos os projetos, serão apresentados a investidores que atuam no setor, com proposição de parcerias. 

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
O governador Wellington Dias acertou com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), uma parceria para elaboração de projetos de infraestrutura para contemplar a capital e o interior do Piauí. Representantes do banco enviados para o Fórum Abdib (Associação Brasileira da Indústria de Base), apresentaram o portfolio contendo áreas de interesse da instituição e definiu-se mobilidade urbana e infraestrutura aeroportuária como pontos viáveis de interesse comum.
“A prioridade é para o projeto do VLT (Veículo Leve sobre Trilho) integrado ao sistema de transporte urbano de Teresina e também o projeto de dois aeroportos: Parnaíba e São Raimundo Nonato”, destacou Dias.
Equipes do governo e técnicos do BNDES especializados nas respectivas áreas, vão desenvolver em conjunto os estudos, entre eles o de viabilidade econômica, do VLT e dos aeroportos. Depois de concluídos os projetos, serão apresentados a investidores que atuam no setor, com proposição de parcerias.

Paulo Barros
O governo estadual comemora o interesse de grandes instituições e investidores de várias partes do mundo, em áreas estratégicas para o Piauí. Segundo Wellington Dias na carteira de Parcerias Público-Privadas, há atualmente 32 projetos, a maior parte aguardando interessados. O governador salientou que, durante o evento da Abdib, foi comunicado da intenção de empresas da área de energias renováveis, em investir acima de R$ 1,5 bilhão em novos negócios no Piauí.
Com informações do Gov. do Piaui/CCom 

quinta-feira, 22 de agosto de 2019

AMAZÔNIA EM CHAMAS - A FLORESTA PEDE SOCORRO

Meio Ambiente  🌱 🌴 🐒 🐦

OS ESPÍRITOS DA  FLORESTA PEDEM SOCORRO.....A FLORESTA ARDE EM CHAMAS, POVOS DAS FLORESTAS E INDÍGENAS ACUADOS, ANIMAIS E ÁRVORES CARBONIZADOS,CIDADES COBERTAS POR NUVENS DE FUMAÇA, O MEIO AMBIENTE SENDO DESTRUÍDO, A ESPERANÇA VIRANDO CINZAS.


A FLORESTA PEDE SOCORRO







Foto - Inpe

FOREST SPIRITS ASK FOR HELP ..... FOREST ARDS IN FLAMES, ACUTED INDIGENOUS PEOPLE, CARBONIZED TREES AND ANIMALS, CITIES COVERED BY SMOKE, HOPE BEING DESTROYED.

Dinheiro certo para o VLT de Cuiabá

Transportes sobre trilhos  🚄

O que mais o Governador deseja para concluir as obras? A verdade é que o prazo está se esgotando para essa decisão. E o governador deveria estar é feliz e agradecer a todos os envolvidos no Movimento Pró VLT, que fez ressuscitar esse projeto que estava abandonado.O Movimento Pró VLT, hoje, congrega uma avalanche de políticos de peso, entidades, imprensa e a sociedade, inclusive o Arcebispo D. Milton, cujo maior sonho é andar de VLT do centro até o aeroporto.

Vicente Vuolo*
foto - ilustração/arquivo
O Governador do Estado Mauro Mendes classificou como “complexo” o problema da conclusão das obras do Veículo Leve sobre Trilhos. Segundo ele, a escolha sobre o futuro será difícil.
Com todo o respeito, discordo totalmente do governador. E vou além! Nunca esteve tão fácil resolver esse imbróglio. Depende apenas de vontade política e competência. Primeiro, porque houve uma decisão judicial, inclusive, do Superior Tribunal de Justiça que manteve a rescisão do contrato entre o Consórcio VLT e o Estado de Mato Grosso. Segundo, o Curador do FGTS, Bruno Vilas Boas, afirmou que o “Governo Federal está dando tratamento prioritário para obras inacabadas. Basta ajustar o projeto com à Caixa Econômica Federal pois há recursos financeiros mais do que o necessário para a conclusão das obras do VLT Várzea Grande –Cuiabá”. Hoje, o total necessário para a conclusão dos 22 km é de 700 milhões, sendo que 193 milhões já estão disponíveis na CEF (esses 193 milhões são suficientes para a conclusão imediata do trecho Várzea Grande – Porto – Centro). Terceiro, foi criado o Grupo de Trabalho pela Portaria nº 1.674 de 11 de julho de 2019, formado pela Secretaria de Mobilidade do Ministério do Desenvolvimento Regional, Governo do Estado de Mato Grosso e Caixa Econômica Federal. O GT tem até 4 meses (a partir do dia 11 de julho) para definir os critérios para a conclusão das obras por 3 alternativas: O Estado, uma Parceria Público Privada (PPP) ou a Privatização.
O que mais o Governador deseja para concluir as obras? A verdade é que o prazo está se esgotando para essa decisão. E o governador deveria estar é feliz e agradecer a todos os envolvidos no Movimento Pró VLT, que fez ressuscitar esse projeto que estava abandonado.
O Movimento Pró VLT, hoje, congrega uma avalanche de políticos de peso, entidades, imprensa e a sociedade, inclusive o Arcebispo D. Milton, cujo maior sonho é andar de VLT do centro até o aeroporto.
E sabe por que esse apoio maciço da população em torno dessa causa? Porque o VLT é o melhor para a mobilidade urbana da baixada cuiabana. Ele traz conforto, segurança, rapidez, sustentabilidade. Ninguém aguenta mais esse trânsito louco da nossa capital, com congestionamento crescente e poluição, altamente prejudicial a nossa saúde. Os ônibus poluentes emitem partículas de dióxido de carbono que causam doenças gravíssimas, como asma, bronquite, câncer de pulmão e câncer de bexiga.
Estamos a um passo da retomada das obras. Isso ocorrerá com a pressão cada vez maior da sociedade. O Movimento Pró VLT continua cada vez mais forte. Esta semana, com duas manifestações importantes: A Audiência Pública (com objetivo de debater medidas enérgicas para dar continuidade às obras do VLT) organizada pelas Câmaras Municipais de Cuiabá e Várzea Grande na Praça Luís de Albuquerque, no bairro
do Porto, bem ao lado da ponte de 224 metros construída para receber o VLT; e o documento do Rotary Club de Cuiabá solicitando das autoridades a conclusão imediata das obras.
O cuiabano é um forte. A sociedade já se posicionou. Ela tem interesse e pressa.
*Vicente Vuolo é Economista e Cientista Político
Pregopontocom 22/08/2019

quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Plataforma Norueguesa chega ao Estaleiro Enseada do Paraguaçu para manutenção

Industria naval  🚢

Esse é o primeiro contrato que o empreendimento celebra após uma reunião realizada na Secretaria do Planejamento do Estado (Seplan), no final de julho. Na oportunidade, os secretários do planejamento, Walter Pinheiro e da Infraestrutura, Marcus Cavalcanti e o presidente do Estaleiro Enseada, Maurício Almeida, discutiram novas possibilidades para o negócio.

Da Redação
Divulgação - Secom/Gov.BA
A localização estratégica e a qualidade operacional foram critérios decisivos para a conquista de um novo contrato pelo Estaleiro Enseada. Nesta terça-feira (20), a empresa recebeu a embarcação Unidade de Manutenção e Segurança (UMS) Safe Concordia, de propriedade do grupo norueguês Prosafe. O contrato prevê o acostamento e a manutenção da plataforma até janeiro de 2020, quando a embarcação seguirá para a Bacia de Campos.
Esse é o primeiro contrato que o empreendimento celebra após uma reunião realizada na Secretaria do Planejamento do Estado (Seplan), no final de julho. Na oportunidade, os secretários do planejamento, Walter Pinheiro e da Infraestrutura, Marcus Cavalcanti e o presidente do Estaleiro Enseada, Maurício Almeida, discutiram novas possibilidades para o negócio. “Além da manutenção para embarcações e plataformas, como essa agora, o equipamento pode ser utilizado para o desmonte de grandes navios, como terminal de granéis líquidos, na fabricação de torres eólicas, além de seu uso como porto para o escoamento de grãos” detalhou Pinheiro durante o encontro.
A operação foi iniciada com a primeira luz do dia e foi realizada com 100% de êxito. A navegação pelo canal e atracação foram realizadas autopropulsadas, de forma segura e sem a necessidade de intervenção dos dois rebocadores de apoio. “Agora, temos pela frente uma Parada de Classe de 5 Anos, que demanda uma série de inspeções e reparos. Escolhemos a Enseada pela sua capacidade operacional e pelo compromisso com os prazos, já que a embarcação estará operando no Campo de Peregrino a partir do dia 15 de janeiro de 2020”, revela Vinícius Campos, Diretor de Operações da Prosafe no Brasil.
De acordo com o gerente industrial do estaleiro, Mário Moura, a atracação da UMS Safe Concordia foi a terceira manobra desta natureza realizada pela Enseada em menos de um ano. “Conduzimos estas operações com equipe própria do estaleiro, o que nos permite realizar estas atividades de forma rápida, segura e econômica. A atracação ocorreu poucos dias após a saída de outra embarcação, a SS Norbe VI, de propriedade da Ocyan, que estava no Estaleiro desde agosto de 2018 e nos últimos meses passou por reparos”, acrescenta o gerente da Enseada.
Ainda segundo o gerente, nas próximas horas a energia elétrica do Estaleiro será conectada a UMS Safe Concordia e, consequentemente, os geradores da embarcação serão desligados, bem como todo o sistema de comunicação via satélite. “Estamos muito satisfeitos com este novo contrato, o primeiro com a Prosafe. Trata-se de mais um contrato de manutenção onde receberemos uma plataforma sem a retirada dos thrusters, apesar de ser possível a remoção destes equipamentos, em águas abrigadas, aproximadamente 20 km de distância de nosso estaleiro. Outra vantagem do nosso parque industrial é o suprimento de energia elétrica de alta qualidade (29MW e 69KV), que dispensa a utilização dos geradores da plataforma, resultando em economia para o nosso cliente”, revela Carlos Tsubake, diretor Comercial da Enseada.
Com informações da Secom BA   21/08/2019

CBTU registra crescimento de 29% no número de passageiros transportados em julho

Transportes sobre trilhos  🚄

Ao todo foram transportados 46,2 mil usuários a mais do que no mês anterior. No mês passado, a Companhia contabilizou o ingresso de 205.157 pessoas contra 158.910 em junho. De acordo com o superintendente Paulo Barreto, esses números refletem a aprovação dos passageiros às melhorias implementadas no sistema pela CBTU.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
A CBTU João Pessoa registrou no mês de julho um crescimento, no número de passageiros transportados, da ordem de 29,1% em relação a junho deste ano. Ao todo foram transportados 46,2 mil usuários a mais do que no mês anterior. No mês passado, a Companhia contabilizou o ingresso de 205.157 pessoas contra 158.910 em junho. De acordo com o superintendente Paulo Barreto, esses números refletem a aprovação dos passageiros às melhorias implementadas no sistema pela CBTU. A média diária útil de passageiros também ultrapassou a casa dos oito mil pelo terceiro mês consecutivo.
“A CBTU tem trabalhado para oferecer um transporte de passageiros com qualidade, pontualidade, regularidade e rapidez. O conforto dos Vlt’s também tem atraído e fidelizado muitos usuários porque é amplo, climatizado, ágil, moderno e possui uma tarifa barata em relação aos outros meios de transportes da Região Metropolitana”, explica Barreto.
Em julho, a CBTU chegou a registrar índices de regularidade de 99,53% e pontualidade de 90,19%. “São números extremamente significativos que asseguram aos passageiros a confiabilidade no sistema”, acrescenta o superintendente.
Fonte - CBTU  21/08/2019

Sistema Ferry-Boat nesta quarta(21) - Travessia Salvador/Itaparica

Travessia marítima  🚢

O sistema Ferry-Boat opera nessa quarta (21) com 04 embarcações, Maria Bethânia, Rio Paraguaçu, Zumbi dos Palmares e Anna Nery,sempre com saídas nos horários regulares com intervalos de 1h entre cada partida.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
O sistema Ferry-Boat, que realiza a travessia entre Salvador e a ilha de Itparica opera nessa quarta (21) com 04 embarcações, Maria Bethânia, Rio Paraguaçu, Zumbi dos Palmares e Anna Nery,sempre com saídas nos horários regulares com intervalos de 1h entre cada partida.A ITS ,administradora do sistema, informa que nesta manhã, o movimento se manteve tranquilo para veículos e passageiros nos dois terminais,em São Joaquim e Bom Despacho. O embarque de caminhões e veículos pesados segue normal, com fluxo sem filas.
Para mais informações os usuários poderão consultar o serviço do SAC da ITS através do Tel
0800 028 2723 ou através do e-mail demandastravessias@sollobrasil.com.br.
Com informações da ITS  21/08/2019

Queimadas na Amazônia seguem rastro do desmatamento, mostra análise

Meio ambiente  🌱🔥

Não há fogo natural na Amazônia. O que há são pessoas que praticam queimadas, que podem piorar e virar incêndios na temporada de seca”, explica a diretora de Ciência do IPAM, Ane Alencar, uma das autoras da nota. “Mesmo em uma estiagem menos intensa do que em 2016, quando sofremos com um El Niño muito forte, o risco do fogo escapar é alto.”De 1º de janeiro a 14 de agosto, 32.728 focos foram registrados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Uma das hipóteses para explicar a alta em 2019 seria uma estiagem intensa, como registrada em 2016. Mas ela não se confirmou: apesar da seca, há mais umidade na Amazônia hoje do que havia nos últimos três anos.

Portogente
foto - ilustração/Inpe
O número de focos de calor registrados na Amazônia já é 60% mais alto do que o registrado nos últimos três anos. O pico tem relação com o desmatamento, e não com uma seca mais forte como poderia se supor, segundo nota técnica sobre a atual temporada de queimadas que o IPAM (Instituto de Pesquisas Ambiental da Amazônia) divulgou nesta terça-feira, 20 de agosto.
De 1º de janeiro a 14 de agosto, 32.728 focos foram registrados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Uma das hipóteses para explicar a alta em 2019 seria uma estiagem intensa, como registrada em 2016. Mas ela não se confirmou: apesar da seca, há mais umidade na Amazônia hoje do que havia nos últimos três anos.
Se a seca não explica as queimadas atuais, a retomada da derrubada da floresta faz isso. O fogo é normalmente usado para limpar o terreno depois do desmatamento, e a relação entre os dois fatores é positiva em uma análise entre os focos de calor e o registro de derrubada feito pelo Sistema de Alertas de Desmatamento (SAD).
“Não há fogo natural na Amazônia. O que há são pessoas que praticam queimadas, que podem piorar e virar incêndios na temporada de seca”, explica a diretora de Ciência do IPAM, Ane Alencar, uma das autoras da nota. “Mesmo em uma estiagem menos intensa do que em 2016, quando sofremos com um El Niño muito forte, o risco do fogo escapar é alto.”
A fumaça desencadeia uma série de problemas respiratórios em quem mora na região, o que gera ainda gastos com saúde pública e prejuízos econômicos pela ausência de funcionários. No Acre, que a nota destaca como exemplo, os satélites já registraram 1.790 focos de calor, número 57% mais alto do que em 2018 e 23% mais alto do que em 2016, com cidades respirando uma quantidade de material particulado muito acima do que é recomendado pela Organização Mundial de Saúde.
“As consequências para a população são imensas. A poluição do ar causa doenças e o impacto econômico pode ser alto”, diz o pesquisador sênior do IPAM Paulo Moutinho. “Combater o desmatamento, que é um vetor das queimadas, e desestimular o uso do fogo para limpar o terreno são fundamentais para garantir a saúde das pessoas e das florestas.”
Fonte - Portogente  21/08/2019

Cuiabá e Várzea Grande realizarão audiência pública sobre VLT

Transportes sobre trilhos  🚇

A discussão será promovida em parceria com a Câmara Municipal de Várzea Grande. O objetivo é de possibilitar um amplo debate – com a participação da sociedade civil organizada— sobre a situação das obras, que se encontram paralisadas desde 2014.

O Documento
foto - ilustração/arquivo
Após visita aos principais pontos da obra de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), a Câmara Municipal de Cuiabá realiza no próximo dia 23 de agosto uma audiência pública para debater questões relacionadas ao tema.
A discussão será promovida em parceria com a Câmara Municipal de Várzea Grande. O objetivo é de possibilitar um amplo debate – com a participação da sociedade civil organizada— sobre a situação das obras, que se encontram paralisadas desde 2014.
A audiência será realizada a partir das 7h30 na Praça Luís de Albuquerque, localizada na Orla do Porto. “Com essas ações nós pretendemos buscar uma medida enérgica com o intuito de garantir a continuidade das obras de implantação do novo modal de transporte”, falou o presidente do Legislativo Cuiabano, vereador Misael Galvão (PSB).
Em visita às obras no final de junho deste ano, o parlamentar socialista afirma que foi possível constatar o descaso para com o recurso público.
“Todo dinheiro que já foi gasto está em meio ao matagal, ferrugem, correndo risco de não poder ser mais utilizado. Falo das estruturas que já foram instaladas. É um descaso com o dinheiro público. Não podemos aguardar uma solução enquanto quem paga o preço pela situação é a população que representamos”, finalizou Misael.
Fonte - Abifer  20/08/2019

terça-feira, 20 de agosto de 2019

Como a Escócia está se movendo para o transporte público sustentável

Mobilidade Sustentável  🚇 🚄 🚌

Michael Matheson, Secretário de Gabinete para os Transportes, Infraestrutura e Conectividade, discute como a Escócia está apoiando novas iniciativas de transporte para combater a mudança climática.

Intelligent Transport
divulgação/Intelligent Transport
Para nosso clima, nossa qualidade do ar e para nossa saúde e bem-estar, uma transição da viagem de carro,transporte individual, para formas mais sustentáveis ​​de caminhar, andar de bicicleta, opções de transporte público e compartilhado é essencial para atingir nossos objetivos climáticos.
Ao mesmo tempo, a descarbonização e a transição global para opções elétricas e de mobilidade compartilhada oferecem oportunidades reais para o crescimento econômico sustentável. Estou confiante de que a Escócia se posicionará para aproveitar as inovações em andamento na propulsão elétrica e na ciência de dados em benefício dos transportes públicos e privados, das pessoas e das comunidades.
Veja a matéria completa AQUI
Com informações do Itelligent Transport  20/08/2019

Regata Aratu Maragojipe celebra 50 anos com mais de mil velejadores

Esporte náutico  🚤

Neste sábado (24), mais de mil velejadores participam da competição. Dentre eles, o medalhista olímpico Lars Grael, bronze nos jogos de Sidney, na Austrália, em 2000.Os organizadores do evento náutico estimam de que mais de 40 mil pessoas circulem por Maragojipe (a 140 quilômetros de Salvador) no dia da prova, já que a data coincide com as comemorações do padroeiro da cidade, São Bartolomeu.

Da Redação
foto - ilustração/Secom Gov.BA
Principal competição náutica do Norte/Nordeste e uma das mais tradicionais do País, a regata Aratu Maragojipe chega aos 50 anos ainda mais charmosa. Neste sábado (24), mais de mil velejadores participam da competição. Dentre eles, o medalhista olímpico Lars Grael, bronze nos jogos de Sidney, na Austrália, em 2000.
Os organizadores do evento náutico estimam de que mais de 40 mil pessoas circulem por Maragojipe (a 140 quilômetros de Salvador) no dia da prova, já que a data coincide com as comemorações do padroeiro da cidade, São Bartolomeu.
Além de Lars Grael, que virá do Rio de Janeiro, o navegador baiano Júlio Esteves também é presença garantida. São duas categorias principais de primeira classe na disputa, Monocasco e Multicasco, e mais 20 subclasses. Além dos barcos que competem, a expectativa é que a prova seja acompanhada por um cortejo de cerca de 700 embarcações, entre lanchas, jet skis e barcos.
São três largadas, de acordo com o tamanho das embarcações, saindo da base naval de Aratu, nas imediações da Ilha de Maré: às 10 horas, para os barcos menores; às 10h30, para os intermediários; às 10h45, para os de maior porte. A chegada a Maragojipe deverá ocorrer por volta das 14 horas.
“Vamos fazer a festa de premiação a partir das 18 horas no antigo mercado municipal, com apresentação da banda Marana”, anuncia Marcelo Fróes, da coordenação da prova. Pela programação comemorativa de São Bartolomeu , haverá também show das bandas Harmonia do Samba e Negra Cor, a partir das 10h30, nas proximidades da Praça Matriz.
A festa e a regata contribuem para promover ocupação completa nos hotéis de Maragojipe e grande procura por vagas em hospedagens das regiões vizinhas, de acordo com Fróes. “Se somarmos o número de competidores, acompanhantes e pessoas envolvidas com a regata e o público que participa da festa, deverá passar de 50 mil”, calcula.
A cerimônia de abertura da regata acontece na noite de sexta (23), na sede do Aratu Iate Clube – realizador do evento –, com show de Faustão e Os Mongas. A competição tem o apoio da Secretaria do Turismo do Estado da Bahia (Setur).

Jacques Vabre
Em outubro, a Baía de Todos-os-Santos ganha novamente grande exposição, desta vez em nível internacional, com a realização da Transat Jacques Vabre. Com saída da cidade de Le Havre, na França, em direção a Salvador, a regata reúne velejadores de vários países. A competição também tem o apoio Setur.
Cenário da regata, Baía de Todos-os-Santos está recebendo maior investimento da história
As águas calmas da Baía de Todos-os-Santos representam o ambiente ideal para a realização do turismo e competições náuticas. Com 56 ilhas, a zona turística sedia o maior investimento público da sua história. “São US$ 78 milhões, o que equivale a aproximadamente R$ 300 milhões em infraestrutura e capacitação empresarial e profissional, em requalificação de museus, marinas e construção de píeres e atracadouros. O Prodetur Baía de Todos-os-Santos é um marco no turismo do nosso estado”, avalia o secretário Fausto Franco.
Com informações da Secom BA  20/08/2019

Metrô é opção para integração com linha especial gratuita para a Cidade do Clima

Transportes sobre trilhos  🚇 <> 🚌

O evento que está acontecendo na Cidade do Clima montada no Salvador Hall, na Avenida Paralela, conta com a linha especial E135,"ônibus elétrico", - Shopping Paralela/Cidade do Clima.

Da CCR
Divulgação/CCR
Até a próxima sexta-feira, dia 23, Salvador vai receber a Semana do Clima da América Latina e Caribe 2019, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU). O evento que está acontecendo na Cidade do Clima montada no Salvador Hall, na Avenida Paralela, conta com a linha especial E135 - Shopping Paralela/Cidade do Clima. Quem desejar ir para o evento com total conforto e segurança pode ir de metrô até a Estação Tamburugy e pegar o "ônibus elétrico" no ponto especial, em frente ao shopping. O transfer é gratuito e fará o trajeto de ida e volta para a Cidade do Clima. As saídas são programadas para os seguintes horários: 7h30, 8h10, 8h50, 12h20, 13h, 13h40, 14h20, 16h, 16h40 e 17h20.
Com informações da CCR Metrô Bahia  20/08/2019

Indústria paulista fecha 3,5 mil postos de trabalho em julho

Economia  👷

No acumulado do ano, o saldo também se mostra negativo (-1 mil vagas). Feito o ajuste, houve recuo de 0,26% no mês. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (16/08) pela Federação e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp e Ciesp).

Portogente
foto - ilustração/arquivo
A indústria paulista contabilizou saldo negativo nos postos de trabalho em julho. Foram fechadas 3,5 mil vagas na comparação com junho, na série sem ajuste sazonal. No acumulado do ano, o saldo também se mostra negativo (-1 mil vagas). Feito o ajuste, houve recuo de 0,26% no mês. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (16/08) pela Federação e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp e Ciesp).
"Esta redução já era esperada para o mês de julho conforme havia sido sinalizado pela pesquisa Sensor. O avanço na agenda das reformas pode dar fôlego ao crescimento da economia, gerando emprego no setor industrial", diz José Ricardo Roriz, 2º vice-presidente da Fiesp e do Ciesp.

Desempenho por setores
Entre os setores acompanhados pela pesquisa, 41% apresentaram variações negativas, com 9 demitindo, 8 contratando e 5 permanecendo estáveis.
Os principais destaques negativos ficaram por conta de veículos automotores, reboques e carroceria (-2.163), couro e calçados (-966) e produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos (-565).
No campo positivo ficaram, principalmente, confecção de artigos do vestuário e acessórios (499); produtos farmoquímicos e farmacêuticos (349) e celulose, papel e produtos de papel (305).
A pesquisa apura também a situação de emprego para as grandes regiões do estado de São Paulo e em 37 Diretorias Regionais do Ciesp. Por grande região, a variação em julho recuou na Grande São Paulo (inclusive ABCD) (-0,23%), no ABCD (-0,67%) e no Interior (-0,09%).
Entre as 37 diretorias regionais, 51% apresentaram resultados negativos.
Nas 13 que apontaram altas, destaque por conta de Botucatu (1,05%), com geração de 350 vagas, influenciada por confecção e artigos do vestuário (5,05%), e veículos automotores e autopeças (0,55%); e por Ribeirão Preto (0,60%), com a criação de 400 postos de trabalho, por máquinas e equipamentos (4,51%) e produtos alimentícios (0,35%).
Já das 19 negativas, destaque para São Bernardo do Campo (-1,54%), com o fechamento de 1.050 vagas, por veículos automotores e autopeças (-1,91%) e produtos de borracha e plástico (-10,61%), e Osasco (-1,09%), com o encerramento de 700 vagas, influenciado pelos setores de produtos de borracha e plástico (-1,6%) e confecções e artigos do vestuário (-5,15%).
Para conferir os dados regionais, acesse: www.ciesp.com.br/pesquisas/niveldeemprego/
Fonte - Portogente  19/08/2018

segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Semana do Clima da ONU: Idec participará do evento

Meio ambiente  🌱🌴

Evento ocorre em Salvador, na Bahia, entre os dias 19 e 24 de agosto, e é preparatório para a COP 25.O evento é organizado pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC) destinada à implementação do Acordo de Paris, o pacto global de combate às mudanças climáticas.

Revista Amazônia
Degradação dos Rios Urbanos de Salvador
Rio Camarajipe/fotos - Pregopontocom
Entre 19 e 23 de agosto, o Idec, ONG de Defesa do Consumidor, participa da Semana do Clima da América Latina e Caribe (Climate Week), que ocorre em Salvador, na Bahia. O evento é organizado pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC) destinada à implementação do Acordo de Paris, o pacto global de combate às mudanças climáticas. Trata-se de um dos encontros regionais que antecedem a reunião do clima da ONU, a COP-25, que será em dezembro, no Chile.
Nos dois primeiros dias (19 e 20), o evento será fechado, voltado para questões técnicas. Já nas datas seguintes (21, 22 e 23), ocorrerão os debates temáticos e as atividades serão abertas ao público. Entre os assuntos discutidos nos dias técnico estão o fim da miséria; igualdade de gênero; mobilidade urbana, no contexto de cidades e comunidades sustentáveis; e energia limpa e acessível. Já nos dias abertos o foco estará em créditos de carbono, mercado e desenvolvimento sustentável na América Latina e Caribe, e transição para uma economia de baixo carbono.
O Idec participará no dia 22, em um estande na modalidade Esquina do Conhecimento. O objetivo será apresentar projetos bem sucedidos, ressaltando o potencial do Brasil em atingir crescimento econômico a partir de um uso mais eficiente da terra e da energia.
“Na ocasião, conversaremos com as pessoas que por ali passarem, divulgando nosso trabalho pela preservação do clima, como a defesa de hábitos de consumo mais conscientes, estímulo ao uso do transporte público e mais investimentos em eficiência energética”, explica Clauber Leite, especialista e energia e sustentabilidade do Instituto.

Serviço:
Data: de 19 a 23 de agosto - Local: Salvador Hall (Av. Luís Viana – Patamares) - Valor: gratuito
Fonte - Revista Amazônia  19/08/2019

No Dia do Ciclista, campanha alerta sobre uso seguro da bicicleta

Ciclismo  🚲

A campanha será desenvolvida até o fim deste mês.O presidente da Sbot, Moisés Cohen,lembrou que aumentou muito a prática do ciclismo nas grandes cidades, motivada pelo baixo custo, a rapidez, praticidade, saúde e preocupação ambiental. Por outro lado, pelo fato de as cidades, em sua maioria, não terem estrutura para o ciclismo e também porque as pessoas não têm orientações para entender a bicicleta como um esporte, a atividade pode acabar trazendo problemas.

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Wilson Dias/Agência Brasil
A Campanha Bicicleta Segura, da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (Sbot), chama a atenção para o Dia do Ciclista, comemorado nesta segunda-feira (19). O presidente da Sbot, Moisés Cohen, disse que a campanha visa a orientar as pessoas na prevenção de lesões em acidentes envolvendo bicicletas. Somente no ano passado, 11.741 brasileiros foram internados por envolvimento em acidentes com bicicleta, gerando custo superior a R$ 14 milhões ao Sistema Único de Saúde (SUS), informou Cohen. A campanha será desenvolvida até o fim deste mês.
Ele lembrou que aumentou muito a prática do ciclismo nas grandes cidades, motivada pelo baixo custo, a rapidez, praticidade, saúde e preocupação ambiental. Por outro lado, pelo fato de as cidades, em sua maioria, não terem estrutura para o ciclismo e também porque as pessoas não têm orientações para entender a bicicleta como um esporte, a atividade pode acabar trazendo problemas. O ciclista “deve estar paramentado, ou seja, com capacete, que é algo fundamental, e obedecer às regras”, disse o ortopedista.

Conscientização
“Acho que essa orientação, essa conscientização é importante, baseada no aumento das lesões que os ortopedistas têm encontrado”. Um trauma no crânio, como resultado de uma queda de bicicleta, por exemplo, pode representar risco para o ciclista. Moisés Cohen informou que as fraturas mais comuns quando o ciclista cai da bike são da clavícula, na região do ombro. “A articulação do ombro é aquela que é mais comprometida nas quedas. E a Sbot vive alertando para isso”.
Para evitar que fraturas e outras lesões aconteçam, a entidade recomenda que os ciclistas se protejam, tomem cuidado e andem em lugares adequados, com bicicletas também adequadas. “Acho que essa é uma campanha importante para a conscientização da população”, reforçou. A campanha é online e cada regional da Sbot tem liberdade para divulgá-la da forma que preferir.
Cohen alertou que não há no Brasil dados referentes a ciclistas que ficaram com sequelas irreparáveis e que, “muito provavelmente”, incluem traumas na cabeça, coluna, pernas e braços, que resultaram em afastamento do trabalho, perda da capacidade de realizar tarefas simples do dia a dia e, até mesmo, pedalar.
Segundo a Sbot, a cada dois dias, pelo menos um ciclista internado em hospital público de São Paulo morre vítima de acidente de trânsito. As principais causas de acidentes são embriaguez de motoristas de automóvel, desrespeito às leis de trânsito e bicicletas no mesmo espaço que outros veículos.

Motoristas
A campanha não se prende apenas ao ciclista. O presidente da Sbot ressaltou que, indiretamente, a campanha é mais importante para o motorista de automóveis, ônibus e caminhões, porque os acidentes graves que ocorrem nas cidades são principalmente causados por esses condutores de veículos. Os acidentes são de grande monta e, geralmente, ocorrem à noite, vitimando em especial ciclistas que pedalam em grupo. “Você tem os dois lados: o lado da queda casual e o lado dos acidentes que trazem, geralmente, consequências muito mais sérias”.
A campanha visa a estimular a população a agir com cidadania e segurança. Entre as recomendações feitas pela Sbot aos ciclistas estão o respeito às leis de trânsito; o uso das ciclovias; o cuidado ao passar por carros estacionados; a circulação sempre do lado direito da via, próximo ao meio-fio e no mesmo sentido dos veículos. Além disso, respeito, atenção e prevenção são palavras-chave para quem usa a bicicleta diariamente, lembra a entidade.
As dicas de segurança incluem equipamentos (usar sempre capacete, luvas e óculos); iluminação (usar sempre luz branca na frente e vermelha atrás); velocidade (andar em uma velocidade compatível à via); não ultrapassar o sinal vermelho; usar sempre calçados fechados para pedalar; e seguir a orientação ergonômica para evitar possíveis problemas no joelho.

Dia do Ciclista
O Dia do Ciclista é celebrado em 19 de agosto e homenageia o biólogo Pedro Davison, que morreu atropelado em 2006, em Brasília, aos 25 anos de idade, enquanto pedalava no Eixão Sul, via expressa da capital federal, que é fechada ao tráfego de veículos aos domingos para se transformar em área de lazer. A data entrou no calendário oficial do país. Sua aprovação tem o objetivo de estimular o uso da bicicleta, a cidadania e a mobilidade sustentável e plural, além de criar novas oportunidades para promover a educação para a paz no trânsito.
Fonte - Agência Brasil  19/08/2019

BR do Mar pode acabar com estaleiros brasileiros

Ponto de Vista  🚢

Estratégia não é um destino nem uma solução. Não é um problema a ser resolvido. É uma jornada, e precisa de liderança permanente.(Cynthia Montegomery – O Estrategista) - Segundo especialistas, “apesar da letargia, o País tem todo o expertise para a construção de embarcações de nível mundial e essa seria a oportunidade de demonstrar essa capacidade”. 

Portogente
foto - ilustração/arquivo
A indústria naval terá uma boa oportunidade de manifestar suas preocupações, no Logistique 2019, principal evento de logística e transporte multimodal no Sul do Brasil, que acontece de 27 a 29 de agosto, em Joinville (SC). Para o ex-presidente do Estaleiro Atlântico Sul (EAS), Harro Burmann, a medida provisória BR do Mar pode ser uma “pá de cal na indústria naval brasileira”.
O Brasil já foi um dos maiores exportadores de navios com alta tecnologia embarcada à época entre os anos de 1980 e 1990. Aí veio um declínio creditado aos programas da Marinha Mercante. Segundo especialistas, “apesar da letargia, o País tem todo o expertise para a construção de embarcações de nível mundial e essa seria a oportunidade de demonstrar essa capacidade”. Mas, infelizmente, vive um momento de carência de nacionalismo. Ao ponto de um ministro de Estado ameaçar que, se não acolhida a sua proposta, ele muda para o EUA.
Por suas fortes raízes marinheiras, extensa costa e tantos rios navegáveis, o Brasil não pode abrir mão de ter uma indústria naval forte que assegure sua soberania. Portanto, o projeto BR do Mar segue na contramão dos interesses nacionais e pode matar a construção naval brasileira. Porque propõe, como "solução" para a cabotagem, aumentar em até 50% da frota com afretamento de embarcações estrangeiras e isenção de impostos para navios construídos no exterior.

foto - ilustração/arquivo
Também parece equivocado o diagnóstico do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, de que “medidas previstas no BR do Mar livram a cabotagem das amarras que visavam a proteção da indústria naval, mas tiravam seu potencial”. Seria o mesmo que afirmar: as universidades brasileiras formam engenheiros navais de baixa qualidade. O que não corresponde à verdade. Portogente abre espaço para esse debate, por aqui e agora.
A crise do setor naval nacional não pode ser resolvida com achismo. Tampouco os raciocínios interesseiros enterrarem os nossos estaleiros. É uma atividade estratégica para a economia, cuja produtividade afeta a qualidade da nossa Marinha de Guerra.
A cabotagem deve soltar todas suas amarras. Da mesma forma, é imperativo preservar e retomar a construção de embarcações nacionais que cheguem ao mundo. Ou seja, ter estratégia.
Fonte - Portogente  19/08/2019

Pesquisa espacial: “Estamos no caminho errado”, diz astrônoma

Ciência  🚀

Duília de Mello fala sobre pesquisa espacial e divulgação científica - Levar a ciência a pessoas leigas, instigar a curiosidade das crianças e, em especial, o interesse pela pesquisa científica nas meninas tem sido parte da missão iluminista que a astrônoma e astrofísica Duília de Mello, 55 anos, paulista criada no Rio de Janeiro, tomou para si quando passou a ser considerada uma das pessoas mais influentes em seu campo de trabalho. 

Gilberto Costa – Repórter da Agência Brasil
Divulgação - Ascom/UnB
Victor Ribeiro – Repórter da Rádio Nacional
Uma pesquisa de opinião divulgada em junho, feita junto a 2.206 pessoas de 15 a 24 anos, revelou que 93% dos jovens de todo o país não sabem o nome de nenhum cientista brasileiro. O levantamento, disponível na internet, acendeu um sinal amarelo entre as pessoas que fazem divulgação científica.
Levar a ciência a pessoas leigas, instigar a curiosidade das crianças e, em especial, o interesse pela pesquisa científica nas meninas tem sido parte da missão iluminista que a astrônoma e astrofísica Duília de Mello, 55 anos, paulista criada no Rio de Janeiro, tomou para si quando passou a ser considerada uma das pessoas mais influentes em seu campo de trabalho.
Duília já morou no Chile, na Suécia e nos Estados Unidos, onde trabalhou na agência espacial americana (Nasa). Atualmente, mantêm-se como pesquisadora associada à agência, e é também professora titular, vice-reitora e decana de Avaliação na Universidade Católica da América em Washington D.C., capital dos EUA.
A cientista esteve, na última semana, na Universidade de Brasília, para abrir o semestre letivo e fazer divulgação científica, quando atendeu a Agência Brasil para a seguinte entrevista:

Agência Brasil: O mundo resolveu desacreditar na ciência?
Duílla de Mello: Estamos passando por um momento muito difícil, de descrédito. As pessoas acham que ciência é religião, que se acredita ou não se acredita. Não é assim. Ciência é baseada em fatos, não precisa de crença. O fato existe, a gente interpreta o fato com método científico. É com muita tristeza que vejo esse passo que a humanidade está dando. Tenho impressão que isso é passageiro, que é só uma regressão que estamos vivendo porque houve um certo descuido, principalmente, dos cientistas que precisam comunicar a ciência todos os dias ao público, e precisa educar o jovem para a ciência. Os cientistas no mundo todo acharam que a escola estava educando o suficiente e demonstrando a importância da ciência. Espero que todos os cientistas acordem, porque passou da hora de comunicar a ciência. É uma coisa muito difícil, não é todo mundo que tem talento de passar conhecimentos difíceis para uma linguagem simples.

Agência Brasil: E paciência para lidar com jornalistas...
Mello: Pois é. Muita gente perde a paciência porque interpretam errado as palavras que a gente fala e aí saem umas coisas erradas. Mas é preciso continuar falando até sair certo. Hoje, com o alcance da mídia social, a gente pode comunicar para muitos ao mesmo tempo. É complicado [porém] com as notícias falsas. Eu nunca pensei que tivesse de explicar em pleno século 21 que a Terra é redonda ou que as vacinas fazem bem! As pessoas se esqueceram da história da humanidade. A gente precisa lembrar.

Agência Brasil: A senhora atua para despertar o interesse pela ciência, especialmente, das meninas. Isso tem melhorado?
Mello: Tem melhorado no mundo todo, mas cada país vai com um passo diferente. No Brasil, sempre foi um pouquinho melhor do que em outros lugares.

Agência Brasil: Por quê?
Mello: A gente não sabe exatamente os motivos. Mas veja o que acontece, por exemplo no norte Europa. É um absurdo! Eu fui a uma defesa de doutorado na Suécia que só tinha duas mulheres, eu e a mãe do homem que estava defendendo a tese. Havia 80 homens no auditório. Eu fui para a Suécia em um programa de balanço de gênero, para melhorar o número de mulheres nas engenharias e na ciência... É mundial o problema, não é só brasileiro. Nos Estados Unidos, a gente faz um trabalho muito grande com as meninas nas escolas. Não pode esperar virar adolescente. Tem que ser com criança. Na hora que vira adolescente, quer fazer aquilo que sua amiguinha está fazendo. A gente precisa mostrar às meninas que mulher pode fazer o que quiser, desde que ela goste daquilo. Eu tenho certeza que a mulher gosta da engenharia e da ciência também. Ela só não despertou porque não foi motivada. Eu vejo meninas pequenas, criancinhas, interessadas em foguete, no céu e na Lua. Tem uma frase em inglês que diz assim “we are what we see”, “a gente é o que a gente vê”. É preciso mostrar às mulheres na ciência para as meninas e para os meninos também. Quando a gente faz isso, mostra que não existe nenhum problema de gênero. Eu sou esperançosa e já vejo uma mudança disso. Interessante é que em países latinos têm mais mulher na ciência. Muitas vezes, as pessoas têm medo de fazer ciência porque acham que vão morrer de fome, que não vão arrumar emprego. A gente precisa mostrar que não é verdade isso.

Agência Brasil: A senhora trabalhou com o Hubble. Qual o legado do telescópio espacial?
Mello: O Hubble veio para substituir a Missão Apollo. Ele, junto com o ônibus espacial, era o carro-chefe da Nasa. O Hubble fica orbitando a terra e vê o universo acima da nossa atmosfera, que atrapalha a visão das luzes das estrelas. Ele está a cerca de 600 quilômetros de altitude, de onde fica olhando o universo. O Hubble fez, em abril, 29 anos - era para ter feito só 15 anos - uma história de sucesso. Ele nos ensinou coisas que não havia a mínima ideia, como a evolução das galáxias, a formação de planetas. O Hubble nos ensinou como que as nuvens formam estrelas. Mostrou muita coisa do sistema solar. A gente viu cometa colidindo com Júpiter, a gente viu isso quase que ao vivo. O Hubble tem papel importantíssimo de desvendar o universo. O telescópio também tem suas limitações. Ele é relativamente pequeno, e enxerga uma área do céu pequena.

Agência Brasil: O Hubble tem parcerias para uso de inteligência artificial?
Mello: O Hubble tem um programa que se chama Ciência do Cidadão, Citizen Science, que é para ajudar a classificar, por exemplo, as galáxias ou discos protoplanetários [formados basicamente por gases]. São muitas imagens, e é preciso a ajuda do público para fazer isso. Também usa o machine learning que é um processo de inteligência artificial para classificar os objetos. O Kepler, que é um satélite que descobre planetas ao redor das estrelas, faz isso também muito bem.

Agência Brasil: O que as descobertas recentes sobre buracos negros agregam para a pesquisa espacial?
Mello: Os buracos negros sempre fascinaram. Era uma previsão teórica do [Albert] Einstein, que durante um século, praticamente, os cientistas tentaram ver. Tínhamos evidências indiretas, mas não tínhamos uma foto. O horizonte de eventos [fronteira ao redor de um buraco negro] mostra a parte mais próxima a um buraco negro, os arredores. Isso comprova todas as teorias que a gente tinha sobre formação de buraco negro. Não podemos confundir os buracos negros estelares com os buracos negros super massivos, que têm até bilhões de vezes a massa do Sol e vivem no interior das galáxias. Os buracos negros estelares, também previstos por Einstein, são fruto da evolução das estrelas muito massivas que explodem as supernovas. Depois o que sobra entra em colapso e forma um buraco negro central. Não temos fotos desses buracos negros, mas temos evidências de que existem. Por exemplo, se tiver estrela do lado, essa começa a perder massa – que está indo para o buraco negro vizinho. A gente consegue detectar aquecimento na região examinada.

Agência Brasil: Que hipóteses explicam a expansão e o aceleramento do universo?
Mello: Foi descoberto há cerca de dez anos que o universo não está apenas se expandindo, como também está acelerando. Isso nos faz eliminar hipóteses de que o universo começou com o big bang, com uma grande expansão, e que depois um dia entraria em colapso em um ponto central novamente. A gente já sabe que isso não vai acontecer. O universo está acelerando e isso é um caminho sem fim. O universo vai continuar expandindo para sempre. Como se descobriu que ele está acelerando? A observação das estrelas, que explodiram a muitos e muitos bilhões de anos atrás, verificou que a velocidade delas tinha aceleração. A aceleração é produzida por uma massa que a gente não vê. Essa massa, chamamos de energia escura. A energia escura é o grande desafio das próximas décadas. Quando a gente faz as contas, dá que mais de 70% do universo seria feito de energia escura. Se a gente somar isso com a matéria escura ao redor das galáxias, que faz parte da massa das galáxias e somam 25% do universo, temos 95% do universo. Então, tudo que a gente estuda na astronomia é só 5%. Estamos no caminho errado. Temos que estudar o resto.
Fonte - Agência Brasil  19/08/2019