sexta-feira, 6 de novembro de 2020

SEU JORNAL DA TVT - 06/11/2020

 Notícias  📺

Maranhão tem o quarto maior saldo de contratações do Brasil em 2020

Economia/Empregos 👷

Maranhão apresenta o quarto maior saldo de contratações do Brasil em 2020, de acordo com publicação do IMESC.De janeiro a setembro de 2020, foram 13.033 admissões líquidas. De acordo com a publicação, este é o maior saldo para os meses de setembro desde 2014. 

Da Redação
O Novo Cadastro de Empregados e Desempregados (CAGED), da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho (SEPRT), apontou o Maranhão como o quarto estado do Brasil com maior saldo de contratações de janeiro a setembro de 2020, com 13.033 admissões líquidas. Só em setembro, foram 5.020 contratações. Os dados são destaque na Sinopse da Nota de Mercado de Trabalho, referente ao mês de setembro, publicada nesta sexta-feira (6), pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Programas Estratégicos (SEPE). De acordo com a publicação, este é o maior saldo para os meses de setembro desde 2014. “Setembro foi o quarto mês seguido de geração de vagas no estado. Esse resultado se deve ao bom desempenho dos grupamentos de atividades, como o setor de “Serviços”, “Comércio” e “Construção”, por exemplo, que, mesmo ainda estando em processo de retomada de suas atividades normais, já voltaram a contratar, contribuindo diretamente para a boa colocação do estado no âmbito nacional em relação ao emprego”, ressalta o presidente do IMESC, Dionatan Carvalho. Dentre os grupamentos de atividades, no mês de setembro, observou-se desempenho positivo nos cinco grupamentos de atividade: “Construção” (+1,7 mil vínculos); “Comércio” (+1,1 mil vínculos); “Serviços” (+1,0 mil vínculos), com predominância nas “Atividades Administrativas” (+719 vínculos); “Indústria Geral” (+974 vínculos) e “Agropecuária” (+147 vínculos). Em relação ao Nordeste, o Maranhão foi o único estado a apresentar geração de vagas no ano. Nesse período, o estoque passou de 480.392 vínculos, em 1º de janeiro de 2020, para 493.425 vínculos em setembro de 2020, uma taxa de variação de 2,71%, diferente da taxa nacional. De janeiro a setembro de 2020, o Brasil perdeu 558 mil empregos com carteira assinada.
Com informações do Gov. do Maranhão  06/11/2020

Guia de transporte público deve orientar prefeitos e vereadores eleitos este ano

Mobilidade  🚌 🚄  🚇

O documento possui propostas ligadas ao transporte coletivo e foi dividido em oito temas, tais como: transparência, infraestrutura, financiamento, ações emergenciais, entre outros. O guia intitulado “Como ter um transporte público eficiente, barato e com qualidade na sua cidade”, já está disponível na internet aos postulantes no pleito deste ano.

Revista Amazônia
foto - ilustração/arquivo
Entidades de transporte público, ONGs, especialistas e empresas privadas divulgaram uma publicação para orientar os políticos eleitos nas eleições municipais deste ano com ações referentes ao setor. O documento possui propostas ligadas ao transporte coletivo e foi dividido em oito temas, tais como: transparência, infraestrutura, financiamento, ações emergenciais, entre outros. O guia intitulado “Como ter um transporte público eficiente, barato e com qualidade na sua cidade”, já está disponível na internet aos postulantes no pleito deste ano. Segundo os autores da publicação, as sugestões contidas no documento podem ser implementadas entre 2021 a 2024, período do mandato dos políticos eleitos neste ano. Rodrigo Tortoriello, presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana, uma das entidades signatárias do documento, e secretário extraordinário de Mobilidade Urbana de Porto Alegre, afirma que um dos objetivos do guia é fornecer aos gestores públicos propostas de fácil implementação. “Melhorar o transporte público não necessariamente exige grandes somas de dinheiro. O próprio guia mostra isso, expondo medidas que podem ser implementadas rapidamente e de baixo custo e que trazem resultados positivos à sociedade”, explica. O principal direcionamento do guia refere-se a ações de melhoria dos ônibus urbanos, que respondem a 85,7% dos deslocamentos de pessoas em transporte público nos municípios brasileiros. O documento aponta soluções para a falta de recursos e linhas de crédito que impedem ou retardam as melhorias na infraestrutura urbana. A Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) também contribuiu com as propostas. Otávio Cunha, presidente-executivo da entidade, afirma que um dos entraves para a melhoria do setor é a forma de seu financiamento, que é sustentado pelos passageiros. De acordo com ele, uma das soluções para o problema seria toda a população pagar tarifas públicas de transporte, independente de usá-lo ou não, seguindo exemplos de países mais ricos. “No Brasil, apenas o passageiro sustenta o serviço. O transporte de qualidade tem custo elevado. Essa tarifa que a população acha que está cara, possui um valor elevado para quem paga e insuficiente para a prestação de um serviço de boa qualidade.” Pandemia Os impactos financeiros no setor por conta da pandemia do novo coronavírus também estão presentes na publicação. Os autores alegam que as medidas implementadas em várias cidades foram cruciais para minimizar os efeitos da doença e que, em alguns municípios, ações econômicas ainda serão necessárias em 2021.
Fonte - Revista Amazônia  05/11/2020




quinta-feira, 5 de novembro de 2020

MOB Maranhão inicia licitação para concessão do serviço de travessia de Ferry-boat, entre os terminais da Ponta da Espera e Cujupe

Travessia marítima  🚢

A Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), realizou, nesta terça-feira (03), a 1ª etapa da licitação (nº 001/2020) para a concessão do serviço público de transporte aquaviário intermunicipal (ferry-boat) no Maranhão, para a realização da travessia entre São Luís, através do Terminal da Ponta da Espera, e Alcântara, no Terminal do Cujupe.

Da Redação
foto - ilustração/Pregopontocom 
O Governo do Maranhão, por meio da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), realizou, nesta terça-feira (03), a 1ª etapa da licitação (nº 001/2020) para a concessão do serviço público de transporte aquaviário intermunicipal (ferry-boat), para a realização da travessia entre São Luís, através do Terminal da Ponta da Espera, e Alcântara, no Terminal do Cujupe. Essa 1ª etapa consistiu no recolhimento da habilitação e propostas das empresas, que agora serão analisadas pelo corpo técnico da MOB e, após análise detalhada, serão divulgados os resultados e as empresas devidamente chamadas. Esta é a primeira vez que está sendo feita uma licitação para esse tipo de transporte no estado e a empresa ganhadora dos lotes terá o direito de explorar os serviços do terminal, pelos próximos 20 anos, além da previsão de implementação de novas embarcações. Serão quatro novas embarcações em cada lote, totalizando oito novas embarcações, a partir do 4º ano do contrato e, assim, sucessivamente com uma embarcação nova a cada ano para a melhoria da prestação do serviço de acordo com o edital. Para Daniel Carvalho, presidente interino da MOB, a concessão irá atender melhor os usuários de ferry-boat assim que o processo legal for concluído. “Após a licitação, a empresa vencedora terá direito à exploração do serviço por 20 anos. Além disso, a licitação prevê a inserção de novas embarcações, o que propiciará mais qualidade na prestação do serviço de travessia para os usuários, inclusive com a diminuição do tempo de travessia, conforme previsto no edital”, reforçou o presidente.
Com informações da MOB Maranhão  03/11/2020

Entidades do setor metroferroviário lançam manifesto reivindicando sistema de VLTs em São Paulo

Transportes sobre trilhos  🚄

Carta é dirigida aos candidatos a Prefeito da capital, e pontua que o VLT é a ferramenta indutora para requalificar áreas degradadas pelo trânsito e congestionamentos. No documento, as entidades reforçam a importância da implantação de sistemas VLT – Veículo Leve sobre Trilhos na capital como ferramenta para uma melhor qualidade de vida a todos os seus cidadãos. 

Abifer
foto - ilustração/arquivo
Um grupo formado pelas principais entidades do setor metroferroviário, incluindo a AEAMESP, a ABIFER, o Instituto de Engenharia, a ALAF, a ANTP, o SIMEFRE, o SEESP e a UITP, apresentou uma Carta Manifesto direcionada aos candidatos a prefeito de São Paulo. No documento, as entidades reforçam a importância da implantação de sistemas VLT – Veículo Leve sobre Trilhos na capital como ferramenta para uma melhor qualidade de vida a todos os seus cidadãos. A Carta destaca que à exceção das viagens realizadas pelos modos sobre trilhos, operados pela CPTM e pelo Metrô, as viagens realizadas por transporte coletivo baseiam-se essencialmente na rede de ônibus, constituída por centenas de linhas que utilizam o sistema viário da cidade, em geral sem nenhum tratamento preferencial para sua circulação, retidos nos congestionamentos e por isso, com intervalos e tempos de viagem, imprevisíveis. Além das deseconomias causadas pelas horas paradas nos congestionamentos, como o desperdício de combustível, o aumento das emissões de poluentes, os riscos de acidentes, fatores que tiram a competitividade da economia paulistana, o documento ressalta os impactos de ordem urbanística. “Dezenas de avenidas da cidade em regiões consolidadas apresentam degradação em sua ocupação devido aos impactos dos congestionamentos e das emissões ambientais (gases e ruídos), com deterioração dos imóveis, usos e ociosidades indesejadas, resultando em perdas econômicas injustificáveis”, descreve a Carta Manifesto. É nesse contexto que, destaca o documento, diversas cidades em todos os continentes implantaram políticas de revitalização urbana e de mobilidade para aumentar a competitividade do transporte coletivo sobre o transporte individual, melhorar a qualidade ambiental e requalificar áreas urbanas degradadas ou em processo de degradação. A ferramenta indutora desses processos foram os sistemas de Veículos Leves Sobre Trilhos – VLT. “Desde o ano 2000, foram implantados mais de 200 sistemas de VLTs no mundo, com esse objetivo”, descreve o documento, que alerta, no entanto, que tais sistemas devem estar associados às políticas de renovação urbanística, “devendo ser a espinha dorsal da mobilidade em todas as operações urbanas do município, elevando a qualidade do serviço e eliminando as emissões ambientais”. Como diferencial, tais sistemas têm suas características metroferroviárias, que permitem o controle automatizado da operação, dando preferência nos cruzamentos. Isso garante a regularidade e os baixos intervalos entre os veículos nos horários de pico, entre outras qualidades. Como exemplos da experiência que o Brasil já possui em todas as etapas que envolvem sistemas de VLTs, como projeto, implantação, operação e manutenção, o documento cita dois importantes sistemas que estão revolucionando as regiões onde operam, como o centro do Rio de Janeiro, transportando diariamente quase 100 mil usuários (antes da pandemia) e o da Baixada Santista, atualmente em fase de implantação de novo trecho de expansão, que ligará São Vicente ao centro histórico de Santos. Destacando que a capital precisa recuperar dezenas de corredores e regiões degradadas pelo excesso de trânsito e pela baixa qualidade do transporte público, a Carta Manifesto propõe trocar essa situação pela renovação e valorização urbana, baseada na mobilidade de qualidade oferecida pelos sistemas de Veículos Leves Sobre Trilhos. A Carta cita como exemplos de locais que sofrem com problemas de congestionamento e degradação urbana na capital, avenidas como Celso Garcia, Rangel Pestana, São João, Consolação/Rebouças, Nove de Julho/Santo Amaro, Cupecê, Teotônio Vilela, M’Boi Mirim e Aricanduva. São locais que devido às condições atuais penalizam os moradores e usuários diários desses corredores. Finalizando, as entidades que assinam o documento desejam que o prefeito eleito em 15 de novembro faça São Paulo se unir à rede de cidades que reconstruíram sua mobilidade e seu desenvolvimento urbano, “implantando sistemas de VLT como ferramenta para uma melhor qualidade de vida a todos os seus cidadãos”.
Fonte - Abifer  04/11/2020

VEJA O MANIFESTO ABAIXO



























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quarta-feira, 4 de novembro de 2020

CCR Metrô Bahia amplia opções para recarga de cartão de integração e oferece mais praticidade aos clientes

Transportes sobre trilhos  🚇

Um combo que une praticidade, conforto, comodidade e multiplicidade de pagamento. Entre as novidades estão as novas máquinas de autoatendimento instaladas nas estações de maior fluxo de clientes para garantir mais rapidez na transação. Agora, as novas ATMs, como são conhecidas, se juntam às máquinas presentes em todas as estações, ampliando o quantitativo de opções de recarga nas dependências do Sistema Metroviário Salvador e Lauro de Freitas, além das bilheterias.

Da Redação 
divulgação/CCR Metrô Bahia
Visando melhor atender os clientes, a CCR Metrô Bahia vem buscando melhorias contínuas e investindo nas soluções tecnológicas mais inovadoras do mercado, principalmente no que tange à recarga do cartão de integração. Um combo que une praticidade, conforto, comodidade e multiplicidade de pagamento. Entre as novidades estão as novas máquinas de autoatendimento instaladas nas estações de maior fluxo de clientes para garantir mais rapidez na transação. Agora, as novas ATMs, como são conhecidas, se juntam às máquinas presentes em todas as estações, ampliando o quantitativo de opções de recarga nas dependências do Sistema Metroviário Salvador e Lauro de Freitas, além das bilheterias. O diferencial do novo equipamento que possui coloração azul para fácil identificação são justamente as operações que ele é capaz de executar. A sua principal funcionalidade é a capacidade de realizar todas as operações de vendas possíveis com a opção de troco de limite máximo de R$ 40, em caso de operação com dinheiro, seja cédula ou moeda. Na máquina, é possível comprar os cartões de integração e unitário, e efetuar a recarga com pagamento em crédito e débito com valor mínimo de R$ 0,10, trazendo mais flexibilidade e praticidade para o cliente. O novo modelo é ágil e funcional, e possui tela 100% touchscreen para suas operações, o que o torna seu uso mais intuitivo e prático. As novas ATMs estão em fase de testes desde julho e agora seguem em plena operação para uma nova experiência do cliente. Somente na fase de implantação do projeto, já foram realizadas mais de 295 mil operações. Além da recarga que pode ser feita presencial nas estações de metrô, também é possível fazer a compra de créditos para o cartão da CCR Metrô Bahia pelo aplicativo RecargaPay. A transação pode ser feita a qualquer hora, em qualquer lugar, diretamente do celular com internet. Basta baixar o aplicativo gratuitamente, cadastrar o cartão de integração, escolher o valor e a forma de pagamento. A ferramenta é disponível para os sistemas Android e IOS. Outra parceria que ampliou as opções para o cliente é a Rede Credenciada que conta com mais de 2 mil pontos de vendas. São pontos como lojas, farmácias e restaurantes espalhados por toda Salvador e Região Metropolitana. A compra do crédito nesta rede é fácil e rápida, e não há cobrança de taxa extra. Para encontrar o ponto de venda mais próximo, basta acessar o site www.rvgo.com.br pelo computador ou smartphone que o sistema rastreia os locais mais próximos do cliente, além da rota de como chegar. A identificação da RVGO é a garantia de que o estabelecimento é parceiro e realiza a recarga. Ativação dos créditos Após a compra dos créditos na Rede Credenciada e no aplicativo RecargaPay, o sistema enviará, imediatamente, uma ordem para o cartão, a qual estará disponível para carga em até 2 minutos em qualquer estação do metrô. Para ativar os créditos adquiridos, basta passar o cartão no validador de consulta e carga presente em todas as estações, antes de se dirigir às catracas de acesso. O novo sistema dos cartões do metrô também ajuda no gerenciamento do saldo. Todas as vezes que o cartão de integração ficar com saldo inferior a duas tarifas integradas (R$ 8,40), o display da catraca do metrô apresenta a mensagem “Recarregue o seu Cartão”. Desta forma, é possível programar o melhor momento para uma nova recarga e ainda escolher a opção mais prática.
Com informações da CCR Metrô Bahia 04/11/2020

Sistema Ferry-Boat teve Movimento tranquilo e lanchas de Mar grande voltam a operar nesta quarta (04)

Travessia marítima  🚢 🚤

O sistema Ferry-Boat Salvador/Itaparica  teve movimento intenso durante o dia no terminal de Bom Despacho.As lanchas que operam na travessia entre Salvador e Mar Grande voltara ao serviço após dois dias de paralisação em função das chuvas e ventos fortes.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
O sistema Ferry-Boat opera nesta quarta(04) na travessia marítima Salvador/Itaparica,com 5 embarcações,Dorival Caymmi, Zumbi dos Palmares, Ivete Sangalo, Pinheiro e Anna Nery.O movimento durante o dia teve fluxo  tranquilo para veículos e intenso para passageiros no terminal Bom Despacho. Em São Joaquim, movimento é tranquilo para veículos e passageiros. As viagens acontecem às 5h, 6h, 8h, 10h, 11h, 12h, 14h, 15h, 16h, 18h, 19h, 20h e 22h, saindo de Salvador; e a partir da Ilha de Itaparica, às 5h, 6h, 8h, 9h, 10h, 12h, 13h, 14h, 16h, 17h, 18h, 20h e 22h.

Lanchas de Mar Grande
As lanchas que operam na travessia entre Salvador e Mar grande voltaram a entrar em serviço,após dois dias suspensas por conta das chuvas dos últimos dias.A operação foi retomada entre Salvador e Mar Grande nesta quarta-feira(04).O movimento de passageiros durante o dia foi tranquilo nos dois terminais.O 1º horário de saída de Salvador para Mar Grande foi as 6h30 e o último as 19h30.De Mar Grande para Salvador o 1º horário de saída foi as 5h e o último as 18h.O sistema contou com 6 embarcações em operação na travessia.
Pregopontocom 04/11/2020

terça-feira, 3 de novembro de 2020

Governo declara situação de emergência em nove cidades da Bahia afetadas por chuvas

Boletim Informativo/Chuvas   

O Governo do Estado da BA,declarou situação de emergência em nove municípios baianos afetados por chuvas intensas. A decisão, assinada pelo governador Rui Costa, será publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (4) e valerá pelo prazo de 90 dias. A situação de emergência considera os danos provocados pelas chuvas às atividades econômicas e à população dos municípios de Almadina, Coaraci, Ibicaraí, Ibicuí, Irecê, Itabuna, João Dourado, Juazeiro e Lapão. De acordo com o decreto, “fica autorizada a mobilização de todos os órgãos estaduais, no âmbito das suas competências, para envidar esforços no intuito de apoiar as ações de resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução”.


foto -  Paula Fróes/Arquivo GOVBA


Travessia Marítima - Sistema Ferry-Boat Salvador/Itaparica opera normalmente e lanchas de Mar Grande tem operação suspensa

Travessia marítima  🚢 🚤

O sistema Ferry-Boat, Salvador/Itaparica, opera nesta terça(03) com 5 embarcações,já o serviço de lanchas entre Salvador e Mar Grande está suspenso em virtude das chuvas e dos fortes ventos na BTS 

Ferry-Boat
foto - ilustração/arquivo
Nesta terça(03) o sistema Ferry-Boat,que opera na travessia marítima entre Salvador e a ilha de Itaparica  opera com 5 embarcações, Dorival Caymmi, Zumbi dos Palmares, Ivete Sangalo, Pinheiro e Anna Nery. O movimento tem fluxo intenso para veículos e passageiros no terminal Bom Despacho. Em São Joaquim, movimento é tranquilo no geral.As viagens acontecem às 5h, 6h, 8h, 10h, 11h, 12h, 14h, 15h, 16h, 18h, 19h, 20h e 22h, saindo de Salvador; e a partir da Ilha de Itaparica, às 5h, 6h, 8h, 9h, 10h, 12h, 13h, 14h, 16h, 17h, 18h, 20h e 22h. 

Lanchas
A travessia entre Salvador e Mar Grande(Vera Cruz) foi suspensa nesta terça-feira(3) pela manhã em virtude chuva e dos fortes ventos na BTS(Baía de Todos os Santos).Não há previsão para o retorno da operação das embarcações na travessia marítima.Os catamarãs que operam na linha entre Salvador e Morro de São Paulo,fazem conexão em Salinas da Margarida onde os passageiros,seguirão viagem em ônibus até a Ponta do Curral, em Valença,onde farão outra conexão com lanchas,que completarão o restante da viagem até  Morro de São Paulo.
Pregopontocom  11/03/2020

segunda-feira, 2 de novembro de 2020

Senado pode votar mudança na concessão de transporte rodoviário interestadual

Transportes  🚌

A proposta deverá ser incluída na pauta desta semana. Atualmente, o poder público concede a outorga do transporte interestadual para empresas privadas por meio de uma autorização simples, que não requer licitação e depende da vontade do gestor. O projeto considera que uma escolha pode ser feita por licitação, com transparência e definição clara de prazos dessa concessão.

Agência Brasil*
foto - ilustração/arquivo
O Senado deverá votar esta semana projeto de lei que propõe a obrigatoriedade de licitação para o transporte rodoviário interestadual. A proposta, de autoria do senador Marcos Rogério (DEM-RO) e relatada por Acir Gurgacz (PDT-RO), tem apoio de outros senadores e pode ser incluída na pauta de votação da semana, que será definida na reunião de líderes. Atualmente, o poder público concede a outorga do transporte interestadual para empresas privadas por meio de uma autorização simples, que não requer licitação e depende da vontade do gestor. O projeto considera que uma escolha pode ser feita por licitação, com transparência e definição clara de prazos dessa concessão. “O transporte rodoviário de passageiros, seja este urbano, semiurbano ou interestadual, cumpre uma importantíssima função social […] Nesse sentido, precisamos garantir a disponibilidade do serviço por meio de contratos sólidos e duradouros [...]”, afirmou Gurgacz em seu relatório. Para o relator, “a ANTT [Agência Nacional de Transportes Terrestres], em plena pandemia, tem emitido autorizações sem qualquer critério técnico ou estudo de viabilidade operacional”. Segundo ele, em um período em que o setor enfrenta uma redução de 70% no número de passageiros transportados, “esse tipo de atitude levará o sistema de transporte interestadual e internacional de passageiros ao colapso”. A senadora Kátia Abreu (PP-TO) apoia o projeto. Para ela, o sistema atual pode ser prejudicial à concorrência no setor, já que se trata de “uma carta branca para o governo escolher os autorizados”. Já o senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG) considera que o sistema de autorização simples pode prejudicar a oferta de transporte nas cidades mais distantes, que não atraem investidores. 
* Com informações da Agência Senado
Fonte - Agência Brasil  02/11/2020