PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Sistema Ferry-Boat Salvador/Itaparica tem movimento moderado sentido Bom Despacho nesta sexta(27)

Boletim Informativo - Travessia marítima  🚢

A travessia marítima entre Salvador e a ilha de Itaparica pelo sistema Ferry-Boat nesta sexta(27) tem movimento com fluxo  moderado para veículos e tranquilo para passageiros no terminal São Joaquim. Em Bom Despacho, o movimento é tranquilo nos dois modos de embarques.O sistema opera com 5 embarcações,Zumbi dos Palmares, Rio Paraguaçu, Anna Nery, Pinheiro e Ivete Sangalo.As viagens acontecem às 5h, 6h, 8h, 10h, 11h, 12h, 14h, 15h, 16h, 18h, 19h, 20h e 22h, saindo de Salvador; e a partir da Ilha de Itaparica, às 5h, 6h, 8h, 9h, 10h, 12h, 13h, 14h, 16h, 17h, 18h, 20h e 22h.
 

foto - ilustração/arquivo




A Ferrovia do Norte de Milão faz encomenda dos primeiros trens de hidrogênio da Itália

Transportes sobre trilhos  🚄

A FNM (Ferrovia NORTE de Milão) encomendou seis trens de célula a combustível de hidrogênio da Alstom, o primeiro pedido de trens a hidrogênio na Itália,com opção de mais oito. Os novos trens a hidrogênio serão baseados na plataforma ferroviária regional Coradia Stream da Alstom, que já está sendo produzida para a Itália pelas principais unidades italianas da Alstom. 

IRJ
IRJ
O pedido vale aproximadamente € 160 milhões, com o primeiro trem sendo entregue em três anos. Os novos trens a hidrogênio serão baseados na plataforma ferroviária regional Coradia Stream da Alstom, que já está sendo produzida para a Itália pelas principais unidades italianas da Alstom. O Coradia Stream for FNM movido a hidrogênio será equipado com a mesma tecnologia de propulsão de célula de combustível que foi introduzida com o Coradia iLint atualmente em operação na Alemanha , e a Alstom diz que a versão a hidrogênio corresponderá ao desempenho operacional dos trens a diesel, incluindo seu alcance. O pedido veio depois que a Alstom e a empresa de infraestrutura de energia Snam assinaram um acordo de cinco anos em junho para desenvolver trens de hidrogênio na Itália. “Estamos imensamente orgulhosos de apresentar a tecnologia de trens de hidrogênio na Itália e reconhecemos a confiança depositada em nós por nosso cliente italiano”, disse o Sr. Gian Luca Erbacci, vice-presidente sênior da Alstom Europa. “Este desenvolvimento confirma o papel da Alstom na definição do futuro da mobilidade. Esses trens, junto com o Coradia iLint que já se provou em serviço comercial na Alemanha, representam mais um grande passo na transição para sistemas de transporte global sustentável. ” A Ferrovienord, subsidiária da FNM, assinou um contrato de € 194 milhões com a Alstom em novembro de 2010 para 31 trens regionais Coradia Stream para operação na região da Lombardia, na Itália. O desenvolvimento do projeto e a maior parte da fabricação e certificação são realizados na unidade da Alstom em Savigliano, enquanto os sistemas de sinalização a bordo são entregues na unidade de Bolonha.
Fonte - International Railway Journal  26/11/2020

quinta-feira, 26 de novembro de 2020

Metrô e trens de Fortaleza terão horários especiais no próximo domingo(29)

Transportes sobre trilhos  🚇

As viagens serão concentradas nos períodos da manhã e da tarde. Serão mantidos os rigorosos protocolos de prevenção à Covid-19, que inclui uso obrigatório de máscaras e orientações para higienização das mãos e manutenção do distanciamento social.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
A Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos informa que a Linha Sul e o VLT Parangaba-Mucuripe funcionarão em horários especiais no próximo domingo (29/11), dia do segundo turno das eleições municipais. As viagens serão concentradas nos períodos da manhã e da tarde. Serão mantidos os rigorosos protocolos de prevenção à Covid-19, que inclui uso obrigatório de máscaras e orientações para higienização das mãos e manutenção do distanciamento social. Não haverá operação na Linha Oeste e nos VLTs de Cariri e Sobral. Linha Sul, no sentido Centro: 8h25 às 16h10 Horários das viagens saindo da Estação Carlito Benevides: 08:25, 09:10, 09:55, 10:40, 11:25, 13:10, 13:55, 14:40. 15:25 e 16:10. Linha Sul, no sentido Carlito Benevides: 8h30 às 16h15 Horários das viagens saindo da Estação José de Alencar: 08:30, 09:15, 10:00, 10:45, 11:30, 13:15, 14:00, 14:45, 15:30 e 16:15. VLT Parangaba-Mucuripe (Linha Nordeste), no sentido Iate: 8h05 às 15h50 Horários das viagens saindo da Estação Parangaba: 08:05, 08:50, 09:35, 10:20, 11:05, 12:50, 13:35, 14:20, 15:05 e 15:50. VLT Parangaba-Mucuripe(Linha Nordeste), no sentido Parangaba: 8h05 às 15h50 Horários das viagens saindo da Estação Iate: 08:05, 08:50, 09:35, 10:20, 11:05, 12:50, 13:35, 14:20, 15:05 e 15:50.
Com informações da Metrofor  26/11/2020

Metrô de Recife é o que mais recuperou passageiros no Brasil

Transportes sobre trilhos  🚇

A CBTU Recife recuperou cerca de 75% dos passageiros da demanda antes da pandemia. Esta é a maior recuperação de passageiros em todo o país. Mesmo considerando as particularidades de cada cidade e o ritmo de reabertura das atividades em cada região, este fato demonstra que os pernambucanos estão reconhecendo cada vez mais o trabalho realizado para oferecer um transporte seguro à população.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
A pandemia da COVID-19, o consequente fechamento de atividades e o isolamento social geraram uma redução drástica no número de usuários de trem. Com a reabertura dos comércios e a retomada do “novo normal”, os operadores de trem têm aumentado seus esforços para garantir o cumprimento de protocolos de saúde e a segurança dos passageiros. A Superintendência do Recife recuperou cerca de 75% dos passageiros da demanda antes da pandemia. Esta é a maior recuperação de passageiros em todo o país. Mesmo considerando as particularidades de cada cidade e o ritmo de reabertura das atividades em cada região, este fato demonstra que os pernambucanos estão reconhecendo cada vez mais o trabalho realizado para oferecer um transporte seguro à população. A CBTU participa de um comitê estratégico, realizado pela ANPTrilhos (Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros Sobre Trilhos), com todos os operadores do país, desde o início da pandemia, onde são realizados monitoramentos e discutidas as medidas mais eficazes e modernas para oferecer segurança aos passageiros nos sistemas de trem no Brasil.
Com informações da CBTU  26/11/2020

VLT de Teresina voltou a funcionar nesta quarta-feira (25)

Transportes sobre trilhos 🚄

Apenas um VLT vai funcionar de segunda a sexta, no horário de 6h50 às 18h30 a Metrô de Teresina volta a funcionar nesta quarta-feira (25) 

Da Redação   
foto - iluustração/arquivo
Os VLTs (Veículos Leves sobre Trilhos) voltaram a funcionar em Teresina, nesta quarta-feira (25), no horário de 6h50 às 18h30, de segunda a sexta-feira, com o valor da passagem a R$ 1,00. O sistema estava paralisado desde o mês de março devido à pandemia do novo coronavírus. Segundo Josiene Marques, Diretora-Presidente da Companhia Metropolitana de Teresina (CMTP), a volta do funcionamento do metrô era aguardada pela população da cidade.Segundo a Diretora  da CMTP, apenas um VLT, vai funcionar com a capacidade reduzida. A capacidade de cada VLT por viagem é de 600 pessoas e com a retomada,essa capacidade será reduzida em 50%, em obediência ao protocolo de segurança e no percurso vão funcionar as estações Centro, Frei Serafim, Boa Esperança, Renascença e Terminal do Dirceu. A diretora acrescenta que as estações que apresentaram alguns problemas foram recuperadas e os VLTs passaram por manutenção. Na volta do metrô, Josiene afirma que agentes farão a fiscalização para garantir que as normas de protocolo de segurança sejam obedecidas.
Com informações do Gov.do Piauí  26/11/2018

quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Autorizado terceiro trecho do VLT na Baixada Santista

Transportes sobre trilhos  🚄

O trecho em São Vicente entre o Terminal Barreiros e o bairro de Samaritá está em fase final de estudos de engenharia e terá 7,5 km de extensão e 4 estações. Quando for completamente concluído, o VLT terá um total 27 km de extensão, considerando os 11,5 km já em operação entre São Vicente e a Estação Porto, em Santos, e também a ligação entre Barreiros a Samaritá, na Área Continental de São Vicente, que está em projeto

Portogente
foto - ilustração/arquivo
Em reunião nessa terça-feira, 24, os secretários de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, e de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, autorizaram a licitação do 3º trecho do VLT (Veículo Leve sob Trilho) da Baixada Santista. O trecho em São Vicente entre o Terminal Barreiros e o bairro de Samaritá está em fase final de estudos de engenharia e terá 7,5 km de extensão e 4 estações. "Iniciamos a obra do 2º trecho e já autorizamos a licitação para a próxima etapa", frisou o Baldy. De acordo com o secretário, o VLT vai revitalizar a região central da cidade e unir vários pontos turísticos, de serviço e de trabalho. Quando for completamente concluído, o VLT terá um total 27 km de extensão, considerando os 11,5 km já em operação entre São Vicente e a Estação Porto, em Santos, e também a ligação entre Barreiros a Samaritá, na Área Continental de São Vicente, que está em projeto. O sistema deverá operar com 33 VLTs transportando diariamente 95 mil passageiros. Segunda etapa O governo de SP iniciou no final de agosto a segunda etapa do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), entre a Avenida Conselheiro Nébias e o Terminal Valongo, em Santos. O novo trecho terá investimento de R﹩ 217,7 milhões e capacidade para transportar até 35 mil passageiros por dia. A segunda etapa terá 8 km de extensão e prevê a construção de 14 estações com acessibilidade, duas pontes sobre o canal 1, via permanente, quatro subestações de energia, sistema de rede aérea, sinalização viária e urbanização.
Fonte - Portogente  25/11/2020

Sistema Ferry-Boat Salvador/Itaparica tem movimento intenso de veículos em Bom Despacho nesta quarta(25)

Boletim Informativo - Travessia marítima   🚢

O sistema Ferry-Boat que opera na travessia marítima entre Salvador e a ilha de Itaparica,tem nesta quarta (25) movimento com fluxo intenso para veículos e tranquilo para passageiros nesse momento no terminal de São Joaquim. Em Bom Despacho, movimento é moderado para veículos e tranquilo para passageiros.A travessia marítima conta com 4 embarcações em serviço, Zumbi dos Palmares, Pinheiro, Anna Nery e Ivete Sangalo.As viagens acontecem às 5h, 6h, 8h, 10h, 11h, 12h, 14h, 15h, 16h, 18h, 19h, 20h e 22h, saindo de Salvador; e a partir da Ilha de Itaparica, às 5h, 6h, 8h, 9h, 10h, 12h, 13h, 14h, 16h, 17h, 18h, 20h e 22h.

foto - iluustração/arquivo


terça-feira, 24 de novembro de 2020

Universidade Federal do Pará inaugura primeira rede móvel 5G na região amazônica com foco em pesquisas

Ciência & Tecnologia  📡

Uma rede de tecnologia 5G, desenvolvida pelo Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações, Automação e Eletrônica (LASSE), foi instalada no Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) da universidade do estado e vai servir como importante ferramenta de pesquisa para a instituição. Apesar de parecer algo pontual, a instalação desta rede na UFPA é um passo significativo para mostrar a importância de uma conexão à internet com qualidade.

Revista Amazônia
foto - divulgação
Em setembro deste ano, a Universidade Federal do Pará (UFPA) anunciou um importante passo para aumentar o alcance e a qualidade da internet disponibilizada na região amazônica. Uma rede de tecnologia 5G, desenvolvida pelo Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações, Automação e Eletrônica (LASSE), foi instalada no Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) da universidade do estado e vai servir como importante ferramenta de pesquisa para a instituição. Apesar de parecer algo pontual, a instalação desta rede na UFPA é um passo significativo para mostrar a importância de uma conexão à internet com qualidade. Atualmente, apenas cerca de 10% da população brasileira possui banda larga e, na região Norte e Nordeste, essa porcentagem não passa dos 5%. Ou seja, além de buscar o acesso para toda a população, também é preciso discutir qual a qualidade e a velocidade que as pessoas têm nos dispositivos. Essa 5G desenvolvida pela LASSE é apenas para uso científico e, por conta disso, trabalha em baixa frequência. Ou seja, ela ainda não alcança os potenciais de velocidade dessa nova tecnologia. A intenção com essa internet móvel é a implementação em diferentes locais da UFPA. Dessa forma, alunos, pesquisadores e professores vão contar com uma conexão de qualidade em quase todo o campus. Além disso, a estrutura será um teste que pode se expandir para outras regiões amazônicas. Em entrevista recente, os pesquisadores responsáveis pelo projeto afirmam que essas novas tecnologias móveis podem transformar a região. Assim como a 4G, a internet 5G também é uma excelente alternativa para aumentar a inclusão digital na Amazônia e trazer uma conexão de qualidade para regiões de acesso mais limitado. Importância da inclusão Uma conexão de alta velocidade na região amazônia não é apenas para uso científico ou educacional. Na verdade, o objetivo da inclusão digital é disponibilizar todo tipo de inovação tecnológica para o máximo de pessoas possíveis, seja na Amazônia ou em qualquer cidade do Brasil. Afinal, os anos recentes são conhecidos como a Era da Informação, e isso significa que ter acesso à internet é uma necessidade básica para qualquer um. A popularização das redes sociais, e de várias outras ferramentas online, por exemplo, foi algo essencial para democratizar diversos conteúdos. Atualmente, é possível realizar cursos, ouvir músicas, ver filmes e fazer diversas atividades apenas com um dispositivo que tenha conexão com a internet. O potencial econômico em cada uma dessas ações é enorme, e o Brasil precisa de uma inclusão digital para aproveitar isso em todos os sentidos. O entretenimento digital é a maior prova disso, pois é uma indústria que fatura cifras bilionárias todo ano e não para de crescer. As plataformas de streaming, como mostra o artigo do portal TechTudo, são cada vez mais populares e estão tomando o espaço das TVs e até mesmo do cinema. Os jogos online estão seguindo no mesmo caminho, pois são uma boa alternativa de entretenimento. Segundo a lista do site Casinos.pt, os portais de cassino online mais populares oferecem mesas ao vivo, plataformas rápidas e novos jogos para fazer a experiência virtual não perder em nada para um cassino físico. Aliás, o que não falta atualmente são jogos de simulação e realidade aumentada, como mostra o site da IGN Brasil. Esses são apenas alguns exemplos de sucesso do entretenimento digital. 5G também em Manaus Além da rede móvel disponibilizada no Pará, outra região amazônica também recebeu boas notícias quanto à disponibilidade de uma internet mais veloz. Até dezembro deste ano, a Claro confirmou que a internet 5G estará acessível em 17 bairros diferentes de Manaus. Contudo, Assim como no caso da UFPA, essa conexão não possui toda a velocidade possível, mas já é uma amostra do potencial dessa nova conexão. Desde julho deste ano, a Claro inaugurou a conexão 5G no Rio de Janeiro e em São Paulo. O objetivo da empresa é crescer gradualmente, e o próximo passo foi de disponibilizar a tecnologia para outras 12 regiões, inclusive Manaus. Apesar disso, todo o potencial dessa nova internet só deve ser explorada no ano que vem ou em 2021, quando o leilão das frequências para 5G pela Anatel acontecer. A novidade na UFPA é uma notícia importante para todo o estado, e também para a Amazônia. Em busca de uma região cada vez mais conectada, esses projetos com internet móvel podem ser a solução para locais que são quase impossíveis de alcançar com alguma estrutura, como de fibra ótica, por exemplo. Assim, é excelente ver o Brasil caminhando para uma maior inclusão. Um acesso à internet com qualidade deve ser uma preocupação do norte ao sul do país.
Fonte - Revista Amazônia  24/11/2020

Novo SAC Pituaçu começa atendimento ao público nesta quarta-feira (25)

Notícias  📺

Com capacidade para 1.300 atendimentos diários, o posto foi inaugurado pelo governador Rui Costa nesta terça-feira (24). A unidade substitui os postos Paralela e do Servidor. “Aqui, a gente economiza com aluguel e dá facilidade e conforto à população, que vai ser atendida dentro da estação do metrô.

Da Redação
foto - Mateus Pereira/GOV.BA
Mais uma unidade do SAC começa a atender a população de Salvador nesta quarta-feira (25), no Terminal de Integração de Pituaçu. Com capacidade para 1.300 atendimentos diários, o posto foi inaugurado pelo governador Rui Costa nesta terça-feira (24). A unidade substitui os postos Paralela e do Servidor. “Aqui, a gente economiza com aluguel e dá facilidade e conforto à população, que vai ser atendida dentro da estação do metrô. Portanto, de qualquer lugar da cidade, a pessoa pode entrar no metrô, saltar aqui, resolver as questões e voltar para o transporte sem precisar ir para a rua nem quando estiver fazendo sol, nem quando estiver chovendo, em absoluta segurança e conforto”, afirmou o governador. Rui destacou também que está sendo construída, no mesmo terminal, uma unidade do SineBahia. “Será economia com aluguel e também mais conforto para a população. A previsão é que seja inaugurada em fevereiro”, afirmou. O secretário estadual da Administração, Edelvino Góes, explicou que o SAC Pituaçu é a integração das agências do SAC Paralela e do SAC Servidor, aumentando a capacidade de atendimento. “Essas duas unidades faziam 740 atendimentos por dia e o SAC Pituaçu fará 1300 atendimentos diários, um crescimento de 73%. Para o Detran, estamos ampliando a capacidade em 20%, para o Tribunal de Justiça estamos ampliando em 150%, e o atendimento previdenciário está sendo ampliado em 20%”, ressaltou o gestor. Estrutura e atendimento O SAC Pituaçu vai atender de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h30; e aos sábados, das 8h às 12h. São 14 unidades parceiras, oferecendo diversos serviços, como RG, CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Dentre as unidades, três são novas: Embasa, Procon e Sefaz Municipal. Com o novo posto, a Rede SAC passa a contar com 79 unidades de atendimento no estado, sendo 36 postos fixos na capital, interior e região metropolitana, 40 pontos SAC e três rotas do SAC Móvel. A coordenadora do SAC na capital e na região metropolitana, Cecília Pereira, falou sobre a estrutura do novo posto. “Nós temos 63 funcionários e uma capacidade diária de 1.300 pessoas. Isso, no mês, representa uma capacidade de até 29 mil atendimentos”. Ainda de acordo com Cecília, para ser atendido, é necessário que a pessoa faça o cadastro no www.sacdigital.ba.gov.br ou baixe o aplicativo SAC Digital. Esse procedimento não é só para esta unidade, mas para qualquer outro posto da rede, que é 100% agendado”.
Com informações da Secom BA  24/11/2020

segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Ponte Rio-Niterói volta a ter restrições para tráfego de carga

Trânsito   🚗

A suspensão das restrições havia sido adotada em 1º de abril deste ano, com o objetivo de evitar desabastecimento de produtos durante a pandemia de covid-19. A resolução da ANTT 5.914, de 18 de novembro de 2020, passará a valer em 1º de dezembro.

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

foto - Tomaz Silva/Agência Brasil
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) decidiu retomar a proibição ao tráfego de veículos de carga de dois ou mais eixos na Ponte Rio-Niterói, em determinados horários. A suspensão das restrições havia sido adotada em 1º de abril deste ano, com o objetivo de evitar desabastecimento de produtos durante a pandemia de covid-19. A resolução da ANTT 5.914, de 18 de novembro de 2020, passará a valer em 1º de dezembro. A partir daí, estará proibida a circulação de veículos de carga de dois eixos na ponte e em seus acessos, no sentido Niterói-Rio de Janeiro, nos dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 4h às 10h. Já os veículos três ou mais eixos não poderão circular no sentido Niterói-Rio, das 4h às 12h, e no sentido Rio-Niterói, das 12h às 22h, todos os dias da semana. As proibições não se aplicam a veículos precedidos de batedores, a veículos destinados a situações de socorro e emergência, a caminhonetes e automóveis/motos com reboques acoplados.
Fonte - Agência Brasil 23/11/2020

Sistema Ferry-Boat Salvador/Itaparica tem movimento intenso nessa segunda(23)

Boletim Informativo - Travessia marítima  🚢

O sistema Ferry-Boat que opera a travessia marítima entre Salvador e a ilha de Itaparica tem nesta segunda(23) fluxo intenso para veículos e tranquilo para passageiros nos dois terminais,São Joaquim e Bom Despacho.A travessia conta co 5 embarcações  em serviço, Zumbi dos Palmares, Pinheiro, Anna Nery, Rio Paraguaçu e Ivete Sangalo. As viagens acontecem às 5h, 6h, 8h, 10h, 11h, 12h, 14h, 15h, 16h, 18h, 19h, 20h e 22h, saindo de Salvador; e a partir da Ilha de Itaparica, às 5h, 6h, 8h, 9h, 10h, 12h, 13h, 14h, 16h, 17h, 18h, 20h e 22h.


F/B Agenor Gordilho afundado em 21/11/2020 após 45 anos em operação na travessia marítima
entre Salvador e a ilha de Itaparica - BA


domingo, 22 de novembro de 2020

Ferry-Boat Agenor Gordilho tem afundamento assistido após 45 anos de serviço na Baia de Todos os Santos

Notícias  🚢 

Com 71 metros de comprimento e 19 metros de altura, o Agenor Gordilho fez a viagem inaugural no Sistema Ferry Boat no dia 5 de dezembro de 1972. A embarcação realizou a travessia entre Salvador e a ilha de Itaparica durante 45 anos até o fim de 2017,transportando veículos e passageiros na Baia de Todos os Santos.

Da Redação
foto - Camila Souza/GOV.BA
No fim da manhã deste sábado (21), o Governo da Bahia deu início a mais uma ação para atração de turistas ao estado, mas desta vez na área de turismo subaquático. Com o afundamento assistido do ferry-boat Agenor Gordilho e do rebocador Vega, a Secretaria do Turismo do Estado (Setur) pretende promover e dinamizar o turismo náutico na Baía de Todos-os-Santos. As duas embarcações submergiram a uma profundidade de 36 metros, em frente ao Yacht Clube da Bahia. A expectativa é de que na próxima semana já sejam realizadas atividades de mergulho no local. O ponto de afundamento fica exatamente a 1,5 quilômetro da costa. Esta é a primeira vez que uma embarcação do tipo é afundada de forma proposital e com finalidade turística, como destacou o secretário do Turismo do Estado, Fausto Franco. “Este é um grande marco, pois é a primeira vez na história do Brasil que há um afundamento de um ferry-boat desta magnitude. Nós temos a Baía de Todos-os-Santos, que é esse privilégio, com águas quentes o ano inteiro, dentro da cidade, e que não é explorado na sua intensidade. O turismo subaquático existe no mundo inteiro. Normalmente, as pessoas ficam mais dias na cidade que o de costume, gerando emprego e renda. Nós, que temos tantas diversidades e somos tão privilegiados, agora criamos um outro tentáculo, chancelando essa perspectiva de turismo subaquático”, disse.

foto - Camila Souza/GOV.BA
Com 71 metros de comprimento e 19 metros de altura, o Agenor Gordilho fez a viagem inaugural no Sistema Ferry Boat no dia 5 de dezembro de 1972. A embarcação realizou a travessia Salvador-Itaparica durante 45 anos, até o fim de 2017. “Hoje é um dia de grande emoção para a Bahia e para nossa família. Vovô era um empresário, um visionário, um homem fantástico. Ele deu nome ao primeiro ferry-boat, que agora está se eternizando no fundo do mar. Meu avô está se eternizando num momento em que estamos alavancando um projeto de turismo no estado da Bahia”, afirmou Claudia Gordilho. De acordo com a Setur, o naufrágio assistido de embarcações propicia a formação de recifes artificiais, que favorecem o habitat marinho e se convertem em atrativo para visitantes. A expectativa é de que a embarcação esteja repleta de vida marinha em 12 meses. “Meu sentimento hoje é de profunda alegria, porque estou vendo que a memória do meu avô vai permanecer viva. Apesar de o ferry-boat ser afundado, ele vai ser lembrado, porque vai se constituir em uma atração turística para mergulhadores. Então, até no fundo do mar, ele passará a ser lembrado e ficará para a história”, acrescentou Agenor Gordilho Neto. O afundamento do ferry-boat, com abertura das comportas para entrada da água, começou por volta das 12h e teve uma hora de duração. Em seguida foi afundado o rebocador Vega. Estiveram envolvidas na ação a Marinha e as secretarias do Meio Ambiente (Inema), Infraestrutura (Agerba) e Administração (Patrimônio), além da Setur. Para viabilizar o afundamento, foram feitos estudos prévios de localização e de impactos ambientais. Óleos e combustíveis da embarcação foram removidos para atender às especificações ambientais, assim como peças que oferecessem riscos aos futuros mergulhadores.
Com informações da Secom BA  22/11/2020

HISTÓRICO
O Ferry-Boat Agenor Gordilho foi a primeira embarcação do sistema a chegar em Salvador,em 4 de julho de 1972,vindo do Estaleiro Sol  no  Rio Grande do Sul onde foi fabricado.A inauguração do sistema Ferry-Boat aconteceu em 8 de dezembro de 1970  pelo então Governador Luiz Viana Filho antes mesmo da entrega das duas embarcações encomendadas(Agenor Gordilho e Juraci Magalhães Jr.) chegarem a Salvador,em virtude do atraso de dois anos e meio durante a construção, e do termino das obras de infraestrutura,que também ainda não estavam totalmente concluídas.Enquanto isso a CNB(Cia de Navegação Baiana) manteve as linhas que já operava tradicionalmente e passou a fazer também o transporte somente de passageiros com suas lanchas(Anunciada,Espera,El Rey,Flô de La Mar e os navios João das Botas e Itaparica em períodos de alta demanda),entre  o seu terminal marítimo no Comércio(Av. da França) e o terminal de Bom Despacho em Itaparica.O sistema Ferry-Boat teve a sua viagem inaugural com o Ferry-Boat Agenor Gordilho,o 1º da frota,em 5 de dezembro de 1972.O barco operou na travessia marítima entre Salvador e a ilha de Itaparica até o final de 2017,completando 45 anos de serviços prestados transportando veículos e passageiros na Baia de Todos os Santos.



FB - Agenor Gordilho/Arquivo