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foto - ilustração/Pregopontocom |
A Autoridade Metropolitana de Transportes é um modelo de gestão de sistema de transportes público bem sucedido em diversos países da Europa. Os países são divididos em regiões, que englobam um certo numero de cidades, onde cada uma região tem sobre o seu controle a sua Autoridade de Transportes. A centralização do controle operacional e administrativo independente dos sistemas de transportes pelas AMTs, torna possível uma melhor gestão proporcionando melhor eficiência, racionalidade e integração resultando em uma melhora substancial na qualidade do serviço oferecido a população como um todo.
A falta de uma integração inteligente dos sistemas de transportes existentes nas grandes cidades e capitais brasileiras, principalmente a falta de conexão entre os modais, a *acessibilidade precária principalmente no setor de transporte por ônibus, onde ainda persiste o uso de veículos com piso alto, portas estreitas com catracas posicionadas logo após a porta de entrada para os passageiros, causando um gargalo e retardando o movimento de embarque, além da motorização dianteira, tornam-se um grande entrave na eficiência operacional desse sistema que além do desconforto causado a população que faz uso do mesmo, eleva concomitantemente o custo operacional do sistema com consumo de combustível desnecessário, aumentando o tempo de viagem, além da poluição ambiental em função do tempo maior de permanência perdido no embarque e desembarque dos passageiros em função das dificuldades de acessibilidade expostas aqui. .
Autoridade Metropolitana de TransportesComo resolver o problema da fragmentação da gestão do transporte público? a partir da criação de uma gestão única tornando-o mais eficiente diminuindo o seu custo operacional e ofertando um sistema de transportes totalmente integrado, com eficiência, conforto, segurança, horários regulados e uma tarifa que proporcione e incentive a população a usar o sistema de transporte público.
A criação da AMT, (mais não no formato de uma Ag. Reguladora, pois teríamos ai mais um elefante branco burocrático, inchado, e provavelmente mais um cabide de emprego) tem que ser uma entidade independente, onde os entes (municípios, cidades e estado) envolvidos indicariam no máximo 2 técnicos-conselheiros (não cabe uma indicação política ou por apadrinhamento) com conhecimento comprovado na área de mobilidade e transportes e com empatia com o tema. A partir dai numa eleição interna seriam então escolhidos um Diretor de operações, um Diretor de gestão de frota (seria o responsável pela escolha do modal e veículos adequados para cada tipo de serviço através de estudos e a realização de pesquisas), Diretor de planejamento para composição de rotas e linhas e estudos de tarifas, Um Diretor adjunto (2º na hierarquia) e o Diretor Geral. Todas as ações oriundas de projetos e planejamentos seriam submetidos a apreciação e aprovação de todo o conselho para que fossem colocadas em práticas.
Entidade Independente
Caberia aos entes participantes apenas prover os recursos necessários proporcionalmente, de acordo com o tamanho da cidade ou município, a sua receita e a densidade demográfica do mesmo, providenciar financiamentos e cobrar da AMT eficiência administrativa e operacional, não cabendo nenhum tipo de interferência por motivação política ou qualquer outra que venha a prejudicar o bom funcionamento e desempenho AMT.
ITS
Em uma segunda etapa seria criado então o ITS (Intelligent Transportation System),esta uma ferramenta extremamente necessária e essencial para coordenar toda a operação de todos os modais em conjunto, proporcionando uma operação racional, eficaz proporcionando uma funcionalidade inteligente no sistema de integração intermodais. O ITS será um CCO Master, ou seja o pai de todos os CCOs, a centralização dos CCOs dos modais existentes, coordenando e supervisionando as ações de todos eles e como um elo de ligação, proporcionando assim um sistema de operação e integração racional, eficaz e inteligente.
Sistemas de transportes em Salvador e RMS dentro AMT
Em Salvador, no caso especifico, os sistemas que comporiam a AMT seriam os seguintes: Metroferroviário : Metrô,Trens,VLTs, Monotrilhos e Teleféricos
Sistemas de ônibus: Urbanos, Alimentadores, Complementares, Semi-Urbanos e Metropolitanos
Sistemas Hidroviários; Sistema Ferry-Boat, Lanchas na BTS-Salvador/Ilhas, Lanchas Salvador/Recôncavo (Morro de São Paulo) e outros localidades.
A AMT bem como o ITS quando criados e se criados, trará muitos benefícios para a Mobilidade Urbana em Salvador e RMS, bem como em outras localidades em todo o pais, proporcionando um sistema de transporte mais eficiente, mais racional e inteligente, com redução de custos e benefícios para a população.
Pregopontocom 14/04/2025
*Acessibilidade precária - A falta de acessibilidade nos ônibus causa um enorme prejuízo ao sistema operacional, motivada pela demora do embarque e desembarque de passageiros gera um maior consumo de combustível, o aumento da poluição ambiental e aumento do tempo de viagem. Esse será um tema abordado num próximo artigo.
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infográfico - Pregopontocom |