sábado, 1 de dezembro de 2012

SALVADOR... UMA CIDADE QUE ANDA PARA TRAZ

Salvador

Uma cidade que reflete a imagem dos seus governantes,antigos e atuais.......

Da Redação
Isso é apenas uma ilusão de ótica?.....
Como eu gostaria de estar aqui calmo,sereno e alegre falando bem da minha cidade do Salvador,evocando não só as suas belezas naturais e deslumbrantes mais falando também para os nossos leitores soteropolitanos e pelo mundo afora que elas,as belezas,são apenas um dos vários componentes que engrandecem e compõem um mar de virtudes que banham a nossa cidade.Venham aqui Sras e Srs.sim, venham, não para ver o que a Baiana tem,que me desculpe o ilustre poeta e compositor o eterno baiano Dorival Caymmi, mais para ver como nos tornamos uma cidade digna de 1º mundo.Aqui meus caros é possível se andar seguro e tranquilamente,temos calçadas largas e bem cuidadas,boas ciclovias,ruas muito limpas,bem sinalizadas,um transito disciplinado e sem engarrafamentos,não ha como alguém se perder pois temos um moderno sistema de informação tanto em placas (verticais) como eletrônico em várias línguas com rotas e nomes de ruas,de bairros, praças, monumentos históricos,igrejas,museus...háaaaaaa museus,talvez seja preciso algumas semanas para conhecer a todos,o Louvre que se cuide,o nosso centro histórico,o Pelourinho incluído restaurado muito bem  preservado e conservado,um retrato da cidade antiga que  levara todos a uma viagem através da nossa história e da nossa cultura.E se você está pensando em gastar seu dinheiro subindo e descendo de "taxi"...pode parar...colé veiii....economize sua grana para regalar-se em um dos bons restaurantes com os deliciosos quitutes da nossa culinária baiana,para sua surpresa aqui temos várias linhas de Metrô,( que chegam a Cajaseiras,Mussurunga e Lauro de Freitas) de Trens e até VLTs,sim; os nossos modernos VLTs que desfilam garbosamente pelo centro da cidade,saindo da Pça.da Sé passando pela rua Chile totalmente revitalizada,e os mais antigos saudosistas comemoram  com regojizo o renascimento da charmosa velha senhora,passando pela Av. Sete sem automóveis parados ou circulando com calçadas largas,seguras com sinalização horizontal,um exuberante comercio,tudo muito bem organizado e muito bem cuidado e ai você chegara ao Campo Grande onde poderá vislumbrar o nosso Teatro Castro Alves e também um personagem da nossa história,o incone da nossa independência,o Caboclo onde costumamos chorar as nossas magoas, as nossas tristezas e maselas.Mais se você quiser conhecer a Baixa dos Sapateiros,também cantada em prosa e verso onde você  encontrarar não só "a  morena mais bonita da Bahia", mais muitas delas baianas da gema,poderá também faze-lo em um moderno e panorâmico VLT ( ou quem sabe andar tranquilamente pelas calçadas do local ou até de bike) saindo da Barroquinha passando pelo antigo terminal do Arquidabã transformado num grande Shopping popular acolhendo com dignidade os nossos antigos camelôs chegando a Sete Portas,onde  poderá dar uma paradinha para visitar a famosa feira do local,quem sabe até degustar um delicioso mocotó,uma feijoada ou um sarapatel,continuando a  viagem e chegando em fim a velha "estação rodoviária", junto da antiga invasão do Pela Porco totalmente urbanizada proximas ao Dois Leões, hoje transformada num moderno terminal de integração e transbordo.Mais se você pensa que é só isso então lhe convidamos a ir até a Pça Municipal,onde está a sede da administração que promoveu essa revolução em  nossa cidade e esperimentar a sensação de descer no nosso Elevador Lacerda em suas modernas cabines e sentir aquele friosinho na barriga ao chegar no Comercio onde após visitar o mercado Modêlo, para tomar uma com limão e mé, assistir uma roda de capoeira e gastar alguns caraminguas com algumas bojigangas,(lembranças da Bahia,Alagoas,Pernambuco,Ceará,China etc,haja democracia) você embarcará num VLT saindo do terminal da França seguindo até a Calçada onde poderá conhecer a nossa eclética e movimentada estação que leva o mesmo nome, inaugurada em 1860, de trens do subúrbio, metropolitanos e cidades do interior,embarcando e  em um moderno trem com ar condicionado, com destino a Paripe e apreciar  a linda paisagem da orla percorrida pelo mesmo conhecendo também os nossos bairros suburbanos.De volta e seguindo a sua viagem no VLT,você chegará a não menos famosa Igreja do Bonfim na Colina Sagrada,ai uma parada para comprar fitinhas,fazer suas orações,os seus pedidos e agradecimentos, depois seguir viagem até o bairro da Ribeira, um lindo e bucólico lugar onde a cidade ainda teima em preservar a sua identidade.Depois de tomar um bom sorvete e perambular pelo local você retornará para o Comercio onde chegará a Pça. da Sé pelo nosso moderno Funiculaire,aquele que antigamente já foi chamado de Chariot  o não menos famoso Plano Inclinado Gonçalves,( temos outros também )e a grande surpresa é a vista panorâmica que se descortinará com uma boa visão da nossa bela Baia de Todos os Santos como um brinde pela breve e curta viagem que você fara.Mais agora para não ficar bancando um chato guia de turismo,vou deixa-lo a vontade para ir até a Liberdade,Curuzu,Pero Vaz,IAPI,Pau Miudo(Cruz credo)Curva Grande,Lapinha,Sto.Antônio,Barra,Rio Vemelho,Amaralina,Nordeste,Pituba,Boca do Rio dando uma passadinha pelo nosso lindo e bem cuidado parque Metropolitano de Pituaçu,com o rio que lhe empresta o nome do qual a cidade já bebeu da sua água,com a sua preservada reserva de Mata Atlântica, e nos etc,etc,etc.etc...(Etc são os outros bairros que não citei aqui só para abreviar e não por falta de merecimento),em Itapuã com a sua Sereia e o Farol onde lá encontrarão um poeta sentado na Pça,que não se contentando só em cantar as belesas do lugar ali fixou residência, o velho e bom Vinicius de Morais e não esqueça de provar o delicioso acarajé para depois ir  até o parque do Abaeté onde tem uma "logoa escura" arrodeada de areia branca.Ufaaaa...agora vc está liberado para aquelas extravagâncias costumeiras,conhecer as nossas noitadas,teatros,bares,tomar um banho de mar em uma das nossas belas praias, limpas,organizadas e livres de barracas,mesas,cadeiras e sombreiros,visitar os nossos Shoppings,...aliais por falar nisso tai um grande programa  que não pode faltar no seu roteiro!!!. Mais não esqueça,que a nossa bem cuidada,organizada e preservada cidade  além do moderníssimo eficiente sistema de transportes de massa (Metrô, VLT, Trem ) com total integração física e tarifária ,dispõe também de um moderno sistema alimentador e complementar com uma bela frota de ônibus todos com piso baixo,suspensão a ar,muitos deles com ar condicionado...É, mais ai talvez de repente você fique entediado por encontrar aqui exatamente tudo aquilo que você está acostumado a ver lá fora, tá eu sei, você ficou meio decepcionado???? peço desculpas, eu sei que você gostaria de chegar aqui  quebrar a rotina e viver uma aventura diferente,encontrar uma autêntica esculhambação,andar em ônibus velhos sucateados e superlotados,aqueles que aqui chamava-mos antigamente de caminhônibus baú, METRÔ?????!!!pra que?????  só um sonho de baiano bobo que acredita não só em promessas de Santo, mais por oficio em qualquer um (digamos político) que lhe faça a cabeça,VLT??? pra que???!!,ahhhhhh "isso é coisa de Eurpeu rico"(citação do gande filosofo HB) encontrar o Elevador Lacerda somente com uma cabine funcionando e mal, o Plano inclinado fechado,digamos assim a mais de um ano e ter que fazer o trajeto a pé ou naqueles ônibus que antigamente quebravam o galho da população.(Vejam bem,estamos falando de um passado remoto heeeemm....) E que tal seria encontrar a cidade suja fedida maltratada cheia de lixo,calçadas destruídas,obstruídas e intransitável e você ter que disputar um espaço com os carros e outros veículos no meio das ruas,o centro histórico abandonado,com trafico de drogas organizado,e boa parte dos prédios antigos e históricos no Comercio prestes a desabar amparados por bengalas metálicas(escoras)entregues ao abandono e a própria sorte.Quem sabe você não se aventuraria a andar de carro e gostaria de viver a experiencia única de ser um motomalabarista a desviar dos buracos e crateras existentes aos montes nas nossas ruas e avenidas alem de ficar totalmente perdido por falta de sinalização???? Ahhhhh mais quanta decepção, infelizmente tudo isso já ficou  para traz a muito tempo,é coisa do passado,sinto muito amigo(a), agora vivemos um sonho,sim um sonho....um sonho?????!!!!! epa!!!!! eu falei um sonho??????...HUUUUUMMM.....MAIS COMO E DURO TER QUE ACORDAR E ENCARAR A TRISTE REALIDADE QUE VIVEMOS...PENSAR NO FUTURO????? QUANDO????/DAQUI A QUANTOS CENTOS ANOS???????...MAIS INFELIZMENTE ESSA É A NOSSA REALIDADE,DURA,TRISTE, REAL E CONTUMAZ - SALVADOR, É UMA CIDADE QUE SÓ ANDA PARA TRAZ


A minha vontade mesmo era espinafrar,colocar a minha revolta  em alto e bom volume,a minha insatisfação incontida,bradar esse aperreio,afinal porque tive que me conter?????!!!!! a minha esperança anda meio combalida...mais porem jamais será vencida.
Pregopontocom  01/12/2012

O "Capitalismo" não é só selvagem,é um "grande sangue suga" que quando não mata aleija...


O “sopão dos pobres” e os banqueiros

Por Altamiro Borges
A União Europeia aprovou nesta semana os chamados “planos de reestruturação” para quatro bancos da Espanha. Ao todo, eles receberão cerca de 37 bilhões de euros – o equivalente a 100 bilhões de reais. A ajuda financeira, que sai dos tributos cobrados de milhões de europeus que hoje são vítimas de desemprego, do arrocho salarial e da regressão dos direitos trabalhistas, objetiva salvar o combalido “deus-mercado”, o sistema financeiro parasitário que é responsável pela grave crise capitalista no velho continente.
Entre os beneficiários deste socorro está o Bankia, um dos maiores bancos da Espanha que roubou descaradamente seus correntistas e acionistas. Perto destes gigantes privados, a corrupção em órgãos públicos de vários países parece coisa de ladrão de galinha. Mas a mídia rentista prefere fazer escândalo contra os desvios de recursos de agentes públicos – que merecem, lógico, total repúdio. No caso do roubo dos banqueiros, ela evita dar manchetes ou fazer escarcéu nas telinhas da tevê. Ela é cúmplice do assalto!

10 mil bancários demitidos
Os tais “planos de reestruturação” ainda têm contrapartidas que prejudicarão ainda mais a sociedade. O Bankia, por exemplo, terá que demitir 6 mil bancários. Os outros três bancos – Catalunya Banc, Novagalicia e Valencia – também precisarão dispensar trabalhadores e elevar as taxas de serviços aos clientes. Segundo os chamados “especialistas do mercado”, a tendência é que ocorra um processo de fusão do sistema bancário da Espanha, aumentando ainda mais a concentração e monopolização do setor.
Segundo estimativas do decadente jornal El País, cerca de 10 mil bancários serão demitidos nos quatro bancos, agravando ainda mais a situação do desemprego na Espanha – a maior da zona do euro, com taxa acima dos 25%. Já os "ativos tóxicos" destas instituições serão repassados para o Estado. Ou seja: quem pagará pelos papeis podres também serão os trabalhadores. Segundo o noticiário, a União Europeia deverá aprovar novos “planos de recapitalização” para outras instituições financeiras privadas ainda antes do Natal.

Os "comedores sociais" na Espanha
Enquanto os bancos salvam os seus lucros, à custa dos cofres públicos, muitos europeus hoje dependem do “sopão dos pobres”, segundo Clóvis Rossi, colunista da Folha que tem muito familiaridade com os tucanos nativos, mas rejeita os neoliberais da Europa – baita contradição! Hoje é comum os espanhóis procurarem os “comedores sociais” – “nome menos ultrajante que ‘sopão dos pobres’, que a América Latina conhece tão bem, mas que não se espera encontrar na rica Espanha, a quinta maior economia da Europa”.
“Não que não houvesse pobreza na Espanha antes da crise. Não que não houvesse favelas, aqui chamadas ‘chabolas’. Mas eram situações localizadas, que, em geral, afetavam imigrantes, e ficavam longe dos olhos do grande púbico. Agora, no entanto, a pobreza e os ‘comedores sociais’ ficam ‘a algumas ruas daqui’... A pobreza se incrustou, pois, na pele de uma Espanha torturada por receitas de ajuste que só aprofundam a recessão e, até agora, não ajudaram a reduzir a dívida pública”, estranha o jornalista.
Pena que Clóvis Rossi, que tem um texto brilhante, não reconheça que os tucanos brasileiros defendem as mesmas “receitas de ajuste” dos neoliberais europeus. É só analisar a pregação do cambaleante presidenciável do PSDB, o senador Aécio Neves, sobre o choque de gestão e sua apologia ao “deus-mercado”. Os “planos de recapitalização” dos banqueiros do velho e decadente velho continente e seu “sopão dos pobres” deveriam servir de alerta aos brasileiros – inclusive para alguns colunistas da mídia.
Fonte - Blog do Miro  30/11/2012

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Novos bondes terão as laterais fechadas



O Sistema de Bondes de Santa Teresa deve receber em novembro do ano que vem o primeiro dos 14 novos bondes elétricos adquiridos pelo Governo do Estado do Rio Janeiro da Trans Sistemas de Transportes (T´Trans), vencedora da licitação. Cada bonde terá capacidade para 22 passageiros sentados. Os novos bondes serão fabricados na fábrica da T´Trans em Três Rios (RJ). O 14º bonde deve ser entregue em setembro de 2014.
O layout dos novos bondes será semelhante aos que operavam. Por questão de segurança aos passageiros, eles serão fechados lateralmente com acesso por quatro portas nas extremidades, que possuirão estribos retráteis. O Sistema de Bondes de Santa Teresa está inoperante desde agosto de 2011, após um acidente.
Em 2005, a T´Trans assinou um acordo com Companhia Estadual de Engenharia de Transporte e Logística do Rio de Janeiro (Central), responsável pelo sistema, para a reforma dos 14 bondes da frota antiga. Somente sete bondes foram reformados e o contrato foi paralisado por falta de recursos do contratante.
Fonte -  CFVV - SUL DE MINAS  29/11/2012

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Vagões de trem especiais para mulheres são desrespeitados no Rio



No Rio de Janeiro, o flagrante do desrespeito nos transporte público. Os vagões femininos, criados para evitar constrangimentos contra as mulheres, simplesmente são ignorados. Confira no vídeo!

Reportagem exibida pelo Jornal da Record em 29/12/2012

CPMI do Cachoeira - Relator quer deixar fugirem o "Caneta" e o "Tuiuiú".



Discurso proferido pelo Senador Fernando Collor no Plenário do Senado Federal no dia 28/11/2012.

Entre 150 países, Brasil tem o maior ganho de bem-estar em 5 anos

No Dodó Macedo

O Brasil foi o país que melhor utilizou o crescimento econômico alcançado nos últimos cinco anos para elevar o padrão de vida e o bem-estar da população. Se o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu a um ritmo médio anual de 5,1% entre 2006 e 2011, os ganhos sociais obtidos no período são equivalentes aos de um país que tivesse registrado expansão anual de 13% da economia.
A conclusão é de levantamento feito pela empresa internacional de consultoria Boston Consulting Group (BCG), que comparou indicadores econômicos e sociais de 150 países e criou o (Seda, na sigla em inglês), com base em 51 indicadores coletados em diversas fontes, como Banco Mundial, FMI, ONU e OCDE.
O desempenho brasileiro nos últimos anos em relação à melhoria da qualidade de vida da população é devido principalmente à distribuição de renda. "O Brasil diminuiu consideravelmente as diferenças de rendimento entre ricos e pobres na década passada, o que permitiu reduzir a pobreza extrema pela metade. Ao mesmo tempo, o número de crianças na escola subiu de 90% para 97% desde os anos 90", diz o texto do relatório "Da riqueza para o bem-estar" (...). O estudo também faz referência ao programa Bolsa Família, destacando que a ajuda do governo as famílias pobres está ligada à permanência da criança na escola.
Nessa comparação de progressos recentes alcançados, o Brasil lidera o índice com 100 pontos, pontuação atribuída ao país que melhor se saiu nesse critério de avaliação. Aparecem a seguir Angola (98), Albânia (97,9), Camboja (97,5) e Uruguai (96,9). A Argentina ficou na 26ª colocação, com 80, 4 pontos. Chile (48º) e México (127º) ficaram ainda mais atrás.
Foram usados dados disponíveis para todos os 150 países e que fossem capazes de traçar um panorama abrangente de dez diferentes áreas: renda, estabilidade econômica, emprego, distribuição de renda, sociedade civil, governança (estabilidade política, liberdade de expressão, direito de propriedade, baixo nível de corrupção, entre outros itens), educação, saúde, ambiente e infraestrutura.
O ranking-base gerou a elaboração de mais três indicadores, para permitir a comparação do desempenho, efetivo ou potencial, dos países em momentos diferentes: 1) atual nível socioeconômico do país; 2) progressos feitos nos últimos cinco anos; e 3) sustentabilidade no longo prazo das melhorias atingidas.
Como seria de se esperar, os países mais ricos estão entre os que pontuam mais alto no ranking que mostra o estágio atual de desenvolvimento. Nessa base de comparação, que dá conta do "estoque de bem-estar" existente, a lista é liderada por Suíça e Noruega, com 100 pontos, e inclui Austrália, Nova Zelândia, Canadá, EUA e Cingapura. Aí o Brasil aparece em posição intermediária, com 47,8 pontos.Arthur Pereira Filho
Fonte -  Com Texto Livre 29/11/2012

Palo Alto - Califòrnia

Um grande numero de visitas diárias de leitores dos EUA ao nosso Blog são originadas da cidade de "Palo Alto" na Califórnia
Palo Alto, California (City Hall) 2004.jpg
Prefeitura de Palo Alto - FotoWikipédia
Palo Alto está localizado em: Califórnia
Localização de Palo Alto na California -Wikipédia
                                                                       Palo Alto é uma cidade localizada no estado americano da Califórnia, no condado de Santa Clara. Foi fundada em 1769 e incorporada em 23 de abril de 1894  Foi nomeada devido à uma árvore comum na região, chamada "El Palo Alto".
A cidade é a sede da Escola de Palo Alto e contém porções da Universidade de Stanford, além de algumas empresas de alta tecnologia do vale do silício.

História
Os primeiros registros históricos remontam à 1769, quando Gaspar de Portolà notou um assentamento indígena na região.
A cidade foi nomeada em função de uma árvore muito alta que existia nas margens do córrego São Francisquito. Ainda hoje é possível encontrar metade dessa árvore em Palo Alto - a outra metade foi destruída quando o córrego inundou. Perto da árvore uma placa conta uma história de 1769 em 63 homens e 200 cavalos, em uma expedição de San Diego até Monterrey que acabou errando o caminho e indo parar na Baía de São Francisco. Como a baía era muito larga para atravessar, decidiram dar a volta perto da "el palo alto".
Por volta de 1835 um fazendeiro chamado Rafael Soto e sua família se assentaram perto do córrego São Francisquito, vendo suplementos aos viajantes. Com o tempo, outras fazendas foram surgindo no local e em 1855 surgiu o vilarejo de Mayfield.
Em 1886, Leland Stanford foi morar na região com o intuito de criar uma universidade e uma estação de trem perto do centro de Mayfield, mas sua exigencia era de que o consumo de bebidas alcoólicas fosse proibido. Como o distrito de Mayfield rejeitou a proposta, Stanford criou o vilarejo de Palo Alto, originalmente chamado de University Park.
Em 1925 as duas comunidades se uniram e deram origem a atual cidade de Palo Alto, com suas duas divisões principais: uma ao longo da avenida da universidade e outra ao longo da California Avenue.
Em 5 De Outubro De 2011, Nesta cidade morre o criador da Apple, Steve Jobs em decorrência de um câncer no Pâncreas.

Geografia
De acordo com o United States Census Bureau, a cidade tem uma área de 66,8 km², onde 61,8 km² estão cobertos por terra e 4,9 km² por água.

Demografia
Crescimento populacional
CensoPop.%±
2000 58 598 —
2010 64 403 9,9%
Fonte: US Census
Segundo o censo nacional de 2010, a sua população é de 64 403 habitantes e sua densidade populacional é de1 041,30 hab/km². Possui 28 216residências, que resulta em uma densidade de 456,21 residências/km².

Fonte de pesquisa - Wikipédia (Enciclopédia Livre) 29/11/2012



Lição de humildade, quem deixa se levar apenas pelas aparências sempre acabam enganados.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Rapidez sobre trilhos afasta passageiros de aéreas



Valor Econômico 26/11/2012

A construção de uma vasta rede de trens de alta velocidade esvaziou significativamente a demanda por transporte aéreo, na França, mas isso só ocorreu nos percursos em que a viagem sobre trilhos demora até duas horas.
A lição disso para o Brasil, segundo especialistas consultados pelo Valor, é a seguinte: o trem de alta velocidade (TAV) pode levar a maior parte dos passageiros que hoje usam a ponte aérea Rio-São Paulo para o sistema ferroviário, mas apenas se o trajeto for percorrido em 93 minutos, como prevê o projeto do governo. Se a opção for por um "trem-flecha", com velocidade menor - o que pode significar alguns bilhões de reais a menos nos custos de construção - e maior tempo de percurso, talvez não seja possível desafogar os voos entre as duas maiores cidades brasileiras.
Os números do TGV, o trem de alta velocidade francês, indicam que ele consegue atrair de 90% a 95% da demanda por transporte de passageiros em ligações de até duas horas. Nesse caso, os aviões ficam com somente de 5% a 10% de participação. Mas as companhias aéreas preservam sua força à medida que o tempo de viagem sobre trilhos aumenta. Para percursos superiores a quatro horas, mesmo em alta velocidade, os trens abocanham uma fatia de 20% a 30% e os aviões predominam.
A SNCF, estatal que opera o transporte ferroviário na França, se inspirou na American Airlines para reproduzir, nos trens, um sistema de vendas no qual os bilhetes são mais caros nos horários de pico e custam menos quando comprados com antecedência, por exemplo. Hoje esse modelo é adotado por qualquer companhia aérea que não queira fechar todos os anos no vermelho, mas era uma prática pouco comum nos anos 90, quando o sistema de vendas foi adotado.
Desde essa época, a SNCF se considera na vanguarda da política comercial para os trens rápidos, na Europa. De fato, a taxa de ocupação da rede de TGVs varia entre 74% e 84%, dependendo do tipo de serviço. O mesmo índice é de 65% nos trens de alta velocidade da Renfe (Espanha), de 63% nos da Amtrak (Estados Unidos), de 55% nos da Ferrovie dello Stato (Itália) e de 45% nos da Deutsche Bahn (Alemanha). No total, a SNCF detém quase metade dos passageiros transportados em trens rápidos de toda a Europa.
Um exemplo do "yield management", ou gerenciamento de tarifas, praticado pela estatal francesa ocorreu na rota Paris-Avignon. O município está a 650 quilômetros da capital e a ligação foi reduzida para 2h40 após a chegada do TGV. Em 2001, as tarifas variavam entre € 30,5 e € 94, e a fatia de mercado do trem nessa rota era de 50% do número total de passageiros. A política tarifária, então, foi dinamizada.
A SNCF introduziu um sistema que colocou os bilhetes entre € 25 e € 158. O faturamento no trajeto aumentou 70% e hoje o TGV na linha Paris-Avignon detém 75% de participação, contra apenas 25% dos aviões. Nem a entrada no mercado francês da "low cost" Easy Jet, hoje segunda maior aérea do país e atrás apenas da Air France, conseguiu retomar a competitividade dos aviões em trajetos ligando Paris a Lyon ou a Marselha. Isso é atribuído não só ao tempo, mas ao conforto propiciado pelo trem.

Fonte - CFVV - SUL DE MINAS 28/11/2012

Pelourinho se transforma em área aberta de venda e consumo de drogas




A equipe do Jornal da Record flagrou a ação de traficantes e usuários de drogas no centro histórico de Salvador. Maconha, crack e cocaína são consumidas abertamente.
Reportagem exibida pelo Jornal da Record em 28/11/2012

Trânsito que Mata

imagens revelam o exato momento entre a vida e a morte


Na reportagem especial desta quarta-feira (28), diante das câmeras, o exato momento entre a vida e a morte. Todos os dias a violência do trânsito brasileiro registra cenas assustadoras. Confira na reportagem é de Vinícius Dônola.
Reportagem exibida  pelo Jornal da Record em 28/11/2012

O relatório Cunha e a falta de estadistas na República

Enviado por luisnassif, 28/11/2012
Autor: Luis Nassif


É sintomático o recuo do deputado Odair Cunha e do presidente do PT, Rui Falcão, em relação ao indiciamento de jornalistas claramente acumpliciados com o crime organizado.
O PT tornou-se um partido invertebrado. No Congresso, a bancada inteira pesa menos que um Álvaro Dias. E invertebradas são as instituições brasileiras. Instituições têm a Inglaterra, capazes de julgar os abusos de Rupert Murdoch sem receio de que seus magistrados sejam atingidos por ataques pessoais ou que se coloque em dúvida o compromisso das instituições com a democracia.
O próprio relatório inicial de Odair Cunha deixava claro que, ao propor o indiciamento do diretor da Veja em Brasília, Policarpo Jr., não se cogitava em brigas políticas ou em atentados à liberdade de imprensa, mas em combater especificamente alianças de veículos e jornalistas com o crime organizado. Era uma maneira de depurar a mídia e trazer a discussão dos limites da imprensa para uma arena republicana: o Judiciário, e não nas bobagens de um conselho de jornalismo, como se cogitou anos atrás.
Nem isso se consegue.

No Brasil, graças à covardia generalizada das instituições – Judiciário, Executivo, Legislativo e partidos –, a resistência contra essa aliança mídia-crime é individual, sujeitando os resistentes a ataques pessoais devastadores, porque sem limites judiciais.

Na série “O caso de Veja” (https://sites.google.com/site/luisnassif02/) relato com pormenores algumas dessas jogadas. Mostro o massacre sobre a juíza Márcia Cunha, que concedeu liminar contra Daniel Dantas; a armação contra o desembargador que confirmou a liminar; os ataques aos jornalistas que ousaram denunciar a trama. Mostro a parceria da revista com os esquemas de Dantas e Cachoeira. Em vão!
Essa abertura para as parcerias criminosas surgiu da falta de limites aos exageros da mídia. O que, no início, era apenas mau jornalismo, em alguns veículos tornou-se peças de estratégias comerciais ou criminosas, como ocorreu na parceria Veja-Cachoeira ou Veja-Dantas.
É um processo que, hoje em dia, não poupa ninguém, de presidentes de Tribunais a procuradores, de políticos a administradores. Quem quiser comprar proteção, faça como Ayres Britto. Quem se insurgir contra esse poder devastador, sofra as consequências, como Márcia Cunha.
Quando o indescritível Ministro Luiz Fux diz que o Judiciário não teme ninguém, digo, ele mente: teme o poder dos ataques individualizados da mídia. Teme sim, da mesma maneira que Odair Cunha, Rui Falcão, Ayres Britto e outros.
Só se melhorará a mídia com limites institucionais definidas pelo Judiciário ou pelo Legislativo, não pelo voluntarismo de pessoas que terminarão destruídas pelo poder avassalador da prática da difamação em larga escala.

Mas há falta generalizada de estadistas em todos os poderes da República.
Fonte -  Luis Nassif  on line 28/11/2012

VLT do Centro do Rio começará a ser licitado em janeiro

 O Globo - 28/11/2012
As obras de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que ligará a Zona Portuária ao centro financeiro da cidade e ao Aeroporto Santos Dumont devem começar ainda no primeiro semestre de 2013. O projeto da prefeitura, que será executado numa parceria público-privada (PPP), prevê a implantação do sistema por etapas, com a gradual substituição dos ônibus que circulam na região pelos bondes modernos.
Clique para ampliar
Foto ilustração - Veiculo ACR da CAF
O presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Porto, Jorge Arraes, disse que o VLT do Rio será o primeiro do mundo totalmente projetado sem catenárias (cabos para captar energia elétrica em fios suspensos). Ele explicou que os bondes recarregarão em dois processos: pela fricção, quando reduzem a velocidade na proximidade das estações, e em capacitores ativados ao pararem nos pontos.
— A Zona Portuária passa por um processo de revitalização. A ausência de catenárias evita a poluição visual causada pelos fios. E, ao mesmo tempo, torna o sistema mais seguro, porque os trilhos não são eletrificados. Nas obras do Porto Maravilha, nós já estamos deixando as canaletas prontas para instalar os trilhos. Nas outras partes do Centro por onde o VLT vai circular, essa atribuição ficará com o consórcio que vencer a licitação — explicou Jorge Arraes.
A primeira fase, entre a futura Vila de Mídia das Olimpíadas (nas imediações da Rodoviária Novo Rio) e a Praça Mauá, deverá ficar pronta até março de 2015. No trimestre seguinte, os trilhos avançariam por toda a Avenida Rio Branco, até a Cinelândia. A previsão é que o sistema completo esteja em operação no primeiro trimestre de 2016, como parte do pacote de obras de infraestrutura que ficarão como legado das Olimpíadas do Rio. Nessa fase, o serviço passará a ser prestado também com linhas entre a Central e a Praça Quinze, o Santo Cristo e a Candelária, e a Zona Portuária e o Aeroporto Santos Dumont.
Em valores atuais, a tarifa do VLT seria de R$ 1,91, que ficará totalmente com a concessionária. O plano prevê a integração do sistema aos ônibus urbanos, BRTs, trens, metrô e barcas, através do bilhete único. A demanda pelo serviço é estimada em 220 mil passageiros por dia. O VLT foi projetado para circular com carros articulados adaptados para atender a diferentes demandas. Conforme o movimento, cada composição poderá ter de dois a oito carros.
Cada carro terá capacidade para transportar até 400 passageiros, e o intervalo entre os VLTs deverá variar entre 5 e 15 minutos conforme a linha. O custo da obra é estimado em R$ 1,1 bilhão. Deste total, R$ 532 milhões serão recursos federais que virão do Programa de Aceleração do Crescimento da Mobilidade (PAC).
A diferença para o custo final, não apenas da obra, mas também da compra de material rodante e da construção de um centro de manutenção sob a Vila Olímpica da Gamboa, será devolvida pela prefeitura ao consórcio em 15 anos. Ganhará o contrato o concorrente que propuser o menor reembolso por parte do poder público. As regras serão divulgadas hoje com a publicação do edital de concessão do serviço. A concorrência para escolher o consórcio que vai operar as seis linhas e 42 estações distribuídas por 30 quilômetros de vias será no dia 10 de janeiro.
A implantação do sistema interferirá no roteiro de quase 400 linhas municipais e intermunicipais. Elas terão seus percursos reduzidos, podendo ser integradas aos bondes ou até mesmo extintas. Mas esse reordenamento dos coletivos não se deve apenas à implantação do VLT do Centro, mas também à instalação do futuro BRT Transbrasil (Deodoro-Aeroporto Santos Dumont) que o município também espera concluir até o início de 2016.
Jorge Arraes afirma que, na fase de execução das obras, o consórcio terá que discutir com órgãos de patrimônio os projetos dos pontos de embarque e das estações terminais. O objetivo é que os abrigos estejam em harmonia com o entorno. Isso pode evitar a polêmica que ocorre hoje com as estações do metrô.
Fonte - Revista Ferroviária 28/11/2012

Eletra fornecerá 20 trólebus articulados para a Metra

Trólebus 

Ilustração Trólebus de Lyon - Foto Pregopontocom 
A Eletra, especializada em tração elétrica para transporte urbano, acaba de acertar a venda de 20 novos trólebus para a Metra, empresa concessionária do Estado, responsável pela operação do Corredor ABD, que liga municípios do ABC à capital paulista. Os novos carros que serão entregues a partir de janeiro de 2013, são articulados, têm 18 metros de comprimento, e são montados com chassis Mercedes, carroceria Induscar/Caio, motor elétrico WEG e baterias MOURA.
A configuração é a top de linha, a mais moderna da categoria em termos de conforto ao usuário e eficiência para a operação. O grande diferencial está em que todos os novos veículos serão equipados com sistema autônomo de baterias que permite aos trólebus percorrerem até 5 quilômetros de distância desconectados da rede elétrica. Esse sistema põe um ponto final nos problemas enfrentados no trânsito por conta de avarias na rede elétrica que causam a paralisação dos ônibus. “Normalmente as quedas de energia ocorrem nas subestações localizadas a cada 1 quilômetro de distância. Assim, caso ocorra qualquer intervenção, seja provocada por um acidente de trânsito ou a simples interrupção da transmissão de energia, o veículo baixa as alavancas e segue até a próxima subestação”, explica Iêda Maria Oliveira, gerente comercial da Eletra.
Os trólebus são consagrados por não emitirem poluentes, reduzindo os riscos para a saúde da população e contribuindo para garantir que o entorno das vias por onde circulam não seja degradado. Além da emissão ZERO, a tecnologia dos trólebus da Eletra garantem excelente performance. As alavancas são pneumáticas que impedem o ricocheteamento na rede elétrica, o sistema de chaveamento de rede é feito através de botão e não mais por aceleração. Os trólebus regeneram energia para acumular nas baterias, a frenagem é elétrica e toda a operação é controlada eletronicamente. O gerenciamento eletrônico reduz significativamente o custo da operação, garantindo mais agilidade na manutenção e maior durabilidade dos componentes.
Para o usuário, o trólebus oferece bastante conforto em relação aos ônibus convencionais. A aceleração controlada eletronicamente evita os trancos constantes; o ruído, interno ou externo, é baixo, reduzido em até 60% e o veículo, além de acessibilidade e ar condicionado, dispõe de tomadas elétricas para o usuário conectar seu celular, tablet ou notebook. O condutor também sente os benefícios, pois trabalha com muito mais conforto, bem estar e tranqüilidade, o que reflete no tratamento com o passageiro e na condução do veículo.
Fonte - Revista Ferroviária 27/11/2012

Comentário Pregopontocom :
Na Europa tive a oportunidade de conhecer veículos semelhantes já equipados com essa tecnologia (autonomia sem uso da rede elétrica).Alem de todos esses itens  descritos acima que fazem parte desse novo modelo,existem mais outros itens instalados nos trólebus europeus como,4 monitores de Video (nos articulados, nos comuns com dois eixos apenas 3),no console de instrumentos do veículo que proporciona uma visão ao condutor de todo interior do trólebus,da parte traseira do veículo e da rede elétrica e pantógrafos,permitindo  ao condutor conectar e desconectar o sistema através de um controle interno (joystick) instalado no painel de instrumentos.


terça-feira, 27 de novembro de 2012

Bob Fernandes / Rose & Cia. indiciados, mas o alvo é Lula



TRANSCRIÇÃO
*Em tempos de futebolização da política é necessário separar o que é fato, o que é informação, o que é opinião. Fato é que a polícia federal indiciou Rosemary Noronha, a Rose. Rose era a chefe da Representação da Presidência da República em São Paulo. Por indicação de Lula, de quem Rose é próxima. E isso é um fato.
*Rose, em resumo, está sendo acusada de tráfico de influência e corrupção passiva. A polícia federal fez seu trabalho e o processo vai andar. Quem for condenado, paga, quem for inocente, não paga; ainda que, como é habitual, carregando manchetes na história e nas costas. Ponto final.
*A partir disso, vamos a outras informações. O ex-presidente Lula faz reuniões rotineiras de avaliação de conjuntura com seus assessores. Uma reunião, essa informal, abordou aspectos políticos também desse último caso, a Operação Porto Seguro.
*Em maio, Lula teve rumoroso encontro com o Ministro Gilmar Mendes, do Supremo. Na avaliação daquele barulho todo, Lula entendeu haver exagero de quem percebia alí uma ação política. para desgastá-lo. Desgastá-lo porque ele é a rocha no caminho dos que pretendam enfrentar a presidente Dilma.
*Lembrando sempre que isso, outros fatos à parte, é informação. Eventos, escândalos produzem desdobramentos políticos. E levam a informações e análises das ações e das contra-reações. Disso tratamos aqui hoje: das razões e opiniões de uns e de outros.
*Pois bem, 6 meses depois do episódio com Gilmar Mendes, o ex-presidente tem avaliação diferente do que tinha à época. Lula, assim como a maioria de seu grupo de assessores, entende que há, sim, uma articulação política que busca desgastá-lo.
*Fato é que, à parte articulações, há fatos objetivos que levam às ações de desgaste; como esse episódio de agora, o de Rose. Assim como é fato, entendem por seu lado Lula e os seus, que qualquer informação, em qualquer episódio, grave ou banal, será sempre usada nessa guerrilha de desgaste
*Há quem estranhe a ação da polícia federal. Não há porque estranhar. No segundo governo Lula, recordemos, a polícia chegou a investigar Vavá, o irmão do presidente. A polícia federal não é um ente uno e indivisível que obedece a todo e qualquer comando. E a PF, felizmente, tem autonomia já há alguns anos; como nunca teve antes.
*Para lembrar. Na Operação Satiagraha a polícia se dividiu. Uma banda atuou para prender o banqueiro Daniel Dantas. Outra porção trabalhou contra. Na Operação Porto Seguro a policia agiu por entender que existem provas para agir.
*Isso é um fato. Claro, objetivo, com documentos e gravações. Assim como há outro fato, fato político, e dele temos tratado aqui nos últimos meses. Aconteça o que acontecer, com Rose ou sem Rose, Lula é e seguirá sendo o grande alvo.

Acordo entre governos francês e de Minas vai ressuscitar linhas férreas e cooperação vai tira-la do papel

Projeto que prevê reativação de três linhas ferroviárias inativas, ampliação do metrô e ligação entre a capital e aeroporto

Junia Oliveira -27/11/2012

Paris – Os trens de passageiros em Minas Gerais começam finalmente a sair do papel. O governo do estado assina, na segunda-feira, um acordo de cooperação técnica com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e a Região Nord-Pas de Calais, no Norte da França, para coordenação e elaboração da estratégia de mobilidade urbana no território mineiro. O metrô, por meio da Metrominas, a retomada das linhas férreas e a ligação do Centro de Belo Horizonte ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na região metropolitana, estão no centro dos debates. As ações estão previstas para começarem no início de março do ano que vem e vão até meados de 2014.
De acordo com o chefe de projetos da AFD, Jérémie Daussin-Charpantier, entre as prioridades estão os 14 quilômetros de linha suplementar do metrô de BH e o transporte ao longo dos cerca de 40 quilômetros da capital até Confins. Para esse segundo ponto, o que estava previsto inicialmente, como mostrou o Estado de Minas em julho, era a construção de um ramal ferroviário, mas o governo de Minas, por meio da assessoria de imprensa, disse que a opção está praticamente descartada. O que se avalia agora é a implantação de monotrilho ou veículo leve sobre trilhos (VLT).
O projeto Transporte sobre Trilho Regional e Metropolitano (Trem) prevê a reativação de ferrovias já existentes. São três linhas que inicialmente serão concedidas à iniciativa privada, nos moldes de parcerias-público privadas (PPP). A primeira liga Divinópolis, Betim, BH e Sete Lagoas. A outra faz o caminho entre BH, Brumadinho, Águas Claras e Eldorado (Contagem). A terceira vai conectar a capital a Nova Lima, Conselheiro Lafaiete e Ouro Preto.
Os três lotes que serão abertos à concorrência atendem um terço da população da Grande BH e 26 cidades, além de municípios que estão em processo de desenvolvimento, como Sete Lagoas e Divinópolis. “Minas Gerais começou também estudos para a renovação das linhas férreas, que servem basicamente aos trens de carga. A reflexão é compartilhá-las com o transporte de passageiros”, disse Daussin-Charpantier.
O diretor-geral da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte, vinculada à Secretaria de Estado Extraordinária de Gestão Metropolitana, Camilo Fraga, diz que a experiência ferroviária francesa servirá de base para todos os trabalhos. Ele acrescentou que um futuro empréstimo com a AFD não está descartado. “Esse know-how vai ajudar muito neste momento da modelagem do processo, com uma análise crítica construída em favor do projeto. Teremos isso com recursos da própria AFD e usando empresas públicas francesas”, afirmou.
A expectativa é de que a licitação seja aberta em julho do ano que vem e os trens entrem em operação até o fim do primeiro semestre de 2014. Uma das grandes apostas é a revitalização da Estação Doutor Lund, em Pedro Leopoldo. Por ser a mais próxima do aeroporto, ela vai propiciar uma ligação direta com o terminal, ao longo do processo de concessão. Uma das possibilidades é criar uma linha de ônibus executivo do Centro de BH até a estação.
CONVÊNIOS A cooperação técnica com a Agência Francesa de Desenvolvimento prevê convênios em outros quatro pontos estratégicos, além da mobilidade urbana. O primeiro deles é o desenvolvimento econômico de uma plataforma aeroportuária e logística, com intercâmbios na cidade no entorno de Toulouse, no Sudoeste da França. O acordo abrange também a gestão de resíduos sólidos, recuperação de zonas de mineração e um plano sobre clima e energia. Os tratados fazem parte do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG), que inclui ainda um empréstimo de 300 milhões de euros para pagamento da dívida da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) com o governo federal. O contrato de repasse do dinheiro também será assinado na segunda. Serão cinco anos de carência e pagamento em 20 anos...
Fonte -  CFVV  ( Sul de Minas) 27/11/2012

JUÍZES POR TEMPO DETERMINADO - Mauro Santayana




O exame, sereno, mas rigoroso, do que foi o julgamento da Ação 470, mostra que o sistema judiciário, como um todo, e a sua mais elevada instância, o STF, de modo particular, reclamam reforma profunda. Não obstante a oratória de alguns juízes, e a erudição de outros, os observadores mais atentos perceberam que a razão lógica não esteve presente no resultado final do julgamento. Houve sinuosos silogismos para justificar o apelo, apressado e desengonçado, a uma teoria, a do domínio do fato, prontamente desautorizado pelo seu mais eminente expositor, o jurista Claus Roxin. Segundo Roxin, ela só vale onde há ordem comprovada para a ação delituosa.
O ato de julgar não é técnico, como proclamam alguns, nem subjetivo, de acordo com outros: deve ser expressão de sabedoria e de humanismo. Ao condenar um réu, o juiz não deve fazê-lo em nome da vingança da vítima ou do Estado, mas em defesa da sociedade. Os mais antigos buscavam seus juízes entre os mais velhos, não porque a idade lhes conferisse o senso de justiça, mas também porque, tendo vivido mais, a sua reputação era consolidada, suas paixões vencidas, seu medo domado.
Isso não impedia, no entanto, clamorosas injustiças, sobretudo quando os juízes atuavam sob a chancela religiosa. Saramago, quando alguém o recriminou pela sua opção ideológica, e lembrou os crimes do stalinismo (como os do Processo de Moscou, de 1938), retrucou, lembrando que as vítimas da Inquisição foram muitíssimo mais numerosas e seu sofrimento maior. Giordano Bruno caminhou até a fogueira, onde o queimaram vivo, levando, pelas ruas de Roma, em uma espécie de gaiola, sua língua amputada. Ele poderia ter acrescentado que não só os católicos e os protestantes foram responsáveis pela carnificina daqueles que consideravam hereges ou bruxos.
Matar em nome de Deus é uma desculpa sórdida e comum a todos os fanatismos – desde o registro bíblico de que Jeová, o Senhor dos Exércitos, entregava ao povo de Israel os seus inimigos, para que fossem passados ao fio da espada os vencidos, sem poupar as crianças.
Não parece bom o sistema de escolha dos juízes do tribunal supremo da República. Há casos em que os indicados são desconhecidos dos meios jurídicos. O Senado atua quase como repartição protocolar. E, uma vez nomeado, o juiz permanecerá no cargo até os 70 anos – limite que muitos desejam ultrapassar.
Para corrigir parte dessa situação, o Senador Roberto Requião apresentou proposta de emenda constitucional que estabelece o mandato máximo de 12 anos para os ministros do Supremo. É um bom começo – mas, até que isso assim se resolva, o Senado é chamado à sua responsabilidade de examinar, cuidadosamente, a vida, o passado e o saber dos candidatos.

Fonte - Do Blog de Mauro Santayana 27/11/2012

ANTT: experiência em trem-bala deve ser, agora, de 5 anos

Foto - Ilustração
Diário do Grande ABC – 26/11/2012

O primeiro relatório publicado nesta segunda-feira pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) sobre a consulta pública do edital do trem-bala que ligará Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro confirma que a exigência de experiência na operação de trens de alta velocidade cairá de 10 para cinco anos.
A confirmação da mudança se deu em resposta a um questionamento realizado por meio eletrônico - cuja autoria não foi publicada pela ANTT -, que apontou que a limitação original excluía a possibilidade de participação da tecnologia MagLev chinesa no leilão, visto que sua operação comercial se iniciou em janeiro de 2004, em Xangai. Um grupo coreano já havia feito o mesmo questionamento.
No entanto, a exigência de comprovação de operação segura deve manter os chineses fora da operação do projeto brasileiro, já que o operador da tecnologia MagLev registrou um acidente com vítimas fatais nos últimos cinco anos. No dia 23 de julho de 2011, mais de 30 passageiros faleceram e quase 200 ficaram feridos em uma colisão entre dois trens da companhia chinesa. Ainda assim, a tecnologia poderá ser utilizada no Brasil, desde que operada por outro grupo.
Diário do Grande ABC – 26/11/2012
Fonte - São Paulo Trem Jeito ( SINFERP ) 26/11/2012

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

VLT...UMA NOVA ALTERNATIVA DE TRANSPORTES SE ESPALHA PELO BRASIL

Transportes sobre trilhos

A solução para os grandes problemas de Mobilidade Urbana na atualidade nas grandes e médias cidades,passa obrigatoriamente pelos trilhos

Por A.Luis
           
VLTs -1º Bom Sinal  Fortaleza
 2ºAlstom  Lyon

Não é de agora que estamos propagando,falando,comentando e divulgando as GRANDES VANTAGENS dos VLTs,os chamados Veiculos Leves sobre Trilhos,Bonde Moderno ou Trens Urbanos como sistemas de transportes urbanos de média capacidade.São claras todas as suas vantagens sobre os sistemas urbanos sobre pneus,Ônibus,BRTs,e os seus corredores exclusivos de transito.Não que em hipótese nenhuma os ônibus ( principalmente para os que "defendem" a sua capilaridade!!!!) sejam desnecessários os descartados,não jamais,mais eles precisam apenas ocupar o espaço que lhe cabe,que lhe é devido e destinado como sistemas alimentadores,complementares e modos de circulação interna em médios e grandes bairros.Mais ainda assim nessa história não estão sozinhos, pois deverão ter a companhia de sistemas de transportes Verticais,Ciclovias e no caso da cidade de Salvador cabem muito bem os Teleféricos,ligando os nossos bairros cumeados atravessando os muitos vales aqui existentes.Voltando ao VLTs, são veículos que utilizam energia limpa (não poluentes),não dependem mais de rede elétrica aérea continua,(eliminando os inconvenientes visuais) não desgastam o piso rolante,por isso exige baixa manutenção do mesmo,são mais seguros,mais confortáveis duram em média 30 anos e transportam ate 800 passageiros,além de não necessitarem de estações de grande porte,pois operam em pontos semelhantes aos dos ônibus e usam as estações de integração com outros sistemas de grande capacidade,Trens e metrôs.O VLT ,um sistema intermediário entre o Metrô e o Ônibus, aqui vai conseguindo despertar definitivamente um grande interesse em várias cidades  brasileiras que começaram a enxergar todas as suas grandes vantagens advindas da sua principal característica de ser um veiculo sobre trilhos entre muitas outras aqui já citadas.Tudo isso deve-se,e temos de reconhecer,ao trabalho pioneiro desenvolvido pela CBTU,através do projeto "trem padrão"desenvolvido no Nordeste, em parceria com a 1ª fabrica de VLT  totalmente nacional,a Bom Sinal  instalada no Brasil, precisamente na cidade de Barbalha no Ceará juntamente com o Governo do estado cearense através da Metrofor,que teve inicio através do seu 1º projeto "semente" no Brasil através do VLT (Metrô) do Cariri,(Ganhador de 2 prêmios GreenBest seguidamente) ligando as cidades de Crato a Juazeiro do Norte.A partir dai então o VLT começou a tomar corpo e a ocupar o lugar vazio que para ele a muito tempo já está reservado.Mais ainda assim é preciso investir muito mais não só na implantação de novos sistemas desses veículos,como também na conscientização do povo Brasileiro e da grande maioria dos nossos governantes,boa parte deles ainda rodoviaristas "amantes" dos pneus que ainda torcem o bico e fazem cara feia para o VLT, que nada mais é do que uma evolução natural dos antigos e "desprezados" Bondes que fazem parte do passado e da história dos nossos transportes e que agora retornam em alto e bom estilo e voltam ao cenário para compor o presente e o futuro do nosso pais,chegando definitivamente para ficar e ficar.
Pregopontocom  26/11/2012


Sem metrô, Guarulhos faz projeto para trem urbano

Transportes sobre trilhos

Com 1,2 milhão de habitantes - 11ª maior população no país -, a cidade vive há anos a promessa de ser incluída nos projetos de metrô e trem do governo do Estado. Os projetos, no entanto, preveem um trem até o Aeroporto de Cumbica, sem passar por bairros populosos ou pelo centro, e um metrô até a rodovia Dutra, que não chegaria aos limites do município, e entraria em operação apenas em 2018.

Valor Econômico
Arte: Valor Econômico
A prefeitura de Guarulhos tenta viabilizar projeto de um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para melhorar o transporte público da cidade, que movimenta cerca de 490 mil pessoas por dia e é realizado unicamente por ônibus. Com 1,2 milhão de habitantes - 11ª maior população no país -, a cidade vive há anos a promessa de ser incluída nos projetos de metrô e trem do governo do Estado. Os projetos, no entanto, preveem um trem até o Aeroporto de Cumbica, sem passar por bairros populosos ou pelo centro, e um metrô até a rodovia Dutra, que não chegaria aos limites do município, e entraria em operação apenas em 2018.
Com a falta de transporte sobre trilhos e sem perspectivas de projetos que atendam a população, a prefeitura encomendou estudos para a construção de um trem que corte a cidade. O VLT teria 12 quilômetros de extensão, ligando a Avenida Timóteo Penteado, próximo à divisa com o Tucuruvi, na região norte de São Paulo, até a rodovia Hélio Smidt, no aeroporto de Cumbica, passando pelo centro.
O projeto custaria R$ 1,2 bilhão e ainda não possui financiador. Entre as possibilidades estão uma Parceria Público-Privada (PPP), investimento do governo do Estado ou financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ou de organismos internacionais. "Vamos buscar financiamento. Precisamos da parceria de outros entes federativos ou da iniciativa privada, só a prefeitura não tem recurso", diz o secretário de Transportes e Trânsito de Guarulhos, Atílio Pereira.
Após o estudo de viabilidade econômica, a prefeitura de Guarulhos vai encomendar o projeto básico, mas ainda não estabeleceu prazos para execução da obra. A Secretaria do Estado de Transportes Metropolitanos, por sua vez, informa que não conhece oficialmente o projeto, mas tem disposição em cooperar com a construção do VLT na cidade.
O trem ainda pode ganhar extensões, podendo chegar ao Metrô Tucuruvi, na Linha 1-Azul. Quando essa linha de metrô foi projetada na década de 1970, foi estudada a extensão até Guarulhos, mas na época não houve viabilidade técnico-financeira para a obra.
De acordo com o projeto do VLT, cada trem tem capacidade para transportar 400 pessoas, o mesmo que 177 automóveis ou três ônibus. Guarulhos possui cerca de 530 mil veículos e a frota do transporte coletivo chega a 922 ônibus e microônibus internos. Há ainda outros 536 ônibus intermunicipais que seguem para São Paulo, Poá e Itaquaquecetuba. Além dos ônibus, a cidade conta ainda com cerca de 200 vans clandestinas que operam sob liminar da Justiça. "Só os ônibus não dão mais conta do transporte da cidade. Estamos como mineiros, aceitamos qualquer trem", diz o secretário de Transportes de Guarulhos.
Além do VLT, a cidade possui outros dois projetos de trens que se conectariam no aeroporto de Cumbica. O aeroporto é o destino da futura linha de trem da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e do trem-bala. O projeto da CPTM prevê uma linha chamada de 13-Jade, de 11,5 quilômetros até a estação Engenheiro Goulart, na zona leste de São Paulo. O investimento para a construção da linha está estimado em cerca de R$ 1,2 bilhão. "Gostaríamos que esse trem fosse até o bairro São João, que fica atrás do aeroporto e é uma das áreas mais populosas da cidade.
Dessa forma, atenderia não só o aeroporto, mas também a demanda interna, mas para isso precisa de vontade política", diz Atílio Pereira. Caso haja conexão entre o VLT, projetado pela prefeitura de Guarulhos, e o trem da CPTM, a demanda do VLT passaria de 40 mil para 60 mil passageiros por dia.
As obras da Linha 13-Jade estão previstas para começar em fevereiro de 2013 e levarão de 18 a 24 meses. Hoje o projeto está em fase de estudo e um dos entraves é o local da estação no aeroporto. O governo do Estado quer que o desembarque de passageiros seja próximo aos terminais 1 e 2, os mais movimentados e que darão acesso ao 3 que está em construção. A concessionária Aeroporto de Guarulhos, que assumiu a administração do aeroporto, prevê a estação próximo ao terminal 4, distante dois quilômetros dos demais, e se compromete em construir um monotrilho interno para ligar os terminais à futura estação, onde poderia haver conexão entre os três trens planejados.
O trem de alta velocidade que vai ligar Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro tem estações previstas no aeroporto de Guarulhos e na região central de São Paulo. O custo do projeto é de R$ 35 bilhões e a previsão é de que fique pronto em 2018.
Já o prolongamento da Linha 2 - Verde do Metrô de São Paulo, entre a Vila Prudente e a rodovia Presidente Dutra chega próximo à divisa municipal com Guarulhos, mas não atende diretamente a cidade. O trecho terá 13,5 quilômetros de extensão e as obras, segundo o governo do Estado, começam em 2013 e devem ser concluídas em 2018, com custo de R$ 7,7 bilhões.
Fonte - Revista Ferroviária 26/11/2012

VLT de São José dos Campos será apresentado hoje

Agência O Vale 25/12/2012
O Ipplan (Instituto de Pesquisa, Administração e Planejamento), de São José dos Campos, apresenta amanhã projeto para a implantação do metrô de superfície, o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), em São José.
A proposta já está em análise para financiamento no Ministério das Cidades, no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) de Mobilidade de Médias Cidades.
Ao custo estimado de cerca de R$ 1 bilhão, o VLT foi concebido para complementar o atual sistema de transporte coletivo da cidade, operado por ônibus.
Os detalhes do projeto, mantido em sigilo, somente serão divulgados amanhã pelo Ipplan, mas O VALE conseguiu dados macros do VLT.
Com aproximadamente 22 quilômetros de extensão, o metrô irá ligar as regiões sul, centro e leste.
A proposta é que o sistema seja implantado nos corredores viários existentes, tendo como eixo principal as avenidas do anel viário.
No trecho sul/centro, por exemplo, o trajeto possível do VLT será pelo canteiro central da avenida Andrôme-da, com transposição da Via Dutra e segue pelas avenidas Jorge Zarur, Florestan Fernandes, Teotônio Vilela até a Sebastião Gualberto, onde contorna e segue pelas avenidas São José, Madre Tereza e São João até a Jorge Zarur e Eduardo Cury.
No sentido centro/leste, a proposta é que os trilhos do VLT sejam implantados no terreno vazio entre as torres de energia de alta tensão, conhecidas como ‘linhão’.
Nesse ramal, a parada final seria nas proximidades do Parque Tecnológico.
O novo sistema é similar aos existentes em países europeus como França, Alemanha e Bélgica e também não terá alimentação aérea, a exemplo dos metrôs brasileiros.
Capacidade/ Os estudos do Ipplan apontam que o VLT poderá transportar em média 6.000 passageiros/hora em cada sentido. As estações seriam implantadas a cada 500 metros.
De acordo com o secretário municipal de Transportes, Anderson Farias Ferreira, 60% da demanda de usuários está concentrada no trecho sul/centro.
O prefeito Eduardo Cury (PSDB) comentou que o projeto pode ser implantado em três anos após a liberação de financiamento para o projeto.
“É um modelo simples de ser implantado. Esperamos que o novo governo dê continuidade ao projeto”, disse.
A proposta elaborada pelo Ipplan prevê que, caso seja viabilizado, o VLT terá a mesma tarifa do sistema atual do transporte de massa. Atualmente, a tarifa de ônibus é de R$ 2,80.
Fonte - Revista Ferroviária  25/11/2012

Câmara do Rio vota amanhã repasse para construção do VLT

Extra - 24/11/2012
A Câmara do Rio vota, na próxima terça-feira (27), o pedido da prefeitura para repassar dinheiro à empresa que será responsável pela implantação do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) que circulará no Centro e Região Portuária.
De acordo com o projeto de lei 1.552/2012, o projeto será financiado pelo PAC-2. O governo federal vai repassar R$ 2,4 bilhões.
O edital ainda não foi lançado, mas a previsão é de que a primeira etapa seja concluída em 2015, com duas linhas em funcionamento. A segunda, que incluiu mais quatro linhas, deve terminar até 2016.
Fonte - Revista Ferroviária 24/11/2012

domingo, 25 de novembro de 2012

TTrans e Vossloh fabricarão VLTs da Baixada Santista

23/11/2012
A EMTU, empresa vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos de São Paulo, homologou nesta sexta-feira (23/11) o consórcio Tremvia Santos, formado pelas empresas Trans Sistemas de Transportes (TTrans) e Vossloh Espanã, como vencedor da licitação para o fornecimento de 22 VLTs para o projeto da Baixada Santista. Os VLTs fazem parte do Sistema Integrado Metropolitano (SIM).
O primeiro VLT deve ser entregue em maio de 2014. A entrega de todos os trens deve ser concluída até abril de 2015. A previsão de custo total é de R$ 284,3 milhões.
Os veículos começarão a operar em 2014 no trecho de 11 km entre Barreiros, em São Vicente, e o Terminal Porto, em Santos. Depois, eles serão usados na extensão de 6 km entre as Estações Conselheiro Nébias e Valongo, também em Santos.
Os VLTs terão 2,65 metros de largura por 44 metros de comprimento. Os veículos terão capacidade para 400 usuários e circularão com velocidade máxima de 80 km/h. Os VLTs serão equipados com ar condicionado e terão piso 100% baixo.
Fonte - Revista Ferroviária 23/11/2012

O trem de passageiros - 1940 - Historic Baltimore & Ohio Railroad Trens na América

Viagens de trens



Uma viagem  em um trem com aerodinâmica  no estilo dos anos 40 ( 1940 ) Cenas do interior do trem,da parte externa do trajeto do mesmo,da tripulação dentro da máquina do comboio e do alto conforto que é desfrutado pelos passageiros do Trem.A locomotiva Baltimore & Ohio e Rollingstock e a maquina propulsora desse incrível comboio.