PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

sexta-feira, 16 de outubro de 2020

ViaQuatro completa 10 anos de operação

Transportes sobre trilhos  🚇

Dez anos em números Em uma década, a operadora, que é controlada pelo Grupo CCR, já transportou mais de 1,7 bilhão de passageiros, o que equivale a um quarto da população mundial. Foram mais de 2 milhões de viagens realizadas, contabilizando cerca de 23,5 milhões de quilômetros rodados - ou 586 voltas ao redor do mundo. 

Revista Ferroviária
foto - ilustração/arquivo
Para comemorar os dez anos de operação na Linha 4-Amarela do Metrô de SP, a ViaQuatro está oferecendo uma visita virtual ao Centro de Controle Operacional nas páginas da concessionária no Facebook (https://www.facebook.com/ViaQuatroSP/s/345021359940467) e no Instagram (https://www.instagram.com/p/CGZ9zEupJ9L/). Nas redes sociais, é possível também conferir as exposições que a Linha 4-Amarela oferece, por meio da área de Sustentabilidade, para entreter e informar passageiros. ''Desde o início das operações a ViaQuatro investe em uma agenda permanente de atrações, que passam por exposições de artes plásticas, fotografia, campanhas e mostras educativas, muitas com foco em cuidados com a saúde. Em ritmo crescente, desde 2013 até setembro de 2020, foram realizadas 262 exposições, 166 campanhas de engajamento, 41 projetos patrocinados, 20 ações internas e seis campanhas corporativas'', diz a companhia em nota. Dez anos em números Em uma década, a operadora, que é controlada pelo Grupo CCR, já transportou mais de 1,7 bilhão de passageiros, o que equivale a um quarto da população mundial. Foram mais de 2 milhões de viagens realizadas, contabilizando cerca de 23,5 milhões de quilômetros rodados - ou 586 voltas ao redor do mundo. Os colaboradores auxiliaram 173 mil pessoas com deficiência. E, nessa primeira década, realizaram 48 mil atendimentos de primeiros socorros. Segundo a concessionária, o nível de satisfação dos passageiros se mantém na média de 90% (que consideram o serviço prestado bom ou muito bom). A Linha 4-Amarela foi o primeiro contrato de PPP (Parceria Público-Privada) assinado no país, e também a primeira a operar com o sistema de driverless (trem sem condutor). Hoje, além da Linha 4-Amarela, os monotrilhos da Linha 15-Prata do Metrô de SP operam sem condutor.
Fonte - Revista Ferroviária  16/10/2020

Assinatura do contrato de concessão do Metrô de Salvador completa 7 anos

Transportes sobre trilhos  🚇

O sistema Metroviário de Salvador atinge a marca de 293.758.248 passageiros transportados - número maior que a população do Mercosul – e 977.921 viagens realizadas em pouco mais de seis anos de operação. 

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
Às vésperas de celebrar 7 anos da assinatura do Contrato de Concessão do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, realizado em 15 de outubro de 2013, o modal atinge a marca de 293.758.248 passageiros transportados - número maior que a população do Mercosul – e 977.921 viagens realizadas em pouco mais de seis anos de operação e tem sido um importante vetor de transformação da mobilidade na cidade. Fruto de uma Parceria Público-Privada (PPP) entre o Governo do Estado da Bahia e o Grupo CCR, através da CCR Metrô Bahia, por um período de 30 anos, o metrô baiano é referência internacional pela qualidade e velocidade das obras e tecnologia inovadora. Em pouco mais de 7 meses da assinatura do contrato, em 11 de junho de 2014, o primeiro trecho foi inaugurado para o público. Em apenas quatro anos, o projeto foi concluído com a chegada do metrô à Região Metropolitana de Salvador, em Lauro de Freitas, conectando o Centro da capital baiana ao Aeroporto Internacional. Atualmente, o sistema metroviário baiano possui duas linhas, 33 km, 20 estações, frota com 40 trens e 8 terminais de integração com ônibus, sendo 7 deles administrados pela concessionária
Com informações da CCR Metrô Bahia  15/10/2020



GALERIA DE FOTOS Pregopontocom/Salvador Sobre Trilhos






Estação Campo da Pólvora/Pregopontocom

quinta-feira, 15 de outubro de 2020

Sistema Ferry-Boat Salvador/Itaparica opera com 5 embarcações nesta quinta(15)

Boletim Informativo - Travessia marítima  🚇

Nesta quinta(15) o Sistema Ferry-Boat que opera na travessia marítima entre Salvador e a ilha de Itaparica,conta nesse momento, 5 embarcações, Dorival Caymmi, Zumbi dos Palmares, Pinheiro, Ivete Sangalo e Anna Nery. O movimento tem fluxo agora intenso para veículos em São Joaquim e moderado em Bom Despacho. O movimento de passageiros é tranquilo nos dois terminais. As viagens acontecem às 5h, 6h, 8h, 10h, 11h, 12h, 14h, 15h, 16h, 18h, 19h, 20h e 22h, saindo de Salvador; e a partir da Ilha de Itaparica, às 5h, 6h, 8h, 9h, 10h, 12h, 13h, 14h, 16h, 17h, 18h, 20h e 22h.




Transporte coletivo: roubos a ônibus caem 58,30% na Grande Aracaju

Transporte/Segurança  🚌

Os roubos a ônibus do transporte coletivo da capital e da Região Metropolitana caíram 58,30% em comparativo entre o período de janeiro a setembro de 2019 e de 2020. Os dados são do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp) 

ASN
divulgação/ASN
Os dados foram obtidos a partir de comparativo entre o período de janeiro a setembro de 2019 e de 2020 Quarta-Feira, 14 de Outubro de 2020 Os roubos a ônibus do transporte coletivo da capital e da Região Metropolitana caíram 58,30% em comparativo entre o período de janeiro a setembro de 2019 e de 2020. Os dados são do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp) e reforçam o comprometimento da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) no combate à criminalidade e na melhoria da segurança de toda a população sergipana. No levantamento feito pelo Setransp, de janeiro a setembro de 2019, foram registradas 235 investidas criminosas nos veículos do transporte coletivo metropolitano, que circulam entre Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão e Barra dos Coqueiros. Já no mesmo período de 2020, esse número caiu para 98 ocorrências de roubos nos ônibus. Os dados apontam uma redução de 58,30%. Ainda conforme os dados do Setransp, se forem observados os números contabilizados entre janeiro e setembro de 2016 - ano em que houve aumento na incidência da criminalidade em Sergipe -, houve uma queda de mais de 90% na incidência de assaltos no transporte coletivo. No mesmo período daquele ano, foram 1.306 investidas criminosas. Já neste ano, com 98 ocorrências, a queda foi de 92,5% nos casos de roubos nos coletivos. O secretário João Eloy de Menezes atribuiu a queda na incidência de roubos no transporte coletivo da capital e da Região Metropolitana ao planejamento estratégico adotado pelas instituições que formam a SSP, em paralelo aos investimentos do Setransp, na melhoria dos equipamentos de segurança, que foram instalados nos veículos do sistema de transporte. “Estamos, constantemente, ouvindo os anseios de toda a população para a melhoria da segurança pública em cada região do estado. Monitoramos a mancha criminal, nos reunimos e traçamos ações operacionais entre as Polícias Militar e Civil para reforçarmos, cada vez mais, o combate à criminalidade em nosso estado. Assim, estamos focados, sempre, no bem-estar da população sergipana”, ressaltou o gestor da SSP. João Eloy reforçou que o esforço das empresas na implementação das orientações fornecidas pela Segurança Pública também foi um fator primordial para a retração na incidência de investidas criminosas contra os coletivos. “Pedimos que fossem ampliadas as câmeras e que as imagens tivessem melhorias na resolução. E reforçamos que, quanto mais rápido esse conteúdo chega até nós, mais rápida é a resposta das polícias”, frisou.
Com informações da ASN/Gov SE  14/10/2020

quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Ônibus do MetrôRio na Superfície passam a aceitar pagamento por aproximação

Transportes sobre trilhos  🚇

O recurso está presente em cartões de débito, pré-pago e crédito ou dispositivos habilitados, como celulares, relógios e pulseiras, e descarta a necessidade de compra do bilhete físico. Esse é o primeiro projeto de integração tarifária que aceita pagamentos por aproximação na América Latina, já que a tarifa será cobrada somente na primeira passagem, no momento do embarque nos ônibus ou no acesso às estações. 

MetrôRio
foto - divulgação
A partir desta quinta-feira, dia 15, os clientes do MetrôRio poderão efetuar o pagamento da passagem diretamente nos validadores dos ônibus do Metrô na Superfície (MNS), usando a tecnologia de pagamento por aproximação. O recurso está presente em cartões de débito, pré-pago e crédito ou dispositivos habilitados, como celulares, relógios e pulseiras, e descarta a necessidade de compra do bilhete físico. Com a implantação da facilidade, feita em parceria com a Visa, esse é o primeiro projeto de integração tarifária que aceita pagamentos por aproximação na América Latina, já que a tarifa será cobrada somente na primeira passagem, no momento do embarque nos ônibus ou no acesso às estações. O cliente poderá completar a viagem em um intervalo de até duas horas sem uma nova cobrança. Assim, mais pessoas terão acesso à conveniência, praticidade e segurança do serviço, antes restrito às 41 estações das três linhas do metrô carioca. A gerente de Comunicação e Responsabilidade Social do MetrôRio, Simone Pfeil, destaca as vantagens do pagamento digital por meio do sistema de aproximação para os clientes que utilizam o serviço. “Ampliar o pagamento por aproximação para o Metrô na Superfície é uma das iniciativas dos processos de inovação e transformação digital desenvolvidos pela concessionária. Nosso objetivo é oferecer ao cliente uma experiência com qualidade e facilidade, dando mais comodidade com o uso de novas tecnologias”, explicou. “A possibilidade de integração das tarifas, como estamos fazendo entre os ônibus e o metro do MetrôRio, mostra a robustez e a flexibilidade por trás da tecnologia que a Visa apoiou a implementação, com seus parceiros. Temos absoluta certeza que mais pessoas passarão a utilizar essa solução graças a essa novidade e poderão experimentar as facilidades por trás do pagamento por aproximação, como agilidade, praticidade e segurança”, conta Marcelo Sarralha, diretor executivo de Soluções da Visa do Brasil. A iniciativa, que desestimula o uso de dinheiro em espécie e reduz filas, está também alinhada com as medidas que podem ajudar a prevenir a disseminação do novo coronavírus. O MNS é uma extensão do metrô que é realizada por meio das linhas de ônibus nas estações Botafogo e Antero de Quental, no Leblon, com destino à Gávea. Clientes dos cartões Elo com tecnologia NFC também poderão realizar o pagamento das tarifas nos ônibus do Metrô na Superfície (MNS). Desde abril do ano passado, quando o MetrôRio passou a oferecer aos cariocas e turistas a possibilidade de pagamento por aproximação direto nas catracas, já foram feitas mais de um milhão de transações NFC no sistema. A maior parte, 63%, foi feita por meio de cartões. Já os pagamentos feitos por outros dispositivos habilitados como celulares, relógios e pulseiras, por exemplo, foram responsáveis pelos outros 37% do total. Para usar o pagamento por aproximação, basta aproximar do validador da catraca o cartão de crédito, débito ou pré-pago ou o dispositivo móvel habilitados com a tecnologia NFC. No primeiro embarque, o passageiro verá no visor do validador o valor correspondente à tarifa cheia do metrô. Ao continuar a viagem da estação para o MNS ou vice-versa, ele aproximará seu cartão ou dispositivo na catraca seguinte e verá novamente o valor, porém, o correspondente a somente uma tarifa será lançado pelo MetrôRio em sua fatura. O recurso permite economia de tempo para o cliente e maior fluidez no embarque. A cobrança da tarifa será debitada diretamente na fatura ou na conta corrente, sem custo adicional ou taxas. Os clientes também podem usar seus cartões Visa e Elo em carteiras digitais como Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay, para pagar sua passagem por aproximação. 
Fonte - ANPTrilhos  14/10/2020

A falta de preservação ambiental e suas consequências

Meio ambiente/Ponto de Vista  🌱🐒

Passados cerca de 50 anos, o mundo ainda continua vivendo a mesma situação - o planeta sendo destruído, as espécies sendo ameaçadas e o ser humano se colocando como se fosse diferente de tudo e todos, alheio à realidade e achando-se o imortal. Há a visão de que não faz parte do todo que é o meio ambiente e que precisa dele para sobreviver. 

Cristiana Nepomuceno de Sousa Soares* - Portogente
fotos - ilustração/Pregopontocom
Manguezais de Boipeba BA
 Belo Guedes, músico e compositor, já apresentava sua preocupação com o planeta, a nossa casa comum nos idos dos anos 1970 e 1980. Passados cerca de 50 anos, o mundo ainda continua vivendo a mesma situação - o planeta sendo destruído, as espécies sendo ameaçadas e o ser humano se colocando como se fosse diferente de tudo e todos, alheio à realidade e achando-se o imortal. Há a visão de que não faz parte do todo que é o meio ambiente e que precisa dele para sobreviver. A preocupação ambiental começou na década de 1970, na qual houve maior consciência para a integração do homem com o meio ambiente, com vistas ao conhecimento, aprendizado e sua proteção. O ser humano viveu um dualismo entre o direito de continuar a explorar o meio ambiente e o dever de sua manutenção, ao perceber que o ele também pertencia ao ambiente e que poderia sofrer com a degradação desse. E, com a exploração contínua da natureza, o próprio ser humano sofria com as suas consequências. Foram inúmeros os desafios para a sociedade entre a preservação ambiental e continuar na sua exploração. Ocorreram os movimentos hippies de amor e paz, além do ambientalismo. A Conferência de Estocolmo, de 1972, foi uma das reações a essa mudança de comportamento. O evento foi considerado um marco na história ambiental mundial, ao trazer para a agenda internacional as discussões em torno do meio ambiente, causadas pela degradação ambiental do ser humano, cujas consequências ultrapassam as fronteiras dos países. Após o ano de 1972, foi criado o PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente). Essa foi a primeira agência ambiental pensada para coordenar e fazer a proteção jurídica das questões relacionadas ao meio ambiente. Cerca de 20 anos depois, em 1992, foi realizada na cidade do Rio de Janeiro a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, também conhecida como Eco-92. Nela, 117 chefes de Estados estiveram presentes, com o objetivo de debater os problemas ambientais mundiais. A intenção, nesse encontro, foi introduzir a ideia do desenvolvimento sustentável, um modelo de crescimento econômico menos consumista e mais adequado ao equilíbrio ecológico. Consequências da atualidade A sustentabilidade seria a interação equilibrada entre o econômico, o social e o ambiental, cuja balança no sistema capitalista é de difícil calibração devido à natureza do peso do vetor econômico, baseado na sociedade de consumo, cada vez mais intensa. Dessa forma, desenvolver ações para a redução da insustentabilidade pode se apresentar como a estratégia mais adequada para a humanidade. Hoje, apenas a sustentabilidade ambiental é conhecida. Entretanto, conceito deveria ser aplicado em outras áreas da espécie humana, como na qualidade de vida ou no conhecimento transmitido pelas gerações mais antigas. A sabedoria dos mais antigos é contra as forças da mudança, contra as ambições tecnológicas e as experimentações incertas e potencialmente perigosas. A era nuclear trouxe a primeira degradação global ao meio ambiente, junto a ela, veio a destruição do ser humano. Conforme a teoria da evolução de Charles Darwin proposta na segunda metade do século XIX, as espécies animais “têm uma trajetória de nascimento, desenvolvimento e morte.” . Umas nascem e outras se estinguem, então, por que não o homem também não estaria na lista de extinção? Seria ele por se achar mais inteligente? Seria aquele que não precisaria nem de nada, nem de ninguém? O meio ambiente encontra-se na seguinte situação: as reservas de água doce, os estoques de peixes e florestas estão diminuindo. As terras férteis estão sendo destruídas. Várias espécies de animais e plantas estão extintas, e outros encontram-se no mesmo caminho. Agora, nos idos de 2020, o ano especial, período que deveria ser como um sinal vimos a destruição pelo fogo de inúmeras espécies de flora e fauna. O incêndio criminoso ocorrido no pantanal só nos mostra que ainda continua destruindo a terra por dinheiro, e que as espécies não importam. Vale dizer que a pandemia do coronavírus nos deixou o alerta que quando a natureza quer, ela dá o troco, ela paralisa o mundo. O nosso planeta já não comporta tanto desperdício, tantos itens descartados. Precisamos mudar a nossa consciência. Já percebemos que quando alguma coisa acontece do outro lado do mundo, ela também nos atinge. O meio ambiente como bem de todos e devendo ser usados por todos, para as gerações atuais e as futuras, deve ser resguardado. Não é mais possível conviver com a alta poluição do ar atmosférico, com o desmatamento de áreas enormes, dizimando não somente a flora, como a fauna. O aquecimento global, o uso excessivo de combustíveis fósseis para a energia, a contaminação dos recursos hídricos tanto doces como os de água salgada, prejudica várias espécies de animais, dentre eles, os seres humanos.
*Cristiana Nepomuceno
Graduada em Direito e Biologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, em Belo Horizonte. Pós-Graduada em Gestão Pública pela Universidade Federal de Ouro Preto- MG. Especialista em Direito Ambiental pela Universidade de Alicante/Espanha. Mestre em Direito Ambiental pela Escola Superior Dom Helder Câmara.
Fonte - Portogente  14/10/2020

terça-feira, 13 de outubro de 2020

Movimento de retorno a Salvador pelo sistema Ferry-Boat,nesta terça (13)

Boletim informativo - Travessia marítima  🚢

O sistema Ferry-Boat que opera na travessia marítima Salvador/Itaparica, manteve o funcionamento do terminal Bom Despacho ontem (12/10)  até 00:40, atendendo toda a demanda extra apresentada como retorno do feriado. Devido à grande demanda registrada já nas primeiras horas desta terça-feira (13), o atendimento foi antecipado, com viagens iniciadas às 3:40 em Bom Despacho. A operação do Sistema contou nesta terça(13) com 03 embarcações em serviço: Dorival Caymmi, Zumbi dos Palmares e Ivete Sangalo.Os ferries Pinheiro e Anna Nery encontram-se  em manutenção corretiva. O movimento durante períodos do dia teve fluxo intenso para veículos e passageiros no terminal Bom Despacho. Em São Joaquim, o movimento manteve-se menor no geral.

foto - ilustração/arquivo