quinta-feira, 17 de junho de 2021

Bahia e seu alto potencial na geração de energias renováveis

Energia/Sustentabilidade  💡

Os dados constam do Informe Executivo de Energias Renováveis de junho, divulgado nesta quarta-feira (16), pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). Juntas, as fontes de energias renováveis deverão investir cerca de R$ 30,9 bilhões no território baiano. "Aqui na Bahia, as energias renováveis são responsáveis pela inserção de investimentos nas economias dos municípios, nos quais parques eólicos ou solares se instalam. 

Da Redação
foto ilustração/arquivo
Com ventos fortes e sol brilhando na Bahia, o Estado é líder na geração de energia eólica e ocupa o segundo lugar no ranking dos cinco principais Estados em geração de energia solar no país, em abril de 2021. Os dados constam do Informe Executivo de Energias Renováveis de junho, divulgado nesta quarta-feira (16), pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). Juntas, as fontes de energias renováveis deverão investir cerca de R$ 30,9 bilhões no território baiano. "Aqui na Bahia, as energias renováveis são responsáveis pela inserção de investimentos nas economias dos municípios, nos quais parques eólicos ou solares se instalam. O que diretamente resulta na geração de empregos, no aumento da economia local, além de ajudar a desenvolver as regiões nas quais estão implantados", destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico Nelson Leal.
 
Energia eólica
A Bahia conta com 196 parques eólicos em operação, que tem 4.974 Megawatt (MW) de capacidade instalada, geração de 1.402 Gigawatt-hora (GWh) por mês e capacidade para abastecer cerca de 11 milhões de residências, favorecendo 35 milhões de pessoas.

Energia Solar
O Estado possui 29 parques fotovoltaicas em operação, com 777 MW de capacidade instalada e mais de três milhões de módulos fotovoltaicos. Geração de 128 GWh por mês e capacidade para abastecer cerca de 1 milhão de casas, beneficiando cerca de 3,2 milhões de habitantes.
Com informações da Seinfra BA 17/06/20221

O fantasma da crise no setor elétrico

Ponto de Vista  🔍

A questão, no entanto, tanto lá atrás quanto hoje, diz respeito também à falta de planejamento e investimentos no setor, uma tônica trazida com a sanha privatista dos anos 1990 e hoje novamente em voga. Se a “MP do Apagão”, apelido mais que pertinente dado a essa medida, não for votada em uma semana, perde a validade. É hora de reforçar a mobilização e a pressão sobre os senadores para que não completem o desatino iniciado na Câmara.

Portogente - Murilo Pinheiro*
foto - ilustração/arquivo
O alerta de emergência hídrica emitido pelo governo federal para o período de junho a setembro em cinco estados brasileiros já trouxe, na sequência, o temível acréscimo da “bandeira vermelha” nas contas de energia elétrica para os consumidores do mercado regulado. Para os chamados “livres”, como empresas que compram energia diretamente dos geradores, a conta já subiu no início do ano, atingindo elevação de até 25%. O aumento do custo do insumo essencial tanto para a vida das famílias quanto para o funcionamento do setor produtivo anuncia dificuldades que podem se traduzir em inadimplência e corte de serviço, redução no ritmo de operação das empresas, inflação, desemprego e, portanto, agravamento de uma situação já muito difícil. Para além do uso de energia mais cara, notadamente a térmica, se o País se vir, 20 anos depois, novamente obrigado a um racionamento para evitar o colapso, pode haver impacto ainda maior sobre a economia – que tenta dar sinais de recuperação, conforme apuração do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre –, com redução de 3% a 4% do crescimento previsto para 2021. Interessante notar que, assim como ocorreu em 2001, a crise atual é debitada mais uma vez exclusivamente à escassez de chuvas. A questão, no entanto, tanto lá atrás quanto hoje, diz respeito também à falta de planejamento e investimentos no setor, uma tônica trazida com a sanha privatista dos anos 1990 e hoje novamente em voga. Privilegiado pelo potencial de energia hidrelétrica e, portanto, limpa, o Brasil precisa garantir a manutenção adequada desse sistema e o incremento necessário de linhas de transmissão, além de avançar de maneira mais efetiva na geração a partir de outras fontes renováveis ​​e fartas no País, como eólica e solar. No caso desta última, pelo contrário, há ações que a desestimulam, como resolução normativa proposta pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que taxa a produção fotovoltaica excessivamente ao invés de promover a microgeração. Em meio a essa situação, temos a mais absurda de todas as iniciativas que é a privatização da Eletrobras prevista na Medida Provisória 1.031/2021, prestes a ser votada no Senado. Responsável por 30% da geração do País, detentora de várias usinas hidrelétricas e tendo a seu cargo a gestão de grande parcela do armazenamento de água utilizada no setor, a empresa é mais estratégica do que nunca para a soberania e o desenvolvimento nacionais. Se a “MP do Apagão”, apelido mais que pertinente dado a essa medida, não for votada em uma semana, perde a validade. É hora de reforçar a mobilização e a pressão sobre os senadores para que não completem o desatino iniciado na Câmara.
* Presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (Seesp)
Fonte - Portogente  17/06/2021

quarta-feira, 16 de junho de 2021

Governo do Estado(BA) suspende transporte intermunicipal durante o São João

Boletim Informativo - Transportes/Prevenção 😷

O transporte coletivo intermunicipal rodoviário e hidroviário será suspenso, em toda a Bahia, no período junino. A medida, que tem o objetivo de evitar a disseminação da covid-19, será publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (15). O decreto prevê que ficam suspensas, a partir da meia-noite do dia 21 de junho, a circulação e a saída, e, a partir das 9h de 21 de junho, a chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal rodoviário, público e privado, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans. A restrição vale até as 5h de 28 de junho. A circulação, a saída e a chegada de ferry boats, catamarãs, lanchinhas e balsas também ficam proibidas das 20h do dia 21 de junho até as 5h de 28 de junho, em todo território baiano. Já desta terça-feira (15) até domingo (20) e de 28 de junho a 4 de julho, a circulação, a saída e a chegada dos transportes serão permitidas desde que a ocupação seja limitada a 70% da capacidade. Não haverá disponibilização de transportes extras. A fiscalização do decreto é de responsabilidade da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações 


foto - ilustração/arquivo


segunda-feira, 14 de junho de 2021

Metrofor amplia operação do Metrô e do VLT de Fortaleza

Transportes sobre trilhos   🚇 🚄

O encerramento das viagens, no período da noite, será ampliado, e os trens passam a atender passageiros até próximo das 23h. As duas linhas têm suas primeiras viagens do dia por volta de 5h30. 

Da Redação
foto - iluustração/arquivo
A partir desta segunda-feira (14/6), passageiros do Metrô e do VLT podem contar com ampliação dos horários de funcionamento das linhas. O encerramento das viagens, no período da noite, será ampliado, e os trens passam a atender passageiros até próximo das 23h. As duas linhas têm suas primeiras viagens do dia por volta de 5h30. Os horários exatos das partidas dos trens podem ser consultados no menu “horários” do site www.metrofor.ce.gov.br. A medida atende ao avanço da reabertura das atividades econômicas, que é gerenciada pelo Governo do Ceará, com decisões técnicas, baseadas em dados e discutidas com o comitê formado por profissionais de Saúde, presidentes do Tribunal de Justiça e Assembleia Legislativa, e representantes do Ministério Público Estadual, Federal e do Trabalho, e a Prefeitura de Fortaleza. Na Linha Oeste – devido à menor demanda deste sistema – o horário normal de operação segue até 20h, também com início por volta das 5h30. Em Sobral, a operação do VLT segue horários disciplinados pelos decretos locais. Atualmente, as linhas Norte e Sul do VLT sobralense estão funcionando de 5h30 até por volta de 18h. Já no VLT do Cariri, a operação segue de 6h às 19h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados, de 6h às 14h. Horários Antes de cada viagem, os passageiros devem consultar os horários de operação em www.metrofor.ce.gov.br, clicando em “horários” e, em seguida, escolhendo a linha de sua preferência. Na página, é possível consultar os horários das partidas em cada uma das estações de Fortaleza ou do Interior, incluindo todas as linhas, e de acordo com o sentido desejado. No final dessa matéria, você confere um resumo dos principais horários. Segurança sanitária A operação das linhas segue em caráter especial, devido à pandemia de Covid-19. Por isso, medidas sanitárias serão mantidas e reforçadas, assim como feito desde o início da pandemia.