sábado, 30 de março de 2019

Tarifa de ônibus sobe para R$4,00 em Salvador com mais uma promessa de ônibus climatizados

Transporte 🚌

Divulgado o valor da nova tarifa do transporte por ônibus de Salvador. O valor da nova tarifa será R$4,00, o reajuste foi de R$0,30 sobre o valor da tarifa atual. O aumento do valor da passagem do transporte, vem com a promessa de renovação da frota, com a entrada de ônibus novos e climatizados na operação.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
A tarifa dos ônibus de Salvador foi reajustada passando a custar R$4,00,o aumento que passará a vigorar a partir do dia 02/04(terça feira),será de R$0,30 de acordo com o anuncio foi feito pelo prefeito da Capital.
O aumento da tarifa vem acompanhado de mais uma promessa de renovação da frota com a "garantia" da entrada em operação de Mil novos ônibus climatizados,(com ar condicionado),como resultado do TAC assinado pelos empresários de ônibus com o MP-BA
A renovação deverá ser feita de maneira parcial com 250 ônibus inicialmente em 2019 e mais 250 por ano até 2022.
A promessa da entrada em operação de ônibus climatizados já é velha,e foi feita antes da realização da licitação em 2014 para o transporte público por ônibus de Salvador,com a entrada dos 03 "novos" consórcios em 2015 que ganharam o certame e operam atualmente as 03 bacias do sistema de transporte na cidade,porem até hoje,nenhum ônibus "climatizado" entrou em serviço nas atuais linhas urbanas de Salvador.
Quanto ao aumento da tarifa do sistema Metroviário de Salvador,não existe ainda nenhuma definição sobre o valor do reajuste por parte do Gov. do Estado e nem a data que será fixado o mesmo.
Pregopontocom  30/03/2019

sexta-feira, 29 de março de 2019

Metrô e Monotrilho modernizam Mobilidade em Salvador

Transportes sobre trilhos 🚄  🚇

Nos últimos anos, o sistema de transporte da capital baiana tem passado por grandes mudanças. O metrô entrou em funcionamento, os trens do subúrbio vão ser substituídos pelo Monotrilho (Monorail) e uma nova Estação Rodoviária será construída. 

Da Redação
foto - ilustração/Pregopontocom
Com 470 anos de fundação, comemorados nesta sexta-feira (29), Salvador mistura história e modernidade. Nos últimos anos, o sistema de transporte da capital baiana tem passado por grandes mudanças. O metrô entrou em funcionamento, os trens do subúrbio vão ser substituídos pelo Monotrilho (Monorail) e uma nova Estação Rodoviária será construída.
Realizados pelo Governo do Estado, esses investimentos impactam não apenas no jeito do soteropolitano se transportar. “Investir em mobilidade é criar condições de infraestrutura urbana para o desenvolvimento econômico, para a melhor qualidade de vida da população”, afirmou o secretário da Casa Civil, Bruno Dauster.
Para o secretário, houve um salto de qualidade no transporte de Salvador. Há cerca de cinco anos, a cidade possuía um dos piores índices de mobilidade do Brasil e da América Latina. A perda de tempo desestimulava a economia e desgastava a população.
O metrô ajudou a reduzir o tempo de deslocamento. Com duas linhas, o sistema vai da Estação da Lapa ao bairro de Águas Claras, passando pelo Acesso Norte, e chega até o Aeroporto de Salvador, integrado às linhas de ônibus. Hoje, a operação já está completamente adaptada à rotina dos moradores.
“Estamos com uma média de 370 mil passageiros por dia. Temos esquemas de funcionamento especial para os dias de festas, para todos os shows e jogos, inclusive para o Carnaval”, explica o coordenador de atendimento da CCR Metrô Bahia, empresa que administra o sistema, Leonardo Balbino.

foto - ilustração/arquivo
Monotrilho
Novos projetos dão continuidade às mudanças na mobilidade de Salvador. O Monotrilho é um sistema com cerca de 20 quilômetros de extensão e composto por 22 estações, que vai ligar o Terminal da França na região do Comércio de Salvador à Ilha de São João, em Simões Filho.
O Sec.B.Dauster comenta que hoje, uma viagem entre Paripe e a região do Iguatemi, pode durar entre uma hora e meia a duas horas neste trajeto. A Av. Suburbana tem um velocidade comercial muito baixa. Quando estiver pronto, o Monotrilho vai fazer essa mesma viagem em cerca de 35 minutos. O passageiro chegará ao local de trabalho com um transbordo e uma tarifa”.
Já o novo Terminal Rodoviário de Salvador será construído em Águas Claras, próximo à BR-324, sendo integrado ao tramo 3 da linha 1 do metrô e a um terminal urbano de ônibus. Ele será moderno, amplo e estará nos moldes de conforto de terminais de aeroportos
Com informações da Secom BA 29/03/2019

Apresentação musical e serviços marcam aniversário da cidade nas estações de metrô

Arte & Cultura  🚇

Na Estação Imbuí de Metrô, uma Escada Musical dá o tom de notas musicais à comemoração, um presente que promove a interação entre os clientes. Até às 12h, o local vai oferecer massoterapia, avaliação nutricional, brincadeiras e sorteios, em parceria com o SE7E Centro Tecnológico.

Da Redação
Divulgação/CCR
Uma programação especial nas estações de metrô vai marcar a passagem dos 470 anos de Salvador. Na Estação Aeroporto, a banda Agentes do Metrô fará uma apresentação especial com a cara da cidade mais musical do planeta. Os Agentes de Atendimento e Segurança (AASs) do metrô vão animar o público com os grandes sucessos da Bahia. O show acontecerá a partir das 17h. A programação da estação ainda inclui massoterapia, das 14h às 17h, e apresentação do grupo Abadá Capoeira - Associação Brasileira de Apoio e Desenvolvimento da Arte Capoeira, que foi fundada em 1988 pelo Mestre Camisa, às 16h.
Na Estação Imbuí de Metrô, uma Escada Musical dá o tom de notas musicais à comemoração, um presente que promove a interação entre os clientes. Até às 12h, o local vai oferecer massoterapia, avaliação nutricional, brincadeiras e sorteios, em parceria com o SE7E Centro Tecnológico. Todas as atividades são gratuitas e integram o projeto Vem pra Cá, que promove eventos durante todo o ano nas estações de metrô da cidade.
Com informações da CCR Metrô Bahia  29/03/2019

Novo aeroporto de Vitória da Conquista BA passa a receber Boeing 737-700 com voos diários a São Paulo

Transporte aéreo

Com novo aeroporto Glauber Rocha, Gol passa a utilizar Boeing 737-700 em voos entre São Paulo e Vitória da Conquista.A utilização de aeronaves de maior porte só será possível graças à construção do novo aeroporto, que deve ampliar para 500 mil a movimentação de passageiros ao ano.

Da Redação

A partir do dia 8 de agosto, a Gol Linhas Aéreas passará a operar no novo Aeroporto Glauber Rocha (Vitória Conquista), com voos diários para São Paulo (Guarulhos), utilizando aeronaves Boeing 737-700, cuja capacidade é de 138 passageiros. A utilização de aeronaves de maior porte só será possível graças à construção do novo aeroporto, que deve ampliar para 500 mil a movimentação de passageiros ao ano. A obra é de responsabilidade da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra).
Atualmente, a rota Vitória da Conquista/São Paulo é feita pela Gol, em parceria com a Passaredo, utilizando aeronaves ATR 72-600, que têm capacidade para até 70 passageiros. No total, estão sendo investidos R$ 124 milhões na construção do Aeroporto Glauber Rocha.
Com informações da Seinfra BA 28/03/2019

quinta-feira, 28 de março de 2019

Festival de Arembepe,(29/03 a 01/04),terá mudanças no trânsito e no transporte

Mobilidade 🚌 🚗

As mudanças dizem respeito ao trânsito, tráfego de veículos, e aos locais destinados a estacionamento,entre os dias 29 de março e 1º de abril, além das linhas disponíveis do transporte público e às modificações de horários dos mesmos.

Da Redação
Divulgação/Pref. de Camaçari
Se o seu destino, entre os dias 29 de março e 1º de abril, é curtir o Festival de Arembepe, você precisa tomar a direção certa e se posicionar adequadamente dentro do circuito da festa. Para isso, a Prefeitura de Camaçari, por intermédio da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT), montou um esquema especial onde serão implementadas algumas alterações neste sentido.
A intenção é melhorar a mobilidade no entorno do circuito, promovendo maior comodidade e segurança às pessoas que irão aproveitar os quatro dias do festival. As mudanças dizem respeito ao trânsito, tráfego de veículos, aos locais destinados a estacionamento, além das linhas disponíveis do transporte público e às modificações de horários dos mesmos.
Os profissionais da STT (agentes de fiscalização, supervisores, gerentes operacionais e diretores de trânsito e transporte) poderão, a qualquer tempo, alterar e/ou afixar sinalização vertical e temporária, realizando bloqueios, com vistas ao atendimento da melhor operacionalidade do trânsito e do transporte durante o evento, desde que observadas as demais normas de trânsito e transporte vigentes.
A base de apoio da STT ficará instalada no Posto de Informações Turísticas Nidinho. Os canais de comunicação com o órgão são: Central de operações e informações (180), para problemas no trânsito ou no transporte público; e Ouvidoria (3622-7788), para críticas, sugestões e denúncias.

Transporte
Desde o dia 29/3 (sexta-feira), a partir das 8h, o fim de linha, localizado no Terminal de Transbordo Professora Célia Campos, será desativado. O ponto de embarque e desembarque de passageiros será montado provisoriamente na Rua S, em frente à loja de material de construção, atrás do Posto de Informações Turísticas Nidinho, localizado na entrada principal de Arembepe. O ponto de ônibus só será reativado no local de origem, na madrugada de terça-feira (2/4).
Os ônibus do Transporte Público Coletivo, oriundos da BA-099, sentido Praça Isaac Marambaia (terminal de ônibus), terá seu ponto final modificado de acordo com o início da programação para a Rua S, marginal à BA-099, devendo seguir as orientações dos agentes da autoridade de trânsito no local, quanto ao embarque e desembarque de passageiros.
A Rua S será destina ao estoque dos ônibus intermunicipais e municipais. Os lados esquerdo e direito da via serão destinados à circulação. A mesma passa a ter sentido único de circulação (sentido da Rua Campinas à Rua Direta de Arembepe). A Rua S será área de uso exclusivo do transporte público coletivo, sendo proibida a circulação e estacionamento de outros veículos motorizados não autorizados.
Será permitido o acesso local de moradores, caso precisem acessar as garagens de seus domicílios ou lojas comerciais. A circulação dos ônibus será com entrada pela BA-099, acesso pela Rua Campinas (via marginal da rodovia), Rua S e saída pela Rua Travessa T, Rua U, acessando a BA-099.

No que diz respeito ao transporte público coletivo e aos referidos horários, o serviço será realizado da seguinte forma:
Cooperunião - (Arempebe x Sede e vice versa): primeiro horário às 5h, saindo de Arembepe/ último horário às 21h, com destino à Sede. Veículos saindo a cada 30 minutos.
-Cidade das Águas (Arembepe x Dias d’Ávila via Camaçari): primeiro horário 6h/ último horário 17h40, com horário extra às 4h e 5h. Veículos saindo a cada 20 minutos.
-BTM (Arembepe x Estação Mussurunga: primeiro horário 4h/ último horário 23h). Durante o dia, a saída de veículos será a cada 20 minutos. A partir da 18h e até 23h, a saída será a cada 30 minutos.
Transporte público individual: táxi terá área de embarque e desembarque de passageiros localizada na Rua Direta de Arembepe, no ponto de ônibus após a Escola Municipal Giltônia Pereira de Souza, reservando-se nove vagas. Mototáxi terá área de embarque e desembarque de passageiros localizada na Rua Direta de Arembepe, no recuo logo após o Posto de Informações Turísticas Nidinho, reservando-se 20 vagas.
Transporte por aplicativo: o transporte por aplicativo terá área de embarque e desembarque de passageiros localizados na Rua S, no recuo localizado entre o Restaurante Comida Caseira até a loja de materiais de construção, reservando-se duas vagas. As Diretorias Técnicas de Trânsito e de Transporte (DTT/DTP) poderão adotar medidas emergenciais, voltadas a garantir uma melhor circulação dos veículos nas imediações, através de seus agentes, disciplinando e orientando o trânsito de veículos e pedestres, com vistas à garantia da segurança viária.
Fica determinantemente proibida a utilização de qualquer veículo motorizado, de tração humana ou animal (carro de som, bicicleta com som, motocicleta com som, minitrio, trio-elétrico, “fubica”, “paredão” e outros) utilizando-se equipamento de som em volume e frequência não autorizados pelo poder público municipal e/ou autoridade de trânsito do município nas vias supramencionadas e suas imediações.
Operação de carga e descarga: só será permitida a operação de carga e descarga de mercadorias no circuito e imediações do evento até as 15h, antes do início das restrições previstas. Os veículos que se encontrarem realizando operação de carga e descarga nas vias do circuito e imediações do evento deverão encerrá-las e sair do local, imediatamente, ao fim do prazo.
Durante os quatro dias do festival, o efetivo operacional da STT irá trabalhar durante 24 horas, em equipes divididas por escala. Outra parte da equipe estará atuando na sede, nos terminais de Integração Sede e Orla (TISO) e Rodoviário.

Divulgação/Pref. de Camaçari
Trânsito
Ficará proibido o trânsito de veículos motorizados e/ou de tração animal na Rua Direta de Arembepe – trecho a partir da interseção com a Estrada do Coco (Rodovia BA-099) até a Praça das Amendoeiras – durante a concentração, o cortejo religioso e o desfile dos blocos e das agremiações carnavalescas nos dias que seguem o evento.
Estacionamento: no que diz respeito aos locais onde será proibido estacionar durante o evento estão as ruas Direta de Arembepe e da Glória, em ambos os lados da via; ruas Guilherme Machado e Terceiro Arraial de Arembepe no entorno do Terminal de Transbordo Professora Célia Campos; rua Nivalda que dá acesso à Caraúna; ruas Lídia Coelho, Manoel Coelho, S e das Palmeiras, em ambos os lados; nas ruas Arraial de Arembepe e do Piruí, no trecho do Hotel Tubarão, até o Tempero do Aye; no entorno das praças dos Coqueiros e das Amendoeiras; na Travessa Manoel Coelho, no trecho do Banco Bradesco; e na Rua Guilherme Machado, ficando a frente do Colégio Municipal Lídia Coelho Pinto reservado exclusivamente para o estacionamento dos veículos a serviço e de uso dos servidores da STT.
Fica proibido o estacionamento de veículos de pequeno porte nas áreas destinadas ao transporte público, devidamente autorizado, conforme sinalização implantada.
Ficam reservadas, exclusivamente, cinco vagas de estacionamento para veículos transportando idosos e pessoas com deficiência, com a utilização da devida credencial, na via Direta de Arembepe, próximo ao antigo módulo policial.
Bloqueios: haverá bloqueio total da via, com prismas de concreto (gelo baiano), na interseção da 4ª Travessa Leopoldo Coelho com a Rua Direta de Arembepe e interseção da Travessa Leopoldo Coelho com a Rua Direta de Arembepe. Haverá bloqueio parcial da via, com gelo baiano, na Rua Nivalda (lado direito) e na 2ª Rua da Caraúna (lado direito), sentido a Rua Direta de Arembepe.
Interdição e reaberturas: os horários dessas intervenções nas vias, durante a realização do evento, serão de responsabilidade da STT, através dos seus prepostos, cujas previsões de início e término são as seguintes: sexta-feira (29/3), fechamento previsto para as 9h e reabertura às 3h de sábado (30/3); sábado (30/3), fechamento previsto para às 11h e reabertura às 4h de domingo (31/3); domingo (31/3), fechamento previsto para às 10h e reabertura às 4h de segunda-feira (1º/4); segunda-feira (1º/4), fechamento previsto para às 12h e reabertura às 3h de terça-feira (2/4). Esses horários se aplicam a todas as vias nas imediações do evento, conforme sinalizações instaladas no local.
Opções de tráfego: veículos, em geral, com destino as praças dos Coqueiros e das Amendoeiras: ônibus, caminhões e carretas, oriundos da BA-099 sentido Praça das Amendoeiras e dos Coqueiros, deverão adentrar pela Rua Nivalda ou Rua das Bromélias, acessando a Rua da Caraúna para seguir a indicação da sinalização temporária e/ou orientação dos agentes da autoridade de trânsito. A orientação também serve para automóveis, motocicletas, motoneta e ciclomotores oriundos da BA-099, sentido às praças das Amendoeiras e dos Coqueiros: deverão adentrar pela Rua Nivalda ou Rua das Bromélias, acessando a Rua da Caraúna.
Com informações da Prefeitura de Camaçari  28/03/2019

quarta-feira, 27 de março de 2019

A Linha Sul do Metrô de Recife continua parada na manhã desta quarta(27)

Transportes sobre trilhos  🚇

De acordo com a CBTU, os reparos na rede elétrica,não foram concluídos por conta da chuva. De acordo com o órgão, foi constatado um defeito na rede da Estação Cajueiro Seco na noite da última segunda-feira (25). A estação foi fechada para realização do serviço,  que deveria ser concluído hoje de manhã.

Diário de Pernambuco
foto - ilustração/arquivo
A Linha Sul do Metrô do Recife ainda está sem funcionar na manhã desta quarta-feira (27). Desde a manhã de ontem que os serviços foram interrompidos por causa de problemas na rede elétrica. De acordo com Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), os reparos não foram concluídos por conta da chuva. De acordo com o órgão, foi constatado um defeito na rede da Estação Cajueiro Seco na noite da última segunda-feira (25). A estação foi fechada para realização do serviço, que deveria ser concluído hoje de manhã.
O problema provoca o fechamento de todas as 12 estações da Linha Sul, afetando mais de 120 mil passageiros que são transportados diariamente. Formam a Linha Sul as estações Recife (também atendida pela Linha Centro), Joana Bezerra (também atendida pela Linha Centro), Largo da Paz, Imbiribeira, Antônio Falcão, Shopping, Tancredo Neves, Aeroporto, Porta Larga, Monte dos Guararapes, Prazeres e Cajueiro Seco.
Através de nota, a CBTU informou que os trabalhos de correção do problema na rede que alimenta os trens com energia na Linha Sul já foram finalizados. Ainda não há um prazo definido para a volta da operação, já que ainda estão sendo feitos testes antes da liberação do trecho.
Fonte - Diário de Pernambuco  27/03/2019

Opositores do leilão da Ferrovia Norte-Sul lançam manifesto contra leilão

Transportes sobre trilhos  🚄🚃🚃🚃

Entidades críticas ao atual processo de concessão se reúnem nesta terça-feira (26/03), em Brasília, para contestar a concorrência.Participam do ato Frente Nacional pela Volta das Ferrovias (Ferrofrente), representantes da Associação Nacional dos Usuários de Transporte de Carga (Anut), Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), Confederação Nacional dos Trabalhadores Universitários (CNTU), representantes dos funcionários da Valec e outros integrantes da sociedade civil

Portogente
foto - ilustração/arquivo
Com a confirmação do Governo Federal de que realizará no dia 28 de março o leilão da Ferrovia Norte-Sul, entidades críticas ao atual processo de concessão se reúnem nesta terça-feira (26/03), em Brasília, para contestar a concorrência.
Participam do ato Frente Nacional pela Volta das Ferrovias (Ferrofrente), representantes da Associação Nacional dos Usuários de Transporte de Carga (Anut), Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), Confederação Nacional dos Trabalhadores Universitários (CNTU), representantes dos funcionários da Valec e outros integrantes da sociedade civil. O encontro acontece no Salão Verde da Câmara dos Deputados, às 14 horas.
Na semana passada, o TCU (Tribunal de Contas da União) recebeu do Ministério Público a recomendação de que o edital fosse suspenso, com base em estudos que indicam vários problemas na modelagem.
Um dos questionamentos é o prazo de garantia do direito de passagem. Além disso, o edital, segundo a Ferrofrente, favorece implicitamente os operadores de trechos complementares ao ramal a ser licitado, entre Palmas (TO) e Estrela d´Oeste (SP).
O presidente da Ferrofrente, José Manoel Ferreira Gonçalves, entrou com ação popular contra o leilão, e pretende entrar com nova ação para revogação do certame, caso este seja concretizado na próxima quinta-feira.
Fonte - Portogente  27/03/2019

LEIA AQUI O MANIFESTO

terça-feira, 26 de março de 2019

CBTU adesiva VLT´s de Maceió em campanha educativa

Transportes sobre trilhos  🚄

Com os dizeres “Jogar pedra no VLT é crime” e “Parou, Piscou, Apitou: fique atento e deixe o VLT passar” a campanha “#viajepreserve” já ganhou a adesão da população. Paralelamente, a Coordenadoria de Comunicação e Marketing, com o apoio do Grupo de Trabalho para Campanhas Educativas projeta a realização de palestras com distribuição de panfletos em escolas e organizações, principalmente aquelas localizadas ao longo da via permanente.

CBTU
Divulgação/CBTU
Objetivando conscientizar cada vez mais a população na preservação do patrimônio público, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos de Maceió acaba de adesivar dois VLT´s apelando para o bom senso da população para evitar depredação no sistema do transporte ferroviário.
Com os dizeres “Jogar pedra no VLT é crime” e “Parou, Piscou, Apitou: fique atento e deixe o VLT passar” a campanha “#viajepreserve” já ganhou a adesão da população. Paralelamente, a Coordenadoria de Comunicação e Marketing, com o apoio do Grupo de Trabalho para Campanhas Educativas projeta a realização de palestras com distribuição de panfletos em escolas e organizações, principalmente aquelas localizadas ao longo da via permanente.
O Grupo também está preparando apresentações teatrais nas estações de Jaraguá, Maceió e Mercado nos próximos meses com o objetivo de conscientizar os usuários sobre a importância de preservar a ferrovia no estado.

Fonte - CBTU  26/03/2019

Divulgação/CBTU

segunda-feira, 25 de março de 2019

Nunca fomos tão infelizes

Ponto de Vista  🔍

A crise financeira, a sensação de insegurança na política e a falta de confiança em líderes do Estado foram apontados pelos pesquisados pelo Gallup, como principais fatores de infelicidade. O Brasil, de todos os países pesquisados em toda a série histórica, visitou o grau mais baixo na descrença com os líderes da política nacional. O relatório de 2018 indica que os brasileiros nunca foram tão infelizes. 

José Manoel Ferreira Gonçalves* - Portogente
foto-ilustração/arquivo
O World Happiness Report é um relatório mundial sobre a felicidade dos cidadãos feito pela empresa de pesquisas Gallup. O de 2018 indica que os brasileiros nunca foram tão infelizes. Descemos ao mais baixo degrau na série histórica desses relatórios. Foi a 7ª edição do relatório, que iniciou a série em 2006. Ele classifica 156 países pelo quão felizes seus habitantes se sentem.
A crise financeira, a sensação de insegurança na política e a falta de confiança em líderes do Estado foram apontados pelos pesquisados como principais fatores de infelicidade. O Brasil, de todos os países pesquisados em toda a série histórica, visitou o grau mais baixo na descrença com os líderes da política nacional.
A pesquisa, como se disse, se refere ao ano de 2018. No sistema brasileiro a figura presidencial conjuga em si todas as glórias e mazelas, e o presidente à época era Michel Temer, que havia sido alçado ao pódio do Planalto por uma intrincada rede de conluios e eventos francamente vergonhosos. Independentemente dos desvios do PT, a aludida pedalada fiscal sempre foi motivo de chacota internacional, e hoje temos a presidenta livre e os líderes do movimento que a depôs na cadeia, inclusive o malfadado presidente da Câmara à época e o presidente que a sucedeu, ambos de tão triste memória.
A prisão, em 7 de abril de 2018 do presidente que conquistou a maior popularidade, que obteve êxito na melhora das condições de vida das pessoas em geral, mormente as da classe menos privilegiada, foi outro grande balde de água fria na esperança de muita gente. Não nos cabe aqui julgar se ele é culpado como alega a Lava Jato, ou inocente, como ele alega, se as provas foram robustas ou apenas supostas, o fato é que foi um ícone nacional que caiu, levando nessa queda a esperança de milhões de cidadãos. Para ajudar na infelicidade geral, Lula continuava sendo a esperança de muitos milhões e todas as pesquisas o apontavam como vencedor da corrida presidencial em primeiro turno em 2018. Mas não puderam votar nele.
Quanto ao presidente que reinava em 2018, época da coleta de dados da pesquisa, cumpre complementar que a sua assunção à presidência se deu de forma no mínimo suspeita, que ele agiu contra todos os interesses nacionais (como, por exemplo, na entrega do pré-sal e da Embraer, além de encaminhar a entrega da Eletrobras), e contra o interesse dos cidadãos, mormente dos cidadãos trabalhadores, tirando-lhes praticamente todos os direitos conquistados a tão duras penas e em tão longínquo tempo. Por certo esses são fatores que implicaram diretamente no resultado negativo da pesquisa sobre a felicidade. O mais provável, praticamente evidente, é que ele conluiou para aplicar um golpe na presidenta Dilma, e que vem agindo de maneira corrupta desde que iniciou na política até seu último dia de mandato como presidente. Contudo, é forçoso ressaltar, sua prisão é absurda, por várias razões. Não há sequer processo, quanto menos julgamento.
Apesar de ter o grande mérito de ter exposto a público os mais sórdidos porões do poder, desde seu início a Lava Jato tem agido ao arrepio da lei, forçando interpretações, usando as prisões preventivas como forma de tortura psicológica para forçar delações. Afora tudo isso pesa sobre a operação denúncias ainda não confirmadas de fazer acordos financeiros com dinheiro das empresas corruptas para que delatores (receberiam 6 milhões cada um) ajustem seus depoimentos ao interesse da força-tarefa. Sem contar no episódio que a Lava Jato tentou administrar, sem qualquer embasamento legal, uma verdadeira fortuna: 2,5 bilhões de reais advindos da Petrobras.
Assim, se por um lado os cidadãos perderam um líder, por outro foram perdendo gradativamente a confiança nos algozes desse líder, outro fator depressivo, não há como não reconhecer.
Depois de vencer esse campeonato infame de mais infelizes do mundo, os brasileiros elegeram um novo governo, renovaram suas esperanças. Eis o motivo maior de minhas preocupações e a real razão de escrever este artigo.
Primeiro porque desde seu início o governo tem funcionado como biruta de aeroporto, ao sabor dos ventos, acumulando diários oficiais que fazem para em seguida novos que desfazem, voltando sempre ao ponto de repouso, de inação. Convenhamos, fator de desestabilidade e angústia da população.
Segundo, porque se lançou numa campanha para destituição do direito à aposentadoria de maneira absolutamente desumana, pensando tão e exclusivamente na manutenção dos lucros dos donos da dívida brasileira, tirando tudo do menos favorecido, sem se atrever a mexer com os grandes devedores da previdência, por exemplo, que se pagassem o que devem colocariam a previdência em condições de até melhorar as condições atuais. Isso sem contar em outras fontes possíveis como impostos sobre barcos e aviões, sobre herança etc.
Terceiro e mais grave: uma família presidencial, à moda dinástica, completamente envolvida com depósitos inexplicáveis e, aí sim o verdadeiramente grave, fortes laços com milicianos. Quanto a isso há dados concretos, como o emprego de parentes dos milicianos nos gabinetes de membros do clã, bem como condecorações honrosas a esses mesmos.
Mais recentemente, todos sabemos, foram identificados os prováveis assassinos de Marielle Franco e seu motorista Anderson Gomes. Qual não foi a estupefação nacional ao descobrir que um deles era vizinho de condomínio e tinha fotos às gargalhadas com o chefe da nação? Que outra pessoa ligada a ele guardava em casa nada menos que 117 fuzis M16, mas rotulados com M27, da Marinha Americana?
A impressão que o homem eleito pelo povo para presidi-lo possa ser o autor do mandato do assassinato da Marielle Franco assolou de maneira inevitável a alma de inúmeros cidadãos, já tão infelizes. Deus nos livre de fazer qualquer acusação leviana, ao contrário, defendemos que a justiça só existe quanto calcada em provas irrefutáveis, e não é esse o caso.
Contudo, caro leitor, reflitamos. Caso desaparecesse um carro no seu bairro e alguém apontasse o dedo em sua direção, alguém daria algum crédito a essa ilação? Claro que não! Se acontecesse comigo e, ao contrário, achassem que tem cabimento a suspeita eu já estarei em péssimos lençóis, nem consigo imaginar como me sentiria.
Pois bem, quanto ao nosso mandatário, a CNN do Chile fez uma matéria ampla em que admite a possibilidade que ele seja o mandatário do assassinato. Eu, pessoalmente, tenho a firme convicção que isso não é verdade, posso dizer que tenho certeza que não é verdade. Mas o fato de que muitos, como a CNN do Chile, milhões de cidadãos nas redes sociais etc. acreditarem nessa possibilidade já é em si algo profundamente grave. Nem mesmo a Fox News, praticamente um canal oficial do governo americano de Trump, aliviou com Bolsonaro, lhe fez perguntas altamente inquietantes a respeito da sua proximidade com as milícias.
Nesse estado de coisas cabe perguntar: A manterem as coisas o curso que vem mantendo, qual será o nível de infelicidade do brasileiro no próximo levantamento? José
*Manoel Ferreira Gonçalves, engenheiro e presidente da FerroFrente
Fonte - Portogente   25/03/2019

Linha 17 - Ouro(Mono Trilho) do Metrô de SP, que levaria ao aeroporto de Congonhas,fica sem prazo para inaugurar

Transportes sobre trilhos  🚄

O estado abriu processo para rescisão do contrato com o consórcio responsável pela construção da linha e fornecimento dos trens por conta dos muitos atrasos no desenvolvimento do projeto. Além disso, a empresa que fabricaria os trens faliu.

Metro Jornal
foto - ilustração/arquivo
O governo de São Paulo já não sabe mais quando vai concluir as obras e entregar a linha 17-Ouro do Metrô, o monotrilho prometido inicialmente para a Copa de 2014 e que vai ligar a região do Morumbi ao aeroporto de Congonhas, na zona sul.
O estado abriu processo para rescisão do contrato com o consórcio responsável pela construção da linha e fornecimento dos trens por conta dos muitos atrasos no desenvolvimento do projeto. Além disso, a empresa que fabricaria os trens faliu.
O governo do estado afirmou que as obras serão retomadas após a realização de novo processo licitatório, sem prazo definido. O consórcio CMI informou que não vai se pronunciar.
As construções das oito estações e do pátio de manobras de trens não fazem parte deste contrato e continuam em andamento.
A linha 17-Ouro começou ser construída em 2012. O monotrilho teria 18 estações e custaria inicialmente R$ 2,6 bilhões. Depois, o projeto ficou mais curto (passou a ter 8 estações) e mais caro (em 2018, o custo foi recalculado para R$ 3,7 bilhões). A última promessa era de ficaria pronto em 2020.
Fonte - Revista Ferroviária  25/03/2019

domingo, 24 de março de 2019

Tempo de integração no transporte em Camaçari será ampliado a partir de segunda (25)

Mobilidade  🚌

Para facilitar o processo de integração, os passageiros poderão baixar o aplicativo CittaMobi e acompanhar em tempo real os ônibus das linhas da Cidade Industrial. 

Da Redação
foto - Divulgação
A partir de segunda-feira (25/3), o tempo para integração no Sistema de Transporte Público na cidade de Camaçari na RMS,será ampliado, de 1h para 1h40, garantindo mais tempo para que os passageiros possam se deslocar na cidade.
Essa mudança, segundo o superintendente de Trânsito e Transporte Público, coronel Alfredo Castro, “foi acordada com o Camaçari Card como proposta de uma agenda positiva que nós deveremos ter com o transporte, para ter o reflexo no serviço e, consequentemente, beneficiar o usuário do sistema”.
Aqueles que se sentirem prejudicados por cobrança duplicada poderão abrir o processo de reembolso da integração, através do site "integracaocamacari". O site é autoexplicativo e o Camaçari Card terá a resposta depois de cinco dias úteis. Caso o pedido seja deferido, a devolução será realizada na sede da instituição, localizada na Rua das Almas, nº 17, no bairro dos 46.
Para facilitar o processo de integração, os passageiros poderão baixar o aplicativo CittaMobi e acompanhar em tempo real os ônibus das linhas da Cidade Industrial. A Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT) está buscando a adesão dos demais participantes do Sistema de Transporte Público de Camaçari ao aplicativo.
Com informações da Prefeitura de Camaçari BA  24/03/2019