sexta-feira, 29 de março de 2019

Metrô e Monotrilho modernizam Mobilidade em Salvador

Transportes sobre trilhos 🚄  🚇

Nos últimos anos, o sistema de transporte da capital baiana tem passado por grandes mudanças. O metrô entrou em funcionamento, os trens do subúrbio vão ser substituídos pelo Monotrilho (Monorail) e uma nova Estação Rodoviária será construída. 

Da Redação
foto - ilustração/Pregopontocom
Com 470 anos de fundação, comemorados nesta sexta-feira (29), Salvador mistura história e modernidade. Nos últimos anos, o sistema de transporte da capital baiana tem passado por grandes mudanças. O metrô entrou em funcionamento, os trens do subúrbio vão ser substituídos pelo Monotrilho (Monorail) e uma nova Estação Rodoviária será construída.
Realizados pelo Governo do Estado, esses investimentos impactam não apenas no jeito do soteropolitano se transportar. “Investir em mobilidade é criar condições de infraestrutura urbana para o desenvolvimento econômico, para a melhor qualidade de vida da população”, afirmou o secretário da Casa Civil, Bruno Dauster.
Para o secretário, houve um salto de qualidade no transporte de Salvador. Há cerca de cinco anos, a cidade possuía um dos piores índices de mobilidade do Brasil e da América Latina. A perda de tempo desestimulava a economia e desgastava a população.
O metrô ajudou a reduzir o tempo de deslocamento. Com duas linhas, o sistema vai da Estação da Lapa ao bairro de Águas Claras, passando pelo Acesso Norte, e chega até o Aeroporto de Salvador, integrado às linhas de ônibus. Hoje, a operação já está completamente adaptada à rotina dos moradores.
“Estamos com uma média de 370 mil passageiros por dia. Temos esquemas de funcionamento especial para os dias de festas, para todos os shows e jogos, inclusive para o Carnaval”, explica o coordenador de atendimento da CCR Metrô Bahia, empresa que administra o sistema, Leonardo Balbino.

foto - ilustração/arquivo
Monotrilho
Novos projetos dão continuidade às mudanças na mobilidade de Salvador. O Monotrilho é um sistema com cerca de 20 quilômetros de extensão e composto por 22 estações, que vai ligar o Terminal da França na região do Comércio de Salvador à Ilha de São João, em Simões Filho.
O Sec.B.Dauster comenta que hoje, uma viagem entre Paripe e a região do Iguatemi, pode durar entre uma hora e meia a duas horas neste trajeto. A Av. Suburbana tem um velocidade comercial muito baixa. Quando estiver pronto, o Monotrilho vai fazer essa mesma viagem em cerca de 35 minutos. O passageiro chegará ao local de trabalho com um transbordo e uma tarifa”.
Já o novo Terminal Rodoviário de Salvador será construído em Águas Claras, próximo à BR-324, sendo integrado ao tramo 3 da linha 1 do metrô e a um terminal urbano de ônibus. Ele será moderno, amplo e estará nos moldes de conforto de terminais de aeroportos
Com informações da Secom BA 29/03/2019

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