sábado, 28 de setembro de 2019

BA-099: Obras de recuperação do asfalto alteram tráfego em trecho da rodovia

Infraestrutura  🚧 🚗

Para quem vai para o litoral norte pela BA-099 fique atento.A obra de recuperação do pavimento está localizada entre o km 41 e 39, sentido sul, na pista da direita, entre Guarajuba e Barra do Jacuípe. Durante a execução diurna do serviço, que vai até a próxima sexta-feira (04), o tráfego fluirá pela pista da esquerda.

Da Redação
foto - Divulgação/CLN
A Concessionária Litoral Norte (CLN), uma empresa do grupo Invepar, está realizando uma intervenção na BA-099 para garantir a segurança viária dos usuários da rodovia. A obra de recuperação do pavimento está localizada entre o km 41 e 39, sentido sul, na pista da direita, entre Guarajuba e Barra do Jacuípe. Durante a execução diurna do serviço, que vai até a próxima sexta-feira (04), o tráfego fluirá pela pista da esquerda.
De acordo com o Gerente de Manutenção da CLN, Marcos Coelho, as obras de recuperação do pavimento são realizadas para manter a qualidade do pavimento da rodovia: "O objetivo é que o usuário trafegue com mais conforto e segurança, evitando irregularidades como remendos, buracos, depressões, entre outros defeitos que causam desconforto ao trafegar pela rodovia. A CLN realiza constantemente obras de recuperação em todo o seu trecho, visando o melhor para os condutores", pontua.

Sobre a CLN
A Concessionária Litoral Norte (CLN), uma empresa Invepar Rodovias, administra a rodovia BA-099, que compreende a Estrada do Coco (a partir do km 7,7) e a Linha Verde, conectando Lauro de Freitas até a divisa dos estados da Bahia e de Sergipe, com extensão total de 217km, entre 183km de rodovias e 35km de vias de acesso. A concessionária presta serviço para o Governo da Bahia e é fiscalizada e regulamentada pela Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia. Atualmente, a empresa gera cerca de 400 empregos diretos e indiretos e já repassou mais de R$ 25 milhões em impostos para os municípios da região.
Com informações da Seinfra BA 28/09/2019

Acidente entre VLTs em Fortaleza; há 37 feridos, dois deles em estado grave

Transportes sobre trilhos  🚄

A batida ocorreu próximo à estação Borges de Melo.O acidente deixou 37 feridos, sendo dois deles em situação grave: os dois maquinistas dos veículos ficaram presos nas ferragens (um em estado amarelo e outro em vermelho - que identifica a gravidade).

Com informações de O Povo on line
Batida entre VLTs próximo à avenida Aguanambi,
 em Fortaleza(Foto: LEITOR VIA WHATSAPP)
divulgação/O Povo on line
Dois VLTs da linha Parangaba/Mucuripe se chocaram no fim da manhã deste sábado, 28, nas proximidades da rotatória da BR-116 com a avenida Aguanambi, próximo à estação Borges de Melo. O acidente deixou 37 feridos, sendo dois deles em situação grave: os dois maquinistas dos veículos ficaram presos nas ferragens (um em estado amarelo e outro em vermelho - que identifica a gravidade). Um dos maquinistas foi retirado por volta das 12h50min e o outro por volta de 13h15min. Outras 7 pessoas tiveram ferimentos de gravidade intermediária.
Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros trabalham no local para atender os feridos. De acordo com os socorristas, não há mortos. Os feridos teriam sido levados para o Instituto Doutor José Frota (IJF), Frotinha da Parangaba e Frotinha de Messejana.
O comandante Holanda, responsável pela operação emergencial do Corpo de Bombeiros, afirmou que a maioria dos ferimentos foram leves. Os dois maquinistas tiveram ferimentos mais graves nos membros inferiores e apenas um deles foi resgatado com consciência.
O VLT opera ainda em operação assistida,(em teste) desde julho de 2017. O POVO tentou contatar a assessoria do Metrofor, mas não teve ligações atendidas ou retornadas até a publicação desta matéria.
Fonte - O Povo  on line 28/09/2019

sexta-feira, 27 de setembro de 2019

A Keolis vai operar sua maior frota de ônibus elétricos na Holanda

Mobilidade/Sustentabilidade  🚌

Cerca de 700 funcionários operarão 300 ônibus elétricos previstos para transportar 17 milhões de passageiros por ano.A operadora, que já supervisiona inúmeros projetos de mobilidade elétrica em todo o mundo, apoiará as três autoridades de transporte na transição para uma mobilidade mais ecológica e substituirá os ônibus a diesel existentes por 300 totalmente elétricos. 

Intelligent Transport
divulgação/Intelligent Transport
A Keolis fechou um contrato de € 900 milhões para ser a operadora de transporte público  nas províncias holandesas de Overijssel, Flevoland e Gelderland por um período de 10 anos.
A operadora, que já supervisiona inúmeros projetos de mobilidade elétrica em todo o mundo, apoiará as três autoridades de transporte na transição para uma mobilidade mais ecológica e substituirá os ônibus a diesel existentes por 300 totalmente elétricos. Com esse novo contrato, a Keolis está introduzindo sua maior frota de veículos totalmente elétricos para operação em uma única rede no mundo.
A implantação e operação dos ônibus elétricos terá início entre 2020 e 2023, dependendo da província. As três províncias têm mais de 3,5 milhões de habitantes vivendo em áreas urbanas e rurais, incluindo várias cidades de médio porte (com 50.000 habitantes ou mais), como Zwolle, Deventer, Lelystad, Apeldoorn e Ede. Os 300 veículos eletrônicos serão executados na rede que inclui cerca de 140 linhas e atende 53 estações.
“As províncias de Gelderland e Overijssel, parceiras da Keolis nos últimos dez anos, e a província da Flevolândia, com a qual a operadora está iniciando uma nova parceria, terão garantidas o uso da sua experiência para ajudar as autoridades de transporte na transição para uma mobilidade mais ecológica, assim como estão fazendo na França, Noruega, Suécia, EUA e Canadá. Os ônibus elétricos irão  melhorar significativamente o desempenho ambiental do sistema de transporte público, que foi um aspecto essencial da licitação, além de melhorar a experiência do passageiro a bordo de veículos limpos, silenciosos e confiáveis ​​”, disse Bernard Tabary, CEO da Keolis.
Fonte - Intelligent Transport  27/09/2019

Ações para segurança viária nas rodovias são discutidas em Workshop

Trânsito  🚗

A oportunidade de discutir as ações para um trânsito mais seguro a fim de contribuir na diminuição de acidentes e de vítimas. Nas rodovias estaduais, os dados mostram que houve uma redução de 28% nos registro de acidentes e de 14% em relação ao de mortes nos últimos cinco anos.

Da Redação
foto - Ulgo  Seinfra BA
O IV Workshop de Segurança Viária foi realizado nesta sexta-feira (27) no auditório da Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra), no Centro Administrativo, em Salvador. A oportunidade de discutir as ações para um trânsito mais seguro a fim de contribuir na diminuição de acidentes e de vítimas. Nas rodovias estaduais, os dados mostram que houve uma redução de 28% nos registro de acidentes e de 14% em relação ao de mortes nos últimos cinco anos.
O resultado do programa iRAP, que analisou 4.500 km da malha rodoviária baiana, foi apresentado no evento. "O programa indicou as medidas necessárias para definir o melhor modelo de segurança viária a ser implantado rodovias avaliadas. Atualmente, estão sendo feitas novas visitas nas vias para analisar as intervenções necessárias e se precisarão de novos indicadores nas mesmas", destaca Margareth Gramacho, coordenadora de Segurança Viária da Seinfra. Além disso, está em fase de elaboração do edital para implantação de corredores pilotos nas rodovias estaduais.
Para contribuir na redução de acidentes e de vítimas nas vias, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) desenvolveu normas para gestão de segurança viária. "A importância da norma é que ajuda as organizações a pensarem e planejarem as estratégias em cima da questão de Segurança Viária. A norma pode ser aplicada por um órgão público, uma concessionária privada e até em empresas que fabricam e transportam produtos no setor de logística", ressalta Alexandre Garrido, consultor da ABNT.
No evento também aconteceu um debate sobre a fiscalização rodoviária para resultado com ênfase nos modelos de gestão e nos indicadores. O Workshop foi organizado pela Seinfra, Polícia Militar da Bahia, através do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), e do Banco Mundial. Além dos órgãos, o evento contou com a presença de representantes da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN/Ba), Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Com informações da Seinfra BA 27/09/2019

Mobilidade em Joinville: VLT, BRT e Aeromóvel são opções para o futuro da cidade

Transportes sobre trilhos  🚄

São vários exemplos de lugares em todo o mundo,onde cidades modernas e desenvolvidas já investem em meios de transporte não-tradicionais para facilitar a mobilidade urbana há algumas décadas. Mas também há municípios brasileiros que buscam outras alternativas de modais, como é o caso de Porto Alegre com o aeromóvel e o Rio de Janeiro com o veículo leve sobre trilhos (VLT)

NSC Total
foto - ilustração/arquivo
Cidades modernas e desenvolvidas já investem em meios de transporte não-tradicionais para facilitar a mobilidade urbana há algumas décadas. São vários exemplos de lugares de todo o mundo, mas também há municípios brasileiros que buscam outras alternativas de modais, como é o caso de Porto Alegre com o aeromóvel e o Rio de Janeiro com o veículo leve sobre trilhos (VLT). Os dois investimentos foram realizados para a Copa do Mundo, que foi disputada nas duas cidades, e até hoje são usados pela população.
O modelo usado na capital gaúcha é uma tecnologia desenvolvida no Rio Grande do Sul. O sistema tem como base a engenharia aeroespacial, sendo movido a ar comprimido. O aeromóvel tem uma espécie de vela que fica embaixo do veículo que serve para fazer o transporte se movimentar em uma linha de aproximadamente um quilômetro que liga o aeroporto Salgado Filho até uma estação de trem. Foi um investimento de pouco mais de R$ 30 milhões.
- As vantagens do aeromóvel é ele ser elevado, ou seja, não tem conflito com os outros modos de transporte e isso garante sua fidelidade aos horários, a velocidade constante que pode chegar a até 70 quilômetros por hora, e segurança aos passageiros. Ele também requer energia elétrica apenas para ativar o compressor, o que se torna um custo irrisório de centavos por passageiro. Então, a operação é muito barata - explica Simone Becker Lopes, doutora em Planejamento de Transportes e Mobilidade e professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) de Joinville.
Diferentemente de outros veículos que carregam o seu motor e são mais pesados, o aeromóvel também é um veículo muito leve. Com isso, ele necessita de uma infraestrutura muito leve e esbelta. A implantação requer estruturas pré-moldadas, ocupando um pequeno espaço da via e sem precisar de desapropriações ou grandes ocupações de espaço.
- Dentro da construção do aeromóvel já está embutido o custo dos veículos. Quando a gente fala de construir um corredor de ônibus, por exemplo, não estamos considerando o veículo. Tem a manutenção da via do transporte público que precisa ser mantida e esse custo elevado vai para o poder público. Então, o custo benefício do aeromóvel acaba sendo mais barato - garante a especialista.

foto - ilustração/Pregopontocom
VLT é um veículo mais leve do que os ônibus
No caso do Rio de Janeiro, o VLT opera em duas linhas que saem do mesmo ponto. Uma delas vai até o aeroporto Santos Dumont e a outra até a praça XV, contando com 26 paradas/estações ao longo do percurso. Atualmente, as duas linhas. do VLT no Rio de Janeiro saem da Praia Formosa, próximo à Rodoviária, sendo a linha 1 com destino ao Santos Dumont e a linha 2 à Praça XV.
Este meio de transporte é parecido com os antigos bondes usados nas grandes cidades - inclusive em Joinville - até a primeira metade do século 20, mas com novas tecnologias que garantem menos ruídos e mais conforto.
Ele é mais leve do que o ônibus, causando menos impacto ao trafegar na cidade e convivendo melhor com os outros meios de transporte. O investimento total foi de pouco mais de R$ 1 bilhão, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e de parceria público-privada com a Prefeitura do Rio de Janeiro.

Primeiro passo é o planejamento
Segundo Simone, qualquer uma dessas opções poderia se encaixar na realidade de Joinville. No entanto, é preciso realizar estudos e fazer um planejamento para entender onde elas seriam mais eficazes. Uma das questões apontadas pela especialista é a situação das regiões que costumam sofrer com a ocorrência de alagamentos, como o centro da cidade.
- Acho que em uma região onde a gente tem propensão de cheias não é bom ter um VLT. Assim como não é bom ter o ônibus porque no Centro, a toda hora temos o terminal interditado por causa das cheias. Nesse caso, será que o aeromóvel não seria bom, já que ele é elevado?
A professora destaca que o BRT (sigla do termo em inglês "bus rapid transit"), sistema que garante maior prioridade e mais qualidade ao transporte público, também poderia ser uma alternativa para Joinville. Porém, o modelo precisa de um espaço exclusivo para o ônibus, que poderia exigir desapropriações para viabilizar a construção da infraestrutura. Simone salienta ainda o papel importante dos meios que garantem a microacessibilidade para melhorar a mobilidade da cidade.
- Apesar dos morros, Joinville é praticamente toda plana. Temos o nome de "Cidade das Bicicletas", e investir nesses modos mais ativos, como patinetes e bicicleta elétrica, é importante. Inclusive, no compartilhamento desses modos. Só que é preciso garantir uma rede viária e uma estrutura adequada para que se tenha segurança.
Além disso, ela destaca também que esses modos precisam ser integrados ao transporte público, como o ônibus e outros modos que possam ser incorporados pela cidade no futuro. Para isso, é necessário ter mais estações, estacionamentos para bicicletas e uma rede viária conectada.
Fonte - Revista Ferroviária  27/09/2019

Barris de óleo são encontrados no litoral de Sergipe

Meio ambiente  🌊

As manchas de óleo encontradas no litoral do estado podem ter sido derramadas por um desses barris. Segundo o diretor-presidente da Adema, Gilva Dias, o barril que foi encontrado na barra dos Coqueiros estava aberto e derramou parte do produto. Ele acrescenta que o trabalho da força tarefa é incansável.Equipes da Adema, Ibama e Marinha retiraram o material que será encaminhado ara análise no Rio de Janeiro

ASN
divulgação/ASN
Dois barris de óleo foram encontrados na costa sergipana, o primeiro em uma praia no município da Barra dos Coqueiros, litoral Norte sergipano, e o outro na Praia Formosa, zona Sul da capital. O material foi encontrado durante inspeção da força tarefa montada em conjunto por equipes da Adema, Ibama e Marinha, que desde ontem, quando foram descobertas manchas de óleo no litoral nordestino, monitora a costa litorânea de Sergipe.
As manchas de óleo encontradas no litoral do estado podem ter sido derramadas por um desses barris. Segundo o diretor-presidente da Adema, Gilva Dias, o barril que foi encontrado na barra dos Coqueiros estava aberto e derramou parte do produto. Ele acrescenta que o trabalho da força tarefa é incansável.
"No nosso litoral Norte, desde ontem não era mais visualizada nenhuma mancha de óleo. Ontem mesmo fizemos um sobrevoo em toda a Costa Sergipana para constatar. As equipes da Petrobras trabalharam durante na retirada do óleo da areia das praias aqui no estado, tudo supervisionado pelas equipes da Adema. Isso foi resultado de um plano de emergência que é realizado pela Petrobras, que tem a obrigação contratual de fazer esse trabalho", explicou o presidente.
Os dois barris foram recolhidos pela Marinha e parte do líquido foi enviada para o estado do Rio de Janeiro para análise. Entre 20 a 25 dias sairá o resultado. Esse processo é feito por uma raspagem para analisar se houve contaminação.
Gilvan Dias informou ainda que todos os estados nordestinos foram convocados de forma urgente pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente, Abema, para uma reunião que deve acontecer no dia primeiro de outubro para tratar deste assunto. "Todos os órgãos ambientais do Nordeste vão se reunir para atualizar as informações sobre esse tema e trocar as experiências. Nós falaremos sobre esse derramamento de óleo, vamos amadurecer as providências imediatas que cada estado tomou e pensar em ações rápidas para esse tipo de questão", esclareceu.
Com informações da ASN  26/09/19

Entre Vistas com Maria Lucia Fattorelli - Divida Pública

Entrevista   📹  🎤

O Entre Vistas recebe a coordenadora nacional da Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lucia Fattorelli para bater um papo sobre “Quem ganha com a dívida pública?”.

Juca Kfouri

quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Trem de controle remoto 5G é testado na Alemanha

Transportes sobre trilhos  🚄

Um trem de teste sem maquinista a bordo foi controlado remotamente usando equipamentos baseados na tecnologia 5G. O maquinista estava em um prédio próximo e controlava o trem sentado a uma mesa, com a ajuda de duas telas que mostravam imagens transmitidas do trem com um atraso de menos de 10 milissegundos.

Railwey Gazette
divulgação/Railwey Gazette
O trem de teste funcionou pela primeira vez em 17 de setembro em uma seção da Erzgebirgische Aussichtsbahn de 25 km entre Annaberg-Buchholz e Schwarzenberg em Sachsen. Ele consistia no vagão 'Lucy', instalado pela Thales como laboratório de laminação, e era operado usando uma rede 5G fornecida pela Vodafone, que oferece uma largura de banda de mais de 500 megabit / s. O maquinista estava em um prédio próximo e controlava o trem sentado a uma mesa, com a ajuda de duas telas que mostravam imagens transmitidas do trem com um atraso de menos de 10 milissegundos.
A Vodafone construiu uma das primeiras estações 5G da Alemanha no site e usa uma técnica conhecida como Network Slicing, que envolve diferentes redes virtuais compartilhando uma estrutura de rede física; uma rede 5G separada é usada para a área de teste. O acordo garante que a capacidade ideal de rádio móvel esteja sempre disponível para controlar o trem na área de teste, mesmo quando vários usuários estiverem navegando nas proximidades. Os dados são processados ​​em uma 'nuvem de borda móvel' localizada diretamente adjacente à estação de rádio móvel.
divulgação/Railwey Gazette
"Estamos colocando o 5G nos trilhos pela primeira vez e, com nossos parceiros do setor, estamos investigando novas aplicações para o 5G", disse Alexander Saul, diretor administrativo da Vodafone Business na Alemanha. "Se a rede estiver funcionando em tempo real, isso significa que, no futuro, um escritório em casa para os maquinistas poderá ser uma realidade". A empresa prevê que a tecnologia possa eventualmente ser usada para controlar trens de carga.
O Dr. Yves Joannic, diretor administrativo da Thales Deutschland, disse que 'esta próxima geração de tecnologia de rádio móvel formará a base para a transformação digital do B2B e se tornará a espinha dorsal no sentido mais amplo das operações industriais, das quais o setor ferroviário em particular será beneficiado '.
O projeto foi elaborado pelo Smart Rail Connectivity-Campus, um consórcio de empresas e organizações lideradas pela cidade de Annaberg-Buchholz e pela Universidade Técnica de Chemnitz, com financiamento do WIR do governo federal 'Change through Innovation'! programa de desenvolvimento regional. O Campus pode usar a linha Annaberg-Buchholz - Schwarzenberg em seus trabalhos de pesquisa e teste; construída originalmente para transportar minério de ferro, a linha preservada fica aberta nos fins de semana para serviços turísticos.
A Thales está cooperando no projeto de controle de trens 5G com o centro de pesquisa aeroespacial DLR e a Railenergy.
Fonte - Railwey Gazette  26/09/2019

MPF move ação contra leilão de blocos marítimos próximos a Abrolhos

Meio ambiente  🐳  🐬  🐢

O Ministério Público Federal (MPF) propôs, na última quarta-feira, 18 de setembro, ação civil pública buscando impedir potenciais danos ambientais irreparáveis ao Parque Nacional Marinho de Abrolhos. Dentre os 42 blocos marítimos para exploração de petróleo que irão a leilão no próximo dia 10 de outubro, o MPF pede a retirada de sete blocos situados no litoral baiano da 16ª Rodada de Licitações promovida pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O MPF sustenta que tais blocos não deveriam ir a leilão sem os devidos estudos ambientais prévios, principalmente por estarem em áreas sensíveis do ponto de vista ambiental. #NãoMatemAbrolhos

Potogente
divulgação
Além de potencial dano ambiental irreversível ao Parque Nacional de Abrolhos, a análise ambiental após o leilão pode causar prejuízo milionário ao Brasil com devolução de blocos comprados
O Ministério Público Federal (MPF) propôs, na última quarta-feira, 18 de setembro, ação civil pública buscando impedir potenciais danos ambientais irreparáveis ao Parque Nacional Marinho de Abrolhos. Dentre os 42 blocos marítimos para exploração de petróleo que irão a leilão no próximo dia 10 de outubro, o MPF pede a retirada de sete blocos situados no litoral baiano da 16ª Rodada de Licitações promovida pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O MPF sustenta que tais blocos não deveriam ir a leilão sem os devidos estudos ambientais prévios, principalmente por estarem em áreas sensíveis do ponto de vista ambiental. Respondem à ação a União, a ANP e o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).
A região de Abrolhos apresenta a maior biodiversidade do oceano Atlântico Sul e foi o primeiro parque nacional marinho a ser reconhecido no Brasil, por meio do Decreto 88.218/1983, abrigando a maior biodiversidade marinha, o principal berçário das baleias jubarte, além de abrigar importantes áreas de reprodução e alimentação de aves e tartarugas marinhas. Os blocos marítimos que são alvo da ação do MPF estão situados na Bacia de Camamu-Almada, bem próximo à região de Abrolhos, e na Bacia de Jacuípe, também no litoral baiano.
Em parecer que analisa a viabilidade de exploração de tais blocos, o Ibama ressalta que, em caso de acidente com derramamento de óleo, os impactos podem atingir todo o litoral sul da Bahia e a costa do Espírito Santo, incluindo todo o complexo recifal do Banco de Abrolhos, manguezais e recifes de corais, além de pesqueiros relevantes para a pesca artesanal. De acordo com o mesmo parecer, "a depender do tempo de chegada do óleo a estas áreas sensíveis, não há estrutura de resposta que seja suficiente, dentro dos recursos hoje disponíveis em nível mundial, para garantir a necessária proteção dos ecossistemas". Apesar disto, as áreas foram liberadas pelo presidente do instituto para integrarem o leilão.
Na ação, o MPF considera ilegal o ato isolado do presidente do Ibama, que a pedido do Ministério do Meio Ambiente (MMA), ignorou parecer do corpo técnico do próprio Ibama, que entendeu que antes da oferta de tais blocos deveriam ser realizados estudos de caráter estratégico – como a Avaliação Ambiental de Bacias Sedimentares (AAAS). Os estudos poderiam avaliar previamente a aptidão da área com maior segurança ambiental, proporcionando, consequentemente, maior segurança para o meio ambiente e maior segurança jurídica aos empreendedores.

Leilão dos blocos sem estudo ambiental pode causar grande prejuízo aos cofres públicosOutra preocupação do MPF apresentada na ação é o possível prejuízo financeiro à União com a venda de lotes cuja exploração pode não ser autorizada após a realização do leilão. "Isso porque, uma vez leiloado o bloco marítimo sem a devida avaliação ambiental estratégica antecedente, pode acontecer que o estudo a ser realizado tardiamente seja no sentido da não possibilidade de exploração", explica a procuradora da República Vanessa Previtera, na ação.
Foi exatamente o que aconteceu com o Bloco BM-ES-20, na parte norte da Bacia do Espírito Santo. Este bloco foi ofertado na 4ª rodada, em 2002, sendo que, em 2006 o Ibama negou ao empreendedor todas as tentativas de licença para exploração pelo fato do bloco estar localizado em área de alta sensibilidade ambiental, próxima ao arquipélago de Abrolhos, como acontece agora com os blocos da Bacia Camamu-Almada. Na ocasião, a ANP acabou pagando cerca de R$ 3,21 milhões a mais do que o desembolsado pela petroleira que havia comprado o bloco, pela devolução do mesmo, seguindo os termos do contrato.
"Em síntese, um péssimo negócio para o erário e, por consequência, para o bolso de todos os contribuintes. De certo, o prejuízo poderia não ter existido se a ANP e o Ibama, quando da oferta do bloco em leilão, já tivessem chegado a um consenso quanto à viabilidade ambiental do empreendimento antes de o órgão regulador licitar os blocos exploratórios.", afirma o MPF na ação.
Retrocesso ambiental – O MPF aponta, ainda, um retrocesso da governança ambiental, uma vez que a ANP, desde 2003, vinha incrementando a análise prévia dos blocos marítimos a serem leiloados. Ao longo das rodadas de leilão, as análises foram aprimoradas, passando a contar com manifestações de órgãos ambientais federais – como a ANP, o Ibama, o MMA e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) – além de pareceres dos órgãos ambientais estaduais. A Agência Nacional de Águas (ANA) também passou a se manifestar a partir da 13ª rodada. Contudo, nesta 16ª rodada, houve manifestação de uma única coordenação do Ibama, que foi, inclusive, contrariada pelo presidente do próprio órgão.
Pedidos – no pedido de medida liminar para suspender os efeitos do leilão em relação aos sete blocos marítimos próximos a abrolhos até que sejam realizados os estudos prévios necessários antecedentes, o MPF requer que a Justiça determine à ANP a devida publicidade sobre a exclusão de tais blocos marítimos da licitação, tudo sob pena de multa diária de pelo menos R$100 mil reais. Ao fim do julgamento do processo, requer a confirmação dos pedidos liminares, além de outras medidas, como a determinação de que o presidente do Ibama se abstenha de autorizar a inclusão dos blocos das Bacias de Camamu-Almada e Jacuípe em futuros leilões, através de ato individual que contrarie parecer do Ibama, de grupos de trabalho específicos para tais análises ou, ainda, em sentido contrário ao que dispuser análises ou estudos ambientais que devem ser realizados previamente à concessão de qualquer futuro bloco em leilão da ANP.
Requer, ainda, que a ANP não inclua os blocos marítimos alvos da ação em licitações, nem assine contratos relacionados à exploração de petróleo nestas áreas – bem como o MMA e o Ibama – antes dos devidos estudos e análises ambientais prévios serem concluídos.
O MPF pede, também, que a Justiça determine que a ANP, o Ibama e o MMA apenas autorizem ou se manifestem favoravelmente à inclusão de novos blocos marítimos exploratórios das bacias de Camamu-Almada e Jacuípe, nas próximas rodadas de leilões, após parecer favorável do corpo técnico do Ibama, do ICMBio, do MMA e da ANA, organizados como Grupo de Trabalho Interministerial de Atividades de Exploração e Produção de Óleo e Gás (GTPEG), bem como dos órgãos ambientais estaduais, como foi realizado nas rodadas de leilão anteriores da ANP.
Fonte - Portogente  25/09/2019

quarta-feira, 25 de setembro de 2019

SEU JORNAL DA TVT 25/09/2020

 Notícias

ITPS intensifica fiscalizações de radares instalados em Aracaju

Trânsito  🚗  🚥

As fiscalizações foram intensificadas após reclamações enviadas pelos condutores à Ouvidoria do ITPS.As fiscalizações ocorreram nos dois sentidos da avenida Tancredo Neves (no trecho de acesso ao bairro Inácio Barbosa), da avenida Etelvino Alves de Lima (nas proximidades do Ferreira Costa) e da avenida Tancredo Neves (no trecho da Embrapa e do Parque dos Cajueiros).

ASN
Divulgação/ASN
O Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) – Órgão Delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) realizou nesta terça-feira, 24, fiscalizações em radares instalados em Aracaju. As ações foram intensificadas após reclamações registradas por condutores por meio da Ouvidoria do órgão.
As fiscalizações ocorreram nos dois sentidos da avenida Tancredo Neves (no trecho de acesso ao bairro Inácio Barbosa), da avenida Etelvino Alves de Lima (nas proximidades do Ferreira Costa) e da avenida Tancredo Neves (no trecho da Embrapa e do Parque dos Cajueiros). Os laudos com os resultados das fiscalizações serão divulgados até a sexta-feira, 27.
“Em virtude das denúncias realizadas junto à Ouvidoria do ITPS nos últimos dias, nós resolvemos intensificar as fiscalizações. Neste tipo de ação, o veículo do ITPS passa diversas vezes pelo radar em diferentes velocidades. Em seguida, os fiscais solicitam à empresa permissionária as imagens registradas pelo instrumento e fazem um comparativo com dados registrados pelo veículo. Se houver divergência, a empresa é autuada e as multas do instrumento são passíveis de contestações”, explica o diretor-presidente do ITPS, Kaká Andrade.
Os medidores de velocidade (radares e barreiras eletrônicas), conforme Kaká Andrade, passam também por verificações metrológicas anuais. “Todos os medidores de velocidade passam por uma verificação inicial, que é agendada pela empresa permissionária junto ao ITPS após a instalação do instrumento. Se houver manutenção no equipamento, a empresa aciona novamente o ITPS, que faz a verificação pós-reparo e emite um novo certificado de verificação, cuja validade é de 12 meses. Diferente do que acontece nas fiscalizações, as verificações são acompanhadas pela empresa permissionária e pelos órgãos de trânsito”, detalha.
O diretor-presidente destaca que os condutores devem acionar o ITPS, órgão estadual que é braço executivo do Inmetro em Sergipe, caso tenham suspeitas acerca do funcionamento dos medidores de velocidade. “Observamos que as pessoas ainda não sabem a quem recorrer nesses casos. Mas é imprescindível que os condutores acionem a Ouvidoria do ITPS, que a partir das denúncias, poderá intensificar e direcionar as fiscalizações, e posteriormente, dar uma resposta concreta aos condutores”, ressalta Kaká Andrade.

Denúncias
Os condutores podem acionar a Ouvidoria do ITPS por meio do telefone (79) 3179 8055 e do site www.itps.se.gov.br . O atendimento também é feito na sede da instituição, que funciona de segunda a sexta, das 7h às 13h, na Rua Campo do Brito, 371, bairro 13 de Julho, em Aracaju. Em todos estes casos, a identidade do denunciante é mantida em sigilo.
O cidadão pode consultar a situação de qualquer radar instalado no país. Basta acessar o site do ITPS, clicar no botão do Portal de Serviços do Inmetro nos Estados (PSIE), escolher a opção instrumentos e digitar o município. A partir daí, o sistema mostrará os medidores da localidade, data da última verificação e a validade.
Com informações da  ASN  25/09/2019

Consórcio vence licitação de R$ 12,3 milhões para consultoria do Monotrilho de Salvador

Transportes sobre trilhos  🚄

O vencedor foi o Consórcio Consultor ER - VLT/Monotrilho, formado pelas empresas Engevix Engenharia e Projetos S.A. e RK Engenharia e Consultoria Ltda. O valor total da licitação é de R$ 12.300.893,43.O projeto do Monotrilho prevê que o equipamento também chegue à estação Acesso Norte do metrô, perfazendo um total de 22 quilômetros de extensão.

Voz da Bahia
foto - ilustração/arquivo
A Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) publicou hoje (24) o resultado da licitação para consultoria de certificação da implantação do Monotrilho, que vai ligar Salvador à Ilha de São João, em Simões Filho, município da região metropolitana. O vencedor foi o Consórcio Consultor ER - VLT/Monotrilho, formado pelas empresas Engevix Engenharia e Projetos S.A. e RK Engenharia e Consultoria Ltda. O valor total da licitação é de R$ 12.300.893,43.
O projeto do Monotrilho prevê que o equipamento também chegue à estação Acesso Norte do metrô, perfazendo um total de 22 quilômetros de extensão. O investimento é de R$ 2 bilhões e, junto com a obra do novo trecho do metrô, serão gerados mais de cinco mil empregos.
Atualmente, a passagem dos trens do Subúrbio custam R$ 0,50. O preço praticado no Monotrilho será o mesmo do metrô que é de R$ 4, com integração, e de R$ 3,70, sem integração.
Os possíveis impactos urbanos e ambientais causados pela construção do Monotrilho são alvo de um inquérito civil do Ministério Público da Bahia (MP-BA). A previsão é de que as obras comecem em outubro deste ano e que durem dois anos.
Fonte - Revista Ferroviária  25/09/2019

Conscientizando Sobre Trilhos na Semana Nacional do Trânsito - CBTU Natal

Transportes sobre trilhos  🚄  👫

A Semana Nacional do Trânsito objetiva não só a conscientização do uso adequado de meios de transporte, mas também a valorização à vida.Ao embarcar no trem os passageiros foram surpreendidos com a animação dos arte-educadores do trânsito, que através da música, passaram dicas de como adotar um comportamento responsável na convivência com o trânsito, além de distribuírem materiais educativos incentivando a prevenção de acidentes em todas as vias de mobilidade urbana.

Da Redação
Divulgação/CBTU
Com o tema “No trânsito o sentido é a vida”, a Semana Nacional de Trânsito 2019 (SNT), que ocorre de 18 a 25 de setembro, incluiu uma ação voltada aos passageiros do sistema ferroviário. A CBTU Natal, em parceria com diversos órgãos ligados à mobilidade urbana e integrantes do Programa Vida no Trânsito, promoveu a conscientização dos usuários de trens, na manhã desta terça-feira, 24.
Ao embarcar no trem os passageiros foram surpreendidos com a animação dos arte-educadores do trânsito, que através da música, passaram dicas de como adotar um comportamento responsável na convivência com o trânsito, além de distribuírem materiais educativos incentivando a prevenção de acidentes em todas as vias de mobilidade urbana.
A Semana Nacional do Trânsito objetiva não só a conscientização do uso adequado de meios de transporte, mas também a valorização à vida.
Fazem parte do Projeto Vida no Trânsito: Polícia Rodoviária Federal (PRF-RN), Polícia Rodoviária Estadual (CPRE), Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Natal (STTU), Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Parnamirim, Secretaria de Saúde do Estado (SESAP), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), SEST/SENAT, Departamento Nacional de Infraestrutura (DNIT), Departamento Estadual de Trânsito do RN (DETRAN), Ong. Trânsito Consciente e o Programa Ambiental do Transporte (Despoluir). Cada órgão em sua competência, mas todos unidos em prol da redução do número de acidentes nas vias e preservar vidas.
Com informações da CBTU 24/09/2019

terça-feira, 24 de setembro de 2019

Perto de sair do papel: grupo que fará projeto do VLT de Brasília é escolhido

Transportes sobre trilhos  🚄

O projeto prevê a construção de 22 km de linha. As empresas selecionadas ainda contarão com alimentação elétrica. O modelo também exigirá que o GDF reavalie a circulação dos ônibus que hoje trafegam na via W3.Dentro do plano está prevista a implementação, entre as quadras 600 e 900, de sistema para que ciclistas e pedestres circulem em segurança. O objetivo do governo é firmar uma parceria público-privada (PPP) a fim de viabilizar o empreendimento.

Metrópoles
foto - ilustração/arquivo
O Governo do Distrito Federal divulgou nesta segunda-feira (23/09/2019) o resultado do pregão eletrônico para a escolha das empresas que vão tocar o projeto de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na W3. Segundo a publicação, o grupo autorizado é formado pelas empresas BF Capital Assessoria em Operações Financeiras, Serving, Civilsan, Empresas Associadas de Engenharia, Trans Sistemas de Transportes e Viação Piracicabana.
A partir de agora, elas trabalharão em um documento para que o sistema de transporte dentro do Plano Piloto saia do papel. Com tentativas frustradas desde a gestão do então governador José Roberto Arruda (PL), o VLT terá de obedecer diversas etapas e parâmetros para que, de fato, atenda a população.
Segundo o Chamamento de Manifestação de Interesse n.º 01/2019, o modal deve ligar o terminal da Asa Sul ao da Asa Norte, passando pela via W3, utilizando tecnologia VLT e sua extensão até o aeroporto. O escopo dos projetos, estudos, levantamentos ou investigações devem obedecer aos parâmetros exigidos por lei, além de passar pelo crivo da Secretaria de Mobilidade.

O projeto prevê a construção de 22 km de linha. As empresas selecionadas ainda contarão com alimentação elétrica. O modelo também exigirá que o GDF reavalie a circulação dos ônibus que hoje trafegam na via W3.
Dentro do plano está prevista a implementação, entre as quadras 600 e 900, de sistema para que ciclistas e pedestres circulem em segurança. O objetivo do governo é firmar uma parceria público-privada (PPP) a fim de viabilizar o empreendimento.
O estudo selecionado terá seus direitos associados transferidos à administração pública e só poderá ser divulgado após a publicação do Aviso de Audiência Pública sobre o tema.

VLT para 2020
No fim de julho, o governador Ibaneis Rocha (MDB) já havia reforçado sua intenção de retomar o projeto do VLT dentro de uma parceria público-privada (PPP). De acordo com o chefe do Executivo local, a iniciativa foi completamente remodelada. Em 30 de julho, o GDF assinou o distrato do projeto anterior com a Caixa Econômica Federal (CEF) a fim de iniciar o novo modelo. A decisão foi tomada após a União negar pedido de reconsideração do Palácio do Buriti para devolver R$ 26 milhões, antes destinados ao VLT.
A linha do novo VLT sairá do Aeroporto JK em direção ao Terminal da Asa Sul, próximo a 1ª Delegacia de Polícia. O transporte seguirá pela W3 Sul e W3 Norte. Nesta fase inicial, os trilhos acabam no Noroeste. "É um projeto que precisa acontecer, mas não aquele do passado", pontuou Ibaneis. Por enquanto, o governo não tem os valores consolidados. Pelo planejamento de Ibaneis, as obras do VLT começarão no início de 2020.

O que diz a Semob
Em nota, a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) informou que o próximo passo do projeto será "discutir com o grupo selecionado a necessidade de fazer alguns ajustes e esclarecer algumas dúvidas, visando a sua apresentação em audiência pública".
Segundo a pasta, após a realização de audiência pública - ainda sem data marcada -, o estudo será "submetido ao Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) e, em seguida, divulgado o edital de licitação".
Fonte - Revista Ferroviária  24/09/2019

Valorizar o SUS

Ponto de Vista  🔍

Até a Constituição e o SUS o sistema público de saúde prestava assistência apenas aos trabalhadores vinculados à Previdência Social com as ineficiências de praxe; não era universal.Na década dos anos 80 com a estratégia do novo sindicalismo de negociar diretamente com o patronato e desprezar o poder público e o Estado passou a fazer parte dos acordos e convenções coletivas a cláusula do plano de saúde empresarial privado logo generalizada, como modernidade, para todo o movimento sindical mesmo na contramão do que se discutia e se projetava na Constituinte.

João Guilherme Vargas Netto* - Portogente
João G.Vargas Netto
Um dos maiores erros estratégicos do novo sindicalismo brasileiro foi o de subestimar o sistema público de saúde, mesmo antes da instituição do SUS (artigo 196 da Constituição) na qual não teve participação efetiva.
Até a Constituição e o SUS o sistema público de saúde prestava assistência apenas aos trabalhadores vinculados à Previdência Social com as ineficiências de praxe; não era universal.
Na década dos anos 80 com a estratégia do novo sindicalismo de negociar diretamente com o patronato e desprezar o poder público e o Estado passou a fazer parte dos acordos e convenções coletivas a cláusula do plano de saúde empresarial privado logo generalizada, como modernidade, para todo o movimento sindical mesmo na contramão do que se discutia e se projetava na Constituinte.
Hoje em dia não há acordo ou convenção que não contenha a cláusula, mas com a crise ela tem se revelado um dos pontos fracos dos trabalhadores nas negociações e objeto de chantagem do patronato que quer eliminá-la ou restringir seu alcance.
É o que está ocorrendo, por exemplo, nas negociações entre os Correios e os trabalhadores, mas pode ser constatado em inúmeras outras negociações.
O mesmo fenômeno de corte e chantagem tem acontecido no mundo inteiro como se constata na retaliação da GM à greve dos 50 mil metalúrgicos norte-americanos dirigida pela UAW.
Aproveito a entrevista de Armínio Fraga à jornalista Ana Estela de Sousa Pinto (na Folha) em que diz que a classe média passaria a valorizar o SUS se não existissem as isenções fiscais de saúde no imposto de renda para fazer uma cogitação semelhante ao movimento sindical.
Na crise atual e com as dificuldades reais existentes é chegada a hora de uma volta à valorização da política pública de saúde substituindo (em um período de transição) a cláusula do plano de saúde empresarial privado por uma cláusula de fortalecimento do SUS, com compensações às empresas e aos trabalhadores que enfrentariam assim a crise dos planos privados e valorizariam o SUS com atendimento universal e qualificado.
* João Guilherme Vargas Netto é Analista político e consultor sindical
Fonte - Portogente  24/09/2019

segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Primeiros trens ETR1000 da Trenitalia chegam à França para testes

Transportes sobre trilhos  🚅

A Trenitalia planeja lançar um serviço de alta velocidade Paris - Milão no verão de 2020 usando uma frota de cinco trens ETR1000 modificados para uso na França, a partir de sua frota de 50 fornecidos por um consórcio Bombardier Transportation e Hitachi Rail Italy.

Railway Gazette
Foto: Christophe Masse/Ralway Gazette

O primeiro dos dois trens Trenitalia ETR1000 Frecciarossa chegou à França em 19 de setembro para testes de homologação na Bretanha.
A Trenitalia planeja lançar um serviço de alta velocidade Paris - Milão no verão de 2020 usando uma frota de cinco trens ETR1000 modificados para uso na França, a partir de sua frota de 50 fornecidos por um consórcio Bombardier Transportation e Hitachi Rail Italy.
Os primeiros testes de aprovação de tipo focarão na capacidade dos trens de ativar circuitos de via; estes serão realizados na linha entre Plouaret-Tregor e Plounérin. Os testes subsequentes serão realizados na rede francesa de alta velocidade.
Fonte - Railway Gazette  23/09/2019

Belezas do Piauí serão apresentadas na maior feira de turismo do Brasil

Turismo 

A 47ª Abav – Expo Internacional de Turismo será realizada de 25 a 27 de setembro em São Paulo.A feira é o principal evento do mercado turístico no Brasil e reúne toda cadeia produtiva do segmento. A secretária de Estado do Turismo, Carina Câmara, destaca a importância dessa união e parceria com a Abav-PI, prefeitura e Sebrae no sentido de engrandecer o Piauí no evento.Este ano o estande do estado será integrado com espaço de 56m² e promete atrair muitos visitantes. 

Da Redação
divulgação/Cov. Piauí 
Mais uma vez as potencialidades do Piauí serão apresentadas na Abav Expo Internacional de Turismo. Produtos como a cajuína, castanha, doce de caju cristalizado, cachaça e paçoca serão expostos na 47ª edição da feira promovida pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), em São Paulo, entre os dias 25 e 27 de setembro.
Este ano o estande do estado será integrado com espaço de 56m² e promete atrair muitos visitantes. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), vai ocupar o local ao lado de representantes da Prefeitura de Teresina e do Sebrae-PI, onde também estarão presentes mais de 15 empresários locais e receptivo, especialmente da região litorânea, da capital e de São Raimundo Nonato.
A feira é o principal evento do mercado turístico no Brasil e reúne toda cadeia produtiva do segmento. A secretária de Estado do Turismo, Carina Câmara, destaca a importância dessa união e parceria com a Abav-PI, prefeitura e Sebrae no sentido de engrandecer o Piauí no evento.
“Nosso objetivo em participar na Abav Expo é atingir aqueles que trabalham diretamente com o setor turístico. Este ano, nos unimos para mostrar o crescimento do Piauí com o turismo de negócios e de aventura que estão em alta tanto no âmbito nacional quanto internacional e, assim, atrair novos investidores. Nesta edição escolhemos aprofundar ainda mais a divulgação da Trilha das Emoções, Serra da Capivara e Teresina. Além dessas, as riquezas de Pedro II e todos os outros municípios com potencial turístico”, frisa a gestora, acrescentando ainda que no estande terá a apresentação de um UTV, veículo utilizado para realizar o percurso da Trilha das Emoções.
Ainda em parceria, serão distribuídos brindes aos visitantes como bolsas personalizadas da Trilha das Emoções (Setur) lançada recentemente em Parnaíba e também com imagens estampadas da Ponte Estaiada, Encontro dos Rios, Parque da Cidadania e Igreja São Benedito (Prefeitura), além de canetas com características do nordeste e material gráfico como guias de bolso, mapa turístico, informativos com escrita em português e inglês e folders dos estabelecimentos presentes.
Enriquecendo ainda mais o estande, o cantor piauiense Teófilo Lima também estará presente cantando seus sucessos como “Beijos e Cacos, Compreendi” e músicas que representam bem a terra como “Pedra do Sal” e outras.
Com informações do Governo do Piaui  23/09/2019

Aeroporto Glauber Rocha(Conquista-BA) registra aumento de 80% na movimentação de passageiros

Turismo 

Até a primeira quinzena de setembro foram realizados 27 mil desembarques, enquanto no mesmo período de 2018 o total foi de 15 mil.O equipamento traz nova dinâmica ao fluxo de visitantes para a região, que já avalia novas potencialidades para o desenvolvimento turístico em eventos como o 3º Fórum Conectour, realizado em Vitória da Conquista na última semana.

Da Redação
foto - Tatiana Azeviche
Inaugurado no dia 25 de julho, o Aeroporto Glauber Rocha registra aumento de 80% de chegada de passageiros a Vitória da Conquista e se consolida como portal de entrada para visitantes do Sudoeste e da Chapada Diamantina, dinamizando o turismo da região. Até a primeira quinzena de setembro foram realizados 27 mil desembarques, enquanto no mesmo período de 2018 o total foi de 15 mil.
O equipamento traz nova dinâmica ao fluxo de visitantes para a região, que já avalia novas potencialidades para o desenvolvimento turístico em eventos como o 3º Fórum Conectour, realizado em Vitória da Conquista na última semana. “Com este aeroporto os visitantes da Chapada Diamantina ganham um novo e moderno portal de acesso, impulsionando a atividade turística e gerando emprego e renda”, avalia o secretário estadual do Turismo, Fausto Franco, que participou do evento.
O superintendente local da Socicam – empresa que administra o Aeroporto Glauber Rocha –, Ricardo Alves de Souza, lembra que, com o novo terminal aeroportuário, mudou também o porte das aeronaves que chegam à região, com capacidade para trazer mais passageiros. O aeroporto antigo da cidade operava com aeronaves ATR-72600, que transportam até 70 passageiros. O novo terminal, que tem pista de 2.100 metros de comprimento e 45 metros de largura, permite o desembarque de aeronaves Embraer 195, com capacidade para 146 passageiros, e o Boeing 737-700, que pode transportar até 136 passageiros.
Atualmente, o aeroporto atende a uma malha diária de nove voos, com destinos diretos para Salvador (operados pela Azul e Passaredo), Confins-MG (Azul), Guarulhos-SP (Gol) e Campinas (Azul). A partir de 1º de outubro, a cidade será interligada à capital por mais um novo voo operado pela Azul Linhas Aéreas, passando a ter chegadas às 5h55 e às 23h20. Os voos de volta para Salvador serão às 6h20 e às 23h55.
“Com o fluxo atual o aeroporto opera quase 24 horas, com o primeiro voo decolando às 5 horas e o último desembarcando à 1h30”, diz Ricardo Alves. Assim, o movimento no terminal dura até por volta de 2 horas, com o desembarque do último voo, e reinicia por volta das 3h30, com a chegada de passageiros para o primeiro voo.

Estrutura
O Aeroporto tem capacidade para até cinco aeronaves paradas espontaneamente. O terminal de passageiros possui 3.500 metros quadrados e conta com estacionamento de 460 vagas. A sala de embarque comporta 300 passageiros e dispõe de dois sistemas de raio X e duas esteiras de bagagem.
A praça de alimentação conta com duas cafeterias, um restaurante e três locadoras de veículos. A distância do terminal para a cidade de Conquista é de cerca de 16 quilômetros. Para transportar os passageiros, há uma linha de micro-ônibus com saídas a cada 30 minutos, até 23h.
A Socicam mantém 86 funcionários trabalhando na área do Aeroporto Glauber Rocha. Somados a outros funcionários que trabalham no local, o número chega a 250. Há ainda um agrupamento de combate a incêndio formado por 16 bombeiros operando na área, além de policiais militares para a segurança.
Com informações da Secom BA  23/09/2019

Estação do Metrô de Recife recebe evento “Menos Carros, Mais Vida”

Transportes sobre trilhos  🚇  🚲

A ação, que foi promovida em homenagem ao Dia Mundial Sem Carro, comemorado dia 22 de setembro, foi organizada por várias instituições que defendem que a mobilidade seja acessível, inclusiva e sustentável. A programação incluiu ações de conscientização, intervenções artísticas, rodas de diálogo e uma oficina de segurança para ciclistas.

Da CBTU
divulgação - CBTU/Recife
Destacar os benefícios do Metrô na qualidade de vida nas cidades. Esse foi o objetivo do evento “Menos Carros, Mais Vidas”, realizado sexta e sábado, 20 e 21, na Estação Recife. A ação, que foi promovida em homenagem ao Dia Mundial Sem Carro, comemorado dia 22 de setembro, foi organizada por várias instituições que defendem que a mobilidade seja acessível, inclusiva e sustentável. A programação incluiu ações de conscientização, intervenções artísticas, rodas de diálogo e uma oficina de segurança para ciclistas.
“Em setembro, a gente comemora o mês da mobilidade, e, dentro do mês da mobilidade, comemoramos o Dia Mundial Sem Carro, no dia 22. Só que não poderíamos falar disso sem falar do Metrô. Mais Metrô na cidade, significa mais qualidade de vida, porque traz menos poluição, menos acidentes, menos mortes do trânsito”, afirma Levi Arruda, metroviário e ativista nas causas da mobilidade urbana. Além de metrô, a mobilidade através de outros modais como ônibus, bicicleta, caminhadas a pé, transporte fluvial, entre outros, também foi pauta das rodas de diálogo.
Também participaram do evento, o publicitário Mitchell Platinni, que é ativista na pauta da acessibilidade; a jornalista Rosália Vasconcelos, que cobre pautas de mobilidade; a arquiteta Bárbara Barbosa, da Pernambuco Bike Anjo; André Cardoso, da ONG Amigos do Trem; Nathalia Machado e Pedro Rosa, do Coletivo Bora; Jeniffer Miranda, que atua na gestão de projetos sociais; o artista plástico Carbonel e os músicos William Speedy e Carlos Batata.
Com informações da CBTU  23/09/2019

Clientes do MetrôRio vão receber compras da internet em armários inteligentes nas estações

Transportes sobre trilhos  🚇

Serviço é inédito no sistema de transporte público do país e será alternativa para o recebimento e devolução de compras feitas no comércio eletrônico. - A iniciativa, que é pioneira no sistema de transporte público do país, garante mais agilidade e segurança no serviço de entrega de produtos adquiridos online. Além disso, a novidade vai beneficiar, principalmente, consumidores que moram em endereços que não são atendidos por empresas de entrega.

Metrô Rio
divulgação/ANPTrilhos
A partir de novembro, o MetrôRio, empresa do grupo Invepar, vai oferecer, em 38 das suas 41 estações, o serviço de armários inteligentes conectados à internet. Chamados de lockers, estes pontos de coleta recebem mercadorias compradas por e-commerce. A iniciativa, que é pioneira no sistema de transporte público do país, garante mais agilidade e segurança no serviço de entrega de produtos adquiridos online. Além disso, a novidade vai beneficiar, principalmente, consumidores que moram em endereços que não são atendidos por empresas de entrega.
A plataforma de logística foi desenvolvida pela empresa brasileira ‘Clique Retire’ e está integrada aos principais sites de comércio eletrônico do país. O novo serviço facilita a entrega de compras online e atende a demanda de moradores que residem em áreas com restrição de entrega ou sem endereço postal.
“O MetrôRio está implementando novas tecnologias para facilitar a vida dos seus clientes. Estamos empolgados em sermos pioneiros na oferta deste tipo de serviço no sistema de transporte público. Vamos oferecer conveniência e praticidade para os usuários de e-commerce”, ressalta o diretor Administrativo-Financeiro e de Relações com Investidores do MetrôRio, Charles de Sirovy.
Com os novos terminais inteligentes de autoatendimento, o cliente poderá retirar ou devolver os produtos comprados na internet dentro da sua rotina, a caminho de casa ou do trabalho, na estação do MetrôRio mais próxima. Depois de efetuar a compra online e selecionar o local de referência para a retirada, o cliente receberá um QR CODE que abrirá eletronicamente a porta do compartimento para que ele retire seu produto. No momento da retirada na estação, não há cobrança de taxa.
Para o presidente da “Clique Retire”, Márcio Artiaga, a chegada dos lockers é uma grande oportunidade de ampliar o acesso ao comércio digital. “Mais de 40 milhões de produtos podem ser comprados na internet e retirados no caminho de volta para casa. O sistema ‘Clique e Retire’ irá oferecer maior comodidade para os clientes do MetrôRio, além de promover a democratização do acesso da população ao comércio digital. Com esta parceria, os clientes poderão ter todos os produtos do e-commerce em seu terminal mais próximo, para buscar quando quiserem”, afirmou Artiaga.
As estações que receberão os equipamentos são: Pavuna, Eng. Rubens Paiva, Acari/Fazenda Botafogo, Coelho Neto, Colégio, Irajá, Vicente de Carvalho, Thomaz Coelho, Engenho da Rainha, Inhaúma, Maria da Graça, Triagem, Maracanã, São Cristóvão, Cidade Nova, Uruguai, Saens Peña, São Francisco Xavier, Afonso Pena, Estácio, Praça Onze, Central, Presidente Vargas, Carioca, Cinelândia, Glória, Catete, Largo do Machado, Flamengo, Cardeal Arcoverde, Siqueira Campos, Cantagalo, General Osório, Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alan, Antero de Quental, São Conrado e Jardim Oceânico.
Fonte - ANPTrilhos  23/09/2019

domingo, 22 de setembro de 2019

Lei da Liberdade Econômica intensifica exploração do trabalhador no país, afirma especialista

Ponto de Vista  👷

O advogado Paulo Roberto Lemgruber Ebert, afirma que a liberdade econômica proposta "pode resultar na intensificação da exploração dos que vivem do trabalho, com a eliminação de fatores importantes de controle social sobre a atividade econômica e, consequentemente, o abandono daqueles que são os objetivos fundamentais da República brasileira. -Na visão do advogado o desenvolvimento econômico, proposto na Lei, "sem que a sociedade como um todo possa usufruir do bem-estar por ele alcançado, é um desenvolvimento incompleto, arbitrário e excludente, o que é de todo incompatível com o projeto de civilização desenhado pela nossa Constituição".

Portogente
foto - ilustração/arquivo
O presidente Jair Bolsonaro sancionou, nesta sexta-feira (20), a nova Lei da Liberdade Econômica. Segundo o Governo Federal, o objetivo do texto é reduzir a burocracia sobre atividades da economia, gerar empregos e facilitar empreendimentos.
Entretanto, o advogado e sócio do escritório Mauro Menezes & Advogados, Paulo Roberto Lemgruber Ebert, afirma que a liberdade econômica proposta "pode resultar na intensificação da exploração dos que vivem do trabalho, com a eliminação de fatores importantes de controle social sobre a atividade econômica e, consequentemente, o abandono daqueles que são os objetivos fundamentais da República brasileira: a construção de uma sociedade livre, justa e solidária, a garantia do desenvolvimento nacional, a erradicação da pobreza e da marginalização, a redução das desigualdades sociais e regionais, e a promoção do bem de todos".
Na visão do advogado o desenvolvimento econômico, proposto na Lei, "sem que a sociedade como um todo possa usufruir do bem-estar por ele alcançado, é um desenvolvimento incompleto, arbitrário e excludente, o que é de todo incompatível com o projeto de civilização desenhado pela nossa Constituição".
Paulo Lemgruber ressalta que a nova norma, altera onze leis existentes – entre elas a CLT, o Código de Defesa do Consumidor e o Código Civil – e suscita preocupação e importa questionamentos.
"Primeiramente, deve-se pontuar que alterações tão amplas e profundas como as propostas pela MP nº 881, que incluem uma minirreforma trabalhista, demandariam um debate mais detido com a sociedade. Assistiu-se até aqui, porém, a um processo legislativo deformado, açodado e carente de maior participação popular. O crescimento econômico potencialmente impulsionado por tais medidas deve ser visto com ressalvas, pois, se confirmado, tende a ser concentrado nas elites econômicas detentoras dos meios de produção. Essas medidas, ao esvaziarem ainda mais o conteúdo protetivo das normas trabalhistas, desconsideram que o emprego constitui um dos principais instrumentos de distribuição de renda e podem redundar no agravamento da concentração de renda no Brasil", afirma.
Fonte - Portogente  22/09/2019

Caminhada em Brasília marca luta de portadores de mobilidade reduzida por maior inclusão

Acessibilidade 

Foi para levantar essa e outras bandeiras que um grupo de deficientes se reuniu em Brasília para uma passeata de luta por maior inclusão neste 21 de setembro, Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência. 

Felipe Pontes
Repórter da Agência Br

Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Sempre que questionados sobre os principais desafios, a resposta dos portadores de mobilidade reduzida brasileiros costuma ser a mesma: acessibilidade. Foi para levantar essa e outras bandeiras que um grupo de deficientes se reuniu em Brasília para uma passeata de luta por maior inclusão neste 21 de setembro, Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência.
Eduardo George, jornalista de 32 anos que reside há dois anos em Brasília, onde trabalha com temas ligados à deficiência, contou ser bastante comum que chegue atrasado ao trabalho. Tetraplégico por má formação congênita, ele usa o transporte público para se deslocar, mas muitas vezes precisa aguardar mais de uma hora no ponto de ônibus até que consiga embarcar em um veículo cujo elevador para cadeira de rodas esteja funcionando.
“Outro dia subi, mas não conseguia descer porque o equipamento quebrou”, relatou George. “É corriqueiro”. Apesar das dificuldades com acessibilidade, ele se mostrou animado com a mobilização dos deficientes. “Ainda falta muita empatia na sociedade, mas estamos saindo da fase do coitadismo”, afirmou.
A servidora pública Izana Barbosa, de 41 anos e paraplégica, considera que os deficientes de fato conquistaram direitos e maior inclusão nas últimas décadas, mas avalia que ainda assim há gargalos que impedem uma inclusão social mais efetiva no mercado de trabalho, por exemplo.
Apesar de as empresas receberem incentivos e buscarem contratar pessoas com necessidades especiais, muitas vezes os deficientes não conseguem se qualificar o bastante para ter acesso às oportunidades, avalia. “Falta, por exemplo, cursos com linguagem de Libras ou em braile, até cardápios em restaurantes acessíveis são difíceis de encontrar. As pessoas acham que acessibilidade é só colocar uma rampa, e não é”, disse Izana.
Ainda pequena, a 1ª Caminhada Nacional da Luta dos Direitos das Pessoas com Deficiência ocorreu no Parque da Cidade, no centro da capital federal, e contou com a participação de algumas dezenas de deficientes e seus acompanhantes, mas almeja se tornar uma referência e atrair nos anos seguintes deficientes de todo o Brasil para que venham à capital do país dar visibilidade a suas reivindicações.
“Estamos convidando todos para se sensibilizar”, disse a secretária nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Priscilla Gaspar, sobre o evento, que contou com a organização da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência e apoio da Secretaria da Pessoa com Deficiência do Distrito Federal, criada neste mês pelo governo do DF.
No último Censo Demográfico, em 2010, 45,6 milhões de pessoas declararam ter algum tipo de deficiência (visual, auditiva, motora ou mental/intelectual), o que representava 23,9% da população brasileira.
Fonte - Agência Brasil   21/09/2019