sexta-feira, 17 de maio de 2019

Garantir a segunda vitória

Ponto de Vista  🔍

A greve da Educação do dia 15 de maio já é um marco na história recente do Brasil. Além da greve as manifestações que se espraiaram por mais de 200 cidades e todas as capitais alteraram a conjuntura política e deram um norte às oposições e aos parlamentares indicando-lhes a necessidade de se aproximarem da vida dos brasileiros. Foi o que tentou o deputado federal Orlando Silva (PC do B-SP) propondo a convocação do ministro da Educação para interrogatório na Câmara no mesmo dia da greve.

João Guilherme Vargas Netto* - Portogente
foto - ilustração
Um tsunami cívico nacional em defesa da Educação tomou conta das ruas do Brasil surpreendendo o presidente da República que havia profetizado também um tsunami, mas não o que aconteceu e cujos milhões de participantes foram por ele insultados como “idiotas úteis que não sabem quanto é 7 x 8, nem a fórmula da água”.
A greve da Educação do dia 15 de maio já é um marco na história recente do Brasil. Além da greve as manifestações que se espraiaram por mais de 200 cidades e todas as capitais alteraram a conjuntura política e deram um norte às oposições e aos parlamentares indicando-lhes a necessidade de se aproximarem da vida dos brasileiros. Foi o que tentou o deputado federal Orlando Silva (PC do B-SP) propondo a convocação do ministro da Educação para interrogatório na Câmara no mesmo dia da greve.
Determinada em fevereiro pelas confederações dos professores contra a deforma da Previdência a greve e as manifestações tomaram corpo e se ampliaram depois do anúncio de cortes pelo ministro da Educação e mantiveram a pauta quase única em defesa da Educação (embora o protesto contra a deforma previdenciária ainda fosse feito pelos professores e suas entidades).
O movimento sindical dos trabalhadores (além, é claro, da rede sindical dos professores, diretores e funcionários das escolas públicas e privadas) ajudou, e muito, na organização da jornada que mobilizou em massa o estudantado das escolas médias, dos institutos federais e das universidades.
O poder mobilizador do tema da Educação, também devido à brutalidade dos cortes e à estupidez do ministro, revelou-se mais forte que o próprio tema da Previdência que já havia se revelado mais forte que o tema da deforma trabalhista.
As direções sindicais devem extrair lições do grande sucesso da greve e das manifestações de 15 de maio, principalmente em relação à greve geral convocada.
Reconhecendo que a preparação do 14 de junho ainda precisa ser reforçada nos 30 dias que nos separam dele, o movimento sindical deve intensificar a coleta das assinaturas do abaixo-assinado contra a deforma previdenciária, ocasião em que as direções se aproximam de suas bases, as consultam e as mobilizam.
Não menos importante para a preparação da greve geral, as direções devem recorrer à tática das GPSs como forma escalonada e cumulativa de se chegar a ela.
A palavra de ordem contra o fim das aposentadorias ainda não produziu o efeito mobilizador que foi produzido pelos cortes na Educação, o que nos leva a intensificar a propaganda e a comunicação, bem como a articulação com os deputados e senadores.
Depois de uma vitória é o melhor momento de se preparar uma outra, desde que se compreenda bem o que garantiu a primeira e o que garantirá a segunda.
*João Guilherme Vargas Netto é analista político
Fonte - Portogente  17/05/2019

Operadoras metroferroviárias de todo país discutem manutenção dos sistemas em Salvador BA

Transportes sobre trilhos  🚇

O encontro, que tem a Companhia de Transporte da Bahia (CTB) e a CCR Metrô Bahia como anfitriãs, está sendo realizado no Hotel Deville, no bairro de Itapuã, e vai até esta sexta-feira.A abertura contou com a presença do presidente da CTB e vice-presidente de Desenvolvimento da ANP Trilhos, José Eduardo Copello, além de outras autoridades no tema

Da Redação
foto - Iamara Andrade/Sedur BA
Representantes de operadoras metroviárias de várias cidades do país se reúnem nesta semana em Salvador, na 47ª reunião do Grupo Permanente de Autoajuda na Área de Manutenção Metroferroviária. O encontro, que tem a Companhia de Transporte da Bahia (CTB) e a CCR Metrô Bahia como anfitriãs, está sendo realizado no Hotel Deville, no bairro de Itapuã, e vai até esta sexta-feira.
A abertura contou com a presença do presidente da CTB e vice-presidente de Desenvolvimento da ANP Trilhos, José Eduardo Copello, além de outras autoridades no tema, como presidente da CPTM, Pedro Moro, do Diretor de Manutenção e Operação da CTB, Idelson Menezes; do superintendente da CBTU Recife, Leonardo Villar; do gerente de Operações do Metrô de São Paulo, Antonio Márcio Silva; do gerente de Manutenção da CCR Metrô Bahia, José Carlos KaKo; e do representante da Comissão Metroferroviária da ANTP, Wilson Nagy. Copello destacou a importância de o evento acontecer na Bahia, a partir do desenvolvimento do estado nos últimos anos a partir com o sistema metroviário Salvador-Lauro de Freitas, e na iminência do início das obras do VLT do Subúrbio e destacou os desafios e responsabilidades do grupo.
Durante o encontro, representantes do Metrô de São Paulo, CPTM, MetrôRio, SuperVia, Trensurb e da CBTU Belo Horizonte farão apresentações sobre alimentação elétrica, bilhetagem, equipamentos auxiliares, sinalização, subestações, telecomunicações e via permanente. No último dia do evento, nesta sexta (17), o grupo participará de visita técnica ao CCO da CCR Metrô Bahia.
Com informações da Sedur BA  16/05/2019

quinta-feira, 16 de maio de 2019

Na China, consórcio anuncia conclusão do projeto conceitual do Monotrilho de Salvador

Transportes sobre trilhos  🚄

A entrega do documento, que faz parte do cronograma de implantação do Monotrilho, será feita até esta sexta-feira (17). Os últimos detalhes do projeto serão concluídos após ajustes técnicos debatidos hoje, durante a reunião.A informação foi anunciada ao governador Rui Costa durante reunião realizada na sede da Build Your Dreams (BYD), empresa que forma, junto com a Metrogreen, o consórcio Skyrail Bahia, cujo contrato com o Governo do Estado foi assinado em fevereiro deste ano. 

Da Redação
foto - Diego Mascarenhas/Gov BA
O projeto conceitual do Monotrilho, que terá obras iniciadas em 2019, e ligará o Comércio , em Salvador, até a Ilha de São João, no município de Simões Filho, já foi concluído. A informação foi anunciada ao governador Rui Costa durante reunião realizada na sede da Build Your Dreams (BYD), empresa que forma, junto com a Metrogreen, o consórcio Skyrail Bahia, cujo contrato com o Governo do Estado foi assinado em fevereiro deste ano. O encontro ocorreu na cidade de Shenzen, na tarde desta quarta-feira (15), último dia de agenda do governador em missão internacional na China. A entrega do documento, que faz parte do cronograma de implantação do Monotrilho, será feita até esta sexta-feira (17). Os últimos detalhes do projeto serão concluídos após ajustes técnicos debatidos hoje, durante a reunião.
Com cerca de 20 quilômetros de extensão, 22 estações e capacidade para transportar cerca de 150 mil usuários por dia, o modal será do tipo monotrilho, movido à propulsão elétrica, sem emissão de agentes poluentes que prejudicam o meio ambiente. Cada composição é formada por quatro carros, que tem capacidade para levar 150 pessoas, totalizando 600 passageiros por veículo. Em horário de pico, o sistema contará com um vlt a cada quatro minutos. A obra será realizada por meio da modalidade de Parceria Público-Privada (PPP).
Ainda na sede da BYD, o governador andou no modelo do equipamento que será implantado em Salvador e publicou um vídeo nas redes sociais mostrando a experiência. "Estou aqui conhecendo toda a tecnologia utilizada na produção dos trens do Monotrilho que nós vamos implantar no subúrbio da capital baiana e em Simões Filho. É um belíssimo equipamento", afirmou Rui.
O secretário estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Sérgio Brito, acompanhou o governador na reunião. "Foi uma experiência fantástica. Visitamos a empresa e estivemos dentro do modelo de trem que estará em Salvador. É um equipamento de primeira qualidade e de primeira linha, que tem alta performance e é referência mundial. Será um grande empreendimento para a nossa capital", ressaltou Sérgio. Também fizeram parte da comitiva os secretários da Casa Civil, Bruno Dauster e o senador Jaques Wagner.
Com informações da Secom BA  16/05/2019

O Palácio Rio Branco é Memorial, é Museu, é Espaço Cultural

Cultura  🏰

O Palácio Rio Branco faz parte do núcleo fundacional da cidade de Salvador e abriga importante acervo histórico e artístico, bem como o Memorial dos Governadores, sendo propriedade do Estado da Bahia. Representa o centro de comando, residência e despacho oficial dos primeiros governadores do Brasil e vice-reis, desde 1549, foi sede da República Baiana em 1837 durante a Sabinada.

Por IAB BA 
divulgação/IAB BA
O Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento da Bahia (IAB-BA), convida os profissionais da área de patrimônio, artistas e a sociedade soteropolitana para um abraço ao Palácio Rio Branco, no próximo dia 18 de maio, sábado, às 10h. A ação é em defesa do edifício histórico, atualmente ameaçado em se tornar espaço de uso para um empreendimento privado.
O Palácio abriga importante acervo histórico e artístico, bem como o Memorial dos Governadores, sendo propriedade do Estado da Bahia. Representa o centro de comando, residência e despacho oficial dos primeiros governadores do Brasil e vice-reis, desde 1549, foi sede da República Baiana em 1837 durante a Sabinada. Somente em 1912, após o bombardeio do edifício, a residência oficial do governo do Estado foi mudada para o Palácio da Aclamação, mas o centro de decisão do Estado aí permaneceu até a década de 1970, quando a sede do Governo foi transferida para o recém-construído Centro Administrativo da Bahia (CAB).
O Palácio Rio Branco faz parte do núcleo fundacional da cidade de Salvador, testemunhou grande parte da história política do Brasil e da Bahia, tendo resistido como edifício público por mais de quatrocentos anos. Não pode e não deve ser transformado em empreendimento privado sem finalidade cultural.
Do IAB BA - Instituto dos Arquitetos da Bahia
Pregopontocom  16/05/2019

Trem do monotrilho da Linha 15-Prata(SP) descarrila em pátio na Zona Leste

Transportes sobre trilhos  🚄

O incidente ocorreu em um equipamento de mudança de via. A composição entrou em uma rota que não estava programada e se deslocou.O trem envolvido na ocorrência é o M11, que saiu da viga-trilho durante uma manobra. Na ocasião ninguém se feriu.

Rede Noticiando
RN/RF
No início da manhã desta quarta-feira, 15 de maio, um trem do monotrilho da Linha 15-Prata, se deslocou de uma viga no pátio do Oratório, na Zona Leste.
O incidente ocorreu em um equipamento de mudança de via. A composição entrou em uma rota que não estava programada e se deslocou.
O trem envolvido na ocorrência é o M11, que saiu da viga-trilho durante uma manobra. Na ocasião ninguém se feriu.
O Metrô de São Paulo informou em nota ao site Diário do Transporte que as causas do incidente serão apuradas.
"Por volta das 5h, uma composição que ainda seria preparada para a operação comercial, teve um pneu deslocado da viga de rolamento do Pátio Oratório, o que impediu a conclusão da manobra. As causas do incidente estão em apuração.", disse ao portal.
Fonte - Revista Ferroviária  16/05/2019

Taxa de desemprego cresce em 14 estados no primeiro trimestre do ano

Economia  👷

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – Contínua (PNAD-C), divulgada hoje (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),a taxa de desemprego cresceu em 14 das 27 unidades da Federação no primeiro trimestre deste ano, na comparação com o último trimestre do ano passado.A taxa de subutilização (os que estão desempregados, que trabalham menos do que poderiam e que estavam disponíveis para trabalhar mas não conseguiram procurar emprego) do primeiro trimestre foi a maior dos últimos da série histórica (iniciada em 2012) em 13 das 27 unidades da Federação

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

foto - ilustração/arquivo
A taxa de desemprego cresceu em 14 das 27 unidades da Federação no primeiro trimestre deste ano, na comparação com o último trimestre do ano passado, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – Contínua (PNAD-C), divulgada hoje (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nas outras 13 unidades, a taxa manteve-se estável.
Na comparação com o primeiro trimestre de 2018, no entanto, apenas quatro unidades da Federação tiveram aumento da taxa de desemprego.
Na passagem do último trimestre de 2018 para o primeiro trimestre deste ano, as maiores altas da taxa de desemprego foram observadas no Acre (de 13,1% para 18%), Goiás (de 8,2% para 10,7%) e Mato Grosso do Sul (de 7% para 9,5%).
Na comparação com o primeiro trimestre de 2018, os estados que registraram alta na taxa foram Roraima (de 10,3% para 15%), Acre (de 14,4% para 18%), Amazonas (de 13,9% para 14,9%) e Santa Catarina (de 6,5% para 7,2%).
Já os estados que tiveram queda na taxa, nesse tipo de comparação, foram Pernambuco (de 17,7% para 16,1%), Minas Gerais (de 12,6% para 11,2%) e Ceará (de 12,8% para 11,4%).

Subutilização
A taxa de subutilização (os que estão desempregados, que trabalham menos do que poderiam e que estavam disponíveis para trabalhar mas não conseguiram procurar emprego) do primeiro trimestre foi a maior dos últimos da série histórica (iniciada em 2012) em 13 das 27 unidades da Federação.
As maiores taxas foram observadas no Piauí (41,6%), Maranhão (41,1%), Acre (35%), na Paraíba (34,3%), no Ceará (31,9%) e Amazonas (29,2%). A taxa média de subutilização no país foi de 25%, também a maior da série histórica.
Os maiores contingentes de desalentados (aqueles que desistiram de procurar emprego) no primeiro trimestre deste ano foram registrados na Bahia (768 mil pessoas) e no Maranhão (561 mil). Os menores foram observados em Roraima (8 mil) e no Amapá (15 mil).
Os maiores percentuais de trabalhadores com carteira assinada estavam em Santa Catarina (88,1%), no Rio Grande do Sul (83,2%) e Rio de Janeiro (81,8%) e os menores, no Maranhão (50,3%), Piauí (52,5%) e Pará (53,0%).
As maiores proporções de trabalhadores sem carteira foram observadas no Maranhão (49,5%), Piauí (47,8%) e Pará (46,4%), e as menores, em Santa Catarina (13,2%), no Rio Grande do Sul (18,0%) e Rio de Janeiro (18,4%).
Em relação ao tempo de procura de emprego no Brasil, 45,4% dos desocupados estavam de um mês a menos de um ano em busca de trabalho; 24,8%, há dois anos ou mais, 15,7%, há menos de um mês e 14,1% de um ano a menos de dois anos.
Fonte - Agência Brasil  16/05/2019

quarta-feira, 15 de maio de 2019

VLT é saúde

Transportes sobre trilhos  🚄

A preocupação com a saúde é tão grande no Velho Continente que a Suécia propôs que a União Europeia proíba carros a gasolina e a diesel a partir de 2030. Vários países já estão antecipando essa política sustentável, como a Inglaterra, Alemanha, França, Holanda e Noruega. Já a Índia quer se livrar dos motores a combustão 10 anos antes. Até a China, maior mercado automotivo mundial, causou surpresa ao anunciar que se prepara para proibir a venda de carros movidos a combustíveis fósseis. Ou seja, a consciência dos danos causados por esse veneno imperceptível está se tornando uma unanimidade.

Por Vicente Vuolo - ReporterMT
foto - ilustração/arquivo
VLT  - Rhônexpress Lyon
Nos últimos anos, já com os reflexos de grandes congestionamentos e poluição ambiental nas grandes cidades, as atenções se voltaram novamente para o transporte coletivo. Apesar do crescimento do setor metroferroviário em algumas cidades, houve também o aumento expressivo do número de veículos prejudicando sobremaneira o meio ambiente. Em São Paulo, por exemplo, os automóveis transportam 30% dos passageiros, mas emitem 73% dos poluentes.
A preocupação com a saúde é tão grande no Velho Continente que a Suécia propôs que a União Europeia proíba carros a gasolina e a diesel a partir de 2030. Vários países já estão antecipando essa política sustentável, como a Inglaterra, Alemanha, França, Holanda e Noruega. Já a Índia quer se livrar dos motores a combustão 10 anos antes. Até a China, maior mercado automotivo mundial, causou surpresa ao anunciar que se prepara para proibir a venda de carros movidos a combustíveis fósseis. Ou seja, a consciência dos danos causados por esse veneno imperceptível está se tornando uma unanimidade.
A poluição emitida pelos gases dos veículos a gasolina e diesel costuma ser um assassino silencioso e é um dos maiores riscos à saúde em todo o mundo. Isso leva mais gente aos hospitais por doenças como asma, bronquite e até câncer de pulmão e da bexiga. O que não desejamos! Queremos, sim, envelhecer com saúde utilizando um transporte limpo e saudável.
Dentre as alternativas inovadoras para resolver o problema, destaca-se o VLT – Veículo Leve sobre Trilhos – como a solução de mobilidade urbana mais adequada e que vem alcançando grande sucesso nos mais diversos países.
Hoje, quando se fala em cidades inteligentes, não se consegue desvincular o transporte ecologicamente correto da mobilidade urbana para tornar a vida das pessoas menos estressante, dinamizar os deslocamentos com conforto e segurança e melhorar a qualidade de vida da população.
No Brasil, algumas regiões metropolitanas já operam o VLT. Em Santos-São Vicente, na Baixada Santista, o sistema é elétrico e conta com trens produzidos pela Vossloh. Em Sorocaba a primeira linha tem 11 km e operada pelo Consórcio BR Mobilidade. O VLT do Rio de Janeiro percorre o Centro e o Porto da cidade, conectando todas as demais redes de transporte metropolitano – metrô, trens, ônibus, barcas e teleférico – além do aeroporto, da rodoviária e do terminal de cruzeiros, a frota é composta por 32 trens Alstom Citadis, com captação de energia do solo. O VLT do Recife é operado pela CBTU, são duas linhas com 33,9 km de extensão. Liga as cidades de Recife e Jaboatão dos Guararapes. Em Fortaleza, o VLT é operado pelo Metrô, o sistema conta com 10,8 km passando por 8 estações. Outras cidades, como Maceió, Natal, João Pessoa e Teresina possuem VLT a diesel, não recomendável, mesmo que esse transporte sobre trilhos sirva para retirar milhares de veículos das ruas.
Outras cidades brasileiras pretendem implantar o Veículo Leve sobre Trilhos como Brasília e Goiânia. Na capital federal, ligando Brasília a Valparaíso (GO), no Entorno do Distrito Federal. E na capital goiana, cortando a principal e maior artéria da cidade, a avenida Anhanguera.
Em Cuiabá, as obras estão paralisadas há 7 anos, sendo que um pequeno trecho com uma estação, ao lado do aeroporto, em Várzea Grande, está pronto. Pelo projeto original, orçado em R$ 1,4 bilhão, o VLT pretende ligar Várzea Grande a Cuiabá, com 22 km de trilhos movidos a energia elétrica e 33 estações de embarque e desembarque. As 40 composições com um total de 280 vagões, produzidas pela empresa espanhola Construcciones y Auxiliar Ferrocarriles (CAF), situada em Beasain, País Basco, foram compradas antecipadamente, trazidas de navio para o Brasil e são mantidas a céu aberto em uma área nas proximidades do aeroporto.
Em dezembro passado, o governo do Estado rompeu o contrato com o Consórcio VLT Cuiabá (formado pelas empresas CR Almeida, Santa Bárbara, CAF Brasil Indústria e Comércio, Magna Engenharia e Astep Engenharia) e anunciou estudos para uma nova licitação.
Como o Tribunal de Contas da União e os tribunais de contas dos Estados têm repetidamente dito que a obra mais cara de todas é a obra parada, certamente o VLT de Várzea Grande e Cuiabá será um dos mais caros do Brasil, isso se nada acontecer com os 280 vagões que se deterioram.
Como já disse, é hora da sociedade civil mato-grossense se manifestar e pressionar para que uma solução se dê ao problema dos desvios e da paralisação das obras. Uma solução que coloque a obra em andamento e faça com que o mais rápido possível a população tenha acesso ao VLT elétrico. Medida que terá impacto positivo na saúde de todos e na mobilidade das duas cidades. Não se pode admitir mais atrasos.
Fonte - Abifer  14/05/2019

terça-feira, 14 de maio de 2019

Ceará é um dos três estados que puxam crescimento nacional do setor metroferroviário

Transportes sobre trilhos  🚇

Em todo o Brasil, o balanço registra expansão que totaliza 41 novos quilômetros em vias metroferroviárias, considerando novas linhas e expansão de linhas já existentes, nos estados de Bahia, São Paulo e Ceará. A rede sobre trilhos ganhou 2 novas linhas e 30 novas estações, somando mais de 1.100 km de extensão.

Metrofor
Divulgação/Metrofor
O Ceará é um dos três estados que puxaram a expansão nacional do setor metroferroviário em 2018, segundo o Balanço do Setor Metroferroviário 2018/2019, divulgado pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos). O balanço contabilizou os 13 quilômetros de via metroferroviária do VLT Parangaba-Mucuripe, que está em fase de operação assistida, em oito das suas dez estações.
Em todo o Brasil, o balanço registra expansão que totaliza 41 novos quilômetros em vias metroferroviárias, considerando novas linhas e expansão de linhas já existentes, nos estados de Bahia, São Paulo e Ceará. A rede sobre trilhos ganhou 2 novas linhas e 30 novas estações, somando mais de 1.100 km de extensão.
O setor metroferroviáiro também apresenta expansão em número de pessoas atendidas. Só no Ceará, em toda a rede sobre trilhos, foram 12,6 milhões de passageiros no ano passado, com crescimento de 37% em relação a 2017. No Brasil, o crescimento foi de 21%, totalizando 3,7 bilhões de embarques.

Sobre o VLT
O VLT Parangaba-Mucuripe funciona com embarque gratuito, temporariamente, transportando, em média, 6,6 mil pessoas por dia, no horário de operação que vai de 6h às 13h e de 16h40 às 20h, de segunda-feira a sábado. Esta linha se integra ao sistema de ônibus da Prefeitura de Fortaleza – através das estações Parangaba e Papicu, que são localizadas ao lado dos terminais de ônibus. O VLT também é integrado à Linha Sul do Metrô de Fortaleza e futuramente será integrado à Linha Leste.
Fonte - Metrofor 14/05/2018

Seminário “O VLT na Reorganização Urbana das Cidades”

Transportes sobre trilhos  🚄

O seminário teve como objetivo apresentar aos prefeitos do Estado de São Paulo as possibilidades oferecidas pelo VLT, entre elas, reorganização da rede de transporte e revitalização do entorno. Compareceram representantes das Prefeituras e Câmaras de Vereadores dos municípios de Araraquara, Itapira, Mogi Guaçu, Piracicaba, Praia Grande, Santo André e Sorocaba.

Abifer
foto - ilustração/arquivo
No dia 02 de maio, aconteceu na FIESP o Seminário “O VLT na Reorganização Urbana das Cidades”. O Seminário foi organizado pela Associação Paulista de Munícipios e contou com o apoio da ABIFER, AEAMESP, ALAF, ANPTrilhos BNZ Advogados e SIMEFRE.
O seminário teve como objetivo apresentar aos prefeitos do Estado de São Paulo as possibilidades oferecidas pelo VLT, entre elas, reorganização da rede de transporte e revitalização do entorno. Compareceram representantes das Prefeituras e Câmaras de Vereadores dos municípios de Araraquara, Itapira, Mogi Guaçu, Piracicaba, Praia Grande, Santo André e Sorocaba.
Os painéis apresentados foram: “O VLT e a Reorganização Urbana das Cidades”, Ayrton Camargo e Silva (Diretor Adjunto de Planejamento de Transportes da AEAMESP); “Bases Jurídicas sobre PPP, CEPAC e Financiamentos de Infraestrutura de Mobilidade”, Maria Michielin e Marcelo Magnani (BNZ Advogados Associados); e “Condições de Financiamento a Projetos de VLT”, Jean Carlos Pejo (Secretário Nacional de Mobilidade Urbana).
Fonte - Abifer  14/05/2019

Para acessar as apresentações realizadas, clique aqui.

segunda-feira, 13 de maio de 2019

Chineses confirmam interesse em participar da licitação da Ponte Salvador-Itaparica

Infraestrutura  🌉 🚢

O assunto foi discutido com o governador Rui Costa durante reuniões realizadas com diretores da China Communications Construction Company (CCCC) e da China Railway Group Limited (Crec). "O interesse dessas empresas em nosso projeto impõe ao Governo o dever de prestar todos os esclarecimentos necessários para garantir a participação delas na licitação", afirmou o governador.

Da Redação
 foto -  Diego Mascarenhas/GovBA
Duas tradicionais empresas chinesas confirmaram, nesta segunda-feira (13), em Pequim, interesse em participar da licitação para construção da Ponte Salvador Itaparica e execução do Sistema Viário Oeste (SVO). O assunto foi discutido com o governador Rui Costa durante reuniões realizadas com diretores da China Communications Construction Company (CCCC) e da China Railway Group Limited (Crec). "O interesse dessas empresas em nosso projeto impõe ao Governo o dever de prestar todos os esclarecimentos necessários para garantir a participação delas na licitação", afirmou o governador.
Outros projetos de infraestrutura, como a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) também estiveram na pauta das duas reuniões. O governador aproveitou a oportunidade para destacar o êxito de parcerias público privadas que fazem da Bahia uma referência nacional na execução de obras de grande porte, a exemplo do metrô e da Arena Fonte Nova. Os secretários da Casa Civil, Bruno Dauster, e de Desenvolvimento Urbano, Sérgio Brito, além do senador Jaques Wagner acompanharam o governador. "Nós estamos na fase final de prestar esclarecimentos para todas as empresas para preparar uma minuta final do edital de licitação, que deve ser lançada no segundo semestre deste ano", afirmou Dauster.
Entre as reuniões na CCCC e na Crec, o governador Rui Costa assinou memorando de entendimento entre o Governo do Estado e o Grupo Easteel para a implantação de um parque industrial na Bahia, cujo investimento previsto é de 7 bilhões de dólares. Ao final das agendas em Pequim, o governador seguiu para a cidade de Shenzen onde faz a palestra de abertura, nesta terça-feira (14), de um fórum sobre cidades inteligentes.
Com informações da Secom BA  13/05/2019

Metrô de BH terá seis trens acoplados a partir de segunda-feira

Transportes sobre trilhos  🚇

Atualmente, o transporte público conta com quatro estruturas. A mudança foi divulgada pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), administradora do serviço.Além disso, o número de viagens, no horário de pico, passará de 10 para 15.

Estado de Minas
foto - ilustração/arquivo
A partir da desta segunda-feira (13), o metrô de Belo Horizonte passará a ter seis trens acoplados, em todos os dias úteis. Atualmente, o transporte público conta com quatro estruturas. A mudança foi divulgada pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), administradora do serviço.
Além disso, o número de viagens, no horário de pico, passará de 10 para 15. No horário normal, a mudança será de 12 para 27 viagens. Os intervalos entre as viagens não sofrerão alteração.

Estação Vilarinho
A CBTU também divulgou mudanças na Estação Vilarinho. A partir desta segunda, o embarque será feito somente por meio da Plataforma V2 (Vilarinho-Eldorado). A medida busca "evitar choques na entrada e saída de pessoas das composições".
Já os desembarques serão realizados na Plataforma V1 (Eldorado-Vilarinho). As mudanças serão inicialmente adotadas como um período de testes, durante 30 dias.
Fonte - Revista Ferroviária  13/05/2019

PL que obriga instalação de ar-condicionado nos ônibus em Recife terá 2ª votação hoje(13)

Mobilidade  🚌

Atualmente, 289 veículos que circulam na RMR têm ar-condicionado, de uma a frota total de 2,7 mil veículos, o que representa 10,7% do total. A votação foi prorrogada por não haver quórum suficiente na última quarta-feira (8). O PL 360/2017 é de autoria do vereador Alcides Teixeira Neto (PRTB) e prevê que a partir dos próximos seis meses toda a frota de ônibus a ser trocada (cuja vida útil é em média de sete anos) deverá vir com ar-condicionado.

Diário de Pernambuco
foto - ilustração/arquivo
A votação definitiva do projeto de lei que torna obrigatória a instalação de ar-condicionado em todos os ônibus que circulam pelo Recife deve acontecer nesta segunda-feira (13), às 15h, na Câmara Municipal, no bairro de Santo Amaro. A votação foi prorrogada por não haver quórum suficiente na última quarta-feira (8). Dos 39 parlamentares, apenas 11 estiveram presentes na sessão plenária anterior. O PL 360/2017 é de autoria do vereador Alcides Teixeira Neto (PRTB) e prevê que a partir dos próximos seis meses toda a frota de ônibus a ser trocada (cuja vida útil é em média de sete anos) deverá vir com ar-condicionado.
Atualmente, 289 veículos que circulam na RMR têm ar-condicionado, de uma a frota total de 2,7 mil veículos, o que representa 10,7% do total. Em março, 60 ônibus com ar-condicionado que estavam parados nas garagens das empresas Metropolitana e Caxangá passaram a circular no Grande Recife. O anúncio foi feito pelo governo do estado, após denúncia da Frente de Luta pelo Transporte Público, que entrou com uma representação no Ministério Público de Pernambuco.
De acordo com a Urbana-PE, a idade média da frota de ônibus é de 4,67 anos. O que significa que, em caso de aprovação, daqui a menos de três anos, quase todos os veículos deverão dispor do equipamento. Os veículos com ar passaram a atender as linhas PE-15/Afogados (14 veículos), TI Xambá/ Príncipe (14 veículos), Jaboatão (Parador) (08 veículos), Circular/ Príncipe (09 veículos), Circular/ Conde da Boa Vista (03 veículos) e Circular/ Rua do Sol (08 veículos).

Primeira votação
O projeto de Lei 360/2017 passou por uma primeira votação na última terça-feira (7). Em votação por maioria simples, nominal, os vereadores derrubaram o parecer de número 166/2019, da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) que opinava pela rejeição do projeto de lei alegando sua inconstitucionalidade. Em seguida, os 23 vereadores presentes aprovaram o projeto em plenário por unanimidade. A votação definitiva sobre o assunto deve acontecer nesta quarta-feira (8), em sessão ordinária, às 15h. Caso aprovada, a matéria segue para ser sancionada pelo prefeito Geraldo Júlio, que possui um prazo aproximado de 15 dias para sanção ou veto do mesmo. Caso aprovado, o projeto determina que, a partir dos próximos seis meses, toda a frota de ônibus a ser trocada (cuja vida útil é de, em média, sete anos) deva vir com ar-condicionado. Atualmente, segundo a Urbana PE, a idade média da frota de ônibus é de 4,67 anos. O que significa que, em caso de aprovação, daqui a menos de três anos, boa parte dos veículos irá dispor do equipamento.
Fonte - Diário de Pernambuco  13/05/2019

domingo, 12 de maio de 2019

Aeromovel,Metrô,Salvador e Lauro de Freitas - O que fazer?

Transportes sobre trilhos/Mobilidade  🚄  🚇

De repente o Aeromóvel,um invento revolucionário e ecologicamente louvável,surgiu como uma opção como parte da solução para a Mobilidade em Lauro de Freitas e como um projeto até mesmo para substituir a extensão da linha 2 do Metrô de Salvador,ligação previamente planejada para ligar a estação Aeroporto,já em operação,a futura estação Lauro de Freitas,próxima a um grande Shopping em construção no local onde já funcionou o Lojão Insinuante.Quais serão as consequências dessa  mudança repentina?

Salvador Sobre Trilhos
foto - ilustração/arquivo
Estação Aeroporto
A mudança parece nesse caso uma doce ilusão,com sintomas de uma grande empolgação.O Aeromóvel,independente de ser um admirável invento brasileiro,é um sistema com limitações mais apropriado para operação em ligações de curtas distâncias(alimentador/complementar),e ligações entre estações de trens e metrôs e aeroportos (People mover), a exemplo do que já acontece em Porto Alegre com uma ligação de 1km entre a estação do Metrô (Trensurb) e o Terminal 1 do Aeroporto Salgado Filho.

foto - ilustação/arquivo
Aeromovel
Criado a cerca de 4 décadas, a 1ª linha circular com 3,2 km foi implantada na Indonésia em Jacarta dentro de uma parque ecológico com fins turísticos no início da década de 90,e a 2ª linha,com dois carros um de 350 passgs.e outro com capacidade para 150 pasgs.,em 2013 entrando em operação comercial em 2014 em Porto Alegre.
Trata-se de um sistema revolucionário e ecologicamente louvável,porém não apropriado para atender a grandes demandas.

Com relação a ligação da estação Aeroporto do Metrô até o local onde está sendo implantado um novo Shopping em Lauro de Freitas, tem que se considerar os seguintes pontos:

- 1º) Ali está nascendo um grande "polo gerador de demanda"(Em um local crítico), podemos dizer que será o Iguatemi de Lauro de Freitas (com suas vantagens e mazelas),além disso o mesmo ira atrair para a sua orbita, vários outros empreendimentos de diversas naturezas,que consequentemente contribuirão para engrossar mais ainda a geração de demanda no local.

- 2º) É preciso se pensar em um projeto com visão para médio e longo prazo no qual o Aeromóvel não se encaixa nesse contexto, por não ser um sistema com capacidade de suportar uma demanda crescente e acima das suas possibilidades operacionais e funcionais.

- 3º) Ao nosso ver,a solução correta está na execução do projeto original com a extensão da linha 2 do Metrô até o novo Shopping pois só ele poderá atender a demanda gerada no local e ao crescimento da mesma.

- 4º) O Aeromovel entraria sim, partir da nova estação Lauro de Freitas fazendo uma,duas,ou mais ligações de curtas distâncias,em média de 4Km de percurso,entre a estação do Metrô Lauro de Freitas e os locais previamente determinados através de estudos de demandas,cumprindo assim o papel de um sistema alimentador e complementar.

- 5º) A capacidade das atuais composições do Metrô com 4 carros é de 1.000 pasgs. podendo chegar a 1.500 pasgs. com composições de 6 carros,por tanto pensando-se num projeto para médio e longo prazo,sem falsas ilusões,a extensão da linha 2 do Metrô da estação Aeroporto até a nova estação Lauro de Freitas,acreditamos será a solução mais viável,correta,e adequada.
Em tempo,na mobilidade, não tem espaço para invenções,as cidades de Lauro de Freitas e Salvador estão organicamente ligadas e fatores negativos de qualquer natureza que por acaso possam ocorrer e interferir no âmbito da mobilidade em uma delas,fatalmente irá repercutir na outra,certamente com o agravamento negativo da articulação urbana entre elas.
Pregopontocom  12/05/2019