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sábado, 12 de março de 2016

Geração de energia solar para residência está isenta de ICMS na Bahia

Energia Solar

O estado é o sétimo do País a aderir ao convênio 16/2015, do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que prevê a dispensa do tributo nos casos de micro ou mini-geração de energia, pelo sistema de compensação com as companhias distribuidoras. Entre 75 e cinco mil quilowatts, caracteriza-se a mini-geração, que se aplica a comércios, por exemplo.

Da Redação
foto - Raul Golinelli/GOVBA
Os baianos já podem investir na geração de até 75 quilowatts, por meio de painéis fotovoltaicos (energia solar), para o abastecimento residencial, com garantia de isenção do Imposto de Circulação de Mercadoria (ICMS). O estado é o sétimo do País a aderir ao convênio 16/2015, do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que prevê a dispensa do tributo nos casos de micro ou mini-geração de energia, pelo sistema de compensação com as companhias distribuidoras. Entre 75 e cinco mil quilowatts, caracteriza-se a mini-geração, que se aplica a comércios, por exemplo.
A carga excedente gerada durante o dia é injetada diretamente na rede distribuidora do estado, no caso a Coelba. Essa carga extra fica como crédito para uso durante a noite ou para aproveitamento durante um prazo de 60 meses. Antes da medida, em vigor desde janeiro, a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA) cobrava do consumidor o valor do ICMS sobre a energia excedente. Resolução anterior do Confaz, de 1997, já previa a isenção na aquisição dos equipamentos necessários para estimular o uso de energia sustentável nos imóveis residenciais, cooperativas, associações, além de pequenas e médias empresas.
O diretor de Tributação da Sefaz-BA, Jorge Gonzaga, explica que a medida se aplica também a condomínios de apartamentos. Segundo ele, todo o processo é feito junto à Coelba. “A concessionária fará uma avaliação das instalações, nível de segurança, mas o fundamental é que o medidor de energia vai ser trocado. O normal só tem entrada e o outro é mais sofisticado, vai medir entrada e saída. A Coelba chancealando, ela mesma fará a compensação. O Estado já autorizou a concessão e a Coelba faz o processo”.

Duração de 20 anos
Segundo o engenheiro eletricista Ricardo David, diretor da Ecoluz, empresa especializada na implantação do sistema, uma residência de grande porte gasta em média 14 quilowatts mensais. “Outra coisa importante é que esses módulos duram até 20 anos. Nesse prazo, a pessoa estará livre da influência de qualquer política que gere oscilação nas tarifas de energia”.
Ele informa ainda que 70% da energia gerada no País é hidráulica e depende de fatores climáticos. “Quando essa geração é afetada, são acionadas as térmicas, uma fonte de energia muito mais cara e quem paga são os consumidores. Com esse sistema, os consumidores estarão imunes às oscilações climáticas”.
A usina pode ser implantada em módulos, de acordo com Ricardo David. “Pode-se fazer um projeto para redução da conta de energia em 50% agora e que depois pode ser ampliado sem problema”. O sistema também pode ser transportado. “São as placas captadoras, inversor de corrente e as estruturas metálicas de sustentação, que podem ser desmontadas e montadas em outro lugar”. Outra vantagem, segundo David, é que “a legislação permite que eu gere em Imbassaí, por exemplo, e aproveite essa energia no meu apartamento em Salvador".

Potencial para a indústria
Ricardo Davi diz que a Ecoluz foi a primeira empresa a investir no segmento quando, em 2010, implantou o sistema no Estádio de Pituaçu, primeira usina solar conectada do Brasil. Para ele, a Bahia pode se tornar polo de produção de equipamentos. O diretor da Sefaz, Jorge Gonzaga afirma que a Bahia tem potencial para receber a cadeia produtiva de energia solar e a visita do governador Rui Costa à China pode atrair investidores. “Nós já temos indústrias do segmento das eólicas. A vinda dessas indústrias para cá é um interesse do Estado. Temos aqui também um consulado da Bélgica e algumas empresas lá de ponta. A Bahia é sempre um ponto importante de distribuição, e depois se passa para a produção. É possível implantar essa indústria aqui em um horizonte de médio a longo prazo”.
Com informações da Secom Ba.  12/03/2016
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Labels: Bahia, Energia, energia fotovoltaica, Energia Solar, Geração de energia, isenção de ICMS, notícias, residência, Sustentabilidade

Mais de 70% do vazio cartográfico da Amazônia é mapeado

Amazônia

O projeto alcançou, em 2015, execução de 71,14% da meta. O investimento com recursos da União é de mais de R$ 333 milhões, dos quais R$ 237 milhões já foram executados. A iniciativa compreende a elaboração de cartas náuticas, mapeando os principais rios navegáveis da região, e também cartas geológicas, mostrando os potenciais geológicos da área. A previsão é que os trabalhos estejam finalizados até 2018.

C/informações do Ministério da Defesa
foto - ilustração/Portal Amazônia
MANAUS - Um projeto coordenado pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), do Ministério da Defesa, já mapeou mais de 70% do chamado “vazio cartográfico da Amazônia” uma área de 1,8 milhão de quilômetros quadrados. É uma área que até então não contava com informações cartográficas terrestres.
O vazio corresponde a 35% do total do território amazônico e concentra-se em áreas de floresta e de fronteira, nos Estados do Amapá e do Amazonas, além de parte do Acre, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Roraima.
O projeto alcançou, em 2015, execução de 71,14% da meta. O investimento com recursos da União é de mais de R$ 333 milhões, dos quais R$ 237 milhões já foram executados. A iniciativa compreende a elaboração de cartas náuticas, mapeando os principais rios navegáveis da região, e também cartas geológicas, mostrando os potenciais geológicos da área. A previsão é que os trabalhos estejam finalizados até 2018.
Da área total do vazio cartográfico, cerca de 1,6 milhão de quilômetros quadrados é de vegetação densa, sendo necessário utilizar ferramentas tecnológicas capazes de atravessar as copas das árvores, para registrar a correta altimetria do solo. “Esse mapeamento é inédito e servirá para diversas aplicações na Amazônia”, ressalta o diretor-geral do Censipam, Rogério Guedes Soares.
Parte da Amazônia foi imageada na década de 1970, por meio do Projeto RadamBrasil, no entanto, em escala menor e sem a adequada altimetria do solo. “Na época, não havia tecnologia capaz de atravessar as copas das árvores para coletar o movimento altimétrico do solo. Hoje, já temos. Além disso, conseguimos fazer as cartas numa escala muito maior”, explica o diretor do Censipam, acrescentando que apenas 155,4 mil quilômetros quadrados da área total mapeada não é coberta por floresta.

Mapeamento terrestre
Todo o trabalho da cartografia terrestre é feito pelo Exército Brasileiro. Segundo o coronel Marcis Mendonça Júnior, gerente do projeto pelo Exército, o mapeamento permitirá um maior conhecimento sobre a Amazônia. “Contribuirá ao Brasil conhecer a parte ainda não mapeada do seu território”, ressaltou.
O Exército já entregou ao Censipam 1.087 cartas terrestres, todas geradas por meio do projeto. Dos 1,8 milhão de quilômetros quadrados do vazio, 1,142 milhão quilômetros quadrados foram sobrevoados, sendo que, deste total, 902,18 mil quilômetros quadrados já foram processados (80% dos dados).
A previsão é de que, até o fim de 2016, o restante dos dados seja captado. Com recursos do projeto, o Exército já construiu um Centro de Processamento de Imagens, para a elaboração das cartas. As imagens também estão servindo para produzir outros produtos, como mapas de previsão de risco, estudos de implantação de infraestrutura e a extratificação da vegetação.

Mapeamento fluvial
Outro foco da iniciativa é a segurança da navegação, tanto para o transporte de cargas como o de pessoas. Para isso, estão sendo mapeado os principais rios navegáveis da Amazônia, trabalho a cargo do Centro de Hidrografia da Marinha (DHM). A produção de novas cartas náuticas ou a sua atualização é de grande importância, tendo em vista que os rios estão em constante movimento. As cartas são construídas com a utilização de barcos especializados para essa finalidade. Para atender ao projeto, foram construídos cinco navios, todos pela indústria nacional, sendo que o último deles foi entregue no ano passado.
A Marinha mapeou, de 2008 a 2015, mais de 35,8 mil quilômetros quadrados de rios e trechos navegáveis da Bacia Amazônica. Esse trabalho resultou na produção de 115 cartas náuticas, entre novas e atualizadas. A previsão é produzir outras 41 cartas até 2018.
É por meio das hidrovias que são escoadas mais de 95% das exportações da região, formadas por produtos como caulim, celulose, bauxita, soja, fertilizantes, petróleo e gás liquefeito de petróleo (GLP); além de produtos eletroeletrônicos, automotivos, óticos, químicos, termoplásticos e metalúrgicos da Zona Franca de Manaus.
O projeto concentra-se, ainda, em mapear os potenciais geológicos da região. Essa parte do trabalho é executada pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM). Foram realizados levantamentos aerogeofísicos de 570 mil quilômetros quadrados e produzidas 29 folhas de mapeamento geológico, que somam 477 mil quilômetros quadrados. Outros cinco aerolevantamentos de uma área de 277 quilômetros quadrados estão sendo concluídos.

Cartografia
O plano de mapeamento foi lançado em 2008 e tem o Censipam, como coordenador, de um lado; e Marinha, Exército e CPRM, como executores, de outro. Os produtos cartográficos auxiliarão no planejamento e execução de outros projetos, como a construção de rodovias, ferrovias, gasodutos e hidrelétricas.
Também vai contribuir para a demarcação de áreas de assentamentos, terras indígenas, áreas de mineração, agronegócio e na elaboração e apoio ao zoneamento ecológico, econômico e ordenamento territorial, à segurança territorial, ao escoamento da produção e ao desenvolvimento regional.
As informações ajudarão, ainda, na ampliação do conhecimento sobre a Amazônia Brasileira e na geração de informações estratégicas para monitoramento de segurança e defesa nacional, em especial, nas fronteiras.
Fonte - Portal da Amazônia  12/03/2016
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Seletiva brasileira para Olimpíada Internacional de Astronomia começa amanhã

Astronomia

Os estudantes, de vários estados, serão submetidos a provas teóricas e práticas de astronomia em um hotel na região sul fluminense.Dos 200 participantes, 15 serão selecionados. Os cinco mais bem classificados nas provas integrarão a equipe brasileira que viajará à Índia, para o mundial. Mais cinco estudantes integrarão a equipe que participará de outra competição:a Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Aeronáutica 

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

foto - ilustração
Cerca de 200 alunos de ensino médio de escolas públicas e particulares vão participar, de amanhã (13) até a próxima quarta-feira (16), da seletiva para a Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica, marcada para dezembro deste ano, na Índia. Os estudantes, de vários estados, serão submetidos a provas teóricas e práticas de astronomia em um hotel na região sul fluminense.
Dos 200 participantes, 15 serão selecionados. Os cinco mais bem classificados nas provas integrarão a equipe brasileira que viajará à Índia, para o mundial. Mais cinco estudantes integrarão a equipe que participará de outra competição: a Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Aeronáutica, que será realizada na Argentina em data a ser definida.
Mais cinco estudantes ficarão na reserva, caso haja necessidade de substituir um dos dez estudantes selecionados para as duas equipes titulares.
Segundo o coordenador nacional da Olimpíada Brasileira de Astronomia, João Batista Canalle, as provas exigem dos alunos conhecimentos de física e matemática, em nível de ensino médio. Além disso, é preciso saber nomear e apontar corpos celestes, em planetários (espaços que simulam o céu) e ao ar livre.
“Na prova de planetário, apontaremos para cerca de dez objetos, como estrelas, e perguntaremos: 'como é o nome dessa estrela? Qual é a constelação que estou delimitando aqui? Qual é a galáxia que está nessa direção?'. No céu real, a ideia é a mesma. No caso de um céu completamente nublado, eles vão ter que identificar constelações e estrelas a partir de mapas do céu”, conta.
Os 15 selecionados passarão um período de treinamento antes das competições, em que visitarão o Observatório Abrahão de Moraes, da Universidade de São Paulo (USP), e o Laboratório Nacional de Astrofísica, em Itajubá (MG).
Segundo Canalle, para participar dessas competições de astronomia e astrofísica, os estudantes acabam tendo que recorrer a livros, páginas da internet e softwares de astronomia, já que esse tipo de conhecimento não é muito oferecido nas escolas brasileiras.
Fonte - Agência  Brasil  12/03/2016
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Obras da Concha Acústica do TCA em Salvador entram na fase final

Cultura

De acordo com o gerente da obra, Carlos Maurício Alves, estas são apenas algumas das novidades do projeto, considerado complexo devido à localização, que fará da concha acústica um dos espaços culturais mais modernos do País. 

Da Redação
foto - Elói Correa/Gov.Ba.
Palco de apresentações marcantes de música, teatro e dança, em breve, a Concha Acústica do Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador, estará novamente à disposição dos artistas e dos apreciadores de grandes espetáculos, com mais conforto, segurança e tecnologia. Novos camarotes, bilheteria e camarins, espaços para lanchonetes e ainda um edifício garagem - com cinco pavimentos e 320 vagas - já foram construídos. A estrutura da passarela, que fica sobre o palco e vai abrigar a cenotécnica e luminotécnica, também já está pronta.
De acordo com o gerente da obra, Carlos Maurício Alves, estas são apenas algumas das novidades do projeto, considerado complexo devido à localização, que fará da concha acústica um dos espaços culturais mais modernos do País. “É uma obra de engenharia considerada complexa por estar sendo edificada ao lado de [imóveis] tombados pelo Iphan [Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional], como o prédio do TCA, a torre dos antigos camarotes e o diamante, que é a concha acústica propriamente dita”.
Ele explicou que “fizemos um corte no morro, de 50 mil metros cúbicos, e uma cortina de concreto armado com 20 metros de altura e 150 metros de comprimento. Tivemos todo o cuidado para não ter nenhum tipo de fissura, recalque ou abatimento no prédio [do TCA]”.
O ecotelhado da passarela coberto com gramas, que ajudam a diminuir a temperatura na parte interna, também já está sendo finalizado. Conforme Alves, o uso sustentável do espaço é um dos destaques do projeto. “A principal característica dessa obra é a preocupação com a parte ‘verde’, [...] o telhado verde, utilização de reservatório de reuso para irrigação e preservação de vegetação nativa. Ou seja, criar situações mais econômicas para ter menos desgaste ambiental”.

Ritmo acelerado
Uma grande festa com encontros memoráveis da música baiana e brasileira promete fazer jus à importância cultural da concha e aos investimentos da ordem de R$ 80 milhões viabilizados pelo Governo do Estado para as intervenções. Moraes Moreira, inclusive, já anunciou em suas redes sociais a participação dos Novos Baianos no evento de entrega da concha.
Enquanto o grande dia não chega, o show fica por conta dos cerca de 400 profissionais da construção civil que tocam a obra em ritmo acelerado. É um espetáculo de engenharia ao ar livre que tem no elenco talentos como Adriano Sobral, que há 24 anos trabalha montando andaimes. “Está sendo muito importante participar desta obra. A gente está fazendo um empreendimento para Salvador e para a nossa cultura. É uma satisfação trabalhar fazendo a reforma da Concha Acústica. Nosso serviço é uma arte. A cada dia, nós criamos. Nosso trabalho sai da nossa mente e é satisfatório”.

Visita de Margareth Menezes
Com diversas apresentações e até DVDs gravados na concha acústica, Margareth Menezes esteve no canteiro de obras, nesta sexta-feira (11), e viu de perto o avanço dos trabalhos. Após conferir a maquete, ela falou com os operários e enfatizou sua relação com o equipamento cultural. “Me sinto bem à vontade para dizer que aqui é como se fosse a minha casa. O primeiro festival que participei, ainda quando era estudante, foi aqui. Já fui homenageada por ter sido a artista que mais se apresentou na Concha Acústica. Fico muito feliz por isso e também por ver a renovação deste espaço, que é importante pra gente”.
Margareth afirmou ainda que já assistiu a muitos shows da arquibancada, que foi mantida e está sendo recuperada. “Todos os meus colegas [de profissão], todos os artistas amam se apresentar aqui. Não só os da Bahia, mas os de fora também. É um espaço mágico, que o povo gosta. O coração da música da Bahia”.
Com informações da Secom Ba.  11/03/2016
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Labels: Bahia, Concha Acústica, cultura, notícias, reforma da concha, Salvador, shows, TCA

sexta-feira, 11 de março de 2016

Cem mil embarques já foram realizados na Estação metroviária de Pirajá

Metrô de Salvador

Desde que entrou em operação, em junho de 2014, o sistema metroviário da capital baiana registrou mais de 15 milhões de embarques.Nos horários de pico, a Estação Pirajá é capaz de embarcar até 20 mil pessoas por hora, mas, por enquanto, o fluxo diário tem sido em torno de 2,5 mil embarques. 

Da Redação
foto - ilustração/CCR Metrô Bahia
Com mais de 100 mil embarques desde a inauguração, há pouco mais de dois meses, a Estação Pirajá é a que tem maior capacidade entre as oito estações da Linha 1 do metrô. Nos horários de pico, a estrutura é capaz de embarcar até 20 mil pessoas por hora, mas, por enquanto, o fluxo diário tem sido em torno de 2,5 mil embarques. Quem usufrui das instalações com frequência, como a gerente de salão de beleza, Rose Souza, aprovou o investimento. “Uso o metrô quase que diariamente. A limpeza, o tratamento dos funcionários, o cuidado conosco para que a gente não ultrapasse a linha amarela e entre em atrito com o trem, está tudo perfeito. A climatização e a segurança também são muito boas”.
Desde que entrou em operação, em junho de 2014, o sistema metroviário da capital baiana registrou mais de 15 milhões de embarques. A exemplo das outras estações, para garantir mais tranquilidade aos passageiros, a de Pirajá possui todos os itens de segurança e primeiros socorros, inclusive, desfibriladores para quem tiver uma parada cardiorrespiratória e necessitar de reanimação.
De acordo com o gerente de atendimento da CCR Metrô Bahia, Hamilton Trindade, desde que o equipamento foi inaugurado, tudo tem transcorrido dentro da normalidade. “Não tivemos nenhuma ocorrência de segurança pública dentro das instalações do metrô. Temos uma equipe de agentes de atendimento em segurança muito capacitada, que recebeu treinamento de três meses para poder atuar, orientar e atender aos usuários. Tivemos, sim, ocorrência de mal súbito. Alguém que acaba passando mal, então a equipe está preparada para socorrer e atender”.

Acessibilidade
foto - ilustração/CCR Metrô Bahia
Além do sistema de som e das câmeras de videomonitoramento, a acessibilidade foi proporcionada, tanto na Estação, quanto no Terminal Pirajá, de onde partem os ônibus. Elevadores, assentos, rampas, piso tátil e corrimões ajudam pessoas que têm algum tipo de deficiência. Moradora do bairro Vila Canária, a manicure Silmara Santos utiliza regularmente o ônibus e o metrô a partir de Pirajá. Para ela, que é mãe da cadeirante Ismara, 18 anos, a estrutura do novo terminal é bastante superior a do anterior que, na opinião dela, “era muito ruim”. “Melhorou o jeito da gente se locomover aqui. A acessibilidade ficou bem melhor”.
Para deixar as estações e terminais ainda mais confortáveis e atrativos, começaram a ser implantados quiosques que comercializam diversos produtos, de alimentos a presentes. De acordo com Hamilton Trindade, os interessados em espaços comerciais administrados pela CCR Metrô Bahia podem entrar em contato com a concessionária. “Ainda há espaço [em todas as estações]. O requisito é que a pessoa já tenha experiência em empreendimento, algum negócio que ele já tenha. Basta ligar para o telefone (71) 3432-7777 para obter as informações necessárias”.

BAxVI
No próximo domingo (13), tem BAxVI na Arena Fonte Nova e o metrô vai funcionar em horário especial, das 13h às 19h. Após reunião da CCR Metrô Bahia com os diretores dos dois times e a Polícia Militar, ficou decidido que, na ida para o estádio, os torcedores do Bahia, que têm mando de campo, poderão embarcar pela Estação Acesso Norte e os do Vitória, em qualquer uma das outras estações. Após a partida, os tricolores poderão embarcar pela Estação Campo da Pólvora e os rubro-negros pela Estação Brotas, ambas bem próximas da Arena.
Com informações da Secom  11/03/2016
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Labels: embarques, Estação metroviária de Pirajá, Metrô, Metrô de Salvador, Salvador, Terminal de integração Pirajá, Transportes sobre trilhos

Construção do túnel ferroviário entre Lyon e Torino é prioridade para França e Itália

Transportes sobre trilhos

Durante a cúpula,o ministro italiano das Infra-estruturas e Transportes Graziano Delrio e o Ministro francês Alain Vidalies assinaram um protocolo complementar de partilha do projeto e de custos,referente ao acordo para a construção da nova linha que foi assinado em 24 de fevereiro de 2015.

Da Redação
foto - Railway Gazette
A construção da nova ligação ferroviaria entre as cidades de Lyon e Turim,por um túnel através do Mont Cenis é "uma prioridade" para a França e Itália,e foi confirmado pelos dois governos em 8 de março durante encontro de cúpula em Venezia.
Durante a cúpula,o ministro italiano da Infra-estrutura e Transportes Graziano Delrio e o Ministro francês Alain Vidalies assinaram um protocolo complementar de partilha do projeto e de custos,referente ao acordo para a construção da nova linha que foi assinado em 24 de fevereiro de 2015.
De acordo com os ministros, os dois governos estão agora trabalhando firmemente para que os acordos dos projetos sejam ratificados pelos parlamentos nacionais e entre em vigor até o final de 2016. Isso permitiria que a escala de tempo do projeto acordado com a Comissão Europeia seja mantida.
Com informações da Railway Gazette   11/03/2016
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Labels: construção do túnel, França, Internacional, Itália, prioridade, Transportes sobre trilhos, Túnel, Túnel ferroviário, túnel Lyon/Torino

Tribunal de Contas pede explicações sobre trens parados do Metrô de São Paulo

Metrô de SP

Os trens “canibalizados” estão no pátio Itaquera, e são das frotas recém reformadas K e L, além de uma composição nova da frota H, segundo denúncia dos metroviários relatadas no jornal “Folha de São Paulo”.

Renato lobo - VT
imagem de William Molina
Após denuncias de funcionários do Metrô de São Paulo sobre paralisação de pelo menos cinco trens, onde peças das composições foram usadas em outras, em operação, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) solicitou explicações.
Os trens “canibalizados” estão no pátio Itaquera, e são das frotas recém reformadas K e L, além de uma composição nova da frota H, segundo denúncia dos metroviários relatadas no jornal “Folha de São Paulo”.
A solicitação foi feita pelo Conselheiro Antonio Roque Citadini, segundo despacho do Diário Oficial do Estado. Apesar da paralisação, a operação dos trens não foi afetada por que se trata de uma reserva técnica, segundo a companhia. O Metrô disse ainda em nota ao jornal, que os trens estão em manutenção periódica.
Fonte - ViaTrolebus  11/03/2016
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Governo da Bahia garante vinda de empresa chinesa para implantação do VLT de Salvador

Transportes sobre trilhos

A decisão do CEO da China Tiesiju Civil Engineering (CTCE), Chuanlin Wang, foi tomada durante reunião com o governador Rui Costa na sede do grupo, na cidade de Hefei, nesta sexta-feira (11), último dia da Missão Oficial do Governo do Estado no país asiático.

Da Redação
foto - Diego Mascarenhas/GOVBA
Uma das maiores empresas chinesas na área de infraestrutura e logística, com mais de 13 mil quilômetros de ferrovia construídos, garantiu que enviará uma delegação à Bahia, visando viabilizar a implantação do VLT de Salvador. A decisão do CEO da China Tiesiju Civil Engineering (CTCE), Chuanlin Wang, foi tomada durante reunião com o governador Rui Costa na sede do grupo, na cidade de Hefei, nesta sexta-feira (11), último dia da Missão Oficial do Governo do Estado no país asiático.
Além do VLT, que ligará o Subúrbio Ferroviário ao bairro do Comércio, contribuindo para desafogar o trânsito de toda capital, os técnicos da CTCE aprofundarão os estudos sobre os projetos de água e saneamento para Salvador. A seleção dessas ações aconteceu após apresentação de todas as obras de infraestrutura que o governador Rui Costa negociou com grupos chineses, ao longo dos últimos cinco dias.
Após firmar parceria com Governo do Estado para essas duas primeiras obras na Bahia, a CTCE poderá investir no projeto da Ponte Salvador-Itaparica e na Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol). A informação também é do CEO da empresa, que destacou a segurança proporcionada pelo formato de Parceria Público-Privada (PPP) apresentado pela Bahia. “Nós temos grande interesse em iniciar nossos investimentos no Brasil e sentimos segurança na modelagem proposta pelo governador. Nossa maior preocupação é com a segurança do negócio. A rentabilidade fica em segundo plano. Vamos buscar essas duas primeiras ações como teste para investir em projetos maiores na sequência, já com a experiência aprovada”, disse Wang.

Velocidade
foto - Diego Mascarenhas/GOVBA
Um dos diferenciais da empresa é a velocidade na realização de obras de mobilidade. Só em 2015, foram oito mil quilômetros de ferrovia construídos, afirmou o CEO do grupo chinês. A licitação do VLT sai ainda este ano e a expectativa, na avaliação do governador Rui Costa, é que a CTCE possa executar o projeto em Salvador com o mesmo ritmo que realiza na China e em outros países onde possui investimentos. “A tecnologia da empresa impressionou nossa comitiva e faremos todos os esforços para garantir a parceria iniciada hoje”, afirmou Rui, que assinou o memorando de entendimento.
A previsão é que a delegação da CTCE chegue à Bahia em abril, após a empresa realizar a primeira fase dos estudos necessários à participação nas licitações dos projetos apresentados pelo Governo do Estado. A assinatura do memorando entre o grupo estrangeiro e o governo baiano foi a primeira etapa do processo, garantiu o empresário.
Na visita da delegação asiática, técnicos baianos apresentarão aos chineses o Hospital do Subúrbio, o emissário submarino, o metrô e a Arena Fonte Nova, projetos executados por meio de PPP. “É uma maneira de comprovar o sucesso dessa modelagem de negócio e garantir a segurança que vocês querem para efetivar a parceria conosco”, disse Rui aos dirigentes do grupo.
Com informações da Secom Ba. 11/03/2016
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Hotel em Amsterdã terá sistema de resfriamento de ar que não utiliza energia elétrica

Sustentabilidade

A ideia inicial é de Ben Bronsema, PhD em design que, durante toda sua carreira, fazia a projeção de grandes aparelhos de ar condicionado em diferentes edifícios.O sistema funciona de maneira semelhante ao de uma cascata: na parte de cima, turbinas eólicas empurram o ar para dutos, que passam por dentro do prédio

Fast Coexist
Adicionar legenda
Um aparelho condicionador de ar que não use energia elétrica é o sonho de muita gente. A boa notícia é que um desses está em desenvolvimento e deve ser inaugurado em 2017, em um hotel em Amsterdã. O problema é que ele é bem grande! Isso porque a ideia é fazer do próprio prédio um grande ar-condicionado que forneça refrigeração para todos os quartos e que, reiterando, não utilize nada de eletricidade.
A ideia inicial é de Ben Bronsema, PhD em design que, durante toda sua carreira, fazia a projeção de grandes aparelhos de ar condicionado em diferentes edifícios. Contudo, com 80 anos, Bronsema mudou radicalmente suas projeções e teve a ideia do sistema “Earth, Wind & Fire” (“Terra, Vento & Fogo”, em tradução livre), que consiste em forjar o efeito dos mesmos aparelhos, mas sem energia e aproveitando características arquitetônicas de um edifício.
Uma companhia de Amsterdã, a Dutch Green Company, planeja usar o conceito de Bronsema em um novo hotel, batizado de Breeze (Brisa, em tradução livre) que será inaugurado em 2017. Se o projeto for adiante, ele pode se tornar um dos edifícios mais eficientes em termos de energia do mundo.
O projeto
O sistema funciona de maneira semelhante ao de uma cascata: na parte de cima, turbinas eólicas empurram o ar para dutos, que passam por dentro do prédio. Assim que isso acontece, o ar entra em contato e se espalha em correntes de água. Na parte imediatamente abaixo do teto (que é onde estão os quartos do edifício), o ar refrigerado pela água é distribuído aos quartos, enquanto uma espécie de “chaminé solar”, que é aquecida pelos raios de sol, regula a entrada e a saída de ar quente do prédio.
O resultado disso é uma eterna repetição de ar fresco atravessando o edifício (confira o vídeo abaixo para entender melhor). E o sistema também proporciona aquecimento, quando necessário. O calor do ar de escape é armazenado abaixo do solo para reaproveitamento no inverno. Ao mesmo tempo, o teto gera energia por meio das turbinas eólicas e dos painéis solares.
Segundo Bronsema, o custo total para produção do Breeze gira em torno de U$ 15 milhões; a ideia é que o edifício tenha aproximadamente 158 quartos. O preço da estadia para os hóspedes será de cerca de 125 euros.
Fonte - Revista Amazônia  10/03/2016



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Novos direitos e obrigações para passageiros e aéreas,propõe Anac

Transporte Aéreo

População poderá opinar sobre as sugestões por 30 dias. Mudanças devem entrar em vigor até o final do ano.Entre os objetivos das mudanças, segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) estão deixar as informações mais transparentes para os usuários, reduzir conflitos entre clientes e empresas, aumentar a concorrência entre as companhias e, assim, baixar os preços das passagens.

Natália Pianegonda - Agência CNT
foto -  Elza Fiúza/Agência Brasil
As relações entre os passageiros e as companhias aéreas no Brasil (Condições Gerais de Transporte – CGT) devem ter novas regras até o final deste ano. Entre os objetivos das mudanças, segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) estão deixar as informações mais transparentes para os usuários, reduzir conflitos entre clientes e empresas, aumentar a concorrência entre as companhias e, assim, baixar os preços das passagens.
Mas, antes, a Agência quer ouvir o que a sociedade pensa sobre o assunto. Por isso, colocará uma série de propostas em audiência pública. “O que estamos fazendo é uma grande repactuação das Condições Gerais de Transporte, que é nossa legislação para o consumidor e obrigações para as empresas aéreas, tentando reduzir todos os grandes conflitos que vimos que acontecem judicialmente. Isso diminuir o transtorno para os passageiros e o custo para as empresas”, explica o diretor-presidente da autarquia, Marcelo Guaranys.
Uma das inovações (veja a relação completa abaixo) propostas pela Anac é o direito de desistência: a Agência quer garantir que o passageiro possa abrir mão da passagem até 24 horas depois da aquisição, com 100% de reembolso. Uma vantagem caso ele encontre um bilhete por preços menores para o mesmo destino, por exemplo. A proposta prevê, também, que, ao anunciar os preços, as companhias o façam com todas as tarifas obrigatórias já contabilizadas, para facilitar a comparação de valores ao consumidor.
Em caso de extravio de bagagem, a ideia é que a companhia seja obrigada a dar uma ajuda de custo, imediatamente, ao passageiro prejudicado, no valor aproximado de R$ 500. Se a pessoa levar, na bagagem, bens de valor, a Anac quer que ela possa declarar isso à companhia antes do embarque, podendo até pagar um seguro. Assim, se o bem for furtado ou a bagagem extraviada, a companhia poderia pagar a indenização equivalente ao valor informado, evitando que o caso seja levado à Justiça.
Algumas obrigações das companhias aéreas também devem ser alteradas. A assistência obrigatória, que ocorre em caso de cancelamento ou atraso de voos, não importando as causas, deve mudar. A sugestão da Anac é que as empresas devam auxiliar os passageiros por até 24 horas depois do horário marcado para o voo se a alteração ocorreu por força maior (como por causas naturais).
Outra novidade diz respeito à franquia de bagagem. A Agência pretende acabar com regras sobre o tema e deixar que as companhias ofereçam o serviço como preferirem, inclusive cobrando valores diferenciados para quem for despachar malas. A única exigência seria que, cada pessoa, poderia levar ao menos 10 quilos de bagagem de mão. “Hoje, o passageiro tem a ideia que pode despachar até 23 quilos de bagagem (em voos nacionais) gratuitamente. Mas ele está pagando por isso. Quem viaja com bagagem de mão paga como se tivesse despachado. Se acabarmos com isso, será possível baratear os bilhetes”, explica Guaranys. Conforme o diretor-presidente da Anac, o propósito dessa medida é permitir que companhias low cost possam operar no Brasil. “Ainda temos alguns custos obrigatórios que dificultam a entrada de novas empresas que oferecem preços bem competitivos. A intenção é flexibilizar isso”, diz ele.

Registro de voos
A audiência pública também vai tratar sobre novos procedimentos para registro de voos pelas companhias aéreas. O objetivo é desburocratizar o procedimento para as companhias e, com isso, acelerar a oferta. Com isso, a adequação da malha poderia ocorrer conforme a dinâmica de mercado. Além disso, facilitar o contato direto entre as empresas aéreas e as administrações dos aeroportos, para melhorar a alocação da infraestrutura aeroportuária.
A audiência pública estará aberta por 30 dias. Depois, as sugestões serão compiladas, analisadas e votadas na Anac, o que deve levar de três a quatro meses.

Propostas da Anac
Antes do voo

a) A companhia deverá informar:
- o valor total (passagem mais taxas) a ser pago em moeda nacional;
- regras de cancelamento e alteração do contrato com eventuais penalidades;
- tempo de escala e conexão e eventual troca de aeroportos;
- franquia de bagagem e o valor do excesso.

b) Possibilidade de transferência do bilhete:
- O bilhete é pessoal e intransferível, exceto se o contrato dispuser de forma diversa.

c) Validade do bilhete:
- A validade do bilhete se encerra na data prevista de sua utilização, exceto quando não houver data definida para viagem.

d) Correção de nome no bilhete:
- O erro no nome ou sobrenome deverá ser corrigido pela empresa, sem custo, antes da emissão do cartão de embarque.

e) Quebra contratual e multa por cancelamento:
- Proibição de multa superior ao valor do bilhete;
- Proibição da cobrança cumulativa de multa de cancelamento com multa de reembolso.

f) Multa de até 5%:
- A empresa deverá oferecer opção de bilhete com multa máxima de 5% do valor pago, em caso de cancelamento ou alteração.

g) Direito de desistência:
- O passageiro poderá desistir da compra da passagem (100% de reembolso) até 24h depois de concretizada desde que o bilhete tenha sido adquirido com antecedência mínima de 7 dias da data do voo.

h) Alteração programada pela companhia:
- Para alterações superiores a 15 minutos, caso o passageiro não concorde, a companhia deverá oferecer remarcação para data e hora de conveniência em voo próprio ou de terceiros sem ônus ou reembolso integral;
- Se a companhia não avisar a tempo de evitar que o passageiro compareça ao aeroporto, deverá prestar assistência material e reacomodar o passageiro na primeira oportunidade em voo próprio ou de terceiro.

i) Franquia de bagagem:
- Franquia mínima de bagagem de mão aumenta de 5kg para 10kg (observados limites da aeronave e de volumes);
- Alinhamento das regras de franquia de bagagem despachada com o resto do mundo (desregulamentação). As regras de franquia deverão ser uniformes durante todo o trajeto;
- Nos voos internacionais, passará a ser de dois volumes de 23 kg, a partir da vigência da Resolução. Um ano após a publicação do regulamento, vai para um volume de 23 kg (final de 2017). A partir do segundo ano de publicação da norma, se dará a desregulamentação total (as empresas estabelecem livremente).

Durante o voo
a) Procedimento para declaração especial de valor de bagagem:
- Passageiro poderá declarar bens de valor para receber indenização de forma mais ágil (em valor superior a 1131 DES) em caso de perda/dano da bagagem. Neste caso, a empresa poderá cobrar valor suplementar ou seguro.

b) Vedação do cancelamento automático do trecho de retorno:
- O não comparecimento do passageiro no primeiro trecho de um voo de ida e volta ou de múltiplos destinos não ensejará o cancelamento dos demais trechos desde que o passageiro comunique à companhia, por qualquer meio e com antecedência de duas horas do primeiro voo.

c) Indenização em caso de preterição:
- A companhia aérea deverá indenizar o passageiro que vier a ser preterido.

d) Assistência material x força maior:
- O direito de assistência material (comunicação, alimentação e acomodação) poderá ser suspenso em casos de força maior imprevisível (como mau tempo que leve ao fechamento do aeroporto) ou caso fortuito.

e) Prazo para reembolso:
- Por solicitação do passageiro e de acordo com as regras do contrato, o reembolso ou estorno deve ocorrer em até 7 dias da solicitação. O reembolso por atraso, cancelamento, interrupção ou preterição deverá ser imediato.

Depois do voo
a) Providências em casos de extravio de bagagem:
- Em casos de extravio, o passageiro de voo doméstico ou com destino ao Brasil receberá uma ajuda de custo tarifada imediata de 100 DES. Nos casos de extravio em voo com destino internacional, a companhia deverá reembolsar as despesas no limite de 1.131 DES, a ser pago em até 14 dias;
- O prazo para restituição de bagagem no caso de extravio em voo doméstico foi reduzido de 30 para 7 dias (voos domésticos).

*DES = Direito Especial de Saque
1 DES = R$ 5,15 (cotação de 09/03/2016 pelo Banco Central)
Fonte - Agência CNT de Notícias  10/03/2016
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quinta-feira, 10 de março de 2016

Dindim, o pinguim, volta à Ilha Grande para visitar o amigo João

Ecologia

Resgatado há cinco anos por João, o pinguim Dindim, que quase morreu após ter o corpo encharcado de óleo em alto-mar, segue fazendo sua peregrinação da Patagônia à Ilha Grande para passar um tempo com o amigo que lhe devolveu a vida.

Sputnik
Sputnik
Em 2011, quando chegou à Ilha Grande com poucas chances de sobreviver, esse simpático pinguim-de-magalhães foi salvo pelo senhor João Pereira de Souza, um pedreiro aposentado que vive na praia de Provetá, em Angra dos Reis.
Mesmo recuperado, Dindim, que é argentino, criou um laço de amizade tão forte com o brasileiro que não conseguiu ir embora, decidindo ficar por mais algum tempo.
Meses depois de ir embora pela primeira vez, partindo o coração do seu amigo, o animalzinho aproveitou o tempo livre na sua agenda para retornar ao Brasil e matar as saudades.
"No dia que completou quatro meses certinhos, ele chegou aqui na praia. Estava em pé, bem ali. Quando me viu lá no portão, ele já veio com aquela alegria", lembrou João, imitando o som da ave.
Desde então, os dois seguem se encontrando regularmente. Sempre que pode, Dindim volta à Ilha Grande para brincar e curtir uma praia com,seu amigo João.
"Se ele estivesse no meio dos pinguins lá (na Patagônia) e eu chegasse e chamasse 'Dindim!', ele viria direto. Se ele escutar minha fala, ele vem".
Fonte - Sputnik  10/03/2016




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Projeto do novo Centro de Convenções de Salvador é apresentado na China

Infraestrutura

Além das possibilidades de investimento nas áreas de energia renovável, principal foco das empresas presentes na reunião, Rui "vendeu" o novo projeto do Centro de Convenções da capital baiana, que será construído no bairro do Comércio. "Salvador é uma cidade de forte apelo turístico e estamos buscando parceiros para viabilizar, com a velocidade que precisamos, a construção desse novo empreendimento", que deve associar os conceitos de convenção e hotelaria, disse o governador.

Da Redação
foto -  Diego Mascarenhas/GOVBA
Quinze representantes de seis grupos chineses reuniram-se com o governador Rui Costa, nesta quinta-feira (10), na cidade de Nanjing, para participar de um workshop sobre as oportunidades de negócio na Bahia, baseado nas apresentações que estão sendo feitas pelo Governo do Estado na missão oficial à China.
Além das possibilidades de investimento nas áreas de energia renovável, principal foco das empresas presentes na reunião, Rui "vendeu" o novo projeto do Centro de Convenções da capital baiana, que será construído no bairro do Comércio. "Salvador é uma cidade de forte apelo turístico e estamos buscando parceiros para viabilizar, com a velocidade que precisamos, a construção desse novo empreendimento", que deve associar os conceitos de convenção e hotelaria, disse o governador.

foto -  Diego Mascarenhas/GOVBA
Rui apresentou a imagem da proposta de projeto arquitetônico para o centro e destacou que a proximidade do empreendimento com o Centro Histórico de Salvador e a localização em frente ao mar ampliam as possibilidades de retorno para as empresas interessadas em se associar ao projeto. "O que tenho destacado em todas as reuniões em nossa missão na China é que um projeto bom é aquele que é bom para as duas partes, portanto estamos abertos a discutir essa e outras propostas. O importante é garantir a presença do investidor em nosso estado para gerar mais emprego e renda para os baianos", concluiu o governador.
Rui segue em agenda na cidade de Nanjing nesta sexta-feira (11), quando se reúne com representantes do Governo de Jiangsu e volta a prospectar empresas para projetos de infraestrutura na Bahia. Na reunião desta quinta participaram as empresas XCMG, CNBM, MBEC, CTIEC, Canadian Solar e Nanjing Kises.
Com informações da Secom Ba.  10/03/2016
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Metrô especial no domingo de BA-VI

Metrô de Salvador

Para garantir o conforto e a segurança de todos os usuários, a CCR Metrô Bahia organizou junto a Polícia Militar e representantes dos clubes esquema especial de transporte para as torcidas.

Da Redação
foto - ilustração/Pregopontocom
Nesse domingo, 13/3, dia de clássico do futebol baiano na Arena Fonte Nova, o metrô funcionará em horário especial, das 13h às 19h. O cartão de embarque custa R$ 3,30 e deve ser adquirido antecipadamente para evitar filas tanto na ida ao estádio quanto na volta para casa.
Para garantir o conforto e a segurança de todos os usuários, a CCR Metrô Bahia organizou junto a Polícia Militar e representantes dos clubes esquema especial de transporte para as torcidas.
Na ida para o jogo, os torcedores do Bahia deverão embarcar na Estação Acesso Norte e sair pela Estação Campo da Pólvora, localizada a 500 metros da Arena.
Na volta para a casa, os torcedores do Bahia deverão embarcar na Estação Campo da Pólvora. O estacionamento pago do Shopping Bela Vista é uma opção para os torcedores deixarem o carro.
Os torcedores do Vitória poderão utilizar as demais estações do metrô para chegar à Arena. Na volta para casa, deverão embarcar na Estação Brotas, distante a 950 metros do estádio.
A operação especial do metrô contará com mais de 100 colaboradores, entre Agentes de Atendimento e Segurança, Operadores de Trem e Controladores do Centro de Controle Operacional (CCO). Mais de 600 câmeras que compõe o Circuito Fechado de Televisão (CFTV) do sistema metroviário estarão monitorando os acessos às estações, as plataformas de embarque e desembarque e a via do trem.
O esquema de segurança também contará com o apoio da Polícia Militar nas proximidades das estações do metrô.

Para viajar tranquilo, o usuário do metrô deve ficar atento às orientações, conforme estabelecido no Decreto Estadual nº 15.197, que proíbe:

Fumar ou manter aceso cigarro, acender fósforos ou isqueiro;
Consumir bebidas alcoólicas;
Entrar ou permanecer sem camisa ou sem calçados;
Portar arma de fogo ou materiais inflamáveis, explosivos ou corrosivos;
Transgredir as instruções da concessionária transmitidas pelos colaboradores, pela comunicação visual existente ou pelo sistema de sonorização;
Praticar qualquer ato de que resulte embaraço ao serviço ou que possa acarretar perigo ou acidente;
Ultrapassar a Faixa Amarela de segurança da Plataforma, a não ser para entrar e sair do Trem quando este já estiver parado e com as portas abertas;
Colocar os pés nas paredes das Estações, bancos e laterais dos Carros;
Quebrar, danificar, sujar, escrever ou desenhar nas instalações e equipamentos pertencentes à Concessionária;
Fazer funcionar aparelhos sonoros, tocar instrumentos ou emitir falas e cantos que atrapalhem a perfeita audição dos serviços de sonorização.

Em caso de dúvidas, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento da CCR Metrô Bahia no 0800 071 8020.
Com informações da CCR Metrô Bahia  10/03/2016
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Ministro das Cidades e atleta paralímpico testam e aprovam VLT do Rio

Transportes sobre trilhos

A implantação do novo meio de transporte tem custo avaliado em R$ 1,157 bilhão, sendo R$ 532 milhões de recursos federais e R$ 625 milhões viabilizados por meio de parceria público-privada (PPP) da prefeitura do Rio.

Portal Brasil
Rio inicia teste do VLT.
foto - Divulgação/Prefeitura do Rio de Janeiro
Atleta paralímpico e morador do Rio de Janeiro, Jonas Licurgo Ferreira, 46 anos, pôs à prova a acessibilidade de um dos projetos de mobilidade urbana pensados como legado dos Jogos Rio 2016. Campeão parapan-americano no lançamento de dardo em Toronto 2015, ele fez um “test drive” no Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que ligará o Centro da capital fluminense e a região portuária da sede dos Jogos 2016.
A implantação do novo meio de transporte tem custo avaliado em R$ 1,157 bilhão, sendo R$ 532 milhões de recursos federais e R$ 625 milhões viabilizados por meio de parceria público-privada (PPP) da prefeitura do Rio.
De cadeira de rodas, o atleta passou pela Praça Mauá e acessou a rampa que leva à plataforma do VLT. Acionando um botão que fica na lateral do vagão, em uma altura adequada aos cadeirantes, ele abriu a porta e entrou no trem.
“Independentemente de a obra ainda estar em andamento, nós temos uma acessibilidade muito boa. A distância entre o trem e a plataforma é ideal. Não tive dificuldade para me locomover dentro do trem e o local para a cadeira se encaixar é adequado”, avaliou Licurgo. O piso da plataforma é antiderrapante e conta com sinalização tátil para deficientes visuais.
“A vinda das Olimpíadas e Paralimpíadas está trazendo uma mudança radical para o Rio de Janeiro, inclusive na acessibilidade. Isso aqui mudou muito. Vai ser um legado para a gente. A gente viu a mudança no BRT, agora com o VLT também”, completou o atleta.
Os primeiros testes com o VLT do Rio de Janeiro estão sendo realizados e a previsão é que o trajeto entre a Rodoviária e o aeroporto Santos Dumont entre em operação no próximo mês. Serão 18 paradas e uma estação no trecho. O ministro das Cidades, Gilberto Kassab, o prefeito Eduardo Paes, e o secretário nacional de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, Ricardo Leyser, acompanharam a visita, realizada nesta segunda-feira (7).
As autoridades embarcaram na Parada dos Museus, ao lado da Praça Mauá, e seguiram até a Parada Utopia. “Evidentemente que a cidade do Rio de Janeiro, com a conclusão dessas intervenções, se transforma, tem um novo marco. O governo federal dá todo apoio e comparece com recursos, porque é o nosso papel, a nossa vocação, essa parceria com os municípios e com os estados, notadamente no campo da infraestrutura”, disse Kassab.
A segunda etapa de implantação do projeto vai ligar a Central do Brasil à Praça 15 e está marcada para ser concluída no segundo semestre deste ano. Ao todo, o sistema terá 28 Km, 29 paradas abertas e três estações fechadas. O VLT conectará trens, metrô, barcas, teleférico, BRTs, ônibus convencionais, rodoviária, terminal de cruzeiros marítimos e aeroporto em uma malha que vai funcionar de segunda a domingo, 24 horas.
“Quando a gente fez o plano dos Jogos, a gente levou em conta toda esse planejamento estratégico da cidade, de revitalização do porto, junto com a prefeitura. Aqui temos uma prova disso”, apontou Ricardo Leyser.
No VLT, serão 32 trens, com capacidade de transporte de 420 passageiros por composição. O sistema chegará a até 300 mil passageiros por dia quando entrar em operação plena. A distância média entre as paradas será de 400 metros.
O tempo máximo de espera entre um trem e outro vai variar de 3 a 15 minutos, de acordo com a linha. Os trens não têm fios superiores em rede aérea e são alimentados por duas fontes de energia: um terceiro trilho energizado e supercapacitores.

Linha 4 do metrô
Kassab também visitou, na tarde desta segunda-feira, a futura estação São Conrado da linha 4 do metrô da cidade, que vai ligar Ipanema à Barra da Tijuca. Acompanhado do governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, e do diretor do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), José Henrique Paim, ele percorreu as instalações que estão em fase final de acabamento.
A nova linha terá 16 quilômetros de extensão, com seis estações: Nossa Senhora da Paz (Ipanema), Jardim de Alah, Antero de Quental, Gávea, São Conrado e Jardim Oceânico (Barra). É uma obra do governo do estado que integra o Plano de Políticas Públicas dos Jogos Rio 2016, com investimento total de R$ 9,77 bilhões. Desse valor, 6,6 bilhões vêm de financiamento federal via BNDES e já foram autorizados. Outros R$ 989 milhões, segundo o governador Pezão, estão sendo pedidos ao BNDES para a reta final.
“Desses R$ 989 milhões, R$ 489 milhões são para terminar a obra da fase Olimpíada, até a Barra da Tijuca, e mais 500 milhões para entregar a estação da Gávea”, explicou Pezão.
Segundo o governo do Estado, a linha 4 é maior obra de infraestrutura em andamento na América Latina e emprega mais de 9 mil trabalhadores. A nova linha vai transportar 300 mil pessoas por dia, retirando das ruas cerca de 2 mil veículos por hora no período de pico de trânsito. Quando estiver em pleno funcionamento, será possível ir da Barra a Ipanema em 13 minutos e da Barra ao Centro em 34 minutos. O passageiro poderá utilizar todo o sistema metroviário pagando apenas uma passagem.
“O governo federal tem, com a cidade e com o estado do Rio de Janeiro, parcerias transformadoras, desde as que estão vinculadas aos Jogos Olímpicos até as que não estão vinculadas. E esta obra do metrô é a mais emblemática de todas, porque é muito significativa em relação aos Jogos e também é legado das Olimpíadas para a cidade e o Estado”, disse Kassab, ressaltando que está confiante na entrega da obra no prazo.

Cronograma
De acordo com o secretário de estado de Transportes, Rodrigo Vieira, a obra está dentro do cronograma, e falta um trecho de cerca de 150 metros para a finalização das escavações da linha. Com 90% de conclusão dos trabalhos, diversos testes já estão sendo realizados.
“Estamos testando a subestação elétrica que vai abastecer a Linha 4, que fica num prédio ao lado desta estação (São Conrado). Os testes vão sendo realizados de forma individual e depois são integrados, isso até maio. Em junho, já teremos trens passando e, em julho, a previsão é abrir essa linha (para a população), com operação assistida. Depois o horário é ampliado, assim como a capacidade da linha”, explicou Rodrigo Vieira.
A estação São Conrado está praticamente finalizada. “Estamos na fase de acabamento. Os sistemas estão sendo instalados e aqui já podem ser vistas as escadas rolantes, os elevadores, as esteiras sendo montadas e todo o sistema de iluminação e ventilação, que já está pronto”, disse o secretário de transportes.
Ele acrescentou que todas as estações estarão funcionando ao mesmo tempo, com exceção da estação Gávea, que tem previsão de entrega para 2017. O plano de operação para os Jogos Olímpicos, ainda de acordo com o secretário, está em discussão entre o Comitê Rio 2016 e a prefeitura, e o metrô estará operacional para atender esse plano.
A nova linha será fundamental durante os Jogos. A recomendação para quem segue do Centro da cidade, da Tijuca e da Zona Sul em direção à Barra para as competições é utilizar a linha 4 do metrô até a estação Jardim Oceânico e fazer a conexão com o BRT (Transoeste), que vai levar o espectador até o Parque Olímpico e aos outros locais de competição na Barra da Tijuca
Fonte - ANPTrilhos  09/03/2016
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quarta-feira, 9 de março de 2016

Maré baixa interrompe navegação de catamarãs de Salvador a Mar Grande

Travessia Marítima

A falta de condições para atracar embarcações em períodos de maré baixa do Terminal Hidroviário de Vera Cruz é o que determina as paradas momentâneas do sistema. O canal de navegação do terminal não tem profundidade suficiente.De acordo com a Astrama, caso ocorra concentração de demanda de passageiros nos terminais devido à parada, horários extras serão disponibilizados, a partir das 11h30

TB
foto - ilustração
A parada da travessia marítima Salvador-Mar Grande será maior nesta quinta-feira (9/3), por força da maré baixa acentuada desta semana. O serviço foi suspenso às 8h e só será´retomado às 11h30, uma hora a mais que a parada da terça-feira.
De acordo com a Astrama, caso ocorra concentração de demanda de passageiros nos terminais devido à parada, horários extras serão disponibilizados, a partir das 11h30, com as embarcações saindo de 15 em 15 minutos caso o fluxo de passageiros exija.
A falta de condições para atracar embarcações em períodos de maré baixa do Terminal Hidroviário de Vera Cruz é o que determina as paradas momentâneas do sistema. O canal de navegação do terminal não tem profundidade suficiente.
As condições de navegação na Baía de Todos os Santos são boas nesta manhã, com ventos fracos e mar calmo. Hoje a última viagem saindo de Mar Grande será às 18h30 e de Salvador, às 20h.
Os catamarãs da linha Salvador-Morro de São Paulo operam normalmente. As saídas ocorrem às 8h30, 9h, 10h30, 13h e 14h30. Já do terminal em Morro de São Paulo, os horários são: 9h, 9h30, 11h30, 12h30 e 15h. As passagems podem ser adquiridas no momento do embarque nos guichês do terminal.
As escunas que fazem o tradicional “Passeio às Ilhas” da Baía de Todos os Santos também estão em tráfego. O tour pelas ilhas tem tarifa de R$ 50. As escunas saem a partir das 9h e retornam às 17h30.
A propósito de questionamentos sobre as paradas momentâneas que o sistema da travessia Salvador-Mar Grande é obrigado a fazer em períodos de maré baixa, a Astramab esclareceu que o canal de navegação do terminal hidroviário de Vera Cruz, equipamento que pertence ao governo do Estado, fica inoperante com maré baixa.
A entidade explica que vem defendendo a realização, junto ao governo, da dragagem (remoção de sedimentos como areia do canal para permitir a passagem das embarcações) e derrocagem (processo de retirada das pedras que impedem a plena navegação).
Com esses serviços executados, a travessia ficaria livre de fazer paradas obrigatórias em períodos de maré baixa, beneficiando ainda mais os seus usuários, sempre atendidos com horários pontuais e por um sistema que é o meio de transporte mais rápido para a Ilha de Itaparica.
Fonte - Tribuna da Bahia  09/03/2016
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No trânsito,chegar rápido é o que interessa!

Trânsito

Você é do tipo: sai da frente que atrás vem gente? Ou mesmo conhece alguém que é o estilo pé de chumbo? - Algumas regiões tem a velocidade máxima permitida de 40 km/h, com o objetivo de melhorar a segurança dos usuários mais vulneráveis.

Por Talita Inaba*.
Portal do Trânsito


Essa expressão que usei no título deste artigo era um jargão muito usado na venda de jornais impressos e indicavam que eram as últimas notícias. Seja para vender, ou mesmo para chamar a atenção dos leitores. Em alusão a essa expressão, também quero chamar a atenção de você leitor, que anda com muita pressa por aí.

Você é do tipo: sai da frente que atrás vem gente? 
Ou mesmo conhece alguém que é o estilo pé de chumbo? (Daqueles que andam muito rápido com o carro).
Hoje vou falar é da pressa. Essa mesmo, a inimiga da perfeição, aquele que acaba comendo cru, ela que mais atrasa do que adianta.
Um fato interessante e que canso de ver no dia a dia é aquele motorista “apressadinho” que está acima do limite máximo de velocidade e que fica atrás do seu veículo fazendo aquela “pressão” para você liberar a passagem. O jeito é liberar, não é mesmo? Aí ele ultrapassa todo nervoso e, surpresa!!!! Você encontra com ele no semáforo a frente e então, vocês dois, juntos, estão esperando o sinal abrir. Então pergunto, por que a pressa?

Está atrasado? Deveria ter saído mais cedo.
Não consegue trafegar respeitando os limites de velocidade? Lembre-se que maiores velocidades aumentam os índices de acidentes, lesões e fatalidades.

Ignora as placas e os limites de velocidade? Para isso existem as multas.
Trafegar em qualquer via, significa ter bom senso e literalmente encontrar um equilíbrio entre os extremos. Isso porque, transitar em velocidade inferior à metade da velocidade máxima permitida, exceto na faixa da direita ou em condições adversas é uma infração média, com acréscimo de 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa de R$ 85,13, assim como transitar em qualquer via em velocidade até 20% superior à máxima também traz as mesmas consequências.
O fato é que os motoristas precisam a aprender a trafegar no limite da velocidade permitida das vias e, inclusive, os apressados devem se adequar a mudanças cada vez mais rígidas do controle e da fiscalização de velocidade.
Isso porque medidas como por exemplo, em São Paulo, Goiânia e Curitiba, foram adotadas para maior segurança dos envolvidos. Nesses locais, algumas regiões tem a velocidade máxima permitida de 40 km/h, com o objetivo de melhorar a segurança dos usuários mais vulneráveis do sistema viário, pedestres e ciclistas, buscando a convivência pacífica e a redução de acidentes e atropelamentos. Em meio a revolta de muitos motoristas, o fato é que de acordo com um estudo da Fundación Mafre “5 km/h a mais, uma vida a menos”, em atropelamentos a 40 km/h, o impacto é fatal para metade dos atropelados, já a 50 km/h, 90% das vítimas tem chances de morrer.
No ano passado, em São Paulo, os acidentes com vítimas nas marginais Tietê e Pinheiros, principais vias expressas da capital paulista, tiveram queda de 36% após a redução da velocidade máxima, segundo dados da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).
De acordo com a Publicação Gestão da velocidade: um manual de segurança viária para gestores e profissionais da área, produzida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), existem algumas ferramentas para a gestão da velocidade, como por exemplo:
Estabelecer zonas e limites de velocidade;
Mudar o comportamento com a regulamentação e fiscalização da velocidade;
Educação do público;
Soluções de engenharia como lombadas e rampas de velocidade.

A publicação completa você encontra aqui. 
(http://apps.who.int/iris/bitstream/10665/43915/4/9789275317099_por.pdf?ua=1)

Por isso, caros motoristas, mais calma, mais paciência e menos velocidade no trânsito. Mais vale chegar bem, do que chegar rápido.
Até a próxima.
*Artigo de Talita Inaba que é jornalista e colaboradora do Portal do Trânsito
Fonte - Portal do Trânsito  09/03/2016
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Labels: Cidades, Mobilidade, segurança no trânsito, Transito, Transportes, velocidade, velocidades reduzidas

Produção industrial inicia 2016 com alta em oito locais

Economia

Outros seis locais tiveram avanços neste tipo de comparação: Bahia (2,6%), Rio Grande do Sul (2,5%), Ceará (2,4%), Paraná (2,2%), Região Nordeste (1,5%) e São Paulo (1,1%).

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

foto - ilustração
A produção industrial cresceu em oito dos 14 locais pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na passagem de dezembro de 2015 para janeiro. As principais altas foram registradas em Santa Catarina (3,7%) e no Pará (3,3%), de acordo com dados da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física Regional.
Outros seis locais tiveram avanços neste tipo de comparação: Bahia (2,6%), Rio Grande do Sul (2,5%), Ceará (2,4%), Paraná (2,2%), Região Nordeste (1,5%) e São Paulo (1,1%). Seis estados tiveram queda na produção, apesar do avanço da média nacional, de 0,4%: Pernambuco, Amazonas e Espírito Santo (os três com recuo de 2,1%), Rio de Janeiro (com decréscimo de 1,5%), Goiás e Minas Gerais (ambos com queda de 1%).
Na comparação com janeiro de 2015, 12 dos 15 locais pesquisados tiveram queda na produção, sendo as mais intensas verificadas no Amazonas (-30,9%), Pernambuco (-29,4%) e Espírito Santo (-26,3%). Apenas três estados tiveram alta: Pará (10,5%), Bahia (10,3%) e Mato Grosso (9,3%).
No acumulado de 12 meses, houve queda também em 12 dos 15 locais pesquisados, com destaque para Amazonas (-18,4%), São Paulo (-11,7%) e Rio Grande do Sul (-11,3%). Três estados tiveram aumento da produção: Mato Grosso (4,8%), Pará (4%) e Espírito Santo (0,6%).
Fonte - Agência Brasil  09/03/2016
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Labels: alta na produção, Brasil, crescimento, economia, estados, industria, notícias, produção industrial

Sistema Ferry-Boat de Salvador/Itaparica opera nesta quarta (9) com quatro (4) embarcações

Travessia Marítima

O sistema Ferry-Boat de Salvador/Itaparica opera nesta quarta feira (9) com quatro (4) embarcações,Pinheiro, Rio Paraguaçu, Dorival Caymmi e Maria Bethânia,com saídas regulares de hora em hora.

Da Redação
foto - ilustração/ITS
O sistema Ferry-Boat realiza as travessias Salvador/Ilha de Itaparica/Salvador nesta manhã de quarta-feira (09) tendo as embarcações Pinheiro, Rio Paraguaçu, Dorival Caymmi e Maria Bethânia à disposição. As saídas ocorrem nos horários regulares (de hora em hora), e além disso, viagens extras ocorrem sempre que há um aumento da demanda. Neste momento, o fluxo segue tranquilo nos terminais São Joaquim e Bom Despacho.
A venda das passagens para o serviço Hora Marcada é feita somente através do site https://portalsits.internacionaltravessias.com.br, e atende, exclusivamente, aos condutores de veículos (e seus respectivos passageiros). O pagamento para esta modalidade pode ser feito através dos cartões de débito ou crédito. O sistema Ferry-Boat dispõe de uma Central de Atendimento ao Cliente (CAC), localizada no Terminal São Joaquim, aberta de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, das 7h às 13h (contatos: 71 3032-0475 e cac@internacionaltravessias.com.br).
Com informações da Internacional Travessias Salvador  09/03/2016
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Labels: Ferry-Boat, Internacional Travessias Salvador, Itaparica, notícias, Salvador, transporte marítimo, Transportes, Travessia marítima

STF decide hoje se o ministro da Justiça pode continuar no cargo

Política

A corte vai julgar um recurso no qual o PPS alega que o ministro, que é membro do Ministério Público da Bahia (MP-BA), não poderia ser nomeado.Para o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, não há ilegalidade na acumulação dos cargos. 

André Richter
Repórter da Agência Brasil
Valter Campanato/Agência Brasil
O Supremo Tribunal Federal (STF) deve decidir hoje (9) se o ministro da Justiça, Wellington César Lima e Silva, poderá continuar no cargo. A corte vai julgar um recurso no qual o PPS alega que o ministro, que é membro do Ministério Público da Bahia (MP-BA), não poderia ser nomeado.
Ontem (8), o ministro Gilmar Mendes, que é relator do recurso, disse que o STF tem posição contrária à acumulação dos dois cargos. “O tribunal tem uma posição bastante clara [em relação a casos de secretário de Estado], dizendo que não pode haver esse tipo de exercício de cargo ou função. Se o tribunal mantiver a jurisprudência, me parece que não é dado a membro de Ministério Público ocupar funções no Executivo”, afirmou Mendes.
Para o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, não há ilegalidade na acumulação dos cargos. "Não há mal intrínseco para o Ministério Público e suas finalidades institucionais com a nomeação de um de seus membros – previamente afastado – para exercer funções como as de ministro ou secretário em áreas como justiça, segurança pública e meio ambiente. Na realidade, essas nomeações podem ser extremamente benéficas na consecução dos objetivos institucionais da instituição".
Na última sexta-feira (4), a juíza Solange Salgado de Vasconcelos, da 1ª Vara Federal de Brasília, atendeu a uma ação do deputado federal Mendonça Filho (DEM-PE) e suspendeu a nomeação do ministro. Após a decisão, o presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, desembargador Cândido Ribeiro, atendeu a pedido da Advocacia-Geral da União (AGU) para suspender a liminar.
Diante da polêmica sobre sua nomeação, o ministro pediu exoneração da função de procurador-geral de Justiça adjunto do MP-BA, mas se manteve no cargo vitalício de procurador.
O texto constitucional prevê que os membros do Ministério Público podem exercer “outras funções que lhe forem conferidas, desde que compatíveis com sua finalidade, sendo-lhe vedada a representação judicial e a consultoria jurídica de entidades públicas”. O artigo também foi usado pela AGU para embasar o pedido de suspensão da liminar que impediu a posse do novo ministro da Justiça.
Fonte - Agência Brasil  09/03/2016
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Labels: Julgamento, ministro da Justiça, nomeação, notícias, Política, STF, Wellington César Lima e Silva

Obras de mobilidade para Olimpíadas serão marco para o Rio de Janeiro, afirma ministro

Transportes sobre trilhos

As obras fazem parte dos empreendimentos que o governo federal investe para o legado das Olímpiadas. O VLT deverá será inaugurado em abril, com 18 estações, e vai ligar o aeroporto Santos Dumont à Rodoviária. Também serão inauguradas, nos próximos meses, cinco estações da Linha 4 do metrô, que interligarão Ipanema e Barra da Tijuca.

Ministério das Cidades

O ministro das Cidades, Gilberto Kassab, vistoriou hoje (07) as obras do VLT - Veículo Leve sobre Trilhos e da Linha 4 do metrô do Rio de Janeiro. As obras fazem parte dos empreendimentos que o governo federal investe para o legado das Olímpiadas. O VLT deverá será inaugurado em abril, com 18 estações, e vai ligar o aeroporto Santos Dumont à Rodoviária. Também serão inauguradas, nos próximos meses, cinco estações da Linha 4 do metrô, que interligarão Ipanema e Barra da Tijuca. Para Kassab, essas obras serão um marco na melhoria da qualidade de vida da população do Rio de Janeiro.
Durante a visita, acompanhado do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, o ministro falou da importância do VLT para a cidade. “É evidente que, com a conclusão dessas intervenções, Rio de Janeiro se transformará, não apenas por causa do VLT, mas com a reurbanização. O município vive uma situação diferenciada graças à visão do Eduardo Paes e do governador Pezão. O que vemos hoje é um canteiro de obras com prazo justo e em sintonia com o governo federal”, afirmou.
Segundo Kassab, o governo federal dá todo o apoio, inclusive com recursos financeiros. “As parcerias são importantes e no VLT tem capital da União, da prefeitura e de empresas, num modelo de parceria moderna. O cronograma está dentro do esperado, e o profissionalismo das nossas equipes criou uma eficiência que vai deixar um grande legado para a cidade, não apenas para as Olimpíadas, mas para toda a população”, explicou.
Legado – Mais tarde, ao visitar a Linha 4 da Estação do Metrô, acompanhado do governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, o ministro das Cidades lembrou que essa obra é a mais emblemática de todas, em relação ao legado para a cidade. O governador Pezão reconheceu o esforço do governo federal e destacou as parcerias. “A obra é praticamente uma cidade embaixo da terra. O metrô está sendo construído num prazo relativamente curto graças ao governo federal. Tenho certeza que faremos mais parcerias para investir em obras públicas fundamentais para a população”, concluiu.

VLT – O VLT ligará o Centro e a região portuária em 28 Km e 32 paradas. A sua operação será 24 horas por dia nos sete dias da semana. O projeto fortalece o conceito de transporte público integrado ao conectar metrô, trens, barcas, teleférico, BRTs, redes de ônibus convencionais e aeroporto (Santos Dumont). O sistema terá capacidade de transportar 300 mil passageiros por dia. A implantação do novo meio de transporte tem custo avaliado em R$ 1,157 bilhão, sendo R$ 532 milhões com recursos federais do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade Grandes Cidades por meio de recursos do Orçamento Geral da União (OGU), e R$ 625 milhões viabilizados por meio de uma parceria público-privada (PPP) da Prefeitura do Rio.
A distância média entre as paradas será de 400 metros. Serão 32 trens e cada composição comporta 420 passageiros, e o tempo máximo de espera entre um trem e outro vai variar de 3 a 15 minutos, de acordo com a linha. Os trens não têm fios superiores em rede aérea e são alimentados por duas fontes de energia: um terceiro trilho energizado e supercapacitores.
As estações e pontos de parada serão dotados de plataformas acessíveis a todos os usuários de forma fácil, segura e confortável. As plataformas contarão com linha de piso tátil (próprio para portadores de deficiência visual) em toda a sua extensão e rampas de acesso suaves e antiderrapantes.

Linha 4 – A Linha 4 que ligará Ipanema a Barra da Tijuca vai transportar mais de 300 mil pessoas por dia e retirar das ruas cerca de 2 mil veículos por hora/pico. Com a nova linha, o passageiro poderá utilizar todo o sistema metroviário da cidade com uma única tarifa. Serão seis estações (Jardim Oceânico, São Conrado, Gávea, Antero de Quental, Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz) e aproximadamente 16 quilômetros de extensão. O projeto é o maior legado em transporte e mobilidade urbana dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
Fonte - Ministério das cidades  08/03/2016
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Labels: Metrô, Ministério das cidades, Ministro das Cidades, Mobilidade, Obras, Obras de mobilidade, Olimpíadas, rio, Transportes sobre trilhos, VLT

terça-feira, 8 de março de 2016

Obras do Metrô de Salvador avançam em ritmo acelerado na Avenida Paralela

Metrô de Salvador

Mesmo com os tapumes no canteiro central, quem passa pela Avenida Paralela se impressiona com o avanço das obras. As estações do Imbuí e do CAB estão recebendo a cobertura. O lugar onde ficava a lagoa do Imbuí tornou-se um canteiro de obras, e assim ficará até o final das intervenções. O lago artificial vai ser reconstruído com um projeto paisagístico. Mas a grande transformação, segundo Luís Valença, será na qualidade de vida do soteropolitano e de quem visita Salvador.

Da Redação
foto - Camila Souza/Gov.Ba
Com 22% concluídos, as obras da Linha 2 do metrô de Salvador contam com 14 canteiros implantados e dez estações em construção, sendo a mais avançada a do Acesso Norte (86%), que já recebe os retoques finais. Outra que avança é a do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/BA), com 48,5% das obras físicas concluídas. Nesta terça-feira (8), as intervenções das estações do Imbuí e do Centro Administrativo da Bahia (CAB) receberam a visita do secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Carlos Martins, dos presidentes da CCR Metrô Bahia, Luis Valença, e da Companhia e Transportes da Bahia (CTB), Eduardo Copello, além de jornalistas.
Segundo Martins, a previsão é que o Trecho Acesso Norte/Rodoviária esteja concluído até setembro deste ano. Outro trecho, Imbuí-Mussurunga, terá todas as estações prontas até o final de 2016, e a Estação Aeroporto deve ser entregue em abril de 2017. Satisfeito com o cronograma, ele enfatizou que as obras estão em ritmo acelerado. “Também são importantes a geração de seis mil empregos diretos e o aquecimento da economia, pois todo o material é comprado no comércio local”.
Mesmo com os tapumes no canteiro central, quem passa pela Avenida Paralela se impressiona com o avanço das obras. As estações do Imbuí e do CAB estão recebendo a cobertura. O lugar onde ficava a lagoa do Imbuí tornou-se um canteiro de obras, e assim ficará até o final das intervenções. O lago artificial vai ser reconstruído com um projeto paisagístico. Mas a grande transformação, segundo Luís Valença, será na qualidade de vida do soteropolitano e de quem visita Salvador.

Retornos serão todos por viadutos
foto - Camila Souza/Gov.Ba
Valença explicou que grande parte dos retornos na Paralela é feito pelo canteiro central, o que é impróprio para uma via expressa. “A pessoa tem que desacelerar em uma via de alta velocidade à esquerda e depois, do outro lado, fazer a aceleração entrando no fluxo de alta velocidade. Todos os retornos serão feitos por viadutos, entrando nas vias de baixa velocidade, acabando com esse problema”.
O presidente da CCR também falou dos benefícios para os pedestres. “Hoje, um pedestre usa sinaleiras e passarelas para atravessar a Paralela. Já recebemos uma determinação do Governo do Estado para construir passarelas em todos os lugares onde hoje há semáforos, além das oito estações na Avenida Paralela, que também serão pontos de passagem de alta qualidade”.
Valença destacou que a grande conquista será quando o metrô estiver em operação. “O passageiro vai deixar de usar o carro e poder utilizar pela primeira vez, na história da cidade, um transporte público de qualidade. Do aeroporto até o Acesso Norte, a viagem vai durar menos de 30 minutos, com ar condicionado e conforto”.

Outros detalhes
foto - Camila Souza/Gov.Ba
Os 14 canteiros implantados são no Acesso Norte, Detran, Rodoviária, Pernambués, Posto 1, Imbui, CAB, Canteiro Central, Pituaçu, Central de Concreto, Flamboyant, Tamburugy, Bairro da Paz e Mussurunga. A implantação da via permanente e colocação dos trilhos também estão em execução em alguns trechos ao longo da Linha 2, sendo o trecho entre acesso Norte e Detran, o mais avançado.
Três novos retornos viários em forma de viadutos, já aprovados junto à Transalvador, serão implantados - na região de Flamboyant (na altura da Ferreira Costa), no sentido Aeroporto – Centro; na região de Tamburugy (depois do Le Parc e Alphaville), no sentido Centro–Aeroporto; e na região do acesso à Stella Maris, no sentido Stella Maris - Centro. No final da obra, no sentido Centro-Aeroporto, a Paralela terá nove retornos e no outro sentido, sete.

Mobilidade Salvador
foto - Camila Souza/Gov.Ba
Eduardo Copello enfatizou que o Governo do Estado está desenvolvendo um grande programa de mobilidade para Salvador e região metropolitana. “O metrô, com seus 41 quilômetros nas duas linhas, vai se somar ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que substituirá o trem do subúrbio. Hoje, o sistema tem 13,5 quilômetros, indo da Calçada até Paripe, e será ampliado até o Comércio, ficando com 18,5 quilômetros. Este VLT será interligado ao metrô, com mais 3,5 quilômetros”.
Copello também ressaltou a construção as duas grandes vias transversais. Elas vão da costa atlântica até a Baía de Todos-os-Santos. “Este conjunto será totalmente integrado e proporcionará a Salvador e à região metropolitana, uma das melhores mobilidades do País”.
Com informações da Secom  08/02/2016
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Labels: Bahia, CCR Metrô Bahia, construção da linha 2, CTB, linha 2 de Salvador, Metrô, Metrô de Salvador, obras do metrô, Salvador, Transportes sobre trilhos
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