sábado, 28 de julho de 2018

O sol está mudando de forma e não sabemos o porquê

Ciência 

O Sol cresce e encolhe a cada 11 anos em 1 a 2 quilômetros. Coloquialmente, você poderia muito bem dizer que respira, embora muito lentamente segundo artigo publicado no The Astrophysical Journal.

Engenharia é

De acordo com um novo artigo no The Astrophysical Journal, o Sol cresce e encolhe a cada 11 anos em 1 a 2 quilômetros. Coloquialmente, você poderia muito bem dizer que respira, embora muito lentamente.
É muito fraco “inalar” e “exalar”, com esses quilômetros extras aumentando o raio do Sol em apenas 0,00029 por cento no máximo. Com isso em mente, é incrível que a equipe do Instituto de Tecnologia de Nova Jersey e da Universidade da Côte d’Azur tenha conseguido detectá-lo.
Como em vários estudos recentes, a equipe se concentrou nos fluxos de plasma que escapavam e retornavam à superfície solar – fios de gás ionizado altamente energéticos. Acontece que as frequências das ondas de plasma que atravessam a estrela não são muito diferentes das ondas sonoras emitidas por um instrumento musical.
Digamos que você tenha um saxofone, porque você gosta de jazz. Você toca uma nota, o barulho sai e tudo está bem. Agora, se a tubulação dentro do saxofone de repente se expandisse para fora, o tom daquela nota cairia. Esprema tudo, e o arremesso seria mais alto.
O Sol é um pouco como um saxofone nesse sentido. As frequências dessas ondas mudam dependendo de quão grande é o Sol, e isso pode ser medido com bastante precisão pelos cientistas da Terra. Não foi fácil, no entanto; afinal, foram necessários 21 anos de observações usando dois telescópios espaciais da NASA para fazer essa descoberta. O que os cientistas acreditam é que toda essa “respiração” solar tem a ver com o ciclo solar.
Fonte - Revista Amazônia  27/07/2018

sexta-feira, 27 de julho de 2018

Novo VLT de Teresina passa por testes e metrô deve deixar de funcionar até outubro

Transportes sobre trilhos  🚄

O segundo trem dos três adquiridos pelo governo chegou a capital na última segunda-feira e de acordo com o secretário, ainda está passando por testes dinâmicos para que entre em funcionamento.Mesmo quando os novos VLTs já estiverem todos em funcionamento, o tempo de viagem continuará sendo o mesmo dos antigos trens.Como a linha férrea é antiga, eles precisam operar com limite de velocidade, em torno de 40 e 50 km.

Cidade Verde

O secretário de Transportes do Piauí, Guilhermano Pires, informou nesta segunda-feira (23) que ainda estão sendo realizados os testes no novo Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Teresina, que foi adquirido pelo governo do estado. De acordo com o secretário, o metrô, que ainda faz o transporte de passageiros, deve sair totalmente de operação até outubro, já que em seu lugar devem ficar os  três novos VLTs.
Guilhermano disse que estão sendo feitos reparos em alguns pontos críticos nos trilhos para que o VLT continue em funcionamento. O segundo VLT dos três adquiridos pelo governo chegou a capital na última segunda-feira e de acordo com o secretário, ainda está passando por testes dinâmicos para que entre em funcionamento.
Mesmo quando os novos VLTs já estiverem todos em funciomento, ele diz que o tempo de viagem continuará sendo o mesmo. “Como a linha férrea é antiga, eles precisam operar com limite de velocidade, em torno de 40 e 50 km.
Acredito que o tempo da viagem só poderá ser reduzido depois que for feita a revitalização dos trilhos, cuja licitação deve sair em agosto”, afirmou o secretário. Os veículos contiuarão fazendo a linha do bairro Dirceu Arcoverde, na zona Sudeste, até o Centro.
“Está tudo acontecendo de forma normal, dentro do previsto. O VLT ainda está passando pelos testes dinâmicos, que duram de 10 a 15 dias e somente depois vai entrar em operação. Paralelo a isso, estão sendo feitos reparos nos trilhos, naqueles trechos que estão muito desgastados."Os trens antigos deverão sair totalmente de operação até outubro”, contou.
A setrans informou que no total, a primeira etapa do projeto contará com três VLTs, com capacidade total para transportar até 1.800 passageiros, por viagem. De acordo com o cronograma, o terceiro VLT deve chegar à capital no mês de agosto. A previsão é de que os três estejam em pleno funcionamento até o final de setembro.
Também de acordo com Guilhermano, no início de agosto será lançada a licitação do projeto básico de revitalização dos trilhos do metrô e reforma das estações. “Acreditamos que no mês de agosto vai ser publicada a licitação para contratação do projeto básico e executivo para que as obras comecem até o primeiro semestre da semana que vem”.
O projeto básico tem um orçamento de aproximadamente R$ 450 milhões. Além desse projeto, ele disse que o processo licitatório para a expansão da linha férrea será lançado em setembro deste ano, contudo, não soube informar qual será o valor do investimento nem quando as obras deverão começar.
Fonte - Abifer  27/07/2018

quinta-feira, 26 de julho de 2018

Bombardier deverá fornecer 66 trens novos para o Metrô de Cingapura

Transportes sobre trilhos  🚇

Os trens terão seis carros cada, e substituirão os antigos 66 trens que operam desde 1987. As composições serão projetadas na Alemanha, e fabricados na China com entregas previstas pela fábrica de Changchun da Bombardierprevista das primeiras unidades em 2021.

Da Redação
Bombardier
A  Bombardier recebeu da Land Transport Authority  uma encomenda para o fornecimento de 66 novos trens para o sistema metroviário de Cingapura, em um contrato anunciado em 25/07 no valor de  US $ 827 milhões.
Os trens terão seis carros cada, e substituirão os antigos 66 trens que operam desde 1987. As composições serão projetadas na Alemanha, e fabricados na China com entregas previstas pela fábrica de Changchun da Bombardierprevista das primeiras unidades em 2021.
Os trens terão ainda um sistema de autoteste embarcado,que verifica automaticamente se os veículos estão em condições de operar normalmente, além de um Sistema de Inspeção de Faixa Automática (Automatic Track Inspection – ATI), que monitora a condição da via.
Os trens contarão com recursos internos que incluirão mais espaços multifuncionais,e assentos reclináveis.
Pregopontocom 26/07/2018

quarta-feira, 25 de julho de 2018

Metrô de Salvador terá horário estendido nesta quarta(25)

Transportes sobre trilhos  🚇

O horário será estendido apenas para embarque de passageiros,na estação de Pituaçu,após a termino do jogo,as demais estações das Linhas 1 e 2 terão o horário ampliado apenas para desembarque. 

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
O Metrô de Salvador estenderá o de operação da estação Pituaçu, nesta quarta(25) até as 0h30,madrugada dequinta(26) em razão do jogo que será realizado no estádio de Pituaçu com inicio as 21h45. O terminal de ônibus que faz a integração com a estação pituaçu do metrô funcionará até a 1h,madrugada de quinta(26)
O horário será estendido apenas para embarque de passageiros,na estação de Pituaçu,após a termino do jogo,as demais estações das Linhas 1 e 2 terão o horário ampliado apenas para desembarque.
O sistema Metroviário de Salvador opera com duas linhas com 19 estações no total,8 na linha 1 e 11 na linha 2.O sistema tem ao todo 32 Km de linhas sendo 12km na linha 1(Lapa/Pirajá) e 20km na linha 2(Acesso Norte/Aeroporto).
A operação do sistema tem inicio normalmente as 5h e o encerramento as 24h 
Pregopontocom  25/07/2018

Ferry-Boat (Salvador/Itaparica) tem movimento tranquilo nesta quarta(25)

Travessia Marítima  🚢

A ITS, administradora e operadora do sistema Ferry-Boat, informa que estão em operação as embarcações, Anna Nery, Zumbi dos Palmares, Dorival Caymmi e Rio Paraguaçu, com saídas nos horários regulares com intervalos de uma hora entre cada viagem.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
A travessia marítima entre Salvador e a ilha de Itaparica pelo sistema Ferry-Boat na tarde desta quarta(25) tem movimento tranquilo de passageiros e veículos,nos dois sentidos,nos terminais de São Joaquim e Bom Despacho
A ITS, administradora e operadora do sistema Ferry-Boat, informa que estão em operação as embarcações, Anna Nery, Zumbi dos Palmares, Dorival Caymmi e Rio Paraguaçu, com saídas nos horários regulares com intervalos de uma hora entre cada viagem. A embarcação Juracy Magalhães Jr. permanece de reserva(em stand by) e poderá entrar em operação realizando viagens a qualquer momento.
Alem do embarque na fila de espera os condutores de veículos contam com o serviço de Hora Marcada.Para utilizar o serviço os usuários devem consultar antecipadamente a disponibilidade de vagas e horários pelo site da ITS, -portalsits.internacionaltravessias.- e adquirir os bilhetes com pagamento exclusivo através de cartões de débito ou credito.
A ITS disponibiliza um Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) pelo número 0800 028 2723 para autoatendimento e acesso a informações sobre o sistema.
Com informações da ITS  25/07/2018

Governo investe menos de 18% do dinheiro para segurança e educação de trânsito

Trânsito  🚗 🚌 🚚  🚲

Dos R$ 5,42 bilhões de receitas destinadas entre 2013 e 2017 às ações de segurança e educação de trânsito, apenas R$ 964,29 milhões foram efetivamente aplicados (17,7%). As ações de educação para a cidadania no trânsito ficaram com apenas R$ 19,4 milhões, ou seja, 2% do valor investido nos últimos cinco anos. 

Portogente
foto - ilustração/Pregopontocom
O Fundo Nacional de Segurança e Educação de Trânsito (Funset) teve disponíveis para investir, entre 2013 e 2017, R$ 5,42 bilhões de receitas destinadas às ações de segurança e educação de trânsito. Porém, apenas R$ 964,29 milhões foram efetivamente aplicados (17,7%). As ações de educação para a cidadania no trânsito ficaram com apenas R$ 19,4 milhões, ou seja, 2% do valor investido nos últimos cinco anos. Esses dados estão no boletim Economia em Foco da Confederação Nacional do Transporte (CNT) do mês de julho.
Durante o mesmo período, os acidentes registrados nas rodovias federais policiadas custaram ao Brasil R$ 34,24 bilhões. “A situação expõe uma completa falta de atenção a um dos principais instrumentos de política pública com capacidade de reduzir a quantidade de acidentes envolvendo veículos automotores no país por meio da mudança de comportamento dos condutores”, afirma o presidente da CNT, Clésio Andrade.
O fundo tem como principais receitas o repasse de 5,0% do valor das multas de trânsito aplicadas e 5,0% da arrecadação do seguro Dpvat (Danos pessoais causados por veículos automotores de vias terrestres). Juntas, elas responderam por 69,9% das receitas vinculadas ao FUNSET em 2017.
Outro estudo da CNT indica como a sinalização tem impacto na segurança viária. Em Acidentes Rodoviários e a Infraestrutura, divulgado pela CNT em junho desse ano, entre os fatores que determinam a ocorrência de um acidente estão o humano e o social. Esses são fatores contribuem para a ocorrência de acidentes com vítimas nas rodovias brasileiras. Por isso, ações de informação e de educação de trânsito são importantes para reduzir os acidentes.
Os resultados do estudo evidenciam que a sinalização é o fator mais relevante para à segurança viária. Os trechos que possuem sinalização classificada como péssima, têm, em média, 10,7 mortes por cada 100 acidentes, índice 2 vezes maior do que nos trechos em que a sinalização é considerada ótima.
O estudo também mostra que em locais com placas totalmente legíveis, o número de mortos por 100 acidentes é de 7,1, contra 20,7 nos trechos em que as placas estão classificadas como ilegíveis, ou seja, o risco quase 3 vezes maior.
O Estudo Acidentes Rodoviários e a Infraestrutura mostra que a frota brasileira de veículos cresceu 95,6% entre 2007 e 2017, contra uma ampliação de apenas 11,3% da malha rodoviária federal. O aumento da frota, associado às condições inadequadas da infraestrutura rodoviária existente, potencializou a ocorrência de acidentes e de óbitos. Já em países mais desenvolvidos, apesar do crescimento das frotas, o número de acidentes caiu.
Fonte - Portogente  25/07/2018

terça-feira, 24 de julho de 2018

Mortalidade infantil, pobreza e fome em alta: o Brasil real, não o da ficção.

Ponto de Vista  🔍

Há duas semanas O " Hora do Voto", comandado por Maria Lydia, entrevistou Flávio Rocha. Bilionário, dono da Riachuelo e pré-candidato à presidência pelo PRB. Então perguntei a ele se em agosto ainda o teríamos como candidato. "Pode ter certeza", respondeu Flavio Rocha. Na sexta-feira ele desistiu de ser candidato.Discurso de Flávio Rocha: "O Brasil é um país socialista há cem anos". Estado é entrave absoluto para o progresso e o "O Mercado" deve ser absolutamente livre.Esse discurso funciona para o topo, mas não cola nos esfomeados andares de baixo. Motivo para a desistência de Flavio Rocha: falta de votos.

Bob Fernandes 



imagem - YouTube/arquivo

Investimentos em rodovias e ferrovias caem entre 2016 e 2017

Infraestrutura  🚉  🚚

Conforme o Conjuntura do Transporte, o ano de 2017 foi o quarto seguido de queda dos investimentos privados em infraestrutura rodoviária de transporte, que chegou a alcançar o pico de R$ 8,9 bilhões em 2012.

Evie Gonçalves
Agência CNT de Notícias

foto - ilustração/arquivo
Os investimentos públicos e privados em rodovias e ferrovias caíram entre 2016 e 2017. É o que revela o boletim Conjuntura do Transporte - Investimentos em Transporte Terrestre, divulgado, nesta terça-feira (24), pela CNT (Confederação Nacional do Transporte).
Segundo o documento, os aportes privados em rodovias, em 2017, foram 2,9% menores do que os do ano anterior. Nas rodovias públicas federais, os investimentos caíram 10%: em 2017, fora​m R$ 7,98 bilhões, ante R$ 8,86 bilhões investidos em 2016.
Conforme o Conjuntura do Transporte, o ano de 2017 foi o quarto seguido de queda dos investimentos privados em infraestrutura rodoviária de transporte, que chegou a alcançar o pico de R$ 8,9 bilhões em 2012. Duas das explicações para a diminuição dos aportes são a crise econômica e a recessão de 2015-2016, que trouxeram dificuldades para algumas empresas, sobretudo para as da terceira etapa do Programa Federal de Concessões.
Em relação às ferrovias, os investimentos privados foram 11,9% menores, em 2017 (R$ 5,25 bilhões), na comparação com 2016 (R$ 5,95 bilhões). Já os aportes nas ferrovias públicas administradas pela Valec caíram 46,7% entre um ano e outro. Os principais investimentos no ano passado foram destinados à construção de trechos da Fiol (Ferrovia de Integração Oeste-Leste) – 50,8% – e da Ferrovia Norte-Sul – 35,2%. A primeira liga Ilhéus (BA) a Figueirópolis (TO), e a segunda vai de Porto Nacional (TO) a Estrela d’Oeste (SP).
A CNT avalia que a prorrogação antecipada das concessões ferroviárias seria a melhor saída para o governo estimular investimentos no setor. A título de exemplo, segundo o estudo, a cada R$ 1 milhão aplicado no setor, o retorno para a economia seria de R$ 3,1 milhões. Já para o setor rodoviário, uma possível solução seria a reedição da MP nº 800, que caducou em fevereiro, alongando o prazo das obras nas rodovias de modo a garantir e aumentar a capacidade de investimento das concessionárias.
Fonte - Ag.CNT de Notícias  24/07/2018

Perigos ambientais nos trilhos da Norte-Sul

Transportes sobre trilhos  🚄

A Procuradoria do MPF, ajuizou o pedido de revisão do licenciamento ambiental do trecho sul da ferrovia Norte-Sul, após tomar ciência de que a Valec, empresa estatal responsável pela construção da linha férrea, vem descumprindo uma ordem liminar de 2016 que proíbe o avanço dos trabalhos sobre áreas por onde passem canos de escoamento de vinhaça, um resíduo da destilação do álcool.

Portogente
Portogente
O Ministério Público Federal voltou a acionar a Justiça para que o licenciamento ambiental do trecho sul da Ferrovia Norte-Sul seja revisto. A Procuradoria ajuizou o pedido após tomar ciência de que a Valec, empresa estatal responsável pela construção da linha férrea, vem descumprindo uma ordem liminar de 2016 que proíbe o avanço dos trabalhos sobre áreas por onde passem canos de escoamento de vinhaça, um resíduo da destilação do álcool. No início do mês, um dos dutos na região de Fernandópolis (SP) se rompeu devido à continuidade da obra, causando o derramamento da substância corrosiva que pode contaminar o solo, lençóis freáticos e cursos d’água.
Com o requerimento protocolado, o MPF pede que a Justiça determine ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) a imediata revisão do processo de licenciamento e que exija da Valec estudos sobre a viabilidade da obra em áreas onde haja adutoras. A Procuradoria quer também que a autarquia federal fiscalize o andamento da construção para garantir o cumprimento da liminar de 2016. Na época, o MPF já havia formulado todos esses pedidos no âmbito de uma ação civil pública, mas a 1ª Vara Federal de Jales não os acolheu, limitando-se a ordenar a suspensão dos trabalhos da Valec na região e a estabelecer multa de R$ 1 mil diários em caso de desrespeito à decisão.
“A desobediência da Valec à ordem exarada por este Juízo demonstra que, além da aplicação da multa, é necessário medidas complementares para evitar que danos venham a ser causados pela ação da empresa, o que necessariamente passa pela atuação mais incisiva do Ibama”, destacou o procurador da República Carlos Alberto dos Rios Junior, autor do requerimento. “A flagrante omissão do Ibama vem contribuindo para o risco de ocorrência de evento potencialmente causador de poluição do solo e de águas”.
O procurador ajuizou também um pedido de execução provisória de multa contra a Valec, no qual exige o pagamento de R$ 23 mil. A quantia corresponde aos 23 dias de desrespeito à liminar desde o fim do mês passado, quando a empresa Alcoeste, proprietária das adutoras, alertou ao MPF a realização de novas intervenções da estatal na área. Por fim, a Procuradoria quer que o valor diário da multa em eventuais novos episódios de descumprimento da decisão seja elevado para R$ 10 mil, tanto para a Valec quanto para o Ibama.
Fonte - Portogente  24/07/2018

segunda-feira, 23 de julho de 2018

Sistema Ferry-Boat,Salvador/Itaparica, tem movimento tranquilo nesta segunda (23)

Travessia marítima  🚢

Na tarde desta segunda (23), o fluxo de passageiros e veículos está tranquilo nos dois terminais,de São Joaquim e Bom Despacho.O sistema opera com quatro embarcações com saídas com intervalos de uma hora entre cada viagem.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
A ITS, administradora e operadora do sistema Ferry-Boat, que realiza a travessia marítima entre a ilha de Itaparica e Salvador informa que estão em operação as quatro embarcações Rio Paraguaçu, Zumbi dos Palmares, Dorival Caymmi e Maria Bethânia, com saídas nos horários regulares com intervalos de uma hora entre cada viagem Duas embarcações, Ivete Sangalo e Anna Nery estão na reserva(em stand by) e poderão entrar na operação realizando viagens a qualquer momento. Na tarde desta segunda (23), o fluxo de passageiros e veículos está tranquilo nos dois terminais,de São Joaquim e Bom Despacho.
Em razão da capacidade de atendimento das embarcações,os usuários do sistema deve ficar atentos e é importante chegar com alguma antecedência ao horário pretendido. O terminal de embarque conta com sistema eletrônico que encerra o acesso de pedestres e veículos sempre que a venda atinge a capacidade de cada embarcação, e também quando é finalizado o procedimento de embarque.
Para utilizar o serviço de Hora Marcada,exclusivo para condutores de veículos,o usuário deverá verificar a disponibilidade de vagas antecipadamente através do site da ITS -portalsits.internacionaltravessias.- Esse serviço é pago exclusivamente através de cartões de débito pu credito.
O Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da administradora disponibiliza o número 0800 028 2723 para dúvidas e informações sobre o sistema.
Com informações da ITS  23/07/2018

domingo, 22 de julho de 2018

Parque Verde Atividades - Não ao BRT

Defesa da Natureza/Sustentabilidade  🌱🌴 👪👫

Atividades realizadas no domingo 22/07/18 pelos movimentos Sociais e Sociedade Civil que fazem parte do Movimento Não ao BRT em Salvador. Movimento em defesa da Natureza,da  Sustentabilidade,da ocupação dos espaços públicos,e Mobilidade Sustentável. Existem outras alternativas,mais inteligentes,menos degradantes, com custos menores de implantação,mais racionais e eficientes, menos agressiva ao meio ambiente que não interferem de maneira negativa no tecido urbano e na paisagem da cidade.

Salvador Sobre trilhos


foto da Mobilização