O segundo trem dos três adquiridos pelo governo chegou a capital na última segunda-feira e de acordo com o secretário, ainda está passando por testes dinâmicos para que entre em funcionamento.Mesmo quando os novos VLTs já estiverem todos em funcionamento, o tempo de viagem continuará sendo o mesmo dos antigos trens.Como a linha férrea é antiga, eles precisam operar com limite de velocidade, em torno de 40 e 50 km.
Cidade Verde
Guilhermano disse que estão sendo feitos reparos em alguns pontos críticos nos trilhos para que o VLT continue em funcionamento. O segundo VLT dos três adquiridos pelo governo chegou a capital na última segunda-feira e de acordo com o secretário, ainda está passando por testes dinâmicos para que entre em funcionamento.
Mesmo quando os novos VLTs já estiverem todos em funciomento, ele diz que o tempo de viagem continuará sendo o mesmo. “Como a linha férrea é antiga, eles precisam operar com limite de velocidade, em torno de 40 e 50 km.
Acredito que o tempo da viagem só poderá ser reduzido depois que for feita a revitalização dos trilhos, cuja licitação deve sair em agosto”, afirmou o secretário. Os veículos contiuarão fazendo a linha do bairro Dirceu Arcoverde, na zona Sudeste, até o Centro.
“Está tudo acontecendo de forma normal, dentro do previsto. O VLT ainda está passando pelos testes dinâmicos, que duram de 10 a 15 dias e somente depois vai entrar em operação. Paralelo a isso, estão sendo feitos reparos nos trilhos, naqueles trechos que estão muito desgastados."Os trens antigos deverão sair totalmente de operação até outubro”, contou.
A setrans informou que no total, a primeira etapa do projeto contará com três VLTs, com capacidade total para transportar até 1.800 passageiros, por viagem. De acordo com o cronograma, o terceiro VLT deve chegar à capital no mês de agosto. A previsão é de que os três estejam em pleno funcionamento até o final de setembro.
Também de acordo com Guilhermano, no início de agosto será lançada a licitação do projeto básico de revitalização dos trilhos do metrô e reforma das estações. “Acreditamos que no mês de agosto vai ser publicada a licitação para contratação do projeto básico e executivo para que as obras comecem até o primeiro semestre da semana que vem”.
O projeto básico tem um orçamento de aproximadamente R$ 450 milhões. Além desse projeto, ele disse que o processo licitatório para a expansão da linha férrea será lançado em setembro deste ano, contudo, não soube informar qual será o valor do investimento nem quando as obras deverão começar.
Fonte - Abifer 27/07/2018
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito