sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

Funcionamento do sistema Ferry-Boat Salvador/Itaparica nesta sexta 06/01/2023

Travessia marítima - Transporte hidroviário 🚢

A operação de fim de ano no sistema Ferry-Boat acontece até 9 de janeiro de 2023, com as saídas regulares de hora em hora (de segunda a sábado das 5h às 23h30; e aos domingos e feriados, das 6h às 23h30), além de viagens extras, que ocorrem de acordo com a demanda. 

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
A ITS empresa que administra e opera o sistema Ferry-Boat na travessia Salvador/Itaparica, informa que em atendimento ao Decreto do Governo do Estado da Bahia, Nº 21.795 de 22 de dezembro de 2022, o uso de máscara permanece obrigatório no sistema Ferry-boat. A operação de fim de ano no sistema Ferry-Boat acontece até 9 de janeiro de 2023, com as saídas regulares de hora em hora (de segunda a sábado das 5h às 23h30; e aos domingos e feriados, das 6h às 23h30), além de viagens extras, que ocorrem de acordo com a demanda. Quatro embarcações estão realizando as travessias: Zumbi dos Palmares, Anna Nery, Ivete Sangalo e Maria Bethânia. Neste período, a administradora do serviço, conta com equipes de plantão dos principais setores responsáveis pela operação, além de equipes extras de apoio à segurança nos terminais, São Joaquim e Bom Despacho. Nesta sexta-feira, as embarcações à disposição da operação são: Zumbi dos Palmares, Anna Nery, Maria Bethânia e Ivete Sangalo. O movimento é intenso para veículos e tranquilo para passageiros no Terminal São Joaquim. Em Bom Despacho, o fluxo é tranquilo para as duas categorias.

Informações úteis 
Veículos pesados: No sentido terminal São Joaquim para Bom Despacho, a suspensão de embarque de caminhões permanece válida das 5h das sextas-feiras até às 15h dos sábados, como também das 5h de vésperas de feriados até às 5h do dia posterior ao seu retorno. No sentido terminal Bom Despacho para São Joaquim, a suspensão é válida das 5h dos domingos até às 5h da segunda-feira, como também das 5h do dia posterior ao feriado até às 5h do dia seguinte. Veículos pesados transportando alimentos e também pacientes em tratamento fora do domicílio, poderão embarcar normalmente no período de restrição.

Prevenção contra a Covid-19: São considerados limites de ocupação dos terminais e embarcações, direcionamento de fluxos operacionais.

Hora Marcada: Para verificar a disponibilidade de vagas do serviço exclusivo aos condutores de veículos é necessário acessar o site www.internacionaltravessias.com.br. As passagens são disponibilizadas no site com 30 dias de antecedência.

Canal de Atendimento ao Cliente: O contato com a ITS para dúvidas,sugestões ou reclamações sobre o sistema Ferry-Boat pode ser feito pelo e-mail demandas@internacionaltravessias.com.br e também através do telefone (71) 3103-2050, com funcionamento de segunda a sexta, de 8:00 às 18:00.

SAC Digital: Veículos de passeio podem realizar agendamento por meio do SAC Digital (app e www.sacdigital.ba.gov.br), plataforma eletrônica de serviços do Estado. Diferente do serviço Hora Marcada, nesta modalidade de agendamento não é necessário efetuar o pagamento antecipado e também não há taxa de serviço. O motorista só paga pelo bilhete da passagem ao se apresentar no guichê, momentos antes de realizar a viagem. O cliente deve comparecer com 60 minutos de antecedência ao horário agendado para embarque.

Bilheteria: A bilheteria do Sistema Ferry-Boat é eletrônica, considera as capacidades das embarcações a cada viagem. Atendimento preferencial: O atendimento a passageiros com passe livre e gratuidades por lei, é feito por meio de guichês exclusivos, como já praticado em outros feriados.

Ferry-Card: A troca ou entrega de novos cartões funciona de segunda a sexta, das 8h30 às 12h, e das 13h30 às 17h (fechado aos sábados, domingos e feriados), no Terminal São Joaquim, mediante presença do titular, com documento com foto. 
Pregopontocom 06/01/2023

Deputados de Minas pedem a Lula que revogue privatização do metrô de BH

Transportes sobre trilhos - Privatzação 🚇

O documento, assinado por parlamentares de PT, PCdoB, PV e Psol, foi remetido ao Palácio do Planalto nesta quinta-feira (5/1). O trem urbano foi concedido em dezembro passado à empresa paulista Comporte Participações S/A. A companhia arrematou o modal por R$ 25,7 milhões. A privatização do metrô ocorreu em meio a protestos de trabalhadores do modal, que deflagrou greve para tentar impedir a venda. Paralelamente, o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) chegou a recomendar a paralisação do processo de desestatização. 

Estado de Minas / RF
foto - ilustração/arquivo
Um grupo de 24 deputados federais e estaduais eleitos por Minas Gerais enviou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) um ofício pedindo a revogação do leilão que concedeu o metrô de Belo Horizonte à iniciativa privada. O documento, assinado por parlamentares de PT, PCdoB, PV e Psol, foi remetido ao Palácio do Planalto nesta quinta-feira (5/1). O trem urbano foi concedido em dezembro passado à empresa paulista Comporte Participações S/A. A companhia arrematou o modal por R$ 25,7 milhões. A venda foi a saída encontrada pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para tirar do papel a segunda linha do metrô, ligando o Barreiro ao Calafate. Atualmente, o trem urbano só tem um itinerário, que vai de Venda Nova ao bairro Eldorado, em Contagem. A modernização da linha 1 também está entre as obrigações da nova controladora do metrô. Lula assumiu o governo federal em 1° de janeiro. Um dos primeiros decretos da nova gestão paralisa a privatização de oito estatais, como a Petrobras e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). A ideia dos deputados é que a seccional mineira da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU-MG) seja incluída no mesmo dispositivo. Assim, a venda do metrô belo-horizontino não seria concretizada. “A revogação dos atos de privatização não visa apenas frear a continuidade da política de desestatização realizada de forma desmedida, apressada e dissociada de qualquer razoabilidade tal como a instituída pelo governo Bolsonaro. Visa, como principal objetivo, tutelar o direito à mobilidade urbana eficiente e o combate à desigualdade social no acesso dos serviços e políticas públicas, nos quais o transporte metroviário da região metropolitana exerce papel fundamental para sua concretização”, pontua o grupo de parlamentares. (Leia mais abaixo a lista de signatários do pedido).

Deputados questionam 
A Comporte Participações terá de aportar R$ 500 milhões para viabilizar a expansão e as melhorias do metrô. A União, por sua vez, vai arcar com R$ 2,8 bilhões. Está prevista, ainda, contribuição de R$ 440 milhões do governo estadual – em recursos provenientes do acordo de reparação firmado com a Vale por causa da tragédia de Brumadinho, em 2019. Os deputados questionam também as cifras envolvidas na privatização do modal. Para sustentar a alegação, citam estudo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que avaliou a estrutura da linha férrea da capital em R$ 900 milhões. “O metrô de Belo Horizonte vem operando, nos últimos 30 anos, com poucos investimentos, sendo seu funcionamento com segurança, garantido pela dedicação e esforço dos servidores da própria CBTU-MG”, protestam. A privatização do metrô ocorreu em meio a protestos de trabalhadores do modal, que deflagrou greve para tentar impedir a venda. Paralelamente, o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) chegou a recomendar a paralisação do processo de desestatização. O PT pediu a suspensão do leilão, mas teve o pleito negado pela Justiça.

Venda viabilizada após conversa entre Alckmin e Zema
No meio de dezembro, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) chegou a pedir o adiamento do leilão. O movimento desagradou o governador Romeu Zema (Novo), entusiasta público da entrega do meio de transporte à iniciativa privada. Eles conversaram e acertaram a manutenção dos planos de privatização. As tentativas de parar o processo irritaram o governador. “Me parece que tem gente tentando evitar que aconteça (as obras no metrô)”, protestou, no mês passado.

Deputados que pedem a revogação da privatização do metrô de BH:

Parlamentares estaduais
Andréia de Jesus (PT) Beatriz Cerqueira (PT) Bella Gonçalves (Psol) – eleita, assume em 1° de fevereiro Betão (PT) Celinho do Sinttrocel (PCdoB) Cristiano Silveira (PT) Doutor Jean Freire (PT) Leleco Pimentel (PT) – eleito, assume em 1° de fevereiro Leninha (PT) Lohanna França (PV) – eleita, assume em 1° de fevereiro Macaé Evaristo (PT) – eleita, assume em 1° de fevereiro Marquinho Lemos (PT) Professor Cleiton (PV) Ricardo Campos (PT) – eleito, assume em 1° de fevereiro Ulysses Gomes

(PT) Parlamentares federais
Ana Pimentel (PT) – eleita, assume em 1° de fevereiro Célia Xakriabá (Psol) – eleita, assume em 1° de fevereiro Dandara (PT) – eleita, assume em 1° de fevereiro Miguel Ângelo (PT) – eleito, assume em 1° de fevereiro Odair Cunha (PT) Padre João (PT) Patrus Ananias (PT) Paulo Guedes (PT) Rogério Correia (PT) Fonte: https://www.em.com.br/app/noticia/politica/2023/01/05/interna_politica,1441220/deputados-de-minas-pedem-a-lula-que-revogue-privatizacao-do-metro-de-bh.shtml
Fonte - Revista Ferroviária 06/01/2023

quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

CBTU/Natal dobrará o número de viagens para São José de Mipibu a partir da segunda-feira 09

 Transportes sobre trilhos  🚄

Após a realização de testes e da operação experimental com 08 viagens entre Natal e São José de Mipibu, a CBTU implementará mais 08 viagens nesse trecho, a partir da próxima segunda-feira, 09. A medida visa ampliar a oferta da mobilidade urbana entre os municípios de Natal, Extremoz, Ceará-Mirim, Parnamirim e São José de Mipibu, através do sistema de trens urbanos. Ao todo serão 16 viagens diárias de segunda a sexta-feira e 06 aos sábados, dia no qual o sistema de trens opera com grade reduzida. Confira grade de horários com as novas viagens da Linha Sul:



Fonte - CBTU  04/01/2023

Prorrogado até dia 31 prazo de inscrições para o Enem USP

Educação  📖

O sistema permite que os alunos concorram a uma vaga na universidade usando a nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) de 2022. Estão disponíveis mais de 2,9 mil vagas em diversos cursos, a maioria destinada a cotas sociais, para estudantes indígenas e negros.

Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil - São Paulo
fto - ilustração/arquivo
A Universidade de São Paulo prorrogou até o meio-dia de 31 de janeiro o prazo para os vestibulandos se inscreverem no Enem USP. O sistema permite que os alunos concorram a uma vaga na universidade usando a nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) de 2022. Estão disponíveis mais de 2,9 mil vagas em diversos cursos, a maioria destinada a cotas sociais, para estudantes indígenas e negros. Segundo a USP, o candidato pode concorrer a uma vaga em até três cursos de uma das áreas de conhecimento: ciências biológicas e da vida, ciências exatas e tecnológicas e ciências humanas e sociais. Para participar do sistema Enem USP é necessário ter concluído o ensino médio em 2022 e ter feito a prova do exame. O processo de seleção substitui, na USP, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do governo federal. Segundo a universidade, o modelo foi escolhido para que os ingressantes possam seguir o calendário de matrícula do vestibular da USP, a Fuvest. Mais informações podem ser obtidas no site fuvest.br/enem-usp.
Com informações da Agência Brasil  04/01/2023