sábado, 5 de setembro de 2020

Pesquisadora do Ceará transforma esgoto em hidrogênio

Ciência & Tecnologia  📱💡

O hidrogênio é obtido por meio de processos que consomem muita energia, tornando seu uso pouco viável. A solução encontrada por pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC) foi produzi-lo, exclusivamente, a partir do esgoto.Nos testes em laboratório, eles conseguiram gerar energia suficiente para carregar celulares

Revista Amazônia
Com informações da Agência UFC.
Revista Amazônia
Entre as diversas alternativas energéticas, o hidrogênio surge como uma possibilidade. Tal elemento químico pode ser matéria-prima para a geração de energia elétrica e combustível, sendo que esta última opção vem sendo bastante testada mundo afora. Acontece que o hidrogênio é obtido por meio de processos que consomem muita energia, tornando seu uso pouco viável. A solução encontrada por pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC) foi produzi-lo, exclusivamente, a partir do esgoto.
Nos testes em laboratório, eles conseguiram gerar energia suficiente para carregar celulares. A quantidade é ainda pequena, porém a ideia é que a alternativa possa ser empregada em larga escala podendo, inclusive, ser usada para o tratamento de esgoto. Imagine gerar energia não poluente enquanto resolve um dos maiores problemas das grandes cidades? Seria um feito extraordinário.
“Como o saneamento é visto como algo sem valor comercial e político, não há investimento. A partir do momento em que se dá um valor comercial ao tratamento de esgoto, empresas e políticos vão ver o saneamento de forma diferente, não só como uma limpeza a ser feita, mas como uma fonte de geração de renda”, acredita a professora Fernanda Leite Lobo, do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da UFC, uma das colaboradoras da pesquisa.
Para a pesquisa, foi adotada uma tecnologia bioeletroquímica que, segundo a UFC, é recente no meio acadêmico e ainda não empregada no Brasil. Abaixo você confere detalhes de como funciona o método:
O princípio é a utilização da energia química da matéria orgânica do esgoto para produzir elétrons, que podem ser manipulados para gerar corrente elétrica contínua e para criar determinadas reações químicas. São essas reações que possibilitam a criação do hidrogênio.
Essa tecnologia funciona com uma célula combustível microbiana, capaz de transformar a energia química presente no esgoto em corrente elétrica. Trata-se de um modelo simples: um cubo de acrílico com dois eletrodos (um ânodo e um cátodo, algo como os lados positivo e negativo de uma pilha).
Os elétrons que vão de um eletrodo a outro são coletados e utilizados, por meio de um sistema de controle de energia (PMS, na sigla em inglês), na geração da voltagem necessária para produzir o hidrogênio.
“A evolução do hidrogênio é uma reação endergônica, ou seja, precisa de uma energia externa para acontecer, não ocorre espontaneamente. Sempre que se produz hidrogênio, é necessário colocar energia no processo”, explica a professora Fernanda.
“Conseguimos isolar as reações, a da produção de energia através do esgoto e a da evolução do hidrogênio, isolando eletricamente os eletrodos que estão no esgoto e armazenando essa energia por um tempo”, diz a pesquisadora, ressaltando que é justamente essa energia armazenada (processo que ocorre em uma escala de milissegundos) a fonte que passa a permitir a produção do hidrogênio, eliminando a necessidade de qualquer fonte externa de energia.

AplicaçãoUsar o método em larga escala para tratamento de resíduos ainda depende de muitos estudos e, claro, vontade política não só para aplicação, mas em forma de incentivo à pesquisa. Mas, por enquanto, fica já a evidência de que a tecnologia é possível.
Seu uso na indústria automotiva também já é uma realidade, destacando-se como um combustível limpo, que não produz gás de efeito estufa, além de silencioso.

Parceria internacionalO estudo foi realizado em parceria com as universidades norte-americanas Princeton e Columbia e com o Laboratório Nacional de Energia Renovável dos Estados Unidos. Inclusive os teste ocorrem em laboratórios norte-americanos.
O próximo passo será aplicar a metodologia nos laboratórios da UFC. Ainda em 2020, os pesquisadores também esperam fechar parceria com o Harbin Institute of Technology (HIT), da China, para novos testes.
Por enquanto, é possível se aprofundar com o artigo completo (em inglês) publicado na revista científica Energy & Environmental Science. 
Fonte - Revista Amazônia  04/09/2020

sexta-feira, 4 de setembro de 2020

SEU JORNAL DA TVT

Notícias   📺

Metrô e VLTs de Fortaleza terão operação especial no feriado de 7 de setembro

Transportes sobre trilhos  🚇 🚄

No feriado nacional de 7 de setembro, as três linhas do sistema metroviário de Fortaleza e Região Metropolitana funcionarão em horários especiais na próxima segunda-feira (7/9). A partir da terça-feira (8/9), os horários de operação das linhas voltam aos mesmos praticados atualmente.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
Com o objetivo de dar apoio ao funcionamento do comércio no feriado nacional de 7 de setembro, as três linhas do sistema metroviário de Fortaleza e Região Metropolitana funcionarão em horários especiais na próxima segunda-feira (7/9). Os horários de operação no feriado estão disponíveis ao final desse texto e no site www.metrofor.ce.gov.br.
O uso de máscara é obrigatório por lei em todo o estado e, principalmente, dentro do transporte público e de estabelecimentos em atividade.

Saiba mais:– A partir da terça-feira (8/9), os horários de operação das linhas voltam aos mesmos praticados atualmente. Os horários especiais mostrados abaixo valem apenas para o feriado de 7 de setembro.
– Não haverá operação do VLT de Sobral no dia 7 de setembro. O VLT do Cariri está com operação suspensa por decreto estadual.

Confira os horários especiais de operação das linhas no feriado de 7 de Setembro
Linha Sul:Sentido Chico da Silva (Centro): 6:25 às 10:00 / 11:20 às 15:25
Sentido Carlito Benevides (Pacatuba): 06:30 às 9:40 / 11:30 às 15:30

VLT Parangaba-Mucuripe:Sentido Papicu: 6:25 às 9:35 / 11:25 às 14:35
Sentido Parangaba: 06:55 às 10:10 / 11:55 às 15:10

Linha OesteSentido Fortaleza (Centro): 06:25 às 9:25 / 12:10 às 15:10
Sentido Caucaia: 07:10 às 8:40 / 11:25 às 15:55
Com informações da Metrofor  04/09/2020

Trens urbanos de Natal e João Pessoa param nesta segunda, 7, feriado do dia da Independência

Boletim Informativo - Transportes sobre trilhos  🚄

A CBTU informa que os trens de natal e João Pessoa não irão funcionar nesta segunda feira, 7 de setembro, feriado nacional do dia da Independência do Brasil. Os trens João Pessoa retomam a operação comercial na próxima terça feira, 08, a partir das 5h25, em horário especial da pandemia.-Os trens de Natal  voltarão a operar novamente,com o retorno de 100% da grade horária, contemplando 34 viagens diárias, na terça-feira (08), a partir das 05h05 na Linha Norte, no percurso Ceará-Mirim/Natal e das 05h35 na Linha Sul, no percurso Parnamirim/Natal. 

foto - ilustração/arquivo


Operação do sistema Ferry-Boat Salvador / Itaparica para 7 de Setembro

Boletim Informativo - Travessia Marítima 🚢

A ITS), administradora do Sistema Ferry-Boat, informa que a operação de 7 de setembro será padrão, mantendo o funcionamento em acordo com o estabelecido pela resolução da Agerba para esse período de atenção a Pandemia. Serão quatro embarcações em serviço e uma embarcação na reserva  (stand by) para auxiliar a operação, com saídas nos horários: 5h, 6h, 8h, 10h, 11h, 12h, 14h, 15h, 16h, 18h, 19h, 20h e 22h, a partir do terminal São Joaquim; e a partir do terminal Bom Despacho, às 5h, 6h, 8h, 9h, 10h, 12h, 13h, 14h, 16h, 17h, 18h, 20h e 22h. - O sistema opera nesta sexta (04) com as embarcações, Zumbi dos Palmares, Pinheiro, Dorival Caymmi, Ivete Sangalo e Anna Nery. O sistema registra um movimento veículos maior no sentido Salvador/Itaparica.

foto - ilustração/arquivo

quinta-feira, 3 de setembro de 2020

Voos internacionais entre a Bahia e Portugal voltam a operar nesta quinta(03)

Turismo 

Serão duas frequências semanais, com saídas de Portugal às quartas-feiras e sábados, às 23h45 (horário local), e chegadas a Salvador às 4h20 da madrugada seguinte. Já os voos de Salvador para Lisboa partirão às terças-feiras e sábados, às 20h05, com chegada na capital portuguesa às 8h40 do dia seguinte.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
A retomada de voos internacionais para a Bahia desde o início da pandemia começa na madrugada desta quinta-feira (3), quando desembarca, às 4h20, no Salvador Airport, um voo da TAP procedente de Lisboa. Com a operação a companhia portuguesa retoma uma rota que foi interrompida desde março, quando houve o acirramento da crise do Covid-19 e o consequente fechamento das fronteiras internacionais.
Serão duas frequências semanais, com saídas de Portugal às quartas-feiras e sábados, às 23h45 (horário local), e chegadas a Salvador às 4h20 da madrugada seguinte. Já os voos de Salvador para Lisboa partirão às terças-feiras e sábados, às 20h05, com chegada na capital portuguesa às 8h40 do dia seguinte.
Os voos desta rota são operados por aeronaves Airbus A-330 NEO, os mais modernos da TAP, com capacidade para 298 passageiros. 
O uso de máscaras é obrigatório dentro das aeronaves da TAP, devido à pandemia. A companhia desinfecta diariamente seus aviões, todos equipados com filtros do tipo Hepa, que extrai vírus e bactérias e renova o ar a cada 2 ou 3 minutos.

Outros voos
Segundo informações da assessoria de comunicação da companhia, as ligações com o Brasil vêm sendo retomadas paulatinamente, desde o final de maio e o início de junho, quando retornaram alguns voos para São Paulo e Rio de Janeiro.
Em julho foram ampliados o número de voos para o Rio e, a partir de agosto, houve a retomada de ligações com outras cidades brasileiras. Em setembro, além de Salvador, voltam as operações também para Brasília. Antes da pandemia a companhia operava 80 frequências para o Brasil e, atualmente, o número está em 23.

Outros retornos 
 Além da TAP, outras companhias internacionais já têm agendadas a volta das operações para a Bahia. A partir de outubro, a empresa de baixo custo chilena JetSmart retoma os voos entre Salvador e Santiago. As passagens já estão à venda no site da empresa (jetsmart.com). No dia 3 de novembro, é a vez da Air Europa retomar as ligações entre Madri e a capital baiana.
Segundo a Vinci Airport, o Salvador Bahia Airport terá em setembro um incremento de assentos de aproximadamente 35%, em comparação com agosto. Este mês, Salvador passa a ser também a cidade com mais incremento de voos feitos pela Gol Linhas Aéreas, depois de Guarulhos (SP).
Com informações da Seinfra BA  03/09/2020

Sistema Ferry-Boat Salvador / Itaparica opera com 4 embarcações nesta quinta (03)

Boletim Informativo - Travessia marítima  🚢

O sistema Ferry-Boat que opera na travessia marítima entre Salvador e a ilha de Itaparica  mantem em serviço nesta quinta(03) as embarcações,Pinheiro, Dorival Caymmi, Ivete Sangalo e Anna Nery. O movimento tem fluxo agora intenso para veículos em São Joaquim e tranquilo em Bom Despacho. O fluxo de passageiros é tranquilo nos dois terminais.A realização das travessias segue todos os dias, incluindo finais de semana e feriados com saídas de Salvador sempre às, 5h, 6h, 8h, 10h, 11h, 12h, 14h, 15h, 16h, 18h, 19h, 20h e 22h e a partir da Ilha de Itaparica, os embarques são realizados às 5h, 6h, 8h, 9h, 10h, 12h, 13h, 14h, 16h, 17h, 18h, 20h e 22h.

foto - ilustração/arquivo

Brasília volta a ter voos diretos para Portugal 5 meses após suspensão

Turismo 

A retomada terá pousos previstos em Brasília, as segundas e quintas no início da manhã e decolagens para Lisboa, às quartas e aos sábados no início da noite e será feita sob novos protocolos sanitários. O uso da máscara é obrigatório e indispensável. O passageiro pode não embarcar se não estiver usando o acessório

Agência Brasil
foto - ilustração/Pinterest
Após 5 meses da interrupção de seus voos no Aeroporto Internacional de Brasília, a companhia aérea TAP reinicia, nesta quinta-feira (3), suas operações regulares entre Brasil e Portugal, a partir do Aeroporto Internacional de Brasília. A retomada terá pousos previstos em Brasília, as segundas e quintas no início da manhã e decolagens para Lisboa, às quartas e aos sábados no início da noite e será feita sob novos protocolos sanitários. O uso da máscara é obrigatório e indispensável. O passageiro pode não embarcar se não estiver usando o acessório.
Segundo a Inframerica, que administra o terminal na capital federal, com a reabertura da área internacional as medidas de prevenção à covid-19 se intensificarão ainda mais. O espaço passou por desinfecção e recebeu a sinalização necessária para manter o distanciamento social, pontos de álcool gel foram distribuídos em todo o percurso do passageiro e os bombeiros civis da concessionária vão medir a temperatura de quem embarca e desembarca em Brasília.
“Nossas equipes foram treinadas e estamos redobrando nossa atenção tanto na limpeza quanto em ações e tecnologia que tragam conforto para que o passageiro possa viajar tranquilo. Este é um voo importante que liga a capital do nosso país a Portugal, um relevante centro de conexão para diversas cidades europeias”, destacou Roberto Luiz, head de negócios aéreos da Inframerica.
Fonte - Agência brasil 03/09/2020

Sistema de Trens Urbanos de Natal retoma viagens e anuncia ampliação da grade para a próxima semana

Transportes sobre trilhos  🚄

Atendendo ao crescimento da demanda por mobilidade urbana, ocasionado pela retomada das atividades comerciais da região metropolitana de Natal, a CBTU anuncia que, a partir da próxima terça-feira (08/09), passará a operar com 100% da grade horária regular

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
A CBTU informa que, após reversão da decisão judicial que culminou na redução das viagens de sua grade horária, retomará, a partir desta quinta-feira (03/09), as 20 viagens do sistema de trens urbanos, que atendem a população da Grande Natal.
Atendendo ao crescimento da demanda por mobilidade urbana, ocasionado pela retomada das atividades comerciais da região metropolitana de Natal, a CBTU anuncia que, a partir da próxima terça-feira (08/09), passará a operar com 100% da grade horária regular, que corresponde a 34 viagens diárias, sendo 18 na Linha Norte (Natal/Ceará-Mirim) e 16 na Linha Sul (Natal/Parnamirim).
A grade completa, contendo 100% das viagens, poderá ser consultada, a partir da segunda-feira (07), no site e mídias sociais da CBTU (@cbtunatal), assim como no aplicativo Trem de Bolso Natal, disponível gratuitamente para dispositivos com sistema operacional Android, no Play Store.
Confira abaixo os horários vigentes de 03 a 05/09:
Com informações da CBTU 03/09/2020


divulgação/CBTU

divulgação/CBTU

quarta-feira, 2 de setembro de 2020

Ferry-Boat Salvador/Itaparica tem movimento intenso de veículos em São Joaquim nesta quarta(02)

Boletim Informativo - Travessia marítima  🚢

O sistema Ferry-Boat que opera na travessia marítima entre Salvador e a ilha de Itaparica,tem movimento com fluxo intenso para veículos em São Joaquim e tranquilo em Bom Despacho. O movimento de passageiros é tranquilo nos dois terminais. A ITS, operadora do sistema,informa que estão em operação nesta quarta (02) as quatro embarcações, Zumbi dos Palmares, Pinheiro, Dorival Caymmi e Anna Nery.A operação nesse período de pandemia acontece todos os dias, incluindo finais de semana e feriados,com viagens saindo de Salvador às 5h, 6h, 8h, 10h, 11h, 12h, 14h, 15h, 16h, 18h, 19h, 20h e 22h e a partir da Ilha de Itaparica, os embarques são realizados às 5h, 6h, 8h, 9h, 10h, 12h, 13h, 14h, 16h, 17h, 18h, 20h e 22h.

foto - ilustração/arquivo

terça-feira, 1 de setembro de 2020

Bahia tem mais cinco cidades com transporte intermunicipal suspenso

Boletim Informativo - Transportes  🚌

Brejolândia, Gavião, Jussiape, Lajedo do Tabocal e Serra Dourada terão o transporte suspenso a partir de quarta-feira (2). A medida, que tem o objetivo de conter o avanço do novo coronavírus na população baiana, foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça (1º).Ficam suspensas nesses municípios a circulação, a chegada e a saída de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans.O decreto ainda autoriza a retomada do transporte intermunicipal em Ibitiara e Iramaia, cidades com 14 dias ou mais sem novos casos de Covid-19.

foto - ilustração/arquivo

Decisão judicial suspende viagens de Trens Urbanos de Natal a partir desta quarta-feira 02/09

Transportes sobre trilhos  🚄

A partir desta quarta-feira, 02/09, a grade horária será reduzida de modo que serão realizadas apenas 04 viagens das 20 vigentes na grade atual.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
A determinação judicial foi proferida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região, motivada por ação interposta pelo Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias e de Transporte sobre Trilhos do Rio Grande do Norte, a partir desta quarta-feira, 02/09, a grade horária será reduzida de modo que serão realizadas apenas 04 viagens das 20 vigentes na grade atual. A CBTU informa que já está adotando as medidas legais cabíveis para a retomada de sua grade habitual, para o pleno atendimento e prestação dos serviços de transporte de passageiros sobre trilhos na Grande Natal.As viagens foram distribuídas no ramal e horários de maior fluxo, para melhor atender à população.
Confira os horários das viagens:
Linha Norte:
Ceará-Mirim/Natal: 05h05 e 06h36
Natal/Ceará-Mirim: 17h39 e 18h42
Com informações da CBTU  01/08/2020