sexta-feira, 20 de novembro de 2020

COVID-19 escancara racismo no Brasil e candidaturas negras são esperança, diz pesquisador

Direitos humanos 👪

'Ontem ,quinta feira(19), um homem negro foi barbaramente espancado até a morte nas dependências de uma loja da rede de Supermercados Carrefour em Porto Alegre no Rio Grande do Sul. Até quando e quantas pessoas, 'cidadãs como quaisquer outras", irão pagar com suas vidas, apenas pelo simples fato serem negras?'

Sputnik
foto - ilustração/arquivo
Nesta sexta-feira (20) é comemorado no Brasil o Dia da Consciência Negra, data que homenageia o protesto negro contra o racismo no país. A Sputnik Brasil ouviu o pesquisador da UNESP, Juarez Xavier, e a vereadora eleita de São Paulo, Elaine Mineiro, para comentar os avanços da luta contra a desigualdade racial. O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra foi criado no Brasil em 2003 atendendo a uma demanda histórica do movimento negro brasileiro por uma data que simbolizasse a luta contra o racismo no país, substituindo o 13 de maio como a principal data da população negra no calendário nacional. A demanda teve como objetivo usar a data e a memória de Zumbi dos Palmares como um instrumento de denúncia da contínua desigualdade racial no Brasil. Juarez Tadeu de Paula Xavier, professor da Universidade Estadual Paulista (UNESP), pesquisador e militante histórico do movimento negro, explica que a pandemia da COVID-19 revelou no Brasil, em 2020, exatamente essa situação de desigualdade "abissal" denunciada historicamente pelo movimento negro brasileiro. Nesse contexto, o Brasil assistiu a morte de mais de 167 mil pessoas, sendo que já se sabe que o vírus incidiu mais sobre a população negra e pobre. "A COVID-19 elucidou para a sociedade brasileira as características que o movimento negro tem historicamente denunciado de um necroestado, com necrogovernos e necropolíticas que têm produzido a morte em escala industrial para a população negra, em especial jovens negros e mulheres negras", explica o pesquisador em entrevista à Sputnik Brasil. Para Xavier, esse contexto específico tornou o protesto do Dia da Consciência Negra no ano de 2020 "fundamental" e "essencial" devido ao cenário de recrudescimento do racismo mundo afora, que já vinha sendo denunciado pelo movimento negro brasileiro. "[Esse cenário] se confirmou de forma mais perversa ainda com a explosão da pandemia. Os números nos Estados Unidos mostram, por exemplo, que a população negra é aquela que está sendo mais duramente castigada", aponta o professor, acrescentando que o mesmo diagnóstico se repete no Brasil "com foco central naquelas pessoas que estão em condições de vulnerabilidade absoluta, aonde a comorbidade principal é o racismo". Entre as medidas positivas para o enfrentamento a essa situação histórica de desigualdade, o professor destaca a implementação, a partir das eleições municipais de 2020, da reserva de verbas financeiras para candidaturas negras no Brasil, o que obriga os partidos a distribuir a verba do fundo eleitoral de forma proporcional às candidaturas negras. "É uma conquista política importante do movimento social de negros, que já vinha reivindicando esse direito, em linha reta com as conquistas de direitos de ações afirmativas em outras áreas", aponta Xavier, que avalia que, assim como nas universidades, será necessária a criação de mecanismos de verificação para impedir fraudes e assegurar o direito das candidaturas negras. A medida das "cotas financeiras" foi elaborada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e inicialmente valeria apenas a partir das eleições de 2022, mas foi implementada já neste ano após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). O professor Juarez Xavier aponta, porém, que a decisão não foi amplamente cumprida e que os resultados das eleições mostram que o perfil dos eleitos segue distante do ideal, no sentido de representação da sociedade. Um levantamento publicado pelo portal G1 mostra que do total de vereadores eleitos neste ano, 84% são homens e 53,5% são brancos. "Para que você possa democratizar esse processo é absolutamente necessário manter a política, ampliando-a e assegurando que ela seja executada de acordo com o espírito proposto pela lei. Ou seja, assegurar que os partidos garantam às candidaturas negras as mesmas condições asseguradas às candidaturas não negras, com o objetivo de ampliar a eleição desse conjunto de candidaturas e dessa forma pluralizar e democratizar o acesso ao capital político nesse país", avalia. Pressão do movimento negro e nova legislação impulsionam mudanças Elaine Mineiro, de 36 anos, foi eleita este ano vereadora em São Paulo pelo PSOL, com 22.745 votos, e fará parte de uma legislatura histórica da Câmara Municipal paulistana, que bateu recorde ao eleger quatro vereadoras negras. Apesar de ser um número pequeno diante das 55 cadeiras de vereadores, apenas duas mulheres negras haviam sido eleitas vereadoras em toda a história da capital paulista. Neta de quilombolas e coordenadora da UNEAFRO, uma das maiores redes de cursinhos populares do Brasil, Elaine explica que sua campanha teve como fonte principal de recursos financeiros as doações de apoiares, mas afirma que seu partido fez a distribuição dos recursos seguindo a nova orientação de cotas financeiras imposta pelo STF e utilizando ainda diretrizes internas. "No caso do PSOL a gente teve muitas candidaturas negras nessa eleição, inclusive elegemos – a maior parte das candidaturas [eleitas em São Paulo pelo partido] são negras. Ainda é um processo que está em construção, não só no meu partido como em todos os outros partidos", pondera Elaine Mineiro, vereadora eleita na cidade mais rica da América Latina, em entrevista à Sputnik Brasil. A educadora reforça que a introdução da nova norma nas eleições através dos tribunais superiores é fruto de um histórico de lutas do movimento negro e aponta que não é diferente dentro de seu partido, no qual os movimentos sociais passaram a exigir mais participação negra nos últimos anos. "O partido se movimenta para dar uma resposta aos questionamentos que foram feitos e isso demonstra como foi importante colocar os questionamentos", diz Elaine ao ressaltar que o problema não está apenas dentro do PSOL, mas em todas as instituições. A candidatura encabeçada por Elaine usa o modelo de mandato coletivo. Batizada de Quilombo Periférico, o mandato reúne outras cinco pessoas de diferentes regiões e movimentos sociais da cidade de mais de 12 milhões de habitantes. A futura vereadora explica que as candidaturas negras têm ganhado espaço dentro do partido. "A nossa candidatura vem do movimento negro, vem do movimento de periferias. Mas as outras candidaturas no partido, que também têm ligação, obviamente, com movimentos, também deram essa resposta, também escolheram, em grande parte das vezes, representatividades negras de pessoas que militam dentro do partido", diz. Para Elaine isso também reflete um momento de fortalecimento do movimento negro no Brasil através da Coalizão Negra por Direitos, que reúne diversas organizações negras brasileiras e também por meio do legado de Marielle Franco, que tem inspirado mais mulheres negras a entrar na política. A futura vereadora entende ainda que as vitórias eleitorais e a presença do movimento negro nas ruas em 2020 são parte de uma movimentação permanente contra o racismo que se manteve mesmo no atual contexto político e de pandemia. Diante disso, Elaine faz votos de dar prosseguimento a essa história com seu mandato. "Acho que esse é um processo que o movimento negro entendeu que precisa ser contínuo, que estava aí antes, que está agora e que vai continuar. É tarefa nossa, enquanto movimento negro, é tarefa nossa enquanto mandato, agora, continuar colocando essa discussão, trazer as pautas do movimento negro para a centralidade do debate", afirma.
Fonte - Sputnik  20/11/2020

SEU JORNAL DA TVT - 20/11/2020

 Notícias  📺

João Alberto é espancado e asfixiado até a morte por seguranças no Carrefour


Prodetur inicia reconstrução de terminal turístico na ilha de Bom Jesus dos Passos(BA)

Turismo   🚢

As estimativas são de que a conclusão ocorra até o final de março de 2021, com investimento de R$ 2,5 milhões. O projeto se baseia na área do terminal já existente no local.

Da Redação
Divulgação/Setur
Com ordem de serviço para o início das obras do Prodetur Nacional Bahia na Ilha de Bom Jesus dos Passos emitida, os trabalhos para a requalificação do terminal turístico do local já começaram, desde a instalação do canteiro, na última segunda-feira (16). As estimativas são de que a conclusão ocorra até o final de março de 2021, com investimento de R$ 2,5 milhões. O projeto se baseia na área do terminal já existente no local. O prédio terá área construída de aproximadamente 115 metros quadrados, com dois sanitários, um receptivo e uma lanchonete/bar, que também funciona como área de estar, com varanda lateral aberta. A reconstrução inclui a reforma do píer, com recuperação estrutural e do piso, e a substituição do guarda-corpo por uma estrutura em aço inox tubular. A edificação da antiga bilheteria será demolida e substituída por um pequeno terminal, que contará com dois sanitários PCD, bilheteria e lanchonete. "Esta é mais uma obra que iniciamos como parte do Prodetur, que tem o objetivo de proporcionar infraestrutura náutica apropriada para a circulação de barcos pela Baía de Todos-os-Santos, promovendo desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda para as comunidades", afirma o secretário estadual do Turismo, Fausto Franco. Implementado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (Setur), o Prodetur realiza 12 intervenções náuticas - marinas, atracadouros, terminais turísticos, etc. - e uma cultural - a requalificação do Museu do Recôncavo Wanderley Pinho, em Caboto/Candeias - na zona turística Baía de Todos-os-Santos. A iniciativa totaliza US$ 78 milhões, cerca de R$ 400 milhões, em recursos, com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e contrapartida local do Governo do Estado. As obras estão divididas em três lotes. A ilha Bom Jesus dos Passos é uma ilha da Baía de Todos-os-Santos, situada entre as ilhas de Madre de Deus e dos Frades, e faz parte do município de Salvador. A área abriga manguezais e floresta densa. O mar de águas calmas é propício à prática de esportes náuticos. As praias mais procuradas para o banho são as de Pontinha e Ponta do Padre. No cenário da ilha, uma das menores da região, destaca-se a Igreja de Bom Jesus dos Passos.
Com informações da Seinfra BA  20/11/2020

Sistema Ferry-Boat opera com 5 embarcações nesta sexta(20) na travessia marítima Salvador/Itaparica

 Boletim Informativo - Travessia marítima   🚢

O sistema Ferry-Boat opera nesta sexta(20) com 5 embarcações(Zumbi dos Palmares, Pinheiro, Anna Nery, Rio Paraguaçu e Ivete Sangalo) na travessia marítima entre Salvador e a ilha de Itaparica.O movimento tem fluxo intenso para veículos e tranquilo para passageiros no terminal São Joaquim. Em Bom Despacho, movimento é tranquilo nos dois embarques. As viagens acontecem nos seguintes horários,as 5h, 6h, 8h, 10h, 11h, 12h, 14h, 15h, 16h, 18h, 19h, 20h e 22h, saindo de Salvador; e a partir da Ilha de Itaparica, às 5h, 6h, 8h, 9h, 10h, 12h, 13h, 14h, 16h, 17h, 18h, 20h e 22h.


foto - ilustração/arquivo


quinta-feira, 19 de novembro de 2020

Voos internacionais para a Bahia terão incremento a partir de dezembro

Turismo 

Buenos Aires,Madri,Santiago do Chile,e mais uma frequência extra para Lisboa são os voos internacionais programados para começarem a operar no inicio no mês de dezembro em Salvador

Da Redação
foto - ilustração/Pregopontocom
Depois do retorno dos voos da TAP, em setembro, ligando Portugal a Salvador, novas rotas internacionais para a Bahia serão retomadas a partir de dezembro, no processo de reabertura da pandemia. Já no dia 2 de dezembro, a rota entre a capital baiana e Buenos Aires, operada pelas Aerolineas Argentinas, estará de volta. A partir do dia 16, retornam as operações da Air Europa, provenientes de Madri. E no dia 30, a ligação com Santiago do Chile pela JetSmart também deverá ser retomada. A TAP disponibilizará uma frequência extra, entre 15 de dezembro e 10 de janeiro, além das duas já em operação, com voos entre Salvador e Lisboa às segundas, quartas e sábados. As chegadas à capital baiana serão às 5h05 e as partidas para a capital portuguesa, às 20h05, sempre nos mesmos dias. Os voos são operados por aeronaves A-339, com 298 assentos. A retomada da ligação entre Salvador e Buenos Aires pela Aerolineas Argentinas terá duas frequências semanais. As saídas de Buenos Aires serão às quartas-feiras e sábados, às 6h, com chegada à Bahia às 10h20. Já a contrapartida será às quintas-feiras e domingos, com saída de Salvador às 10h35 e chegada às 15h25 na capital argentina. A rota será feita por aeronaves B-737-800, com 170 assentos. Pela Air Europa haverá também duas frequências semanais entre a Espanha e a Bahia. As saídas de Madri serão às terças e quintas-feiras, às 15h25, com chegada a Salvador às 20h30. Os voos de volta serão às quartas e sextas-feiras, às 16h35. A operação será com boeings B-788, de 296 assentos. A volta dos voos da companhia de baixo custo chilena JetSmart está programada para 30 de dezembro, mas, segundo a assessoria de imprensa da empresa, depende ainda da abertura de fronteiras pelo governo do Chile. As partidas de Santiago para Salvador estão programadas para às quartas-feiras e domingos, às 6h05, com chegada às 11h35, em aeronaves A-320. A capacidade é de 186 assentos. Para o secretário estadual do Turismo, Fausto Franco, a recuperação da malha aérea, que sofreu grande redução no auge da pandemia da Covid-19, é fundamental para que mais turistas venham conhecer os atrativos da Bahia. “Ainda estamos longe do ideal, mas a retomada gradual dos voos internacionais permitirá uma volta mais expressiva de turistas estrangeiros circulando pelos nossos principais destinos durante a alta estação”, afirmou. Retrospecto Antes da pandemia, o número de voos internacionais regulares para a Bahia obteve significativo aumento. Em 2019, a média de frequências mensais chegou a 109, um recorde na série histórica iniciada em 2013. Também foram quebrados os recordes de frequências em um único mês, com 140, em janeiro de 2019, e 33 em uma única semana, no período de 24 a 30 de dezembro.
Com informações da Secom BA  19/11/2020

quarta-feira, 18 de novembro de 2020

Salvador ganha posto SAC no Terminal Pituaçu com novos serviços

Utilidade pública/Serviços  👪

Os postos SAC Paralela e SAC Servidor, deixam os atuais endereços,Shopping Paralela e Multishop Boca do Rio respectivamente,retomando o atendimento de forma unificada, em um novo local.As unidades passarão a funcionar no SAC Pituaçu,no Terminal Pituaçu, que vai atender de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h30; e aos sábados, das 8h às 12h.O novo SAC será inaugurado na próxima semana.

Da Redação
foto - Mateus Pereira GOV.BA
O SAC Paralela, no Shopping Paralela, e o SAC Servidor, que funciona no Multishop Boca do Rio, suspendem as atividades na próxima semana. Ambos os postos se despedem dos endereços atuais, retomando o atendimento de forma unificada, em um novo local. As unidades darão lugar ao SAC Pituaçu, que vai atender de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h30; e aos sábados, das 8h às 12h. O novo posto SAC Pituaçu, que vai funcionar no Terminal Pituaçu, será inaugurado na semana que vem. São 14 unidades parceiras, oferecendo diversos serviços, como RG, CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Dentre as unidades, três são novas: Embasa, Procon e Sefaz Municipal. O atendimento ao público começa no dia seguinte à inauguração. A mudança de local melhora o acesso das pessoas. O posto fica dentro de um terminal de ônibus, interligado com a estação do Metrô Pituaçu, e perto dos pontos de ônibus da Avenida Paralela, nos dois sentidos. Outra vantagem da nova localização, para servidores do Estado, é a proximidade com o Centro Administrativo da Bahia (CAB). O SAC Pituaçu vai funcionar em uma área de 900 metros quadrados, com estrutura física mais ampla que a do Paralela e adequada para comportar uma quantidade maior de funcionários e equipamentos. O novo posto traz uma inovação na área de comunicação visual. Cada unidade parceira será identificada por uma cor específica, além do número do guichê. Rede SAC Com o SAC Pituaçu, a Rede SAC passa a ter 79 unidades de atendimento, sendo 36 Postos (capital, região metropolitana e interior), 40 Pontos SAC e três rotas do SAC Móvel. Vale ressaltar que o atendimento em qualquer posto SAC é 100% por agendamento. Para agendar, basta acessar o SAC Digital por meio do endereço www.sacdigital.ba.gov.br ou do aplicativo disponível para Android e iOS, seguindo o passo a passo para cadastro. Para outras informações, a Saeb ainda disponibiliza o site institucional do SAC e o call center: 0800 071 5353 ou 4020-5353. Medidas de segurança A Rede SAC reforça a necessidade dos cidadãos redobrarem a atenção aos cuidados recomendados pelo Governo do Estado e pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Entre as medidas de segurança adotadas pela Rede SAC estão a disponibilização de dispensers com álcool em gel; reforço na higienização das dependências da carreta, bem como dos móveis; reorganização do espaço de espera para promover o distanciamento, e controle da quantidade de agendamentos, reduzindo o número de pessoas no ambiente, como determina o Decreto Estadual 19.529/20.
Fonte - Seinfra BA 18/11/2020

Pesquisa mostra rejeição maior ao transporte coletivo após pandemia

Mobilidade/Transportes 🚌 🚄  🚇

O levantamento foi feito com uma amostra aleatória e anônima de 9,5 mil usuários do Moovit nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Fortaleza, de 14 a 21 de agosto. A pesquisa perguntou aos entrevistados se eles usavam o transporte público antes da pandemia, se continuavam usando e se usariam nos seis meses seguintes.

Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil
foto - ilustração/arqivo
Uma pesquisa produzida pela Moovit, empresa de soluções de mobilidade que detém o aplicativo de mesmo nome, mostra que os brasileiros passaram a ter maior rejeição ao transporte coletivo após o início da pandemia de covid-19. O levantamento foi feito com uma amostra aleatória e anônima de 9,5 mil usuários do Moovit nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Fortaleza, de 14 a 21 de agosto. A pesquisa perguntou aos entrevistados se eles usavam o transporte público antes da pandemia, se continuavam usando e se usariam nos seis meses seguintes. As respostas de 85% dos entrevistados foram positivas na primeira questão, e de 68% e 70% na segunda e terceira, respectivamente, o que mostra menor adesão ao transporte coletivo após o início da pandemia. O levantamento perguntou também sobre o que faria com que o entrevistado usasse mais o transporte público durante a pandemia: 77% disseram que seria necessário aumentar a frota disponível; 64%, saber localização do ônibus em tempo real; 45%, ter certeza sobre as linhas em operação; 44%, saber quais veículos estão lotados; e 39% queriam a implementação de horários alternativos às horas de pico. A pesquisa questionou se os entrevistados usavam carro próprio para se locomover na cidade antes da pandemia, se estavam utilizando durante a pandemia e se utilizariam nos seis meses seguintes. As respostas de 6% dos entrevistados foram positivas para a primeira questão, e de 10% na segunda e terceira. “[Os dados mostram] alguns impactos para as cidades. Vai ter mais carros nas ruas, pode ser que acorram mais congestionamentos. Aqui no Rio de Janeiro eu já estou sentindo trânsito, engarrafamento nos horários de pico”, destacou o gerente geral da Moovit no Brasil, Pedro Palhares. O levantamento perguntou ainda sobre as razões de os entrevistados usarem o carro: 48% disseram que o modal é mais seguro; 21%, que é a preferência de sempre; 15%, que o transporte coletivo ainda não voltou ao normal; 14%, que é mais conveniente; e 3%, que o transporte público não atende as necessidades.
Fonte - Agência Brasil  18/11/2020

Privatização, irresponsabilidade e o flagelo social no Amapá

Ponto de Vista/Energia  💡

Em meio a uma pandemia, os moradores de 14 das 16 cidades do Estado se viram sem eletricidade, fornecimento de água ou acesso à internet, impossibilitados de fazer compras com pagamento eletrônico ou sacar dinheiro. Já abaladas pela crise econômica e pelas dificuldades adicionais advindas da emergência sanitária, as empresas amargam agora também os prejuízos causados por esse episódio.

* Presidente do Sindicato
dos Engenheiros no Estado de SP - Portogente
foto - ilustração/arquivo
Se 2020 já vinha sendo um ano extremamente desafiador para todos os brasileiros, a população do Amapá passa desde 3 de novembro por situação ainda mais calamitosa: o apagão – até hoje não totalmente solucionado – causado pelo incêndio numa subestação que deixou 90% dos cidadãos sem energia por vários dias. Em meio a uma pandemia, os moradores de 14 das 16 cidades do Estado se viram sem eletricidade, fornecimento de água ou acesso à internet, impossibilitados de fazer compras com pagamento eletrônico ou sacar dinheiro. Já abaladas pela crise econômica e pelas dificuldades adicionais advindas da emergência sanitária, as empresas amargam agora também os prejuízos causados por esse episódio. Esse flagelo social, contudo, não se deve a catástrofes inimagináveis ou imprevisíveis, mas à irresponsabilidade com uma área absolutamente essencial à vida das pessoas e ao funcionamento das instituições públicas e privadas, como é o setor elétrico. Responsável pela subestação em questão, a Linhas de Macapá Transmissora de Energia (LMTE) pertence à Gemini Energy, nova denominação da espanhola Isolux, que está em recuperação judicial e já acumula ficha corrida de não cumprimento de seus compromissos como concessionária de infraestrutura. Como foi amplamente divulgado, o caos em que foi colocada a população amapaense só existiu porque o equipamento que deveria manter em operação a subestação avariada aguardava manutenção desde o final de 2019. Para piorar, os órgãos públicos responsáveis por fiscalizá-la não cumpriram seu papel. Há quase um ano repetidamente adiando o conserto do transformador que funcionaria como backup e teria evitado o apagão, a empresa jamais recebeu uma visita da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Trata-se de descaso em cumprir a obrigação básica de ter um plano de emergência para evitar que eventuais falhas tenham consequências graves. A partir desse quadro, chega-se a uma conclusão lamentável: a transmissão de energia no Amapá, etapa absolutamente estratégica do sistema, foi entregue a uma empresa privada sem condições ou interesse de atuar adequadamente. Consumada a tragédia pela irresponsabilidade privada e pela omissão dos órgãos de controle, a companhia pública é chamada a dar solução ao problema. 
* Presidente do Sindicato dos Engenheiros
 no Estado de São Paulo (Seesp)

O restabelecimento emergencial da energia no Estado está a cargo da Eletronorte, pertencente ao grupo Eletrobras, que irônica e inacreditavelmente está na mira do governo federal para ser privatizada. Assim como há pressão para que seja leiloada a Companhia de 
Eletricidade do Amapá (CEA), a distribuidora. É imprescindível que essa situação sirva para que governo e Congresso repensem a sanha privatista que trata segmentos essenciais e estratégicos como mera oportunidade de negócios e ampliação pontual de receita.
O Sistema Interligado Nacional é um feito da engenharia brasileira e daqueles que vislumbraram um futuro de desenvolvimento e soberania para o País.
É inadmissível que sua infraestrutura seja entregue a aventureiros do mercado, sem seriedade ou competência para zelar pelos interesses da nossa nação e do nosso povo.
*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.
Fonte - Portogente 18/11/2020

Novo prefeito de Várzea Grande(MT) sinaliza que irá lutar pela obra do VLT

Transportes sobre trilhos  🚄

Eleito em Várzea Grande(MT), Kalil sinaliza que vai lutar pela obra do VLT. Em entrevista nesta semana, disse que, assim que assumir o cargo, vai iniciar a discussão sobre as obras do VLT na cidade.

Diário de Cuiabá
foto - ilustração/arquivo
O prefeito eleito de Várzea Grande(MT), Kalil Baracat (MDB) disse, em entrevista nesta semana, que, assim que assumir o cargo, vai iniciar a discussão sobre as obras do VLT na cidade. Baracat sinalizou que é a favor da retomada das obras. O futuro prefeito da Cidade Industrial terá que discutir o problema com o governador Mauro Mendes (DEM). Pelo andar do VLT - quer dizer, da carruagem -, vai ser difícil, pois MM, embora tenha apoiado a candidatura do emedebista, não é a favor desse modal de transporte urbano.
Fonte - Diário de Cuiabá  18/11/2020

Travessia marítima Salvador/Itaparica pelo Ferry-Boat nesta quarta(18)

Boletim Informativo - Travessia marítima  🚢

O Sistema Ferry-Boat, que opera na travessia marítima entre Salvador e a ilha de Itaparica tem nesta quarta(18) quatro embarcações em serviço, Zumbi dos Palmares, Dorival Caymmi, Pinheiro e Ivete Sangalo.O movimento nesta quarta tem fluxo  moderado para veículos e tranquilo para passageiros no terminal São Joaquim. Em Bom Despacho, movimento é tranquilo para os dois embarques. As viagens acontecem nos seguintes horários: 5h, 6h, 8h, 10h, 11h, 12h, 14h, 15h, 16h, 18h, 19h, 20h e 22h, saindo de Salvador; e a partir da Ilha de Itaparica, às 5h, 6h, 8h, 9h, 10h, 12h, 13h, 14h, 16h, 17h, 18h, 20h e 22h.


foto - ilustração/arquivo

TCE extingue medida cautelar sobre o Monotrilho de Salvador

Transportes sobre trilhos  🚄

A extinção de uma medida cautelar que suspendia os efeitos da concorrência aberta para viabilizar a construção do Monotrilho de Salvador Mesmo não tendo efeito prático — já que à época o Governo da Bahia entrou com um mandado de segurança que garantiu, por liminar, o andamento do processo e a consequente assinatura do contrato de parceria público-privada

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
Durante sessão plenária realizada nesta terça-feira (17), o Tribunal de Contas do Estado (TCE) decretou, por unanimidade, a extinção de uma medida cautelar que suspendia os efeitos da concorrência aberta para viabilizar a construção do Monotrilho de Salvador Mesmo não tendo efeito prático — já que à época o Governo da Bahia entrou com um mandado de segurança que garantiu, por liminar, o andamento do processo e a consequente assinatura do contrato de parceria público-privada — a medida reforça a segurança jurídica da ação. Para o procurador-geral do Estado, Paulo Moreno Carvalho, a decisão do TCE evidencia seu compromisso com as políticas públicas que visem o desenvolvimento do Estado da Bahia e o benefício da população de menor poder aquisitivo, que, neste caso, disporá de um sistema moderno, com maior segurança e conforto. “Embora a referida decisão aparentemente não altere a situação atual da concessão, ela inegavelmente empresta maior grau de segurança jurídica ao contrato, resolvendo uma questão procedimental importante, sem embargo da garantia do pleno exercício das medidas auditoriais. Louvo, portanto, a participação nesta votação, indistintamente, de todos os senhores Conselheiros”, conclui Paulo Moreno.
Com informações da Secom BA  17/11/2020

terça-feira, 17 de novembro de 2020

Aeroporto de Paulo Afonso-BA passa a ser administrado pelo Governo do Estado

Turismo 

O equipamento aeroportuário foi delegado ao Governo do Estado, através da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Infraestrutura (Minfra). A operação no aeroporto do município localizado entre os estados de Alagoas, Sergipe e Pernambuco é feita com aviação regular e geral e tem a capacidade de receber aeronaves com até 160 passageiros. 

Da Redação
foto - Jeferson Vieira /Embrasg
O aeroporto de Paulo Afonso, na região do Vale do São Francisco, agora está sob a responsabilidade do Governo da Bahia. O equipamento aeroportuário foi delegado ao Governo do Estado, através da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Infraestrutura (Minfra). A operação no aeroporto do município localizado entre os estados de Alagoas, Sergipe e Pernambuco é feita com aviação regular e geral e tem a capacidade de receber aeronaves com até 160 passageiros. O Governo do Estado será responsável pela exploração do aeroporto pelos próximos 35 anos. A publicação do termo de convênio saiu no Diário Oficial da União (D.O.U.) da última sexta-feira (13). A Seinfra terá até o final do próximo ano para assumir definitivamente a gestão e administração aeroportuária, que atualmente é de responsabilidade da Infraero. Nesse período serão feitos os procedimentos necessários a fim de contratar uma nova concessionária para operar o equipamento. Com o de Paulo Afonso, a Bahia passa a ter 11 aeroportos aptos a operar com voos regulares. A Seinfra vem realizando importantes ações para o desenvolvimento da aviação regional baiana. "Estamos construindo os novos aeroportos de Bom Jesus da Lapa e de Senhor do Bonfim. Eles tem a previsão de ser concluídos no segundo semestre de 2021. Além disso, o processo de licitação para contratar empresa a fim de elaborar o projeto de reforma e ampliação do aeroporto de Barreiras está na fase de análise de propostas", destaca Marcus Cavalcanti, secretário de Infraestrutura. Em 2019, a movimentação total de embarque e desembarque de passageiros no aeroporto de Paulo Afonso foi de 12,3 mil pessoas, segundo a Infraero. No período, foram realizados 688 pousos e decolagens. A região recebe uma média de 300 mil visitantes por ano e até o mês de março deste ano o equipamento estava operando com três voos regulares semanais com destino a Recife, mas, por conta da pandemia do novo coronavírus só está recebendo voos da aviação geral.
Com informações da Seinfra BA 17/11/2020

Terminal turístico de Maragojipe(BA) será requalificado com recursos do Prodetur

Turismo  🚢

A obra integra o escopo do Prodetur Nacional Bahia, que contempla outras 12 intervenções náuticas e uma cultural na Baía de Todos-os-Santos. Gerido pela Secretaria de Turismo da Bahia (Setur) e financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o programa visa ao fomento do turismo náutico e cultural na região.

Da Redação
foto - divulgação
Foi assinada, na segunda-feira (16), a ordem de serviço para início da execução da reforma do terminal turístico de Maragojipe. A obra integra o escopo do Prodetur Nacional Bahia, que contempla outras 12 intervenções náuticas e uma cultural na Baía de Todos-os-Santos. Gerido pela Secretaria de Turismo da Bahia (Setur) e financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o programa visa ao fomento do turismo náutico e cultural na região. A empresa PJ Construções e Terraplanagem Ltda. terá 10 meses para a realização do serviço, incluindo implantação de novo atracadouro flutuante, reforma do píer fixo e da edificação existentes, além da requalificação urbanística e paisagística do entorno do terminal, com área de 804,70 metros quadrados. O valor deste investimento é de cerca de R$ 5,4 milhões. As intervenções do programa são divididas em três lotes. Além de Maragojipe, obras estão sendo realizadas em Salvador (Marina da Penha, Solar do Unhão), Candeias, Ilha de Itaparica (Cacha Prego e Itaparica), Jaguaripe, Bom Jesus dos Passos, Salinas da Margarida, Mutá, Ilha de Maré (Botelho) e Cachoeira.
Com informações da Secom BA  17/11/2020