sexta-feira, 14 de julho de 2023

A CONTROVÉRSIA DO CUSTO DA OBRA DO MONOTRILHO DE SALVADOR - Entenda o caso

Transporte sobre trilhos 🚄

O monotrilho (não é VLT) do Subúrbio Ferroviário de Salvador teve o seu custo inicial minimizado (muito abaixo do custo real) o que contribuiu para inviabilizar, até então, a realização da obra  por conta talvez de  ausência de um estudo técnico mais aprofundado, o que contribuiu  para distanciar  o valor do custo estimado pelo Gov. do estado, do valor do custo real da obra com 21km de extensão,22 estações e mais as composições de trens. O desfecho foi inevitável

Luis Prego Brasileiro
foto - ilustração/arquivo
Quando o Gov.do estado da Bahia divulgou o resultado da licitação e o custo estimado para a construção do sistema de Monotrilho com 21 km e 22 estações incluída as composições de trens, no valor de $1,5 bi ,já prevíamos que o resultado poderia ser desastroso. - Será que faltou talvez na época um estudo técnico mais apurado e criterioso por parte do Gov.do estado, para se chegar a um valor próximo do custo real da obra antes da licitação?!.Ou por acaso teria sido por puro açodamento no intuito de realizar a  obra?!  - Não seria muito difícil pelo menos ter uma ideia do valor compatível com o volume da obra em questão consultando a Cia do Metrô de SP que já opera parcialmente a linha 15 Prata do seu Monotrilho, ou até mesmo uma clicada no Gogle e pesquisar o histórico da construção da linha 15 Prata do Monotrilho de São Paulo, ou publicações especializadas no setor que disponibilizam informações técnicas de sistemas de transportes sobre trilhos, seja para sistemas operacionais, tecnologias aplicadas ou em projetos de construção, o que serviria como uma referência  para se evitar um equivoco, como foi cometido.

- A Linha 15–Prata do Metropolitano de São Paulo é uma linha de monotrilho, a sexta Linha do Metrô de São Paulo a entrar em operação. Quando totalmente pronta, contará com 26,6 km de extensão e 18 estações, ligando os distritos do Ipiranga e Cidade Tiradentes, através dos bairros de Vila Prudente, Parque São Lucas, Sapopemba, São Mateus, Iguatemi, entre outros. Com custo total de R$ 6,40 bilhões. O 1º trecho entre as estações Vila Prudente e Oratório foi inaugurado no fim de agosto de 2014  
Fonte - Wikipédia -


Até o mês de março de 2023 entraram em operação apenas 11 estações na Zona Leste de São Paulo em um trecho de linha com 15 km de extensão, dos 26,6 km proposto para a sua extensão total, e o custo só desse trecho já estava orçado em $5,2 bi. 
"A obra foi iniciada no ano de 2009"

Voltamos ao monotrilho de Salvador, durante as audiências públicas, muitas delas no MPBA, das quais participamos representando o Movimento Salvador Sobre Trilhos, alertamos na época, várias vezes quanto ao valor(subdimensionado) da obra quando comparávamos o mesmo, "ironicamente", com preços de vendas de uma determinada rede varejista de lojas, conhecida pela prática de preços baixos(que provocava risos nos presentes),mais não entenderam a mensagem em tom de ironia. Não era de se esperar que quando batesse a realidade a obra ficaria empacada, e não deu outra. Todos os debates divagavam em discussões que quase sempre  se distanciavam do eixo principal que era sem dúvida a importância do novo modal para a população do Subúrbio Ferroviário como vetor de desenvolvimento econômico e social, sendo o mesmo a solução mais adequada e mais viável, para resolver de forma racional e definitiva os problemas de  mobilidade da população que será beneficiada com a adoção do novo sistema sobre trilhos, e que sem duvidas irá eliminar o grave e crônico problema do atual modelo de transporte que atende toda região do Subúrbio de Salvador, cujos benefícios chegarão  também a uma  parte da RMS.
Existe uma insistência equivocada da "mídia" e até mesmo por parte da mídia especializada em temas ferroviários em chamar o MONOTRILHO de VLT, Monotrilho é Monotrilho, VLT é VLT, e agora vejo em uma mídia local, uma matéria com estardalhaço, "falar de um reajuste de 246%", quando foi proposto uma readequação no preço do custo estimado para $5,2bi,valor mais próximo para a realidade da obra, que se enquadrara sem dúvida dentro de parâmetros atualizados a realidade de uma obra de tal envergadura. Nem se quer, talvez, se preocuparam em consultar algum especialista que tenha conhecimento profundo no assunto, ou simplesmente fazer uma pesquisa comparativa em fontes confiáveis, para que se possa ter uma ideia de fato sobre o custo real desse tipo de obra, para um projeto proposto com 21km e 22 estações além das composições de trens. Se fizermos uma conta rápida dividindo os $5.2 bi por 15km,chegaremos ao resultado de $347mi por km construído do Monotrilho de São Paulo(linha 15 Prata),se usarmos esse valor como referência para o Monotrilho de Salvador,$347mi x 21km chegaremos ao total de $7.287bi. Só para efeito de comparação, o custo do BRT(Lapa-LIP) que está sendo construído em Salvador foi orçado em $820 mi com aproximadamente 10km de extensão, isso em 2015 . (Estamos citando o fato e documentando as informações, para efeito de estabelecimento de parâmetros comparativos entre os dois modais)

Dados fornecidos na época pelo Ministério das Cidades
através da lei de acesso a informação

Portanto para que se entenda toda essa controvérsia que envolve o custo da obra do Monotrilho do Subúrbio Ferroviário de Salvador e suas consequências, é preciso que se mergulhe a fundo nesse tema para que as informações sejam divulgadas de maneira correta sem se distanciar da realidade dos fatos.
Pregopontocom - Luis Prego Brasileiro, editor desse Blog, articulador e membro da coordenação do Movimento Salvador Sobre Trilhos 
14/07/2023