sexta-feira, 24 de maio de 2019

Em Brasília, Sedur discute projetos de mobilidade para Salvador e RMS

Mobilidade  🚇

No encontro, o secretário discutiu projetos de mobilidade urbana para Salvador e Região Metropolitana. Brito apresentou ao representante do Governo Federal, algumas possibilidades e estudos de ampliação da malha metroviária e de alta capacidade especialmente a partir da Estação Aeroporto, em Lauro de Freitas, apontando para uma ampliação do sistema de mobilidade daquela região, a partir da integração de novos modais com a criação de outros polos de desenvolvimento urbano.

Da Redução
foto - ilustração
O titular da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Sérgio Brito, se reuniu, nesta sexta-feira, em Brasília com o Secretário Nacional de Mobilidade e Serviços Urbanos, Jean Carlos Pejo, que preside o órgão do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). No encontro, o secretário discutiu projetos de mobilidade urbana para Salvador e Região Metropolitana. Brito apresentou ao representante do Governo Federal, algumas possibilidades e estudos de ampliação da malha metroviária e de alta capacidade especialmente a partir da Estação Aeroporto, em Lauro de Freitas, apontando para uma ampliação do sistema de mobilidade daquela região, a partir da integração de novos modais com a criação de outros polos de desenvolvimento urbano.
“Foi uma conversa informal, mas muito produtiva. Apresentei ao secretário Jean Carlos tudo que vem sendo feito com muita excelência pelo Governo do Estado na mobilidade urbana de Salvador e Região Metropolitana, e pude destacar projetos que estão sendo analisados pela equipe técnico do Governo do Estado, para implantação e expansão de modais a partir da região de Lauro de Freitas, pensando na RMS como um todo e nos seus potenciais. Temos polos consolidados naquela região, desde Itinga, ainda em Lauro, até Camaçari, com suas praias, como o Polo Industrial e sua grande demanda. Então temos muito a fazer e planejar , e certamente contanto com o apoio em áreas essenciais como a mobilidade urbana, a nossa Bahia tem muito a ganhar”, destacou Sérgio Brito.
Sérgio Brito e Jean Carlos e Pejo ainda trataram em relação a investimentos através do programa Avançar Cidades, programa do Governo Federal onde estados e municípios devem apresentar às instituições financeiras projetos básicos de empreendimentos, além de documentação e análises de risco e de engenharia. Os projetos selecionados terão até um ano para contratar a proposta com o agente financeiro. Os recursos disponibilizados para o Avançar Cidades – Mobilidade Urbana são de financiamento, oriundos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Em 2019 estão previstos quase R$ 120 milhões.
Com informações da Sedur BS  24/05/2019

Piauí está entre os maiores produtores de energias renováveis do Brasil

Sustentabilidade  💡

Os dados foram divulgados pela Associação Brasileira de Energia Eólica.Segundo o relatório, o país já tem 601 parques eólicos e 7.500 aerogeradores (turbinas eólicas), em 12 estados. O Piauí produz 1638,10 megawatts (MW) energia eólica, isso se deve aos bons ventos do nordeste, considerados constantes e estáveis.

Da Redação 
Aerogeradores de energia eólica no Piauí (Arquivo CCom)
O Piauí está entre os maiores produtores de energia limpa do Brasil, ocupando o quinto lugar entre os maiores nessa atividade. Os dados foram divulgados pela Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica). De acordo com a instituição, o nordeste, sozinho, é responsável por cerca de 80% da energia eólica gerada em todo o país.
Segundo o relatório, o país já tem 601 parques eólicos e 7.500 aerogeradores (turbinas eólicas), em 12 estados. O Piauí produz 1638,10 megawatts (MW) energia eólica, isso se deve aos bons ventos do nordeste, considerados constantes e estáveis.
Quanto à energia solar, o Piauí ocupa a terceira posição no Brasil, com potência instalada de 278,2 MW e nove usinas. O estado está localizado em uma área chamada de “cinturão solar”, conforme a 2ª edição do Atlas Brasileiro de Energia Solar, divulgado no ano passado. A região vai do nordeste ao pantanal, passa pelo norte de Minas Gerais e pega o sul da Bahia e o nordeste de São Paulo.
Recentemente foi aprovada a proposta de instalação de oito miniusinas fotovoltaicas (solar) em solo piauiense. O projeto apresentado prevê o uso de cinco terrenos privados e três áreas públicas, situadas em Caraúbas, Cabeceiras e Canto do Buriti. O investimento previsto (público e privado) é estimado em R$ 174 milhões.
A assessora para Atração de Investimentos Externos, Lucile Moura, destaca que esse desenvolvimento da produção de energias renováveis no Piauí está sendo possível por conta do investimento tanto em estrutura física quanto de planejamento. “Há uma estrutura de Estado que favorece a vinda desses investimentos ao Piauí. Não é só porque temos muitos ventos e muito sol. Essa estrutura envolve a participação de diversos órgãos do Governo do Estado, que trabalham condições e flexibilidade para que haja a viabilização e atração desses investimentos”, ressalta Moura.
Ela acrescenta ainda que a produção das energias renováveis vem gerando uma cadeia produtiva de desenvolvimento nas regiões onde estão instaladas, gerando emprego e renda. “Esses investimentos estão gerando também o desenvolvimento de uma cadeia produtiva no Piauí, que termina por gerar diversos empregos, diversas possibilidades de negócios. Pequenos investidores se instalam como hotelaria, oficina, bares, restaurantes, salão de beleza, academias, como no município de Lagoa do Barro, por exemplo, que se desenvolveu muito depois da instalação de uma fábrica de torres eólicas. São elementos impactantes que conduzem a esse avanço, com muito respeito ambiental e social”, comenta Lucile.
A ABEEólica reúne cerca de 100 empresas da indústria eólica, incluindo fábricas de aerogeradores, de pás eólicas, operadoras de parques eólicos, investidores e diversos fornecedores da cadeia produtiva.
Com informações do Gov. do Piaui  24/05/2019

quinta-feira, 23 de maio de 2019

Senado aprova MP que abre setor aéreo ao capital estrangeiro e restabelece franquia de bagagem

Transporte aéreo 

O texto aprovado pelo Congresso também autoriza passageiros a levarem, sem cobrança adicional, uma mala de até 23 quilos nas aeronaves a partir de 31 assentos. Aprovada no último dia de sua vigência, a matéria será, agora, encaminhada à sanção presidencial.Os senadores mantiveram as alterações feitas pela Câmara dos Deputados no relatório apresentado pelo senador Roberto Rocha (PSDB-MA)

Ag.CNT* 
foto - ilustração/Pregopontocom
O Plenário do Senado Federal aprovou, nessa quarta-feira (22), o PLV (Projeto de Lei de Conversão) nº 12/2019, apresentado à MP (Medida Provisória) nº 863/2018, que autoriza até 100% de capital estrangeiro em companhias aéreas com sede no Brasil. O texto aprovado pelo Congresso também autoriza passageiros a levarem, sem cobrança adicional, uma mala de até 23 quilos nas aeronaves a partir de 31 assentos. Aprovada no último dia de sua vigência, a matéria será, agora, encaminhada à sanção presidencial.
Os senadores mantiveram as alterações feitas pela Câmara dos Deputados no relatório apresentado pelo senador Roberto Rocha (PSDB-MA), autor do parecer da comissão mista que analisou a MP, editada no final de 2018. Na ocasião, os deputados haviam retirado duas emendas apresentadas pelo relator.
No caso do controle das aéreas pelo capital internacional, ficou de fora da MP a proposta de condicionar esse controle à operação – por um mínimo de dois anos – de 5% dos voos em rotas regionais. Os deputados também rejeitaram a emenda que previa a operação de voos internacionais por tripulantes brasileiros, ressalvada a possibilidade de no máximo um terço de comissários estrangeiros.
O teor das emendas rejeitadas deverá ser incorporado ao Projeto de Lei (PL) nº 2.724/2015, aprovado no mês passado na Câmara, que permite ao capital estrangeiro controlar empresas aéreas com sede no país e reformula regulamentos do setor de turismo. A proposta aguarda votação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado.
Em nota, a Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) declarou que a versão final da MP contraria o objetivo inicial de aumentar a competitividade no setor por meio da ampliação do acesso de capital estrangeiro na aviação comercial brasileira. “Ao admitir o retorno ao antigo modelo de franquia mínima de bagagem, o texto retira do consumidor a alternativa de escolher a classe tarifária mais acessível, sem despacho de malas, preferida por dois terços dos passageiros desde a sua implementação, a partir de março de 2017, e novamente afasta o Brasil das práticas internacionais.”

Abertura
Ainda nessa quarta-feira (22), Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) seguindo a vigência da MP º 863/2018, aprovou a autorização para que o grupo espanhol Globalia – que administra a Air Europa – opere voos regulares no Brasil. Segundo a agência, essa é a primeira aérea internacional com 100% de capital estrangeiro a conseguir autorização para oferecer voos domésticos no país.
A agência informa ainda que, atualmente, a Air Europa já opera em rotas internacionais partindo e chegando no país dos aeroportos de Salvador (BA) e Recife (PE) para Madrid (ESP).
*Com informações da Agência Senado e da Anac
Fonte - CNT  23/05/2019

quarta-feira, 22 de maio de 2019

Ônibus elétrico Aptis da Alstom é testado no Chile

Mobilidade/Tecnologia  🚌

O inovador veículo 100% elétrico já está no Chile sendo preparado para um teste na Red Metropolitana de Movilidad, o sistema de transporte metropolitano da cidade, operado pela Redbus Urbano, subsidiária da Transdev presente no Chile desde 2007. O teste tem como objetivo demonstrar os benefícios do ônibus aos usuários de transportes da cidade por um período de três meses. Será a primeira vez que o Aptis é testado fora da Europa.

Do site da Alstom
Divulgação/Alstom
O ônibus elétrico Aptis desenvolvido pela Alstom com características de um bonde, começará em breve a circular nas ruas de Santiago, no Chile. O inovador veículo 100% elétrico já está no Chile sendo preparado para um teste na Red Metropolitana de Movilidad, o sistema de transporte metropolitano da cidade, operado pela Redbus Urbano, subsidiária da Transdev presente no Chile desde 2007. O teste tem como objetivo demonstrar os benefícios do ônibus aos usuários de transportes da cidade por um período de três meses. Será a primeira vez que o Aptis é testado fora da Europa.
Em 2017, a Aptis recebeu o Prêmio de Inovação na Busworld, a principal feira internacional de ônibus. O Aptis já foi testado com sucesso em cidades como Paris, Versailles, Lyon, Estrasburgo e Marselha na França, Hamburgo e Berlim na Alemanha, e Barcelona, ​​Madri e Vigo na Espanha, entre outras, onde se destacou graças à sua aparência de bonde,design, sua manobrabilidade e sua excelente experiência com passageiros.
A Alstom recebeu a primeira encomenda do Aptis em março de 2019, um total de 12 ônibus para a empresa de transporte de Estrasburgo CTS (Communauté des Transports Strasbourgeois). 
Pregopontocom  22/05/2019 

Grupo francês vai investir R$ 1,3 bilhão em novos parques eólicos na Bahia

Sustentabilidade  💡

Com investimento de R$ 1,371 bilhão, os parques eólicos serão instalados em Iraquara e Souto Soares, na Chapada Diamantina, e em Campo Formoso, no centro norte do estado. A EDF Renewables já possui outros empreendimentos em energia eólica em funcionamento na Bahia. Com os novos parques, a empresa totaliza R$ 3 bilhões em investimentos no setor de energias renováveis no estado.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
Em reunião com a EDF Renewables, na tarde desta segunda-feira (20), o governador Rui Costa assinou nove protocolos de intenções para implantação de projetos de energia eólica na Bahia. Com investimento de R$ 1,371 bilhão, os parques eólicos serão instalados em Iraquara e Souto Soares, na Chapada Diamantina, e em Campo Formoso, no centro norte do estado.
"São novos investimentos em energia eólica e esperamos que, em breve, tenhamos também em energia solar, favorecendo a região da Chapada Diamantina. Investimentos que chegam para gerar riqueza e emprego e fortalecer o que a Bahia tem como uma vantagem competitiva grande, que é a energia sustentável. Os empregos são gerados não apenas na implantação, mas na manutenção desses equipamentos", afirmou Rui.
A EDF Renewables já possui outros empreendimentos em energia eólica em funcionamento na Bahia. Com os novos parques, a empresa totaliza R$ 3 bilhões em investimentos no setor de energias renováveis no estado. "Um terço já foi investido nos municípios vizinhos a Morro do Chapéu e dois terços estão sendo implantados. Esses parques já estão em construção, e a previsão é de entrada em operação em 2020/2021", declarou o diretor-presidente da EDF Renewables no Brasil, Paulo Abranches. Segundo ele, 80% das 700 contratações na fase de construção são de mão de obra local.
Também participaram da reunião o vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, João Leão, e os secretários da Casa Civil e de Infraestrutura, Bruno Dauster e Marcus Cavalcanti, respectivamente
Com informações da Seinfra BA  21/05/2019

Ônibus autônomo (driverless) é testado em Curitiba

Mobilidade/Tecnologia  🚌

A região metropolitana de Curitiba é o local onde os estudos com o ônibus autônomo têm sido feitos no país, e a expectativa é que a tecnologia seja adotada em grande escala brevemente.Projetado e construído pela montadora chinesa Enchi Auto, o ônibus elétrico autônomo Enchi Self Driving EV Bus trafega pelas ruas da unidade da companhia em Huzhou, cidade chinesa localizada na província de Zhejiang. 

Bem Paraná 
foto - ilustração/gkong.com
O sistema VIA Mobile 360 ADAS, desenvolvido pela VIA Technologies e que tem sido testado com êxito na China, já começou a ser avaliado no Brasil para uma futura implantação.
A região metropolitana de Curitiba é o local onde os estudos com o ônibus autônomo têm sido feitos no país, e a expectativa é que a tecnologia seja adotada em grande escala brevemente.
“Os testes estão evoluindo. Temos um ônibus grande em circulação na China desde o ano passado, mas também fazemos análises envolvendo serviços delivery. Já temos várias empresas interessadas no Brasil”, explica Ubiratan Resende, diretor geral da Via Technologies no Brasil. “Os testes também estão sendo realizados em outras cidades na América Latina. Países como Colômbia e Peru têm interesse e o debate também começou na Argentina”.

Na China
Projetado e construído pela montadora chinesa Enchi Auto, o ônibus elétrico autônomo Enchi Self Driving EV Bus trafega pelas ruas da unidade da companhia em Huzhou, cidade chinesa localizada na província de Zhejiang.
O sistema que possibilita ao veículo trafegar sem um condutor humano é o VIA Mobile 360 ADAS, solução capaz de captar imagens de tudo o que acontece ao redor do EV Bus, interpretá-las e compará-las a outras informações enviadas por outras fontes.
Quatro câmeras externas possibilitam a captura de uma visualização de 360 graus ao redor do veículo. O maior diferencial, porém, é o ADAS (Advanced Driver Assistance Systems), sensor localizado na dianteira do ônibus que, dotado de vídeo analítico, identifica e interpreta todas as variáveis envolvidas na condução, como distanciamento das faixas de rolagem, limite de velocidade da via e interpretação dos semáforos (se estão vermelhos ou verdes) e da sinalização.
Os dados são combinados a outros recebidos de outras fontes, como a geolocalização via GPS, e encaminhados à central do veículo, uma plataforma big data que define os comandos que farão o veículo ter uma reação adequada e instantânea em cada situação.
O sistema autônomo de condução utiliza algoritmos avançados para, por exemplo, a partir dos dados recebidos do ADAS, manter o veículo a uma distância segura dos demais, trafegar a uma velocidade pré-estabelecida ou adotar um modo segurança quando há pedestres próximos da via. Se há um afastamento das faixas, o sistema corrige a rota imediatamente. Caso surja um obstáculo, o veículo para sozinho e retoma o movimento assim que possível.
Dados como localização, trajeto, paradas programadas, velocidade e status dos principais componentes aparecem, em tempo real, em uma tela localizada no interior do ônibus, para que os passageiros possam saber tudo o que está acontecendo. O sistema também identifica o número de passageiros e quando alguém quer descer ou entrar no ônibus, para que o veículo realize os comandos adequados.
Segundo Resende, a expectativa é que o mercado de ônibus autônomo ganhe mais força nos próximos anos. “Expectativas traçadas em 2017 eram de 350 veículos autônomos existentes no mundo. Esse número deve subir para perto de 190 mil até 2022, em um sinal de crescimento exponencial desse mercado. Em cima desses estudos, falamos que é uma tecnologia que vai ser implementada cedo ou tarde”.
Fonte - Mobilize  21/05/2019

terça-feira, 21 de maio de 2019

Subida do nível do mar preocupa cientistas

Meio ambiente  🌊

O relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), produzido em 2013, previa que o nível do mar subiria no máximo de um metro até ao ano de 2100.Sem uma significativa redução das emissões do gás de efeito de estufa, as águas poderiam subir entre 52 e 98 centímetros.

Agência Brasil*
foto - ilustração/arquivo
Cientistas afirmam que o nível do mar está subindo mais depressa do que o previsto. A causa: o degelo das geleiras na Antártida e Groenlândia.
Um estudo, que previu que o mar subiria menos de um metro até ao ano de 2100, está sendo contestado porque cientistas acreditam que esse total poderá duplicar.
O relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), produzido em 2013, previa que o nível do mar subiria no máximo de um metro até ao ano de 2100.
Sem uma significativa redução das emissões do gás de efeito de estufa, as águas poderiam subir entre 52 e 98 centímetros.
Contudo, um novo estudo, mais abrangente, prevê que o nível do mar poderá aumentar mais de dois metros, se as emissões continuarem na sua trajetória, e se as temperaturas subirem até 5 graus Celsius.
A hipótese, no entanto, é extrema, e a probabilidade de as temperaturas subirem 5 graus é de 5%.
Cientistas alertam, porém, para o fato de que 5% é ainda um percentual considerável e que corresponde a um elevado risco.
*Com informações da RTP (emissora pública de televisão de Portugal)
Fonte - Agência Brasil  21/05/2019

Extensão da Av.Litorânea vai encurtar em 40 minutos as viagens na ilha de São Luis(MA)

Mobilidade 🚌 🚗

A extensão da Litorânea é a primeira fase desse projeto.Essa obra de prolongamento da Litorânea faz parte de um projeto maior do Governo do Maranhão, de implementação de novo sistema de transporte público na Ilha de São Luís, o BRT”, diz o presidente da Agência de Mobilidade Urbana (MOB). 

Da Redação
divulgação/MOB
As obras que estão sendo feitas na Avenida Litorânea compõem um novo modelo de transporte que deve encurtar em pelo menos 40 minutos as viagens diárias de quem circula entre os municípios.
A extensão da Litorânea é a primeira fase desse projeto. As obras foram mostradas nesta semana a jornalistas, para que a população conheça melhor o que está sendo feito pelo Governo do Estado.
“Essa obra de prolongamento da Litorânea faz parte de um projeto maior do Governo do Maranhão, de implementação de novo sistema de transporte público na Ilha de São Luís, o BRT”, diz o presidente da Agência de Mobilidade Urbana (MOB), Lawrence Melo.Trata-se de um sistema com deslocamento em faixa exclusiva, para acelerar as viagens.

Dois terminais
O projeto também prevê, em etapa posterior à atual, a requalificação da avenida dos Holandeses.
Isso significa desafogo para avenidas como a Jerônimo de Albuquerque, permitindo a utilização do transporte rápido por milhares de usuários.
Com integração do transporte, os passageiros que utilizam o serviço intermunicipal nesse trecho economizarão no mínimo 20 minutos para ir e 20 minutos para voltar, de acordo com Lawrence Melo.
A previsão da MOB é que todas as etapas para instalação do novo sistema sejam concluídas até o fim de 2020. Para o presidente da MOB, a economia de tempo é um dos grandes ganhos do novo tipo de transporte a ser implantado.
Com informações do Gov. do Maranhão  21/05/2019

Confusão no ar

Ponto de Vista  🔍

Há muita confusão no ar e é por isto que se deve manter a cabeça fria e a vontade firme. -Há um verdadeiro decantamento na sociedade e um desencantamento com as promessas que na campanha eleitoral iludiram muita gente. Mais uma vez, insisto, é hora de persistência no bom senso.Reagir às medidas reacionárias e contrárias aos interesses de todos (excluindo apenas os enraivecidos bolsonaristas) e fortalecer a frente democrática em defesa da Constituição é tarefa de todos e de cada um.

João Guilherme Vargas Netto* - Portogente
João G.Vargas Netto
Quando a fina flor dos economistas da banca são unânimes em afirmar, destilando pessimismo, que o governo perdeu o momento mágico de fazer as deformas; quando apoiadores do presidente convocam atos de rua contra o Supremo Tribunal Federal, contra o Centrão e contra o “sistema” e quando, renitentemente, o travamento da economia se transforma em recessão e depressão com o desemprego nas alturas é hora de persistir no caminho apontado pelas manifestações do dia 15.
Há um verdadeiro decantamento na sociedade e um desencantamento com as promessas que na campanha eleitoral iludiram muita gente. Mais uma vez, insisto, é hora de persistência no bom senso.
Reagir às medidas reacionárias e contrárias aos interesses de todos (excluindo apenas os enraivecidos bolsonaristas) e fortalecer a frente democrática em defesa da Constituição é tarefa de todos e de cada um.
Os estudantes e o pessoal da Educação demonstraram sua insatisfação e convocam novas manifestações para o dia 30 de maio. Esta pauta e esta tática estão corretas e devem ser respeitadas e apoiadas.
Uma manobra parlamentar em curso, apesar do atropelo das discussões de inúmeras medidas provisórias, pretende tirar do Executivo o protagonismo da deforma previdenciária e votá-la com modificações. Mais que nunca cresce a necessidade de diálogo com os parlamentares e a reafirmação da luta contra a deforma com o desmascaramento das orientações do posto Ipiranga.
O movimento sindical dos trabalhadores tem uma e uma só grande tarefa: a realização com êxito da greve geral do dia 14 de junho.
Todas as iniciativas – abaixo-assinado dos trabalhadores contra a deforma, greves localizadas em negociações salariais, greves decorrentes da tática das GPSs, visitas a parlamentares, personalidades e instituições relevantes (civis e militares) – devem ter o norte de fortalecer a convocação para greve e de garantir seu êxito.
Com o sucesso da greve, que encarna sua pauta, o movimento sindical demonstrará sua relevância e, junto com os demais protagonistas, desempenhará papel importante na superação da crise e da confusão que está no ar.
*João Guilherme Vargas Netto é analista político
Fonte - Portogente  21/005/2019