quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

Temporada de cruzeiros marítimos reflete alta no turismo baiano

 Turismo  🚢

A Bahia tem sido essencial para o fortalecimento dos cruzeiros marítimos, e Salvador consolida-se como importante porto de embarque, com potencial para crescer ainda mais, recebendo navios que usam alta tecnologia”.O capitão Giovanni Cosini e dirigentes da empresa Costa Cruzeiros, receberam a bordo o titular da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-Ba), Maurício Bacelar, e representantes do trade turístico, para a tradicional troca de placas comemorativas.
 
Da Redação
foto - Ana Paula Carvalho
O navio Costa Firenze, o maior e mais moderno da companhia Costa Cruzeiros (CC), atracou no porto de Salvador, nesta quarta-feira (1°), procedente de Santos, no litoral paulista, com 4.600 passageiros. O capitão Giovanni Cosini e dirigentes da empresa receberam a bordo o titular da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-Ba), Maurício Bacelar, e representantes do trade turístico, para a tradicional troca de placas comemorativas. “A Bahia tem sido essencial para o fortalecimento dos cruzeiros marítimos, e Salvador consolida-se como importante porto de embarque, com potencial para crescer ainda mais, recebendo navios que usam alta tecnologia”, disse o presidente da CC para a América do Sul, Dario Rustico. A companhia apresentou as características da embarcação, que tem 323 metros de comprimento, pesa 135 mil toneladas e usa combustível verde. “A preocupação da empresa com o meio ambiente é na mesma linha do trabalho do Governo da Bahia, que fomenta o desenvolvimento do turismo sustentável”, comparou o secretário Bacelar. O presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia), Marcos Ferraz, destacou o sucesso da atual temporada no segmento. “É o melhor resultado dos últimos dez anos no Brasil, com 780 mil leitos de ocupação, número comparado com o movimento no Caribe. Na Bahia, serão mais de 100 atracações de navios, em Salvador e Ilhéus”. O desembarque dos passageiros do Costa Firenze foi em clima de festa, como a percussão do bloco afro Muzenza e baianas típicas, no receptivo oferecido pela Setur-BA. “Como é bom estar na Bahia. Vamos circular pelas imediações do porto e comprar lembranças no Centro Histórico”, disse a paulista Ivone Pereira. “Só temos que aplaudir as ações da Setur-BA, neste processo de retomada, com a manutenção de uma política eficiente em relação ao turismo no estado”, ressaltou o superintendente executivo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo da Bahia (Fecomércio-BA), Nelson Daiha Filho, presente no desembarque. 
Fonte: Ascom/ Setur  01/02/2013

CBTU Recife inaugura novo trem de manutenção de rede aérea

Notícias Ferroviárias  🚇

Na ocasião foi apresentado o novo Trem de Lastro, veículo projetado por funcionários da STU Recife que transportará os responsáveis pela manutenção da rede aérea. O modelo desenvolvido, que custaria em torno de R$4 milhões se adquirido no mercado, foi produzido com um investimento de aproximadamente R$ 380 mil.

CBTU - Recife
foto - CBTU
O clima foi de muita alegria e satisfação na tarde desta sexta-feira, 20 de janeiro, na Estação Recife. Na ocasião foi apresentado o novo Trem de Lastro, veículo projetado por funcionários da STU Recife que transportará os responsáveis pela manutenção da rede aérea. O modelo desenvolvido, que custaria em torno de R$4 milhões se adquirido no mercado, foi produzido com um investimento de aproximadamente R$ 380 mil. Extremamente versátil e produtivo para a rede aérea, comporta uma quantidade bem maior de funcionários e equipamentos com uma infraestrutura bem mais eficiente e com mais conforto para os funcionários da CBTU. O evento de lançamento contou com a presença do diretor-presidente, José Marques, da diretora Técnica, Adriana Lins; do diretor de Planejamento, Eduardo Coimbra; do superintendente de Recife, Carlos Ferreira; e de membros do corpo técnico e gerencial da CBTU Recife e da Administração Central. “Esse trem é uma conquista que demonstra o esforço, comprometimento, criatividade e alta capacidade técnica de nossos metroviários; que, apesar dos desafios, continuam dedicados à nossa missão de transportar pessoas. Agradeço a todos que contribuíram para essa realização”, destacou o diretor-presidente da CBTU, José Marques. O novo Trem de Lastro é composto por dois vagões, prancha e locomotiva, e sua confecção foi realizada pela empresa terceirizada SERVIMEC nas oficinas da CBTU. Diversas áreas da STU Recife estiveram envolvidas no projeto: a gerência regional de Manutenção (GIMAN) e operacional de sistema elétrico (GOSIP), além das coordenações operacionais COELI, COOFI, COPEM e COVIP. “Os empregados da CBTU a cada dia me surpreendem mais, positivamente. Apesar das dificuldades, essa turma não para: eles têm um amor grande pela ferrovia e vivem procurando maneiras de, com muita criatividade, superar os desafios e criar soluções”, afirmou o superintendente da CBTU Recife, Carlos Ferreira. O metroviário Ubiratan Fernandes de Oliveira, da COELI, foi o responsável pela ideia de juntar dois carros do trem Santa Matilde e os transformá-los em um modelo Trem de Lastro. “Eu vou fazer quarenta anos de trabalho na ferrovia, tenho um pai que era ferroviário, e ver um projeto desse pronto e poder entregá-lo para equipe da manutenção é muito gratificante, pois as dificuldades e desafios são muito grandes, e sabemos que quem vai lucrar com isso é o nosso usuário”, comentou Ubiratan. O novo veículo substituirá vagões que faziam, há mais de 60 anos, o transporte de carga na antiga Rede Ferroviária e foram adaptados para a realização das atividades de transporte de ferramentas pesadas que auxiliam no trabalho de inspeção e manutenção das catenárias, contrapesos e seccionadoras da rede aérea. Comparado ao Carro Torre (CT), veículo que estava sendo utilizado para manutenção da rede aérea até o momento, o Trem de Lastro tem uma capacidade produtiva bem maior, como exemplo, proporciona a troca de dez a vinte elementos de fixação de rede área por vez. No antigo era possível realizar apenas uma troca por vez. Outro destaque é a plataforma do novo veículo: no CT cabiam apenas dois funcionários. Agora, mais 20 funcionários podem trabalhar no do veículo no mesmo instante, inclusive na plataforma superior. “Nós conseguiremos trabalhar com vinte pessoas nesse trem. Antes eu estava trabalhando com duas, no máximo três. Como o horário de manutenção noturna ele é muito pequeno, porque iniciamos à meia-noite e temos que finalizar de três e meia, no máximo quatro horas da manhã; quanto mais gente eu poder colocar naquele trecho pra executar aquela atividade, mais atividade eu faço. Então, assim, eu ganho produtividade. Essa é uma das vantagens desse trem”, explica Dorival Martins, gerente de manutenção. Além de toda a infraestrutura de torno, bancada, entre outros, possui uma plataforma móvel motorizada. Esta plataforma alcança uma distância, para ambos os lados, de mais de um metro do eixo da via, fazendo com que os funcionários cheguem mais perto dos equipamentos alocados nos postes para realizarem as manutenções de forma segura.
Fonte - CBTU  01/02/2023

Alckmin recebe reivindicações contra assinatura da concessão do Metrô de BH

Transportes sobre trilhos 🚇

Metrô de BH: Alckmin recebe reivindicações contra assinatura da concessão - Nessa segunda-feira (30/1), parlamentares mineiros e o sindicato dos metroviários se reuniram com o vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin (PSB), para entregar documentos e reivindicações pela paralisação do processo de entrega do modal à iniciativa privada.

Estado de Minas
foto - iluustração/arquivo
Mesmo após o leilão de concessão realizado em dezembro do ano passado, a privatização do Metrô de Belo Horizonte ainda está em disputa. Nessa segunda-feira (30/1), parlamentares mineiros e o sindicato dos metroviários se reuniram com o vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin (PSB), para entregar documentos e reivindicações pela paralisação do processo de entrega do modal à iniciativa privada. A reunião com Alckmin teve a participação de dirigentes sindicais, dentre eles diretores do Sindicato dos Empregados em Transportes Metroviários e Conexos de Minas Gerais (Sindimetro-MG). O deputado federal Rogério Correia (PT) e a deputada estadual Beatriz Cerqueira (PT) também estavam presentes. De acordo com o Sindimetro, foram entregues a Geraldo Alckmin o posicionamento do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG) recomendando a paralisação do processo de privatização do metrô e o pedido de 24 parlamentares mineiros pela revogação do processo de concessão. O sindicato ainda tratou sobre a situação dos empregados da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) em Minas Gerais. Em contrariedade ao processo de privatização, os metroviários da capital mineira realizaram processos intermitentes de greve desde o fim de 2021. Os trabalhadores protestam contra os valores envolvidos na concessão e pedem medidas como a realocação dos funcionários em outras unidades da companhia. De acordo com Beatriz Cerqueira, Alckmin se comprometeu a ajudar na solução dos problemas relatados. Os próximos passos, segundo informado pelo vice-presidente da República, serão contatos com o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Alísio Mercadante, e os ministros das Cidades, Jader Filho, e da Casa Civil, Rui Costa. À reportagem, Cerqueira disse que a privatização do metrô teve dezenas de irregularidades apontadas durante o processo e cita também um risco de aumento de passagem ainda no primeiro semestre, se concretizada a concessão. A deputada estadual diz que espera que o contrato não seja assinado em março. “Identificamos várias irregularidades. Não é possível seguir um projeto com dinheiro público com tantos problemas. São mais de 20 ações ajuizadas a respeito, o próprio Tribunal de Contas do Estado recomendou a não assinatura do contrato. E corremos o risco de ter aumento da tarifa já em março. Como fazer uma concessão com irregularidades e com a população afogando a conta com uma tarifa mais cara? A expectativa é que os problemas sejam resolvidos, isso pressupõe a não assinatura do contrato”, disse. Após o leilão, homologado pelo BNDES na semana passada, a última fase do processo de privatização é a assinatura do contrato com a concessionária paulista que venceu o processo. A formalização da entrega da administração do metrô está prevista para o dia 2 de março. Mesmo com a recepção aos parlamentares e sindicatos contrários à privatização, o governo Lula não fez demonstrações de que poderia voltar atrás no processo do metrô de BH. Ainda na segunda semana da gestão, o ministro chefe da Casa Civil, Rui Costa, chegou a dar declarações em consonância com a concessão do modal de transporte da capital mineira. A diretoria do Sindimetro segue em Brasília nesta terça-feira (31/1), quando manteve as agendas com membros do governo federal. Nesta semana, o sindicato já se reuniu com o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, e com a equipe do ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta. Histórico de conflito O futuro do Metrô de Belo Horizonte foi pauta importante na disputa presidencial do ano passado. Apoiado pelo governador Romeu Zema (Novo), o então candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), se apresentou como favorável à privatização e clamou para sua gestão a disponibilização de R$ 2,8 bilhões para investimento no modal de transporte. Luiz Inácio Lula da Silva (PT), por sua vez, disse que pediria que o governo estadual lhe apresentasse três propostas prioritárias para investimento e, caso o metrô estivesse entre elas, alternativas seriam estudadas. Com Lula eleito, parlamentares do PT e membros da equipe de transição se organizaram para pedir que o leilão do metrô, marcado para dezembro, fosse adiado. Além das justificativas de erros no edital de concessão novamente apresentadas ao governo federal nesta semana, um dos argumentos apontava para a criação de uma despesa para o futuro presidente na reta final da gestão de Bolsonaro. Mesmo com as reivindicações contrárias, o leilão aconteceu normalmente nos últimos dias da gestão Bolsonaro e fim do primeiro mandato de Zema. A empresa paulista Comporte Participações S/A, arrematou o metrô de BH pelo valor de R$ 25.755.111. O edital prevê a modernização da linha 1 e a criação de uma nova linha. 
Fonte: https://www.em.com.br/app/noticia/politica/2023/01/31/interna_politica,1451564/metro-de-bh-alckmin-recebe-reivindicacoes-contra-assinatura-da-concessao.shtml
Fonte Revista Ferroviária  01/02/2023

terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Comando da Aeronáutica controlará espaço aéreo Yanomami

Direitos humanos - Política  👪

Entre as ações previstas, a serem adotadas por órgãos da administração federal, está a criação de uma Zona de Identificação de Defesa Aérea (Zida) sobre o espaço aéreo do território – medida que valerá enquanto vigorar a situação de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional. Em discursos recentes, Lula já havia antecipado a decisão de adotar medidas severas de proteção ao território indígena e de combate ao garimpo ilegal em território Yanomami.

Por Pedro Peduzzi
Repórter da Agência Brasil
foto - ilustração/arqivo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou, no Diário Oficial da União de hoje (31), decreto que prevê medidas de enfrentamento da emergência em saúde pública e de combate ao garimpo ilegal no território Yanomami. Entre as ações previstas, a serem adotadas por órgãos da administração federal, está a criação de uma Zona de Identificação de Defesa Aérea (Zida) sobre o espaço aéreo do território – medida que valerá enquanto vigorar a situação de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional. Em discursos recentes, Lula já havia antecipado a decisão de adotar medidas severas de proteção ao território indígena e de combate ao garimpo ilegal em território Yanomami. “Resolvemos tomar a decisão de parar com essa brincadeira. Não terá mais garimpo e não terá mais sobrevoo, nem abastecimento de combustíveis”, disse, ontem, o presidente durante evento no Palácio do Planalto. Espaço aéreo A zona de defesa aérea ficará a cargo do Comando da Aeronáutica, a quem caberá adotar ações necessárias para regulamentar e controlar o espaço aéreo “contra todos os tipos de tráfego aéreo suspeito de ilícito” praticado no território. Medidas de polícia administrativa como interdição de aeronaves e de equipamentos de apoio a atividades ilícitas ficarão a cargo de agentes da Polícia Federal, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e de outros “órgãos e entidades da administração pública federal”, diz o texto do decreto. O acesso de pessoas ao território Yanomami só poderá ocorrer se previsto em ato conjunto editado pelos ministros da Saúde e dos Povos Indígenas, “com vistas à prevenção e à redução do risco de transmissão de doenças e de outros agravos”. Ainda segundo o decreto, o Ministério da Defesa fornecerá dados de inteligência e transporte aéreo logístico para as equipes que participarão diretamente da neutralização de aeronaves e equipamentos relacionados com a mineração ilegal no território Yanomami. O decreto prevê que as autoridades federais ficarão encarregadas de efetuar as requisições de bens, servidores e serviços necessários para transporte de equipes; abastecimento de água potável; fornecimento de alimentos e vestimentas; e para a abertura ou a reabertura de postos de apoio da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e de unidades básicas de saúde do Ministério da Saúde.
Fonte - Agência Brasil 31/01/2023

segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

AMAZÔNIA SEM GARIMPO

Meio ambiente - Sustentabilidade - Direitos humanos  👪 🌱

Amazônia Sem Garimpo - Animação (Narração em Yanomami)
Esta animação é parte integrante do projeto de pesquisa "Impactos do Mercúrio em Áreas Protegidas e Povos da Floresta na Amazônia: Uma Abordagem Integrada Saúde e Ambiente"" Produção Executiva Ana Claudia Santiago de Vasconcellos (EPSJV/Fiocruz) Paulo Cesar Basta (ENSP/Fiocruz)

 

domingo, 29 de janeiro de 2023

As 15 cidades com o maior tempo de espera para o embarque no transporte público

Mobilidade 🚍

Brasília está entre cidades com maior tempo de espera para pegar transporte público - Brasília e Salvador, ambas com 23 minutos, estão entre as 15 cidades com o maior tempo de espera para embarque no transporte público. Aguascalientes(México)com 37 minutos e Querétaro(México) com 32 minutos estão em 1º e 2º lugares respectivamente. Bogotá esta em10º lugar.

Correio Braziliense / RF
foto - ilustração/arquivo
Um relatório divulgado pelo aplicativo Moovit, nesta terça-feira (24/1), mostra que Brasília está entre as 15 cidades com maior tempo de espera para pegar transporte público. De acordo com o documento, os brasilienses demoram cerca de 23 minutos esperando pelo transporte. Os dados representam quanto tempo, em média, as pessoas esperam durante uma viagem em dias úteis. Também é levado em consideração se o trajeto inclui baldeações e o tempo de espera em diferentes paradas/estações. No ranking também aparece as cidades de Recife, Belo Horizonte, Salvador, Campinas e Rio de Janeiro.

Confira a lista:
1) Aguascalientes (México): 37 minutos - 2) Querétaro (México): 32 minutos - 3) Palermo e Trapani (Itália): 29 minutos - 4) Recife: 27 minutos - 5) Monterrey (México): 27 minutos - 6) Cali (Colômbia): 27 minutos - 7) Belo Horizonte: 24 minutos - 8) Brasília: 23 minutos - 9) Salvador: 23 minutos - 10) Bogotá (Colômbia): 22 minutos - 11) Campinas: 22 minutos - 12) Miami (Estados Unidos): 21 minutos - 13) Rio de Janeiro: 21 minutos - 14) Córdoba: 20 minutos -15) Napoli e Campania (Itália): 20 minutos

A pesquisa também revela a porcentagem de pessoas que esperam 20 minutos ou mais durante uma viagem em dia útil. Recife lidera a lista com 55,86% de pessoas. Brasília aparece em 10º lugar, com a porcentagem de 45,41%. Para realizar a pesquisa, o Moovit analisou milhões de viagens feitas em 2022 pelos usuários do aplicativo. O relatório mostra um panorama sobre tendências globais de transporte público.
Fonte: https://www.correiobraziliense.com.br/cidades-df/2023/01/5068769-brasilia-esta-entre-cidades-com-maior-tempo-de-espera-para-pegar-transporte-publico.html
Fonte - Revista Ferroviária  26/01/2023