quarta-feira, 2 de junho de 2021

Sistema Metroviário de Fortaleza gera mais de R$ 83 milhões em benefícios socioambientais reduzindo numero de veículos nas ruas em 2020

Transportes sobre trilhos  🚇  🚄

De acordo com o relatório de Monetização dos Benefícios Socioambientais do Sistema Metrofor, produzido pela Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos, divulgado neste mês, quando celebramos o Dia Mundial do Meio Ambiente, este é o valor de custos – em diversas áreas da economia e setores da sociedade – que deixaram de acontecer devido à operação das linhas Sul, Oeste e VLT Parangaba-Mucuripe.

Metrofor
Divulgação/Metrofor
O Metrô de Fortaleza gerou uma quantia de 83,79 milhões de reais em benefícios socioambientais no ano de 2020. De acordo com o relatório de Monetização dos Benefícios Socioambientais do Sistema Metrofor, produzido pela Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos, divulgado neste mês, quando celebramos o Dia Mundial do Meio Ambiente, este é o valor de custos – em diversas áreas da economia e setores da sociedade – que deixaram de acontecer devido à operação das linhas Sul, Oeste e VLT Parangaba-Mucuripe. A pesquisa de benefícios socioambientais busca analisar a demanda de viagens em ônibus, carros e motos que seria necessária para suprir o volume de transporte que hoje é realizado pelo transporte de passageiros sobre trilhos na capital cearense. Dessa forma, o estudo identifica e dimensiona, em valores, os benefícios trazidos pela operação das linhas – que retiram das ruas e avenidas, diariamente, uma quantidade significativa de ônibus, carros e motos. “Somente na Linha Sul, tivemos em 2020 benefícios socioambientais na casa dos 55 milhões e meio. Em 2019, essa mesma linha, que é a maior do sistema metroviário, gerou benefícios em torno de 76 milhões de reais. Compreendemos que, se não fosse a pandemia e as necessárias paralisações que o sistema sofreu, o resultado em 2020 seria ainda maior que em 2019, pois o transporte sobre trilhos no Ceará vivia, até a pandemia, um aumento constante no número de passageiros”, explica o diretor de Desenvolvimento e Tecnologia da Companhia, Edilson Aragão. A redução de fluxo no transporte rodoviário representa benefícios sociais de grande impacto, como diminuição do número de acidentes e mortes, menor quantidade de poluentes lançados na atmosfera, e ganho de tempo e qualidade de vida para os passageiros. Esses benefícios estão relacionados com a natureza do transporte sobre trilhos que, ao ser comparado com o transporte rodoviário, se mostra mais rápido, mais seguro e mais limpo. Dessa forma, a pesquisa define 6 eixos de benefícios socioambientais gerados pelas Linhas Sul, Oeste e VLT Parangaba-Mucuripe, e aponta, em reais, as economias geradas em cada um deles. Os resultados estão abaixo, em valores anuais:

– Redução no tempo de viagem dos passageiros: R$ 44,7 milhões.
– Menor custo de operação de veículos: R$ 21,9 milhões
– Menor consumo de combustível: R$ 5,3 milhões.
– Redução com acidentes de trânsito: R$ 10,1 milhões.
– Menor volume de poluentes emitidos: R$ 811,9 mil.
– Redução do custo de manutenção de vias: R$ 574,6 mil
– Total: 83,79 milhões.

O relatório detalhado pode ser acessado no site www.metrofor.ce.gov.br ou clicando aqui.
Placas fotovoltaicas no Metrofor: energia limpa e barata. O Metrofor se prepara para transformar duas estações da Linha Sul em potentes geradoras de energia solar, com a instalação de placas fotovoltaicas. As estações Juscelino Kubitschek e Padre Cícero estão com os serviços avançados e, em breve, serão as primeiras estações do Metrô com produção independente de energia. No total, nas duas unidades, serão 588 placas fotovoltaicas.

Status do projeto
Na estação JK, estão sendo feitos os últimos ajustes – como a regulamentação das placas junto à Enel e a instalação de passarelas para manutenção das placas e equipamentos. Já na estação Padre Cícero, está sendo feito uma adaptação no teto da unidade para receber as placas e demais equipamentos.
Com informações do Metrofor  02/06/2021

terça-feira, 1 de junho de 2021

Maria Fumaça vira atração ao fazer testes até o bairro de Jaraguá

Turismo Ferroviário  🚂🚃

O percurso foi feito como mais um teste para que a equipe de operação avaliasse alguns itens relacionados à segurança da máquina, que deverá se transformar num trem turístico. 

Da Redação
divulgação/CBTU
A locomotiva a vapor da CBTU, mais conhecida como Maria Fumaça, um trem quase centenário, saiu no domingo, 30/05, do pátio da estação central até o bairro de Jaraguá. O percurso foi feito como mais um teste para que a equipe de operação avaliasse alguns itens relacionados à segurança da máquina, que deverá se transformar num trem turístico. Cerca de 30 funcionários, foram mobilizados para o teste, que começou às 9 horas, e se encerrou próximo ao meio dia. A secretária adjunta de Estratégia e Projetos Prioritários, Gardênia Nascimento, esteve presente para para participar do teste e iniciar tratativas para a viabilização do projeto do trem turístico com a participação do município. Durante o percurso, a Maria Fumaça, e toda a memória e história que ela representa, causava surpresa e emoção entre os moradores e os transeuntes da região do Centro até Jaraguá. A Maria Fumaça deve começar a operar como trem turístico a partir do final deste ano realizando um percurso de 18 quilômetros entre Bebedouro e o Instituto de Preservação da Mata Atlântica, na Usina Utinga Leão, em Rio Largo.
Com informações da CBTU  01/06/2021


divulgação/CBTU


Ferry - Boat Salvador/Itaparica tem novo horário a partir desta terça(01/06)

Boletim Informativo  🚢

O sistema Ferry-Boat que opera na travessia entre  Salvador e a ilha de Itaparica, volta funcionar até 21h30 nesta terça-feira (01/06). Os horários de travessias passam a ser os seguintes: 05h30, 6h, 8h, 10h, 11h, 12h, 14h, 16h, 17h, 18h, 19h30, 20h30 e 21h30, saindo do Terminal São Joaquim; e 05h30, 6h, 8h, 10h, 11h, 12h, 14h, 16h, 17h, 18h, 19h30, 20h30 e 21h30, a partir do Terminal Bom Despacho, com possibilidade de viagens extras se houver aumento da demanda.



foto - ilustração/arquivo

CBPM e VLI discutem situação das ferrovias baianas

Ferrovias  🚂

O presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Antonio Carlos Tramm, se reuniu com representantes da VLI Multimodal na Bahia, para discutir a situação do transporte de cargas minerais por ferrovias na Bahia. Durante o encontro, Tramm apontou o crescimento da atividade mineral nos últimos anos, e a necessidade de um modal ferroviário que funcione para que o setor continue a se desenvolver.
 
Abifer  
foto - ilustração/arquivo
Na quarta-feira (26), representantes da VLI Multimodal na Bahia, empresa proprietária pela concessão da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), se reuniram com o presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Antonio Carlos Tramm, para discutir a situação do transporte de cargas minerais por ferrovias na Bahia. Durante o encontro, Tramm apontou o crescimento da atividade mineral nos últimos anos, e a necessidade de um modal ferroviário que funcione para que o setor continue a se desenvolver. “Nós éramos o 5º, passamos para 4º e esse ano nos tornaremos o 3º maior produtor mineral do Brasil. Precisamos de trem para chegar a 2º. O volume de minério no norte do estado é muito grande. Mas é necessário que exista uma logística de transporte para que esse minério produzido tenha por onde ser escoado.”, disse. Tramm lembrou ainda que não é contra a renovação do contrato de concessão que vem sendo pleiteada pela VLI/FCA, mas que antes dessa prorrogação ser concedida é preciso que fique claro quais foram os benefícios e investimentos trazidos pela VLI para Bahia nestes últimos 25 anos e qual proposta de investimentos será feita daqui para frente. “A minha cobrança é principalmente à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que é a responsável por fiscalizar a ação de vocês e cuidar dos interesses da sociedade civil. A minha luta é pela garantia de futuro das próximas gerações.”, salientou. Álvaro Pinto de Oliveira Neto, gerente geral de operações da VLI na Bahia, apresentou o panorama atual das ações da empresa no estado, enquanto o gerente geral comercial da VLI, Asley Fonseca apresentou alguns planos de fortalecimento da atividade mineral na Bahia que já estão em andamento, como o fechamento de um contrato com a Bamin para o transporte ferroviário de minério de ferro. “A partir do mês que vem começamos um novo fluxo para exportação, rodando 100% dentro do estado da Bahia. Estamos construindo, em parceria com a Bamin, um terminal na cidade de Castro Alves, muito próximo do Porto de Enseada e próximo ao Porto de Aratu. Essa é a parte 1 do nosso projeto, onde a gente pretende chegar até 2 milhões de toneladas por ano de transporte de minério de ferro. Queremos deixar um legado da atividade mineral na Bahia.”, afirma Asley. Tramm questionou a proposta da VLI para que o minério de ferro produzido pela Colomi Iron, em Juazeiro, utilize o Porto de Sergipe, de propriedade da VLI, para escoamento, através do transporte rodoviário, ao invés de utilizar a via férrea existente. Tramm lembrou também que a Bahia é a maior exportadora de manga do Brasil e que a mesma é embarcada pelo Porto de Pernambuco, porque não temos um trem com container que desça para sair por Salvador/Aratu. Usando o exemplo da Colomi Iron, Asley explicou que quem determina por onde exportar é o cliente. “Eles nos procuraram para fazer a exportação por Sergipe. Do ponto de vista financeiro e econômico foi o mais atrativo para o nosso cliente, para aproveitar o bom momento do mercado nessa primeira fase de teste, em que a Colomi está colocando seu material no mercado. Não é interesse da VLI fazer essa exploração pelo Porto de Sergipe. É mais vantajoso fazer por ferrovia, mas para isso precisamos nos preparar, tanto nós quanto a empresa. No momento não temos essa capacidade, por isso todo transporte está sendo feito por rodovia.” Tramm perguntou se essa vantagem vista pela Colomi Iron para utilizar a via rodoviária em detrimento da via férrea seria a mesma que determina que a Caraíba traga sua mercadoria para o polo também por caminhões. Asley respondeu que não era possível saber com certeza sem antes fazer um estudo de competitividade. Elias Rezende, relações institucionais da VLI, aproveitou a oportunidade para pedir ajuda da CBPM na relação com as mineradoras, para que a empresa saiba quais minérios são produzidos, em qual volume e com que periodicidade, e possa a partir daí elaborar novos planos de desenvolvimento, na medida do possível. “Temos trabalhado para desenvolver o estado e trazer carga. Nossa meta é duplicar os investimentos na Bahia e precisamos contar com a cooperação das empresas.” Tramm finalizou a reunião garantindo estar à disposição para fazer esse intermédio entre a VLI e as mineradoras e ressaltando a necessidade de ver essas novas prospecções documentadas e postas em prática, para que assim a CBPM possa declarar o seu apoio à renovação do contrato de concessão da VLI/FCA.
Fonte - Abifer  31/05/2021

Governo(BA) prorroga toque de recolher e proíbe venda de bebida alcoólica no fim de semana

Saúde & Prevenção  😷

A prorrogação será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (1º). Os estabelecimentos comerciais que funcionem como restaurantes, bares e congêneres, localizados nessas seis regiões, deverão encerrar o atendimento presencial às 19h, permitidos os serviços de entrega em domicílio (delivery) de alimentação até as 24h. 

Da Redação
foto - Elói Corrêa/GOV.BA
O Governo do Estado decidiu prorrogar a restrição da locomoção noturna de pessoas das 21h às 5h, em toda a Bahia, até 8 de junho. Nos municípios localizados nas regiões da Chapada Diamantina, Oeste, Irecê, Jacobina, Sudoeste e Extremo-Sul, o toque de recolher vale das 20h às 5h. A prorrogação será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (1º). Os estabelecimentos comerciais que funcionem como restaurantes, bares e congêneres, localizados nessas seis regiões, deverão encerrar o atendimento presencial às 19h, permitidos os serviços de entrega em domicílio (delivery) de alimentação até as 24h. Nos municípios integrantes das regiões de saúde em que a taxa de ocupação de leitos de UTI vier a se manter igual ou inferior a 75%, por cinco dias consecutivos, a restrição na locomoção noturna será válida das 22h às 5h. Fica vedada, em todo o território baiano, a venda de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos, inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery), no período das 18h de 4 de junho até as 5h de 7 de junho. A comercialização de bebida alcoólica no fim de semana será liberada somente em municípios integrantes de regiões de saúde em que a taxa de ocupação de leitos de UTI vier a se manter igual ou inferior a 75%, por cinco dias consecutivos. Região Metropolitana de Salvador Em Camaçari, Candeias, Dias D’Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Mata de São João, Pojuca, Salvador, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Simões Filho e Vera Cruz, a restrição de locomoção noturna ocorrerá das 20h às 5h, entre os dias 3 e 7 de junho. No dias 1º e 2, o toque de recolher será das 22h às 5h. Ainda nesses municípios da Região Metropolitana de Salvador (RMS), a venda de bebida alcoólica fica proibida em quaisquer estabelecimentos, inclusive por delivery, das 20h de 4 de junho até as 5h de 7 de junho. A circulação dos ferry boats será suspensa das 22h30 às 5h, no período de 1º de junho a 8 de junho, ficando vedado o funcionamento nos dias 5 e 6 de junho. As lanchinhas não devem circular das 22h30 às 5h, até 8 de junho, limitada a ocupação ao máximo de 50% da capacidade da embarcação nos dias 5 e 6 de junho. De 4 de junho a 6 de junho, a circulação dos meios de transporte metropolitanos será suspensa das 20h30 às 5h. Também de 4 de junho a 6 de junho, os ferry boats e as lanchinhas não devem circular das 20h30 às 5h. Aulas As unidades de ensino públicas e particulares podem manter as atividades de forma semipresencial. Para que isso ocorra, é necessário que a taxa de ocupação de leitos de UTI Covid esteja abaixo de 75%, por cinco dias consecutivos, nas regiões de saúde. Além disso, as atividades letivas devem ficar condicionadas à ocupação máxima de 50% da capacidade de cada sala de aula e ao atendimento dos protocolos sanitários estabelecidos. Eventos e shows Os eventos e atividades que envolvam aglomeração de pessoas continuam proibidos até 8 de junho, em todo o território baiano, independentemente do número de participantes, ainda que previamente autorizados. Segue suspensa ainda, até 8 de junho, a realização de shows, festas, públicas ou privadas, e afins, independentemente do número de participantes, além de atividades esportivas amadoras em todos os municípios baianos. Os eventos exclusivamente científicos e profissionais podem ocorrer com público limitado a 50 pessoas. Já os atos religiosos litúrgicos ficam permitidos mediante a ocupação máxima de 25% da capacidade do local. O funcionamento das academias também permanece autorizado mediante a ocupação máxima de 50%.
Com informações da Secom BA  01/06/2021

segunda-feira, 31 de maio de 2021

Novos canais de compra de crédito para cartão do Metrô de Salvador ultrapassam 70% do volume de vendas

Transportes sobre trilhos  🚇

Atualmente, a recarga nas máquinas de autoatendimento espalhadas em todas as estações e a compra de créditos por meio de aplicativos – Quicko APP Recarga ePay – e nos pontos de vendas da Rede Credenciada representam mais de 70% do volume de vendas.

Da Redação 
foto - ilustração/arquivo
Inovação e tecnologia a favor da mobilidade urbana e da segurança da população em tempos de pandemia. É com base nesta diretriz que a CCR Metrô Bahia vem implementando soluções tecnológicas como aliadas para oferecer atendimento de excelência ao cliente do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas. Um exemplo é a experiência durante a recarga e aquisição de créditos para o Cartão de Integração do Metrô que conquistou cada vez mais adeptos e aumenta a procura pelos novos canais, virtuais e externos às estações de metrô. Atualmente, a recarga nas máquinas de autoatendimento espalhadas em todas as estações e a compra de créditos por meio de aplicativos – Quicko APP Recarga ePay – e nos pontos de vendas da Rede Credenciada representam mais de 70% do volume de vendas. Essas opções oferecem mais facilidade e praticidade ao cliente, economia de tempo e filas, conforto e rapidez para ativar a carga na estação, além de segurança quando a opção de compra de crédito são os meios digitais, já que não há contato físico. A compra do crédito pelos aplicativos Quicko APP e RecargaPay geram diversos benefícios como promoções com cashbacks – receba o seu dinheiro de volta. O Quicko APP ainda traz o recurso de roteirização de viagens com vários modais e o extrato e saldo do cartão para que o cliente possa acompanhar os seus créditos. As transações feitas pelos aplicativos e na rede credenciada – que conta com mais de 2 mil pontos de vendas com lojas, farmácias e restaurantes espalhados por toda Salvador e Região Metropolitana – são fáceis e rápidas, e não há cobrança de taxa extra. A carga adquirida por esses meios precisa ser ativada antes da utilização, no validador de consulta e carga presente em todas as estações, antes de se dirigir às catracas de acesso. A CCR Metrô Bahia vem estudando novas facilidades para otimizar a compra de crédito através de outras plataformas e aplicativos.
Com informações da CCR Metrô Bahia  31/05/2021

Governo do Estado(BA) publica licitação que garante implantação de rodovia estadual entre Ilhéus e Itabuna

Infraestrutura  🚧 🚓  🚍

A implantação dos 18 quilômetros da BA-649, da região da Fazenda Progresso até o Banco da Vitória, em Ilhéus, vai proporcionar melhoria no deslocamento entre as duas cidades, além de dar mais segurança no trajeto por ser mão única

Da Redação
foto - ilustração/ilheus.gov.br
A malha rodoviária entre Ilhéus e Itabuna ganhará um novo trecho. A implantação dos 18 quilômetros da BA-649, da região da Fazenda Progresso até o Banco da Vitória, em Ilhéus, vai proporcionar melhoria no deslocamento entre as duas cidades, além de dar mais segurança no trajeto por ser mão única. A licitação será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (1º), e a previsão é de que os envelopes com as propostas das empresas interessadas em construir a obra sejam abertos em 15 de julho. Bastante esperada pela população, a duplicação da BR-415 seria feita pelo governo federal mas, diante da morosidade em executar a obra e da urgência de realizar o projeto, o Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), decidiu realizar a implantação da BA-649 com financiamento direto do Estado. “A Bahia cansou de esperar o Governo Federal e decidimos fazer esta importante obra com recursos próprios. Nasce uma nova rodovia estadual, que vai acelerar o desenvolvimento e garantir mais qualidade de vida aos moradores da região”, destaca o governador Rui Costa. Ao longo do trecho serão construídas quatro pontes sobre o Rio Cachoeira e um viaduto sobre a BR-415. O investimento previsto é de R$ 141 milhões. A rodovia vai ser importante para o desenvolvimento econômico do Litoral Sul baiano, porque facilitará a ligação da região com o Oeste, Meio Oeste e Extremo Sul do estado. O novo trecho da BA-649 atenderá 511 mil pessoas de municípios como Ilhéus, Itabuna, Una, Canavieiras, Buerarema, Itacaré e Uruçuca. Em Ilhéus, o escoamento da produção de grãos em direção ao Porto de Malhado será beneficiado com a implantação da via. Também contemplará o deslocamento de moradores de Itabuna e de cidades no entorno, que vão aproveitar as praias do sul baiano, e o transporte de produtos agrícolas e do minério da região de Brumado em direção ao Porto Sul, que será construído em breve. “O Governo da Bahia já vem realizando ações relevantes para a região do Litoral Sul do estado nos últimos meses. Entregamos obras como a nova ponte Ilhéus-Pontal, a duplicação da BA-001, do Hotel Opaba ao entroncamento da BR-251, e a requalificação do semi-anel rodoviário de Itabuna, que liga a BR-101 e com a BR-415. Agora, iremos construir uma rodovia muito desejada pela população local”, afirma o secretário de Infraestrutura do Estado, Marcus Cavalcanti. O processo de mapeamento para desapropriação das áreas, no trecho dos 16 quilômetros entre Ilhéus e Itabuna, está em andamento. Atualmente, a equipe técnica da Seinfra se encontra em campo para realizar as etapas, como atualização de cadastros e medições dos locais a serem desapropriados.
Com informações da Secom BA  31/05/2021

Prefeito não abre mão de plebiscito sobre VLT e BRT em Cuiabá

Transportes sobre trilhos  🚄

O prefeito rebateu as críticas de que o plebiscito não terá validade jurídica, uma vez que a decisão de trocar do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) pelo Ônibus de Transporte Rápido (BRT )já foi tomada pelo Governo do Estado. “O instrumento terá valor legal, sim. Só de você fazer a consulta popular, você dar voz ao povo, que é soberano e é o maior interessado na implantação do modal...

Diário de Cuiabá* - Kamila Arruda
foto-ilustração/Secom MT
Apesar da polêmica e das críticas, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) garante que o Município irá bancar o plebiscito sobre a troca de modal de transporte a ser implantado em Cuiabá e Várzea Grande. O emedebista afirmou que ainda não tem a definição do valor que a consulta pública terá, mas disse que não se trata de prejuízo. “Eu estou vendo as pessoas falarem R$ 3 milhões, R$ 4 milhões, mas não sabemos o valor. Temos que emitir uma consulta ao TRE, que vai nessa decisão da Câmara. A Câmara aprovou e encaminha ofício ao TRE, que terá que marcar a data para o plebiscito, no prazo máximo de 90 dias. Aí, sim, vamos conhecer o valor e a realidade dos fatos”, disse. Para o prefeito, a consulta pública é um instrumento da democracia. “Democracia não é gasto e investimento, e a Prefeitura está pronta e à disposição para cumprir a Constituição e vai arcar com os custos do plebiscito”, afirmou Emanuel O prefeito rebateu as críticas de que o plebiscito não terá validade jurídica, uma vez que a decisão de trocar do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) pelo Ônibus de Transporte Rápido (BRT )já foi tomada pelo Governo do Estado. “O instrumento terá valor legal, sim. Só de você fazer a consulta popular, você dar voz ao povo, que é soberano e é o maior interessado na implantação do modal... Se vai ser VLT ou BRT, por si só, já é uma causa nobre, já norteia a decisão do gestor. O gestor não pode tomar uma decisão, caso a maioria da população escolha ao contrário”, completou. O plebiscito foi aprovado pela Câmara Municipal, na última terça-feira (25). A proposta foi apreciada em regime de urgência e teve 17 votos favoráveis e três contrários, dos vereadores Maysa Leão (Cidadania), Michelly Alencar (DEM) e Dilemário Alencar (Podemos). A matéria tem como autores os vereadores Dídimo Vovô (PSB), Professor Mário Nadaf (PV), Juca do Guaraná Filho (MDB), Sargento Vidal (Solidariedade) e Rodrigo Arruda e Sá (Cidadania).
*http://www.diariodecuiaba.com.br/politica/prefeito-nao-abre-mao-de-plebiscito-sobre-vlt-e-brt-em-cuiaba/579584
Fonte - Diário de Cuiabá  31/06/2021

Túnel submerso é infraestrutura do Porto de Santos

Infraestrutura  🚢 🚍 🚄

Trata-se de um projeto que aumenta a produtividade do porto e melhora a mobilidade entre as duas cidades. Submerso no canal de acesso ao porto, o túnel vai contribuir para um tráfego mais intenso e seguro de navios, que compartilham o canal com intenso movimento de balsas. No seu interior passarão pessoas, veículos pesados e de passeio e um veículo leve sobre trilho – VLT. 

Portogente
divulgação/Portogente
A audiência pública sobre a ligação seca das margens do Porto de Santos, em Santos e Guarujá, promovida, nesta segunda-feira (31/5), pela deputada Rosana Valle, na Comissão de Viação e Transportes (CVT), na Câmara Federal, gera o debate político necessário para conscientizar autoridades e a sociedade do progresso advindo de um projeto dessa grandeza. Pleiteado há quase 100 anos, ele é parte imperiosa do programa de desestatização do Porto de Santos. Trata-se de um projeto que aumenta a produtividade do porto e melhora a mobilidade entre as duas cidades. Submerso no canal de acesso ao porto, o túnel vai contribuir para um tráfego mais intenso e seguro de navios, que compartilham o canal com intenso movimento de balsas. No seu interior passarão pessoas, veículos pesados e de passeio e um veículo leve sobre trilho – VLT. O estudo de viabilidade econômica faz parte da reforma portuária. Com o compromisso do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, de construir o túnel, a deputada Rosana Valle tem realizado um trabalho intenso para viabilizar esse projeto. Por sua dimensão como projeto e infraestrutura do principal porto do Hemisfério Sul, esse túnel tem a importância da ponte Rio-Niterói como travessia. São as palavras do prefeito de Guarujá, o médico Valter Suman: “Uma obra que resolve a travessia do canal.” Analisado sob a ótica do futuro, hoje o Porto de Santos está contido no seu presente. Pensar a sua necessária expansão para não perder a competitividade, o túnel se reveste de importância na alavancagem do progresso regional, integrando a infraestrutura do porto offshore, que deverá ser implantado no Guarujá. Uma das razões que fazem imperiosa a inclusão da sua construção no plano de investimento da privatização dos acessos ao Porto de Santos. Por tudo isso e como uma economia regional, a Baixada Santista tem urgência desse túnel. Quando se discute intensamente a relação do porto com sua cidade, o túnel submerso do Porto de Santos avulta como agregador de sustentabilidade às múltiplas relações com as duas cidades portuárias às suas margens.
Fonte - Portogente  31/05/2021

domingo, 30 de maio de 2021

Novas tarifas para linhas de ônibus intermunicipais na Bahia passam a vigorar na terça-feira (1º)

Boletim Informativo  🚍

As tarifas das linhas de ônibus do Serviço Público de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros do Estado da Bahia – SRI, também conhecidas como linhas de longa distância, serão reajustadas a partir de terça-feira, 1º de junho. O reajuste anual, regulamentado pela Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), será de 6,8%, concedido com base na correção de uma cesta de índices, a exemplo da variação do diesel, IPCA e IGPM. A margem é determinada através de pesquisas que analisam o gasto das empresas com os funcionários, peças dos ônibus, combustível, entre outros insumos. O último reajuste concedido às empresas foi dado em março de 2020.

foto - ilustração/arquivo