sábado, 1 de outubro de 2016

Operadora de trem conduz a 1ª composição do Metrô a chegar na Estação Rodoviária da Linha 2

Transportes sobre trilhos

Os trilhos entre as estações Detran e Rodoviária na linha 2 do Metrô de Salvador,receberam pela primeira vez a movimentação de trem na quinta feira (29).A composição foi conduzida nessa viagem teste até à Estação Rodoviária pela operadora de trem Aline Fonseca. “Estou muito feliz por estar participando desse momento importante para a cidade de Salvador. Essa foi apenas uma das muitas viagens que faremos em breve rumo ao Aeroporto,disse. 

Da redação
foto - Daniele Rodrigues/Sedur 
A viagem teste nesse trecho foi realizada às 9h30, quando o trem (209) que partiu da Estação Detran e percorreu 1,5km até a plataforma de desembarque da Estação Rodoviária. Esse momento,marca a fase final das obras na região e o avanço da implantação dos sistemas para iniciar o transporte de passageiros na Linha 2 até o fim desse ano.
Colaboradores das áreas de Manutenção, Atendimento, Implantação de Sistemas, Obras, TI e as empresas Siemens e Rotem estiveram presentes em mais um marcante teste na linha 2. Estavam presentes também o secretário de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Carlos Martins, o presidente da Companhia de Transportes da Bahia (CTB), Eduardo Copello e o diretor-presidente da CCR Metrô Bahia, Luís Valença, acompanhado pelos diretores da concessionária.
Para Luis Valença,presidente da CCR Metrô Bahia,o resultado do primeiro teste no trecho é animador. “Nós conseguimos chegar com o trem, vias permanentes, trilhos e todos os sistemas necessários para que o metrô opere do Acesso Norte 2 até a Rodoviária, garantindo, portanto, o funcionamento deste trecho da Linha 2 até o final do ano".
O trem foi conduzido nessa viagem teste até à Estação Rodoviária pela operadora de trem Aline Fonseca. “Estou muito feliz por estar participando desse momento importante para a cidade de Salvador. Essa foi apenas uma das muitas viagens que faremos em breve rumo ao Aeroporto! É muito orgulho e felicidade!” Destaca Aline.
As obras nesse trecho estão em fase final e a equipe que esteve responsável por toda a obra, relembra os desafios e comemora mais essa conquista.
Iniciadas em fevereiro de 2015, as obras das estações da Linha 2 estão 69% concluídas e devem ser finalizadas até o segundo semestre de 2017. As estações Acesso Norte 2 e Detran já estão prontas e a da Rodoviária está com aproximadamente 80% da estrutura construída.
Com informações da CCR Metrô Bahia  01/10/2016

Engenheiro japonês desenvolve turbina eólica que aproveita energia de tufões

Tecnologia

“Tufões são sempre um desastre”. No entanto, Shimizu acredita que ele pode transformar as forças destrutivas em solução para as crises de energia do Japão. Tufões são capazes de produzir ventos imensos que geralmente quebram turbinas eólicas tradicionais.


Interesting Engineering/Ciclo Vivo
imagem/YouTube
O engenheiro japonês Atsushi Shimizu é o desenvolvedor de uma turbina eólica que irá aproveitar com segurança o poder dos ventos fortes produzidos por um tufão.
Desde 2011, o programa nuclear do Japão foi desligado sobre as preocupações em torno da crise de Fukushima. Atualmente, o país está enfrentando uma crise de energia, resultando na necessidade de importar cerca de 84% das suas necessidades energéticas. Missões de introduzir turbinas eólicas tradicionais têm falhado, como resultado de condições meteorológicas extremas.
“Durante décadas, o Japão trouxe em turbinas eólicas de estilo europeu, não concebidos para zonas de tufão, e foi instaladas sem uma análise cuidadosa – essas turbinas foram quebradas quase inteiramente”, Diz Shimizu.
“Tufões são sempre um desastre”. No entanto, Shimizu acredita que ele pode transformar as forças destrutivas em solução para as crises de energia do Japão. Tufões são capazes de produzir ventos imensos que geralmente quebram turbinas eólicas tradicionais.
Apenas uma tempestade pode produzir energia para cerca de metade da capacidade de geração de energia elétrica em todo o mundo, conforme relatado pelo Atlantic Oceanographic & Meteorological Laboratory. Se o poder de uma tempestade pode ser armazenada, o Japão teria energia suficiente para 50 anos com apenas um tufão.
O engenheiro tem trabalhado na criação da turbina que aproveita tufões pela empresa Challenergy. O primeiro passo foi desenhar um eixo vertical omnidirecional (tem as mesmas propriedades em todas as direções) que suporta os padrões de vento imprevisíveis do Japão. O segundo foi incorporar o que os cientistas chamam de efeito Magnus, que eleva o controle sobre as turbinas.
Ao apertar uma haste central, os engenheiros conseguem ajustar a velocidade das lâminas, para garantir que elas não saiam do controle em meio a uma tempestade. Com esse modelo, os cientistas fizeram testes e alcançaram 30% de eficiências energética. Nas turbinas eólicas tradicionais a eficiência é de 40%, mas elas não funcionam em meio a um furacão.
Fonte - Revista Amazônia  01/10/2016

Vídeo



'Se impeachment é tropeço da democracia, processo pode ser anulado'

Política

"O STF, com a totalidade dos seus 11 ministros, poderá estabelecer o que acontecerá com o impeachment da Presidente Dilma Rousseff. Se a maioria dos ministros entender, como o ex-presidente do Supremo, Ricardo Lewandowski, que o processo foi um tropeço da democracia, ele poderá ser anulado. Se não, a decisão do Senado será mantida."

Sputnik
foto - ilustração/arquivo
Esta opinião é do constitucionalista Cláudio Pinho, professor da Fundação Dom Cabral no Rio de Janeiro e secretário-geral da Comissão de Direito Constitucional da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do Estado do Rio de Janeiro.
Cláudio Pinho foi ouvido por Sputnik a propósito das declarações do ex-presidente do STF, Ricardo Lewandowski, de que "o impeachment da Presidente Dilma Rousseff foi um tropeço da democracia". As palavras de Lewandowski foram pronunciadas em aula na Faculdade de Direito na Universidade de São Paulo, da qual é professor titular. Alunos presentes à aula contaram que, além deste comentário, Ricardo Lewandowski disse que “esses tropeços costumam acontecer a cada 25, 30 anos”. A aula era sobre participação popular na democracia brasileira, e o ministro observou. "A Constituição de 1988 não resolveu a falta de participação popular, o que gerou o presidencialismo de coalizão, pelo qual vários partidos compõem a base do Governo. Essa situação culminou no impeachment. O presidencialismo de coalizão saiu disso, com grande número de partidos políticos, até por erro do Supremo, que acabou com a cláusula de barreira. Deu no que deu, nesse impeachment, a que todos assistiram e devem ter a sua opinião sobre ele. Mas encerra novamente um ciclo daqueles aos quais me referia. A cada 25, 30 anos, no Brasil, nós temos um tropeço na nossa democracia. Lamentável. Quem sabe vocês, jovens, consigam mudar o rumo da nossa história." Para o advogado Cláudio Pinho, as ponderações de Lewandowski têm de ser ponderadas, levando-se em conta três questões. "É preciso que o Supremo defina de uma vez por todas se a decisão do Senado Federal decretando o impeachment de Dilma Rousseff é plenamente legal; é preciso deixar claro se algum preceito legal deixou de ser observado; e, finalmente, é preciso saber se o Supremo acolherá o novo recurso da defesa da presidente, que pede a anulação do processo de impeachment, alegando que as chamadas pedaladas fiscais, das quais Dilma Rousseff foi acusada, não constituem crime de responsabilidade.
"Fonte - Sputnik  30/09/2016

sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Salvador recebe encontro do Grupo Permanente de Auto Ajuda em Manutenção Metroferroviária

Transportes sobre trilhos

O objetivo do encontro é promover a excelência dos nossos serviços a partir da troca de ideias e experiências com outras operadoras”, afirmou o coordenador de Manutenção da CTB, Carlos Bastos, que também integra a coordenação de organização do evento. 

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
Nos dias 5, 6 e 7 de outubro, Salvador será sede da 42ª reunião do Grupo Permanente de Auto Ajuda na Área de Manutenção Metroferroviária (GPAA). Promovido pela Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), em parceria com a CCR Metrô Bahia, o encontro irá reunir 15 operadores brasileiras, de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Teresina, Recife, João Pessoa, Maceió, Natal e Fortaleza, e ainda duas internacionais, de Lisboa (Portugal) e Buenos Aires (Argentina).
“O objetivo do encontro é promover a excelência dos nossos serviços a partir da troca de ideias e experiências com outras operadoras”, afirmou o coordenador de Manutenção da CTB, Carlos Bastos, que também integra a coordenação de organização do evento.
Entre as pautas a serem debatidas, sistemas de material rodante, sinalização e controle, telecomunicações, logísticas de manutenção e via permanente. “Otimizar todos esses processos de forma a garantir, à população, um transporte público de maior qualidade, seguro e eficiente”, destacou o presidente da CTB, Eduardo Copello.
O encontro será realizado no Bahia Othon Palace Hotel, em Ondina. A programação inclui uma visita técnica ao metrô, às estações da Linha 1, o pátio de manutenção dos trens, o Centro de Controle Operacional e as obras da Linha 2 - do Acesso Norte ao Detran.
GPPA – Criado em 1999, pelas operadoras metroferroviárias brasileiras, o Grupo Permanente de Auto Ajuda na Área de Manutenção Metroferroviária visa a melhoria e modernização dos sistemas de transporte de passageiros e é vinculado à Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP).
Com informações da Sedur Ba. 30/09/2016

Contas públicas ficam negativas em US$ 22,2 bi no pior resultado para agosto

Economia

Em agosto deste ano,o Governo Central (Previdência,Banco Central e Tesouro Nacional) registrou déficit primário de R$ 22,143 bilhões.Os governos estaduais também apresentaram resultado negativo,com déficit primário de R$ 818 milhões,e os municipais, superávit de R$ 165 milhões.

Kelly Oliveira
Repórter da Agência Brasil

EBC
O setor público consolidado, formado por União, estados e municípios, registrou déficit primário, receitas menos despesas, sem considerar os gastos com juros, de R$ 22,267 bilhões, em agosto, informou hoje (30) o Banco Central (BC). Esse foi o pior resultado para o mês na série histórica, iniciada em dezembro de 2001. O resultado do mês superou o déficit primário de R$ 7,310 bilhões de agosto de 2015.
Nos oito meses do ano, o resultado negativo chegou a R$ 58,859 bilhões, contra déficit de R$ 1,105 bilhão, em igual período de 2015.
Em 12 meses encerrados em agosto, o déficit primário ficou em R$ 169,003 bilhões, o que corresponde a 2,77% do Produto Interno Bruto (PIB), a soma de todos os bens e serviços produzidos no país.
Em agosto deste ano, o Governo Central (Previdência, Banco Central e Tesouro Nacional) registrou déficit primário de R$ 22,143 bilhões. Os governos estaduais também apresentaram resultado negativo, com déficit primário de R$ 818 milhões, e os municipais, superávit de R$ 165 milhões. As empresas estatais federais, estaduais e municipais, excluídas empresas dos grupos Petrobras e Eletrobras, acusaram superávit primário de R$ 529 milhões, no mês passado.
O chefe do Departamento Econômico do BC, Tulio Maciel, reforçou que os resultados negativos das contas públicas são influenciados pela redução das receitas, por influencia da retração da economia, ao mesmo tempo em que há aumento das despesas. “Há um desequilíbrio na trajetória de receitas e despesas”, disse.

Déficit primário de até R$ 163,9 bilhões nas contas públicas
A meta fiscal prevê um déficit primário de até R$ 163,9 bilhões nas contas públicas este ano. Para chegar a esse resultado do setor público consolidado, a expectativa é que o governo federal apresente déficit primário de R$ 170,496 bilhões e estados e municípios, um superávit de R$ 6,554 bilhões.
Em agosto, os gastos com juros nominais ficaram em R$ 40,676 bilhões, contra R$ 49,703 bilhões em igual mês de 2015. De janeiro a agosto, os gastos chegaram a R$ 254,575 bilhões. Em 12 meses encerrados em julho, as despesas com juros ficaram em R$ 418,035 bilhões, o que corresponde a 6,86% do PIB.
De acordo com Maciel, as despesas com juros estão menores este ano devido aos ganhos do BC em operações de compra e venda de dólares no mercado futuro, chamadas de swap cambial. Neste ano, até agosto, o BC lucrou mais de R$ 72 bilhões, sendo que, no ano passado, o prejuízo ficou em cerca de R$ 74 bilhões.
O déficit nominal - formado pelo resultado primário e os resultados de juros - ficou em R$ 62,943 bilhões no mês passado, ante R$ 57,013 bilhões de agosto de 2015. Nos oito meses do ano, o resultado negativo foi de R$ 313,434 bilhões, contra R$ 339,431 bilhões em igual período de 2015. Em 12 meses encerrados em agosto, o déficit nominal atingiu R$ 597,038 bilhões, o que corresponde a 9,64% do PIB.
A dívida líquida do setor público - balanço entre o total de créditos e débitos dos governos federal, estaduais e municipais – somou R$ 2,638 trilhões em agosto, o que corresponde a 43,3% do PIB, contra 42,5% de julho. A dívida bruta (contabiliza apenas os passivos dos governos federal, estaduais e municipais) chegou a R$ 4,272 trilhões ou 70,1% do PIB, com elevação de 0,5 ponto percentual em relação a julho.
O BC revisou a projeção para o final deste ano da dívida líquida em relação ao PIB de 44,7% para 46,2%. A estimativa da dívida bruta caiu de 73,3% para 73% do PIB.
Fonte - Agência Brasil  30/09/2016

Movimento no Ferry-Boat é intenso nessa sexta(30) no sentido Salvador/Itaparica

Travessia Marítima

Movimento na travessia entre Salvador e a ilha de Itaparica segue tranquilo no terminal do Ferry-Boat em Bom Despacho e intenso para veículos no terminal de São Joaquim em Salvador.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
Quem utiliza o sistema Ferry-Boat para a travessia entre Salvador e a ilha de Itaparica,vai encontrar nesta sexta-feira (30) um movimento tranquilo em Bom Despacho com destino a Salvador,e intenso somente para veículos no terminal São Joaquim com destino a ilha.As quatro (4) embarcações, Dorival Caymmi, Anna Nery, Rio Paraguaçu e Pinheiro realizam viagens nos horários programados (de hora em hora)mais ocasionalmente podem ocorrer viagens extras,caso haja um aumento na demanda.Os usuários do sistema podem adquirir as passagens nos terminais de embarque,com pagamento feito através de cartões de crédito,de débito ou em dinheiro.
Quem desejar verificar a disponibilidade de vagas para o serviço de Hora Marcada (exclusivo aos condutores de veículos),deve acessar o site -portalsits.internacionaltravessias-.O pagamento para este tipo de serviço pode ser feito através de cartões de débito,ou de crédito.
Para mais informações a ITS disponibiliza uma Central de Atendimento ao Cliente (CAC), localizada no Terminal São Joaquim funcionando de segunda a sexta, das 8h às 18h,e aos sábados, das 7h às 13h,ou através de contatos pelo Tel 071 3032-0475 ou pelo cac@internacionaltravessias.com.br.
Com informações da ITS 30/09/2016

Desemprego sobe para 11,8% e atinge 12 milhões de pessoas, diz IBGE

Economia

A pesquisa aponta 12 milhões de pessoas desocupadas no país, população classificada assim por ter procurado emprego sem encontrar. Em relação a março, abril e maio, a população desempregada de junho, julho e agosto aumentou em 583 mil pessoas, ou 5,1%.

Vinicius Lisboa
Repórter da Agência Brasil

foto - ilustração/arquivo
A taxa de desemprego no Brasil, medida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), subiu para 11,8% no trimestre encerrado em agosto, segundo dados divulgados hoje (30). Nos três meses anteriores, a taxa estava em 11,2%, e já era a maior da série histórica.
A pesquisa aponta 12 milhões de pessoas desocupadas no país, população classificada assim por ter procurado emprego sem encontrar. Em relação a março, abril e maio, a população desempregada de junho, julho e agosto aumentou em 583 mil pessoas, ou 5,1%.
Já a população ocupada caiu 0,8% na comparação entre os dois trimestres, com a perda de 712 mil postos. Ao todo, esse contingente soma 90,1 milhões de pessoas. Apesar disso, o número de empregados com carteira assinada se manteve estável em 34,2 milhões.

Desemprego era de 8,7% em 2015

A comparação de junho, julho e agosto de 2016 com o mesmo período de 2015 mostra uma redução de 2 milhões de pessoas na população ocupada e um acréscimo de 3,2 milhões de pessoas na população desocupada.
No ano passado, a taxa de desemprego neste trimestre era de 8,7%, e também estava em uma trajetória de alta em relação aos trimestres anteriores.
O número de empregados com carteira assinada de 2016 caiu 3,8% em relação a 2015, com a saída de 1,4 milhão de pessoas desse grupo.

Rendimento se mantém estável
A pesquisa informa ainda que o rendimento médio real habitualmente recebido pelos brasileiros teve uma variação negativa dentro da margem que o IBGE considera de estabilidade. A renda média foi de R$ 2.011, 0,2% a menos que os R$ 2.015 do trimestre imediatamente anterior e 1,7% a menos que os R$ 2.047 registrados no mesmo período do ano passado.
A massa de rendimento real em todos os trabalhos também não apresentou em variação considerada significativa pelo IBGE frente a março, abril e maio, mas caiu 3% na comparação com 2015. O total está em R$ 177 bilhões.
Fonte - Agência Brasil  30/09/2016

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Linha 2 do Metrô de Salvador tem 1ª viagem-teste entre as Estações Detran e Rodoviária

Transportes sobre trilhos

Iniciadas em fevereiro de 2015, as obras da Linha 2 estão 69% concluídas e devem ser finalizadas até o segundo semestre de 2017. As estações Acesso Norte 2 e Detran já estão prontas e a da Rodoviária com aproximadamente 80% da estrutura construída.De acordo com o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Carlos Martins,a iniciativa representa um avanço importante para o cumprimento do prazo de entrega das Estações Acesso Norte 2,Detran e Rodoviária até o final do ano.

Da redação
foto - Daniele Rodrigues/SEDUR
A Linha 2 do Sistema Metroviário Salvador-Lauro de Freitas teve, na manhã desta quinta-feira (29), a primeira viagem-teste, com os trens partindo da Estação Detran para a Rodoviária, marcando o início da fase de testes no trecho equivalente a 1,5 quilômetros, que permite o trajeto entre as estações. De acordo com o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Carlos Martins, a iniciativa representa um avanço importante para o cumprimento do prazo de entrega das Estações Acesso Norte 2, Detran e Rodoviária até o final do ano.
“O nosso prazo está absolutamente em dia. Esse é um trecho muito importante para o início da Linha 2. As Estações Detran e Rodoviária vão atender uma forte demanda. Quando forem entregues, juntamente com o Acesso Norte 2, vão melhorar a vida dos baianos, que terão transporte público de qualidade e segurança e menos engarrafamentos em uma área que hoje é bastante engarrafada”, afirmou Martins.
foto - Elói Corrêa/GOVBA
Iniciadas em fevereiro de 2015, as obras da Linha 2 estão 69% concluídas e devem ser finalizadas até o segundo semestre de 2017. As estações Acesso Norte 2 e Detran já estão prontas e a da Rodoviária com aproximadamente 80% da estrutura construída. Para o presidente da CCR Metrô Bahia, Luís Valença, o resultado do primeiro teste no trecho é animador. “Nós conseguimos chegar com o trem, vias permanentes, trilhos e todos os sistemas necessários para que o metrô opere do Acesso Norte 2 até a Rodoviária, garantindo, portanto, o funcionamento deste trecho da Linha 2 até o final do ano".
Com duas plataformas laterais, escadas rolantes, elevadores, bicicletário e sanitários, além de estrutura de acessibilidade com piso tátio e rampas de acesso, as duas estações estão localizadas em pontos de grande circulação de pessoas e devem facilitar o tráfego na região. A expectativa é que após a entrega da etapa, 200 mil novos passageiros passem a utilizar o modal diariamente.
As duas estações, segundo o presidente da Companhia de Transportes da Bahia (CTB), Eduardo Copello, "ampliam a oferta do metrô em uma região onde se concentram uma grande quantidade de empregos, necessidade de movimentação das pessoas, grandes shoppings e os centros comerciais da Avenida ACM e Tancredo Neves. As pessoas vão ter mais conforto para chegar e transitar nesta parte da cidade".

foto - Daniele Rodrigues/SEDUR
Quando finalizada, a Linha 2 vai permitir que o trajeto entre o Acesso Norte e a Estação Aeroporto seja percorrido em 27 minutos, passando por 12 estações que compõem o trecho. Destas, cinco terão integração com os terminais de ônibus - Acesso Norte, Rodoviária, Pituaçu, Mussurunga, Aeroporto e Lauro e Freitas.
“Vai ser maravilhoso. Só quem tem que pegar ônibus e cortar a cidade toda para ir trabalhar sabe como vai ser bom. Vamos poder escapar dos engarrafamentos, das esperas nos pontos de ônibus e chegar mais rápido no trabalho e voltar mais rápido para a casa”, afirmou a manicure Rosangela Pereira, quando atravessava passarela do Detran com destino ao trabalho.
Com informações da Secom Ba.  29/09/2016 


foto - Elói Corrêa/GOVBA
foto - Daniele Rodrigues/SEDUR

Com desemprego,o(a) futuro(a) prefeito(a) de Salvador terá como desafio a criação de vagas

Política

De acordo com o professor de direito constitucional e ciência política da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Gabriel Marques, quem comandar o Palácio Tomé de Souza terá o desafio de gerar postos de trabalho em uma cidade historicamente carente de vagas.Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 17,6% dos moradores da capital baiana com mais de 14 anos estavam desempregados no segundo trimestre – abril, maio e junho - de 2016. 

Sayonara Moreno
Correspondente da Agência Brasil

foto - ilustração/jornaldafacom
O próximo,ou próxima,prefeito(a) de Salvador terá pela frente o desafio de estimular a criação de empregos no momento em que o país vive uma crise econômica. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 17,6% dos moradores da capital baiana com mais de 14 anos estavam desempregados no segundo trimestre – abril, maio e junho - de 2016. No primeiro trimestre, a taxa foi de 17,4%. O percentual fica acima da média nacional, que é de 11,3%, o que faz com que Salvador figure entre as capitais com o maior número de desempregados do país.
De acordo com o professor de direito constitucional e ciência política da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Gabriel Marques, quem comandar o Palácio Tomé de Souza terá o desafio de gerar postos de trabalho em uma cidade historicamente carente de vagas.
“Isso [desemprego] se reflete por vários fatores, como formação econômica, a falta de um acesso qualificado ao mercado de trabalho, muita ocupação informal na cidade. Então, eu diria que é o grande ponto a ser enfrentado. A gente sabe que não é um ponto exclusivamente municipal, até porque estamos numa crise econômica nacional. Mas eu diria que, nesse cenário de quem vier a assumir a partir das eleições, eu acho que o emprego seria a questão número um”, diz o especialista.

Segurança pública
Nas redes sociais, internautas também abordam a questão da segurança pública. Para o cientista político, os candidatos pouco abordaram o tema nos debates. Um dos motivos é porque a Constituição atribui a maior responsabilidade ao governo do estado, e não ao município, a quem cabe administrar e otimizar a atuação da Guarda Municipal e agir em menor proporção.
“A nossa Constituição entrega [a segurança pública], particularmente, na esfera da repressão, aos estados. A gente percebe que a Polícia Militar é vinculada ao governador, também tem a polícia de investigação, que é a Polícia Civil. Então, os municípios têm contato com esse tema, geralmente com a Guarda Municipal. O curioso é que a Constiruição não fala da Guarda Municipal voltada, expressamente, à segurança pública, mas para a proteção de bens e patrimônios da cidade”, diz Marques.
Para a conselheira de Direitos Humanos, Sandra Muñoz, o novo gestor municipal deve pensar na criação de políticas públicas voltadas para a garantia dos direitos humanos, “sobretudo das mulheres negras, que são em grande quantidade em Salvador” e, muitas vezes, preteridas de empregos e escolarização.
“É importante entender que política para as mulheres é política da diversidade. Por exemplo, não dá para fazer política para mulheres, em pleno século 21, e excluir as mulheres transexuais, as negras, as indígenas, as ciganas, as mulheres com deficiência”, diz a ativista.
Sandra Muñoz destaca que a garantia dos direitos para as mulheres passa pela criação de creches municipais. “Não dá para falarmos de violência contra a mulher, o tempo todo, sem discutir e pensar na questão fundamental das creches. Não adianta o pagamento de uma bolsa de R$ 50. Quem cuida de uma criança por esse valor? É importante ter boa vontade e acreditar nas políticas públicas, principalmente para nós mulheres”.
O professor Gabriel Marques também ressalta a necessidade da implantação de uma agenda que contemple a diversidade. “O negro aqui – embora saibamos da sua importância cultural e histórica – ainda sofre discriminação e o racismo é uma realidade. Boa parte dessa população desempregada sobre a qual falamos, infelizmente é formada por negros, muitas vezes sem acesso à qualificação profissional. A própria criminalidade, vitima muito mais negros, pobres das periferias de Salvador”, completa.
Fonte - Agência Brasil  29/09/2016

EUA iniciaram uma guerra não declarada contra os BRICS?

Política

O conflito entre os EUA e os BRICS iniciou-se ainda alguns anos atrás. Washington temia a influência crescente do bloco dos cinco países e, pelo que se viu, os EUA não ficaram de braços cruzados, disse ao serviço russo da Rádio Sputnik o especialista russo Ilya Kharlamov.

Sputnik
foto - ilustração/arquivo
Às vezes especialistas norte-americanos são bastante sinceros nas suas declarações sobre a intenção dos EUA de manter o domínio global. Especialmente aqueles que vivem fora dos EUA. Um deles publicou um texto em que afirma que a primeira etapa de destruição do bloco BRICS já se iniciou. Na sua opinião, este grupo é o que coloca maior ameaça à hegemonia econômica norte-americana, hegemonia que Washington e o mundo de negócios leal aos EUA estão prontos a defender por todos os meios possíveis, inclusive de armas na mão. Trata-se principalmente do Brasil. Foi o Brasil que tentou enfrentar os oligarcas ocidentais no mercado energético brasileiro, mas perdeu esta luta. Washington usou o seu "método de mudança de governos" ligado ao habitual tema da corrupção. Por exemplo, este mesmo método foi usados na Ucrânia e em outros países. Há tentativas de manipular as pessoas e de provocar protestos em contextos de situação econômica desfavorável, nos países onde o problema da corrupção pode servir de rastilho.
Na opinião do analista russo Ilya Kharlamov, este cenário foi muito eficaz no caso do Brasil. A ex-presidente do Brasil foi afastada depois de uma campanha para manchar a sua imagem. Michel Temer, destacou o especialista, foi informador da Agência Central de Inteligência (CIA), segundo as informações do portal WikiLeaks. O novo líder brasileiro já anunciou a venda dos ativos petroleiros do Estado, que podem ir parar às mãos dos que não estavam satisfeitos com Dilma. Uma outra coisa interessante é que foram as agências de rating norte-americanas que prestaram a maior atenção ao fato de o país estar numa situação econômica muito grave.
É o que o Brasil vinha consolidando gradualmente a sua soberania e a sua influência, inclusive no quadro do BRICS. O novo bloco transformou-se em um novo centro de poder, o que não agrada de maneira nenhuma aos EUA. A competição entre os BRICS e os EUA começou ainda alguns anos atrás quando, por exemplo, os países dos BRICS começaram a discutir o problema de desigualdade de quotas no Fundo Monetário Internacional (FMI) entre os países ocidentais e o resto do mundo.
O apetite dos EUA estende-se também para outros países da América Latina, inclusive à Venezuela, que desenvolve de forma ativa relações com a Rússia. O presidente deste país fala abertamente sobre conspirações organizadas pelos EUA. Agora o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, declarou mesmo o seu desejo de desenvolver boas relações com os EUA, o que aconteceu no meio das discussões sobre o referendo e sobre a saída de Maduro do poder. A tentativa de neutralizar a influência dos BRICS tornou-se uma tendência política estável. No contexto das ambições globais podemos lembrar também a Europa, o Oriente Médio e a África do Norte, afirmou Kharlamov. Com certeza, os EUA não conseguem fazer tudo o que querem. Este é o maior perigo para os EUA, que podem não ter capacidade suficiente para manter os seus apetites geopolíticos, como aconteceu no caso do o Império Otomano, que se estendia dos países Balcânicos até a Ásia Central e da Crimeia até Marrocos. No início do século XX esta construção gigantesca desintegrou-se. Quem sabe se o mesmo não pode acontecer aos EUA se estes não desistirem das suas ambições?
Fonte - Sputnik  29/09/2016

Cai em 10,12%,a arrecadação de impostos e contribuições no mês de agosto

Economia

O resultado representa queda de 10,12 % em relação ao mesmo período de 2015, corrigida a inflação pelo IPCA.No acumulado do ano, a arrecadação federal somou R$ 816,188 bilhões, queda de 7,45% na comparação com o mesmo período do ano passado, também corrigido o IPCA. É o pior resultado acumulado desde 2010.

Daniel Lima
Repórter da Agência Brasil

foto - ilustração/arquivo
O governo federal arrecadou R$ 91,808 bilhões em impostos e contribuições em agosto de 2016. O resultado representa queda de 10,12 % em relação ao mesmo período de 2015, corrigida a inflação pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), utilizado pelo governo para estabelecer as metas. É o pior resultado desde agosto de 2009. Os dados foram divulgados, hoje (29), pela Receita Federal.
No acumulado do ano, a arrecadação federal somou R$ 816,188 bilhões, queda de 7,45% na comparação com o mesmo período do ano passado, também corrigido o IPCA. É o pior resultado acumulado desde 2010.

Influência dos indicadores macroeconômicos
De acordo com a Receita, entre os principais fatores que influenciaram os números entre janeiro e agosto de 2016 estão o desempenho dos principais indicadores macroeconômicos, incluindo a produção industrial, com queda de 9,24% entre dezembro de 2015 e julho de 2016, e a venda de bens e serviços que teve impacto negativo de 9,64% na mesma comparação.
Houve ainda, no período, queda nas vendas de serviços, de 4,79%, e no valor em dólares das importações, com decréscimo de 27,02%. A massa salarial nominal cresceu 3,49%.

Argumentação
“O resultado da arrecadação foi fortemente sensibilizado pelo fraco desempenho da economia e também por dois fatores que nós detectamos. O primeiro foi a queda nos parcelamentos [de tributos atrasados], que este ano foram menores do que os recebidos em mesmo período do ano passado. Outro fator foi o volume de compensações, que os contribuintes se utilizaram mais do que em agosto do ano passado”, jusitificou o chefe do Centro de Estudos Tributários e Aduaneiros da Receita Federal, Claudemir Rodrigues Malaquias.
Sobre as compensações, Claudemir informou que a Receita Federal deve anunciar na próxima semana uma operação para identificar os motivos do crescimento em agosto, sem dar maiores detalhes.
As compensações reduzem a arrecadação porque o contribuinte utiliza créditos que têm com o Fisco para abater dos tributos devidos.“A compensação é uma forma de quitação dos tributos federais, que o contribuinte pode realizar com créditos que ele possui perante a Fazenda Nacional . Quanto ele se utiliza dessas compensações, o valor a pagar é menor com recursos próprios e isso diminui a arrecadação”, explicou.

Lei da Repatriação
Malaquias informou ainda que a regularização de ativos no exterior já rendeu aos cofres do governo R$ 1 bilhão até agosto. Segundo ele, foram declarados cerca de R$ 7 bilhões que deverão ser pagos.
O prazo para adesão ao Regime Especial de Regularização Cambial e Tributária começou em abril deste ano e termina no dia 31 de outubro próximo. A lei permite a regularização de recursos, bens ou direitos remetidos ou mantidos no exterior ou repatriados por residentes ou domiciliados no país, que não tenham sido declarados ou que tenham sido declarados incorretamente.
Existe uma discussão no Congresso para alterar a lei, mas a Receita evita comentar possíveis alterações e os efeitos na arrecadação.
Fonte - Agência Brasil  29/09/2016

Até quando eles irão resistir???????????

Centro Histórico/Salvador

A cidade que não cuida,não resgata e não protege a sua história,perde a sua referência,sua identidade,enfraquece os seus laços culturais,e torna-se apenas um vulto ao longo do tempo

A.Luis
foto - Pregopontocom
Por quanto tempo será que eles conseguirão resistir?...E por quanto tempo conseguirão vencer o próprio tempo....tempo,tempo,tempo,tempo......Porque abandonados e relegados ao esquecimento teimam tanto em resistir?....da onde vem essa força que luta contra o tempo apesar do desgaste e da ação destruidora do próprio tempo?.....A um bom tempo,de espaço e glorias,reinaram soberanos,um subia e descia,transportando o povo entre a Baixa dos Sapateiros e a Cidade Baixa,o outro ali pertinho,dava asas a cultura,a dramaturgia,a musica e a Sétima Arte.

foto - ilustração/ Mov.Salve o Cine Jandaia
Por eles tantos passaram,pessoas,artistas e histórias....nas balanças,nos palcos,nas telas e no majestoso salão.Como e porque continuam abandonados a própria sorte,se ambos foram protagonistas e fazem parte da história da nossa cidade,monumentos abandonados e esquecidos que lentamente vão sendo apagados pelo tempo,tempo que em algum tempo já foi tão generoso com eles.A história não se abandona,não se pode simplesmente fazer de conta que ela nunca existiu,ainda que em ruínas,ela está ai  presente,clamando por ajuda,resistindo o quanto e com pode,para que possa continuar ao lado do tempo,contando o tempo,narrando o tempo e a história,história do nosso povo,da nossa cultura,da nossa cidade.Porque esquecer e desprezar tanto dois marcos significativos da história de nossa Salvador?...Salvem o Cine Jandaia....salvem o Elevador do Taboão.
Pregopontocom  29/09/2016

foto - ilustração/ Mov.Salve o Cine Jandaia

VEJA TAMBÉM  
O Centro Histórico de Salvador não é um apêndice da cidade,é o coração dela

vamos salvar salvador

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Tchecos implantam chips de pagamento nas mãos

Tecnologia

Implantes que contem chips eletrônicos estão se tornando uma tendência crescente na República Tcheca, onde até 20 pessoas já aprovaram a nova tecnologia, informou a Rádio Tcheca.Ele será usado para operações em terminais eletrônicos de pagamentos, substituindo os cartões bancários sem contato.

Sputnik
imagem/YouTube
Os chips foram desenvolvidos pela organização tcheca sem fins lucrativos Paralelni Polis. O chip, um quadrado com tamanho de apenas 12x2 mm, é implantado no dorso da mão esquerda entre o dedo polegar e o dedo indicador. Ele será usado para operações em terminais eletrônicos de pagamentos, substituindo os cartões bancários sem contato. Mas neste momento os pagamentos ainda só podem ser feitos em Bitcoins.
O implante também pode ser usado para desbloquear portas ou o telefone celular, segundo a imprensa tcheca.
Um representante da organização Paralelni Polis, Jan Hubik, diz que implantar o chip é absolutamente fácil.
"Uma pessoa que decida comprar o chip recebe um pacote esterilizado com uma seringa médica que contém o chip", explicou. "Então, a única coisa que deve ser feita é desinfetar a mão, abrir o pacote em uma sala esterilizada e injetar o chip na mão esquerda." De acordo com Hubik, o número de pessoas que querem implantar este chip está aumentando rapidamente.
Fonte - Sputnik  28/09/2016

Vídeo

Greve dos bancários ja dura 23 dias

Greve/Bancos 

Após completar 23 dias de paralisação,a greve dos bancários continua ainda sem definição.Ainda não houve um acordo entre o Comando Nacional dos Bancários e as entidades representantes do Bancos

Da Redação
foto - ilustração
A greve dos bancários completou 23 dias nesta quarta-feira (28).Esta é a terceira greve mais longa desde 2004,quando a paralisação chegou a 30 dias.A segunda mais longa do período em 2013,durou 24 dias.
Na terça-feira (27), houve uma reunião entre o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban, Federação Nacional dos Bancos.Representantes dos bancários disseram ao final do encontro,que os banqueiros apresentaram um novo modelo de acordo,que passará a valer de dois anos,ao invés de um, como ocorreu nos últimos anos.
Os trabalhadores querem um reajuste de 14,78%, piso no valor do salário mínimo do Dieese (R$ 3.940,24) e vales,alimentação e refeição,bem como auxílio-creche equivalente  ao valor de um salário mínimo nacional (R$ 880). Também reivindicam pagamento de décimo quarto salário e fim das metas abusivas e do assédio moral.A greve continua ainda sem definição.
Pregopontocom 28/09/2016

Bairro em Freiburg na Alemanha gera energia recicla resíduos e tem poucos carros nas ruas

Sustentabilidade

Bairro alemão gera energia,capta energia da chuva, recicla resíduos e quase não tem carros nas ruas. - O terreno onde fica o bairro pertencia a uma base militar francesa,que ganhou o nome em homenagem ao engenheiro militar francês Sébastien Le Prestre de Vauban.O planejamento do bairro começou em 1993

Revista Amazônia
RA
O bairro Vauban, localizado em Freiburg, na Alemanha, é um exemplo de que é possível integrar a natureza à cidade para melhorar a qualidade de vida das pessoas.
O terreno onde fica o bairro pertencia a uma base militar francesa, que ganhou o nome em homenagem ao engenheiro militar francês Sébastien Le Prestre de Vauban. O planejamento do bairro começou em 1993, e já em 1995 e 1996 foram realizados encontros comunitários para a conscientização do uso de energia. As primeiras casas foram construídas em 1998 e o projeto foi concluído em 2006.
O bairro foi planejado para 5.000 moradores e as casas funcionam como micro usinas de geração de energia elétrica. A energia gerada supri as necessidades do local e gera créditos. As casas que gerarem mais energia do que consomem repassam o excedente para a rede pública.
As casas foram planejadas para reagir ao aumento e à queda da temperatura mantendo uma temperatura agradável no seu interior. No verão, as varandas servem para impedir a entrada do ar quente, e, no inverno, as janelas permitem a passagem da luz natural. Já as coberturas das casas possuem sistemas de captação de água da chuva, que é usada para a irrigação de jardins e uso em vasos sanitários.
Os resíduos produzidos por cada uma das residências é totalmente separado em coletores espalhados pela cidade, dos quais cerca de 6% são reciclados.
O bairro estimula as pessoas a usarem menos o carro e optarem por meios de transporte menos poluentes. A caminha e a bicicleta são as formas de mobilidade oficiais do local. Existem ciclovias em praticamente todas as ruas do bairro e bondes que andam sobre tapetes de grama. Já para quem visita o local foram criados estacionamentos nas vias periféricas do bairro.
Fonte - Revista Amazônia  28/09/2016

Taxa de desemprego aumenta em agosto, em relação ao mesmo mês de 2015

Economia

Número de postos de trabalho também apresentou queda em relação a julho, nos setores de comércio, construção civil e indústria de transformação.Ainda segundo o levantamento, o desemprego aberto, de pessoas que estão procurando emprego no período, foi de 11,1% para 14,7%, e o oculto, de trabalhadores que não procuraram uma nova vaga nos 31 dias, foi de 3,1% para 3,7%.

Luiz Calcagno
Correio Braziliense

foto - ilustração/arquivo
A taxa de desemprego total no Distrito Federal aumentou no mês de agosto, em relação ao mesmo período do ano passado. O número saltou de 14,2% para 18,5%. Os dados são da Pesquisa de Emprego e Desemprego do Distrito Federal (PED-DF), elaborada por técnicos da Companhia de Planejamento do DF (Codeplan).
Ainda segundo o levantamento, o desemprego aberto, de pessoas que estão procurando emprego no período, foi de 11,1% para 14,7%, e o oculto, de trabalhadores que não procuraram uma nova vaga nos 31 dias, foi de 3,1% para 3,7%. O contingente de desempregados aumentou em 71 mil pessoas.
A eliminação de 38 mil postos de trabalho e a entrada de 32 mil pessoas na População Economicamente Ativa puxaram o nível para cima. O número de assalariados, por sua vez, caiu em 37 mil. O número de vagas de emprego também, caiu na perspectiva mês a mês.
O setor de comércio perdeu 5 mil postos; a construção civil perdeu 2 mil e a indústria de transformação, 4 mil. Apesar disso, o crescimento no número das vagas do setor de serviços aumentou 8 mil e conseguiu manter a taxa de desemprego em -0,4% em relação a julho.
Moradores de regiões administrativas mais pobres estão entre os que mais sofrem com a falta de vagas no mercado de trabalho. A população formada pelas cidades de Brazlândia, Ceilândia, Paranoá, Recanto das Emas, Samambaia, Santa Maria e São Sebastião tem 22,2% de desempregados. Candangolândia, Cruzeiro, Guará, Núcleo Bandeirante, Planaltina, Riacho Fundo, Sobradinho e Taguatinga, tem 15,3%. Lago Norte, Lago Sul e Plano Piloto, por sua vez, tem 7,3%.
Fonte - Diário de Pernambuco  28/09/2016

Estudantes criam projeto para enfrentar bullying e preconceito

Educação

Composto por alunos de diferentes idades, o projeto busca caminhos para mudar a realidade da comunidade e enfrentar questões como bullying, preconceito e baixa autoestima. “Eu era o rebelde da escola e tinha uma professora que eu sempre tentava tirar do sério. 

Da Redação
Divulgação
O ditado popular diz que um detalhe é capaz de fazer toda a diferença. A história de Anderson Santos Costa, aluno do 3º ano do Colégio Estadual Professor Hermes Miranda do Val, localizado em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), confirma a afirmação. O estudante teve uma grande mudança de comportamento ao fundar com colegas o Grupo de Apoio e Conselhos (GAC).
Composto por alunos de diferentes idades, o projeto busca caminhos para mudar a realidade da comunidade e enfrentar questões como bullying, preconceito e baixa autoestima. “Eu era o rebelde da escola e tinha uma professora que eu sempre tentava tirar do sério. Quando ela me falou que eu era capaz de mudar a minha história, eu parei. Agora estamos dando apoio consciente aos outros alunos através de um diálogo aberto", afirma Anderson em vídeo da série 'Educar Para Transformar', produzida pela Secretaria de Comunicação Social do Estado (Secom).
O grupo tem o apoio da direção da escola. De acordo com a professora Simone Bocaiuva, a ação também aproximou as famílias do colégio. “Eles [os alunos] mudaram muito. E a maneira com as pessoas enxergam a escola também mudou, a comunidade nos vê agora como referência. Ajudamos a perceber a grandeza que é trabalhar com o ser humano com amor e dedicação”, comenta.
Esse ano, o GAC ganhará reconhecimento internacional ao participar da 'Be The Change Conference’, evento organizado pelo movimento global Design for Change, atuante em 25 países, incluindo o Brasil. Na conferência, realizada em Pequim, na China, em dezembro, serão compartilhados projetos desenvolvidos por estudantes de diversos países, que também participarão de oficinas, workshops e atividades culturais. Rayssa Rodrigues, aluna do Colégio Estadual Professor Hermes Miranda do Val, vai representar o GAC no evento.
Com informações da Secom Ba.  28/09/2016


Embarcações do sistema Ferry-Boat passam por docagem e manutenções regulares

Ferry-Boat

As embarcações Juracy Magalhães Júnior,e ferry Zumbi dos Palmares passam por processo de docagem e os ferries Ivete Sangalo e Agenor Gordilho, atualmente, passam por manutenção.

Da redação
foto montagem - ilustração
Os procedimentos são obrigatórios e visam manter uma melhor vida útil dos ferries, além de garantir a segurança de centenas de pessoas que usam o sistema todos os dias.
Segundo a ITS,administradora do sistema Ferry- Boat,está em fase final da docagem a embarcação Juracy Magalhães Júnior,e mantém o ferry Zumbi dos Palmares realizando o mesmo procedimento. Prática obrigatória, durante a docagem, a embarcação passa por uma completa restauração, revisando equipamentos elétricos e hidráulicos, peças de motor, assentos, entre outros, tudo com o acompanhamento dos órgãos de fiscalização, a exemplo da Marinha, Capitania dos Portos e pela Agerba.
A periodicidade da docagem é determinada pelo documento de classificação de cada ferry (normalmente, a cada dois anos),após a realização do serviço, a embarcação passa por vistorias para então retornar à operação.Além da docagem, todos os ferries passam por manutenções regulares, elas podem ocorrer de modo preventivo ou corretivo. “ Atualmente, passam por manutenção os ferries Ivete Sangalo e Agenor Gordilho.
Com informações da Inter.Trav.Salvador (ITS)  28/09/2016

Mobilidade enfrenta resistências

Mobilidade

Deixar o carro na garagem ainda é mais uma aspiração do que realidade para a maior parte das pessoas que utilizam o transporte individual como principal forma de locomoção na cidade: 34% dos paulistanos afirmam utilizar o carro como meio de transporte todos os dias, mesmo que de carona ou táxi. Há um ano, esse percentual era de 32%, o que sugere que a adesão não se alterou de forma significativa.

Valor Econômico - RF
foto-ilustração/arquivo
A qualidade do transporte público e o tempo gasto nos deslocamentos diários incomodam o paulistano, que tem aprovado cada vez mais medidas como a criação de corredores de ônibus e as ciclovias. No entanto, deixar o carro na garagem ainda é mais uma aspiração do que realidade para a maior parte das pessoas que utilizam o transporte individual como principal forma de locomoção na cidade: 34% dos paulistanos afirmam utilizar o carro como meio de transporte todos os dias, mesmo que de carona ou táxi. Há um ano, esse percentual era de 32%, o que sugere que a adesão não se alterou de forma significativa.
Os dados fazem parte da 10ª edição da pesquisa sobre percepções do paulistano, realizada pelo Ibope Inteligência e a Rede Nossa São Paulo. Foram entrevistados 602 moradores da cidade de São Paulo com 16 anos ou mais, entre os dias 23 de agosto e 1 de setembro. O levantamento, apresentado na semana passada em São Paulo, foi tema de dois debates na Conferência Ethos 360.
Entre os usuários de automóvel, 49% afirmaram que utilizaram o carro com menor frequência nos últimos 12 meses, 27% afirmaram que usam com frequência igual e 22% com maior frequência. E ainda 51% dos entrevistados afirmaram que com certeza deixariam de utilizar o carro se tivessem melhor alternativa de transporte. No ano passado, esse percentual era de 52%. Quando o paulistano diz que está deixando mais o carro em casa, na verdade isso reflete mais um desejo de fazê-lo do que a realidade. Estamos dopados por essa cultura, diz Carlos Aranha, consultor da Rede Nossa São Paulo. Segundo a pesquisa, 60% dos moradores da cidade afirmam ter carro em casa.
Entre os moradores da cidade, romper com a cultura do transporte individual motorizado ainda é uma barreira difícil de ser transposta, embora o estudo mostre que aumenta a aprovação da população a medidas como o aumento da malha cicloviária e dos corredores de ônibus. Se em 2015, 59% apoiavam a construção de mais ciclovias e ciclofaixas, em 2016 o número subiu para 68% dos entrevistados. E 92% dos paulistanos (ante 90% em 2015) apoiam a construção de mais corredores ou faixas de ônibus. Entre os usuários frequentes de carros, a aprovação é de 90%.
No entanto, o nível de satisfação do paulistano com os aspectos ligados à locomoção na cidade é mediano. A satisfação com o transporte público (ônibus, metrô, trem) de maneira geral é de 5,1 pontos, em uma escala que vai de 1 a 10 - quanto menor o número, maior a insatisfação. O item de maior pontuação na pesquisa foi a quantidade de faixas de pedestres, com 5,5 pontos, e os menores índices de contentamento foram com a situação geral do trânsito (3,2 pontos) e controle da poluição do ar (3,5 pontos). A qualidade do ar, aliás, é apontada como o tipo de problema mais grave na cidade por 64% dos paulistanos, afirma Márcia Cavallari, CEO do Ibope Inteligência. O mesmo percentual de pessoas, 64%, afirmou que já tiveram problemas de saúde no domicílio relacionados a isso.
De carro ou transporte público, gasta-se muito tempo nos deslocamentos diários em São Paulo, o que alimenta a insatisfação da população. Segundo a pesquisa, 33% dos paulistanos gastam entre uma hora e duas horas no trânsito para realizar suas atividades principais (trabalho ou estudo); e 17% dos moradores da cidade gastam entre duas e três horas em seus deslocamentos. Interconectar diferentes modais é um dos caminhos para reduzir o tempo médio dos deslocamentos e para que um maior número de pessoas passe a utilizar o transporte coletivo, na avaliação de Diego Conti, professor da Fundação Instituto de Administração (FIA) e da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).
Na prática, já existem opções conectando metrôs a trens, ônibus e bicicletas, mas é preciso desenhar mais alternativas. O rio Tietê, por exemplo, poderia ter balsas transportando pessoas, diz o professor. Conti aponta soluções que podem ser viáveis: o adensamento dos bairros, aproximando moradia dos locais de trabalho e o uso de carros compartilhados (o Rio de Janeiro será a primeira cidade a ter um projeto do tipo).
Fonte - Revista Ferroviária  28/09/2016

Taxa de juros do cheque especial bate novo recorde: 321,1% ao ano

Economia

Neste ano, a taxa do cheque especial já subiu 34,1 pontos percentuais em relação a dezembro de 2015, quando estava em 287% ao ano.Outra taxa de juros alta é a do rotativo do cartão de crédito. Em agosto, na comparação com o mês anterior, houve alta de 3,5 pontos percentuais, com a taxa em 475,2% ao ano. Neste ano, essa taxa já subiu 43,8 pontos percentuais. 

Kelly Oliveira
Repórter da Agência Brasil

foto - ilustração/arquivo
A taxa de juros do cheque especial subiu em agosto. De acordo com informações do Banco Central (BC), divulgados hoje (28), em Brasília, a taxa do cheque especial subiu 2,7 pontos percentuais, de julho para agosto, e chegou a 321,1% ao ano, estabelecendo novo recorde na série histórica do BC, iniciada em julho de 1994.
Neste ano, a taxa do cheque especial já subiu 34,1 pontos percentuais em relação a dezembro de 2015, quando estava em 287% ao ano.
Outra taxa de juros alta é a do rotativo do cartão de crédito. Em agosto, na comparação com o mês anterior, houve alta de 3,5 pontos percentuais, com a taxa em 475,2% ao ano. Neste ano, essa taxa já subiu 43,8 pontos percentuais. O rotativo é o crédito tomado pelo consumidor quando paga menos que o valor integral da fatura do cartão.

Compras pagas com juros

A taxa média das compras pagas com juros, do parcelamento da fatura do cartão de crédito e dos saques parcelados, subiu 0,8 ponto percentual e ficou em 152,2% ao ano.
A taxa do crédito pessoal aumentou 0,1 ponto percentual para 132,3% ao ano. A taxa do crédito consignado (com desconto em folha de pagamento) também subiu 0,1 ponto percentual para 29,3% ao ano.
A taxa média de juros cobrada das famílias caiu 0,1 ponto percentual, de julho para agosto, quando ficou em 71,9% ao ano.
A inadimplência do crédito, considerados atrasos acima de 90 dias, para pessoas físicas ficou estável em 6,2%.
A taxa de inadimplência das empresas também ficou inalterada em 5,2%. A taxa média de juros - cobrada das pessoas jurídicas - ficou em 30,7% ao ano, alta de 0,3 ponto percentual em relação a julho.
Esses dados são do crédito livre em que os bancos têm autonomia para aplicar o dinheiro captado no mercado e definir as taxas de juros.

Crédito direcionado
No caso do crédito direcionado (empréstimos com regras definidas pelo governo, destinados, basicamente, aos setores habitacional, rural e de infraestrutura) a taxa de juros para as pessoas físicas caiu 0,2 ponto percentual para 10,4% ao ano. A taxa cobrada das empresas caiu 0,5 ponto percentual para 12,3% ao ano. A inadimplência das famílias ficou em 1,8% e das empresas subiu 0,2 ponto percentual para 1,3%.
De acordo com o Banco Central, o crédito não cresceu de julho para agosto. O saldo de todas as operações de crédito concedido pelos bancos ficou estável em R$ 3,115 trilhões.
Esse valor correspondeu a 51,1% de tudo o que o país produz – Produto Interno Bruto (PIB) - ante o percentual de 51,5% registrado em julho deste ano. Em 12 meses encerrados em agosto, o saldo das operações de crédito caiu 0,6%.
Fonte - Agência Brasil  28/09/2016

Maranhão sedia Encontro Brasil-União Europeia sobre defensores de Direitos Humanos

Direitos Humanos

O encontro foi idealizado a partir da parceria entre a Secretaria Especial de Direitos Humanos do Ministério da Justiça e Cidadania com a cooperação da União Europeia por meio do “Projeto Apoio aos Diálogos Setoriais UE – BR” e é de interesse da Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular que,este ano,assinou o termo de Colaboração com a Sociedade Maranhense de Direitos Humanos,para a implantação do Programa Estadual de Proteção de Defensores dos Direitos Humanos .
Da Redação
Gov.MA
A atual gestão do Governo do Maranhão tem como uma de suas prioridades, a proteção e segurança de lideranças que militam pela garantia dos direitos humanos no Estado. A partir desta terça-feira (27) até a quarta-feira (29), São Luís sediará o Encontro Brasil-União Europeia sobre defensores de Direitos Humanos que acontecerá na Sala de Reuniões da Vice Governadoria – Palácio Henrique de La Rocque. A programação visa fortalecer o diálogo sobre as políticas de proteção e o aprimoramento de estratégias de prevenção aos ativistas da área dos direitos humanos.
O encontro foi idealizado a partir da parceria entre a Secretaria Especial de Direitos Humanos do Ministério da Justiça e Cidadania com a cooperação da União Europeia por meio do “Projeto Apoio aos Diálogos Setoriais UE – BR” e é de interesse da Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) que, este ano, assinou o termo de Colaboração com a Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH) para a implantação do Programa Estadual de Proteção de Defensores dos Direitos Humanos (PEPDDH).
O Programa de Proteção de Defensores dos Direitos Humanos foi criado e definido a partir do Decreto n° 6044/2007 e tem por finalidade estabelecer princípios e diretrizes de proteção aos defensores dos direitos humanos, conforme as leis brasileiras e tratados internacionais que o país faça parte. Em acordo com as definições nacionais, a Sedihpop assinou Termo de Colaboração com a SMDH para a implantação do PEPDDH.
O programa tem como objetivo assegurar o exercício da atividade dos defensores ameaçados ou em situação de risco no local onde desenvolvem seu trabalho, através da proteção pessoal e das medidas de segurança adotadas de forma preventiva. A instalação do programa resulta de um convênio assinado, em dezembro de 2015, entre o Governo do Estado do Maranhão e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR).
De acordo com o Secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves receber um encontro desta magnitude e que trará ao Maranhão lideranças na área dos direitos humanos de diversos países é de grande relevância, pois dará visibilidade ao Estado que, por sua vez, tem dado grandes passos ao assegurar o exercício da atividade dos defensores ameaçados ou em situação de risco no local onde desenvolvem seu trabalho.
“Representantes que têm interesse em conhecer a experiência brasileira de proteção a defensores dos direitos humanos, estarão presentes no encontro. A vinda da Comissão da União Europeia acontece no momento em que o Maranhão está implantando o programa de defensores junto com a Secretaria Nacional de Direitos Humanos, o que demonstra que o governo do Estado está consolidando instrumentos de proteção aos direitos humanos”, reiterou o Secretário Francisco Gonçalves.
Visando o aprimoramento das discussões sobre os defensores dos direitos humanos no Maranhão, diversas reuniões serão realizadas com representantes do poder público e sociedade civil organizada com o intuito de debater ações sobre causas que geram ameaças e violações de direitos humanos.

Programa Estadual de Proteção de Defensores dos Direitos Humanos (PEPDDH)

O programa de proteção aos defensores dos Direitos Humanos está em fase de implantação sob a gestão da Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) e execução da Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH).
De acordo com o Secretario Adjunto de Direitos Humanos da Sedihpop, Jonata Galvão, programas de proteção estão inseridos nas atividades do Estado do Maranhão e visam garantir a proteção de pessoas ameaçadas.
“A realização do Encontro Brasil-União Europeia sobre defensores de Direitos Humanos, atrai para o Maranhão um olhar sobre a existência de casos de violações de direitos de militantes dos direitos humanos e mostra que o Estado tem respostas, que está agindo e é compromissado com ações praticadas que deem proteção aos defensores de direitos humanos”, afirmou o adjunto.

Programação
Compondo a programação do encontro, acontecerá, na próxima quarta-feira (28), uma visita à comunidade quilombola de Camaputiua, no município de Cajari, onde há registros de conflitos contra defensores dos direitos humanos que são resquícios do governo passado e que, na gestão Flávio Dino e, a partir da parceria entre governo federal e estadual, as violações aos defensores desta região, estão sendo priorizados e os direitos sendo garantidos.
Com informações do governo do Maranhão 27/09/2016

terça-feira, 27 de setembro de 2016

Paris deve proibir carros nas margens do Rio Sena

Internacional

A medida foi anunciada e aprovada nesta segunda-feira, 26 de Setembro, e tem como objetivo reduzir níveis de poluição, que são maiores do que os permitidos pelas normas da União Europeia.

Renato Lobo - ViaTrolebus

Cerca de 3 quilômetros às margens do Rio Sena, em Paris, deixarão de ter trafego de carros, e serão destinados apenas às pessoas. A medida foi anunciada e aprovada nesta segunda-feira, 26 de Setembro, e tem como objetivo reduzir níveis de poluição, que são maiores do que os permitidos pelas normas da União Europeia.
No entanto, uma parte da população e a oposição do governo de Anne Hidalgo já anunciaram que devem trabalhar para que a medida não seja concretizada, sobre o pretexto de que deve piorar o trânsito.
O trecho de 3,3 quilômetros entre a via Georges-Pompidou, partindo da entrada ao Túnel das Tulherias, junto ao Museu do Louvre, até a saída do túnel Enrique 4º, perto da Praça da Bastilha, foi fechado ao trafego de carros. Existe ainda um projeto do calçadão com a construção de passarelas para os pedestres e a criação de área verde.
Estima-se que a poluição do ar seja responsável por 2,5 mil mortes ao ano em Paris e 6,6 mil em sua região metropolitana. O trânsito gera atualmente dois terços das emissões de dióxido de nitrogênio e de 56% das partículas finas na cidade.
Fonte - ViaTrolebus  27/09/2016

Malha cicloviária de Fortaleza cresce 39%

Ciclovias

A previsão é que Fortaleza esteja com 216 quilômetros até o fim de 2016, meta para o ano de 2020.A cidade conta hoje com 177,3 quilômetros de faixas exclusivas para bicicletas.São 89,2 quilômetros de ciclovias e 88,1 quilômetros de ciclofaixas

João Lima Neto - Repórter/DN
DN
O aumento de ciclovias, ciclofaixas e a instalação de estações de bikes integradas e compartilhadas incentivou a população a ocupar as vias. Para se ter dimensão, a Capital conta com 177,3 quilômetros de faixas exclusivas para bicicletas. Em comparação com igual período do ano passado, quando tínhamos apenas 127,5 km, calcula-se um aumento da malha em 39% neste ano.
Conforme dados da Secretaria de Conservação e Serviço Público (SCSP), ao final de 2012, Fortaleza tinha 72,9 quilômetros de infraestrutura cicloviária. Hoje, a Capital possui 89,2 quilômetros de ciclovias e 88,1 quilômetros de ciclofaixas. A previsão é de que Fortaleza esteja com 216 quilômetros de rede até o final de 2016, ou seja, quase chegando à meta estabelecida pelo Plano Diretor Cicloviário Integrado (PDCI) de 232 quilômetros para o ano de 2020.
Conforme o titular da SCSP, Luiz Alberto Sabóia, potencialmente, 1,1 milhão de pessoas deixaram de fazer viagens motorizadas para andar de bicicleta. De acordo com o titular da Pasta, faltam apenas 38km para atingir a meta. "O Plano Diretor Cicloviário de Fortaleza previa para a cidade uma meta de 524km. A cada cinco anos, tínhamos metas especificas. Em 2020, por exemplo, o objetivo era atingir 232km. Atualmente, já estamos chegando essa meta".
O gestor promete que um novo conjunto de ciclofaixas e ciclovias será entregue ainda em setembro no Jockey Clube, Bela Vista e José Walter. O vigilante Francisco Sérgio, morador do bairro Parque São José, utiliza a bicicleta integrada da Parangaba para realizar serviços técnicos no dia a dia. De manhã, percorre os bairros oferecendo serviço de pedreiro e reparo de instalações elétricas. Ele conta que aumentou o número de atendimentos graças ao trafego rápido obtido com a bicicleta integrada.
Mesmo com o aumento das rotas, 43 trechos ainda possuem menos de 1 km e regiões de grande concentração de pessoas como Vila Velha, Cristo Redentor, Pirambu, Quintino Cunha, Vicent Pinzon e Jardim Guanabara ainda não receberam nenhuma intervenção na introdução das vias para ciclista. A maioria das faixas de 0,1 a 11 km está situada na Aldeota, Papicu, Montese, Parquelândia, São Gerardo, Passaré e Bom Jardim.

Perfil
Sabóia explica que existem dois perfis de usuários que utilizam os serviços de bicicletas em praças e terminais. "A bicicleta compartilhada é utilizada para aqueles que procuram viagens mais curtas e precisam utilizá-la por um período mais curto do dia. Já a integrada são trabalhadores que buscam outras alternativas de chegar em casa".
Apesar do aumento da malha, parte dos ciclistas reclamam da falta de rotas em algumas regiões da Capital. Segundo o presidente da Associação dos Ciclistas Urbanos de Fortaleza Phelipe Rabay, regiões com cruzamentos de grande fluxo, como na Avenida José Bastos e Augusto dos Anjos, ainda necessitam de atenção. "Existe um gasto grande com construções de viadutos. Parte desses recursos poderiam muito bem fazer com que a meta de 216km fosse atingida", ressalta o presidente.
No último sábado (17), a Prefeitura de Fortaleza implantou cerca de 4,9 quilômetros de infraestrutura cicloviária no bairro Messejana (Regional VI), ligando a Avenida Frei Cirilo à CE-040, como parte da primeira etapa de binários e medidas de apoio a pedestres e ciclistas prevista para a região. Recentemente, também foram implantadas 4,1 km de ciclofaixas distribuídas na Avenida Domingos Olímpio e na nova Avenida Crisanto Moreira da Rocha, além de 11,5 quilômetros de infraestrutura cicloviária nas Regionais I, III e V, sendo cinco novas ciclofaixas no Bom Jardim, Conjunto Ceará, Panamericano e Jóquei Clube, além de ciclovia na Vila do Mar.
Atualmente, seguem em andamento a implantação de infraestruturas cicloviárias também em outras áreas da cidade, como na nova Avenida José Jatahy e nos bairros Jóquei Clube (Regional III) e Messejana (Regional VI). Também estão programadas mais ciclofaixas nas avenidas Monsenhor Carneiro da Cunha e Engenheiro Leal Lima Verde, além de novas infraestruturas cicloviárias nos bairros José Walter e Parangaba.
Fonte - Diário do Nordeste  27/09/2016

Voo internacional mais curto do mundo durará apenas 8 minutos

Internacional

O voo terá 21 quilômetros e durará apenas 8 minutos,mas vai atravessar o Lago Bodensee na região. Os passageiros vão voar do aeroporto de Friedrichshafen, na Alemanha para o aeroporto St. Gallen, na Suíça.

Revista Amazônia
RA
O voo internacional mais curto do mundo está marcado para começar suas operações em novembro e o voo vai levar apenas 8 minutos. O voo terá 21 quilômetros, mas vai atravessar o Lago Bodensee na região. Os passageiros vão voar do aeroporto de Friedrichshafen, na Alemanha para o aeroporto St. Gallen, na Suíça.
Os voos regulares terão início no dia 02 de novembro deste ano. As aeronaves usadas serão a Embraer 145 e levará 50 passageiros duas vezes por semana. Ao contrário de muitos voos regulares, a intenção é que a rota seja usada por turistas que viajam para a região.
O custo do voo será de US$ 45.
Fonte - Revista Amazônia  27/09/2016

Custo da tarifa para usar Metrô e BRT afasta usuários de legado olímpico no Rio

Mobilidade

Considerando outras capitais brasileiras, o abatimento nesse novo transporte no Rio supera o de Porto Alegre (10,1%), mas perde também para as integrações do Recife (14,8%), Belo Horizonte (16,4%), Brasília (36%) e Salvador (50%), segundo dados fornecidos pelo IPTD (Instituto de Políticas de Transporte & Desenvolvimento).

Folha de São Paulo - RF
foto - ilustração
O operário Jean Lourenço, 21, esperava no ponto na tarde de quarta (21) pelo ônibus que o levaria do trabalho, no Leblon (zona sul do Rio), para casa, em Santa Cruz (zona oeste), numa viagem de duas horas, com tarifa de R$ 3,80.
Ele teria a opção de economizar meia hora num transporte novo e mais confortável: a linha 4 do metrô integrada ao BRT Transoeste (corredor de ônibus moderno). Mas, como explica, não é bem uma questão de escolha. "Não dá para mim", diz Lourenço, em referência ao custo para desfrutar do legado olímpico nesse deslocamento –inicialmente, R$ 7,90, e, com desconto, a partir desta segunda-feira (26), R$ 7.
Entregue para os Jogos de 2016 depois de R$ 10,4 bilhões de gastos, a linha 4 do metrô do Rio (para ligar Ipanema à Barra da Tijuca) estreou nesta semana a integração tarifária com o BRT, mas numa condição incapaz de atrair usuários mais pobres que pagam a passagem do próprio bolso.
"Quando falaram que iria abrir metrô aqui, fiquei animado, achei que pagaria a mesma coisa. Ter metrô e BRT ajudou muita gente, mas também deixou muitos na mesma situação de antes. Esse é o meu caso", conta Lourenço.
"Para a gente que se esfola para ganhar pouco, esse dinheiro faz falta", explica a doméstica Maria Santos, 38.
"Melhora um bocado [o tempo], mas ainda precisa baixar esses R$ 7 para valer a pena pegar o metrô", diz o segurança José Nascimento.

Desconto
A integração entre a linha 4 e o BRT transportou 100 mil pessoas diariamente durante os Jogos Olímpicos do Rio. Agora, o gasto extra mensal para quem usava ônibus e quer mudar para o novo sistema mais rápido (com metrô e BRT integrados) pode chegar a R$ 128 por mês, considerando só viagens em dias úteis. Para quem ganha um salário mínimo, equivale a 14% do que recebe no mês.
A previsão é que a integração entre os dois transportes atraia 75 mil pessoas por dia, já incluídos aqueles que utilizam vale-transporte.
O preço de R$ 7 representa um desconto de 11% em relação à tarifa integral do metrô e do BRT individualmente. Mas é o menor abatimento entre todas as integrações de transporte coletivo do Rio -que variam de 12% a 50%.
Em São Paulo, a tarifa integrada entre ônibus municipais, metrô e trem é de R$ 5,92 -um desconto de 22,1%.
Considerando outras capitais brasileiras, o abatimento nesse novo transporte no Rio supera o de Porto Alegre (10,1%), mas perde também para as integrações do Recife (14,8%), Belo Horizonte (16,4%), Brasília (36%) e Salvador (50%), segundo dados fornecidos pelo IPTD (Instituto de Políticas de Transporte & Desenvolvimento).
Num contexto global Londres tem desconto de 16,7% e Santiago, de 46,4%. E há metrópoles com tarifa única e baldeações ilimitadas entre ônibus, metrô e trens.

Quem Paga
"O problema do Rio é o que muitas cidades enfrentam. Por um lado, esse valor de R$ 7 é alto demais para a maior parte da população. A média das tarifas no Brasil está entre R$ 3 e R$ 4. Por outro lado, há um custo operacional desses transportes. Alguém tem que pagar", afirma o superintendente da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos), Luiz Carlos Mantovani Néspoli.
Atualmente, operadores privados são contratados pelo poder público para fazer a gestão de transporte, ainda que seja um serviço público. "Em alguns casos, o governo dá subsídios. Mas isso obriga o Tesouro a tirar recursos de outras pastas, como educação e saúde. E, num momento de crise, com baixa arrecadação, se torna mais difícil para o Estado prover esse subsídio", afirma.
O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), chegou a citar a crise econômica antes de acertar a integração do BRT com o novo metrô pelo preço de R$ 7. "Não é uma tarefa simples porque nesse momento de crise econômica ninguém quer abrir mão de receita. O Estado não tem condições de aportar recursos para subsidiar", disse.
O coordenador de gestão da demanda por viagens do IPTD, Diego Silva, questiona se os recursos investidos na construção da linha 4 do metrô valeram o investimento.
"Precisaríamos fazer uma análise mais minuciosa. Mas a crítica que fazemos é que, apesar de ter investido no transporte de massa, o metrô, também foram abertas novas vias para carros entre a zona sul e Barra", afirma Silva, citando a duplicação do elevado do Joá, que liga São Conrado à Barra da Tijuca, mesmo trajeto feito pela linha 4.

'Grande Diferença'
A Secretaria de Estado de Transportes do Rio, responsável pelo metrô, diz que 72% da demanda da linha 4 será formada por passageiros oriundos do transporte público e 28% por pessoas que utilizavam transporte privado, conforme estudo da FGV (Fundação Getulio Vargas).
A pasta afirma que a estação Jardim Oceânico, onde ocorre a integração entre o metrô e o BRT, será a de maior demanda. "Vale ressaltar que a tarifa de integração foi definida entre as operadoras dos sistemas de metrô e BRT, com base no estudo de demanda", afirma.
Responsável pelo BRT, a prefeitura diz que era necessária a integração tarifária para permitir "que o cidadão use a rede de transporte de alta capacidade economizando". Ela afirma que a economia diária será de R$ 1,80 o que representa, em um ano, R$ 475,20, "valor que faz grande diferença para quem utiliza regularmente o transporte público".
A prefeitura lembra que não há subsídio público na integração tarifária do BRT com o metrô. Estima que a integração vá beneficiar 75 mil pessoas diariamente.
Afirma ainda que, há seis anos, o serviço de transporte público no Rio chegava a ter cinco tarifas diferentes, que variavam de R$ 2,85 a R$ 5,40, dependendo de o coletivo ter ar-condicionado e considerando a distância percorrida. "Ou seja, quem morava nas áreas mais distantes pagava mais caro."
E cita a criação do Bilhete Único Carioca, em 2010, que permitiu que o passageiro usasse até dois transportes no período de até duas horas e meia, pagando apenas uma passagem.
"Atualmente, o usuário pode pegar até três transportes pagando apenas R$ 3,80, quando um dos transportes for uma alimentadora de BRT (linha alimentadora + BRT + ônibus). A prefeitura entende, portanto, que a integração tarifária entre BRT e metrô vem a ampliar o benefício da política tarifária para a população carioca", diz.
Fonte - Revista Ferroviária  27/09/2016