sábado, 6 de julho de 2024

Ministro dos Transportes assina acordo para utilizar infraestrutura sem uso da Ferrovia Transnordestina em VLT de Campina Grande (PB)

Transportes sobre trilhos  🚄

O ministro Renan Filho assina um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o município de Campina Grande (PB), dando início às medidas necessárias para implantação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) na cidade.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
Na quarta-feira (03/07), o ministro Renan Filho assina um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o município de Campina Grande (PB), dando início às medidas necessárias para implantação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) na cidade. Também participam do evento o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a Ferrovia Transnordestina Logística S. A., através da qual são definidas as diretrizes para cessão do trecho ferroviário que será utilizado no projeto. O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, participa por videoconferência. Estarão presentes na cerimônia deputados e senadores da bancada federal da Paraíba. Pela proposta apresentada, o VLT de Campina Grande vai utilizar uma infraestrutura de trilhos vinculada à Ferrovia Transnordestina e que está atualmente em desuso. Dentre as ações presentes no ACT, estão o levantamento patrimonial e avaliação e da situação de bens na área em questão, a articulação com órgãos competentes para eventuais ações de desapropriação e o levantamento da documentação da área a ser utilizada, através da construção de um mapa georreferenciado.
Com informações da ANTT 03/07/2024
Pregopontocom 06/07/2024

sexta-feira, 5 de julho de 2024

Ferry-Boat Travessia marítima Salvador/Itaparica nesta sexta 05/07

Travessia marítima Salvador/Itaparica - Ferry-Boat  ⛴

O sistema Ferry-Boat que realiza a travessia marítima entre Salvador e a ilha de Itaparica, nesta sexta 05/07 funciona nos horários regulares, com saídas de hora em hora. O serviço esta operando com 4 embarcações, Maria Bethânia, Dorival Caymmi, Ivete Sangalo e Anna Nery 

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
A ITS (Internacional Travessias Salvador),administradora e operadora do sistema Ferry-Boat que realiza a travessia marítima entre Salvador e a ilha de Itaparica, informa que o serviço funciona nos horários regulares, com saídas de hora em hora de segunda a sábado das 5h às 23h30. Aos domingos e feriados, das 6h às 23h30. Nesta sexta-feira, estão em operação 4 embarcações, Maria Bethânia, Dorival Caymmi, Ivete Sangalo e Anna Nery, com fluxo moderado para veículos e tranquilo para passageiros no Terminal Bom Despacho. Em São Joaquim, movimento é tranquilo para as duas categorias. Para verificar a movimentação nos terminais São Joaquim e Bom Despacho em qualquer horário, consulte o filômetro.

Veículos pesados:
No sentido terminal São Joaquim para Bom Despacho, a suspensão de embarque de caminhões permanece válida das 5h das sextas-feiras até às 15h dos sábados, como também das 5h de vésperas de feriados até às 5h do dia posterior ao seu retorno. No sentido terminal Bom Despacho para São Joaquim, a suspensão é válida das 5h dos domingos até às 5h da segunda-feira, como também das 5h do dia posterior ao feriado até às 5h do dia seguinte. Veículos pesados transportando alimentos e também pacientes em tratamento fora do domicílio, poderão embarcar normalmente no período de restrição.

Hora Marcada:
Para verificar a disponibilidade de vagas do serviço exclusivo de veículos, é necessário acessar o site www.internacionaltravessias.com.br. As passagens são disponibilizadas no site com 30 dias de antecedência.

Filômetro:
Os clientes podem consultar o movimento nas filas do sistema Ferry-Boat através do site da Concessionária, na aba filômetro. O fluxo é atualizado diariamente, após cada embarque: www.internacionaltravessias.com.br/filometro/.

Agendamento:
Veículos de passeio podem realizar agendamento por meio do ba.gov.br, plataforma eletrônica de serviços do Estado. Diferente do serviço Hora Marcada, nesta modalidade de agendamento não é necessário efetuar o pagamento antecipado e também não há taxa de serviço. O motorista só paga pelo bilhete da passagem ao se apresentar no guichê, momentos antes de realizar a viagem. O cliente deve comparecer com 60 minutos de antecedência ao horário agendado para embarque. Bilheteria.
Pregopontocom 05/07/2024

Presidente Lula e ministro das Cidades anunciam investimentos de R$136 milhões para o Metrô do Recife

Transportes sobre trilhos 🚇

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou nesta terça-feira (02/07), com o ministro da Cidades, Jader Filho, investimentos de R$ 136,1 milhões para para a Superintendência de Recife da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU Recife).Os recursos são provenientes do PAC Cidades Sustentáveis e Resilientes, Subeixo Mobilidade Urbana Grandes e Médias Cidades. 

CBTU
foto - Ricardo Stuckert/CBTU
Presidente Lula e ministro das Cidades anunciam investimentos de R$136 milhões para o Metrô do Recife Os valores serão destinados para a modernização de estações, substituição da rede aérea, aquisição de máquinas especiais e manutenção das vias. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou nesta terça-feira (02/07), com o ministro da Cidades, Jader Filho, investimentos de R$ 136,1 milhões para para a Superintendência de Recife da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU Recife). Os recursos são provenientes do PAC Cidades Sustentáveis e Resilientes, Subeixo Mobilidade Urbana Grandes e Médias Cidades. O anúncio foi realizado em cerimônia na Caixa Cultural, na capital pernambucana. “Estamos muito felizes com este anuncio pois poderemos dar início aos nossos projetos. A CBTU tem como missão entregar um transporte de qualidade para a população e vamos nos dedicar para fazer acontecer um transporte ainda mais seguro e rápido”, disse o Diretor-Presidente da CBTU”, José Marques. O valor será utilizado para modernização de três subestações de energia; substituição de 9,5 quilômetros de rede aérea; aquisição de três máquinas especiais para manutenção de via; requalificação de dos subsistemas de segurança e refrigeração dos trens da frota CAF e de 10 Motores de tração e 30 truques de VLT´s; melhoria das cobertas de quatro estações da Linha Centro e modernização do sistema de sonorização (para que os usuários tenham melhores informações sobre o sistema). Esses investimentos resultarão em melhoria na qualidade de serviço prestado, conforto e segurança; maior oferta de trens e veículos leves sobre trilhos (VLTs) e diminuição dos intervalos entre viagens; e aumento da confiabilidade das redes aéreas e subestações de energia.
Com informações da CBTU Recife 04/07/2024

quarta-feira, 3 de julho de 2024

Governo da Bahia oficializa acordo de compra de trens de VLT do Mato Grosso

Transportes sobre trilhos  🚄

Os trens que iriam operar no sistema de transportes sobre trilhos entre as cidades de Cuiabá e Várzea Grande no MT, que não foi concluído e teve o projeto cancelado, agora serão utilizados no novo modal já em construção na capital baiana. O Governo da Bahia investirá R$ 820 milhões para a aquisição do material rodante do governo Mato Grosso.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
Nesta quarta-feira (3), foi oficializada pelo Governo da Bahia, a compra de 40 composições de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) com Governo do Mato Grosso. Os trens que iriam operar no sistema de transportes sobre trilhos entre as cidades de Cuiabá e Várzea Grande no MT, que não foi concluído e teve o projeto cancelado, agora serão utilizados no novo modal já em construção na capital baiana.
As negociações foram mediadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), sob a liderança do ministro Bruno Dantas Nascimento.
O Governo da Bahia investirá R$ 820 milhões para a aquisição do material rodante do governo Mato Grosso. A previsão do Gov. da Bahia é efetuar o pagamento em quatro parcelas anuais, iniciando ainda em 2024. A CAF, fabricante dos trens, fará o restabelecimento técnico-operacional das máquinas e a previsão de entrega do primeiro trem é de até 12 meses, metade do tempo previsto para a entrega de composições novas se fossem compradas de um outro fabricante.
Com a aquisição, a Bahia garantiu uma economia de 37,5% em cada VLT, se comparado com os valores de outro fabricante para entrega de novas composições.
Outro ponto negociado é a compra de equipamentos como trilhos, materiais de telecomunicações e energia. O acordo, também contou com a participação ativa dos Tribunais de Contas estaduais, procuradorias-gerais dos estados e Ministérios Públicos de Contas.
No último dia 14 de junho, o Governo do Estado autorizou o início das obras do VLT de Salvador e Região Metropolitana. O projeto abrange três trechos de trilhos, da Ilha de São João a Calçada, de Paripe a Águas Claras e de Águas Claras a Piatã. No total, o percurso será de 36,4 quilômetros, com 34 paradas.
Pregopontocom  03/07/2024

terça-feira, 2 de julho de 2024

Assinada em Feira de Santana Ba, a autorização para construção do trecho da Fiol,entre Bom Jesus da Lapa e São Desidério

Transportes sobre Trilhos  🚂

Com as presenças do Presidente Lula, do Ministro dos Transportes Renan Filho e do Gov. da Ba Jeronimo Rodrigues, foi assinada em Feira de Santana Ba, a autorização para a construção de um trecho importante  remanescente da FIOL 2 (Ferrovia de Integração Oeste-Leste), entre Bom Jesus da Lapa e São Desidério. 

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
Foi assinada em Feira de Santana BA em 01/7/2024 com as presenças do Presidente Lula, do Ministro dos Transportes Renan Filho e do Gov. da Ba Jeronimo Rodrigues, a autorização para a construção de um trecho importante remanescente da FIOL 2 (Ferrovia de Integração Oeste-Leste), entre Bom Jesus da Lapa e São Desidério. O Governo Federal fará aporte de R$ 365 milhões, emitido pela Infra S.A, empresa pública federal vinculada ao @mtransportes, garantindo a continuidade da instalação de trilhos. Essa ferrovia facilitará o transportes de mercadorias, trazendo desenvolvimento econômico para a região. O Ministério dos Transportes dá também mais um passo para licitar outro importante trecho ferroviário, a FICO,(Ferrovia de Integração Centro-Oeste), que quando pronta irá facilitar o escoamento da produção agropecuária pelo Porto de Malhado, em Ilhéus. Não custa dizer que a ampliação da malha ferroviária brasileira, tanto no setor de cargas como de passageiros é crucial para o desenvolvimento econômico e social do país, bem como uma melhoria substancial e qualificada na mobilidade sustentável de transportes de alta capacidade, com conforto, rapidez, segurança  e eficiência.
Pregopontocom  02/07/2024

domingo, 30 de junho de 2024

Governo do Piauí faz pedido à Alepi para contratar crédito de R$ 100 milhões para ampliar o Metrô de Teresina

Transportes sobre trilhos  🚄

O projeto foi selecionado para compor o Novo PAC – Mobilidade Urbana Sustentável – Renovação de Frota, do Ministério das Cidades, que tem como objetivo a ampliação do sistema metropolitano da capital, o Metrô de Teresina. Segundo a proposta, que foi encaminhada para apreciação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Alepi, os investimentos visam atender a extensão da linha ferroviária na região sudeste de Teresina

Governo do Estado do Piauí
foto - ilustração/arquivo Pregopontocom
O governador do Piauí, Rafael Fonteles, encaminhou à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), o projeto de lei que para autorização da casa legislativa para que o Poder Executivo estadual possa contratar operação de crédito, no valor de R$ 100 milhões, junto à Caixa Econômica Federal, no âmbito do Programa de Infraestrutura de Transporte e Mobilidade Urbana (Pró-Transporte), com a garantia da União, destinada à aquisição de composições ferroviárias, tipo Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), para a cidade de Teresina. O projeto foi selecionado para compor o Novo PAC – Mobilidade Urbana Sustentável – Renovação de Frota, do Ministério das Cidades, que tem como objetivo a ampliação do sistema metropolitano da capital, o Metrô de Teresina. Segundo a proposta, que foi encaminhada para apreciação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Alepi, os investimentos visam atender a extensão da linha ferroviária na região sudeste de Teresina, com chegada em novos bairros, bem como a melhoria da linha 1 – sudeste, já existente, com redução no intervalo de trens, e incremento na demanda de passageiros na empresa operadora. Segundo mensagem do governador, os sistemas de VLT vêm sendo implantados há algum tempo em cidades da Europa e Estados Unidos. No Brasil, começou a ser implantado mais recentemente, em cidades como Sobral (CE), Rio de Janeiro (RJ), Santos (SP) e, no fim de 2018, em Teresina (PI). Esse sistema de transporte opera numa plataforma segregada de tráfego, com vias reservadas, direito de passagem prioritário nos pontos de interseção e, em alguns casos, com túneis ou viadutos no Centro das cidades. “É um sistema adequado para capacidade média de transporte à escala regional e metropolitana, geralmente maior que o ônibus convencional e menor que a de metrô de grande porte. Entre as suas vantagens, podemos destacar o baixo investimento em relação a outros modais, a vida útil do sistema, a grande capacidade de passageiros, a adaptabilidade às condições locais existentes, o funcionamento a partir da utilização de biodiesel ou modelo híbrido (biodiesel/elétrico), a facilidade de integração aos sistemas de transportes existentes, o menor impacto ambiental e promoção de renovação do meio urbano e paisagístico”, justificou o governador no Projeto de Lei Ordinária encaminhado aos deputados. Rafael Fonteles ressalta que a ampliação do sistema vai reduzir o tempo de deslocamento e melhorar o transporte público de passageiros, sendo um sistema mais atrativo que os convencionais, que permite a evolução futura para pré-metrô e metrô. “A cidade de Teresina vem registrando, desde 2019, o colapso do sistema convencional de ônibus, seja com a redução de frota e linhas ou tentativa frustrada de utilização de terminais de integração, e vem sofrendo uma redução significativa do número de passageiros transportados. A capital, que também possui um sistema de VLT operando na linha – 1 sudeste, fazendo a ligação entre o Grande Itararé e o Centro da cidade, já registra aumento de demanda com o colapso do sistema convencional de ônibus”, explica o gestor. Segundo o governador, a aquisição dos novos veículos leves sobre trilhos vai aumentar mais ainda a captação de passageiros, não apenas pela melhoria ou ampliação da infraestrutura, mas principalmente pela aquisição de novos VLTs para captar a demanda existente na região, redução de tempo de espera e o processo de integração com o modal rodoviário e expansão para o bairro Colorado/Gurupi em curso, ampliando a demanda na região. O empreendimento possibilitará um aumento da oferta de transporte para a população, gerando um incremento da ordem de 4 mil passageiros/dia para uma comunidade de pessoas que dependem de um transporte ágil e de baixo custo, notadamente trabalhadores e estudantes que se deslocam principalmente para os núcleos da região do Grande Dirceu e do Centro da cidade. Rafael Fonteles lembra que no transporte rodoviário, a convergência do fluxo de veículos e pessoas para um ponto único causa transtornos no tráfego. O governador destaca a participação da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) no apoio ao processo de cadastramento da proposta no âmbito do Programa Novo PAC – Mobilidade Urbana Sustentável – Renovação de Frota do Ministério das Cidades/Governo Federal, e no monitoramento das propostas cadastradas para sua seleção final.
Com informações do Gov.do Piauí 30/06/2024