sábado, 9 de janeiro de 2021

Paisagens da ilha de Boipeba - Belezas da Bahia

PregoTur 

A ilha de Boipeba está localizada no município de Cairu, no litoral sul da Bahia,defronte a ilha de Tinharé, onde na outra extremidade está situado Morro de São Paulo.A ilha de Boiprba  foi eleita a segunda ilha mais bonita da América do Sul. A igreja do Divino Espírito Santo, do início do século XVI, é uma das atrações da ilha. O seu nome tem origem na língua tupi, que significa cobra chata. A vila de Boipeba foi fundada no século XVI, chamada Velha Boipeba. A ilha possui várias praias,entre elas, praia da Boca da Barra, praia de Tassimirim, praia da Cueira, praia de Moreré, praia de Bainema, praia da Cova da Onça e praia da Ponta dos Castelhanos ou Catu.A ilha tem uma vasta vegetação nativa da mata atlântica,restingas, recifes de corais e um vasto manguezal.



 

Bar das Ostras(flutuante) foto - Luis Prego Brasileiro






sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

Sexta feira com movimento tranquilo no sistema Ferry-Boat na travessia entre Salvador e Itaparica

 Boletim Informativo - Transporte hidroviário  🚄

O sistema Ferry-Boat que opera na travessia marítima entre Salvador e a ilha de Itaparica tem nesta sexta(08) movimento com fluxo moderado para veículos e tranquilo para embarque de passageiros no terminal São Joaquim. Em Bom Despacho, o movimento é tranquilo para embarque de veículos e passageiros.O sistema mantem em serviço 5 embarcações, Zumbi dos Palmares, Dorival Caymmi, Anna Nery, Pinheiro e Ivete Sangalo, com saídas nos horários regulares de hora em hora. O serviço de hora marcada ainda permanece suspenso por conta da pandemia.


foto - ilustração/arquivo


Projeto remodelado de Bonde Elétrico Cultural e Turístico de Fortaleza é divulgado

Transportes sobre trilhos  🚄

Remodelado, projeto de Bonde Elétrico Cultural e Turístico de Fortaleza é divulgado para requalificar o Centro e fortalecer economia criativa. A nova proposta foi discutida com o governador Camilo Santana, que aprovou a versão atual. 

Seinfra CE
foto - ilustração/arquivo
Com 2,1 km de percurso e quatro paradas, projeto redimensiona o anterior e liga os principais equipamentos artísticos e históricos da Capital O Diário Oficial do Estado do Ceará traz, nesta quinta-feira (7), o novo edital de licitação para o Bonde Elétrico Cultural e Turístico de Fortaleza. Ligando os principais equipamentos históricos e artísticos da Capital, num percurso de 2,1 quilômetros e 4 paradas, a iniciativa será uma importante ferramenta para a requalificação do Centro e fortalecimento da economia criativa na cidade. A nova proposta foi discutida com o governador Camilo Santana, que aprovou a versão atual. O bonde será no estilo Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), movido a energia elétrica, sem catenária. O percurso inicia no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e passa por três outras paradas – Mercado Central, Estação das Artes e Theatro José de Alencar em 2,1 km de trajeto. Em cada viagem, poderão ser transportadas, em média, 230 pessoas. Pelos trilhos do bonde, serão integradas grandes referências de nossa história e cultura, como a Biblioteca Estadual do Ceará (Menezes Pimentel), Teatro São José, casario histórico da Avenida Pessoa Anta, Forte de Nossa Senhora da Assunção, Catedral da Sé, Passeio Público, Emcetur, além das atrações que dão nomes às quatro paradas. A medida se soma aos investimentos do Governo do Ceará e da Prefeitura de Fortaleza para a requalificação do Centro; como a reforma do Teatro São José, Biblioteca Pública do Ceará (Menezes Pimentel) e Praça José de Alencar, a construção da Escola de Hotelaria e Gastronomia e do próprio complexo cultural Estação das Artes, na antiga Estação Ferroviária João Felipe. Este espaço, que está em obras, vai reunir o Mercado das Artes, o Mercado Gastronômico, a Pinacoteca do Estado, a sede do Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan), uma biblioteca e um museu. O edital para o novo VLT, a ser implantado pela Secretaria da Infraestrutura do Ceará (Seinfra), contempla, além da aquisição do material rodante e obras civis, o desenvolvimento dos projetos executivos de arquitetura, engenharia e sistemas, e operação assistida do equipamento. Por ser movido a eletricidade, o bonde será silencioso e sustentável, evitando a emissão de poluentes na atmosfera. A alimentação será feita por meio de baterias e/ou supercapacitores, que são dispositivos que armazenam energia. O valor total do investimento é de aproximadamente R$ 116 milhões. Ampliação mediante PPP A rota anteriormente prevista, de um total de 4,7 quilômetros de percurso, ligando a Beira Mar ao Centro, está em análise para um segundo momento, mediante a realização de Parceria Público-Privada (PPP
Com informações da Seinfra CE 07/01/21


Divulgação/Seinfra CE



quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

Sindicatos em São Paulo vão à Justiça por gratuidade no transporte para idosos

Transportes/Gratuidade 🚌 🚇

Sindicatos e CNTIM entraram com ação nesta quarta-feira (6) na Justiça paulista contra o governador João Doria (PSDB) para restabelecer a gratuidade do transporte público para pessoas entre 60 e 64 anos.Segundo as novas medidas definidas pelo governo de São Paulo e pela prefeitura da capital paulista para a concessão de gratuidade no sistema de transporte público, a gratuidade que valia a partir dos 60 anos passa a contemplar apenas passageiros acima dos 65 anos

Camila Boehm
Repórter da Agência Brasil

foto - ilustração/Pregopontocom
O Sindicato Nacional dos Aposentados, a Confederação Nacional dos Trabalhadores das Indústrias Metalúrgicas e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas Mecânicas e de Material Elétrico de SP e Mogi das Cruzes entraram com ação nesta quarta-feira (6) na Justiça paulista contra o governador João Doria (PSDB) para restabelecer a gratuidade do transporte público para pessoas entre 60 e 64 anos. A Procuradoria Geral do Estado de São Paulo ainda não foi intimada acerca do processo, segundo o governo do estado. Segundo as novas medidas definidas pelo governo de São Paulo e pela prefeitura da capital paulista para a concessão de gratuidade no sistema de transporte público, a gratuidade que valia a partir dos 60 anos passa a contemplar apenas passageiros acima dos 65 anos que utilizam ônibus municipais e intermunicipais EMTU, Metrô e CPTM. Conforme o Estatuto do Idoso, está mantida a gratuidade nas passagens para as pessoas acima de 65 anos de idade. Os idosos com menos de 65 anos vão ter seus cartões especiais – que garantem a gratuidade no transporte público – cancelados em 1º de fevereiro. Eles terão que fazer um cartão comum e inserir créditos para utilizarem. A Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) informou, em nota, que este período de transição no mês de janeiro foi estabelecido para levar ao conhecimento e adaptação dos cidadãos. A medida foi aprovada pela Câmara Municipal de São Paulo em 22 de dezembro e sancionada pelo prefeito Bruno Covas no dia seguinte. Covas revogou a lei municipal 15.912, de 2013, que garantia o benefício. O governador João Doria editou decreto suspendendo a regulamentação da legislação que permitia a gratuidade para essa faixa de idade, alterando a Lei nº 15.187, de 2013. O projeto foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). Na ocasião do anúncio da medida, o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos, se manifestou por meio de nota e afirmou que a revogação da gratuidade para os cidadãos com mais de 60 anos é uma insensatez após um ano duríssimo, com a perda de milhares de empregos em decorrência da pandemia de covid-19, além da elevação do custo de vida e a desorganização das estruturas sociais. A entidade também criticou decisão, também anunciada em dezembro, de aumento do salário do prefeito paulistano: “na contramão da sensatez, enquanto mais um direito dos idosos é retirado e o reajuste das aposentadorias pelo governo apenas prevê a reposição das perdas inflacionárias, a Câmara Municipal de São Paulo ampliará o salário do prefeito de R$ 24.175,55 para R$ 35.462,00 a partir de janeiro de 2022”.
Fonte - Agência Brasil  07/01/2021

Da tração animal à eletricidade: conheça a evolução dos bondes em Porto Alegre

Transportes sobre trilhos/Bondes  🚃

A bem da verdade, o primeiro meio de transporte coletivo da cidade foi a maxambomba (corruptela da expressão machine pump ou bomba de máquina, em inglês). Em tese, compunha-se de uma pequena locomotiva a vapor, que arrastava dois ou três vagões, como as que transitavam no Rio de Janeiro e no Recife. Mas, em Porto Alegre, a pioneira linha Menino Deus era puxada por burros, e não por uma máquina

Gaucha ZH
Foto/Divulgação
No dia 10 de março de 1908, a modernidade invadiu as ruas de Porto Alegre com a chegada dos bondes elétricos, deixando para trás a era dos coletivos puxados por burros ou mulas, que circulavam pelas vias poeirentas da Capital desde meados do século anterior. A bem da verdade, o primeiro meio de transporte coletivo da cidade foi a maxambomba (corruptela da expressão machine pump ou bomba de máquina, em inglês). Em tese, compunha-se de uma pequena locomotiva a vapor, que arrastava dois ou três vagões, como as que transitavam no Rio de Janeiro e no Recife. Mas, em Porto Alegre, a pioneira linha Menino Deus era puxada por burros, e não por uma máquina, ainda que também fosse chamada de maxambomba pela população (quem sabe o termo estivesse na moda). Os veículos pertenciam a um empresário local, Estácio Bittencourt, fabricante de carruagens e timburis (carros de duas rodas). Provavelmente, tenham sido produzidos em sua oficina, localizada defronte à Várzea (atual Parque da Redenção). Pesados e barulhentos, saíam com frequência dos trilhos de madeira. Como se fosse pouco, ao desembarcar do trenzinho puxado por dois lerdos burros, que iam pondo a alma pela boca, o passageiro sentia-se quase morto, como relata o cronista Achilles Porto Alegre: Doía-lhe o corpo todo, desde os pés à cabeça, como se houvesse levado uma camaçada de pau. Em 1872, Bittencourt desistiu do negócio e os vagões foram vendidos para a companhia que operava o transporte público em Rio Grande. No ano seguinte, passaram a circular na Capital os primeiros bondes da Companhia Carris de Ferro Porto-Alegrense, também de tração animal, porém, menos desconfortáveis em relação ao modelo anterior. Ainda assim, não eram as viagens mais agradáveis do mundo, especialmente em dias de aguaceiro, quando as vias ficavam quase intransitáveis. Há registro de que um dos expressos da Carris teria partido às 18h da Praça da Alfândega para chegar só à meia-noite ao fim da linha, junto à igrejinha do Menino Deus. Por essas e outras, a entrada em operação dos bondes elétricos nas linhas Menino Deus, Glória, Teresópolis e Partenon foi bastante comemorada. Ela foi possível graças à fusão da Companhia Carris de Ferro e da Carris Urbanus, que, juntas, ficaram responsáveis tanto pelas linhas do transporte coletivo eletrificado quanto pelo fornecimento de energia elétrica para os porto-alegrenses. Como toda novidade, os bondes elétricos também davam medo. Algumas pessoas evitavam pisar nos trilhos de ferro, com receio de levar um choque elétrico fatal. Ao final das contas, o saldo era positivo. Se os bondes puxados por burros dispunham de um lampião para iluminar o caminho, os eletrificados ostentavam portentosos faróis, que não apenas desfaziam a escuridão como embelezavam a paisagem noturna da cidade. No pacote adquirido junto à empresa inglesa United Eletric, a principal atração era o chope duplo, como foi apelidado o double-deck, de dois andares, com capacidade para até 62 passageiros - 28 embaixo e 34 na parte superior. A Capital chegou a contar com quatro modelos de chope duplo, até que, em 1921, eles foram decapitados nas oficinas da Carris, sendo transformados em bondes comuns. Exemplo de eficiência e sustentabilidade no transporte coletivo, os veículos elétricos circularam até 8 de março de 1970, quando o último bonde de Porto Alegre foi recolhido ao depósito da Carris. - Gaucha ZH
Fonte - Revista Ferroviária  06/01/2021

quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

Embarque de passageiros na rodoviária Salvador teve redução de 55,7%

Boletim Informativo - Transportes/Viagens  🚌

Entre os dias 17 e 31 de dezembro de 2020 a rodoviária de Salvador registrou 96.585 embarques. Este número representa uma redução de demanda em 55,70%, se comparado ao mesmo período de 2019. Em função da pandemia do novo coronavírus muitas famílias optaram por não viajar. Na operação especial montada pela Agerba não foram disponibilizados antecipadamente horários extras, mas as empresas chegaram a operar 200 viagens excedentes a operação regular. Em 2020 o dia com mais movimento foi a quinta-feira (24), com o registro de 11.086 embarques, diferente de outros anos, que os dias de maior movimento registraram média de 27 mil embarques.


foto - ilustração/arquivo


terça-feira, 5 de janeiro de 2021

Seinfra CE esclarece projeto de Bonde Elétrico Turístico de Fortaleza

 Nota de esclarecimento  🚄

Em virtude de informações desencontradas veiculadas na imprensa, a Secretaria da Infraestrutura (Seinfra)do Ceará, esclarece detalhes do projeto do Bonde Elétrico Turístico de Fortaleza. 

Seinfra CE
foto - ilustração/arquivo
Em fase de licitação, a iniciativa ainda vai passar pelo desenvolvimento dos projetos executivos de arquitetura, engenharia e sistemas, e operação assistida, com análise, inclusive, do percurso e dos locais das paradas do equipamento. O bonde será no estilo Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), movido a energia elétrica, sem catenária, e visa ligar o calçadão da Avenida Beira Mar, nas proximidades da av. Barão de Studart, e a Praça da Estação, no Centro da cidade. O projeto engloba percurso de 4,7 quilômetros, com previsão de até 10 paradas; e não 6 quilômetros, como publicado. Em cada viagem, poderão ser transportadas, em média, 230 pessoas. “O Bonde Elétrico Turístico de Fortaleza é uma iniciativa inovadora, que vem atender esse setor tão importante da nossa economia, que é o turismo. As composições estarão desenhadas para estimular a contemplação da paisagem e equipamentos turísticos, situados ao longo do percurso: as janelas serão amplas e a velocidade do percurso será baixa. O acesso ao bonde será bastante facilitado, pois seu piso, 100% baixo (inferior a 36 centímetros do solo), ficará nivelado com as paradas”, explica o Secretário da Infraestrutura, Lucio Gomes. Por ser movido a eletricidade, o bonde turístico será silencioso e sustentável, evitando a emissão de poluentes na atmosfera. A alimentação será feita por meio de baterias e/ou supercapacitores, que são dispositivos que armazenam energia. “Isso é uma tecnologia muito comum na Europa, na América do Norte e na Ásia, mas inédita no Brasil”, completa o Secretário.
Com informações da Seinfra CE  05/01/2021

Sistema Ferry-Boat tem ainda movimento intenso no retorno a Salvador

Boletim Informativo - Transporte hidroviário  🚢

A travessia marítima entre Salvador e a ilha de Itaparica pelo sistema Ferry-Boat tem nesta terça(04),tem movimento com fluxo moderado para veículos e tranquilo para passageiros no terminal São Joaquim. Em Bom Despacho, o movimento é intenso para as duas modalidades de embarques.O sistema opera com 6 embarcações, Zumbi dos Palmares, Dorival Caymmi, Rio Paraguaçu, Anna Nery, Pinheiro e Ivete Sangalo, com saídas a cada 30 minutos.O embarque de passageiros acontece com o equivalente a 75% da capacidade total de lotação dos barcos, conforme resolução da Agerba, e o embarque de veículos acontece com a capacidade total de cada embarcação.O serviço de hora marcada ainda encontra-se suspenso durante o período da pandemia.

foto - ilustração/arquivo

Bahia se consolida na liderança da geração de energia eólica e solar no país

Energia/Sustentabilidade 💡

Pelo segundo ano consecutivo, o território baiano ocupa a primeira posição do ranking nacional na produção em ambas as fontes renováveis.Na fonte eólica, o estado gerou 12.590,21 GWh de janeiro a setembro de 2020, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). 

Da Redação
divulgação/Secom BA
A Bahia se manteve líder na geração de energia elétrica a partir das fontes eólica e solar no país em 2020. Pelo segundo ano consecutivo, o território baiano ocupa a primeira posição do ranking nacional na produção em ambas as fontes renováveis. O trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Governo do Estado, através das Secretarias de Infraestrutura (Seinfra) e de Desenvolvimento Econômico (SDE), para a atração de investimentos contribui na consolidação do resultado. Na fonte eólica, o estado gerou 12.590,21 GWh de janeiro a setembro de 2020, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O inicio das atividades de 17 novos parques neste ano ajudaram na permanência do primeiro lugar na produção energética a partir da fonte dos ventos no Brasil. Os empreendimentos que entraram em funcionamento foram Caititu 2 e 3, Carcará, Casa Nova A, Corrupião 3, Serra do Fogo, Serra do Vento e Ventos de São Januário 01, 03, 04, 05, 06, 13, 14, 20, 21 e 22 localizados em Pindaí, Casa Nova, Sento Sé e Campo Formoso, respectivamente. Chegando a um total de 182 parques em operação comercial distribuídos por 20 municípios. A liderança na geração solar nacional também continua com a Bahia. A produção estadual de energia elétrica a partir da fonte fotovoltaica foi de 1.376,72 GWh entre os meses de janeiro e setembro deste ano, de acordo com o ONS. Atualmente, 32 empreendimentos fotovoltaicos se encontram em funcionamento divididos entre oito cidades e colaborando para a manutenção do estado como líder na classificação. Em 2020, a usina solar do Aeroporto de Salvador entrou em atividade no mês de agosto e com a capacidade instalada de 3,3 MW. Juntas, a energia elétrica produzida a partir das fontes eólica e solar no estado tem a capacidade de atendimento para 13,5 milhões de residências. A força e a velocidade dos ventos e a incidência do sol em regiões a exemplo do Sertão do São Francisco, do Sertão Produtivo, da Bacia do Rio Corrente e do Velho Chico aliada a estrutura das linhas de transmissão tem papel determinante para o desenvolvimento energético baiano, já apontada nos Atlas Eólico (2013) e Solar (2018) da Bahia. Nos últimos nove anos, o investimento total foi de R$ 21, 8 bilhões realizado pelas empresas do setor nos empreendimentos em atividade. Novos parques estão sendo instalados e deverão funcionar em breve no território baiano. “Até 2025, a previsão é que 130 parques eólicos e 57 empreendimentos solares entrem em operação comercial. Isso reforça ainda mais a preocupação que o Governo da Bahia tem com relação à utilização da energia limpa e sustentável pensando no futuro da população. Hoje, aproximadamente 90% da capacidade instalada de energia elétrica no estado vem de fontes renováveis”, ressalta Marcus Cavalcanti, secretário de Infraestrutura. “A Bahia receberá novas linhas de transmissão de energia elétrica, uma delas, do Grupo Neoenergia, terá 1 mil km de extensão, com prazo máximo de 60 meses para estarem prontas e expectativa de gerar mais de 4 mil empregos diretos na construção. As linhas de transmissão vão passar por 27 municípios, a exemplo de Morro do Chapéu, Poções e Medeiros Neto. Teremos também investimentos de R$ 13 bilhões na construção dos novos parques eólicos, que devem gerar 56 mil empregos diretos e indiretos. Já as novas usinas de energia solar estimam investir mais de R$ 8 bilhões e criar 27,5 mil postos de trabalho diretos. Ambos até 2025”, destaca o vice-governador João Leão, secretário de Desenvolvimento Econômico. Geração Distribuída A possibilidade de poder produzir a própria energia e ainda pagar mais barato na conta de luz fez com que a Geração Distribuída a partir da fonte solar pudesse crescer 118% na Bahia na comparação de 2019 com janeiro a novembro de 2020. Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), a potência instalada aumentou de 63,32 MW para 138,3 MW no período em análise. O estado tem a segunda maior capacidade instalada da Geração Distribuída do Nordeste, atrás apenas do Ceará com 145,6 MW.
Com informações da Secom BA  04/01/2021


divulgação//Secom BA



segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

Fortaleza terá sistema de Bondes elétricos ligando a orla ao centro da cidade

Transportes sobre trilhos  🚄

O anuncio do edital foi publicado no dia 30 de dezembro de 2020(quarta feira),no Diário Oficial do Estado.O valor do projeto está orçado em R$ 214,8 milhões,e a contratação da obra será pelo menor preço.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
A cidade de Fortaleza irá ganhar um novo modal de transporte.O Governo do Estado abriu licitação para a construção de um sistema de bondes elétricos que circularão pela Av,Beira Mar e ligará o Mercado dos Peixes ao Centro da Capital.O anuncio do edital foi publicado no dia 30 de dezembro de 2020(quarta feira),no Diário Oficial do Estado.O valor do projeto está orçado em R$ 214,8 milhões,e a contratação da obra será pelo menor preço. O bonde elétrico turístico terá uma linha com 4,7km de extensão,com previsão de 10 paradas, e deverá complementar a infraestrutura da cidade e incentivar o turismo local.O bonde passará pela praia de Iracema, Centro Cultural Dragão do Mar, Mercado Central e o Centro Histórico.O sistema de alimentação elétrica será por baterias "on board" com carregamentos rápidos nos pontos de paradas e de energia gerada através do sistema de frenagem regenerativa.
Os Bondes terão entre dois e três carros, com capacidade para 230 passageiros e irão trafegar em baixa velocidade,a 20 km/h. As obras estão previstas para durar cerca de 15 meses a partir da assinatura da ordem de serviços. 
Pregopontocom 04/01/2020

CBTU faz 'convite' à demissão consensual

Transportes sobre trilhos/Política  🚄

A CBTU publicou uma resolução (366/2020) determinando a transferência de 540 funcionários da Administração Central do Rio de Janeiro para a nova sede em Brasília e resoluções que fatiam a companhia para facilitar sua privatização.

O Dia
foto - ilustração/arquivo CBTU
O ano nem tinha acabado e os servidores da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) deram de cara com a "má nova": a estatal publicou uma resolução (366/2020) determinando a transferência de 540 funcionários da Administração Central do Rio de Janeiro para a nova sede em Brasília e resoluções que fatiam a companhia para facilitar sua privatização. Nessa resolução, que o jornal O DIA teve acesso vem uma carta de demissão consensual para os funcionários que não concordam com a mudança para Brasília assinarem. "Tenho mais de 30 anos de empresa, construí minha vida no Rio de Janeiro, tudo meu está aqui. Mudar para a capital nessa altura seria desestruturar minha vida", conta uma servidora que teve seu nome listado para a transferência. O convite à demissão, que abocanha metade dos direitos dos trabalhadores, como o saque do FGTS, embora esteja previsto na Reforma Trabalhista, deixa claro que é consensual. Ou seja, o funcionário não é obrigado assinar. "Uma das alterações da Reforma Trabalhista, a demissão por mútuo acordo, está prevista na lei. Mas o trabalhador não é obrigado a assinar. Ele pode não assinar e ser dispensado sem justa causa, o que é mais vantajoso", orienta o advogado Sérgio Batalha. Para Cristina Mont'Mor, diretora do Sindicato dos Trabalhadores em Empresa Ferroviária do Rio de Janeiro, a medida é puramente política e uma crueldade com os funcionários. A transferência além de ser arbitrária, é inconsequente, ainda mais em um momento de pandemia, onde os números estão alarmantes no Rio de Janeiro, fazer com que 540 funcionários e seus familiares mudem para Brasília para atender um capricho de uma diretoria que nesse momento quer ir para o DF para fortalecer seu contato político. Isso não é nenhuma questão de transporte ou de melhoria para a empresa. Isso tem que ficar muito claro", adverte Cristina. Atualmente a CBTU tem 4 mil funcionários, soma mais de 10 mortos por covid-19 e passou por vários surtos de contágio, o último na manutenção da unidade Belo Horizonte, em Minas Gerais. "A transferência que está sendo feita não é para melhoria da empresa, muito pelo contrário, é para deixá-la perto do poder para eles poderem fazer articulações políticas, como é em toda diretoria", alerta a sindicalista. Sobre o pagamento de 20% do FGTS na demissão, Cristina alerta que é inadmissível. "O acordo só existe quando o empregado pede por algum motivo. nessa situação não é o empregado que está pedindo. Por ele não poder ir, levantamento mostra que mais de 50% dos funcionários da CBTU tem mais de 60 anos. Então não é porque ele não quer ir, ele tem sua vida toda estruturada o Rio, tem médico, casa, filhos em escola. Isso não existe! Nós derrubamos essa medida em qualquer esfera judicial" conta Cristina. "Com certeza sabemos que há um movimento político por trás dessa transferência desumana nesse momento de Pandemia a nível Nacional", diz Ary Ari da Silva Vera Cruz, funcionário da gerência de apoio administrativo da companhia. "Uma comissão estará na segunda-feira na empresa para discutir essas transferências", complementa. Em comunicado, sindicatos chamam para plantão permanente em defesa da CBTU. "Informamos que a partir da próxima segunda-feira, dia 04/01 os Sindicatos da Central e Leopoldina, estarão em plantão permanente no prédio da RFFSA/CBTU, em local ainda a ser definido no horário das 9h até 16h, com objetivo de esclarecer as medidas que estão sendo encaminhadas pelos Sindicatos, bem como apoiar todos os empregados." O prédio da RFFSA fica na Praça Procópio Ferreira 86, Centro (Central do Brasil). Abandono de emprego Na resolução que O DIA teve acesso, os pontos 14 a 16 dão como única alternativa aos funcionários o pedido de demissão consensual, abrindo mão de metade de seus direitos. Caso não se apresentem em Brasília no dia 01 de março de 2021, serão demitidos por justa causa, por "abandono de emprego". "14. Aqueles empregados que não desejarem se mudar para a nova praça de lotação em Brasília, terão a opção de solicitar, dentro dos prazos definidos em Cronograma (Anexo 1), através do email mudanca.bsb@cbtu.gov.br, a formalização de acordo de demissão consensual (na forma do Art. 484-A da CLT, fazendo jus a 50% do aviso prévio, 50% da multa sobre o saldo do FGTS e à integralidade das demais verbas trabalhistas) (Formulário de Demissão Consensual - Anexo 4).16. Os empregados que não formalizarem acordo de demissão consensual e não se apresentarem para o trabalho em Brasília dentro da data limite definida no Cronograma (Anexo 1) terão o ponto cortado e, após 30 dias, responderão a Processo Administrativo Disciplinar Sumário (PS) com vistas à demissão por justa causa em razão do abandono de emprego, com o desconto de eventuais valores creditados ou pagos a título de ajuda de custo, passagens áreas e custo de mudança." Os pontos da resolução foram criticados por Cristina, que promete entrar na Justiça para barrar as transferências. "Isso é assédio moral", diz Cristina. O DIA tentou contato com a CBTU, mas o horário de atendimento da assessoria de imprensa - conforme o site - é de segunda a sexta-feira, de 8 às 17h30. - O Dia
Fonte - Revista Ferroviária  04/01/2021


Pedido de demissão consensual da CBTU no Rio - Via WhatsApp



Decreto que proíbe shows e aulas na Bahia é prorrogado até 15 de janeiro

 Boletim Informativo - Prevenção/Saude  😷

O Governo do Estado prorrogou o decreto que suspende as aulas nas unidades de ensino das redes pública e privada e os shows em toda a Bahia. A prorrogação será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (5) e vale até o dia 15 de janeiro de 2021. O decreto, que venceria nesta segunda (4), ainda proíbe a realização de atividades com público superior a 200 pessoas, como passeatas, feiras, circos, eventos científicos, desportivos e religiosos. Shows e festas, públicas ou privadas, seguem proibidos independentemente do número de participantes. Cerimônias de casamento e solenidades de formatura podem ser realizadas desde que limitadas a até 200 pessoas. A parte festiva desses eventos não está permitida.


foto - ilustração/arquivo