Nota de esclarecimento 🚄
Em virtude de informações desencontradas veiculadas na imprensa, a Secretaria da Infraestrutura (Seinfra)do Ceará, esclarece detalhes do projeto do Bonde Elétrico Turístico de Fortaleza.
Em fase de licitação, a iniciativa ainda vai passar pelo desenvolvimento dos projetos executivos de arquitetura, engenharia e sistemas, e operação assistida, com análise, inclusive, do percurso e dos locais das paradas do equipamento.
O bonde será no estilo Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), movido a energia elétrica, sem catenária, e visa ligar o calçadão da Avenida Beira Mar, nas proximidades da av. Barão de Studart, e a Praça da Estação, no Centro da cidade. O projeto engloba percurso de 4,7 quilômetros, com previsão de até 10 paradas; e não 6 quilômetros, como publicado. Em cada viagem, poderão ser transportadas, em média, 230 pessoas.
“O Bonde Elétrico Turístico de Fortaleza é uma iniciativa inovadora, que vem atender esse setor tão importante da nossa economia, que é o turismo. As composições estarão desenhadas para estimular a contemplação da paisagem e equipamentos turísticos, situados ao longo do percurso: as janelas serão amplas e a velocidade do percurso será baixa. O acesso ao bonde será bastante facilitado, pois seu piso, 100% baixo (inferior a 36 centímetros do solo), ficará nivelado com as paradas”, explica o Secretário da Infraestrutura, Lucio Gomes.
Por ser movido a eletricidade, o bonde turístico será silencioso e sustentável, evitando a emissão de poluentes na atmosfera. A alimentação será feita por meio de baterias e/ou supercapacitores, que são dispositivos que armazenam energia. “Isso é uma tecnologia muito comum na Europa, na América do Norte e na Ásia, mas inédita no Brasil”, completa o Secretário.
Com informações da Seinfra CE 05/01/2021
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito