PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

sexta-feira, 30 de outubro de 2020

CBTU inicia integração temporal na Estação Afogados do Metrô de Recife

Transportes sobre trilhos  🚇

Os 8500 usuários que fazem a integração com o sistema de trens ao desembarcar dos ônibus no SEI irão realizar o segundo embarque exclusivamente com o Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) Comum, Trabalhador, Estudante ou Livre Acesso sem que seja debitada uma nova tarifa dentro do período de duas horas.

Da Redação
divulgação/CBTU/Recife
A partir do próximo sábado, 31 de outubro, a Estação Afogados da Linha Centro do Metrô do Recife irá funcionar com esquema de integração temporal, no sentido ônibus-metrô. Os 8500 usuários que fazem a integração com o sistema de trens ao desembarcar dos ônibus no SEI irão realizar o segundo embarque exclusivamente com o Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) Comum, Trabalhador, Estudante ou Livre Acesso sem que seja debitada uma nova tarifa dentro do período de duas horas. A integração temporal auxiliará no planejamento da operação ao identificar a origem e o destino dos usuários. Devido à mudança na operação, o usuário que desembarcar no terminal integrado deverá passar seu Cartão VEM na linha de bloqueios do Metrô para ter acesso à estação, sem o pagamento de uma nova tarifa. Ao sair da estação para embarcar nos ônibus do terminal integrado, porém, não será necessário passar o Cartão VEM no validador do ônibus, sendo o embarque realizado pelas portas do meio e traseira do coletivo. A integração temporal em Afogados no sentido metrô-ônibus será realizada posteriormente. A Estação Afogados é a oitava estação do Metrô a funcionar em esquema de integração temporal. Já possuem integração temporal as estações Cavaleiro, desde 2017; Largo da Paz, desde 2018; Recife, Santa Luzia, Prazeres e Cosme e Damião, desde 2019; e Rodoviária desde fevereiro deste ano. Das 36 estações da CBTU Recife, 15 delas fazem parte do Sistema Estrutural Integrado – SEI e foram responsáveis por cerca de 56,06% dos passageiros transportados no ano de 2019.
Com informações da CBTU  30/10/2020

Sistema Ferry-Boat Salvador/Itaparica opera com 3 embarcações nesta sexta (30)

Boletim Informativo - Travessia marítima  🚢

Para quem pretende fazer a travessia marítima pelo sistema Ferry-Boat nesta sexta(30) no sentido Salvador ilha de itaparica,vai encontrar um movimento com  fluxo intenso para veículos e moderado para passageiros no terminal São Joaquim. O sistema está operando com apenas 3 embarcações, Dorival Caymmi, Zumbi dos Palmares e Anna Nery.  Em Bom Despacho, movimento é tranquilo para veículos e passageiros. Para o feriado de 02 de novembro (Dia de Finados), a operação contara com cinco embarcações em serviço, com viagens nos seguintes horários: 5h, 6h, 8h, 10h, 11h, 12h, 14h, 15h, 16h, 18h, 19h, 20h e 22h, saindo de Salvador; e a partir da Ilha de Itaparica, às 5h, 6h, 8h, 9h, 10h, 12h, 13h, 14h, 16h, 17h, 18h, 20h e 22h, com previsão de saídas extras nos momentos de maior demanda, de acordo com a disponibilidade das embarcações durante o período.

foto - ilustração/arquivo


VLT de Maceió terá mais 12 viagens em sua grade de horários

Boletim Informativo - Transportes sobre trilhos  🚄

Objetivando oferecer maiores facilidades para os seus usuários, a Gerência Operacional da CBTU vai por em execução, a partir do próximo dia 3 de novembro, uma nova grade horária contemplando Jaraguá e Lourenço de Albuquerque. De acordo com a gerente operacional da empresa, Morgana Moraes, a nova grade horária aumentará em 14 viagens, o que facilitará a locomoção de todos os usuários do sistema ferroviário. No total, as viagens passarão de 22 para 36 viagens, contemplando as linhas Verde, de Jaraguá a Bom Parto e a linha Azul, de Bebedouro a Lourenço de Albuquerque. No total, a CBTU oferece mais 14 viagens para os seus usuários.


foto - iluustração/arquivo

Sistema de transporte hidroviário entre Salvador e outras localidades aumenta para 75% da capacidade de passageiros das embarcações

Travessia marítima  🚢  🚤

A nova medida é válida para as linhas entre Salvador e Itaparica, Salvador e Vera Cruz e Salvador e Morro de São de Paulo, serviços intermunicipais regulados pela Agerba.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
 A partir desta quinta-feira (29), o embarque de passageiros no sistema de travessias marítima pelo Ferry-Boat, Lanchas e Catamarãs amplia o quantitativo de passageiros de 50 para 75% da capacidade das embarcações. A nova medida é válida para as linhas entre Salvador e Itaparica, Salvador e Vera Cruz e Salvador e Morro de São de Paulo, serviços intermunicipais regulados pela Agerba. A resolução que autoriza a ampliação foi publicada através da Resolução Agerba nº 47/2020. As medidas preventivas de distanciamento social e o uso de máscara facial de proteção continuam sendo obrigatórios em todas as dependências de terminais e durante a travessia, nas embarcações. O quadro de horários está mantido, com operação regular diária.
Com informações da Seinfra BA 29/10/2020

quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Ônibus elétricos que irão circular no Subúrbio Ferroviário de Salvador realizam primeira viagem teste

Mobilidade  🚌

Um modelo silencioso, sem aquele barulho e o calor do motor convencional a diesel, e sem marcha, o que diminui os problemas causados pelo esforço repetitivo do braço, muitas vezes enfrentados pelos motoristas.Os ônibus são alimentados por baterias,não utilizam catenárias nem rede elétrica aérea e tem autonomia para 250 km por carga.

Da Redação
foto - Fernando Vivas/GOV.BA
Os ônibus 100% elétricos que irão circular no Subúrbio Ferroviário tiveram sua primeira viagem teste realizada na manhã desta quinta-feira (29), no trajeto entre a Estação Pirajá e a Estação Ferroviária de Paripe. A primeira viagem contou com a presença do governador Rui Costa, dos secretários estaduais de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, e de Desenvolvimento Urbano, Nelson Pelegrino, além de outras autoridades. “Com a introdução desse ônibus moderno, estamos cuidando, em primeiro lugar, da saúde das pessoas, além de oferecer mais conforto aos motoristas, cobradores e passageiros, e também cuidar do meio ambiente. É um modelo silencioso, sem aquele barulho e o calor do motor convencional a diesel, e sem marcha, o que diminui os problemas causados pelo esforço repetitivo do braço, muitas vezes enfrentados pelos motoristas. Os principais lugares do mundo estão fazendo a substituição do transporte a diesel por ônibus alternativos, e a Bahia está nesse caminho”, destacou o governador. Ainda segundo Rui, o Governo do Estado vai buscar realizar incentivos fiscais para viabilizar a aquisição desses modelos de transporte por parte dos prestadores de serviço também de ônibus metropolitanos e intermunicipais.

foto - Fernando vivas/GOV.BA
 “Ao mesmo tempo, iremos intensificar os contatos com empresários e empresas fornecedoras para tentar conseguir redução de preços e poder viabilizar essa substituição o mais rápido possível”, concluiu. Os novos ônibus começam a circular na próxima terça-feira (3), com valor da tarifa de R$ 4,10 e integração com o sistema metroviário. Dessa forma, os usuários poderão pegar o ônibus elétrico, que faz a linha metropolitana, o metrô, e outro ônibus(Integração) em até três horas. Serão disponibilizados cinco ônibus que farão o transporte da população no Subúrbio Ferroviário durante o período de obras do Monotrilho, no trajeto Mapele / Ilha de São João / Estação Pirajá. Os veículos têm capacidade para 71 passageiros, sendo 33 pessoas sentadas e 41 em pé. Os ônibus são movidos a bateria de fosfato ferro-lítio e têm autonomia de 250 quilômetros que permite a circulação o dia inteiro, com retorno à noite para garagem, onde são recarregados. A economia e zero emissão de poluentes no meio ambiente são pontos fortes do ônibus elétrico BYD. O custo operacional é 70% menor que um ônibus convencional movido a diesel. Os veículos elétricos também reduzem de forma significativa a necessidade de manutenção, já que têm número reduzido de peças. Na média, cada ônibus a combustão consome 90 litros de diesel em um dia de operação. Já o ônibus elétrico deixa de emitir 110 ton/ano de CO2 na atmosfera. De acordo com o secretário de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, “já estão sendo feitos estudos práticos e operacionais para a inclusão de ônibus mais modernos nas estações dos ônibus metropolitanos. Esta semana, estamos testando um modelo de ônibus a gás no Litoral Norte, transitando entre Lauro de Freitas, Estação Aeroporto e Praia do Forte, e agora aqui em Salvador com esse modelo elétrico”, explicou. O Monotrilho do Subúrbio a BYD, fornecedora dos ônibus elétricos que entrarão em operação em Salvador, integra a Metrogreen Skyrail Concessionária da Bahia S.A. (Skyrail Bahia), Sociedade de Propósito Específico (SPE) estabelecida por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) que será responsável pela construção e operação do Monotrilho do Subúrbio. Para o diretor técnico da Skyrail Bahia, Alexandre Barbosa, os moradores da região já vão sentir a mudança na qualidade do transporte público com os ônibus BYD. “Esses veículos são bastante confortáveis, totalmente sustentáveis e representam o início da transformação da mobilidade na região. Mais adiante, com o Monotrilho em operação, as pessoas mudarão totalmente a forma de se locomover no Subúrbio”, resume. O modal 100% elétrico vai substituir os trens do Subúrbio e proporcionar uma nova e próspera realidade na região, compondo um degrau importante para o desenvolvimento de Salvador. Serão 172 mil passageiros transportados por dia, beneficiando, em média, 600 mil pessoas que vivem na região. O Monotrilho é o maior projeto de mobilidade da história da região e trará mais qualidade de vida aos passageiros ao ligar a região metropolitana (Ilha de São João, em Simões Filho) e o Subúrbio Ferroviário com o miolo de Salvador (até a estação Acesso Norte) e o Comércio, em apenas 45 minutos, onde será possível integrar com outros modais, como metrô e ônibus.
Vistoria - Durante o trajeto, o governador realizou uma parada para vistoriar as obras da Maternidade João Batista Caribé, na Avenida Suburbana, que estão próximas da fase de conclusão.
Com informações da Secom BA  29/10/2020

foto - Fernando Vivas/GOV.BA 

quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Bahia terá voos para todas as regiões do país a partir de dezembro

Turismo 

Os voos vão sair de Salvador direto para todas as capitais do Nordeste e do Sudeste, para duas capitais do Sul, duas do Centro-Oeste e uma do Norte. Até o momento, a cidade é a única do Nordeste a ter voos diários para duas capitais da região Sul. 

Da Redação
foto - ilustração/Pregopontocom
A partir de dezembro, a Bahia estará conectada com todas as regiões do Brasil com as novas rotas da Gol Linhas Aéreas para Palmas, São Luís, Teresina, Porto Alegre e Curitiba. Os voos vão sair de Salvador direto para todas as capitais do Nordeste e do Sudeste, para duas capitais do Sul, duas do Centro-Oeste e uma do Norte. O destaque fica com a rota inédita SSA-Palmas, na região Norte, com quatro viagens semanais. Até o momento, a cidade é a única do Nordeste a ter voos diários para duas capitais da região Sul. As viagens sem escala para Porto Alegre e Curitiba serão diárias, oferecendo mais conforto para os turistas que vêm visitar o extenso litoral da Bahia. Facilitando a conexão com outras cidades brasileiras, a companhia aérea também disponibilizou mais um voo diário para Guarulhos, com saída às 04h. Também ficará mais fácil para os baianos passar as férias no Nordeste, já que Salvador terá voo direto com todas as outras capitais da região durante o verão 2020/2021. A Gol já colocou à venda as passagens para São Luís (3 partidas semanais) e Teresina (4 partidas semanais). Esses dois destinos são uma novidade em relação ao verão passado. Outras cidades já atendidas regularmente pela companhia aérea na região ganharão reforço. A VoePass irá operar mais voos para Maceió (mais duas partidas diárias) e para Porto Seguro (mais um voo diário). As passagens podem ser adquiridas no site da Gol .

Crescimento
As novas rotas são mais um investimento da Gol Linhas Aéreas em Salvador, provando que encontra no aeroporto da capital a estrutura adequada para ampliar sua base. Com o acréscimo desses voos, a empresa iniciará 2021 atendendo a 25 destinos a partir de Salvador contra os 13 atendidos em janeiro de 2020. Quando se fala em oferta de assentos, a Gol terá 23% a mais de passagens à venda em dezembro de 2020 do que dezembro de 2019. “Temos observado que a Bahia tem se destacado no Brasil na retomada das viagens aéreas. Atribuímos isso não só à sua variedade de opções de destinos de lazer, mas também à sua economia robusta, à sua localização central no país e à infraestrutura adequada”, avaliou Marc Gordien, diretor-comercial do Salvador Bahia Airport. Além da Gol, a Abaeté Aviação também já anunciou novidades para dezembro. Também a partir do dia 18, a companhia passará a voar diariamente para Morro de São Paulo, um dos destinos mais disputados durante o verão. As passagens já estão à venda no site da Abaeté . Para o secretário de Turismo, Fausto Franco, a conectividade aérea é fundamental para alavancar o turismo, e este reforço dos voos da Gol vai contribuir muito nesta retomada das atividades, sobretudo iniciando no verão, momento em que o Estado é muito procurado por turistas de todas as regiões do país. O secretário ainda acrescentou que, além de Salvador, a companhia anunciou 600 voos para Porto Seguro, entre os meses de dezembro e janeiro, também para atender à demanda da alta estação.
Com informações da Secom BA 28/10/2020

terça-feira, 27 de outubro de 2020

Espanha inaugura nova linha de trem de alta velocidade

Transportes sobre trilhos/Internacional  🚅

Foi inaugurada no dia 26 de outubro na Espanha, o trecho de 110 km da linha de alta velocidade Madrid - Galiza entre Zamora e Pedralba de la Pradería. A nova linha reduz o tempo de viagem entre Madrid e as principais cidades galegas

IRJ
foto - ilustração/renfe.com
A nova linha,que foi aberta ao tráfego em 27 de outubro, custou € 898 milhões e aumenta a extensão  total da rede de alta velocidade espanhola para cerca de 3.567 km. O novo trecho reduz o tempo de viagem entre Madrid e as principais cidades galegas, incluindo 24 minutos para  La Coruña, 31 minutos para Vigo, 39 minutos para Ourense, 41 minutos para Santiago de Compostela, 1h 2min para Lugo e 1h 26min para Pontevedra. Além disso, o novo trecho permite uma maior frequência de tráfego ao longo da rota, com os serviços entre Madrid e Ourense, Santiago e La Coruña operando agora com uma frequência de quatro trens por sentido por dia. O serviço Madrid - Pontevedra funcionará seis vezes por dia nos dois sentidos, o serviço Madrid - Lugo cinco vezes por dia e o serviço Madrid - Vigo quatro vezes por dia. A Renfe planeja aumentar ainda mais a frequência dos serviços assim que a demanda voltar aos níveis anteriores à Covid. Este aumento de frequência é suportado pela introdução de novos serviços, nomeadamente o trem Madrid - Santiago - Pontevedra, que faz pela primeira vez uma ligação direta Vilagarcía de Arousa - Madrid. Além disso, foram introduzidos novos serviços entre Santiago e La Coruña, Santiago e Vigo e Ourense - Lugo, e o serviço Vigo - La Coruña, anteriormente apenas nos dias úteis, também funcionará aos fins-de-semana.
Fonte - International Railway Journal  27/10/2020

Metrô de São Paulo inicia extensão da Linha 15-Prata no sentido Ipiranga

Transportes sobre trilhos  🚅

Trecho de via com 380 metros será construído até 2022 para permitir uma nova área de manobra após a estação Vila Prudente. Trata-se da primeira parte do projeto que levará o ramal de monotrilho até a estação Ipiranga, da Linha 10-Turquesa da CPTM. 

MetrôCPTM
foto - ilustração/Pregopontocom
O Metrô anunciou nesta sexta-feira, 23, o início das intervenções na avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello para construção de um trecho de 380 de vias da Linha 15-Prata. Trata-se da primeira parte do projeto que levará o ramal de monotrilho até a estação Ipiranga, da Linha 10-Turquesa da CPTM. A obra, revelada em primeira mão pelo site MetrôCPTM em novembro de 2019, deverá ficar pronta em 2022 e permitirá que os trens possam mudar de via após a estação Vila Prudente. Atualmente, o track-switch existente está localizado um pouco antes das plataformas, o que tira agilidade da operação. Nessa primeira etapa serão implantados os pilares que sustentarão as vigas-trilho e também a estrutura onde serão instalados os equipamentos de mudança de via. Como mostrou o site, esse novo trecho chegará próxima de uma comunidade à beira da avenida e que já recebeu contatos do Metrô para uma futura remoção. Enquanto esse trabalho está sendo executado pelo consórcio Monotrilho Leste, formado pelas empresas OAS e Queiroz Galvão, a obra de extensão da Linha 15 até o Ipiranga ainda será licitada. A companhia está preparando o projeto executivo no momento além de estudos para alteamento de rede de alta tensão na região. Os dois “rabichos” da Linha 15: já parte de futuras extensões No relatório mensal que divulga o andamento das obras, o Metrô projeta que a futura estação Ipiranga deverá ser entregue em 2024, mas a previsão é pouco confiável já que existem etapas complexas à frente como a liberação de áreas onde a via será implantada, licenças ambientais e a própria licitação. Diante dos impasses que ocorreram em outros contratos públicos da empresa não é possível confiar em qualquer estimativa atualmente. A inclusão da estação Ipiranga na Linha 15-Prata ocorreu anos depois do projeto original, quando o Metrô chegou à conclusão que Vila Prudente poderia ficar sobrecarregada após a extensão da Linha 2-Verde e a chegada do monotrilho à Cidade Tiradentes. Em 2015, os estudos para o projeto foram iniciados, mas acabaram suspensos. Quando chegar no Ipiranga, os usuários do monotrilho poderão seguir com mais facilidade em direção ao centro da capital, além de criar uma conexão mais rápida com o ABC Paulista. 
Fonte - Abifer  27/10/2020

segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Obras do tramo 3 da Linha 1 do Metrô de Salvador seguem em ritmo intenso

Transportes sobre trilhos  🚇


A intervenção, que vai levar o modal a Águas Claras e ainda garantir duas novas estações e mais 4,66 quilômetros de extensão ao sistema metroviário, está orçada em R$ 424,6 milhões e tem previsão de conclusão para junho de 2022.

Da Redação
divulgação/Sedur BA

As obras do tramo 3 da Linha 1 do Metrô de Salvador seguem em ritmo intenso e foram vistoriadas pelo governador Rui Costa, na manhã desta segunda-feira (26). A intervenção, que vai levar o modal a Águas Claras e ainda garantir duas novas estações e mais 4,66 quilômetros de extensão ao sistema metroviário, está orçada em R$ 424,6 milhões e tem previsão de conclusão para junho de 2022. “São praticamente mais cinco quilômetros de extensão de metrô. Teremos a estação que vai atender essa região conhecida como região da Brasilgás, integrando também o acesso para Pirajá, um terminal de ônibus para facilitar o embarque das pessoas, e a nova estação rodoviária, cuja obra deve começar agora em novembro. Os três estarão no mesmo nível, com acessibilidade garantida. A intervenção está empregando um pouco mais de 600 pessoas”, destacou o governador. Executadas pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur), as obras estão acontecendo entre os quilômetros 616 e 622 da BR-324. Além da estação de Águas Claras, que será integrada ao novo Terminal Rodoviário de Salvador, o governo estadual vai construir uma outra, em Campinas de Pirajá. “Conseguimos resolver os principais gargalos e a obra deve seguir de maneira muito rápida daqui por diante. Essa intervenção deve coincidir com a conclusão da nova rodoviária, tornando o metrô um meio importante de se chegar a essa região”, explicou o titular da Sedur, Nelson Pelegrino. Atualmente, a CCR Metrô Bahia, concessionária responsável pelo sistema, opera duas linhas, com 33 quilômetros de extensão, 20 estações, 8 terminais de integração com ônibus, frota de 40 trens, sendo cada um com quatro carros. O sistema, que emprega diretamente 1.500 colaboradores, transporta quase 400 mil passageiros por dia.
Com informações da Sedur BA  26/10/2020

Proteção do meio ambiente depende de esforço geral

Meio ambiente/Ecologia  🌱🌴

Para especialista em Direito Ambiental, Alessandro Azzoni, problema que se arrasta há anos depende de trabalho conjunto, mais atuação do MP e transparência nos TACs. Para o Direito Ambiental, ela trouxe um capítulo único: o artigo 225, que impõe ao Poder Público e à coletividade o dever de defender e preservar o meio ambiente para a presente e as futuras gerações.

Portogente
foto - ilustração/arquivo
Após provocarem choque e indignação na sociedade por sua extensão e consequências, as queimadas na Amazônia e no Pantanal levaram as pessoas a se questionarem quais órgãos governamentais devem resolver o problema e punir os culpados. As cobranças foram direcionadas de imediato ao Governo Federal, mas, de acordo com a Constituição de 1988, também devem ser divididas com outras autoridades públicas, já que o problema não é de fácil solução e vem se arrastando há vários anos. É o que explica Alessandro Azzoni, advogado e economista, especialista em Direito Ambiental. "A Constituição Federal trata de atribuições para todas as matérias do Direito. Para o Direito Ambiental, ela trouxe um capítulo único: o artigo 225, que impõe ao Poder Público e à coletividade o dever de defender e preservar o meio ambiente para a presente e as futuras gerações. Quando a lei coloca essa situação, ela não fala exclusivamente da União, mas de todos os entes federativos somados aos Ministérios Públicos Federal e Estadual como responsáveis pela proteção do meio ambiente", destaca. "A matéria ambiental interessa a todos nós, por isso o Poder Público deve manter grupos de atuação efetivos trabalhando em várias frentes e o Ministério Público tem que acompanhar, exigindo providências dos municípios, Estados e da União", completa. Trâmite Depois das investigações pelos órgãos ambientais ligados aos entes federativos, e passado todo o inquérito policial e processo judicial, normalmente são estabelecidos Termos de Ajustamento de Conduta (TACs), em que os responsáveis pelos danos devem pagar multas ou realizar ações de compensações ambientais para recuperar os ilícitos causados ou, ao menos, minimizá-los. Entretanto, há um histórico de dificuldades para que os TACs sejam efetivamente cumpridos, de acordo com o especialista. "Várias áreas ambientais alvos desses processos eram ou são particulares e as ações contra os donos são demoradas por dificuldade em encontrá-los, por causa de terras envolvidas em partilhas e heranças etc. Desde os anos 2000 até hoje, muitos processos não resultaram em áreas recuperadas, não temos acesso aos TACs pactuados e não vemos os MPs fiscalizando e exigindo o cumprimento das obrigações", critica Azzoni. Enquanto isso, as ações judiciais relativas ao tema se acumulam nos tribunais. "O MPF ajuizou mais de 1.400 ações civis públicas contra desmatamento irregular na região da Amazônia, entre 2017 e 2018, mas não sabemos os resultados desses processos, fora todo o custo jurídico dessa quantidade de ações para os cofres públicos", enfatiza. "Apontar um único culpado não resolve o problema. É necessário despolitizar a questão. As bases de discussão precisam ser ampliadas, envolvendo todos os responsáveis por fiscalizar, preservar e punir em caso de danos para melhor entendimento de como está o cenário da preservação ambiental", conclui o especialista.
Fonte - Portogente  26/10/2020

Ferry-Boat tem movimento intenso nesta segunda(26) no retorno a Salvador

Boletim Informativo - Travessia marítima 🚢

O movimento de retorno da ilha de Itaparica e regiões para Salvador nesta segunda (26)pelo sistema Ferry-Boat, tem fluxo intenso para veículos e moderado para passageiros no terminal marítimo de Bom Despacho.No terminal de São Joaquim em Salvador,o movimento tem fluxo tranquilo para veículos e passageiros.O Ferry-Boat opera com 5 embarcações, Dorival Caymmi, Zumbi dos Palmares, Pinheiro, Ivete Sangalo e Anna Nery. As viagens acontecem às 5h, 6h, 8h, 10h, 11h, 12h, 14h, 15h, 16h, 18h, 19h, 20h e 22h, saindo de Salvador; e a partir da Ilha de Itaparica, às 5h, 6h, 8h, 9h, 10h, 12h, 13h, 14h, 16h, 17h, 18h, 20h e 22h.


foto - ilustração/arquivo