PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Gov. Rui Costa(BA) assina ordem de serviço para construção do Tramo 3 da linha 1 do Metrô que liga Pirajá a Águas Claras/Cajazeiras

Transportes sobre trilhos   🚇

O trecho que terá 5,5 quilômetros de extensão, ligando Pirajá a Águas Claras/Cajazeiras, será implantado pelo lado esquerdo da Rodovia BR-324, no sentido Salvador/ Feira de Santana, começando no KM-622, em Pirajá, e seguindo até o KM-616 (viaduto de Águas Claras).

Da Redação
Estação Pirajá
foto ilustração/arquivo
O governador Rui Costa assina nesta segunda-feira (9), às 9h, no Estacionamento da Estação Pirajá, a ordem de serviço para a construção do Tramo 3 da Linha 1 do Sistema Metroviário Salvador/Lauro de Freitas. O trecho que terá 5,5 quilômetros de extensão, ligando Pirajá a Águas Claras/Cajazeiras, será implantado pelo lado esquerdo da Rodovia BR-324, no sentido Salvador/ Feira de Santana, começando no KM-622, em Pirajá, e seguindo até o KM-616 (viaduto de Águas Claras).
O novo tramo contará com duas estações: uma em Campinas de Pirajá e outra em Águas Claras/Cajazeiras, onde também será construído um terminal de integração. As obras serão realizadas pelo Consórcio CCINFRA-TSEA-EPC, vencedor da licitação com valor total de R$ 424,6 milhões.
Com informações da Secom BA  06/12/2019

Governo Federal inicia etapa para privatização do metrô do Recife

Transportes sobre trilhos   🚇

O Governo Federal autorizou um estudo para a concessão do serviço do metrô do Recife à iniciativa privada."A contratação, pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), dos estudos especializados necessários à estruturação da concessão do serviço público de transporte ferroviário de passageiros em Recife e outras quatro regiões metropolitanas atendidas pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos - CBTU e pela Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A.(Trensurb)"

Folha de Pernambuco
foto - ilustração/arquivo
Em resolução publicada no Diário Nacional da União (DOU), nesta quinta-feira (5), o Governo Federal autorizou um estudo para a concessão do serviço do metrô do Recife à iniciativa privada.
"A contratação, pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), dos estudos especializados necessários à estruturação da concessão do serviço público de transporte ferroviário de passageiros em Recife e outras quatro regiões metropolitanas atendidas pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos - CBTU e pela Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A.(Trensurb)", diz a publicação.
A CBTU também opera em sistemas urbanos de trens em Belo Horizonte, João Pessoa, Natal e Maceió. A iniciativa está inserida no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República (PPI) e do Programa Nacional de Desestatização (PND), publicado no DOU no dia 4 de setembro e faz parte do caminho para a privatização.
Para a conclusão do processo de desestatização, é preciso que o metrô do Recife passe a ser gerido pelo governo do Estado, transformado-o em uma concessão pública, para então ser privatizado. Segundo a União, eles não têm recursos para gerir os transportes públicos e as Parcerias Público Privadas (PPPs) ajudam para a diluição de pagamentos.
O Presidente do Sindicato dos Metroviários e Pernambuco (Sindmetro-PE), conta que a desestatização e privatização dos serviços prejudica os metroviários. "Achamos extremamente danoso porque isso leva a uma privatização de imediato. É um desperdício de dinheiro público, e o trabalhador acaba pagando duas vezes pelo mesmo serviço. Nós somos contra", afirmou.
"Entendemos que transporte é uma questão social, sendo assim não tem porque andar junto com o capital privado", finalizou Adalberto.
A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), responsável pelo metrô do Recife, declarou que não irá se pronunciar sobre o assunto. A reportagem também entrou em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado de Pernambuco, mas até o fechamento da edição não obteve resposta.
Fonte - Revista Ferroviária  06/12/2019

quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

Natal no Metrô de Salvador terá apresentações de corais, ações sociais e passeios encantados

Transportes sobre trilhos  🚇  🎄 🎅

A partir desta quinta-feira, dia 5, luzes, música e muita magia vão dar um tom especial e encantar os mais de 380 mil clientes que circulam diariamente no Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas. Uma junção de cultura, lazer, ações sociais e a baianidade do projeto Vem pra Cá, criado e desenvolvido pela concessionária durante todo o ano.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
O espírito do Natal também vai invadir as estações de metrô neste fim de ano e, para isso, a CCR Metrô Bahia montou uma programação especial para dezembro. A partir desta quinta-feira, dia 5, luzes, música e muita magia vão dar um tom especial e encantar os mais de 380 mil clientes que circulam diariamente no Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas. Uma junção de cultura, lazer, ações sociais e a baianidade do projeto Vem pra Cá, criado e desenvolvido pela concessionária durante todo o ano.
Na segunda-feira, dia 9, o Papai Noel vai fazer um passeio especial sobre trilhos. O bom velhinho conseguiu um tempinho em sua agenda tão concorrida e vai fazer uma visita no metrô acompanhado de malabarista, monociclista, perna de pau, skyrunner, animador e uma banda de fanfarra composta por cinco pessoas. Esses personagens são jovens do bairro de Saramandaia, que integram o Grupo Cultural Arte Consciente. Desde 2003, a iniciativa promove a transformação social através da arte e vem diminuindo os índices de violência na comunidade. O passeio do Noel e seus ajudantes começa às 15h, no Terminal de Ônibus Pirajá, e vai passar pela estação Pirajá, Lapa, Acesso Norte, Mussurunga, Tamburugy, Pernambués e Rodoviária.
O Lounge Natalino, montado na Estação Rodoviária de Metrô, vai receber apresentações musicais durante todo o período. O espaço contará com decoração especial de Natal e uma árvore de 4 metros. O lounge vai receber o Coro Juvenil e Flauta Doce do Neojiba, Coral da Polícia Militar, Coral Cantares da Uneb, Coral da Ucsal e Coral Salesiano Dom Bosco, conforme programação. Outra ação que promete encantar e reunir canções natalinas para encher os ouvidos e o coração de quem passar pelas estações de metrô neste mês é a Música Afetiva que fará apresentações itinerantes com um repertório repleto de canções natalinas e MPB.
O Natal no metrô também terá um cunho social e vai encantar crianças e jovens que vivem em instituições carentes e assistenciais da capital baiana. No dia 12, um grupo do Nacci (Núcleo de Apoio ao Combate ao Câncer) e do Lar da Criança, que forma o Coral Educarte, vai conhecer o metrô e fazer um passeio com direito à aparição surpresa do Papai Noel, a partir das 14h. Em seguida, eles farão uma apresentação, às 17h30, no Lounge Natalino. No dia 17, é a vez do sistema metroviário baiano receber a visita de Davi Saito Argones, um amante do metrô. O menino de 4 anos pediu ao bom velhinho um trem com todas as estações e a concessionária preparou um dia emocionante e divertido, que vai mexer com a imaginação do garoto.
Na sexta-feira, dia 20, a CCR Metrô Bahia vai expandir as ações de Natal e vai levar toda essa magia para a Creche Cantinho Certo, situada no bairro de Mussurunga. A concessionária vai realizar a entrega de alimentos e brinquedos arrecadados durante a campanha Natal Solidário, uma campanha interna para colaboradores.

Confira a programação completa:
Papai Noel
Passeio Especial sobre trilhos com malabarista, monociclista, perna de pau, skyrunner, animador e uma banda de fanfarra
Dia 9, às 15h | Roteiro: Terminal de Ônibus Pirajá, estação Pirajá, Lapa, Acesso Norte, Mussurunga, Tamburugy, Pernambués e Rodoviária

Lounge Natalino | Estação Rodoviária de Metrô
Dia 5, às 17h       | Coral Salesiano Dom Bosco
Dia 5, às 18h       | Coro Juvenil do Neojiba
Dia 6, às 18h       | Coral da Polícia Militar
Dia 9, às 17h30   | Coral da Ucsal
Dia 11, às 17h     | Flauta Doce do Neojiba
Dia 12, às 17h30 | Coral Educarte
Dia 19, às 17h30 | Coral Cantares da Uneb

Música Afetiva | Itinerante
Dia 10, às 10h | Roteiro: Estações Lapa, Campo da Pólvora, Acesso Norte e Rodoviária
Dia 13, às 16h | Roteiro: Estações Pirajá, Lapa, Acesso Norte e Imbuí
Dia 17, às 10h | Roteiro: Estações Flamboyant, Aeroporto, Rodoviária e Acesso Norte
Dia 20, às 16h | Roteiro: Terminal Mussurunga e as estações Mussurunga, Tamburugy, Acesso Norte e Pirajá
Dia 23, às 10h | Roteiro: Estações Acesso Norte, Lapa, Rodoviária, Tamburugy
Dia 12, às 14h | Visita do Nacci e Lar da Criança
Dia 17, às 10h | Visita do Davi
Dia 20, às 15h | Entrega de doações da campanha Natal Solidário | Creche Cantinho Certo

Shutlle Iluminado
Escadas Rolantes Iluminadas | Estações Lapa e Rodoviária
Projeto Músicas nas Estações | Canções Natalinas
Estações Acesso Norte, Lapa, Campo da Pólvora, Mussurunga, Aeroporto, Rodoviária, Pirajá, Imbuí, Pituaçu e Pernambués
Com informações da Sedur  05/12/2019  

Paris enfrenta greve geral que pode atingir outras cidades da França

Internacional  🚌 🚄  🚇 🚧

Metrô, ônibus e lojas não funcionam. Há risco de confrontos. Determinados a forçar o governo a abandonar os planos, trabalhadores dos transportes ferroviários e aéreos, professores, pessoal hospitalar e outras categorias paralisaram as atividades.As redes de transportes em Paris e outras cidades francesas estão fortemente afetadas pelo movimento.

Por RTP*
Agência Brasil
Sem transporte público, franceses usam bicicletas
para se deslocar em Paris /REUTERS - Gonzalo Fuentes
Uma greve geral, hoje (5), na França, contra as novas medidas sobre as aposentadorias ameaça paralisar vários setores. Determinados a forçar o governo a abandonar os planos, trabalhadores dos transportes ferroviários e aéreos, professores, pessoal hospitalar e outras categorias paralisaram as atividades.
As redes de transportes em Paris e outras cidades francesas estão fortemente afetadas pelo movimento.
Paris, nesta quinta-feira, parece uma capital diferente, disse um jornalista. "Parece um domingo, uma vez que 90% dos trens do Metrô e 80% dos ônibus estão parados” acrescentou. A paralisação é sentida, ainda, nos aeroportos e no recolhimento de lixo pela cidade.
Com o argumento de que quer tornar a economia francesa mais competitiva, o presidente Emmanuel Macron pretende avançar com uma série de cortes nos gastos públicos. Em particular, quer simplificar o sistema de aposentadorias.
Macron argumenta que o atual sistema é injusto e muito dispendioso. A reforma proposta pelo governo tenciona substituir os 42 regimes de pensões que existem atualmente por um sistema por pontos e põe fim a direitos laborais, principalmente, dos funcionários do Metrô de Paris.
Em todo o país estão convocadas 245 manifestações para hoje. Há a possibilidade de confrontos entre grupos violentos e a polícia. O comércio foi aconselhado a fechar.
*RTP (emissora pública de televisão de Portugal)
Fonte - Agência Brasil  05/12/2019

Nos Trilhos de Roma

Ponto de Vista  🚄  🚇

Hoje, a capital romana é a terceira cidade mais visitada da União Europeia, depois de Londres e Paris e recebe uma média de 10 milhões de turistas por ano.Caminhar pelas ruas estreitas da “Cidade Eterna” revelou-se para mim, por meio das obras de arte de praticamente todos os períodos arquitetônicos, um gigantesco tesouro. Um verdadeiro tesouro a céu aberto!

Vicente Vuolo*
foto - ilustração/Pregopontocom
Minha viagem pela Itália chega a Roma, uma das cidades mais importantes para a humanidade, pelo que representa no desenvolvimento da história e da cultura mundial e na construção da Civilização Ocidental.
Seu passado incomparável abrange mais de 2.500 anos, desde a fundação lendária em 753 a.C. por Rômulo, que segundo a tradição romana, foi o primeiro rei de Roma.
Hoje, a capital romana é a terceira cidade mais visitada da União Europeia, depois de Londres e Paris e recebe uma média de 10 milhões de turistas por ano.
Caminhar pelas ruas estreitas da “Cidade Eterna” revelou-se para mim, por meio das obras de arte de praticamente todos os períodos arquitetônicos, um gigantesco tesouro. Um verdadeiro tesouro a céu aberto!
A arquitetura da Roma imperial é uma combinação dos estilos etrusco e grego clássico que se desenvolveu aos poucos e deu origem às novas linhas romanas baseadas em arcos, abóbadas e domos.
A primeira pausa da caminhada foi na Fonte de Trevi, encostada na fachada do Palácio Poli, hoje museu. A maior e mais famosa fonte de construção barroca, criada por Nicola Salvi, foi concluída em 1762. No centro está a figura de Netuno, com dois tritões: um tentando domar um cavalo-marinho rebelde e outro conduzindo um animal mais tranquilo, em uma referência às diferentes condições do mar. O monumento foi o cenário de vários filmes da Itália e de Hollywood. Em 2016, foram recolhidos um milhão e meio de euros em moedas atiradas para a fonte para a realização de um desejo.
No percurso pela importante Via del Corso, uma parada para saborear o delicioso sorvete italiano, que para muitos, é o melhor do mundo. Mais à frente, depois de cruzar a Piazza Venezia, já na Via del Fori Imperiali, finalmente, adentrei no centro simbólico do mundo romano, tendo a direita o Fórum Romano e, no final da avenida, o Coliseu.
Para perceber melhor o conjunto do Fórum Romano, construído em 179 a.C., pude observá-lo do alto do monte Capitolino, antes de percorrer suas vias emaranhadas, repletas de ruínas de templos, arcos e basílicas. Pelo trajeto da Via Sacra que atravessa o Fórum, seguiam os religiosos e as procissões trinfais em direção ao Templo de Júpiter, no Campidoglio.
O próximo passo foi chegar ao Coliseu. Fiquei impressionado, por dentro e por fora, com a sua grandiosidade, poderia abrigar entre 50 e 80 mil espectadores. Embora parcialmente arruinado por causa de danos causados por terremotos e saques, o Coliseu é ainda o maior e mais famoso símbolo do Império Romano. É uma das atrações turísticas mais populares de Roma e tem também conexões com a Igreja
Católica Romana, pois a cada Sexta-Feira Santa, o Papa guia a Via Crúcis que começa na área em torno do Coliseu.
E foi nos arredores dessa belíssima arena, observando o Arco di Constantino e, depois, em direção ao Circo Massimo (um antigo estádio utilizado para corrida de bigas que podia acomodar cerca de 150 mil espectadores) que me deparei, para a minha alegria, com o Veículo Leve sobre Trilhos deslizando nos trilhos de Roma. O VLT tem grande importância na “Cidade Eterna”, isto porque todas as vezes que se iniciam as escavações para uma nova linha de metrô, se encontram algumas ruínas, pedaços de algum Sítio Arqueológico. Ou seja, paralisa toda a obra. Por isso, o metrô de Roma possui apenas 60 km de trilhos.
Para combater o trânsito caótico, barulho de buzinas e estresse no trânsito, o metrô de superfície ou VLT foi a solução encontrada. Com 6 linhas: (2) Piazza Mancini – Piazza le Flamínio; (3) Piazza Thorwaldsen (Trastevere); (5) Giovanni Amendola – Piazza dei Gerani; (8) Torre Argentina (Trastevere); (14) Giovanni Amendola – Palmiro Togliatti; e (19) Piazza Risorgimento – Piazza dei Gerani, formando 40 km de extensão, o VLT se desponta como um transporte limpo e ágil.


Uma inspiração para nossa Cuiabá. Um transporte de massa, que se adapta ao volume de tráfego e horário e, ao mesmo tempo, impacta muito pouco a arquitetura e o meio ambiente, em custo muito inferior ao metrô. Mas aqui talvez faltem líderes de visão. Uma pena!
*Vicente Vuolo é Economista e Cientista Político
Por Vicente Vuolo via e mail  05/12/2019

EMTU classifica três propostas em licitação para segunda fase do VLT da Baixada

Transportes sobre trilhos  🚄

Foram classificadas nesta fase as propostas da construtora Queiroz Galvão S.A ; do Consórcio TTE (VLT), formado pelas empresas Trail Infraestrutura Eireli, Terracom Construções Ltda. e Engefel Engenharia Civil e Ferroviária Ltda; e do Consórcio Conselheiro Nébias/Valongo, formado pelas empresas Construtora Norberto Odebrecht S.A., OEC S.A. e Odebrecht Engenharia e Construção Internacional S.A.

Diário do Transporte
foto - ilustração/arquivo
A EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos divulgou nesta quinta, 05 de dezembro de 2019, a continuação do processo de licitação para a construção da segunda fase do VLT – Veículo Leve sobre Trilhos, que compreende 14 estações entre a Avenida Conselheiro Nébias e o Valongo, em Santos.
Foram classificadas nesta fase as propostas da construtora Queiroz Galvão S.A ; do Consórcio TTE (VLT), formado pelas empresas Trail Infraestrutura Eireli, Terracom Construções Ltda. e Engefel Engenharia Civil e Ferroviária Ltda; e do Consórcio Conselheiro Nébias/Valongo, formado pelas empresas Construtora Norberto Odebrecht S.A., OEC S.A. e Odebrecht Engenharia e Construção Internacional S.A.
Esta fase da concorrência leva em conta as propostas técnicas.
Como mostrou o Diário do Transporte, em 30 de agosto de 2019, a EMTU tinha classificado dez empresas ou consórcios na fase da análise das propostas de preços.
As três classificadas nesta fase também obtiveram os melhores resultados com a oferta de preços mais baixos.
1º) Queiroz Galvão: R$ 217,7 milhões – com R$ 217.732.987,47 (duzentos e dezessete milhões setecentos e trinta e dois mil novecentos e oitenta e sete reais e quarenta e sete centavos)
2º) Consórcio TTE (VLT): R$ 233,8 milhões – formado pelas empresas Trail Infraestrutura Eireli, Terracom Construções Ltda. e Engefel Engenharia Civil e Ferroviária Ltda., com R$ 233.851.672,48 (duzentos e trinta e três milhões oitocentos e cinquenta e um mil seiscentos e setenta e dois reais e quarenta e oito centavos).
3º) Consórcio Conselheiro Nébias/Valongo: R$ 233,9 milhões – formado pelas empresas Construtora Norberto Odebrecht S.A., OEC S.A. e Odebrecht Engenharia e Construção Internacional S.A., com R$ 233.920.607,14 (duzentos e trinta e três milhões novecentos e vinte mil seiscentos e sete reais e quatorze centavos).
A partir da publicação desta quinta, 05, foi aberto prazo de cinco dias para eventuais recursos.
Fonte - ANPTrilhos  05/12/2019

quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

Linha Sul do Metrô de Fortaleza recebe ações educativas contra Aedes aegypti e arboviroses na próxima quinta-feira (5)

Transportes sobre trilhos  🚇

A ação, chamada de Operação Fronteiras, tem como meta educar a população que vive na região limítrofe entre os dois municípios.Durante a manhã, técnicos das secretarias de saúde dos dois municípios estarão dentro dos trens distribuindo panfletos educativos e realizando ações lúdicas de conscientização, com paródias musicais e peças de teatro.

Da Redação
(ação educativa realizada em julho na Linha Oeste)
divulgação/Metrofor

A Linha Sul do Metrô de Fortaleza vai receber, na próxima quinta-feira (dia 5/12), ação conjunta das prefeituras de Fortaleza e de Maracanaú voltada para o combate ao mosquito Aedes aegypti e controle das arboviroses. A ação, chamada de Operação Fronteiras, tem como meta educar a população que vive na região limítrofe entre os dois municípios.
Durante a manhã, técnicos das secretarias de saúde dos dois municípios estarão dentro dos trens distribuindo panfletos educativos e realizando ações lúdicas de conscientização, com paródias musicais e peças de teatro. Nas estações da Parangaba e de Maracanaú, haverá exposições educativas sobre o ciclo de vida do mosquito.
O objetivo dessa ação, que terá apoio da Cia Cearense de Transportes Metropolitanos, é informar e orientar o público usuário do metrô sobre prevenção e cuidados com seus imóveis e com os ambientes que frequentam, promovendo assim uma mudança de atitude na população. Serão abordados os sintomas comuns de doenças como dengue, zika e chikungunya, bem como as formas de prevenir a ocorrência desses casos.
Com informações do Metrofor/CE  04/12/2019

Ônibus urbanos de Maceió recebem decoração natalina

Transportes 🚌 🎄

Ônibus do SIMM recebem, nesta quarta, decoração natalina.-A iniciativa da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) tem o intuito de levar mais cor às vias da cidade, proporcionando uma viagem mais descontraída aos usuários dos ônibus urbanos da capital.

Da Redação
foto - SMTT/Maceió
A partir desta quarta-feira (04), os coletivos do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM) realizarão seus itinerários em clima de Natal. É que enfeites alusivos às festividades de fim de ano serão fixados nos veículos. A iniciativa da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) tem o intuito de levar mais cor às vias da cidade, proporcionando uma viagem mais descontraída aos usuários dos ônibus urbanos da capital.
Para apresentar a iluminação de natal à população, os veículos sairão da garagem da empresa Cidade de Maceió às 18h30 desta quarta (04), e seguirão em carreata pelas Avenidas Durval de Góes Monteiro e Fernandes Lima, passando pela Praça do Centenário, seguindo pelo Jaraguá, percorrendo as orlas de Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca, finalizando o percurso no terminal de ônibus de Cruz das Almas.
As linhas 036 – Dubeaux Leão/Centro, 033 – José Tenório/Centro, 103 – Mirante/Trapiche, 223 – Ipioca/Mercado, 603 – Mirante/Vergel, 604 – Eustáquio Gomes/Cruz das Almas, 606 – José Tenório/Iguatemi, 609 – Vila Saem/Iguatemi/ Cruz das Almas, 700 – Gruta de Lourdes/Ponta Verde e 708 – Cruz das Almas/Ponta Verde, serão contempladas com a decoração natalina.
“Uma das características que deixam o Natal ainda mais especial é, sem dúvidas, uma bela decoração natalina. E não seria diferente com os coletivos do transporte urbano de Maceió. Essa ação chega para tornar a cidade mais iluminada, levando mais desconstração e alegria aos bairros da cidade”, explicou a diretora do SIMM, Paula Isanelle.

Com informações da Ascom SMTT/Maceió  04/12/2019

Desistência do VLT(Cuiabá) pode obrigar Mato Grosso a devolver mais de R$ 1 bilhão para a União

Transportes sobre trilhos  🚄

A informação foi confirmada ao Olhar Direto pelo senador Wellington Fagundes (PL), nesta terça-feira (03). Vale lembrar que o Executivo contratou, por meio milhão de reais, uma empresa que fará o estudo de viabilidade e também demonstrará se é possível trocar o modal pelo Bus Rapid Transit (BRT).[A continuidade do VLT] depende da decisão do governador. 

Olhar Direto*
foto - ilustração/arquivo
Caso o governador Mauro Mendes (DEM) decida por desistir de continuar as obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), Mato Grosso terá que devolver mais de R$ 1 bilhão para a União. A informação foi confirmada ao Olhar Direto pelo senador Wellington Fagundes (PL), nesta terça-feira (03). Vale lembrar que o Executivo contratou, por meio milhão de reais, uma empresa que fará o estudo de viabilidade e também demonstrará se é possível trocar o modal pelo Bus Rapid Transit (BRT).
[A continuidade do VLT] depende da decisão do governador. A União é o agente financiador, através da Caixa. Qual modelo e se vai dar continuidade, Mauro Mendes que irá propor. Se o governo quiser mudar para outro sistema, o Estado terá que devolver o dinheiro que já foi aplicado. Isso seria um complicador enorme, disse Wellington Fagundes. Questionado sobre o montante que teria que ser devolvido, o senador explica que seria o que já foi aplicado na obra, que ultrapassa a cifra de R$ 1 bilhão. O valor ainda seria corrigido para números atuais, o que irá encarecer ainda mais a conta. O ministério tem quase R$ 300 milhões disponíveis para a conclusão do VLT. A possibilidade de conseguir mais também é possível. O mais sensato seria dar continuidade na obra. Tem que concluir. Não precisa nem ser o projeto original, pode diminuir o trajeto e adequar, explicou Fagundes.
Vale lembrar que apesar da melhora nas contas, o Governo do Estado ainda enfrenta dificuldade financeira e luta pela aprovação de uma reforma da previdência, além de outros que deverão surgir. O enxugamento de gastos e o reequilíbrio financeiro seriam bastante prejudicados com a possível dívida de mais de R$ 1 bilhão. A empresa de consultoria Oficina Engenheiros Associados sagrou-se vencedora de licitação realizada pelo Governo do Estado e será a responsável por confeccionar estudo de viabilidade do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Cuiabá e Várzea Grande. Ao todo, o Executivo pagará quase R$ 500 mil pelo serviço. No levantamento, a determinação também prevê análise da viabilidade da implantação do Bus Rapid Transit (BRT). O objeto da contratação, segundo o edital, engloba também a atualização dos dados de demanda e da matriz origem e destino dos usuários do sistema de transporte coletivo, dimensionamento da oferta e modelagem da rede integrada de transporte da Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá. Em 12 de julho deste ano, o Governo do Estado criou um Grupo de Trabalho (GT) com o propósito de encomendar estudo de viabilidade técnica junto à Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana, por intermédio da portaria nº 1674, órgão vinculado ao Ministério de Desenvolvimento Regional. O empreendimento tem contrato de financiamento no Programa Pró-Transporte, e se encontra atualmente paralisado. Mesmo 'empacado', o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) continua a ter um gasto considerável aos cofres públicos. No total, da gestão de Pedro Taques (PSDB) até a atual de Mauro Mendes (DEM), já foram desembolsados mais de R$ 600 milhões para o pagamento de empréstimos aos bancos federais. Na última segunda-feira (11), ficou definida a criação de um Grupo de Trabalho da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) para acompanhar os trâmites da equipe técnica do Executivo. O vice-presidente do Instituto de Engenharia de Mato Grosso, Jorge Rachid Jorge, lembrou que o VLT já consumiu mais de R$ 1,6 bilhão. Ele citou como exemplo que, no governo de Pedro Taques, foram pagos somente de empréstimos aos bancos federais mais de 500 milhões de reais e, que em dez meses no atual governo já foram desembolsados de R$ 120 milhões. A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) autorizou a instalação de um grupo de trabalho para acompanhar, sugerir, fiscalizar e analisar os estudos do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), que serão feitos pelo governo federal, via Secretaria Nacional de Mobilidade e Serviços Urbanos. O requerimento havia sido feito pelo deputado estadual, Wilson Santos (PSDB), ex-secretário de Cidades na gestão de Pedro Taques (PSDB). VLT O Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) foi escolhido como modal de transporte a ser implantado em Cuiabá e Várzea Grande ainda no período anterior à participação de Cuiabá na Copa do Mundo de 2014. O investimento total a ser feito pelo governo do estado corresponderia a R$ 1,477 bilhão, por meio de um empréstimo contraído junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Após cinco anos, as obras estão paralisadas e sem perspectiva de retorno. No dia 1º de novembro, o Diário Oficial da União (DOU) publicou a decisão administrativa do governo federal em prorrogar por 120 dias o estudo a respeito da viabilidade do VLT. A prorrogação do prazo de conclusão do estudo veio do Ministério de Desenvolvimento Regional, por causa da complexidade do modal e do levantamento de informações.
Fonte - Revista Ferroviária 04/12/2019
*olhardireto.com.br

Sistema Ferry-Boat Salvador/Itaparica opera com 4 embarcações nesta quarta(04)

Travessia marítima  🚢

Nesta quarta(04)estão em serviço na travessia Salvador/Itaparica 4 embarcações, Dorival Caymmi, Zumbi dos Palmares, Rio Paraguaçu e Anna Nery, com saídas nos horários regulares com intervalos de uma hora entre cada partida. 

Da Redação
foto - ilustração
Nesta quarta (04) segundo informações da ITS,administradora do sistema Ferry-Boat que opera na travessia marítima entre a ilha de Itaparica e Salvaodor,encontrão-se em serviço as 4 embarcações, Dorival Caymmi, Zumbi dos Palmares, Rio Paraguaçu e Anna Nery, com saídas nos horários regulares com intervalos de uma hora entre cada partida. Nesta manhã, o movimento é  tranquilo para veículos e passageiros que embarcam e desembarcam nos dois terminais, São Joaquim e Bom Despacho. O embarque de caminhões e veículos pesados segue normal.
O sistema Ferry-Boat disponibiliza para os seus clientes o sistema de Hora Marcada com acesso direto através do site internacionaltravessias.com,além do Tel 0800 028 2723 e o e mail demandastravessias@sollobrasil.com.br,para consultas sobre horarios,serviços e funcionamento do sistema.
Com informações da ITS  04/12/2019

Prefeitura de Teresina faz vistorias anuais e fiscalizações diárias nos ônibus da cidade

Transportes  🚌

Strans faz vistorias anuais nos ônibus e fiscalizações diárias.- Neste ano, o trabalho de fiscalização começou no mês de julho e será concluído ainda em dezembro. Estão sendo vistoriados 400 carros dos consórcios Poty, Urbanus, Theresina e Transcol.Mais de 200 carros já foram vistoriados e, por mês, uma média de 50 veículos são revistoriados em fiscalizações diárias.

Da Redação
foto - divulgação
As vistorias nos ônibus que circulam em Teresina são realizadas anualmente pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsitos (Strans). Neste ano, o trabalho de fiscalização começou no mês de julho e será concluído ainda em dezembro. Estão sendo vistoriados 400 carros dos consórcios Poty, Urbanus, Theresina e Transcol.
Mais de 200 carros já foram vistoriados e, por mês, uma média de 50 veículos são revistoriados em fiscalizações diárias.
As vistorias são feitas no final de semana, para não atrapalhar os horários de circulação dos ônibus. Os fiscais analisam a parte elétrica dos veículos, a documentação e acessibilidade, sempre com a presença de um responsável pela empresa.
O diretor de transportes públicos da Strans, Adriano Barreto, explica que nos casos em que são constatadas irregularidades, os proprietários são notificados e os carros recebem um selo indicando que não estão aptos a circular.
“Os proprietários devem resolver os problemas assim que os carros recebem o selo. Enquanto não for resolvido, o veículo não é liberado. Quando os defeitos são corrigidos, os responsáveis entram em contato com a gente e mandamos um fiscal para fazer uma nova vistoria. Se estiver tudo em ordem, retiramos o selo e o veículo pode voltar a circular normalmente”, declara o gestor.
Mesmo com as vistorias anuais, a Superintendência também realiza fiscalizações diárias nos terminais.
“Quando chegam denúncias de usuários, nós pedimos que os fiscais façam uma vistoria no ônibus para constatar algum problema apontado. Se encontrada alguma irregularidade, colocamos o selo para que o ônibus saia das ruas e o problema seja resolvido”, pontua Adriano.
Para denunciar problemas nos ônibus, a população pode encontrar em contato pela Ouvidoria através dos telefones 0800 86 3122 e (86) 3122-7600 ou pelo aplicativo Colab.
Com informações da Prefeitura de Terezina  03/12/2019

terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Assinado contrato para construção da nova rodoviária de Salvador em Águas Claras

Infraestrutura  🚌

A cerimônia ocorreu no Salão de Atos da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. A licitação para construção foi vencida pelo consórcio formado pelas empresas Sinart e AJJ Participações.A obra do novo terminal terá um investimento de R$ 120 milhões. A atual rodoviária registra atualmente o embarque de 2,8 milhões de passageiros por ano, número que irá saltar para 3,6 milhões no primeiro ano de funcionamento da nova rodoviária.

Da Redação
foto - Camila Souza/GOV.BA
O contrato para a construção da nova rodoviária de Salvador e exploração do atual terminal foi assinado na tarde desta terça-feira (3), pelo governador Rui Costa e representantes do Consórcio Terminal Rodoviário de Salvador. A cerimônia ocorreu no Salão de Atos da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. A licitação para construção foi vencida pelo consórcio formado pelas empresas Sinart e AJJ Participações.
A obra do novo terminal terá um investimento de R$ 120 milhões. A atual rodoviária registra atualmente o embarque de 2,8 milhões de passageiros por ano, número que irá saltar para 3,6 milhões no primeiro ano de funcionamento da nova rodoviária. Após o primeiro ano, a previsão é que ocorra um aumento de 4% no fluxo de passageiros a cada ano. No local, com 70 mil metros quadrados, irão circular 39 mil pessoas diariamente.
O governador destacou que a rodoviária — instalada às margens da BR-324, no bairro de Águas Claras — será um terminal multimodal. "Teremos um terminal moderno, que nós queremos que seja o mais moderno do país. Será o maior embarque e desembarque do Norte-Nordeste, porque, junto à nova rodoviária, teremos também uma estação do metrô e um terminal de ônibus intermunicipais e interestaduais. Pretendemos que aquela região seja um vetor de desenvolvimento e geração de empregos, atraindo novos empreendimentos e serviços, como ocorreu na região do Iguatemi", afirmou.
De acordo com o presidente do Conselho de Administração do Consórcio Terminal Rodoviário de Salvador, Eduardo Pedreira, a obra deve durar 30 meses. “Estamos muito contentes com essa parceria para realizar um projeto de interesse da população. Será a rodoviária mais moderna do Brasil. Fizemos pesquisas sobre outros terminais dentro e fora do Brasil e estamos trabalhando com o que há de mais moderno neste projeto”, explicou.
Eduardo acrescentou que, a partir da assinatura do contrato nesta terça-feira (3), a empresa terá o prazo de seis meses para elaboração do projeto arquitetônico e executivo e obtenção de licenças e alvarás para o início das obras. “Após essa fase, teremos até 30 meses para execução das obras. O terminal será projetado para atender uma demanda de 35 a 40 anos e não devemos ter problemas com relação ao fluxo de passageiros. O início e o término das obras da rodoviária ocorrerão concomitante com o avanço da obra do metrô”.
O secretário de Infraestrutura do Estado, Marcus Cavalcanti, disse que espera receber as três sugestões de projetos arquitetônicos no dia 28 de janeiro de 2020. “Essa é a terceira estação rodoviária de Salvador. A primeira foi inaugurada em 1963, na Sete Portas, numa primeira tentativa de organizar o transporte intermunicipal. Depois, em 1974, tivemos a inauguração da atual rodoviária, na região do Iguatemi. Agora, iremos construir uma grande estação de transbordo, integrando os diversos modais".
Com informações da Secom BA  03/12/2019

Estado tem 30 dias para fornecer dados de valores gastos com VLT de Cuiabá

Transportes sobre trilhos  🚄

Estado tem 30 dias para fornecer dados de valores gastos com VLT - No prazo de 30 dias, a Secretaria de Fazenda (Sefaz) e a Secretaria de Infraestrutura (Sinfra) deverão informar qual o valor total dos financiamentos contratados pelo Governo Estado de Mato Grosso junto a Caixa Econômica Federal e ao BNDES para a construção do VLT de Cuiabá

O Bom de Notícia
foto - ilustração/arquivo
A Assembleia Legislativa aprovou na sessão ordinária do dia 26 de novembro requerimento de autoria do deputado estadual Wilson Santos (PSDB) que cobra do governo do Estado informações a respeito dos valores referentes ao VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos).No prazo de 30 dias, a Secretaria de Fazenda (Sefaz) e a Secretaria de Infraestrutura (Sinfra) deverão informar qual o valor total dos financiamentos contratados pelo Governo Estado de Mato Grosso junto a Caixa Econômica Federal e ao BNDES para a construção do VLT.
Também deverá ser detalhada qual a carência estabelecida em contrato à época, para o inicio dos pagamentos dos empréstimos junto a Caixa Econômica Federal e ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e qual o valor já foi pago pelo governo de Mato Grosso a Caixa Econômica Federal e BNDES desde o primeiro pagamento até data de hoje discriminando valor e data da quitação do pagamento.
Outra informação a ser fornecida é o valor do repasse financeiro já efetuado pelo governo do Estado às empreiteiras que compõem o Consórcio VLT.
O deputado Wilson Santos explica que as informações que serão fornecidas são relevantes para ser avaliada a viabilidade de conclusão do VLT.O que desejamos é auxiliar o governo do Estado na retomada desta importante obra tão importante a população. A partir destes dados, podemos discutir com segmentos da sociedade, disse.
Em outra iniciativa do parlamentar, foi aprovado no dia 13 de novembro pela Assembleia Legislativa um requerimento que autoriza a instalação de um grupo de trabalho para acompanhar, sugerir, fiscalizar e analisar os estudos do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), que serão feitos pelo governo federal, via Secretaria Nacional de Mobilidade e Serviços Urbanos.
Oficialmente, o governo do Estado diz que somente no primeiro semestre de 2020 deverá ser anunciada qual a posição a respeito das obras do VLT, paralisadas desde setembro de 2014 embora já tenha consumido dos cofres públicos quantia superior a R$ 1 bilhão.
Fonte - Revista Ferroviária  03/12/2019

Política de mobilidade urbana

Mobilidade  🚌 🚄  🚇

Em março deste ano, a Mesa Diretora da Câmara determinou a criação de uma comissão especial para analisar o texto.O texto de Poit condiciona o repasse de verbas federais na área à existência de órgão para cuidar de mobilidade urbana. A ideia, segundo o deputado, é forçar os municípios a terem um planejamento mais estruturado para os diversos modais de transporte.

Portogente
foto - ilustração
O Brasil desde sempre enfrenta gargalos logísticos e de mobilidade urbana. Portanto, toda a discussão que tiver como objetivo solucionar as paralisias das nossas cidades, será bem-vinda. Dito isto, nos chama a atenção agenda desta semana, na Câmara dos Deputados, que prevê discutir e votar parecer do deputado Vinicius Poit (Novo-SP), relator do Projeto de Lei 4881/2012. Será nesta quarta-feira (4/12), na Comissão Especial sobre a Política de Mobilidade Urbana.
Poit apresentou substitutivo ao projeto original, que busca criar a Lei de Mobilidade na Metrópole, para resolver problemas de ordenamento territorial e gestão de serviços públicos. Em 2016, a proposta chegou a ser aprovada pela Comissão de Viação e Transportes. Em março deste ano, a Mesa Diretora da Câmara determinou a criação de uma comissão especial para analisar o texto.
O texto de Poit condiciona o repasse de verbas federais na área à existência de órgão para cuidar de mobilidade urbana. A ideia, segundo o deputado, é forçar os municípios a terem um planejamento mais estruturado para os diversos modais de transporte.
Espera-se que todo o debate e, por conseguinte, as aprovações tenham como espírito balizador o bem-estar da população brasileira que está todos os dias nas ruas. Isso precisa ser traduzido por conforto, regularidade, segurança, valores acessíveis e respeito.
Fonte - Portogente  03/12/2019

segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Gov. Rui Costa assina contrato para construção da nova Estação Rodoviária de Salvador

Infraestrutura  🚌

A assinatura será realizada no Salão de Atos da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), com a presença do secretário estadual de Infraestrutura do Estado, Marcus Cavalcanti, e dos representantes do Consórcio Terminal Rodoviário de Salvador.

Da Redação
imagem - ilustração/arquivo
Nesta terça-feira (3), às 15h, o governador Rui Costa assina o contrato para a construção da nova Estação Rodoviária de Salvador, no bairro de Águas Claras. A assinatura será realizada no Salão de Atos da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), com a presença do secretário estadual de Infraestrutura do Estado, Marcus Cavalcanti, e dos representantes do Consórcio Terminal Rodoviário de Salvador.
A ser implantada às margens da BR-324, a nova rodoviária vai oferecer uma estrutura moderna e integrada ao sistema de transporte da capital. O equipamento terá ligação com a estação do Metrô de Águas Claras, com o terminal de transporte de ônibus metropolitano e urbano e, futuramente, com o corredor de BRT, na Avenida 29 de março. Em comparação à atual rodoviária, o espaço destinado ao terminal triplicará de tamanho e terá 70 mil metros quadrados. O investimento previsto na obra é de R$ 120 milhões.
Com informações da Secom BA  02/12/2019

Terminal marítimo de Morro de São Paulo será recuperado

Infraestrutura  🚤

O equipamento terá reforma em locais como o píer fixo para passagem de usuários e o atracadouro onde as embarcações realizam as operações de embarque e desembarque dos passageiros. A obra será realizada pela Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra).

Da Redação
divulgação/Seinfra BA
O terminal hidroviário de Morro de São Paulo, em Cairú, vai passar por recuperação na estrutura. O equipamento terá reforma em locais como o píer fixo para passagem de usuários e o atracadouro onde as embarcações realizam as operações de embarque e desembarque dos passageiros. A obra será realizada pela Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra).
O objetivo dos serviços é dar mais conforto e seguranças aos usuários do sistema de transporte. Localizado na Ilha de Tinharé, o terminal é muito utilizado por turistas que visitam as praias do distrito de Morro de São Paulo e região, como Gamboa, Boipeba e Galeão. Além do turismo, a obra também vai beneficiar cerca 380 mil habitantes do baixo sul baiano. O investimento é de aproximadamente R$ 1,3 milhões.
"Em 2019 já foram realizadas a recuperação dos terminais hidroviários de Camamu, Cajaíba Sul e Maragojipe. Além de Morro de São Paulo, os equipamentos de Barra Grande e Maraú devem passar por serviços em breve", destaca Denisson de Oliveira, diretor de Terminais da Seinfra. O aviso de licitação para a recuperação do Terminal de Morro de São Paulo foi publicado no Diário Oficial do Estado (D.O.E.) do último sábado (30). A abertura dos envelopes com as propostas das empresas interessadas na obra está prevista para 18 de dezembro.
Com informações da Seinfra BA  02/12/2019