sábado, 18 de janeiro de 2020

Travessia marítima Salvador/Itaparica tem movimento intenso neste sábado(18) sentido ilha

Travessia marítima  🚢

Movimento é intenso para veículos e passageiros no terminal São Joaquim sentido ilha. No terminal de Bom Despacho o fluxo está tranquilo para passageiros e veículos.Seis(06) embarcações estão em operação neste sábado(18)

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
O sistema Ferry-Boat que opera na travessia marítima entre Salvador e a ilha de Itaparica tem neste sábado (18),movimento é intenso para veículos e passageiros no terminal São Joaquim sentido ilha. No terminal de Bom Despacho o fluxo está tranquilo para passageiros e veículos.Seis(06) embarcações estão em operação neste sábado, Zumbi dos Palmares, Rio Paraguaçu, Maria Bethânia, Ivete Sangalo, Pinheiro e Dorival Caymmi.
As saídas acontecem nos horários regulares com intervalo de uma hora entre cada partida.
É grande também o movimento no sistema de lanchas que fazem a travessia Salvador/Mar Grande.Oito(08) embarcações estão em operação com saídas a cada 15 minutos.
Pregopontocom  18/01/2020

Tecnologia de reconhecimento facial traz preocupação

Ponto de Vista/Tecnologia  🔍

O motivo mais alegado é que a tecnologia é imprecisa e viola a privacidade do indivíduo. Tal suspeita foi fortalecida pelo fato de ter sido constatado que os algoritmos de reconhecimento são menos precisos na identificação de rostos de afrodescendentes e de asiáticos, em comparação aos rostos de pele branca.

Portogente

A tecnologia de reconhecimento facial vem gerando polêmicas e medidas restritivas à sua aplicação. Na Inglaterra e Estados Unidos da América (EUA) está sendo proposta a sua proibição durante um período entre três e cinco anos. Tempo considerado necessário para desenvolver uma metodologia para avaliar os impactos e medidas de gerenciamento de riscos.
Esse apelo na Inglaterra tem sido feito por políticos e ativistas, objetivando a sua aplicação no reconhecimento facial ao vivo para vigilância pública. Casos têm sido constatados de empresas utilizarem essa tecnologia sem conhecimento prévio do público. Várias razões são apresentadas para justificar medidas de segurança nesse tipo de monitoramento.
O motivo mais alegado é que a tecnologia é imprecisa e viola a privacidade do indivíduo. Tal suspeita foi fortalecida pelo fato de ter sido constatado que os algoritmos de reconhecimento são menos precisos na identificação de rostos de afrodescendentes e de asiáticos, em comparação aos rostos de pele branca.
Para dar ideia da dimensão que vem tomando o uso dessa tecnologia, o governo chinês implantou o reconhecimento facial nas farmácias de Xangai para controlar as pessoas que compram alguns medicamentos. Assim, aqueles clientes que compram medicamentos controlados, como os psicotrópicos, serão solicitados para ser identificados por leitura facial. O objetivo é rastrear pessoas que utilizam essas substâncias para produzir drogas ilegais.
Diferente da cautela do Ocidente, na China o uso da tecnologia de identificação facial vem crescendo. Muitos dos seus aeroportos já são monitorados por ela. É um caminho sem volta e que tende a crescer. No futuro próximo, as câmeras que registram cenas criminosas nas ruas serão mais eficazes na identificação dos seus autores. Sempre com a probabilidade de condenar inocentes.
Fonte - Portogente  18/01/2020

sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

Relatório do Fórum Econômico Mundial afirma que desastres climáticos são maiores preocupações para a próxima década

Meio ambiente/Ecologia  🌱  🌊  🔥

Foi divulgado o Relatório de Riscos Globais (GRR), documento preliminar, que revela a opinião de 750 especialistas e tomadores de decisão globais, convidados a classificar suas maiores preocupações em relação a tendências e riscos para formulação de políticas e estratégias.“O cenário político está polarizado, o nível do mar está subindo e os incêndios climáticos estão incinerando.

Revista Amazônia
Revista Amazônia
A poucos dias do início do Fórum Econômico Mundial 2020, a ser realizado em Davos, na Suíça, entre 21 e 24 de janeiro, foi divulgado o Relatório de Riscos Globais (GRR), documento preliminar, que revela a opinião de 750 especialistas e tomadores de decisão globais, convidados a classificar suas maiores preocupações em relação a tendências e riscos para formulação de políticas e estratégias.
E pela primeira vez, desde que o levantamento começou a ser elaborado há 15 anos, todos os cincos principais riscos globais para a próxima década são ambientais, conforme lista abaixo:

1- Eventos climáticos extremos com grandes danos à propriedade, infraestrutura e perda de vidas humanas;
2 - Falha na mitigação e adaptação às mudanças climáticas por governos e empresas;
3 - Danos e desastres ambientais causados pelo homem, incluindo crimes ambientais, como derramamentos de óleo e contaminação radioativa;
4 - Grande perda de biodiversidade e colapso do ecossistema (terrestre ou marinho), com consequências irreversíveis para o meio ambiente, resultando em recursos severamente esgotados para a humanidade e para as indústrias;
5 - Desastres naturais graves, como terremotos, tsunamis, erupções vulcânicas e tempestades geomagnéticas.

“O cenário político está polarizado, o nível do mar está subindo e os incêndios climáticos estão incinerando. Este é o ano em que os líderes mundiais devem trabalhar com todos os setores da sociedade para reparar e revigorar nossos sistemas de cooperação, não apenas para benefícios a curto prazo, mas também para enfrentar nossos riscos profundamente enraizados”, alertou Borge Brende, presidente do Fórum Econômico Mundial.
O encontro acontece justamente quando algumas das mais importantes agências meteorológicas do mundo anunciaram que o planeta teve a década mais quente da história e 2019 foi o segundo ano com mais altas temperaturas.
E um dos alertas do documento é que as turbulências geopolíticas e o crescimento dos movimentos que enfraquecem a globalização econômica ameaçam a capacidade dos países de enfrentar riscos internacionais críticos juntos.
Além das ameaças para os próximos dez anos, os entrevistados do estudo também apontam quais são seus maiores temores para o ano que se inicia: 2020. Entre os dez indicados, três deles também estão relacionados com a crise climática.
Confira, a seguir, quais são eles:


Fonte - Revista Amazônia  17/01/2020

Novo trecho do VLT de Santos/São Vicente é homologado e deve atender 35 mil passageiros por dia

Transportes sobre trilhos  🚄

Nesta fase, o modal ligará a estação Conselheiro Nébias ao Valongo, em Santos. Com extensão de oito quilômetros, o trecho terá 14 estações e exigirá a desapropriações de 31 imóveis localizados no trajeto. Para realizar a obra, a empresa apresentou proposta de R$ 217,7 milhões. Trata-se de uma diferença de - 27,42% do estimando pelo órgão paulista, que era de aproximadamente R$ 300 milhões. 

A Tribuna 
foto - ilustração/arquivo
O governo do Estado homologou, nesta quarta-feira (15), a construtora Queiroz Galvão S.A. como vencedora da licitação de obras da segunda fase do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) da Baixada Santista. A implantação do ramal está prevista para ter início ainda nesse semestre, com conclusão em 30 meses após assinatura do contrato (ainda sem prazo). O novo trecho deve transportar uma média diária de 35 mil passageiros por dia.
Nesta fase, o modal ligará a estação Conselheiro Nébias ao Valongo, em Santos. Com extensão de oito quilômetros, o trecho terá 14 estações e exigirá a desapropriações de 31 imóveis localizados no trajeto. Para realizar a obra, a empresa apresentou proposta de R$ 217,7 milhões. Trata-se de uma diferença de - 27,42% do estimando pelo órgão paulista, que era de aproximadamente R$ 300 milhões.
Contudo, o Consórcio Conselheiro Nébias/Valongo, formado pelas empresas Construtora Norberto Odebrecht S.A., OEC S.A. e Odebrecht Engenharia e Construção Internacional S.A, entrou com recurso contra a classificação que a colocou em terceiro lugar. A decisão ratificando o resultado divulgado em agosto passado foi confirmado na edição desta quarta-feira, no Diário Oficial do Estado.
A Queiróz Galvão foi responsável pelas obras físicas dos 11,5 quilômetros da primeira fase do VLT (ligando o Terminal Barreiros, em São Vicente, à Estação Porto, em Santos). Segundo a EMTU, a assinatura do contrato e autorização de inícios das obras avançam após esgotados o período de análises legais.
A segunda fase de ampliação do VLT é vista como estratégica pela prefeitura de Santos a fim de revitalizar a região central da Cidade. Também para aumentar o volume de passageiros transportados. Atualmente, são mais de 30 mil usuários que utilizam o modal nos dias úteis entre São Vicente e Santos.
Fonte - Revista Ferroviária  17/01/2020

CBTU transportou 157 milhões de passageiros em 2019

Transportes sobre trilhos   🚄  🚇  

Nos últimos 12 meses, Recife contabilizou 94,4 milhões de passageiros transportados. Em Belo Horizonte, o quantitativo ficou na casa dos 54,4 milhões. Natal registrou 3,6 milhões de usuários, seguida por Maceió (2,6 milhões) e João Pessoa (2,1 milhões)

Da Redação

O balanço do movimento nos transportes operados pela CBTU registrou um alto número de usuários em 2019. Somadas, as superintendências de Belo Horizonte, João Pessoa, Maceió, Natal e Recife alcançaram a marca de 157,3 milhões de passageiros transportados. Em termos de comparação, essa quantidade é superior à população de países como a Rússia e supera em mais de três vezes o número de habitantes da Argentina, o que demonstra a força e a importância da CBTU para a mobilidade urbana nacional
Nos últimos 12 meses, Recife contabilizou 94,4 milhões de passageiros transportados. Em Belo Horizonte, o quantitativo ficou na casa dos 54,4 milhões. Natal registrou 3,6 milhões de usuários, seguida por Maceió (2,6 milhões) e João Pessoa (2,1 milhões).
Considerando todas as regiões atendidas, a média por dia útil foi de 521 mil passageiros utilizando o sistema metroferroviário da CBTU, que comporta uma frota de 150 veículos, entre Trens Unidade Elétricos (TUEs), locomotivas diesel e Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs).
O número total de passageiros transportados em 2019 possibilitou ainda um aumento na arrecadação de valores advindos da cobrança de tarifas, superando em aproximadamente R$ 17 milhões as cifras arrecadadas no ano de 2018.
Com informações da CBTU  17/01/2020

Carioca é quem passa mais tempo no transporte público

Mobilidade  🚌 🚃 🚇 🚢

A pesquisa levou em consideração os deslocamentos feitos por ônibus, VLT, metrô, trem, barca, teleférico e plano inclinado. No ranking mundial, o Rio de Janeiro figura na terceira posição, ficando atrás de Istambul, na Turquia (72 minutos), e da Cidade do México (69 minutos). Em Recife e São Paulo, o tempo médio é de 62 minutos.

Pleno News

O Rio de Janeiro é a cidade do Brasil onde o cidadão mais perde tempo no transporte público. Pelo menos 11% dos deslocamentos feitos na capital duram mais de duas horas. É o que aponta um levantamento feito pela Moovit, empresa especializada em mobilidade urbana.
A pesquisa levou em consideração os deslocamentos feitos por ônibus, VLT, metrô, trem, barca, teleférico e plano inclinado. No ranking mundial, o Rio de Janeiro figura na terceira posição, ficando atrás de Istambul, na Turquia (72 minutos), e da Cidade do México (69 minutos). Em Recife e São Paulo, o tempo médio é de 62 minutos.
A Moovit também registrou que o tempo médio de espera por um transporte público no Rio de Janeiro é de cerca de 17 minutos.
Fonte - Revista Ferroviária  16/01/2020

quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Bahia bate recorde de voos regulares internacionais em 2019

Turismo 

A média de frequências mensais chegou a 109, um recorde na série histórica, iniciada em 2013. Também foram batidos os recordes de frequências em um único mês, com 104 em janeiro de 2019, e 33 em uma única semana, no período de 24 a 30 de dezembro.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
O ano de 2019 foi positivo em relação ao número de voos internacionais regulares para a Bahia. A média de frequências mensais chegou a 109, um recorde na série histórica, iniciada em 2013. Também foram batidos os recordes de frequências em um único mês, com 104 em janeiro de 2019, e 33 em uma única semana, no período de 24 a 30 de dezembro.
As informações foram divulgadas pelo secretário estadual do Turismo, Fausto Franco, durante o cortejo da Lavagem do Bonfim, na manhã desta quinta-feira (16). Os dados foram levantados pela Diretoria de Planejamento Turístico (DPT) da Secretaria do Turismo da Bahia (Setur).
“Ao longo de 2019, empreendemos grandes esforços para aumentar a conectividade aérea na Bahia, negociando com companhias e agências de viagem no Brasil e no exterior e contando também com a política de incentivo do Governo do Estado, que reduziu significativamente a alíquota de ICMS para o querosene de aviação”, afirmou o secretário.

Fim de anoEntre os 33 voos registrados na semana de 24 a 30 de dezembro estão as sete novas frequências de Santiago do Chile – três da companhia Sky Airline e quatro da JetSmart, que operam em esquema de low cost (baixo custo).
Já a Aerolíneas Argentinas operou, em dezembro, cinco frequências Buenos Aires – Salvador, com escala em Porto Seguro, gerando dois desembarques internacionais do mesmo voo. Nesse contexto, Porto Seguro contou com 11 chegadas internacionais no período, sendo seis voos regulares da capital argentina, além das cinco escalas.
Com informações da Secom BA  16/01/2020 

Funcionamento do sistema Ferry-Boat,Salvador/Itaparica, no dia da Lavagem do Bonfim

Travessia marítima  🚢

A operação do sistema Ferry-Boat Salvador/Itaparica segue normalmente no dia de hoje,Lavagem do Bonfim, das 5h às 23h30, com saídas de hora em hora e viagens extras, em caso de um aumento expressivo de demanda.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
O funcionamento do Sistema Ferry-Boat, Salvador/Itaparica,durante o dia de hoje (16),da Lavagem do Bonfim,segue normalmente das 5h às 23h30, com saídas de hora em hora e viagens extras, em caso de um aumento expressivo de demanda. Durante o dia, uma parceria com a Transalvador irá facilitar o acesso dos veículos ao terminal São Joaquim. Os condutores contarão com uma via exclusiva desde as 6h, a partir do túnel Américo Simas, abrindo um desvio na rua Estado de Israel, na Avenida Oscar Pontes.
A ITS, administradora do sistema, disponibiliza um Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) para autoatendimento através do número 0800 028 2723 de segunda a sexta, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h. O contato também pode ser feito via e-mail: demandastravessias@sollobrasil.com.br
Com informações da ITS  16/01/2020

Ocupação não é emprego

Trabalho 💇

Cresce a precarização em todas as formas de trabalho, com um “salário” médio de R$ 1,3 mil e sem qualquer outro direito.Do ponto de vista prático, essa situação aumenta ainda mais a desigualdade de nosso País, que já é uma das maiores do mundo.As novas ocupações, motoristas que trabalham por aplicativos, ambulantes que vendem comida nas ruas e profissionais de embelezamento, são as que empregaram mais trabalhadores.

Ricardo Patah* - Portogente
foto - ilustração/arquivo
Pesquisa do IBGE, que está nos jornais de sexta (1º de fevereiro), mostra que o mercado de trabalho só produz emprego informal (427 mil neste ano), aumentando a tragédia dos trabalhadores brasileiros.
Cresce a precarização em todas as formas de trabalho, com um “salário” médio de R$ 1,3 mil e sem qualquer outro direito.
Do ponto de vista prático, essa situação aumenta ainda mais a desigualdade de nosso País, que já é uma das maiores do mundo.
As novas ocupações, motoristas que trabalham por aplicativos, ambulantes que vendem comida nas ruas e profissionais de embelezamento, são as que empregaram mais trabalhadores.
Todas essas ocupações, pois não podem ser chamadas de vagas, não têm Carteira assinada nem registro. Na prática, as pessoas saem de casa para sobreviver.
Batemos o recorde da informalidade, com 35,4 milhões, em média, em 2018. Nem é preciso dizer que essa situação agrava o rombo da Previdência, uma vez que o número de trabalhadores que contribuíram com o INSS foi o mais baixo nos últimos cinco anos. E há quase 5 milhões de desalentados, pessoas que desistiram de procurar emprego, por acreditar que não conseguem mais uma vaga, por exemplo.
Nós, da UGT (União Geral dos Trabalhadores), defendemos que seja feita uma reforma urgente da Previdência, com regime único para todos os trabalhadores, para destravar o mercado de trabalho e diminuir as desigualdades, além de criar formas de incluir os informais no sistema previdenciário, para evitar que o déficit só aumente. É fundamental, também, que os governos (federal, estadual e municipal) criem cursos de qualificação e educação profissional.
* Presidente nacional da União Geral dos Trabalhadores (UGT) e do Sindicato dos Comerciários de São Paulo. Artigo publicado, originalmente, no site da Agência Sindical
Fonte - Portogente   15/01/2020

quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Alemanha anuncia programa de investimento de 86 bi de euros na sua rede ferroviária

Transportes sobre trilhos  🚅

Alemanha vai investir 86 bi de euros na sua rede ferroviária. - O plano prevê um aumento de 54% nos gastos, em relação ao orçamento anterior. Boa parte do dinheiro será destinado à modernização das ferrovias, estações, postos de sinalização e sistemas de fornecimento de energia.Essa é a maior ofensiva de crescimento, investimento e modernização em mais de 180 anos de história das ferrovias [na Alemanha], disse Richard Lutz, executivo-chefe da estatal Deutsche Bahn, maior operadora ferroviária da Europa.

Valor Econômico
twiter.com
O governo alemão decidiu mudar sua reputação de não gastar o bastante na infraestrutura do país, ao anunciar um programa de investimentos na sua rede ferroviária de 86 bilhões de euros ao longo de 10 anos - o maior de sua história.
O plano prevê um aumento de 54% nos gastos, em relação ao orçamento anterior. Boa parte do dinheiro será destinado à modernização das ferrovias, estações, postos de sinalização e sistemas de fornecimento de energia.
Essa é a maior ofensiva de crescimento, investimento e modernização em mais de 180 anos de história das ferrovias [na Alemanha], disse Richard Lutz, executivo-chefe da estatal Deutsche Bahn, maior operadora ferroviária da Europa.
O programa foi anunciado num momento em que o governo da premiê Angela Merkel está sob pressão crescente para abandonar seu compromisso com um orçamento equilibrado (déficit zero) e aumentar os gastos públicos.
Até economistas mais linha-dura da Alemanha têm dito que, num período de alta arrecadação fiscal e baixas taxas de juro, o governo deveria investir muito mais nas escolas, estradas e pontes do país.
O programa de investimentos define a Deutsche Bahn como central para o ambicioso plano de Berlim de combater as mudanças climáticas e levar os consumidores a usar alternativas de transporte menos dependentes de carbono.
A Alemanha se comprometeu a reduzir em até 42% as emissões de carbono de seu setor de transportes até 2030, e quer elevar o número de usuários dos trens de longa distância da Deutsche Bahn, de 148 milhões em 2018 para 260 milhões em 2030. No ano passado, o governo barateou as viagens ferroviárias com a redução do imposto sobre valor agregado nas passagens de trem de longa distância.Mas a Deutsche Bahn sofre de um problema de imagem no pais, com queixas frequentes sobre a qualidade de seus serviços. Só 76% de seus trens de longa distância cumpriram o horário em 2018, abaixo da meta oficial de 82%.
Graças à injeção de fundos, isso agora deve melhorar. Temos a tarefa de criar uma rede ferroviária moderna, que seja mais pontual, mais confiável e mais eficiente, e tenha mais passageiros e cargas viajando por trem, disse Andreas Scheuer, ministro dos Transportes.
O ministro das Finanças da Alemanha, Olaf Scholz, também presente na cerimônia de assinatura, disse: O grande problema neste momento é como parar as mudanças climáticas, e nunca conseguiremos fazer isso sem uma infraestrutura ferroviária eficiente.
Pelo acordo, o governo alemão cobrirá 62 bilhões de euros do programa de investimentos, e a Deutsche Bahn gastará 24 bilhões de euros. Dividendos da empresa serão totalmente reinvestidos no projeto.
O dinheiro será destinado à modernização de 2.000 km de vias férreas e 2.000 dispositivos de mudança de via por ano. Cerca de 2.000 pontes serão renovadas até 2030, e 7 bilhões de euros serão investidos em infraestrutura de sinalização.
Mas o principal sindicato dos ferroviários alemães, o EVG, criticou o valor de 86 bilhões, que considera inadequado. O presidente do sindicato, Alexander Kirchner, disse no ano passado que a rede ferroviária foi negligenciada por décadas e isso resultou em um enorme atraso em termos de investimentos, que hoje está na casa dos 60 bilhões por ano.
A cobrança por mais investimento em todos os setores cresceu depois que o Ministério das Finanças revelou, na segunda-feira, que o país teve superávit orçamentário de 13,5 bilhões no ano passado, o maior de sua história - em parte como resultado de gastos menores com juros da dívida pública. O recorde anterior, de 2015, foi de 12,1 bilhões de euros.
Fonte - Revista Ferroviária  15/01/2020

link - http://www.revistaferroviaria.com.br/detalhe-noticias.asp?InCdEditoria=2&InCdMateria=31298

Cientistas afirmam ter feito os primeiros “robôs vivos”

Ciência & Tecnologia  👤

Cientistas criam os primeiros ‘robôs vivos’ feitos de células que podem ser programadas como computadores.A equipe de pesquisadores por trás do projeto pegou células de embriões de sapos e disse que as transformou em uma substância que pode ser programada para funcionar da maneira que desejar.A equipe disse que esta é a primeira vez que os seres humanos criam “máquinas completamente biológicas desde o início”.

Revista Amazônia

Sua criação está sendo descrita como uma forma de vida inteiramente nova, feita de células vivas que não é uma espécie animal ou um robô tradicional.
A equipe de pesquisadores por trás do projeto pegou células de embriões de sapos e disse que as transformou em uma substância que pode ser programada para funcionar da maneira que desejar.
A equipe disse que esta é a primeira vez que os seres humanos criam “máquinas completamente biológicas desde o início”.
Limpar o oceano ou transportar remédios pelo corpo humano são apenas algumas das maneiras pelas quais os cientistas podem usar seus minúsculos “xenobots”.
O especialista da Universidade de Vermont, Joshua Bongard, que co-liderou a nova pesquisa, disse: “Essas são novas máquinas vivas. Elas não são um robô tradicional nem uma espécie conhecida de animal. É uma nova classe de artefato: um organismo vivo e programável”.
Os cientistas usaram um supercomputador para projetar o conceito para as novas criaturas.
Eles se referem a isso como um tipo de evolução virtual em que o computador faz o processo de seleção natural para eles.
Os biólogos construíram o projeto final na Universidade Tufts, nos EUA.
O co-líder do projeto Michael Levin dirige o Centro de Biologia Regenerativa e do Desenvolvimento da Tufts University.
Ele disse: “Podemos imaginar muitas aplicações úteis desses robôs vivos que outras máquinas não podem fazer, como pesquisar compostos desagradáveis ou contaminação radioativa, reunir microplástico nos oceanos, viajar nas artérias para remover a placa”.
Os pesquisadores afirmam que é a primeira vez que uma máquina completamente biológica foi projetada e criada inteiramente por cientistas.
Eles pediram ao supercomputador para projetar um ser que pudesse se mover em certas direções e a máquina avaliou como as células deveriam ser usadas para formar a forma de vida mais eficiente para a tarefa.
As células-tronco dos embriões de sapos africanos foram então colhidas usando ferramentas incrivelmente pequenas.
Essas células foram montadas no design que o supercomputador havia criado.
Depois que as células foram coladas, elas começaram a trabalhar juntas para criar uma forma de vida nunca vista.
Esse processo foi usado para criar xenobots em diferentes formas e tamanhos.
Os pesquisadores também demonstraram como os novos organismos poderiam explorar seu ambiente e trabalhar para empurrar os pellets.
Eles podem se regenerar e se reparar e também são biodegradáveis quando morrem.
Mais pesquisas serão realizadas agora para ver se “robôs” mais inteligentes podem ser criados dessa maneira.
Os pesquisadores admitiram que há um perigo de que seus desenvolvimentos possam ter conseqüências não intencionais ou serem usados de maneiras que atualmente não entendemos.
Levin disse: “Se a humanidade sobreviver no futuro, precisamos entender melhor como propriedades complexas, de alguma forma, emergem de regras simples.
“Este estudo é uma contribuição direta para entender o que as pessoas têm medo, o que são consequências não intencionais”.
Fonte - Revista Amazônia  14/01/2020

SkyRail tem previsão de início das obras do monotrilho da BYD em Salvador a partir de 2020

Transportes sobre trilhos  🚄

O SkyRail de Salvador substituirá o atual sistema de trens que faz a linha da Estação da Calçada ao bairro de Paripe, na capital baiana e será o primeiro Monotrilho da BYD a operar na América Latina.O sistema é um monotrilho com tecnologia de direção autônoma. Em 10 de dezembro de 2019, a BYD recebeu permissão para construir a Fase 1 do projeto SkyRail de Salvador. Uma cerimônia de assinatura ocorreu na Estação Calçada, a primeira estação ferroviária de Salvador.

Futuretransport
futuretransport 
Com a aprovação do projeto preliminar pelo governo da Bahia, o SkyRail de Salvador, um sistema de Monotrilho desenvolvido pela BYD, tem previsão de início de suas obras ainda em 2020.
O SkyRail de Salvador substituirá o atual sistema de trens que faz a linha da Estação da Calçada ao bairro de Paripe, na capital baiana e será o primeiro Monotrilho da BYD a operar na América Latina.
O sistema é um monotrilho com tecnologia de direção autônoma e seu projeto consumiu mais de US$ 700 milhões em investimentos e cinco anos em P&D.
Toda a rota costeira terá 23 quilômetros de extensão e 26 estações ao longo de seu traçado. A Fase 1 do projeto cobrirá os primeiros 19 quilômetros da rota, com os 4 quilômetros adicionais concluídos na Fase 2. Depois de concluída, a linha será conectada às outras linhas de metrô de Salvador.
Com uma população na área metropolitana de cerca de 3,8 milhões, Salvador é a quarta maior cidade do país. Como muitas grandes cidades do mundo, juntamente com a rápida urbanização, surgiram questões crescentes de congestionamento no tráfego, poluição do ar e muito mais. Para atender às necessidades dos moradores locais por uma conectividade mais limpa e moderna, o governo do estado da Bahia fez uma licitação global em maio de 2018 para construir uma nova linha de transporte ferroviário em Salvador como parte do crescente sistema de transporte público da cidade.
Em 10 de dezembro de 2019, a BYD recebeu permissão para construir a Fase 1 do projeto SkyRail de Salvador. Uma cerimônia de assinatura ocorreu na Estação Calçada, a primeira estação ferroviária de Salvador. Construída pela primeira vez em 1860, esta estação simboliza o ponto de partida da rede ferroviária urbana do Brasil.
Uma vez concluído o projeto, a antiga estação será usada como entrada dos passageiros, para ser conectada à nova estação SkyRail acima dela através de uma escada rolante, proporcionando uma oportunidade para os passageiros se deslocarem entre o lado antigo e moderno de Salvador, bem como entre a história e o futuro da cidade.
Após sua conclusão, a linha SkyRail (amarela) de Salvador se conectará a outras linhas de transporte ferroviário para formar uma rede ferroviária.
As tecnologias do SkyRail superaram muitas das dificuldades de construção e operação em Salvador. Com trilhos elevados, não ocupam a superfície e o espaço abaixo deles pode ser utilizado em áreas para pedestres. Além disso, sua elevação o mantem livre de inundações, o que tem sido um problema para a rede ferroviária existente na cidade.
Com capacidade para transportar cerca de 172 mil passageiros por dia, o SkyRail de Salvador deverá beneficiar algo em torno de 600 mil pessoas, segundo estimativas da SkyRail Bahia, concessionária responsável pela construção e operação do sistema.
A Sky Rail Bahia é um consórcio de Parceria Público-Privada (PPP) entre a BYD e o Governo do Estado da Bahia e será responsável pela implantação, operação e manutenção do Monotrilho do Subúrbio de Salvador.
Fonte - Futuretransport  14/01/2020

futuretransport

terça-feira, 14 de janeiro de 2020

Museu virtual do transporte

Transportes  🚌  🚄  🚇  🚢

A intenção é que ele seja uma referência histórica e cultural para o setor de transportes e para a sociedade em geral. "Será criada uma linha do tempo que abrangerá as várias épocas da história dos transportes e a inter-relação com os diversos modais.

Portogente
divulgação/Portogente
A Fundação Memória do Transporte (FuMTran) - instituída em 1996 pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT), com a missão de preservar a memória e a cultura do transporte brasileiro em todos os seus modais - dá início a uma nova etapa e cria o portal "Memória do Transporte Brasileiro", um museu virtual.
Com recursos da Lei Rouanet, o projeto, já em fase de execução, para começar a ser veiculado ainda em 2020, conta com a experiência do museólogo Fábio Magalhães, em apoio à equipe da FuMTran, que tem a missão de reunir e digitalizar cerca de 20 mil itens que deverão compor o acervo inicial para consulta pública, via internet.
Para o presidente da FuMTran, Geraldo Vianna, que atua na área desde 1970 como advogado, empresário e dirigente de diversas entidades do setor, "esta iniciativa permitirá compreender melhor a evolução dos meios de transporte em nosso país e, por consequência, como e quanto eles contribuíram para induzir, direcionar ou limitar o próprio desenvolvimento econômico e social do Brasil".
De acordo com Magalhães, o Museu Virtual, "será um portal dinâmico, aprazível, ético e participativo". A intenção é que ele seja uma referência histórica e cultural para o setor de transportes e para a sociedade em geral. "Será criada uma linha do tempo que abrangerá as várias épocas da história dos transportes e a inter-relação com os diversos modais. Porém, é necessário haver uma abordagem contemporânea. O passado nos interessa para ajudar a compreender o presente e projetar o futuro", acentua ele.
Fotos, vídeos, áudios, entrevistas e documentos serão disponibilizados em contextos que ajudem os visitantes a compreenderem melhor o quanto a mobilidade de bens e pessoas é essencial para a evolução de um povo e para a competitividade da sua economia.
Fonte - Portogente  14/01/2020

Transporte sobre Trilhos cresce 26% no Ceará em 2019

Transportes sobre trilhos  🚄  🚇

O percentual foi de 26% de crescimento na quantidade de pessoas que embarcaram nas cinco linhas operadas pela Cia Cearense de Transportes Metropolitanos na Região Metropolitana de Fortaleza, no Cariri e em Sobral. Todas as linhas tiveram crescimento de demanda em 2019, com destaque para o VLT Parangaba-Mucuripe, que, de janeiro a dezembro, registrou crescimento de 281% no número de passageiros, alcançando 2,2 milhões de usuários.

Da Redação
metrô de Fortaleza/arquivo
O transporte de passageiros em metrô e VLTs cresceu 26% ao longo de 2019 no Ceará. Esse é o percentual de crescimento na quantidade de pessoas que embarcaram nas cinco linhas operadas pela Cia Cearense de Transportes Metropolitanos na Região Metropolitana de Fortaleza, no Cariri e em Sobral. Todas as linhas tiveram crescimento de demanda em 2019, com destaque para o VLT Parangaba-Mucuripe, que, de janeiro a dezembro, registrou crescimento de 281% no número de passageiros, alcançando 2,2 milhões de usuários.
“Essa linha está em operação assistida e, para nós, essa grande adesão da população, mesmo num período ainda restrito e de testes, mostra que a linha pode e vai atender um número de pessoas muito significativo, pois na operação comercial, apesar da cobrança de tarifa, teremos um intervalo de tempo menor, e um fluxo de trens mais constante, além de operar em horário integral, de 5:30 até 23:30, sem intervalo no período da tarde”, explicou o diretor-presidente da Cia Cearense de Transportes Metropolitanos, Eduardo Hotz. Atualmente, a operação assistida do VLT funciona em dois períodos, de segunda a sábado, com embarque gratuito: de 6h às 13h e de 16h40 às 20h.
Já a Linha Sul – a maior do Sistema Metroviário, em extensão e em demanda de passageiros – quebrou mais um recorde em quantidade de passageiros, e atingiu quase 10 milhões de usuários em 2019 (9.985.391 no total), aumento de 15% em relação a 2018. Neste ano, serão iniciados os testes do sistema de automatização da Linha Sul, que vai permitir a redução do intervalo de tempo entre os trens nas estações, fazendo com que a espera pelo metrô caia de 17 minutos para 8 ou menos.
No interior, o destaque de 2019 foi o VLT de Sobral, que aumentou em 20% a quantidade de passageiros atendidos, beneficiando mais de 1,6 milhão de pessoas.

VLT de Sobral-CE/Arquvo
O incremento no número de passageiros no ano passado segue a tendência de crescimento registrada desde 2015. Nos últimos quatro anos, o aumento foi de 144% no total de usuários transportados nas linhas em funcionamento.
“Esses números mostram que o sistema metroviário do Ceará se consolida, ano a ano. O metrô e o VLT têm se tornado uma opção concreta de transporte mais rápido e seguro, o que faz com que a população esteja utilizando, cada vez mais, o modal, no seu dia a dia. Por isso, os investimentos vão continuar, de forma expressiva, não só para melhorar as linhas já em operação, como também para construir mais opções de mobilidade para o estado – um exemplo disso é a obra da Linha Leste, em execução”, comemora o Secretário da Infraestrutura do Ceará, Lucio Gomes.
Com informações do Metrofor 14/01/2020

Divulgação/Metrofor

Monotrilho da Linha 15 de SP esvazia linhas de ônibus da Zona Leste

Transportes sobre trilhos  🚅

Mesmo com um serviço ainda precário, ramal do metrô tem atraído passageiros na região, um fenômeno que se repete em outras linhas e que deveria ser comemorado.Ônibus perdem 4 em cada 10 passageiros com o monotrilho em SP”

Metrô/CPTM
foto - ilustração/Pregopontocom 11/19
A manchete do jornal Agora, pertencente à Folha de São Paulo, em matéria neste sábado alertou: “Ônibus perdem 4 em cada 10 passageiros com o monotrilho em SP”. A “linha fina”, texto que complementa o título, reforça um pouco mais o viés negativo ao afirmar que a “abertura de novas estações afeta linhas que passam na avenida Anhaia Mello, na zona leste”.
Sim, meus caros, na grande imprensa não se pode abordar um fato pelo seu ângulo positivo mesmo que ele signifique mais qualidade de vida ou menos poluição no ar, como é o caso da natural atração da Linha 15-Prata em relação aos ônibus que circulam. Pelo contrário, o fato de boa parte dos passageiros ter decidido mudar de modal é visto como um problema, afinal temos ônibus rodando vazios na região.
É verdade que, ao abordar a letargia da prefeitura de São Paulo em remanejar linhas que perderam demanda e o fato de que na capital paulista as viações ganham transportando ou não passageiros sejam problemas que deveriam ser resolvidos, mas isso é um efeito colateral de uma melhoria na mobilidade. Mesmo ainda distante de ter um serviço estável, a Linha 15-Prata já impacta positivamente a vida de milhares de pessoas na Zona Leste, número que vai triplicar nos próximos meses após a abertura das estações Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus.
Não é vergonha alguma admitir isso, daí o título desse artigo enxergar o “copo meio cheio” em vez de “meio vazio”. Sim, o fato em si é o monotrilho ganhar passageiros dessas linhas e não estas perderem usuários, afinal de contas a capital paulista mantém uma rede de transporte por ônibus que faz o papel do trem justamente pela ausência de uma rede sobre trilhos à sua altura. A situação só não é mais contrastante porque ônibus e trens são tratados como rivais e não como complementos de um mesmo sistema.
Se o ônibus assumisse seu papel de alimentador em regiões onde há linhas de metrô e trem não haveria tanta distorção. No entanto, em São Paulo corredores sobrevivem por conta do custo extra para usar ônibus+metrô, por exemplo. Embora a integração tenha algum desconto dependendo de alguns fatores, é um valor que a maior parte dos usuários não pode bancar e acaba seguindo viagem dentro desses veículos mesmo perdendo um tempo precioso de seu dia.
No entanto, quando a linha de ônibus faz praticamente o mesmo percurso do trem a queda de usuários nos últimos anos onde foram abertas novas estações é enorme, como mostrou o jornal ao chegar aos números apresentados no texto. A linha 5110-23, que liga Jardim Planalto até o Mercado Municipal, citada pelo Agora, perdeu metade dos usuários entre 2019 e 2018. Quando olhamos para o movimento no final de novembro, esse número é até superior: queda de 60% na demanda.

foto - ilustração/Pregopontocom  11/19
Um dia a mais por mês de tempo livreLinha 5 do Metrô: ir do Largo 13 até Santa Cruz em metade do tempo já fez linha de ônibus perder 70% do seu movimento
O fenômeno não é isolado. No eixo onde hoje circula a Linha 5-Lilás que, desde o final de 2018, está conectada às linhas 1-Azul e 2-Verde, há linhas de ônibus ainda mais afetadas como é o caso da 675L-10, que sai do Terminal Santo Amaro e faz ponto final no terminal Santa Cruz. Se em novembro de 2017, essa linha de ônibus transportou 16,9 mil pessoas na última sexta-feira do mês, um ano depois esse volume havia caído para 6 mil usuários e no mesmo período do ano passado, para somente 4,8 mil passageiros, uma queda de 71% em dois anos.
Até mesmo na Linha 4-Amarela, que ainda não atende regiões mais periféricas, o impacto da chegada do ramal até a estação São Paulo-Morumbi já refletiu em queda em linhas de ônibus importantes do corredor da avenida Francisco Morato. É o caso das linhas 8700 que vão de Campo Limpo ao centro da capital paulista. Em 2017, em um dia de novembro, elas levaram cerca de 42 mil passageiros e dois anos depois esse número havia se reduzido para 34 mil usuários, uma queda de 18%, aproximadamente. Quando a estação Vila Sônia for inaugurada, entre o final deste ano e início de 2021, essa demanda certamente sofrerá outro impacto.
A explicação é óbvia: metrô e trens têm em geral um serviço muito superior, seja em acessibilidade, segurança, limpeza e, sobretudo, velocidade. Quem embarca na estação São Paulo-Morumbi e segue até República ganha 26 minutos em relação ao corredor de ônibus, segundo informações do Google Maps. Já quem decide embarcar na estação Largo 13 da Linha 5 com destino à Santa Cruz economiza em média 28 minutos comparado ao ônibus, ou seja, faz o mesmo trajeto em metade do tempo. Dependendo do local de embarque, um passageiro que antes levava 90 minutos entre a região de São Mateus e o centro hoje pode gastar menos de uma hora.
Em uma conta simples, uma pessoa que economize uma hora diariamente para ir e voltar do trabalho terá conseguido acumular quase um dia inteiro por mês. É uma conta que mostra claramente como o transporte sobre trilhos é imprescindível para São Paulo, mesmo que o custo de implantá-lo seja alto em números absolutos. Os benefícios, no entanto, são enormes e mais duradouros, como muita gente está começando a descobrir, felizmente.
Fonte - Abifer   14/01/2020

Um erro refinado

Petróleo/energia 

O Brasil tem 17 refinarias instaladas e várias novas em distintos estágios de implantação ou projeto. A Petrobrás é responsável por 98% da produção interna de derivados de petróleo.Nossas matérias primas são relativamente baratas, o que implica vantagem objetiva na formação de preços dos produtos processados ou refinados.O Brasil, absurdamente, define os preços internos dos derivados de petróleo e do gás processado por paridade com os preços internacionais, inclusive para a parcela muito majoritária que não é importada.

Artur Araújo* - Portogente
foto - 
O Brasil importou 11% da gasolina, 23% do diesel, 33% do gás de cozinha e 12% do querosene de aviação que consumiu em 2018, mesmo em quadro de paradeira econômica e demanda reduzida. Em torno de R$ 70 bilhões foram gastos em moeda estrangeira. Os dados relativos ao ano passado devem ser divulgados ainda no primeiro trimestre de 2020 e certamente terão perfil semelhante.
O Brasil tem 17 refinarias instaladas e várias novas em distintos estágios de implantação ou projeto. A Petrobrás é responsável por 98% da produção interna de derivados de petróleo.
O Brasil está entre os grandes produtores mundiais de petróleo e gás natural, com custos de extração muito competitivos frente às médias internacionais. Nossas matérias primas são relativamente baratas, o que implica vantagem objetiva na formação de preços dos produtos processados ou refinados.
O Brasil, absurdamente, define os preços internos dos derivados de petróleo e do gás processado por paridade com os preços internacionais, inclusive para a parcela muito majoritária que não é importada. Desconsidera os custos reais da produção local, com tripla consequência: i) os preços internos de todos os demais bens e serviços são pressionados para cima, dada a interdependência entre sua produção e distribuição e o uso de derivados de petróleo; ii) há geração de superlucros para os acionistas de Petrobrás; iii) as famílias têm uma parcela excessiva de sua renda transferida para o setor de petróleo e gás, ao terem que comprar gás de cozinha e gasolina a preços artificialmente inflados.
O Brasil, mais absurdamente ainda, gasta fortunas com a logística do “cruzeiro marítimo” de óleo cru e de gás in natura, com uma frota de navios viajando milhares de quilômetros para refino no exterior e mais outros milhares de quilômetros para retorno como derivados. Donos de empresas de navegação e trabalhadores das refinarias estrangeiras, entre outros beneficiários, agradecem muito nossa “solidariedade”.
O Brasil, que sempre tem um grande desafio na cobertura de um balanço de pagamentos estruturalmente deficitário, gasta dólares para comprar derivados de insumos que produz em reais e que pode processar ou refinar em reais.
Se a economia brasileira sair da letargia, o gargalo cambial na conta petróleo se agravará de imediato. Ainda mais dólares escorrerão para fora para termos mais combustíveis para fazer o país andar e mais gás para cozinhar o pouco mais de alimentos que as famílias poderão comprar. Não é demais insistir: gás de cozinha e combustíveis cuja matéria-prima é nacional e que podem ser produzidos nacionalmente com todas as transações feitas em moeda nacional.
É evidente que a produção interna de derivados e o processamento local do gás natural tem que ser a estratégia do Brasil, assim como é óbvio que, para viabilizar essa rota, o parque nacional de refino e processamento tem que ser imediatamente expandido e continuamente adequado à expansão futura da demanda interna por esses produtos.
O Brasil tem uma Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) teoricamente responsável por formular políticas para o setor e regular sua atividades. Deveria ser desnecessário frisar que tais regulação e políticas devem ter por norte os interesses da maioria dos brasileiros.
As constatações acima levam qualquer pessoa de bom senso a se indignar com as ideias e propostas do diretor-geral da ANP, Décio Oddone, publicadas em reportagem do Valor Econômico na edição de 7/11 (https://valor.globo.com/brasil/noticia/2020/01/07/pais-tem-espaco-para-construcao-de-refinarias-diz-diretor-da-anp.ghtml).

O que disse o senhor Oddone?- que a Petrobrás deve vender para o capital privado, quase certamente estrangeiro, oito das suas refinarias, reduzindo ainda mais a capacidade estatal de atuação na formação de preços estratégicos e na estratégica gestão de fluxos cambiais;
- que só devemos construir novas refinarias no Brasil (privadas, obviamente) em algum incerto momento futuro e desde que assegurada a mesma malfadada indexação do preço de derivados e processados aos preços internacionais;
- que temos que desativar a conclusão de refinarias em construção pela Petrobras e eliminar, para sempre, qualquer plano de expansão da empresa no setor, mesmo frente ao quadro óbvio de falta de plantas para dar conta do consumo corrente (e, ainda mais, do consumo futuro), agravando aceleradamente nossa dependência de importações.
Uma colocação do senhor Oddone é reveladora da sinuosidade prejudicial do que ele formula e quer que o Brasil aceite: "eventual cenário de autossuficiência de combustíveis no País no futuro também favorecerá um efeito estrutural de redução de preços dos derivados de petróleo. 'Essa seria a maneira estrutural de trazer o preço do derivado para baixo. Mas para isso precisamos construir refinarias'."

"Precisamos" quem?Por que não fazê-lo já, via Petrobrás, quando tudo indica e exige a urgente adequação da produção interna à demanda já existente e que vem sendo atendida por importações sem nenhum sentido econômico e na contramão dos interesses do Brasil?
A evidente contradição em que cai o diretor-geral é demonstração cabal do refinado erro que o governo atual pretende praticar.
Um erro tão primário cuja única justificativa imaginável é assegurar altos ganhos para quem está envolvido na “cadeia da importação” e “criar valor” artificial na Petrobras, aguçando os apetites por sua privatização total.
* Consultor do projeto “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento”. Artigo publilcado, originalmente, no site do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo.
Fonte - Portogente  14/01/2020

segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

Bogotá assina contrato com empresa chinesa para implantação de VLT interurbano

Transportes sobre trilhos  🚄

A subsidiária da China Railway Construction Corp foi a única concorrente para o contrato de PPP (parceria público-privada), com duração de 26 anos, incluindo 18 meses para preparação, 30 meses para construção e seis meses para testes. A operação comercial está programada para começar em 2024.

Da Redação
imagem/Twiter.com
Foi assinado em 7 de janeiro, um contrato com a China Civil Engineering Construction Corp para o projeto,construção e operação a linha interurbana com 39,6 km  que ligará a cidade de  Bogotá aos seus subúrbios ocidentais.
A subsidiária da China Railway Construction Corp foi a única concorrente para o contrato de PPP (parceria público-privada), com duração de 26 anos, incluindo 18 meses para preparação, 30 meses para construção e seis meses para testes. A operação comercial está programada para começar em 2024.
A linha  eletrificada com bitola de 1 435 mm e com 17 estações, utilizará principalmente a linha férrea existente para atender Mosquera, Madri, Funza e Facatativá na região de Sabana Occidente. Em Bogotá, a linha se integrará ao metrô ainda em projeto.
O tempo de viagem será de cerca de 48 minutos, e o número de passageiros estimado é de mais de 130.000/dia. O custo total do projeto é de US $ 43 bilhões, com o governo nacional  entrando com US $ 32 bilhões para a construção.
Pregopontocom 13/01/2020

Democracia em Vertigem é indicado ao Oscar de melhor documentário

Arte & Cultura  🎦

A cerimônia de premiação será dia 9 de fevereiro.Dirigido pela mineira Petra Costa, a produção aborda o impeachment da então presidente da República, Dilma Rousseff, e o quadro político no Brasil.O anúncio dos indicados ao Oscar deste ano foi feito na manhã desta segunda-feira (13) pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.

Agência Brasil
foto - ilustração
O filme brasileiro Democracia em Vertigem está na lista de indicados ao Oscar 2020 na categoria melhor documentário. Dirigido pela mineira Petra Costa, a produção aborda o impeachment da então presidente da República, Dilma Rousseff, e o quadro político no Brasil.
O anúncio dos indicados ao Oscar deste ano foi feito na manhã desta segunda-feira (13) pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.
O documentário brasileiro disputa o prêmio com American Factory (USA), de Julia Reichert e Steven Bognar; The Cave (USA), de Bruce Hunt; For Sama (USA), de Waad Al-Kateab e Edward Watts; e Honeyland (Macedônia), de Tamara Kotevska e Ljubo Stefanov.

Algumas categorias
Curta documentário: In the Absence, Learning to Skateboard in a Warzone, Life overtakes me, St Louis Superman e Walk Run Cha-cha.
Melhor filme: Ford v Ferrari, O Irlandês, Jojo Rabbit, Coringa, Adoráveis Mulheres, História de um Casamento, 1917, Era uma vez em... Hollywood e Parasita.
Filme estrangeiro: Corpus christi (Polônia), Honeyland (Macedônia), Os Miseráveis (França), Dor e Glória (França) e Parasita (Coreia do Sul).
Animação: Como Treinar seu Dragão 3, I Lost my Body, Klaus, Missing Link e Toy Story 4.
Melhor curta: Brotherhood, Nefta Football Club, The Neighbors’ Window, Saria e A Sister.
Curta de animação: Dcera (daughter), Hair Love, Kitbull, Memorable e A Sister.
Fonte - Agência Brasil  13/01/2020

Prefeitura de João Pessoa vai transformar Av. Epitácio Pessoa em uma Avenida Passeio

Urbanismo  👪

O prefeito de João Pessoa autoriza obras e Epitácio Pessoa passa por maior intervenção de sua história para se transformar em uma Avenida Passeio.Com o projeto, a Epitácio Pessoa vai ganhar 10,5 km de calçadas padronizadas, todas com piso tátil para possibilitar um deslocamento autônomo e seguro a deficientes visuais. As esquinas serão rebaixadas nos pontos de travessia para garantir maior acessibilidade. Já as faixas de pedestre, 76 no total, terão iluminação inteligente, ou seja, haverá iluminação própria no momento da travessia.

Da Redação
imagem/Google Maps
A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) começou, nesta segunda-feira (13), a escrever uma nova história para a Avenida Epitácio Pessoa. Com a ordem de serviço assinada hoje pelo prefeito Luciano Cartaxo, a principal via da cidade inicia a sua maior intervenção e reestruturação total de ponta a ponta com obras que modificarão o seu perfil, transformando-a em uma Avenida Passeio. Aliando tecnologia e urbanismo, a Epitácio torna-se mais moderna e humana, um verdadeiro espaço de compartilhamento e de permanência pelas pessoas.
Ao autorizar a ordem de serviço, durante solenidade que aconteceu no canteiro da Praça do Rotary (em frente à Usina Cultural da Energisa), o prefeito Luciano Cartaxo explicou que as obras, orçadas em mais de R$ 11,2 milhões em recursos próprios, já foram iniciadas e acontecerão por etapas para garantir o mínimo impacto possível comum neste tipo de intervenção ao tráfego local. Esta primeira etapa se inicia na esquina da avenida com a Maximiano de Figueiredo (próximo à Praça da Independência) até a Praça do Rotary, tendo sequência por quarteirões. A previsão é de que a obra seja concluída até o final do ano.
“Estamos construindo uma cidade voltada para as pessoas e a melhoria da qualidade de vida, e esta transformação pela qual a Avenida Epitácio Pessoa está passando é mais uma demonstração deste conceito de cidade para as pessoas que estamos implementando desde 2013. Aqui teremos os carros e ônibus circulando, mas queremos ver as pessoas aqui também, por isso o investimento em calçadas acessíveis, piso tátil, áreas de convivência e mais verde para tornar o ambiente mais agradável e sustentável”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.
divulgação/Prefeitura de João Pessoa
Com o projeto, a Epitácio Pessoa vai ganhar 10,5 km de calçadas padronizadas, todas com piso tátil para possibilitar um deslocamento autônomo e seguro a deficientes visuais. As esquinas serão rebaixadas nos pontos de travessia para garantir maior acessibilidade. Já as faixas de pedestre, 76 no total, terão iluminação inteligente, ou seja, haverá iluminação própria no momento da travessia. Além de toda a acessibilidade, a via vai ganhar ilhas de convivência, que juntas vão comportar 102 bancos. A Epitácio ainda vai contar com 129 lixeiras; 50 novas árvores (passando a contar com 371); 315 m² de novas áreas verdes e florais; canteiro central com 7,5 mil m² de pedras portuguesas e acréscimo de 20 abrigos de ônibus.
Chegando ao final da via, já na região da praia, a Avenida Passeio Epitácio Pessoa se integra ao projeto do Largo de Tambaú, também com obras em execução pela Prefeitura, e a toda a calçadinha da Orla, completamente revitalizada também pela atual gestão. O projeto do Largo de Tambaú compreende uma área de 8.621 metros, permitindo o compartilhamento dos espaços para oferecer a convivência saudável no trecho de chegada ao Busto de Tamandaré, se transformando em uma ampla área de convivência, com espaço para caminhadas, atividades culturais e passeio para a população da Capital e turistas.
A avenida – A Epitácio Pessoa, que teve sua construção iniciada na última década de 1920, conta com 5,5 km de extensão no sentido praia e 5 km em direção ao Centro. A via já recebeu diversas intervenções da Prefeitura Municipal de João Pessoa para qualificá-la para a população. Para melhorar a segurança e facilitar o deslocamento à noite a via recebeu 448 pontos de iluminação em LED. O transporte público também passa por lá, através de 51 linhas de ônibus, com maior agilidade graças aos 7,4 km de faixas exclusivas, que reduzem o tempo do percurso dos ônibus.
Quem anda de carro também pode sentir a redução dos congestionamentos devido aos semáforos inteligentes, que detectam sozinhos o sentido de maior fluxo, determinando o tempo de verde e vermelho de acordo com a demanda de cada momento. Além disso, a via é monitorada diariamente por 10 câmeras da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob-JP), que detectam problemas e possibilitam ação imediata de agentes.
Com informações da Prefeitura de João Pessoa  13/01/2020

domingo, 12 de janeiro de 2020

“Cidade do futuro”, construção totalmente sustentável é anunciada por Japão

Sustentabilidade 🏠

A cidade, que deverá ser inaugurada no início de 2021, terá inicialmente cerca de 2 mil moradores, entre residentes e pesquisadores. A empresa está fazendo um convite para parceiros comerciais e acadêmicos, cientistas de todo o mundo, para que esses profissionais possam trabalhar nessa incubadora do mundo real.

Revista Amazônia
Revista Amazônia
Na base de um dos cartões-postais do Japão, o Monte Fuji, nascerá a Woven City, a “Cidade Entrelaçada”, um protótipo de um centro urbano futurístico e sustentável. O projeto foi divulgado pela Toyota Motor Corporation, durante o principal evento de tecnologia e inovação do mundo, realizado recentemente em Las Vegas, nos Estados Unidos.
A intenção dos arquitetos e engenheiros do projeto é que a cidade seja um “laboratório vivo”, em que novas soluções e tecnologias sejam testadas. Pra começar, ela funcionará totalmente à base de hidrogênio.
A cidade, que deverá ser inaugurada no início de 2021, terá inicialmente cerca de 2 mil moradores, entre residentes e pesquisadores. A empresa está fazendo um convite para parceiros comerciais e acadêmicos, cientistas de todo o mundo, para que esses profissionais possam trabalhar nessa incubadora do mundo real.
O responsável pelo projeto arquitetônico da Cidade Entrelaçada será o dinamarquês Bjarke Ingels, famoso por obras como o novo World Trade Center (Nova York), a Casa do Lego (Dinamarca), o Google’s Mountain View e a sede do Google, em Londres.
“Soluções de mobilidade conectadas, autônomas, sem emissão de carbono e compartilhadas abrirão um leque de novas formas de vida urbana. Acreditamos que temos uma chance única para explorar novas formas de urbanidade com a Woven City, que pode oferecer caminhos para outros projetos similares”, destacou Ingels.

Revista Amazônia
Inovações da cidade do futuro
Entre as tecnologias que serão utilizadas na Cidade Entrelaçada estão, por exemplo, o uso de apenas veículos autônomos e sem emissão de carbono nas vias principais.
Prédios e outras edificações serão construídos com a madeira tradicional japonesa, levando em conta o estilo local. Os telhados serão cobertos por painéis fotovoltaicos que gerarão energia solar, além da eletricidade produzida por células de hidrogênio.
O design de Bjarke Ingles privilegia ambientes a céu aberto, em diversas partes da cidade, com vegetação nativa e cultivo de alimentos usando a técnica da hidroponia (com água e sem terra). A ideia é estimular, ao máximo, o convívio entre seus moradores.
O design de Bjarke Ingles privilegia ambientes a céu aberto, em diversas partes da cidade, com vegetação nativa e cultivo de alimentos usando a técnica da hidroponia (com água e sem terra). A ideia é estimular, ao máximo, o convívio entre seus moradores.
Dentro de casa, os futuros habitantes da Woven City terão à sua disposição tecnologia de ponta, como sensores de inteligência artificial, que ajudarão a monitorar sua saúde e ajudar no cuidado de suas tarefas diárias.
Fonte - Revista Amazônia  11/01/2020

A Bahia é líder na geração de energia solar e eólica no país

Energia/Sustentabilidade  💡

Nos últimos anos, o estado vem se destacando pelo potencial energético nas fontes renováveis como o sol, o vento, a água e a biomassa.Na energia eólica, o território baiano gerou 12.768,32 GWh no acumulado de janeiro a setembro, de acordo com o Operador Nacional do Sistema (ONS). Esse número fez com que o estado alcançasse o primeiro lugar na classificação nacional. A entrada de 23 parques eólicos em operação comercial nesse período contribuiu para o resultado. Além disso, mais cinco empreendimentos também iniciaram atividades nos três últimos meses.

Da Redação
foto ilustração/arquivo
A Bahia se consolidou como líder na geração de energia a partir das fontes solar e eólica no Brasil. Em 2019, assumiu também a primeira posição na produção a partir da força dos ventos no país, assim como já ocupava na fotovoltaica. Nos últimos anos, o estado vem se destacando pelo potencial energético nas fontes renováveis como o sol, o vento, a água e a biomassa.
Na energia eólica, o território baiano gerou 12.768,32 GWh no acumulado de janeiro a setembro, de acordo com o Operador Nacional do Sistema (ONS). Esse número fez com que o estado alcançasse o primeiro lugar na classificação nacional. A entrada de 23 parques eólicos em operação comercial nesse período contribuiu para o resultado. Além disso, mais cinco empreendimentos também iniciaram atividades nos três últimos meses.
Os 28 parques eólicos que entraram em funcionamento neste ano estão distribuídos nas cidades de Campo Formoso, Gentio do Ouro, Pindaí e Sento Sé. São eles: Zeus II, em Campo Formoso, Laranjeiras III e IX, em Gentio do Ouro, Angical 2, Coqueirinho 2, Papagaio, Acauã, Tamanduá Mirim 2, Teiú 2 e Arapapá, em Pindaí, e Umburanas 1, 2, 3, 5, 6, 8, 9, 10, 11, 13, 15, 16, 17, 18, 19, 21, 23 e 25, em Sento Sé. Em 10 anos de eólica no estado, 165 empreendimentos encontram-se em atividade com 4.034,39 kW de capacidade instalada para produção energética a partir da fonte dos ventos. Nesse período, mais de R$ 16 bilhões já foram investidos pelas empresas do setor nos parques em operação.
Ainda segundo o ONS, a Bahia permanece na liderança na geração de energia solar. Em 2019, a produção foi de 1.182,49 GWh entre os meses de janeiro e setembro. Essa capacidade ainda deve aumentar com os parques Sertão Solar Barreiras I, II, III e IV e Sobrado 1 que começaram as atividades no último mês de novembro nos municípios de Barreiras e Casa Nova, respectivamente. Atualmente, são 31 empreendimentos em funcionamento com 779,37 kW de potência instalada na fonte fotovoltaica. Um investimento de R$ 3,2 bilhões também realizado pelas empresas do setor.
"Mais de 89% da capacidade instalada para geração de energia elétrica do território baiano vem de fontes renováveis. Em 2020, a previsão é que mais 15 parques eólicos entrem em operação.
O vice-governador e também Sec. de Desenvolvimento Econômico,ressalta que foram gerados 60,5 mil empregos no campo da energia eólica e mais de 8,8 mil na construção dos empreendimentos fotovoltaicos em atividade nos últimos anos. "Na energia solar, a Bahia também cresceu 158% na potência instalada para Geração Distribuída em 2019. No ano passado, foram investidos mais de R$ 60 milhões neste setor no estado. Na fonte dos ventos, a perspectiva é de R$ 7 bilhões em investimentos e geração de mais 27 mil empregos nos parques em construção e em construção não iniciada até o final de 2025".
Com informações da Seinfra BA  10/01/2020