sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

Relatório do Fórum Econômico Mundial afirma que desastres climáticos são maiores preocupações para a próxima década

Meio ambiente/Ecologia  🌱  🌊  🔥

Foi divulgado o Relatório de Riscos Globais (GRR), documento preliminar, que revela a opinião de 750 especialistas e tomadores de decisão globais, convidados a classificar suas maiores preocupações em relação a tendências e riscos para formulação de políticas e estratégias.“O cenário político está polarizado, o nível do mar está subindo e os incêndios climáticos estão incinerando.

Revista Amazônia
Revista Amazônia
A poucos dias do início do Fórum Econômico Mundial 2020, a ser realizado em Davos, na Suíça, entre 21 e 24 de janeiro, foi divulgado o Relatório de Riscos Globais (GRR), documento preliminar, que revela a opinião de 750 especialistas e tomadores de decisão globais, convidados a classificar suas maiores preocupações em relação a tendências e riscos para formulação de políticas e estratégias.
E pela primeira vez, desde que o levantamento começou a ser elaborado há 15 anos, todos os cincos principais riscos globais para a próxima década são ambientais, conforme lista abaixo:

1- Eventos climáticos extremos com grandes danos à propriedade, infraestrutura e perda de vidas humanas;
2 - Falha na mitigação e adaptação às mudanças climáticas por governos e empresas;
3 - Danos e desastres ambientais causados pelo homem, incluindo crimes ambientais, como derramamentos de óleo e contaminação radioativa;
4 - Grande perda de biodiversidade e colapso do ecossistema (terrestre ou marinho), com consequências irreversíveis para o meio ambiente, resultando em recursos severamente esgotados para a humanidade e para as indústrias;
5 - Desastres naturais graves, como terremotos, tsunamis, erupções vulcânicas e tempestades geomagnéticas.

“O cenário político está polarizado, o nível do mar está subindo e os incêndios climáticos estão incinerando. Este é o ano em que os líderes mundiais devem trabalhar com todos os setores da sociedade para reparar e revigorar nossos sistemas de cooperação, não apenas para benefícios a curto prazo, mas também para enfrentar nossos riscos profundamente enraizados”, alertou Borge Brende, presidente do Fórum Econômico Mundial.
O encontro acontece justamente quando algumas das mais importantes agências meteorológicas do mundo anunciaram que o planeta teve a década mais quente da história e 2019 foi o segundo ano com mais altas temperaturas.
E um dos alertas do documento é que as turbulências geopolíticas e o crescimento dos movimentos que enfraquecem a globalização econômica ameaçam a capacidade dos países de enfrentar riscos internacionais críticos juntos.
Além das ameaças para os próximos dez anos, os entrevistados do estudo também apontam quais são seus maiores temores para o ano que se inicia: 2020. Entre os dez indicados, três deles também estão relacionados com a crise climática.
Confira, a seguir, quais são eles:


Fonte - Revista Amazônia  17/01/2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito