sexta-feira, 25 de dezembro de 2020

Economista: desmatamento e agressividade ideológica cobrarão preço alto do Brasil

Ponto de Vista/Meio ambiente  🌱🔍

O ano que se encerra foi marcado por muitas trocas de farpas e declarações nada amistosas entre o governo brasileiro e parceiros importantes como a China, membros da União Europeia e o presidente eleito dos Estados Unidos, gerando preocupações sobre as consequências dessas polêmicas para o Brasil. Ao longo de 2020, esses embates variaram principalmente entre conflitos ideológicos e diferenças de visão sobre a questão ambiental, sem dúvidas, um dos pontos mais sensíveis para a política externa.

Sputnik
foto - ilustração/arquivo
A degradação ambiental e a cruzada ideológica do governo brasileiro, responsáveis por inúmeras tensões internacionais em 2020, deverão impactar de maneira ainda mais significativa a economia do Brasil em 2021, acredita economista ouvido pela Sputnik. O ano que se encerra foi marcado por muitas trocas de farpas e declarações nada amistosas entre o governo brasileiro e parceiros importantes como a China, membros da União Europeia e o presidente eleito dos Estados Unidos, gerando preocupações sobre as consequências dessas polêmicas para o Brasil. Ao longo de 2020, esses embates variaram principalmente entre conflitos ideológicos e diferenças de visão sobre a questão ambiental, sem dúvidas, um dos pontos mais sensíveis para a política externa. Considerando as muitas perdas sofridas pelo Brasil e pelo mundo por conta da pandemia da COVID-19 e a necessidade de uma sólida recuperação em 2021, que impactos esses imbróglios poderão ter sobre a economia brasileira no próximo ano? ​Para o economista Fábio Sobral, professor da Universidade Federal do Ceará, as polêmicas iniciadas sobretudo pelo grupo mais próximo do presidente Jair Bolsonaro — quando não por ele mesmo — não apenas têm o potencial de provocar revezes para o Brasil como já estão provocando. Em entrevista à Sputnik Brasil, o especialista cita as recentes decisões da China de aumentar a importação de soja da Argentina e de comprar também da Tanzânia como uma estratégia para reduzir a dependência da soja brasileira, já pensando na possibilidade de as constantes tensões políticas provocadas em Brasília atrapalharem o fornecimento de matéria-prima para o mercado chinês. "Também do ponto de vista da carne, ela tem investido para uma maciça produção de carne suína na Argentina, no norte da Argentina, com a construção de imensas fazendas de criação de porcos, de suínos. Então, na agropecuária, nós podemos esperar uma concorrência intensa com a soja brasileira e com a carne brasileira. E esses investimentos que poderiam ter vindo para a agropecuária brasileira se dirigem para outras regiões." Além da agropecuária, Sobral aponta que Pequim também faz movimentos para fortalecer parcerias com outros países no setor industrial. E, muito provavelmente por conta dos sinais de instabilidade na relação bilateral enviados pelo governo brasileiro, o Brasil está sendo colocado um pouco de lado nessa nova onda de investimentos chineses. ​Fora a China, preocupa também o futuro dos laços brasileiros com a União Europeia e com os Estados Unidos de Joe Biden, cuja vitória na eleição presidencial americana gerou incômodos visíveis em Brasília, a ponto de Bolsonaro ser o último a parabenizá-lo entre os líderes do G20. No caso europeu, já há um boicote, como destaca o professor, à soja brasileira não certificada, que deve ser estendido também para a certificada, uma vez que a UE se prepara para adotar uma postura cada vez mais rígida em relação ao aumento do desmatamento no Brasil. No que diz respeito aos EUA, levando em conta as posições adotadas por Biden, a expectativa é a de que o governo americano promova grandes pressões políticas sobre a administração Bolsonaro para que esta possa se adequar às tendências de combate à degradação ambiental. "O tema ambiental é um dos que mais afeta para a área da União Europeia e dos Estados Unidos. Então, é uma área significativa. Mas, para a China, o que mais afeta é a forma agressiva com que o governo Bolsonaro tem se inserido naquele país, naquele parceiro comercial." Em resumo, de acordo com o especialista, o Brasil deverá sofrer com pressões internacionais a partir de dois motivos distintos: "O da área ambiental, o outro por uma escolha ideológica do governo em parecer medieval ou então retornar aos tempos da Guerra Fria como se o Brasil pudesse ser um ator decisivo e determinante nas pressões sobre a China", avalia o economista. Para uma economia que sofre com a desaceleração, o desemprego e com muitas incertezas, é relevante, segundo Sobral, não apenas o que o Brasil pode perder por suas escolhas equivocadas mas, principalmente, o que pode deixar de ganhar. "Então, nós deixamos de ganhar investimento, mais adiante, nós deixaremos de ter acesso a mercados e, o pior, isso será, mesmo que o governo Bolsonaro saia, difícil de ser revertido no curto prazo."
Fonte - Sputnik  25/12/2020

terça-feira, 22 de dezembro de 2020

Mais de 810 mil motoristas vão viajar pelas rodovias do Sistema BA-093 neste fim de ano

Mobilidade/viagens   🚗

O número leva em conta o período de treze dias, entre 23 de dezembro e 04 de janeiro, com média de 63 mil veículos por dia.Mais de 810 mil motoristas devem usar as rodovias do Sistema BA-093 nas festas de fim de ano.

Da Redação
Divulgação/CBNorte
Estimativas da Concessionária Bahia Norte apontam que mais de 810 mil motoristas devem usar as rodovias do Sistema BA-093 nas festas de fim de ano. O número leva em conta o período de treze dias, entre 23 de dezembro e 04 de janeiro, com média de 63 mil veículos por dia. Para isso, todas as equipes foram dimensionadas, tanto nas praças de pedágio, quanto nas áreas de atendimento mecânico e médico. "Este é um período em que é adotado uma especial atenção à operação, pois há mudanças significativas no padrão de movimentação pelas rodovias nestes dias e é preciso estar pronto pra atender a demanda dos usuários, respondendo rapidamente à qualquer eventual emergência", garante Alessandro Fernandes, gerente de Operações da Bahia Norte. Segundo expectativa da empresa, os dias com maior fluxo de veículos serão nos dias 23 e 30 de dezembro. As rondas, que já acontecem ao longo das vias, serão intensificadas e, em caso de qualquer apoio, os usuários podem entrar em contato pelo 0800 600 0093, 24 horas por dia.

Cuidados
Antes de viajar,confira pneus e demais itens de segurança básicos, como óleo, luzes de sinalização, paletas de para-brisa e pastilhas de freio; - Se familiarize com a rota da viagem e, se possível, planeje este caminho; - Respeite o limite de pessoas no carro e deixe as bagagens no porta-malas; - Fique atento às sinalizações e ao limite de velocidade da via onde trafegar.
Com informações da Seinfra BA 22/12/2020

Ferry-Boat com movimento intenso de veículos sentido Salvador<>Itaparica nesta terça(22)

Boletim Informativo - Transporte hidroviário  🚢

O sistema Ferry-Boat opera nesta terça(22) com  5 embarcações na travessia marítima  Salvador/Itaparica, Zumbi dos Palmares, Dorival Caymmi, Rio Paraguaçu, Anna Nery e Ivete Sangalo, com saídas nos horários regulares com intervalo de uma hora  entre cada partida. O movimento tem fluxo intenso para veículos e tranquilo para passageiros no terminal São Joaquim,sentido Itaparica. Em Bom Despacho, movimento é tranquilo para as duas categorias de embarque.O sistema de hora marcada encontra-se temporariamente suspenso durante todo período da pandemia.


foto - ilustração//arquivo


Metrô de BH opera com escala diferenciada no Natal e Ano Novo

Trasportes sobre trilhos  🚇

Na Véspera de Natal, nesta quinta-feira (24), as composições vão operar com intervalos de 18 minutos, durante todo o dia. Na sexta-feira de Natal (25), no Réveillon (31/12) e no Ano Novo (1/1), os trens vão cumprir a grade habitual de viagens programadas para domingos e feriados, com intervalos de 25 minutos, durante todo o dia.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
Para atender à programação de feriados de fim de ano, o metrô de BH funciona com intervalos diferenciados durante as comemorações do Natal e Ano Novo. Na Véspera de Natal, nesta quinta-feira (24), as composições vão operar com intervalos de 18 minutos, durante todo o dia. Na sexta-feira de Natal (25), no Réveillon (31/12) e no Ano Novo (1/1), os trens vão cumprir a grade habitual de viagens programadas para domingos e feriados, com intervalos de 25 minutos, durante todo o dia. A programação diferenciada visa atender às determinações do Decreto Municipal 17.503/20, que estabelece o horário limite de funcionamento do comércio até 21h, para diversos setores da economia na capital. A CBTU-BH seguirá readequando suas operações sempre que houver novas determinações das instâncias de governo municipal, estadual ou federal, a fim de garantir o redimensionamento da oferta de transporte público para todos os trabalhadores.

Confira abaixo detalhes da programação especial:

Datas Intervalos Operação
24/12 18 minutos Das 5h40 às 23h, com circulação ininterrupta em todas as estações 25/12, 31/12 e 01/01 25 minutos Das 5h40 às 23h, com circulação ininterrupta em todas as estações Uso obrigatório de máscara: Permanece obrigatório o uso de máscaras em todas as dependências do metrô por tempo indeterminado. De acordo com no Decreto Municipal 17.297/20, os estabelecimentos de serviços deverão impedir a entrada e a permanência de pessoas sem máscaras no local.
Com informações da CBTU  22/12/2020

VLT "De Cuiabá": oito anos de espera

Transportes sobre trilhos  🚄

Não há sentido algum nos atrasos e na prorrogação dos prazos da obra. A espera já dura 8 anos. E mostra ao mundo o atestado de incompetência dos últimos governos e o do atual. Mas nas campanhas políticas, não faltaram promessas e discursos inflamados dos candidatos à governador. Depois de eleitos, todos viraram as costas, cada um com as suas desculpas: corrupção, falta de planejamento na construção, pressão dos empresários dos ônibus poluentes, judicialização.

Vicente Vuolo*
Diário de Cuiabá
foto - ilustração/arquivo
Mato Grosso é palco de um vexame sem precedentes em sua história: a conclusão das obras do VLT de Cuiabá e Várzea Grande. A espera já dura 8 anos. E mostra ao mundo o atestado de incompetência dos últimos governos e o do atual. Mas nas campanhas políticas, não faltaram promessas e discursos inflamados dos candidatos à governador. Depois de eleitos, todos viraram as costas, cada um com as suas desculpas: corrupção, falta de planejamento na construção, pressão dos empresários dos ônibus poluentes, judicialização. O resultado até agora, é de decepção, incompetência e falta de compromisso com a sociedade. Ora, caríssimos leitores. A corrupção (se houve, já que ninguém foi punido) tem que ser punida exemplarmente. Mas, a obra tem que ser finalizada porque a grande prejudicada é a sociedade. Diante da inação do Governo do Estado, nós lançamos o Movimento Pró VLT, cívico e suprapartidário, em maio de 2019. Após um amplo debate com a sociedade, reuniões entrevistas, a criação do Grupo de Trabalho (GT), o Movimento Pró VLT decidiu apresentar uma proposta para a conclusão das obras. Os engenheiros de Mato Grosso e de São Paulo, inclusive, o Secretário Nacional de Mobilidade Urbana, Jean Pejo, entenderam que a maneira mais econômica e rápida (tanto para o Estado como para a sociedade) de finalizar a obra é por meio de uma Parceria Público Privada (PPP). Nessa proposta, não haveria mais necessidade de investir dinheiro novo. O dinheiro que está depositado na conta do VLT de R$ 193 milhões é suficiente para terminar a primeira etapa: Aeroporto – Porto – Centro. O restante seria a iniciativa privada com uma importante observação. O Estado entregaria os equipamentos que foram comprados e que estão guardados no Centro de Operação e Controle ao lado do aeroporto, em Várzea Grande. A área de 133 mil quadrados contém 40 trens, 280 vagões, 40 km de cabos de energia, 22 km de trilhos, 9 subestações, posteamento com catenárias para todo o percurso. O dinheiro que está depositado na conta do VLT de R$ 193 milhões é suficiente para terminar a primeira etapa: Aeroporto – Porto – Centro Além disso, serão entregues 3,5 km de trilhos eletrificados, viaduto do aeroporto, trincheira da avenida da FEB, em Várzea Grande, ponte sobre o rio Cuiabá, viadutos da Sefaz, UFMT, 294 vigas de concreto para a ponte sobre o rio Coxipó e o viaduto da entrada para Santo Antônio de Leverger, em Cuiabá. Ou seja, o “P” público estaria em alta e o Estado com credibilidade para atrair empresas para a parceria. Os especialistas informaram ao Movimento Pró VLT que esta solução é viável e está de acordo com a legislação. Mas o governo se recusa a debater o assunto com a sociedade, o que aumenta dúvidas de comerciantes, empresários, engenheiros e cidadãos em geral sobre os reais interesses do governo, lembrando que as obras paradas entre todos os prejuízos que causa à população, ainda gera uma perda mensal considerável. O Estado paga R$ 4 milhões de juros ao mês pelo empréstimo tomado junto a Caixa Econômica Federal para a construção.
Vicente Vuolo
Não há sentido algum nos atrasos e na prorrogação dos prazos, a não ser que o governo queira fazer com que os prazos judiciais se esgotem e ninguém acabe punido pela eventual corrupção que motivou a paralisia da obra. Será mais um caso de inocência por decurso de prazo?
*VICENTE VUOLO é economista, cientista político e coordenador do Movimento Pró-VLT .(Publicado no Diário de Cuiabá em 17/12/2020)
Fonte - Diário de Cuiabá - 22/12/2020

segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

PF realiza a maior apreensão de madeira ilegal da história do Brasil

Meio ambiente 🌱

Polícia Federal realiza a maior apreensão de madeira irregular da história do Brasil.Foram 131,1 mil metros cúbicos de toras apreendidas – um volume suficiente para construir 2.620 casas.  A operação foi batizada de Handroanthus GLO, que reúne o nome científico do ipê, a árvore mais cobiçada pelos madeireiros na Amazônia, à sigla da Garantia da Lei e da Ordem.

Sputnik
foto - reprodução/Policia Federal
Uma operação da Polícia Federal na divisa do Pará com o Amazonas terminou com a maior apreensão de madeira irregular da história do Brasil. Foram 131,1 mil metros cúbicos de toras apreendidas – um volume suficiente para construir 2.620 casas. O volume foi divulgado nesta segunda-feira (21) pela Polícia Federal. No total, 43.700 toras foram apreendidas ao longo dos rios Mamuru e Arapiuns, em uma região de 20 mil km² (para efeito de comparação, o estado do Sergipe tem 21,9 mil km²). A operação foi batizada de Handroanthus GLO, que reúne o nome científico do ipê, a árvore mais cobiçada pelos madeireiros na Amazônia, à sigla da Garantia da Lei e da Ordem. "É uma área que estava sofrendo uma devastação irracional, que de forma alguma pode ser chamada de manejo florestal. O comércio ilegal de madeira sofrerá um baque muito grande com esse trabalho", disse à Folha o superintendente da Polícia Federal no Amazonas, Alexandre Saraiva, comandante da operação. Até então, o recorde de apreensão eram de 65 mil metros cúbicos de madeira ilegal extraída, também no Pará. O volume, apreendido em 2010, corresponde à metade do novo recorde. Na última quinta-feira (17), dados publicados pelo Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), mostraram que o desmatamento na Amazônia foi o maior em um mês de novembro nos últimos dez anos. No dia 30 de novembro, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) divulgou que o desmatamento da Amazônia apresentou uma alta de 9,5% no último ano. No entanto, levando-se em conta a média dos dez anos anteriores à posse de Jair Bolsonaro, o desmatamento cresceu 70%, segundo o Observatório do Clima.
Fonte - Sputnik  21/12/2020

Ferry-Boat Salvador/Itaparica tem movimento intenso de veículos nesta segunda(21)

Boletim Informativo - Travessia marítima  🚢

O sistema Ferry-Boat que opera na Travessia Marítima entre Salvador e a ilha e Itaparica,tem movimento intenso nesta segunda(21)  para veículos e tranquilo para passageiros nos dois terminais, São Joaquim e Bom Despacho.O sistema mantem em serviço na travessia 6 embarcações, Zumbi dos Palmares, Dorival Caymmi, Pinheiro, Rio Paraguaçu, Anna Nery e Ivete Sangalo, com saídas nos horários regulares de hora em hora. O serviço de hora marcada,em virtude da pandemia,encontra-se desativado temporariamente.

foto - ilustração/arquivo


Trem turístico liga cidades do interior paulista

Turismo ferroviário  🚄🚃🚃🚃

O trajeto do Trem Republicano, em referência à Convenção Republicana, ocorrida em Itu em 1873, terá aproximadamente sete quilômetros e será feito em cerca de 40 minutos. A viagem inaugural foi feita ontem (19).

Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil
Agência Brasil
As cidades de Itu e Salto, no interior paulista, passaram a ser ligadas nesse sábado (19) por um trem turístico. O trajeto do Trem Republicano, em referência à Convenção Republicana, ocorrida em Itu em 1873, terá aproximadamente sete quilômetros e será feito em cerca de 40 minutos. A viagem inaugural foi feita ontem (19). “O Trem Republicano será um marco na história do turismo das duas cidades e de toda a região. Com a sua chegada, acreditamos que Itu entre na prateleira de produtos das grandes operadoras nacionais. Isso deverá aumentar muito o fluxo de visitantes na cidade”, disse o secretário municipal de Turismo, Lazer e Eventos de Itu, Vinícius Salton. O trem será puxado por uma locomotiva a diesel, a número três da Companhia Mogiana, de 1952, e terá três vagões: o convencional, o turístico (com acessibilidade) e uma boutique (onde pets poderão ser transportados). As primeiras viagens abertas ao público ocorrerão até o fim do ano, e as passagens poderão ser adquiridas nas estações. A linha será operada pela concessionária Serra Verde Express, a mesma que opera o trem turístico que faz a ligação entre Curitiba e o litoral paranaense. Informações sobre passagens podem ser obtidas em https://www.tremrepublicano.com.br .
Fonte - Agência Brasil  21/12/2020

Funcionamento dos trens urbanos de Natal e João Pessoa no feriado Natalino

Transportes sobre trilhos  🚄

Os trens urbanos de Natal(RN) e João Pessoa(PB) terão horário especial na operação durante o período Natalino,conforme informações da CBTU Cia operadora dos dois sistemas de Transportes sobre Trilhos nas duas capitais.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
A CBTU João Pessoa comunica que os trens irão funcionar nesta quinta feira, 24, com horário especial até às 13h25. Na sexta feira, 25 de dezembro, feriado do dia do Natal, data em que se comemora o nascimento de Jesus Cristo, os trens não trafegarão. A operação ferroviária volta a sua normalidade no sábado, 26, a partir das 04h30. A CBTU João Pessoa deseja a todos um Feliz Natal e agradece a preferência reafirmando o seu propósito de oferecer transporte de qualidade e rápido promovendo a acessibilidade e mobilidade da população ao transporte público.

Confira:
Dia 24/12 – Quinta feira – HORÁRIO ESPECIAL até das 05h às 13h25.
O último trem para Cabedelo parte às 11h37 de Santa Rita e passa em João Pessoa às 12h01. O último trem para Santa Rita parte às 11h39 de Cabedelo e passa em João Pessoa às 12h15. O trem que parte de Santa Rita ás 12h47 encerra viagem em João Pessoa às 13h11. O trem que parte de Cabedelo às 12h49 encerra viagem em João Pessoa às 13h25. Dia 25/12 – Sexta feira – NÃO HÁ OPERAÇÃO COMERCIAL Dia 26/12 – Sábado – NORMAL - Das 05h às 13h25.

Funcionamento dos Trens Urbanos de Natal (RN) de 24 a 26/12
A CBTU informa que, na quinta-feira (24/12) o sistema de trens urbanos funcionará em horário especial, com a última viagem saindo de Natal em direção à Parnamirim às 15h24 e às 15h50 com destino à Ceará-Mirim. Na sexta-feira (25/12) e no sábado (26/12), não haverá circulação de trens. O sistema volta a operar normalmente na segunda-feira (28/12), a partir das 05h05 na Linha Norte, no percurso Ceará-Mirim/Natal e das 05h35 na Linha Sul, no percurso Parnamirim/Natal.
Com informações da CBTU  21/12/2020

Metrô e VLT de Fortaleza terão operação especial no período de fim de ano

Transportes sobre trilhos  🚄  🚇

O Metrô de Fortaleza e os VLTs de Pararangaba-Mucuripe,Sobral terão operação especial durante o período Natalino,já o VLT do Cariri opera sem alteração em seus horários

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
As linhas de Metrô e VLT no Ceará terão funcionamento em horários especiais nos dias 24 e 31 de dezembro. Nestas datas, as linhas Sul, Oeste, VLT Parangaba-Mucuripe e o VLT de Sobral iniciam a operação em seus horários normais, mas encerram suas atividades um pouco mais cedo, em relação ao horário habitual. Já o VLT do Cariri opera sem alteração em seus horários. Por isso, se for utilizar o transporte de passageiros sobre trilhos nessas datas, não deixe de conferir os horários exatos e programar sua viagem. Nos feriados dos dias 25/12/2020 (Natal) e 01/01/2021 (Confraternização Universal), não haverá funcionamento em nenhuma das linhas. 

Veja o detalhamento:
Linha Sul Sentido Chico da Silva: de 5h30 às 19h32 Sentido Carlito Benevides: de 5h38 às 19h22 Não haverá operação nos dias 25/12/2020 e 01/01/2021

Linha Oeste Sentido Fortaleza: de 5h30h às 19h15 Sentido Caucaia: de 5h30h às 19h15 Não haverá operação nos dias 25/12/2020 e 01/01/2021

VLT Parangaba-Mucuripe Sentido Parangaba: de 5h30 às 19h04 Sentido Iate: de 5h30 às 19h04 Não haverá operação nos dias 25/12/2020 e 01/01/2021

VLT do Cariri Sentido Fátima: de 6h às 19h Sentido Crato: de 6h às 19h Não haverá operação nos dias 25/12/2020 e 01/01/2021

VLT de Sobral Sentido Cohab II: de 5h30 às 19h10 Sentido Cohab III: de 5h30 às 19h33 Não haverá operação nos dias 25/12/2020 e 01/01/2021.
Com informações da Metrofor   21/12/2020