sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

Cinqüenta e nove organizações assinam o Pacto de Mobilidade Corporativa de Lisboa

Mobilidadade/Sustentabilidade  🚄 🚇 

O Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD) , a Câmara Municipal de Lisboa , o BCSD Portugal e 56 empresas líderes assinaram o Pacto de Mobilidade Corporativa (CMP), que compõe mais de 200 ações de mobilidade destinadas a tornar a mobilidade mais sustentável em Lisboa.

Por Intelligent Transport
Intelligent Transport
O Pacto de Mobilidade Corporativa é um conjunto de compromissos concebidos para tornar a mobilidade em Lisboa mais sustentável, através de meios como a criação de condições para que os funcionários adotem novas soluções e comportamentos de mobilidade.
O Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD) , a Câmara Municipal de Lisboa , o BCSD Portugal e 56 empresas líderes assinaram o Pacto de Mobilidade Corporativa (CMP), que compõe mais de 200 ações de mobilidade destinadas a tornar a mobilidade mais sustentável em Lisboa.
O prefeito de Lisboa, Fernando Medina, afirmou: “A descarbonização apresenta-se como o maior desafio de nossa geração. Precisamos reduzir nossas emissões e tornar todos os tipos de transporte mais sustentáveis. Todo dia conta e toda ação é importante. ”
Diz-se que o CMP catalisa a liderança empresarial e visa acelerar a transformação da mobilidade urbana. Os signatários adotarão um conjunto de medidas que visam ajudar a cidade de Lisboa a ter um sistema de mobilidade mais seguro, acessível, mais ecológico e mais eficiente, de acordo com os princípios fundamentais de colaboração, compromisso, transparência e segurança.
O pacto visa promover a oferta e a demanda de soluções multimodais, primeiro criando condições para que os funcionários adotem novos comportamentos e soluções e também estendendo essas medidas a fornecedores e clientes.
“O Pacto de Mobilidade Corporativa em Lisboa define o caminho para o sucesso e precisamos de outras empresas e cidades ao redor do mundo para usar esse modelo para sua própria transformação e apoiar o crescimento inclusivo e sustentável”, disse Peter Bakker, Presidente e CEO da WBCSD.
A assinatura do ato do pacto também é considerada um passo importante para os líderes do setor privado.
"Como líderes de algumas das empresas mais sustentáveis ​​do mundo, precisamos intensificar esforços e trabalhar com outras empresas, clientes, cadeias de valor e cidades para alavancar o desenvolvimento de soluções concretas e alcançar a transformação da mobilidade sustentável", disse Antonio Mexia, CEO da EDP, um dos signatários do pacto.
Fonte -  Itelligent Transport  13/12/2019

Obras de viaduto que integra a Linha Azul são iniciadas na BR-324

Infraestrutura  🚧

Em função das obras, não será permitido o trânsito no trecho do viaduto da Estação Pirajá ao viaduto da Brasilgás. A interdição ocorre até o próximo dia 22, sempre das 22h à 5h. Os motoristas devem ficar atentos às placas de sinalização dos desvios nos dois sentidos da rodovia. A Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder) e o Consórcio Transoceânico Salvador são responsáveis pela construção. 

Da Redação
foto - divulgação
A construção do novo viaduto na BR-324, como parte da Linha Azul, foi iniciada na noite desta quinta-feira (12). Em função das obras, não será permitido o trânsito no trecho do viaduto da Estação Pirajá ao viaduto da Brasilgás. A interdição ocorre até o próximo dia 22, sempre das 22h à 5h. Os motoristas devem ficar atentos às placas de sinalização dos desvios nos dois sentidos da rodovia.
A Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder) e o Consórcio Transoceânico Salvador são responsáveis pela construção. “Durante esse período, será realizada uma operação especial para içamento de dez vigas pré-moldadas do novo viaduto sobre a BR-324, cada uma pesando cerca de 70 toneladas, o que exige o transporte por carretas e a utilização de guindastes”, explica o diretor de Infraestrutura e Edificações Públicas da Conder, Francisco Fonseca,
A interdição tem o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Concessionária ViaBahia. O novo viaduto, com extensão de quase 100 metros, integra a Ligação Lobato x Pirajá, etapa da Linha Azul, que compreende um complexo formado por uma nova via em pista dupla, com duas faixas por sentido, quatro túneis e seis viadutos.
A Linha Azul permitirá a ligação direta entre a orla de Patamares e o bairro do Lobato. O maior benefício desta nova etapa, a ser entregue no primeiro trimestre de 2020, será facilitar a integração entre ônibus e metrô para quem vive na região do Subúrbio Ferroviário, além de promover a circulação de veículos leves entre a Avenida Suburbana e a rodovia federal.
A orientação para os motoristas que seguem no sentido Salvador x Feira de Santana é trafegar pelas ruas da Estação Nova Esperança, passando pela Estação Pirajá, da Indonésia, Porto Rico e Avenida Cardeal Avelar Brandão Vilela até Estrada Velha de Ipitanga, na saída da Brasilgás. Já quem segue no sentido Feira x Salvador deve trafegar pelas ruas da Bolívia e Estrada de Campinas de Pirajá.
Com informações da Secom BA  13/12/2019


Divulgação

CBTU revitaliza túnel de transposição na Estação Eldorado no Metrô de BH

Transportes sobre trilhos  🚇

O túnel de transposição que interliga a estação à Rua Jequitibás passou por um intenso processo de revitalização que incluiu pintura de paredes, recuperação de pastilhas, limpeza de piso e a retirada de pichações e cartazes afixados indevidamente ao longo do túnel.

Da Redação
divulgação/CBTU
A Estação Eldorado está de cara nova para atender aos mais de 660 mil usuários que circulam mensalmente pelo local. Equipes de manutenção da CBTU-BH concluíram, na última semana, uma série de revitalizações nas dependências da unidade. O túnel de transposição que interliga a estação à Rua Jequitibás passou por um intenso processo de revitalização que incluiu pintura de paredes, recuperação de pastilhas, limpeza de piso e a retirada de pichações e cartazes afixados indevidamente ao longo do túnel.
De acordo com o coordenador de Via Permanente e Edificações, Leonardo Santos, a recomposição foi necessária para reverter os efeitos cumulativos da poluição visual que tomou conta do espaço. A remoção das pichações e cartazes deu nova vida ao lugar e vai ajudar a garantir mais segurança, limpeza e comodidade para quem trafega pela área.
Foram necessárias mais de 150 horas de trabalho para limpeza, raspagem e recomposição da estrutura, mas para manter a higiene e a preservação da estação será fundamental contar com o envolvimento de toda a comunidade. “Sabemos que não basta revitalizar, precisamos seguir juntos na missão de preservar o patrimônio público. Além de contar com a atuação das áreas de segurança e estações, é essencial que o usuário participe, ajudando a fiscalizar e a inibir ações irregulares, como pichações e a afixação indevida de cartazes”, destaca o coordenador.
Com informações da CBTU  13/12/2019

Ações para evitar novos desastres ambientais

Meio ambiente/Política  🐟  🐬

Foi realizada na quarta-feira (11/12) mais uma audiência pública da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), da Câmara dos Deputados, sobre o derramamento de óleo nas praias do Nordeste.  Na oportunidade, três cientistas de procedências diferentes relataram os efeitos do desastre ambiental e propuseram medidas para evitar novos acidentes.

Portogente
Imagem do site da
Agência Câmara dos Deputados.
Depois do desastre ambiental que atingiu diversas praias da região Nordeste, há que se pensar em ações preventivas, principalmente.
Por isso, foi realizada mais uma audiência pública da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), da Câmara dos Deputados, sobre o derramamento de óleo nas praias do Nordeste. Foi na quarta-feira (11/12). Na oportunidade, três cientistas de procedências diferentes relataram os efeitos do desastre ambiental e propuseram medidas para evitar novos acidentes.
Yara Schaeffer-Novelli, do Instituto de Oceanografia da Universidade de São Paulo (USP), criticou a demora do governo em agir para conter as manchas de óleo no litoral nordestino. A especialista questionou porque o Plano Nacional de Contingência, criado em 2013, não foi acionado a tempo. “A autoridade nacional operacional do Plano Nacional de Contingência teria sido, pela própria estrutura da lei, o Ministério do Meio Ambiente. Ele jogou a criança nos colos da Marinha”, disse.
Francisco Kelmo, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), apresentou dados de um estudo feito em uma amostra de recifes de corais próximo à Praia do Forte. Entre abril e outubro deste ano, o número de espécies caiu quase 47% e o número de animais diminuiu em quase 66%. O índice de branqueamento, que revela a contaminação dos corais e que tem média de 5 a 6% habitualmente, subiu para quase 52%.

Rede de satélites
O representante do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Ronald de Souza, detalhou a ação de correntes marinhas, dos ventos na costa brasileira e do regime de ondas. Ele enfatizou a importância de ações preventivas para evitar que desastres semelhantes aconteçam no futuro, pois reconheceu que, atualmente, não existe um sistema eficiente.
“A nossa proposta é instalar antenas de satélite que recebem dados de (outros) satélites que estão voando já, de outros países ou nossos mesmos, desde a ilha dos Açores, com a colaboração do governo de Portugal, até o sul do Brasil. Nós temos um sistema que já está didaticamente entendido de como tratar essas imagens e, principalmente, saber se aquele alvo colocado como óleo é realmente óleo, se é um falso óleo ou um alvo verdadeiro”, observou.
Fonte - Portogente  13/12/2018

quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Transferência de passageiros entre dois trens de Alta Velocidade em "movimento"

Transportes sobre trilhos/Tecnologia  🚅🚅

A transferência de passageiros entre dois trens de alta velocidade em movimento será possível graças aos Designers industriais que desenvolveram um projeto que eliminará o tempo gasto nas estações de transferência de passageiros entre trens de alta velocidade chamado "Priestmangoode. As Plataformas móveis sağlayan, irão permitir que os passageiros possam fazer  a troca de trem, passando de um para outro, com os dois trens em movimento permitindo que ambos possam continuar suas viagens sem parar.






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Aeroporto de Salvador amplia capacidade para 15 milhões de passageiros por ano

Turismo 

Após 18 meses do lançamento da pedra fundamental para a requalificação, ocorreu nesta quarta (11), a entrega oficial da primeira etapa das obras do Salvador Bahia AirPort,. O terminal recebeu um investimento de R$ 700 milhões, sendo R$ 516 milhões por meio de financiamento do Banco do Nordeste.

Da Redação
foto - Paula Fróes/Gov.BA
O governador da Bahia,Rui Costa, participou da entrega oficial da primeira etapa das obras do Salvador Bahia AirPort, na tarde desta quarta-feira (11). O ato ocorre após 18 meses do lançamento da pedra fundamental para a requalificação. O terminal recebeu um investimento de R$ 700 milhões, sendo R$ 516 milhões por meio de financiamento do Banco do Nordeste.
"Hoje temos condições dignas de receber passageiros domésticos e internacionais, com toda infraestrutura necessária, inclusive com uma estação do metrô aqui ao lado. Nós reclamávamos há anos a necessidade de uma concessão pública para o Aeroporto de Salvador. Temos também outros projetos na Bahia, como o novo aeroporto de Porto Seguro, que devemos licitar no ano que vem. Além disso, precisamos intensificar o debate para promover mais conectividade no Nordeste, com companhias de baixo custo, aumentando o fluxo de turistas", afirmou Rui.
Segundo a empresa francesa Vinci AirPorts, administradora do terminal, o calendário de obras foi cumprido no prazo previsto e envolveu direta e indiretamente dois mil trabalhadores. O aeroporto de Salvador ganhou um novo píer com seis portões de embarque. "Nosso objetivo é melhorar o serviço e trazer mais voos. Como resultado das obras, agora em dezembro, vamos iniciar novos voos para Santiago com duas companhias, a Sky e a JetSmart", explicou o diretor-presidente da Vinci Airports, Julio Ribas.
São 22 mil metros quadrados de área construída. Com este incremento, o aeroporto amplia a capacidade de 10 para 15 milhões de passageiros por ano. As obras envolveram ainda a ampliação do pátio de aeronaves em 45 mil metros quadrados e do espaço para
Com informações da Seinfra  12/12/2018

Jovem empresário cria sistema para interceptar plástico dos rios

Meio ambiente  🚤

O mecanismo, segundo Boyan Slat, seria capaz de recuperar nossas águas em apenas cinco anos. Da ideia ousada, nasceu a The Ocean Cleanup.O primeiro dispositivo usado pela empresa em 2018 precisou voltar à terra firme antes do previsto. O inconveniente não desanimou Boyan. Hoje com 25 anos, ele desenvolveu um novo sistema, apelidado de The Interceptor.

Revista Amazônia

Você deve lembrar de Boyan Slat. Aos 18 anos, ele criou um sistema para limpar o plástico dos oceanos. O mecanismo, segundo ele, seria capaz de recuperar nossas águas em apenas cinco anos. Da ideia ousada, nasceu a The Ocean Cleanup.
O primeiro dispositivo usado pela empresa em 2018 precisou voltar à terra firme antes do previsto. O inconveniente não desanimou Boyan. Hoje com 25 anos, ele desenvolveu um novo sistema, apelidado de The Interceptor.
Diferentemente do projeto anterior, que continua em curso, a ideia do novo mecanismo é interceptar o plástico antes mesmo de que ele chegue aos oceanos. Com isso, o trabalho de limpeza seria reduzido significativamente.
O equipamento vem sendo desenvolvido desde 2015 e funciona movido apenas a energia solar, com baterias de íon-lítio integradas. Isso oferece mais autonomia ao dispositivo, sem causar ruídos ou fumaça.
Acredita-se que o veículo seja capaz de extrair cerca de 50 mil quilos de lixo por dia – a quantia pode dobrar em condições otimizadas. Para capturar o plástico de maneira mais efetiva, ele foi projetado para seguir o fluxo natural dos rios.
Com funcionamento autônomo, o sistema pode funcionar 24 horas por dia. Quando sua capacidade atinge o limite, uma mensagem é automaticamente enviada aos operadores locais, que direcionam o barco à costa e encaminham os detritos recolhidos para reciclagem.
Dois interceptores já estão em funcionamento, em Jacarta (Indonésia) e em Klang (Malásia). Além destas cidades, o sistema deve ser implementado no Delta do Rio Mekong, no Vietnã, e em Santo Domingo, na República Dominicana.
A escolha de instalar o equipamento em rios se deve a uma pesquisa realizada pela The Ocean Cleanup. O levantamento apontou que mil rios seriam responsáveis por aproximadamente 80% da poluição plástica dos oceanos. Segundo a empresa, a expectativa é instalar interceptores nestes rios até 2025.
Fonte - Revista Amazônia  12/12/2019

CCR Metrô Bahia inova em segurança operacional

Transportes sobre trilhos  🚇

CCR Metrô Bahia inova no monitoramento dos trilhos - Diferentemente das malhas subterrâneas, o sistema metroviário de Salvador e Lauro de Freitas corre sobre a superfície, ficando exposto a todo tipo de intervenção inesperada. O cabeamento de fibra ótica incorporado ao sistema leva ao centro de controle informações originadas das frequências de vibração, como uma espécie de sonar.

Mobilidade Estadão/Revista Ferroviária
foto - ilustração/arquivo
Uma tecnologia que combina o uso de fibra ótica com recursos de inteligência artificial para identificar eventuais interferências nos trilhos, capazes de colocar em risco o bom desempenho operacional. Essa é a avançada solução de gerenciamento da faixa de domínio metroviária entregue pela CCR EngelogTec, unidade de desenvolvimento de tecnologias do Grupo CCR, aos passageiros da CCR Metrô Bahia, concessionária responsável pela administração do metrô de Salvador (BA).
Diferentemente das malhas subterrâneas, o sistema metroviário de Salvador e Lauro de Freitas corre sobre a superfície, ficando exposto a todo tipo de intervenção inesperada. O cabeamento de fibra ótica incorporado ao sistema leva ao centro de controle informações originadas das frequências de vibração, como uma espécie de sonar. Caso ocorra qualquer evento fora do padrão, um alarme aciona a equipe para providências imediatas. Em funcionamento desde outubro, a tecnologia passou por testes de aprendizado até ganhar maturidade para detectar os possíveis eventos, desde objetos até pedestres nos trilhos.
"Tínhamos um desafio grande em busca de minimizar as intervenções nas vias, que levavam a reduzir a velocidade ou mesmo a parar o trem", conta André Costa, diretor da CCR EngelogTec. "Agora temos recursos para agir de maneira rápida e com alto nível de precisão", explica o diretor.

Crescimento com qualidade
O diretor lembra que essa tecnologia está alinhada à estratégia de inovação da concessionária, que tem como princípios a valorização da segurança e a elevação da qualidade da prestação de serviço. "Poderíamos recorrer ao uso de câmeras, mas a instalação seria complexa, menos eficiente e mais onerosa. Para a realidade de um metrô de superfície, a fibra ótica se apresenta como a opção mais inteligente", avalia Costa.
Ao viabilizar um transporte mais seguro e fluido, com menos interrupções no serviço, a inovação surge como um fator essencial para que o sistema metroviário local continue sendo um dos que mais crescem no País. O empreendimento, da ordem de R$ 5,8 bilhões, é um exemplo de parceria público-privada (PPP) bem-sucedida. O contrato de 30 anos, assinado em 2013, tornou a CCR responsável pela construção, manutenção e operação do sistema.
Iniciado com quatro estações e seis 6 quilômetros de trilhos, o sistema opera atualmente com duas linhas, vinte 20 estações, oito terminais de ônibus integrados e 400 mil passageiros transportados por dia. É, também, um dos poucos sistemas de metrô do País que ligam o aeroporto ao centro da cidade.
"O sistema metroviário de Salvador e Lauro de Freitas é um projeto muito bem-sucedido de implantação, combinado com a operação, que vem transformando a mobilidade urbana da capital baiana e região metropolitana", destaca o diretor-presidente da CCR Metrô Bahia, Rodolfo Gonzalez. "Oferecer um serviço cada vez mais seguro e eficiente é um compromisso diário da CCR Metrô Bahia. Por isso, estamos investindo cada vez mais em inovação e tecnologia."
Fonte - Revista Ferroviária  12/12/2019

Fluxo de passageiros no Aeroporto de Aracaju cresce 27%

Turismo  ✈

O número representa crescimento de 27% em relação aos 76,2 mil viajantes contabilizados de 17 de dezembro de 2018 a 6 de janeiro deste ano. No período, o terminal sergipano deve receber 17 voos extras, operados pelas companhias Gol e Azul.

Portogente
Portogente
O Aeroporto Internacional de Aracaju/Santa Maria (SE) deve receber 98 mil passageiros no período da alta temporada, entre 16 de dezembro e 5 de janeiro de 2020. O número representa crescimento de 27% em relação aos 76,2 mil viajantes contabilizados de 17 de dezembro de 2018 a 6 de janeiro deste ano. No período, o terminal sergipano deve receber 17 voos extras, operados pelas companhias Gol e Azul.
Para garantir a fluidez nas operações e no funcionamento de toda infraestrutura aeroportuária durante o feriadão, uma série de ações foi adotada para atender ao aumento do fluxo de passageiros e manter o conforto e a segurança dos usuários. Equipes de segurança e operações serão reforçadas, se necessário, por meio de remanejamento das escalas de trabalho. Em caso de esclarecimentos dos passageiros, estarão de prontidão os "amarelinhos", funcionários de colete amarelo com a frase "Posso Ajudar/May I Help You?".
O aeroporto da capital sergipana tem capacidade para receber até 4 milhões de passageiros ao ano. Atualmente, operam no terminal as companhias Azul, Gol e Latam, com voos regulares que ligam Aracaju às cidades de Guarulhos (SP), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Salvador (BA) e Recife (PE).
Localizado na Zona Sul da cidade, o Aeroporto de Aracaju/Santa Maria atende, principalmente, executivos e turistas em busca de negócios, de lazer e dos ótimos passeios que a região oferece. Além disso, o terminal conta com operações diárias de helicópteros, que transportam funcionários para as plataformas de petróleo do litoral de Sergipe e de Alagoas.
Fonte - Portogente  12/12/2019

quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

América Latina volta ao topo da agenda de política externa da Rússia, diz senador

Política/Internacional  🔍

A América Latina está no topo das prioridades da política externa russa, declarou o presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado da Rússia, Konstantin Kosachev.O senador encontra-se em visita a Buenos Aires para acompanhar a posse do novo presidente argentino, Alberto Fernández, realizada nesta terça-feira (10).

Sputnik
Presidente do Comitê de Relações Exteriores do Senado russo
 Konstantin Kosachiov
© Sputnik / Vladimir Fedorenko
A América Latina está no topo das prioridades da política externa russa, declarou o presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado da Rússia, Konstantin Kosachev.
A América Latina está no topo das prioridades da política externa russa, declarou o presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado da Rússia, Konstantin Kosachev.
O senador encontra-se em visita a Buenos Aires para acompanhar a posse do novo presidente argentino, Alberto Fernández, realizada nesta terça-feira (10).
"Reposicionamos a América Latina na escala de prioridades da política externa russa [...] Esteve um pouco esquecida durante um período bastante longo, mas esses tempos ficaram para trás", declarou.
De acordo com o senador, a Rússia quer aproximar as relações bilaterais com os países da região, em contexto no qual os Estados Unidos ressuscitam a Doutrina Monroe, segundo a qual a América Latina é esfera de influência dos EUA.
"O interesse [da Rússia] pela América Latina é evidente, tanto a nível empresarial quanto político", disse Kosachev.
O senador lembrou, no entanto, que os Estados Unidos se opõem politicamente ao estreitamento de relações entre a Rússia e América Latina, alertando para possíveis provocações.

Da teoria à prática
Kosachev reuniu-se com o presidente recém-empossado Alberto Fernández e transmitiu um convite de Vladimir Putin para que o presidente argentino visite a Rússia.
De acordo com ele, "Fernández aceitou com satisfação e solicitou que transmitisse ao presidente da Rússia que ele fará todo o possível para atender ao convite", disse.
As partes estimam que a visita possa ser realizada no ano que vem. A delegação russa também foi recebida pela vice-presidente Cristina Kirchner, que foi convidada pela presidente do Senado russo, Valentina Matvienko, a visitar Moscou.
Fonte - Sputnik  11/12/2019

Bahia terá mais de 14 mil voos para atender demanda turística no verão

Turismo 

Somente para o aeroporto de Salvador está previsto, segundo a administradora Vinci Airports, o desembarque de 11.574 voos (sendo 567 extras também de chegada), entre dezembro e março.Para Porto Seguro, outro destino badalado do Estado, a média de voos chega a 2.630, do início de dezembro ao fim de fevereiro, sendo 1.429 frequências regulares e 1.201 correspondentes a extras, fretamentos e charters

Da Redação
foto - ilustração - Pregopontocom
Com a chegada da alta estação, a oferta de voos para a Bahia aumenta significativamente, para atender os muitos turistas que procuram os destinos baianos nas férias. Somadas as médias previstas para os aeroportos dos grandes municípios turísticos, como Salvador, Porto Seguro e Ilhéus, o número de desembarques, entre frequências regulares e extras, ultrapassa os 14 mil na alta temporada.
Somente para o aeroporto de Salvador está previsto, segundo a administradora Vinci Airports, o desembarque de 11.574 voos (sendo 567 extras também de chegada), entre dezembro e março.
Para Porto Seguro, outro destino badalado do Estado, a média de voos chega a 2.630, do início de dezembro ao fim de fevereiro, sendo 1.429 frequências regulares e 1.201 correspondentes a extras, fretamentos e charters, informa a supervisora do aeroporto, Elainy Cordeiro de Oliveira.
Em Ilhéus, o período da alta temporada, compreendido entre 20 de dezembro e 2 de fevereiro, conta com um total de 491 voos, sendo que 184 destes serão extras, de acordo com a assistente administrativa Gessiane Santana, da Socicam Aeroportos.
A cidade de Lençóis, considerada o portal da Chapada Diamantina, contará com um voo extra da companhia Azul nas terças-feiras de janeiro, no aeroporto Coronel Horácio de Matos. Ele se soma a outras duas operações semanais, realizadas as quintas-feiras e domingos, totalizando 13 voos de chegada no mês de janeiro.
Em Vitória da Conquista, outro município estratégico para acesso à zona turística Chapada Diamantina, o aeroporto Glauber Rocha terá acrescido às suas 64 operações mensais de chegada duas operações extras semanais da Gol Linhas Aéreas, entre 22 de dezembro e 7 de janeiro, informa o superintendente da Socicam no município, Ricardo Alves.

Companhias
Para atender a demanda de verão, a Azul Linhas Aéreas disponibilizou 592 voos extras para a Bahia entre 20 de dezembro e 3 de fevereiro. Essa capacidade adicional representa uma oferta de 69.357 assentos em voos de e para o Estado. Da parte da Latam, haverá um contingente extra de 90 voos operados na rota Guarulhos-Porto Seguro.
A Gol Linhas Aéreas anunciou a criação de mais de 4.500 voos extras entre os meses de dezembro e março para atender a todo o Brasil e exterior. A maior parte das operações acontece nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul. Serão 12 novas rotas no período, incluindo Curitiba a Salvador, Confins a Porto Seguro e São Paulo a Ilhéus. Esta última permanece na malha regular da empresa após março de 2020.

Incentivos
Aumentar a conectividade aérea é uma das principais ações da Secretaria do Turismo da Bahia (Setur) para atrair mais turistas aos destinos baianos. Ao longo do ano, diálogos e negociações foram realizados com diversas companhias aéreas para aumentar a oferta de voos para o Estado.
"A ampliação da malha aérea é fundamental para que o número de turistas que circulam pela Bahia cresça, por isso fizemos um trabalho constante de prospecção de novos voos junto a empresas aéreas e agências no Brasil e no exterior ao longo do ano, com o incentivo das novas medidas determinadas pelo Governo do Estado", afirma o secretário estadual do Turismo, Fausto Franco.
Em julho, o governador Rui Costa anunciou um pacote de incentivos à expansão das operações de transporte aéreo de passageiros na Bahia. De acordo com o decreto 19.116, a alíquota mínima de ICMS sobre o querosene de aviação (QAV) passou a ser de 3%, para empresas que cumprirem critérios relativos à ampliação do número de assentos nos voos operados em aeroportos baianos. Já a alíquota máxima caiu de 18% para 12%. O pacote também prevê alíquotas intermediárias.
O resultado foi a implantação de mais de 215 novas frequências ao longo do segundo semestre. Um dos acordos foi mantido com a empresa chilena JetSmart, para a operação de três voos semanais low cost (de baixo custo) entre Santiago, no Chile, e Salvador, a partir de 27 de dezembro.
Com informações da Seinfra BA  11/11/2019

CBTU promove 10º edição do "Trem Natalino" nesta sexta-feira em Natal(RN)

Transportes sobre trilhos  🎅

O evento que já virou tradição, hoje é uma festa aguardada por inúmeras crianças, e contará com atividades lúdicas, performances musicais e apresentações teatrais.O “Trem Natalino” ocorrerá nesta sexta-feira (13), a partir das 9h, na Estação Ferroviária de Natal, localizada no bairro da Ribeira.

Da Redação
divulgação/CBTU
Há 10 anos a CBTU inicia o mês de dezembro no espírito natalino, a iniciativa e mobilização da Superintendência de Natal traz uma ação em prol das crianças carentes que vivem nas comunidades existentes no entorno das linhas férreas, por meio do Projeto “Trem Natalino”.
O evento que já virou tradição, hoje é uma festa aguardada por inúmeras crianças, e contará com atividades lúdicas, performances musicais e apresentações teatrais que reforçarão as orientações repassadas pela Companhia no decorrer do ano, através do Projeto “CBTU nas Escolas”, no qual uma equipe de técnicos da CBTU percorre várias instituições de ensino, centros de convivências e ong´s da grande Natal, realizando palestras e a distribuição de material ludo educativo, voltado para prevenção a acidentes no sistema ferroviário, o zelo com o patrimônio público, assim como estreitando os laços da Companhia com as comunidades lindeiras, por intermédio das crianças.
O “Trem Natalino” ocorrerá nesta sexta-feira (13), a partir das 9h, na Estação Ferroviária de Natal, localizada no bairro da Ribeira. A expectativa é que mais de 500 crianças, com idade entre 5 e 12 anos, matriculadas nas instituições de ensino ou frequentadoras de projetos sociais dessas localidades, compareçam ao evento. Ao fim da manhã, o Papai Noel desembarcará do trem, juntamente com os empregados da CBTU para realizar a entrega dos brinquedos, arrecadados pelos próprios ferroviários.
Com informações da CBTU Natal 11/12/2019

Sistema Ferry-Boat opera com 4 embarcações e tem movimento tranquilo nesta quarta(11)

Travessia marítima  🚢

O sistema opera nesta quarta(11) com as embarcações,Dorival Caymmi, Zumbi dos Palmares, Ivete Sangalo e Maria Bethânia.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
A ITS, administradora do sistema Ferry-Boat que opera a travessia marítima entre a ilha de Itaparica e Salvador, informa que estão em operação nesta quarta (11),as embarcações,Dorival Caymmi, Zumbi dos Palmares, Ivete Sangalo e Maria Bethânia.A operação segue com saídas nos horários regulares com intervalos de uma hora entre cada partida.O movimento é tranquilo para veículos e passageiros nos dois terminais, São Joaquim e Bom Despacho. O embarque de caminhões e veículos pesados segue normal, com fluxo sem filas.
Mais informações pelo Tel número 0800 028 2723 ou através do e-mail demandastravessias@sollobrasil.com.br
Com informações da ITS 11/12/2019

Omissão do governo no derramamento de óleo no Nordeste

Sustentabilidade  🌊

Foi aprovado, por unanimidade, o relatório parcial da Comissão Externa que acompanha as investigações do derramamento e óleo no Nordeste. O parecer do grupo concluiu que os órgãos federais foram omissos diante do desastre e que o atraso na tomada de decisões reduziu as possibilidades de minimizar os impactos ecológicos e socioeconômicos.


Portogente*
Agência Câmara de Notícias
É o que aponta texto aprovado na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (10/12), que também conclui que não houve alerta e pronta orientação às prefeituras e às comunidades locais, nem informação clara acerca da toxidade do óleo
Foi aprovado, por unanimidade, o relatório parcial da Comissão Externa que acompanha as investigações do derramamento e óleo no Nordeste. O parecer do grupo concluiu que os órgãos federais foram omissos diante do desastre e que o atraso na tomada de decisões reduziu as possibilidades de minimizar os impactos ecológicos e socioeconômicos.
“A demora de seu acionamento e a articulação deficiente entre atores mostram que não se trata de um sistema apto e preparado para atuar em suas funções. A forma de atuação do Governo assemelhou-se, muito mais, a uma forma de experimentação das ações de resposta, as quais, lamentavelmente, apresentaram diversas falhas graves facilmente identificáveis”, aponta o documento.
O relatório parcial também conclui que não houve alerta e pronta orientação às prefeituras e às comunidades locais, nem informação clara acerca da toxidade do óleo e dos riscos de contaminação. Outra crítica levantada pelo relator é que não houve informações sobre estudos de previsão de chegada das manchas.

Ajuda tardia
Quanto à ajuda emergencial às famílias afetadas, o parecer também aponta atraso do governo, especialmente para os pescadores e os marisqueiros. O relatório afirma que a ajuda veio somente em 28 de novembro de 2019, três meses depois de iniciado o desastre.
“O óleo derramado impactou diversos ecossistemas sensíveis – praias, mangues, recifes, arrecifes e estuários, cuja conservação é essencial para a perpetuação da vida marinha. Mangues e recifes são verdadeiros berçários naturais, constituindo o local de reprodução de inúmeras espécies de peixes e mariscos. Adicionalmente, pelo menos quinze unidades de conservação foram atingidas, incluídos Parques Nacionais, Reservas Extrativistas e Áreas de Proteção Ambiental”, diz o parecer.
* Com informações da Agência Câmara de Notícias
Fonte - Portogente  11/12/2019

terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Obras de novo viaduto da Linha Azul alteram trânsito na BR-324

Infraestrutura/Trânsito  🚗

Os motoristas que costumam trafegar à noite devem ficar atentos às placas de sinalização para as mudanças e desvios nos dois sentidos da rodovia e com a interdição no trânsito da BR-324, entre esta quinta-feira (12) e o próximo dia 22, no trecho do viaduto da Estação Pirajá ao viaduto da Brasilgás. De acordo com o diretor de Infraestrutura e Edificações Públicas da Conder, Francisco Fonseca, a alteração no trânsito tem o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Concessionária ViaBahia e ocorrerá sempre no intervalo de tempo de menor movimento da rodovia (entre 22h e 5h). 

Da Redação
divulgação/Secom BA
A Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder) e o Consórcio Transoceânico Salvador, responsáveis pela construção da Linha Azul, informam que haverá mudanças com a interdição no trânsito da BR-324, entre esta quinta-feira (12) e o próximo dia 22, no trecho do viaduto da Estação Pirajá ao viaduto da Brasilgás.
Os motoristas que costumam trafegar à noite devem ficar atentos às placas de sinalização dos desvios nos dois sentidos da rodovia. De acordo com o diretor de Infraestrutura e Edificações Públicas da Conder, Francisco Fonseca, a alteração no trânsito tem o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Concessionária ViaBahia e ocorrerá sempre no intervalo de tempo de menor movimento da rodovia (entre 22h e 5h).
“Durante esse período, será realizada uma operação especial para içamento de dez vigas pré-moldadas do novo viaduto sobre a BR-324, cada uma pesando cerca de 70 toneladas, o que exige o transporte por carretas e a utilização de guindastes”, afirma o diretor. O novo viaduto em construção na BR-324, com extensão de quase 100 metros, integra a Ligação Lobato x Pirajá, etapa da Linha Azul que compreende um complexo formado por uma nova via em pista dupla, com duas faixas por sentido, quatro túneis e seis viadutos.
Fonseca ressalta que o maior benefício desta nova etapa, a ser entregue no primeiro trimestre de 2020, será facilitar a integração entre ônibus e metrô para quem vive na região do Subúrbio Ferroviário, além de promover a circulação de veículos leves entre a Avenida Suburbana e a rodovia federal. A Linha Azul permitirá a ligação direta entre a orla de Patamares e o bairro do Lobato.
“Atualmente, os moradores da região do Lobato têm a Estação do Retiro como opção mais próxima para fazer a integração, percorrendo um trecho de aproximadamente 10 quilômetros entre a Suburbana, Baixa do Fiscal, Largo do Tanque e Avenida San Martin, até chegar ao Retiro. Com a conclusão da Ligação Lobato x Pirajá, o trecho a ser percorrido para chegar à Estação Pirajá será de apenas 2 quilômetros. Se falarmos em tempo de deslocamento, o ganho ainda é mais significativo. A estimativa é que caia de uma hora nos horários de pico para apenas 10 minutos”, prevê o diretor da Conder, empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur).

Linha Azul
Parte do conjunto extenso de obras de mobilidade do Governo do Estado que impactaram o trânsito em áreas sensíveis de Salvador, como as regiões das avenidas Paralela, Bonocô, Tancredo Neves e Luís Eduardo Magalhães, colocando a capital baiana como uma das poucas a reduzir os congestionamentos, a Linha Azul representa um investimento da ordem de R$ 647 milhões e irá promover um novo vetor desenvolvimento para a capital baiana, além da integração dos sistemas de transporte nas Estações Pirajá e Pituaçu.
Uma das etapas da Linha Azul já entregues, em março de 2018, foi a interligação das avenidas Pinto de Aguiar e Gal Costa, por meio de quatro túneis — sendo dois deles sob a Paralela. Já as obras de duplicação da Avenida Gal Costa seguem em execução, após a entrega do trecho que vai até a Estrada do Mandu, em São Marcos.

Desvios:
Sentido Salvador x Feira – Trafegar pelas ruas da Estação Nova Esperança, passando pela Estação Pirajá, da Indonésia, Porto Rico e Avenida Cardeal Avelar Brandão Vilela até Estrada Velha de Ipitanga, na saída da Brasilgás.
Sentido Feira x Salvador – Trafegar pelas ruas da Bolívia e Estrada de Campinas de Pirajá.
Com informações da Secom BA  10/12/2019

Frota de TUEs no Brasil decresce

Transportes sobre trilhos  🚄  🚇

A estagnação do mercado, que sofre com a baixa de encomendas, e a quantidade de composições aposentadas no último ano contribuíram para essa pequena redução.Entre as operadoras que receberam novos trens entre 2018e 2019 estão CPTM e SuperVia. Na companhia paulista, foram 14 novas composições entregues pela CAF e Hyundai-Rotem. Do lote de 65 trens encomendados em 2016, faltam dois da CAF entrarem em operação (um será entregue até o fim de 2019 e outro está em testes, segundo a operadora).

Revista Ferroviária
foto - Henrique Freire
A frota brasileira de TUEs (Trens Unidade Elétrica) atualmente é composta por 916 unidades e 4.924 carros. O número representa duas unidades a menos na comparação ao total registrado em 2018, quando foram contabilizados 918 TUEs e 4.948 carros. A estagnação do mercado, que sofre com a baixa de encomendas, e a quantidade de composições aposentadas no último ano contribuíram para essa pequena redução.
Entre as operadoras que receberam novos trens entre 2018e 2019 estão CPTM e SuperVia. Na companhia paulista, foram 14 novas composições entregues pela CAF e Hyundai-Rotem. Do lote de 65 trens encomendados em 2016, faltam dois da CAF entrarem em operação (um será entregue até o fim de 2019 e outro está em testes, segundo a operadora).
Em setembro último, a empresa recebeu o primeiro dos oitos trens encomendados ao consórcio Temoinsa-CRRC/Sifang para a Linha 13-Jade. A composição encontra-se em testes no pátio de Presidente Altino e, por isso, não foi contabilizada na tabela. O restante da frota será entregue até o início de 2020, garantiu a companhia.
Por outro lado, a operadora aposentou 26 trens no último ano - a maioria fabricada entre as décadas de 1960 e1980: nove composições da série 1700, da Mafersa; 12 da série 2100, da CAF (que operavam na Linha 10-Turquesa); quatro da série 4400, da FNV/Cobrasma; e uma da série 3000 da Siemens. De acordo com a CPTM, esses trens foram substituídos pelos novos da CAF e da Hyundai-Rotem. A substituição por composições mais modernas não gerou impacto na operação, afirmou a empresa.
O presidente da CPTM, Pedro Tegon Moro, disse em entrevista à Revista Ferroviária que espera lançar um edital para a compra de 34 novos trens de oito carros cada até o fim deste ano. Moro não especificou qual seria a forma de financiamento utilizada pelo governo estadual; entre as possibilidades está o Retrem, programa lançado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, que utiliza recursos do FGTS e do BNDES para aquisição e modernização de frota.
Já a SuperVia recebeu 12 novos trens da Alstom entre 2018 e 2019, todos do modelo 5000. Os TUEs foram produzidos na fábrica de Tatuapé, em São Paulo. No mesmo período, a operadora tirou de circulação duas unidades sem ar-condicionado, modelo 900R, fabricadas pela Cobrasma em 1981. Até o fim de 2019, a companhia prevê aposentar outros seis TUEs sem ar-condicionado, mas não especificou os modelos.

Frota inativa
O Metrô de São Paulo apresentou redução de frota por conta da transferência de 26 trens da Frota P, fabricada pela CAF, para a ViaMobilidade, atual operadora da Linha 5-Lilás. A concessionária ainda espera receber mais oito trens da Frota F, também previstos para a Linha 5, que se encontram em modernização (implementação do sistema de sinalização CBTC pela Bombardier). O Metrô SP é o responsável por esse processo e diz que até o fim do ano os trens devem voltar à operação. Esses oito trens foram contabilizados como frota inativa na tabela - o que justifica o aumento do total de inativos na comparação com 2018.
Ainda sobre as unidades fora de operação, o Metrô de Recife teve destaque: no momento são 15 TUEs inativos de uma frota total de 40 trens. Metrô de Belo Horizonte, Metrô-DF, SuperVia e Trens Urbanos de Salvador são as outras operadoras que registraram TUEs fora de operação por motivos de manutenção/reparos.
Fonte - Revista Ferroviária  10/12/2019

Prefeitura de São Luís revitaliza canteiros centrais em corredores viários da capital

Urbanismo  🌱🌴

Ação visa proporcionar mais segurança viária e o bem-estar de pedestres; avenidas como Carlos Cunha e Franceses recebem serviços.As obras, que seguem orientação do prefeito Edivaldo Holanda Junior, são de coordenação da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) e visa melhorias na paisagem urbanística, segurança viária e o bem-estar da população e visitantes. 

Da Redação
foto - Juracy Maereles
A Prefeitura de São Luís está revitalizando os canteiros centrais nas avenidas dos Franceses e Carlos Cunha, dois importantes corredores viários da capital maranhense. As obras, que seguem orientação do prefeito Edivaldo Holanda Junior, são de coordenação da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) e visa melhorias na paisagem urbanística, segurança viária e o bem-estar da população e visitantes.
“Por determinação do prefeito Edivaldo Holanda Junior, estamos revitalizando o canteiro central da Avenida dos Franceses e de outros importantes corredores viários e pontos de conexão entre diversos bairros da capital, sendo fundamental para a paisagem urbana. A obra vai melhorar tanto o aspecto urbanístico quanto a finalidade básica, do ponto vista funcional da via, que é segregar os diferentes fluxos de tráfego. Além de garantir mais segurança aos pedestres”, pontuou o secretário de Obras e Serviços Públicos, Antonio Araújo.
foto - Juracy Meireles
Os trabalhos estão sendo executados por etapas. Na Avenida dos Franceses a primeira etapa dos serviços se concentram nos trechos próximos ao Dentran, onde equipes estão executando a recuperação dos meios-fios e calçamento do canteiro central. O próximo trecho a receber a requalificação será o canteiro localizado entre o Detran e o Viaduto do Café, na Radional. Outra etapa será executada no trecho que começa logo após o viaduto Alcione Nazaré até o Hospital Aldenora Belo, no Apeadouro.
Na Avenida Professor Carlos Cunha equipes prosseguem executando a recuperação do canteiro ao longo da via. Está sendo feito a retirada dos meios-fios danificados e outros novos são aplicados nas fileiras.

Outros ServiçosA Prefeitura de São Luís segue executando o cronograma diário de manutenção asfáltica em diversos bairros da capital, assim como os serviços de desobstrução e limpeza de galerias, bueiros e bocas de lobo. As ações são realizadas todos os dias, como forma de prevenção a possíveis danos no período chuvoso.
Nesta terça-feira (10) equipes de manutenção asfáltica aturam na Estrada do Rio Pimenta; na Avenida Brasil do Habitacional Turu; Rua do Aririzal; Rua da Espanha; e Avenida do Vaticano. Já as equipes de drenagem se concentraram em trechos da Avenida Guajajaras, no São Cristóvão; na Rua 1º de Novembro do São Bernardo, executando a desobstrução manual de galerias; e no bairro João Paulo estão recuperando galeria.
Fonte - São Luis Agência de Notícias  10/12/2019

João Pessoa(PB) realiza a 2ª Audiência Pública do Plano Diretor de Mobilidade Urbana nesta quarta-feira(11)

Mobilidade  🚗 🚌 👪

O Plano Diretor de Mobilidade Urbana da Microrregião de João Pessoa será o principal instrumento de planejamento dos sistemas de circulação e transporte pelos próximos anos. Nele, irão constar os objetivos e ações para os horizontes futuros da cidade (a médio e longo prazo, 10 e 20 anos, respectivamente), buscando um trânsito seguro para todos, com destaque para os não motorizados, e um transporte público mais eficiente.

Da Redação
foto - ilustração
Nesta quarta-feira (11), haverá a 2ª Audiência Pública do Plano Diretor de Mobilidade Urbana (PDMU) da Microrregião de João Pessoa. O encontro é aberto a toda população e tem como objetivo apresentar o diagnóstico das pesquisas realizadas pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP). A reunião acontece das 9h às 13h, no auditório do Ministério Público da Paraíba.
De acordo com o superintendente de Mobilidade Urbana, Adalberto Araújo, a participação da sociedade é fundamental para o sucesso desse processo. “Esse é um plano que tem sido construído com muito empenho e a concretização do seu êxito depende muito do envolvimento popular. Este é o documento que vai definir o futuro da mobilidade na Capital”, afirmou.
O Plano Diretor de Mobilidade Urbana da Microrregião de João Pessoa será o principal instrumento de planejamento dos sistemas de circulação e transporte pelos próximos anos. Nele, irão constar os objetivos e ações para os horizontes futuros da cidade (a médio e longo prazo, 10 e 20 anos, respectivamente), buscando um trânsito seguro para todos, com destaque para os não motorizados, e um transporte público mais eficiente.
Com o PDMU, serão definidas diretrizes e propostas, que serão consolidadas como lei, para que a Microrregião de João Pessoa tenha uma mobilidade de melhor qualidade, seguindo o que já determina o Plano Diretor Municipal (Decreto N.º 6.499, de 20 de março de 2009), que consolida a Lei Complementar nº 03 de 30 de dezembro de 1992 e a Lei Complementar n.º 054 de 23 de dezembro de 2008. Desta forma, os recursos serão direcionados corretamente, conforme a dinâmica da cidade, atendendo as reais necessidades da população.
Com informações da Prefeitura de João Pessoa  09/12/2019

segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

Autorizada ampliação da linha 1 do Metrô de Salvador até Cajazeiras/Águas Claras

Transportes sobre trilhos  🚇

O novo tramo contará com duas estações: uma em Campinas de Pirajá e outra em Águas Claras/Cajazeiras, onde também será construído um terminal de integração. O trecho terá 5,5 quilômetros de extensão, implantado pelo lado esquerdo da Rodovia BR-324, no sentido Salvador/ Feira de Santana, começando no KM-622, em Pirajá, e seguindo até o KM-616 (viaduto de Águas Claras).

Da Redação
foto - Carol Garcia Gov.BA
O metrô de Salvador vai chegar ao bairro de Cajazeiras, passando por Águas Claras, na região onde será construída a nova rodoviária. A ordem de serviço para a construção do tramo 3 foi assinada pelo governador Rui Costa nesta segunda-feira (9), no estacionamento da estação de Pirajá. O novo tramo contará com duas estações: uma em Campinas de Pirajá e outra em Águas Claras/Cajazeiras, onde também será construído um terminal de integração. O trecho terá 5,5 quilômetros de extensão, implantado pelo lado esquerdo da Rodovia BR-324, no sentido Salvador/ Feira de Santana, começando no KM-622, em Pirajá, e seguindo até o KM-616 (viaduto de Águas Claras).
O governador Rui Costa destacou que Salvador está recebendo o maior investimento da história em obras de mobilidade urbana. "São mais de R$ 10 bilhões aplicados em obras de mobilidade. A estação de Águas Claras vai ficar junto à nova rodoviária, criando ali um novo vetor de desenvolvimento e um novo polo de geração de emprego tanto para o povo daquela região quanto para os moradores de Cajazeiras, Águas Claras, e Fazenda Grande, e também para a população do subúrbio ferroviário. Nós estamos estimando que cerca de dez mil empregos serão gerados com a obra, além dos que serão gerados no equipamento e à margem da via, na nova rodoviária e nas estações de metrô”.
Rui ainda revelou que o metrô será ampliado também em direção à Barra e ao Campo Grande. "Esse mês nós concluímos os estudos de topografia, sondagem em geologia daquela região do centro. Nós pretendemos ampliar o metrô para o centro também, chegando até o Campo Grande. Serão mais três estações, incluindo uma na Graça e outra na Barra. Agora será licitado o anteprojeto e ano que vem devemos licitar a obra".

Melhora no trânsito
O novo trecho até Cajazeiras vai custar mais de R$ 424 milhões e a previsão de conclusão é de 24 meses, reduzindo o número de veículos nas ruas e facilitando a vida de baianos e turistas. De acordo com o presidente da CCR metrô Bahia, Rodolfo González, a ampliação autorizada nesta segunda-feira e o projeto de ampliação até o Campo Grande mostram o sucesso da implantação do sistema metroviário em Salvador.
"No mês de dezembro já estamos com a média de 400 mil usuários por dia. No dia da Black Friday nós tivemos 428 mil passageiros e isso vai aumentar com o novo trecho. Quem pegar o metrô em Cajazeiras vai estar na Lapa em 20 minutos e em uma hora estará no aeroporto internacional. Então será um trecho muito importante, especialmente pela localização da nova rodoviária, que vai proporcionar um fluxo importante de usuários, além de descongestionar a área do Iguatemi, que atualmente está lotada", comentou Rodolfo González.
O secretário da Casa Civil, Bruno Dauster, disse que a tendência é que o número de passageiro cresça à medida que novas estações vão sendo inauguradas. "Com as duas alterações previstas, uma que está sendo autorizada agora, com ordem de serviço, outra em direção à Barra, até o Campo Grande, estaremos chegando a um volume de passageiros dia de 600 mil pessoas".

Dívida da UniãoO governador Rui Costa destacou ainda que o governo federal deve à Bahia mais de R$ 500 milhões. "Só nas obras do metrô, que já está operando há mais de dois anos, o governo federal deve R$ 120 milhões. Das linhas Azul e Vermelha, a dívida soma R$ 260 milhões. Isso é muito ruim, porque tem contrato assinado e são obras que o Governo do Estado colocou o dinheiro para que não ficassem paradas. Se dependesse do governo federal, hoje a obra do metrô estaria parada. Ela só seguiu devido ao aporte adicional do Governo do Estado".
Com informações da Secom BA  09/12/2019

Rodoviária de Salvador tem operação especial durante festejos de final de ano

Transporte  🚌

Considerando a grande procura por passagens no período que antecede o feriado de Natal e também a virada do ano, a estimativa da Agerba é que aproximadamente 210 mil pessoas devem deixar Salvador durante a temporada.No período dos festejos Natalinos, a previsão é de movimento intenso entre os dias 17 e 25 de dezembro, quando serão ofertados 600 horários extras para atender o embarque estimado de 145 mil passageiros.

Da Redação
foto - Ulgo Oliveira/Seinfra BA
 
Quem pretende deixar a capital com destino a cidades do interior do estado para aproveitar as férias, o verão e os festejos de final de ano, vai contar com 750 horários extras entre a terça-feira, 17, e a terça-feira, 31 de dezembro. Considerando a grande procura por passagens no período que antecede o feriado de Natal e também a virada do ano, a estimativa da Agerba é que aproximadamente 210 mil pessoas devem deixar Salvador durante a temporada.
No período dos festejos Natalinos, a previsão é de movimento intenso entre os dias 17 e 25 de dezembro, quando serão ofertados 600 horários extras para atender o embarque estimado de 145 mil passageiros. Já para o período de Réveillon, a expectativa de movimento intenso acontece entre os dias 26 e 31 deste mês, quando aproximadamente 65 mil passageiros devem passar pelo terminal rodoviário tendo a disposição 150 horários extras ofertados pelas empresas de ônibus. Vale ressaltar que os 540 horários diários saindo do terminal rodoviário também serão mantidos.
Algumas empresas disponibilizam a compra de passagens pela internet ou telefone, o que traz mais comodidade ao passageiro, além de diminuir as filas nos guichês de compra. Entre os destinos mais procurados nessa época do ano estão Chapada Diamantina, Lençóis, Irecê, Xique-Xique, Barreiras, Vitória da Conquista, Juazeiro, as cidades do Litoral Sul da Bahia, como Itacaré, Ilhéus e Porto Seguro.
Para um embarque rápido e tranquilo, o coordenador de fiscalização da Agerba, Abdul Novaes, orienta os usuários do sistema que cheguem ao terminal com 30 minutos de antecedência ao horário de partida do ônibus, para evitar possíveis transtornos. O coordenador ressalta ainda as regras de despacho de bagagens. "Cada pessoa poderá levar uma mala de mão de até cinco quilos no interior do ônibus. As bagagens maiores serão transportadas no bagageiro e devem pesar até 20 quilos", destaca. Dúvidas, sugestões, reclamações ou denúncias podem ser reportas aos fiscais da Agerba que atuam no polo Rodoviária, ou registradas através da Ouvidoria da agência pelo telefone gratuito 0800-071-0080 ou e-mail agerba.ouvidoria@agerba.ba.gov.br
Com informações da Seinfra BA  09/12/2019

Metrô do Rio começa a venda de cartões especiais para o Réveillon 2020

Transportes sobre trilhos  🚇

Devido à grande procura de 2018, a concessionária disponibilizou 5 mil cartões a mais este ano. A partir do dia 26/12, a venda vai acontecer somente nas bilheterias especiais da estação Carioca, também das 10h às 21h.

MetrôRio
ANPTrilhos
O MetrôRio começa a vender os 158 mil cartões especiais para o Réveillon. O público poderá fazer a compra em seis estações (Pavuna, Uruguai, Central, Carioca, Siqueira Campos e Jardim Oceânico) até o dia 25/12, das 10h às 21h. Devido à grande procura de 2018, a concessionária disponibilizou 5 mil cartões a mais este ano. A partir do dia 26/12, a venda vai acontecer somente nas bilheterias especiais da estação Carioca, também das 10h às 21h.
A concessionária orienta que os clientes se planejem para comprar os cartões com antecedência, preferencialmente na primeira etapa das vendas. No ano passado, os cartões se esgotaram no dia 30 de dezembro.
A operação especial, que acontecerá pelo 22º ano consecutivo, garante o acesso de forma rápida e segura à festa de virada de ano na Praia de Copacabana. Para a ida, os clientes poderão escolher cinco faixas de horário (entre 19h e 0h) no ato da compra. Já na volta, o embarque acontece sem horário fixo, da meia-noite até as 7h. O MetrôRio recomenda que os clientes deem preferência à estação Siqueira Campos, para reduzir filas na ida e na volta da festa.
O cartão de ida e volta será vendido por R$ 9,20. Já os cartões somente de ida ou de volta custarão R$ 4,60, o mesmo valor da tarifa do MetrôRio. Cada cliente tem o limite de compra de até dez cartões.
No dia 31/12, a partir das 19h, não serão aceitos os cartões unitário, pré-pago e Giro do MetrôRio, nem os cartões da RioCard (Bilhete Único e Vale-Transporte) e o sistema de pagamento por aproximação (NFC), exceto nas estações General Osório, Cantagalo e Siqueira Campos, onde esses cartões serão aceitos até as 23h59. Os cartões unitário, pré-pago e Giro do MetrôRio, os cartões da RioCard e o pagamento com tecnologia NFC voltarão a valer a partir das 7h do dia 1º de janeiro, junto com o funcionamento normal das estações, em horário de feriado.

Operação especialDurante a operação especial de Réveillon, entre 19h de 31/12 e 7h de 01/01, os trens da Linha 2 vão circular da Pavuna a General Osório. As linhas 1/4 manterão o trajeto Uruguai-Jardim Oceânico. A estação Cardeal Arcoverde ficará aberta apenas para desembarque das 19h às 23h59 de 31/12.
Entre 0h e 7h de 01/01, o embarque de passageiros será realizado apenas pelas estações Jardim Oceânico, General Osório, Cantagalo, Siqueira Campos e Cardeal Arcoverde, exclusivamente com o cartão especial de Réveillon. As demais estações do sistema ficarão abertas apenas desembarque.
As estações Cidade Nova, Praça Onze, Presidente Vargas, Uruguaiana e Catete ficarão fechadas a partir das 7h do dia 01/01 e serão reabertas somente às 5h da quarta-feira, 02/01.

Metrô na SuperfícieNo dia 31/12, as últimas partidas do Metrô na Superfície nas estações Botafogo, Gávea e Antero de Quental serão às 18h. No dia 01/01, o serviço vai operar normalmente, em esquema de feriado, das 7h às 23h.
Fonte - ANPTrilhos  09/12/2019

Quinto dia de greve deixa Paris sem transporte público e congestionada

Internacional  🚌 🚄  🚇

Ligações com outros países são prejudicadas.De acordo com as autoridades, há 620 quilômetros de filas de automóveis nos acessos a Paris, um volume que já não se registrava há cinco anos.Dezenas de milhares de pessoas que habitualmente utilizam os ônibus e metrô optaram por usar o carro particular para ir trabalhar.

Por RTP*/Ag.Brasil
REUTERS/Christian Hartmann - Ag.Brasil
Os acessos a Paris estão hoje (9) muito complicados devido ao quinto dia de greve contra a reforma das aposentadorias e que afeta, sobretudo, a rede de transportes.
De acordo com as autoridades, há 620 quilômetros de filas de automóveis nos acessos a Paris, um volume que já não se registrava há cinco anos.
Dezenas de milhares de pessoas que habitualmente utilizam os ônibus e metrô optaram por usar o carro particular para ir trabalhar. A chuva que atinge a capital francesa agrava a situação.
Hoje, a nível nacional, estão circulando apenas 20% dos trens de alta velocidade (TGV), assim como as ligações ferroviárias nos arredores de Paris. As ligações regionais estão limitadas a 30% e são muito poucos os trens que fazem percursos internacionais.
Estão suspensas as ligações entre França e Itália. A ligação Paris/Londres está afetada.
É possível que a greve prossiga por conta das tensões entre os sindicatos e o governo do presidente Emmanuel Macron, que se reúne hoje à tarde para analisar os efeitos da paralisação.
*(emissora pública de televisão de Portugal)
Fonte - Agência Brasil  09/12/2019

Gov. Rui Costa(BA) assina nesta terça-feira (10) ordem de serviço para início das obras do Monotrilho

Transportes sobre trilhos  🚄

O Monotrilho vai ligar o bairro do Comércio, em Salvador, à localidade Ilha de São João, em Simões Filho, município da região metropolitana.

Da Redação
foto - ilustração/arquivo
A ordem de serviço para a implantação do Monotrilho será assinada nesta terça-feira (10), às 9h, na Estação ferroviária da Calçada. O Monotrilho vai ligar o bairro do Comércio, em Salvador, à localidade Ilha de São João, em Simões Filho, município da região metropolitana.
As obras do VLT terão um custo de aproximadamente R$ 2 bilhões. O novo sistema vai facilitar a vida de quem mora na região e gerar mais oportunidades de negócios e emprego na região do Subúrbio Ferroviário.
Com informações da Secom BA 09/12/2019